"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, outubro 31, 2005

NASCEU UM CRAQUE!

Depois da exibição e do golo de ontem, frente ao Boavista, podemos afirmar com toda a propriedade que nasceu mais uma estrela no firmamento leonino: Nani!

Já em jogos anteriores Nani tinha dado excelentes indicações, mas a sua iniciativa de ontem, e que culminou no primeiro golo da partida, dá provas inegáveis de que estamos na presença de mais um fora-de-série.

Se apostar na humildade, se não se deslumbrar com a fama que aí vem, teremos mais um grande craque made in Alvalade. Nesse ponto, ninguém nos bate!

domingo, outubro 30, 2005

SOUBE A POUCO...COMO EM BARCELOS



BOAVISTA, 2 - SPORTING, 2
Golos de Nani (21m) e Liedson (24m) para o Sporting, João Pinto (45m) e William Souza (55m) para o Boavista.


Este resultado soube a pouco, sobretudo pela vantagem de dois golos levada para intervalo. Mas também é um facto que no segundo tempo o Boavista jogou bem melhor, dominou e o Sporting teve muitas dificuldades para construír jogadas de ataque. A entrada de Zé Manel mexeu com a equipa axadrezada que, a partir daí, acreditou poder vencer o jogo.

Aliás, pergunto:

Que raio se passa para que não consigam segurar as vantagens conquistadas? Foi na Madeira, em Barcelos, agora no Bessa,...

Só vejo uma resposta para isso que é a falta de maturidade num sector-chave como é o meio-campo; é certo que há muito talento mas falta uma voz de liderança como Rochemback ou Pedro Barbosa, sobretudo para segurar jogo, para transmitir serenidade e para pensar as jogadas.

Gostei muito da garra e da entrega na disputa dos lances, algo que andava sumido da nossa equipa há muito tempo...e a rapaziada nova começa a corresponder: Nani e André Marques.

É um facto que a equipa técnica acabadinha de chegar precisa de tempo, mas infelizmente não há. O Sporting não se pode dar ao luxo de não ganhar há quatro jogos, na Liga. A última vitória foi em casa com o Setúbal. Até o nosso próximo adversário - a União de Leiria - vem de três vitórias consecutivas.

Mas isto vai melhorar! Só pode!

Não gostei da insatisfação que Sá Pinto demonstrou ao ser substituído. Obviamente que nenhum jogador gosta de saír, especialmente alguém com a sua garra e "pulmão", mas tem que dar o exemplo aos mais novos, sobretudo de respeito para com as decisões do técnico.

Uma palavra sobre o árbitro: João Ferreira não viu, ou não quis ver, uma grande penalidade cometida sobre Nani. E será que só havia cartões amarelos para os nossos jogadores?

O SPORTING jogou com:

Ricardo; Rogério, Beto, Miguel Garcia e André Marques; Custódio; João Moutinho, Nani e Sá Pinto; Douala e Liedson.

Jogaram ainda João Alves, Tello e Pinilla.

sábado, outubro 29, 2005

LISTA DE CONVOCADOS

Para o Boavista-Sporting de amanhã, Paulo Bento convocou os seguintes atletas:

Guarda-redes: Ricardo e Tiago.

Defesas: Rogério, Semedo, Tello, Miguel Garcia, Beto e André Marques.

Médios: Luís Loureiro, Nani, Custódio, João Moutinho e João Alves.

Avançados: Douala, Wender, Liedson, Sá Pinto e Pinilla.

sexta-feira, outubro 28, 2005

EIXO DA DEFESA


Beto parece ter recuperado e assim poderá defrontar o Boavista no domingo.

O treino do Sporting na Academia de Alcochete realizou-se novamente à porta fechada.

Paulo Bento não vai poder contar com Anderson Polga, castigado, e Wender, Edson (para variar!) e Nélson, lesionados.

Todavia, Beto parece ter recuperado da lesão que sofria na coxa e assim pode defrontar o Boavista no Estádio do Bessa.

Sendo assim, não será necessário ao novo técnico improvisar e colocar Luís Loureiro ou Semedo no centro da defesa, podendo optar pela dupla Beto/Miguel Garcia.

PALAVRAS A RETER

Declarações de José Maria Ricciardi, Vice-Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar:

«Acho que José Peseiro já estava completamente esgotado . Mas também quero dizer que ele não foi o principal responsável do que aconteceu, porque para mim a principal responsabilidade foi da administração da SAD. Agora José Peseiro também terá a sua quota-parte, como é evidente. Embora tenha feito um óptimo trabalho, atingindo objectivos importantes, pois não podemos esquecer-nos de que o Sporting esteve, na época passada, a um passo de ser campeão nacional e na final da Taça UEFA, e a 45 minutos de ganhá-la. Para além de que era opinião unânime de que era seu o melhor futebol que se praticava em Portugal.»

«As pessoas têm de entender que se não houver equilíbrio económico-financeiro, acaba o futebol. E de qualquer gestão irresponsável, populista, pode ter resultados desportivos imediatos mas a curto prazo acabará naquilo a que pode infelizmente assistir-se noutros clubes e SAD. Pelo que muito cuidado com os cantos da sereia... Embora toda a gente tenha legitimidade para se candidatar à presidência do clube, é claro.»

«Eu gostava muito que o Dr. Miguel Ribeiro Telles regressasse ao mais alto nível da direcção do Sporting, e devo dizer que tentarei tudo para ajudar a criar as condições para isso. Porque é um senhor, e uma pessoa muito competente, muito conhecedora do clube e do futebol. Aliás, com o que muito me congratulo, já está a colaborar com o actual presidente.»

quinta-feira, outubro 27, 2005

FIM DO BLACKOUT

Terminou hoje o blackout no Sporting. À saída da reunião do Conselho Directivo, o novo líder - Soares Franco - confirmou a notícia, reiterando ainda total apoio a Paulo Bento:

«Claro que estou satisfeito com o treinador, se não estivesse não o tinha escolhido. Tem toda a minha confiança».

O QUE ESTÁ POR TRÁS DISTO?

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional anunciou hoje a substituição de um dos árbitros assistentes nomeados para a partida entre Boavista e Sporting, referente à nona jornada da Liga.

Por motivos profissionais (?), Pais António está impossibilitado de participar no encontro, pelo que será substituído por António Godinho na equipa chefiada por João Ferreira.

Será simplesmente isso?

ACREDITO SEMPRE!

“Acredito sempre no título. Sou aquele adepto que diz: ‘Ganhámos... viva o Sporting; Perdemos... viva o Sporting’”

José Roquette

quarta-feira, outubro 26, 2005

VENHA O PRÓXIMO



SPORTING, 2 - VARZIM, 0 (Taça de Portugal)

O Sporting venceu o Varzim por 2-0 e segue em frente na Taça de Portugal, oferecendo assim a primeira vitória a Paulo Bento ao comando da equipa. Terminou o enguiço de jogos sem vitórias.

Liedson e Miguel Garcia foram os autores dos tentos leoninos, ambos conseguidos na segunda parte do encontro e obtidos no seguimento de dois cabeceamentos.

Depois de uma primeira parte fraca e monótona, no segundo tempo a equipa veio com outra atitude, tendo Sá Pinto e Douala entrado para os lugares de Carlos Martins e Deivid, que estiveram em tarde claramente não.

O Varzim causou algumas dificuldades mas a maior experiência, categoria e qualidade dos nossos jogadores sportinguistas esfumaram esse sonho.

Uma nota final para Polga que foi expulso já no período de descontos, num acto infantil, que implicará a sua ausência do próximo Boavista-Sporting. Lembram-se do cartão amarelo de Liedson frente ao Guimarães que o impediu de jogar na Luz? Pois...

Estádio José Alvalade

Árbitro: Lucílio Baptista (AF Setúbal)

SPORTING - Ricardo; Rogério, Polga, Miguel Garcia, André Marques; Custódio, Carlos Martins, Nani, João Moutinho; Deivid e Liedson.

Treinador: Paulo Bento.

Suplentes: Tiago, Sá Pinto, Tello, Douala, Paíto, João Alves e Pinilla.


VARZIM - Barbosa; Joca, Bruno Miguel, Nuno Gomes, Telmo; Rafael, Figueiredo, Emanuel; Mendonça, Eliseu e Costé.

Treinador: Horácio Gonçalves.

Suplentes: Saric, Alexandre, Anderson, Cícero, Pedrinho, Pedro Santos e Rui Miguel.

terça-feira, outubro 25, 2005

SPORTING-VARZIM

Lista de convocados para o jogo da Taça de Portugal:

Guarda-redes: Ricardo e Tiago

Defesas: Miguel Garcia, Rogério, Polga, Beto, André Marques, Paíto e Tello

Médios: Carlos Martins, Custódio, João Moutinho, João Alves, Nani, Douala e Sá Pinto.

Avançados: Deivid, Liedson e Pinilla

Em relação ao último jogo, entra Paíto e sai Wender.

REGRESSO

O preparador físico João Aroso volta a fazer parte da equipa técnica do futebol profissional do Sporting, segundo acordo estabelecido hoje.

Aroso entra em funções no início da próxima semana.

Uma boa notícia!

segunda-feira, outubro 24, 2005

ALGUÉM VIU O PINIGOL?


Tenho que concordar com um comentário anteriormente aqui deixado: a jogar como ontem o fez, Pinilla vai acabar por dar razão a José Peseiro.

Paulo Bento deu-lhe em Barcelos a oportunidade de jogar uns 20 ou 25 minutos e de Pinigol pouco ou nada se viu: trapalhão, pouco esclarecido, sem grande sentido posicional, enfim...

Muito fraquinho.

Pode ser que com mais oportunidades melhore o rendimento e possa aplicar algo que há uns dias disse: só posso marcar se jogar!

A família leonina ainda não esqueceu o hat-trick de Braga e o golaço ao AZ.

A BANDALHEIRA DO APITO



Voltou o triste espectáculo das arbitragens nos jogos do Sporting...

Os juízes do Tribunal de O JOGO são da opinião de que ficaram duas grandes penalidades por assinalar: a primeira quando Gregory decidiu agarrar Beto na área e a segunda quando Marcos António, em desequilíbrio, leva o braço à bola.

Está tudo dito!

domingo, outubro 23, 2005

SOUBE A POUCO



Gil Vicente, 2 - SPORTING, 2

Este empate arrancado a ferros nos últimos momentos (uff!) soube a pouco porque a nossa equipa mostrou garra, entrega, espírito de sacrifício e combatividade.

É certo que os níveis de confiança ainda são baixos, a saúde psicológica dos atletas está muito longe do ideal, a ligação entre os sectores está muito deficiente, mas dados todos esses condicionalismos este empate até pode ser o arranque para algo bem melhor. Adicionalmente, não nos esqueçamos que Paulo Bento herdou uma equipa esfrangalhada e apenas orientou um treino com este grupo.

O Gil Vicente foi muito feliz já que beneficiou de dois desacertos da nossa linha defensiva para fazer os seus golos, porque oportunidades não teve.

Quanto a Paulo Costa, o homem do apito, não sei que mais exigiria ele para assinalar grande penalidade a favor do Sporting, já que "não" viu três faltas sobre os nossos jogadores, claramente merecedoras de grande penalidade.

Frente a um adversário que já tinha ganho na Luz por 2-0, podia ter sido um jogo com desfecho bem pior - já que vínhamos de duas derrotas consecutivas - mas creio que a estreia de Paulo Bento no banco não foi má, até porque gostei do facto de ter colocado no onze titular dois jovens (Nani e André Marques), como forma de recado aos consagrados que não se empenharem.

Quanto às substituições efectuadas: nada a dizer, o novo técnico esteve bem.

Agora, venha o Varzim, para a Taça!

Ficha do jogo:

Estádio Cidade de Barcelos, em Barcelos

Árbitro: Paulo Costa (Porto)

GIL VICENTE
Jorge; Paulo Arantes, Marcos António, Gregory e Williams; Bruno Tiago, Braima (Nandinho, 45), Luís Coentrão e Gouveia (Roversio, 80); Leandro Netto (Carlitos, 45) e Carlos Carneiro Treinador: Ulisses Morais

SPORTING
Ricardo; Miguel Garcia, Polga, Beto e André Marques (Wender, 74); João Alves (Carlos Martins, 65), Sá Pinto, João Moutinho e Douala (Pinilla, 65); Liedson e Nani
Treinador: Paulo Bento

Cartão amarelo: Braima (9), Sá Pinto (21), Coentrão (34), Nani (51), Carlitos (85), Marcos António (90+1) e Bruno Tiago (90+3)

Golos: Doaula (45), Gregory (50), Carlos Carneiro (69) e Liedson (90+1)

sábado, outubro 22, 2005

GIL VICENTE-SPORTING

Lista de convocados:

Guarda-redes: Ricardo e Tiago;

Defesas: Rogério, Miguel Garcia, Polga, Beto, Tello e André Marques;

Médios: Custódio, Carlos Martins, João Alves, João Moutinho, Sá Pinto e Nani;

Avançados: Wender, Douala, Liedson, Deivid e Pinilla.

sexta-feira, outubro 21, 2005

APRESENTAÇÃO OFICIAL


Paulo Bento foi oficialmente apresentado - há pouco - como novo treinador do Sporting. Será acompanhado pelo meu amigo Carlos Pereira (grande sportinguista!), Leonel Pontes e o treinador de guarda-redes Ricardo Peres.

Sobre o novo técnico disse Soares Franco:

«É uma pessoa que conhece muito bem esta casa. É ambicioso, tem espírito de equipa e conhece muito bem o Sporting, a Academia e o plantel com que vai trabalhar. Isto não é uma aposta, é uma decisão ponderada e reflectida».

Destaque ainda para a confirmação do regresso de Carlos Freitas, para assumir as funções de director desportivo.

Pode-se até argumentar que Paulo Bento é jovem e ainda tem pouca experiência, mas recordo os exemplos de Sven Goran Eriksson - com 34 anos ganhou a Taça UEFA pelo Gotemburgo - e de José Mourinho - campeão europeu aos 40 anos.

Uma coisa é certa: voltamos a ter em funções de responsabilidade no clube, homens com experiência e com conhecimentos de futebol (Soares Franco, Paulo Bento, Carlos Pereira e Carlos Freitas). Acabou a época dos especialistas em...ténis!

Boa sorte a todos e que tenham todo o apoio por parte da nação leonina. O meu terão, seguramente!

quinta-feira, outubro 20, 2005

INÚTEIS

Gostaria de dizer a alguns patetas inúteis das claques leoninas, os quais - segundo consta - já começaram a contestar a escolha de Paulo Bento para treinador do Sporting, que competência, liderança, honestidade, empenhamento e seriedade, NÃO são incompatíveis com juventude!

PAULO BENTO


Boa sorte, Paulo.
Que tudo te corra bem!

quarta-feira, outubro 19, 2005

O SENHOR QUE SE SEGUE










Filipe Soares Franco

ARRUMAÇÃO DA CASA

Dias da Cunha anunciou hoje a sua demissão de todos os cargos na estrutura dirigente do clube e da SAD.

A Sporting SAD comunicou ainda à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários que o presidente-adjunto do clube, Filipe Soares Franco, vai ocupar o lugar deixado vago por Paulo Andrade.

Agora há dois cenários para o futuro do Sporting: a continuidade da direcção ou eleições antecipadas.

Passo a passo, a casa vai sendo arrumada!

VASSOURADA




Não seria possível aproveitar esta "onda" de limpeza para mandar embora estes dois senhores, perfeitos exemplos de mau profissionalismo?

SUCESSORES

Tenho ouvido alguns fóruns de opinião onde - depois da demissão de Peseiro - os adeptos avançam com possíveis nomes de sucessores:

Rui Jorge, Manuel Cajuda, Nelo Vingada, Augusto Inácio...

Estará tudo louco?

LITOS?

Com a demissão de José Peseiro, a imprensa desportiva deste país já esfrega as mãos de contentamento porque vai ter pano para mangas para começar a especular sobre qual o sucessor no banco leonino.

Ao ler no JOGO, que Litos pode ser o próximo treinador do Sporting, já que o seu perfil se enquadra nas características definidas (QUAIS??), além de que se trata de um homem da casa, estando também bem cotado junto de Filipe Soares Franco, o qual poderá suceder na presidência do clube, a Dias da Cunha, faço votos para que não passe disso mesmo: pura especulação!

Ser indiscutivelmente sportinguista não é condição suficiente para treinar um clube da dimensão do nosso. Dada a crise instalada e atendendo ao balneário difícil, só mesmo um técnico com currículo e com provas dadas estará à altura do desafio.

Se vamos enveredar por soluções baratinhas, estamos mal. A qualidade paga-se!

terça-feira, outubro 18, 2005

REPETIÇÃO DOS MESMOS ERROS?


Se Dias da Cunha insistir na sua convicção de que um treinador carismático, disciplinador e com experiência de balneário, é incompatível com a vocação para a formação de jovens atletas, estamos mal...

Pelo nome que tenho repetidamente ouvido nos mentideros - José Couceiro - para substituto de José Peseiro, estamos prestes a assistir à repetição dos erros cometidos.

José Peyroteo Couceiro - que até conheço pessoalmente - é indubitavelmente um sportinguista dos sete costados, mas para mim não tem o perfil adequado para liderar o nosso plantel profissional.

Recordo que ele conseguiu o apuramento do FC Porto para a Liga dos Campeões - algo que frequentemente lhe é atribuído - mais devido à nossa derrota em casa com o Nacional, e não tanto por mérito próprio.

DIGNIDADE NA SAÍDA


Neste dia em que formalmente José Peseiro deixa de ser treinador do Sporting, e como - no que a mim diz respeito - nunca a pessoa esteve em causa, mas apenas o treinador, quero desejar-lhe as maiores felicidades para os desafios que vier a abraçar.

Pelo que agora consta, parece que Dias da Cunha é que teimou em mantê-lo no clube, mesmo depois de Peseiro ter apresentado a demissão, quando viu que não havia condições para continuar.

Venha o próximo, e já agora, que seja mais feliz que o antecessor!

DE MAL A PIOR...


Este senhor vai - a partir de agora - liderar, em exclusivo, o departamento de futebol do nosso clube.

segunda-feira, outubro 17, 2005

NÃO SE COMPREENDE!



Caramba, que o homem é teimoso. Se pelos vistos o próprio Peseiro já pediu a demissão, num acto - finalmente! - de dignidade, por que razão se está a perder mais tempo?

Quanto a uma situação transitória que tenho ouvido ao longo de hoje, segundo a qual Paulo Bento assumirá o comando técnico, concordo plenamente porque tem pulso, conhece bem o balneário e já mostrou trabalho nos júniores.

No entanto, e porque não o quero ver "queimado" como técnico principal, passada esta fase transitória, que fique, mas como adjunto do senhor que se seguir...

FINALMENTE...FUMO BRANCO?

Dias da Cunha convocou uma reunião extraordinária dos órgãos sociais do Sporting, em Alvalade, para quarta-feira, 19 de Outubro.

Dias da Cunha deverá pedir a antecipação das eleições, agendadas para Setembro.

Será desta?

ATÉ SEMPRE!











Até sempre, grande Carlos Gomes.

Um dos melhores - ou mesmo o melhor - guarda-redes português de todos os tempos!

ESTÁ TUDO MAL!

- Uma direcção autista que não quer ver o que se passa nem quer ouvir a maioria dos sócios;

- Uma administração da SAD sem competência nem sensibilidade para o futebol, e que não dá a cara pelo grupo de trabalho nos maus momentos;

- Uma equipa técnica que transitou para esta época depois de uma temporada 2004/05 frustrante: a chamada época do "quase";

- Falta de disciplina no balneário;

- Ausência de autoridade por parte da equipa técnica;

- Saída vergonhosa de jogadores com muitos anos de casa, e que eram referências no grupo de trabalho;

- Excesso de jogadores brasileiros no plantel;

- Conflitos entre grupos de jogadores no balneário;

- Jogadores que estão contrariados no clube e que não se empenham nos treinos e nos jogos;

- Deficiente preparação física dos atletas;

- Número anormalmente elevado de lesões;

- Desequilíbrios gerados na estrutura da equipa com a saída de Rochemback, pese embora ter sido - do ponto de vista financeiro - um bom negócio;

- Má adaptação dos novos reforços;

- Divórcio entre a massa associativa e equipas técnica e directiva.

Safa, para ano do Centenário é muito mau!

DIGNIDADE

Facto muito bem lembrado por Rui Santos, comentador desportivo da SIC:

1º Sp. Braga 17
2º Nacional 15
3º FC Porto 14
4º Benfica 13
5º V. Setúbal 13
6º Sporting 12


Os jogadores do Vitória de Setúbal não recebem ordenados há meses. Comparem o lugar que ocupam na classificação com o nosso. É a diferença entre ter dignidade e profissionalismo, ou não!

domingo, outubro 16, 2005

MIOPIA...

Afirmações de José Peseiro no final do jogo:

«Dignificámos a camisola e fizemos tudo o que era possível, mas não conseguimos. Fica o sabor amargo desta derrota. Mesmo não jogando bem, merecíamos ser mais felizes.»

É preciso ter lata para dizer isto, sobretudo num jogo em que levou uma lição táctica de Nelo Vingada.

AGITADORES

Agitadores, marginais, inflitrados, manipulados...vocês sabem de quem estou a falar, e não é seguramente da maioria dos adeptos, dos jogadores, dos técnicos e dos dirigentes!

SPORTING, 0 - ACADÉMICA, 1



Sobre o jogo não vou fazer qualquer comentário, porque iria escrever o mesmo que escrevi sobre os últimos...

Em relação ao resto: esta noite tive vergonha de ser sportinguista ao ver adeptos do meu clube aplaudir o golo adversário e a insultarem os jogadores, técnico e presidente do meu clube.

Se essas pessoas - nomeadamente os meninos da Juve Leo - são sportinguistas, vou ali e venho já!

Pode-se não gostar das pessoas, agora ferir a sua dignidade e enxovalhá-los, nunca!

APOIO A 100%

As claques sportinguistas, segundo alguma imprensa, querem cumprir esta noite a promessa feita há quase duas semanas: apoiar a equipa de José Peseiro do primeiro ao último minuto do desafio com a Académica.

No regresso ao trabalho, em Alcochete, as principais claques do clube reuniram-se primeiro com os capitães da equipa e depois com o treinador, tendo os adeptos prometido total apoio durante o jogo de hoje com os estudantes.

Assim é que é. Vamos dar todo o apoio ao nosso clube,na partida desta noite com a Briosa. Não queiramos ser como aqueles sportinguistas que nem se importam que o Sporting perca, desde que os seus objectivos sejam atingidos.

Por muito que já não queira ver José Peseiro como técnico do meu clube, não deixarei de dar todo o apoio aos nossos futebolistas, hoje em Alvalade, para que obtenham os 3 pontos!

Força, SPOOOOOOOORTING!

sábado, outubro 15, 2005

CASO À VISTA?



Segundo noticia hoje a comunicação social desportiva, o Sporting está a ultimar um processo para enviar à Liga de Clubes no qual vai exercer o direito de opção que diz ter sobre os passes desportivos de Liedson e Polga.

Os dois jogadores têm contrato até ao final da presente temporada, mas os leões alegam deter um direito de opção por mais uma época, relativamente a ambos.

Segundo consta, os jogadores em questão não estão tão convictos da legalidade das mesmas e ponderam avançar para a contestação.

Caso se confirme essa atitude por parte dos dois brasileiros, ficar-se-á a perceber que tencionam cumprir esta época no nosso clube - de forma penosa, como se tem visto - para saírem no final da mesma, a custo zero!

JOÃO ALVES A TITULAR

José Peseiro deve manter - frente à Briosa o seu esquema preferido – 4x1x3x2:

Ricardo;
Sá Pinto, Beto, Polga e Paíto;
Custódio; João Alves, Moutinho e Douala;
Deivid e Liedson.

sexta-feira, outubro 14, 2005

MAIS DO MESMO

Ernesto Ferreira da Silva pondera avançar a curto prazo com uma candidatura à presidência da direcção do Sporting.

O actual líder do conselho fiscal vai quebrar o tabu nos próximos dias e juntar-se a Dias Ferreira e Guilherme Sousa Lemos na corrida ao cargo.

Parece-me que nem o apoio explicitado de José Roquette o salvará, já que Ernesto Ferreira da Silva representa - na minha modesta opinião - mais do mesmo que actualmente temos.

As eleições estão marcadas para Setembro de 2006.

quinta-feira, outubro 13, 2005

TONEL

Mais um para o estaleiro:

Tonel é a mais recente baixa no Sporting, tendo ontem sido operado depois de ter apresentado queixas do foro urológico na segunda-feira; vai ficar fora dos relvados durante quatro semanas, segundo o boletim clínico hoje revelado pelo clube.

Já não sei se é azar ou nabice na preparação física dos atletas...mas como é do foro urológico, deve ser mesmo azar!

quarta-feira, outubro 12, 2005

CURIOSO...


Foto: LPFP

Não acham curioso que, após Petit ter barbaramente lesionado Targino, tenha nascido um súbito interesse do Benfica na contratação desse mesmo jogador?

IRONIAS...

O Benfica entregou na passada quinta-feira, ou seja, no prazo legal permitido, a defesa do médio Petit no âmbito do processo sumaríssimo que lhe foi instaurado pela Comissão Disciplinar da Liga de Clubes após o jogo frente ao Vit.Guimarães.

A estrutura propunha dois jogos de castigo para o atleta que, a cumpri-los, falharia o clássico frente ao FC Porto.

A defesa do atleta deverá efectuar-se estrategicamente com o intuito de evitar a ausência do internacional português na partida agendada para o Estádio do Dragão. A ideia passa por arrolar testemunhas de defesa para Petit, prolongando-se assim o processo de modo a que uma decisão final só seja tomada após o embate contra os portistas.

Como o próprio Petit terá que prestar o seu depoimento, apenas será ouvido quando tiver disponibilidade. Como está ao serviço da Selecção, só amanhã será ouvido.

É muito curioso ver os diferentes critérios já que os jogadores podem abandonar o estágio para irem a Inglaterra negociar contratos, mais concretamente Liverpool, mas para prestarem um depoimento em Portugal já não...

terça-feira, outubro 11, 2005

ANEDÓTICO

Tem uma certa piada ver como anda o futebol português:

O senhor Petit lesiona gravemente um adversário, de forma intencional, e de imediato aparecem várias testemunhas abonatórias a afirmar que não houve intencionalidade na agressão, incluíndo (pasme-se!) o treinador do jogador lesionado. Provavelmente Jaime Pacheco não quer hipotecar o sonho de treinar o clube do bairro de Benfica...

Acrescente-se a isto que Petit deverá poder alinhar na próxima partida do seu clube.

Na época passada, Rui Jorge foi imediatamente punido pelo seu alegado envolvimento nos incidentes ocorridos aquando da deslocação do Sporting ao Bessa. Bem mais tarde, veio-se a provar que o atleta estava inocente, apesar de ter ficado privado sumariamente de dar o seu contributo à equipa.

Critérios anedóticos...ou se calhar não!

APELO

O dr. Dias da Cunha decidiu lançar hoje um apelo aos sportinguistas, através de um editorial no jornal do clube.

Em contrapartida, eu gostaria de lhe lançar muito simplesmente este apelo:

Demita José Peseiro, convoque eleições antecipadas, para ver se - de uma vez por todas - não se agudiza a crise instalada e o crescente divórcio entre os sócios e a Direcção do clube.

segunda-feira, outubro 10, 2005

TAÇA DE PORTUGAL

Os senhores que se seguem: o Varzim, em Alvalade.
Fácil? Talvez nem por isso...

domingo, outubro 09, 2005

FUGA DE INFORMAÇÃO

Sendo a última vez que vou escrever sobre o lamentável incidente ocorrido entre Beto e Custódio, subscrevo o que alguns notáveis ex-treinadores leoninos dizem no jornal o JOGO de hoje:

Mais do que o incidente protagonizado por Beto e Custódio no treino de anteontem, à porta fechada, os ex-treinadores do Sporting ouvidos por O JOGO questionam como foi possível a informação ter corrido célere de dentro do grupo de trabalho para o exterior.

Realmente seria importante apurar quem foi o autor de tal fuga de informação. A quem serve tudo isto?

sábado, outubro 08, 2005

APUREM-SE RESPONSABILIDADES!

A agressão de Beto a Custódio foi tão violenta que obrigou a que este fosse logo assistido pelos massagistas leoninos que lhe colocaram uma máscara de oxigénio para proteger o nariz. Não houve fractura, como se temeu, apenas um corte exterior.

Sendo Beto capitão, logo com responsabilidades acrescidas, como adepto e sócio exijo que se apurem responsabilidades - o mais rapidamente possível - porque situações destas envergonham e sujam o nome do meu clube!

Se Beto tiver que ser despachado para outro lado que vá! Só foi pena terem-lhe entregue a braçadeira porque claramente não tem categoria para a usar e também lamento ele não ter ido para o Villareal, como foi noticiado na pré-época.

Este caso é tão grave que Custódio afirma mesmo não querer jogar mais ao lado do seu "agressor" e pondera mover-lhe um processo.

Para juntar a tudo isto, agora até Hugo é visto como má influência para alguns dos seus (ex-)companheiros, já que terá protagonizado algumas atitudes que não caíram bem junto dos responsáveis verdes e brancos.

TUDO ISTO É UMA VERGONHA!

sexta-feira, outubro 07, 2005

DE CABEÇA PERDIDA

Ambiente de "cortar à faca" nas hostes leoninas:

Beto e Custódio agrediram-se mutuamente durante um treino, o que motivou uma reunião de emergência entre a direcção da SAD, representada por Dias da Cunha e Paulo Andrade, o treinador José Peseiro e os jogadores.

Caramba, que mais falta acontecer ao nosso clube?

PINI...GOL


Foto: LPFP

Um case-study verdadeiramente invulgar.

quinta-feira, outubro 06, 2005

ERRO DE CASTING...


Foto: DN

Erro de casting...em vias de ser rectificado?

Segundo noticia hoje o Record, Paulo Andrade, chegado a Alvalade há duas épocas, está na calha para dar o lugar a alguém mais íntimo com as questões futebolísticas.

Vá lá, uma boa notícia a caminho...

LEGITIMIDADE

Elementos das três claques do Sporting, Directivo XXI, Juventude Leonina e Torcida Verde, estiveram ontem na Academia de Alcochete para pedirem a saída do treinador José Peseiro.

Após o final do treino, José Peseiro e os capitães do Sporting, Beto, Nelson e Sá Pinto, receberam os representantes das claques leoninas, embora os jogadores tenham falado em primeiro lugar com os mesmos.

Num tom sereno, parece que as claques pediram a Peseiro para que renunciasse ao cargo, numa saída digna para o treinador, segundo os mesmos.

Sabendo que há opiniões contrárias à minha, apenas pergunto:

Com que legitimidade pediram esses senhores para serem recebidos? Por acaso a maioria dos adeptos leoninos passou-lhes procuração?

Abrindo-se este precedente, a partir de agora, qualquer sportinguista pode pedir para ser recebido pelos capitães e pelo treinador.

Qualquer dia temos em Alvalade, algo de que Costinha se queixou - quando chegou ao Dínamo de Moscovo -e que reinava no FC Porto: um poder excessivo das claques no dia-a-dia do clube, cujos líderes até se passeavam em áreas de acesso restrito.

Já não chegava - como aconteceu em Paços de Ferreira - em pleno jogo, Ricardo dar explicações aos adeptos, agora isto...

CAMACHO DISPONÍVEL

José António Camacho está disponível para conversar com o Sporting, segundo o seu empresário Pedro de Felipe.

De acordo com o representante, o ex-técnico do Benfica aposta primeiramente num projecto sério a nível desportivo, garantindo que a questão financeira está relegada para segundo plano.

quarta-feira, outubro 05, 2005

SUCESSORES?

Notícia na edição de hoje do jornal Record:

Tem de admitir-se que Peseiro pode suceder a Peseiro, mas o nome de outros possíveis candidatos começa a ser badalado com insistência nos bastidores.
Couceiro, no desemprego; Autuori com conhecimentos do futebol português; Camacho, vencedor da Taça pelo Benfica; e Paulo Bento, campeão de juniores em no início de carreira, são os nomes que aparecem mais colocados na linha de sucessão. Mais remotamente, aponta-se Vítor Pontes como um nome a considerar.

Couceiro? Por amor de Deus! Deixem ficar o Peseiro.
Autuori? Mas o que é que esse senhor já provou?
Camacho? Claro que sim! Uma excelente aposta!
Paulo Bento? Ainda muito verde para técnico principal mas um excelente possível adjunto.
Vítor Pontes? Sem mais comentários...

GENIAL...COMO SEMPRE



Mais afirmações "geniais" de LF Vieira:

"Há um ano, disse que era no Bessa que iríamos ser campeões, e talvez em Novembro possamos dizer mais... Pode ser que surja outra profecia."

"Se não fosse a minha mulher, não haveria Estádio da Luz. Foi ela que me convenceu a avançar com o projecto e a fazer o Estádio."

"De certeza que, quando o Benfica perder, não vão ver o presidente a abandonar os seus jogadores e os treinadores. Nas vitórias, posso não aparecer, mas nas derrotas estarei lá."

1. Que estará ele a preparar a partir de Novembro? O livro de cheques para pagar aos senhores do costume?

2. Ficamos a saber que aquele clube que diz ter muita grandeza anda ao sabor da mulher do seu presidente. Se calhar as grandes decisões do clube (como a de construír o estádio) são tomadas no leito conjugal, no calor da noite...

3. Arma-te em papagaio, arma..

BOM-SENSO



O bom-senso de sempre nas palavras de Carlos Queirós:

«Tem de ser suficientemente unido, solidário, para suportar as críticas, para as vencer, respondendo no campo aos desafios que o próprio Sporting tem que enfrentar»

«Nestes momentos difíceis convém não entrar em pânico mas pelo contrário devem-se afirmar, mostrando-se solidariamente fortes nas decisões e sabendo que se apresentam perante os adeptos com uma posição que é muito simples e que é esta: se cair um caem todos. Se não cair nenhum é porque o projecto venceu».

terça-feira, outubro 04, 2005

ESTÁ A GOZAR CONNOSCO?

Não fosse o respeito que tenho pela idade e pelo cargo de Dias da Cunha, e apetecia-me ser malcriado e desagradável para com ele.
Atentem nestes excertos do editorial que o dito senhor escreve no jornal do clube:

O sportinguismo não tem donos e aprofundou-se, ao longo dos tempos, através da convivência tolerante, construtiva e apaixonada de sócios e adeptos de todas as idades, de todas as camadas sociais, de todas as opções políticas e de consciência, defensores de ideias saudavelmente divergentes sobre o desenvolvimento e o engrandecimento do Clube.
(...)
Sportinguistas, não podemos permitir que tal se repita. Volto a dizer: não se alheiem do Sporting!
(...)
Considero que, numa actividade sujeita a tantas circunstâncias aleatórias como é o futebol – incidências próprias do jogo, lesões, castigos, arbitragens, por exemplo – o mais importante é ter uma noção precisa da forma como se trabalha. E posso dizer-vos que, no futebol do Sporting, se trabalha bem e de forma competente.

Mas um presidente que faz tudo menos ouvir aquilo que os sócios expressam, ou que não procura minimamente auscultar o sentimento que se vive na maioria dos adeptos leoninos, vem agora lançar apelos de não alheamento e afirmar que se trabalha de modo competente no futebol do nosso clube? Mas será que ele não tem visto os últimos jogos?

E vir dizer que o sportinguismo não tem donos? Ele? Veja-se ao espelho...é o conselho que lhe deixo!

BURRICE

Antes, pensava que era mera teimosia da parte da administração leonina em querer manter José Peseiro no SPORTING. Depois de ler hoje nos jornais que a intenção é dar-lhe duas semanas para que ele e a administração reflictam sobre aquilo que consideram ser o melhor para o clube, já me soa a estupidez pura!

É óbvio que não há condições para que Peseiro permaneça em Alvalade, é óbvio que este interregno na liga seria propício a "mudanças", mas os senhores gestores insistem em perder mais tempo a dar espaço a quem já não o tem!

Só espero que estas duas semanas que se vão desperdiçar (não sei por quê, nem para quê), não culminem numa vergonhosa derrota em casa com a Académica, por muito que eu simpatize e pelo respeito que tenho pela Briosa. Aí, seria simplesmente trágico aquilo que poderia acontecer no final do jogo.

Já não é teimosia, é mesmo burrice! Safa!

segunda-feira, outubro 03, 2005

CAMACHO



Por que será que nestes últimos dias me tenho lembrado tanto de José António Camacho?

Disciplinador, profundo conhecedor da realidade do balneário, intransigente na defesa dos seus princípios, não subserviente às direcções, motivador, são características que tem...ao contrário de outros!

Apenas tem uma mancha no seu passado: treinou o clube do bairro de Benfica.

PAÇOS DE FERREIRA, 3 – SPORTING, 0

Perder por 3 golos frente a uma equipa que acaba de regressar à Primeira Liga, num jogo em que o primeiro lugar na classificação estava ao alcance, é tão vergonhoso que tal partida não merece qualquer comentário...

Não tendo Peseiro qualquer condição para permanecer no clube, não posso também deixar de criticar a atitude de alguns jogadores, os quais estão claramente a gozar com a massa associativa (Polga, Liedosn, Deivid,...), já para não falar da cobardia e do autismo da Direcção.

Quanto ao nome que agora se fala – José Couceiro – só pode ser brincadeira, a menos que queiram definitivamente dar cabo do nosso clube...

Em resumo: 10 jogos oficiais disputados, 5 vitórias, 1 empate, 4 derrotas.

Muito mau!

sábado, outubro 01, 2005

ENERGÚMENOS

A Assembleia Geral (AG) do Sporting ficou ontem marcada por enorme contestação à actual direcção e uma tentativa de agressão aos elementos da mesa por um grupo aparentemente organizado de 20/25 sócios.

A fúria dos adeptos leoninos abateu-se sobre os jornalistas no final da assembleia, sendo estes obrigados a refugiar-se na sala de imprensa de Alvalade, isto depois de Nuno Pereira, da SIC, e Alexandre Albuquerque, da RTP, terem sido agredidos.

Por muito que estejamos revoltados com toda esta situação e com uma certa passividade da Direcção do clube, começo a ficar farto destes energúmenos que ciclicamente aparecem a fazer confusão. Estes tipos podem ser muita coisa mas não são seguramente SPORTINGUISTAS, porque um sportinguista sabe comportar-se e ser digno!

Sou crítico da linha assumida por Dias da Cunha, mas condeno, aqui e agora, todos os abutres (que rimem com Duque, ou não...) que aproveitam estas situações para preparar o seu próprio caminho...

ESTÁ TUDO DITO!

Quando os treinadores das equipas adversárias dizem o que José Mota, técnico do Paços Ferreira diz, está tudo dito:

«José Peseiro tem o perfil ideal para treinar o Sporting. Tem mérito e dará muitas alegrias aos sócios»

A que sócios se referirá? Provavelmente aos dos clubes adversários do nosso...
Desculpem bater uma vez mais nesta tecla, mas a minha tolerância e paciência para com José Peseiro acabaram!