"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, novembro 30, 2005

SAÍDAS?



Parece que a comunicação social está muito apostada em noticiar a saída de atacantes de Alvalade: hoje anunciam que o Racing Santander enviou um emissário a Lisboa com o objectivo de garantir a contratação de Maurício Pinilla.

A juntar a isto, também saíram hoje notícias que o Santos pretende o regresso de Deivid, se possível, já em Janeiro.

Depois da sempre anunciada saída de Liedson, e agora de Pinilla e Deivid, quem será o senhor que se segue?

Se depender da comunicação social, restar-nos-á algum jogador em Janeiro?

MAIS UM CANDIDATO?



O ex-ministro de Cavaco Silva e ex-vice-presidente do Sporting, António Couto dos Santos, coloca a possibilidade de se candidatar à presidência do clube, depois de António Dias Ferreira e Guilherme Lemos já terem anunciado igual intenção.

terça-feira, novembro 29, 2005

CONFIANÇA!

«Aproveitei da melhor forma a oportunidade que o treinador me deu»

«Paulo Bento está a fazer um bom trabalho e estamos todos a ganhar com isso. Está a passar confiança, o que é importante para o rendimento da equipa»

«Confiança sempre tivemos, apesar dos maus resultados. Mas o ânimo tem chegado no dia-a-dia. Porém, esta última vitória deu ainda mais confiança para pensarmos no título»

«Frente ao Guimarães valeu o esforço de cada jogador. Foi isso que valeu. Foi um triunfo importante para encostar mais no topo da tabela e pensar na conquista do título.»

Deivid

MARCEL

Caros dirigentes do meu clube, não se esqueçam que Janeiro se aproxima, e que em Coimbra "mora" um senhor goleador chamado Marcel.

DESELEGANTE

A edição de hoje do jornal Record, informa que Pinilla saírá do Sporting já no mês de Janeiro, sendo que próxima semana, o seu representante, Rocco Dozzini, chega a Lisboa com propostas concretas de Itália e Espanha, para apresentar aos dirigentes leoninos.

Em entrevista ao jornal chileno “Las Últimas Notícias”, Pinilla afirmou recentemente:

“O clube dá-me cinco dias e como o parto (da filha) será, provavelmente, a 15 de Dezembro, somarei essa semana aos dias que terei pelo Natal. Assim, estarei duas semanas no Chile, antes de voltar à Europa”

“Agustina Paz chega no melhor momento, com tudo o que estou a viver no Sporting. Ela dá-me mais força para continuar a superar este momento complicado”

"A decisão de ter a filha no Chile pertenceu à minha companheira, Gisella. Os médicos em Portugal são muito descontraídos e não lhe inspiram confiança."


Pinilla até pode ter razões para estar descontente mas escusa de ser deselegante para com o país que o acolheu...acreditando nas palavras do jornalista que o entrevistou.

segunda-feira, novembro 28, 2005

CERTOS APITOS...

Depois de assistir à inqualificável arbitragem de Bruno Paixão no Penafiel-Sporting, depois de ver ontem em Alvalade aqueles fora-de-jogo mal assinalados contra nós, e depois de ver a flagrante grande penalidade contra o FC Porto, mas que não foi assinalada, hoje em Barcelos, já estou a imaginar o que vai acontecer na próxima sexta-feira...

É PRECISO TER LATA!

Gilmar Veloz, empresário de Liedson, revelou hoje que pretende deslocar-se a Lisboa, para conversar com Paulo Bento, com o objectivo de debater a alteração das regras no seio do clube.

Segundo esse senhor, existia um acordo de princípio que estabelecia que não se falavam de assuntos internos em praça pública.

Mas quem é este empresáriozeco para vir a Alvalade dizer ao nosso treinador como é que este deve disciplinar o grupo e lidar com os meninos "mal-comportados" do plantel?

Se deixamos que esta gente, que gravita como parasitas à volta dos jogadores que vestem a nossa camisola, entrar no seio do nosso grupo de profissionais e ditar regras, estamos a abrir precedentes graves.

Confesso que começo a estar farto de Liedson e das suas novelas: por muito talento que tenha, o seu pouco profissionalismo só perturba o grupo de trabalho!

domingo, novembro 27, 2005

TEMOS TREINADOR!

Paulo Bento sobre a ausência de Liedson:

«Foi uma opção minha, baseada em factores que colocaram em cima os interesses do grupo e não os individuais. Entendo que teremos de colocar sempre em primeiro lugar os interesses colectivos e depois, sim, os individuais»

Paulo Bento pode não ter ainda a experiência de outros técnicos, mas tem um sentido disciplinador e um pulso que nunca vi em José Peseiro.

Assim, sim, sabe-se quem manda!

FINALMENTE!



Sporting, 2 - Vitória de Guimarães, 0

Finalmente a tão aguardada boa exibição e a correspondente vitória, obtida de modo perfeitamente convincente.

Com Paulo Bento ao comando somamos 6 jogos oficiais, sinónimo de 4 vitórias e 2 empates, o que indicia que a equipa está claramente a melhorar e a ganhar índices de confiança, como se viu esta noite.

O Sporting entrou muito bem no jogo, arriscando e mostrando uma postura de mandão, com um ataque onde Deivid voltou a ser titular. Foi, aliás, o autor do primeiro golo.

Nos segundos 45 minutos, o Sporting voltou a entrar melhor, remeteu os vimaranense para o seu meio-campo, e aos 51 minutos, Carlos Martins, na direita, com um centro perfeito, coloca a bola ao poste mais distante, na cabeça de Deivid, que assim faz o primeiro golo.

Passados 10 minutos, Carlos Martins, de livre directo descaído sobre a direita, a mais de 25 metros da baliza, fez um golaço, estabelecendo o 2-0 final.

É difícil destacar alguém numa noite em que o Sporting venceu e convenceu, em teoria com um onze "remendado", perante o seu entusiástico público (cresce o apoio à equipa), mas gostei muito da segurança de Ricardo e da motivação de Carlos Martins.

Bom ensaio antes da visita ao Dragão!

Liedson...alguém se lembrou dele?

Ficha de jogo:

Árbitro: Elmano Santos, da Madeira

SPORTING

Ricardo; Rogério, Polga, Tonel e André Marques; Custódio; Carlos Martins (Wender, 69 m), João Moutinho e Douala (Sá Pinto, 40); Deivid (Luís Loureiro, 82) e Nani.
Treinador: Paulo Bento

V. GUIMARÃES
Paiva; Mário Sérgio, Dragoner, Geromel, Hélder Cabral (Tiago Targino, 59), Rogério Matias; Moreno, Neca (Benachour, 59), Svard e Paulo Sérgio (Dário, 63); Saganowsky
Treinador: Jaime Pacheco

Golos: Deivid (51 m)

Cartões: amarelo para Carlos Martins (32 m), Mário Sérgio (54 m), Geromel (60 m)

LEÃOZINHO


João Moutinho em entrevista ao Record:

O Sporting é o clube do meu coração.
(...)
Posso ser uma referência para os jogadores mais jovens, mas o que me anima é o facto de poder ajudar o Sporting.
Se conseguir, como quero, ficar muitos anos aqui, posso vir a ser uma referência de um clube grande como o Sporting, é mesmo muito bom.
(...)
Tento dar sempre o máximo em qualquer posição, mas sempre joguei mais como médio-centro.
Isso não impede que actue noutras posições.

sábado, novembro 26, 2005

DE FORA

Paulo Bento excluiu Liedson da convocatória para o jogo de amanhã frente ao Vitória de Guimarães.

Os motivos da ausência não são conhecidos, uma vez que o jogador não se encontrava lesionado.

Um novo caso de indisciplina?

NEGÓCIO COM GUIMARÃES?



Segundo consta, o Sporting contactou os responsáveis do Vitória de Guimarães com o objectivo de indagar sobre um possível negócio de compra dos passes do defesa/médio-centro Moreno e do avançado Targino, tendo os vimaranenses comunicado aos leões que, até pela forma como debateram o assunto, estão na linha da frente pelo concurso dos jogadores.

Não questionando a qualidade de ambos os atletas referidos, não me parece, no entanto, que tenham o perfil de reforços de que o nosso clube neste momento necessita.

Aguardemos então...

RELAÇÕES...

"As relações com o Benfica são normais. Quanto ao FC Porto, são inexistentes."

Filipe Soares Franco

sexta-feira, novembro 25, 2005

A MORTE DE UMA LENDA


George Best
1946-2005

Para homenagear este génio hoje desaparecido recordo simplesmente isto:

Final da Taça dos Campeões Europeus
29 Maio 1968 Londres, Estádio do Wembley

MANCHESTER UNITED - BENFICA : 4-1 a.p. (0-0, 1-1)

92 225 espectadores/Árbitro : M. Lo Bello (Itália).
Golos : Charlton (53', 99'), Best (93'), Kidd (94') para o Manchester. Jaime Graça (79') para o Benfica.

MANCHESTER UNITED : Stepney - Brennan, Foulkes, Crerand, A. Dunne - R. Charlton, Stiles - Best, Kidd, Sadler, Aston.
Manager : Busby.

BENFICA : Henrique - Adolfo, Humberto, Jacinto, Cruz - Jaime Graça, Coluna - José Augusto, Torres, Eusébio, Simões.
Manager : Otto Glória.

quinta-feira, novembro 24, 2005

PATRÃO

Fico muito satisfeito por ler hoje nos jornais que estão diagnosticadas de modo correcto as prioridades do Sporting para a reabertura do mercado em Janeiro e, entre elas, está já definida a principal: um patrão do meio-campo!

Refere-se concretamente que se procura um craque que seja uma súmula de Pedro Barbosa ou Rochemback, mas receio que se não se abrirem os cordões à bolsa, sinceramente não sei onde vão os responsáveis leoninos encontrar esse jogador...

VONTADE DE SAÍR?

"O Paris Saint-Germain é um clube com muito prestígio e que gostava de representar"

Douala

Apetece-me perguntar ao camaronês se está com a cabeça em Portugal ou em França...e já agora, quanto a grandeza e prestígio, se para ele o PSG se compara ao Sporting, ainda não se apercebeu da realidade onde está!

UM BOM CONSELHO

«Pinilla tem de ter paciência e, às vezes, é preciso esperar muito. Mas acredito que vai chegar o seu momento para jogar»

Rodrigo Tello

quarta-feira, novembro 23, 2005

LIEDSON E DOUALA FICAM!

"A SAD mantém o objectivo de não deixar sair os seus melhores jogadores. Liedson e Douala são bons jogadores para o Sporting.
Não colocamos, sequer, em equação a disponibilidade de ceder esses jogadores caso recebamos boas propostas.
Temos um Campeonato pela frente, estamos em ano de Centenário e queremos disputar a Liga com o objectivo de sermos campeões.
Isso não se faz enfraquecendo a equipa"

"É óbvio que o Sporting estará sempre interessado em procurar reforçar a sua equipa, mas tudo isto ainda está numa fase de trabalho, de busca no mercado, enfim, na procura das melhores soluções"

Rogério de Brito (administrador da SAD)

Vamos ver o que estas palavras - bonitas de ler e de ouvir - vão dar na prática, já em Janeiro...

Todos os dirigentes leoninos que têm dado entrevistas falam neste ano como sendo especial por ser o do Centenário, mas será que só agora se aperceberam disso? É que tem sido um primeiro terço de Liga tão atribulado para as nossas cores que parece que sim.

Por que motivo não foram mais cuidadosos a preparar esta época?

REFORÇOS

É um dado adquirido, e perfeitamente assumido entre os adeptos sportinguistas, que a equipa precisa de se reforçar, caso queira ser mesmo candidata ao título.

Sabendo que antes de Janeiro não o poderá fazer, e tendo nós uns ossos duros de roer até essa data, como são o caso do V.Guimarães, FC Porto e Rio Ave, apostaria nos seguintes reforços, tendo em conta as limitações orçamentais:

Defesa direito -> Amaral (Belenenses)
Defesa central -> Zé Castro (Académica)
Defesa esquerdo -> Rui Jorge ou Miguelito (Nacional)
Atacante -> Marcel (Académica)
Médio organizador de jogo -> recurso ao mercado estrangeiro

Saíam, por empréstimo ou a título definitivo:

Polga, André Marques, Deivid e Silva.

Ficávamos com:

GUARDA-REDES
Ricardo, Nelson e Tiago.

DEFESAS DIREITOS
Amaral, Rogério e Miguel Garcia.

DEFESAS CENTRAIS
Beto, Zé Castro, Tonel e Semedo.

DEFESAS ESQUERDOS
Rui Jorge/Miguelito, Paíto e Edson

MEIO-CAMPO/EXTREMOS
(?), Moutinho, Carlos Martins, João Alves, Wender, Luís Loureiro, Douala, Custódio e Sá Pinto.

AVANÇADOS
Liedson, Pinilla, Marcel e Varela.

terça-feira, novembro 22, 2005

PINI...INSATISFEITO

"Quando deram a lista de convocados no sábado e eu vi que não estava lá quis morrer. Disse para mim que não já não valia a pena continuar num lugar onde não nos querem"

"Pediram um dinheirão e obviamente intimidaram os dirigentes italianos (Inter)"

"O Sporting tem seis avançados de bom nível, mas as oportunidades não são iguais para todos. Fartei-me de ser suplente e jogar os últimos 20 minutos de cada jogo. Cansei-me"

"Não vou arruinar a minha carreira esperando que confie em mim, se sabe que eu me mato nos treinos"

"Se não me querem, deixem-me sair."

Mauricio Pinilla

Confesso que nunca fui apreciador das qualidades futebolísticas deste avançado chileno mas é um facto que, se não contam com ele nem lhe dão oportunidades, mais vale deixá-lo saír.

Ter jogadores insatisfeitos, ainda por cima queridos pelas claques, poderá ser prejudicial, até pelo ambiente que essa situação poderá criar no balneário.

Na minha modesta opinião, não é assim que se gerem recursos humanos!

DE REGRESSO?

Ganha cada vez mais força a tese de que Rui Jorge poderá estar de regresso, em Janeiro, ao nosso plantel.

Atendendo à sua personalidade, experiência e qualidade futebolística, por mim será recebido de braços abertos, até porque nunca deveria ter saído.

Aliás, se tal acontecer, seria bom que alguém explicasse quem foram os responsáveis, e quais os motivos, pela saída de Rui Jorge.

E por outro lado, também seria útil apurar quem tem responsabilidades na contratação de Edson: por que motivo se contrata um atleta com problemas físicos, e para um lugar que nem sequer é o dele - defesa esquerdo?

domingo, novembro 20, 2005

JOGO DESINTERESSANTE, 3 PONTOS GANHOS!



O Sporting venceu há pouco em Penafiel, por 1-0, graças a um tento de Liedson na segunda parte, num jogo muito pouco entusiasmante.

O sentido de oportunidade do levezinho deu ao Sporting a primeira vitória como visitante na «era Paulo Bento», marcando aos 59 minutos no seguimento de um lance de bola parada.

O que fica de uma exibição menos conseguida são os três preciosos pontos, já que ultrapassamos o Benfica na classificação e encostamos ao V. Setúbal no quarto lugar.

A equipa ainda não está afinada, oleada e mecanizada, mas começa a dar sinais positivos em termos de atitude, e mais importante ainda, mantém-se na luta de um campeonato muito equilibrado.

O golo de Liedson veio em boa altura, serenou os ânimos do Sporting e deitou por terra as aspirações do Penafiel, cujos jogadores usaram e abusaram da agressividade, roçando a violência.

O SPORTING iniciou a partida com:

Ricardo, Rogério, Miguel Garcia, Anderson Polga, Tello, Custódio, João Moutinho, Sá Pinto, Nani, Liedson e Douala.

Jogaram ainda Tonel, Carlos Martins e Luís Loureiro.

sábado, novembro 19, 2005

INSINUAÇÕES

Será que não há no futebol português, uma lei que castigue aqueles jogadores - como foi o caso de Nuno Gomes, em Braga, depois de sofrer o terceiro golo - que insinuam por gestos que os adversários se injectam?

Alguns vêem nos outros hábitos e vícios que se calhar lhes são mais próximos...

sexta-feira, novembro 18, 2005

A RESOLVER COM URGÊNCIA

Segundo divulgam os jornais, Paíto, Polga, Beto, Nélson, Tiago, Miguel Garcia, Silva e Sá Pinto são jogadores que podem vincular-se em Janeiro a outro clube e abandonar Alvalade sem qualquer tipo de lucro para o Sporting, dado terminarem os seus contratos em breve.

Com a indefinição directiva que se vive e com eleições à porta, este é um dossier de gestão complicada. Vamos ver como resolvem os novos dirigentes esta matéria...

AVANÇADOS

Leio nos jornais que Liedson vai para o Bétis de Sevilha, Douala interessa ao Paris SG, Silva vai ser dispensado, Pinilla está a caminho da Lazio, Deivid quer saír, Varela vai ser emprestado...

Será que no meio desta sangria fomentada pela comunicação social, ainda vai restar algum avançado?

Pelos vistos não!

quinta-feira, novembro 17, 2005

TAÇA DE PORTUGAL

O sorteio da quinta eliminatória da Taça de Portugal ditou que o Sporting vai receber no Estádio José Alvalade a formação do Vizela, jogo agendado para 11 de Janeiro.

PUMA



Conforme previsto a Academia do Sporting vai passar a designar-se “Academia Puma” a partir da próxima época.

O contrato negociado com a marca alemã engloba o fornecimento das camisolas da equipa e restante material desportivo, tal como equipamentos de treino, botas e luvas dos guarda-redes.

Recordo que já na época 1981/82 equipámos Puma e nessa temporada conquistámos o campeonato e a taça. Bom augúrio...

quarta-feira, novembro 16, 2005

PEFIL MUITO EXIGENTE


José Roquette e algumas reflexões sobre a vida do clube:

"A turbulência que se vive é normal. Estou convencido de que o Sporting tem dentro de si próprio as soluções mais adequadas, e vai encontrá-las.
Essas soluções permitirão continuar a história do clube.
O perfil de presidente do Sporting tem muitas exigências. Além de uma associação desportiva, o Sporting é accionista responsável por um universo empresarial extremamente importante.
Conseguiu equilibrar a sua vida financeira, mas assumiu responsabilidades e tem metas para cumprir. Os sócios têm de perceber, portanto, que é um perfil altamente exigente"

"Vejo com tranquilidade as mudanças no Sporting. Gostava que se tivessem processado sem a saída de Dias da Cunha.
Trata-se de uma solução intercalar, mas certa.
Quase nenhuma instituição desportiva consegue fugir à turbulência dos resultados e da importância do futebol. Continuamos a seguir a mesma linha"

"Futebol? A fasquia tem de ter bom senso"


"Se Carlos Freitas e Paulo Bento foram boas escolhas? Não sou a pessoa certa para responder. A médio e longo prazo, acredito que são as melhores opções, e os sócios têm de acreditar e confiar. Seria mau que as coisas corressem menos bem. Mas tem de se colocar a fasquia com bom senso. Posso dizer que o caminho percorrido para chegar aqui é correcto, e as formas e soluções encontradas também."

Mais uma vez, a ponderação e a sensatez a imperarem nas palavras de José Roquette.

terça-feira, novembro 15, 2005

LIEDSON



Parece-me que começou o "circo" da especulação na comunicação social em torno do futuro de Liedson. Agora são os rumores de que pode ingressar no Bétis de Sevilha, o que para mim até não seria um mau negócio, desde que fosse por troca com Ricardo Oliveira, não estivesse este lesionado.

Mas como até Janeiro ainda vamos ter mais notícias desde género sobre o nosso avançado brasileiro, ainda virão aí mais nomes de clubes interessados no levezinho...

O Bétis é apenas o primeiro.

segunda-feira, novembro 14, 2005

CADA FRASE, CADA DISPARATE!

Luís Filipe Vieira em Toronto:

"Vou denunciar três ou quatro jagunços terça-feira na televisão. Não posso permitir que digam mal desta direcção, são jagunços que chamo lixo. Não bato com a porta e só me dão mais força para os partir ainda mais. Se estivesse disponível para pagar almoços, jantares ou charutos era o melhor do Mundo. Sei que sou um estorvo no futebol português."

E para reforçar:

“Não posso permitir que este lixo nos enxovalhe. Esta porcaria, para não dizer esta m... tem de ser banida de Portugal. Sei que vão dizer que o presidente não serve o Benfica por dizer isto, mas digo e repito. A feira das vaidades acabou.”

Sem dúvida um presidente ao nível e ao estilo do SLB! O nosso passava a vida a falar do sistema, mas ao menos bebeu chá em criança, agora este...

domingo, novembro 13, 2005

LAMENTÁVEL


É simplesmente lamentável que Ricardo - enquanto guarda-redes ao serviço da selecção nacional - tenha sido assobiado no jogo de ontem, em Coimbra, por portugueses!

Mas a verdade é que esse mau exemplo começou com adeptos sportinguistas no jogo com o Belenenses...

sábado, novembro 12, 2005

LIEDSON

Segundo noticia hoje alguma imprensa desportiva, um emissário do Sochaux esteve recentemente em Lisboa, com o objectivo de observar o desempenho de Liedson.

Atendendo a que em princípio, a partir de Janeiro, Liedson será um jogador livre, ou existe mesmo interesse genuíno por parte dos franceses, ou esta notícia é uma jogada de desestabilização, visando também pressionar o Sporting a renovar-lhe contrato, aumentando o ordenado.

A ser verdade que Liedson se prepara para saír em Janeiro, que atitude deverá Paulo Bento tomar? Continuar a apostar na sua titularidade? Não o convocar? Deixá-lo no banco?

Se se confirmar em início de 2006, a saída de Liedson e Pinilla, ficamos com o Silva e com Deivid. Deus nos livre!

sexta-feira, novembro 11, 2005

TREINADOR DO ANO


José Peseiro esteve ontem presente na Gala da Confederação do Desporto, onde foi eleito treinador português do ano - entre candidatos de diferentes modalidades -, devido ao trabalho desenvolvido no nosso clube na época passada.

ATITUDE EXEMPLAR


Declarações de José Peseiro, referindo-se ao seu sucessor:

“Quero que o Paulo seja feliz no Sporting, com os jogadores e a estrutura que tem. Desejo-lhe todos os sucessos e que o Sporting tenha a tranquilidade suficiente para atingir os seus objectivos.”

quinta-feira, novembro 10, 2005

SPORTING, 5 - SANTOS, 3



O Sporting, desfalcado de algumas das suas melhores unidades, mostrou serviço, impondo-se naturalmente, e procurando a vitória que desejavam, sem precisar de carregar no acelerador.

Nani, cheio de vontade e talento, fez a diferenca na equipa leonina, bem acompanhado por Carlos Martins, Wender, Polga, Deivid, e com alguma surpresa, Silva, que marcou dois excelentes golos.

Ficha do jogo:

Rogers Centre, em Toronto

Árbitro: Steve de Piero

SPORTING:
Tiago (Nelson, 45m)), Rogério, Polga, André Marques, Paíto (Edson, 46m), Carlos Martins (capitao), Luís Loureiro, Nani, Wender, Pinilla (Silva, 60m) e Deivid (65m) Rod. Tello;

SUPLENTES não utilizados: Beto;

SANTOS:
Gustavo, Zaquel, Kenderson, Paulo, Beto e Nadson (Fabao, 78m), Alexandre, Lucas (Ralf, 67m) e Ronaldo, Elton e Carlinhos.

SUPLENTES não utilizados: Cecil, , Cayo, Fabiano, e Junior;

Golos: Deivid (22m), Pinilla (38m), Elton (46m), Alexandre, g.p. (56m), Silva (61m), Polga (63m), Ralf (77m); Silva (82m)

Cartão amarelo: Pinilla (12m)

quarta-feira, novembro 09, 2005

NÃO SE PODE ABDICAR DE TUDO

Oceano, em declarações à Rádio Renascença sobre os motivos que o levaram a declinar o convite para regressar ao Sporting:

«Não se pode abdicar de tudo para entrar num sítio que gostaria de estar.
Desde a minha saída do Sporting a primeira proposta feita foi em 1997/98 e para ser treinador do Sporting, mas atrás dessa proposta vinha a dispensa de 10 ex-colegas meus.
Era mais uma vez uma dessas propostas onde nós queremos entrar mas não podemos aceitar, porque considerava que Pedro Martins, Afonso Martins e outros eram importantes no Sporting e que tinha futuro no clube.»

RESPOSTA ADEQUADA


Depois da excelente resposta dada a José Veiga, Paulo Bento dá o troco adequado às declarações do presidente do Leiria, João Bartolomeu, a propósito do lance do golo não validado contra o Sporting, em que chamou cego ao nosso treinador:

"O que eu disse foi o que vi e também o que muito de vocês viram e expuseram nos devidos locais. De qualquer das maneiras, não sou cego, mas tenho um grande respeito por quem é."

PALCOS DE MUITAS VITÓRIAS


GRANDES GOLEADORES


FÁBRICA DE TALENTOS ÍMPARES


terça-feira, novembro 08, 2005

MUDANÇA DE E-MAIL

O e-mail deste blogue passa a ser - a partir de hoje - o seguinte:

sangueleonino@hotmail.com

substituindo assim

sangueleonino@megamail.pt

O TAL FORA-DE-JOGO

NOVO ADMINISTRADOR DA SAD

Manuel Rogério de Sousa Brito, membro do Conselho Leonino, foi hoje nomeado, por cooptação, para administrador da SAD leonina, anunciou hoje o clube em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Confesso que não conheço nem nunca ouvi falar da pessoa em questão.

segunda-feira, novembro 07, 2005

ARBITRAGENS (2)



O Rio Ave empata na Luz, sofrendo dois golos a partir de livres cujas faltas não existiram e ainda vê ser-lhe autenticamente roubada uma grande penalidade.

Digam lá se não é espantoso que no meio disto tudo, os responsáveis do adversário é que ainda se vêm queixar da arbitragem.

Será que alguém pode oferecer uma consulta oftalmológica a esses senhores?

ARBITRAGENS (1)


Declarações de Paulo Bento sobre o tema "quente" das arbitragens:

"A bola entrou na baliza do Sporting, mas também é verdade que o lance é precedido de fora-de-jogo que se tivesse sido assinalado não era golo. (...) Em relação aos fiscais-de-linha houve jogos, também contra o adversário de sexta-feira, em que o Benfica goleou com 1 ou 2 golos irregulares. Ainda não se sabe, ou falou-se pouco, se a bola estava dentro ou fora no golo invalidado ao E. Amadora. Daí eu afirmar que o Sporting, nestes 4 jogos [3 para o campeonato e 1 para a Taça], não se sente beneficiado em absolutamente nada mas sim prejudicado em relação aos 'penalties' que ficaram por marcar frente a Boavista e Gil Vicente"

Uma grande postura por parte de Paulo Bento: por um lado, ao admitir que a bola entrou, e por outro, ao defender o clube e o grupo de trabalho, apontando os telhados de vidro do adversário.

domingo, novembro 06, 2005

ABONOS DE FAMÍLIA

Já pararam para pensar que andámos a formar aqueles que são, hoje em dia, os abonos de família dos nossos principais rivais, Ricardo Quaresma e Simão Sabrosa?

BLOGUE DO DIA


Muito obrigado ao Diário de Notícias pela menção, e ao amigo Zé Matias pela chamada de atenção e pelo envio do recorte.

É BOM SINAL

É bom sinal que aquele lance da bola que supostamente entrou na nossa baliza, no jogo com os leirienses, ande nas bocas do mundo. Até Ronald Koeman deu a sua opinião, o que quer dizer que o Sporting volta a incomodar e a fazer sombra a muita gente...

sexta-feira, novembro 04, 2005

AOS POUCOS...


Foto: Mais Futebol

SPORTING, 2 - UNIÃO DE LEIRIA, 1

Aos poucos vai-se recuperando a saúde anímica, os níveis de confiança, a garra, o empenhamento, a fibra e o apoio dos adeptos, esta noite bem mais pacientes.

Foi isso que eu vi em Alvalade, sendo certo que um SPORTING em grande nível durou apenas durante a primeira meia-hora (nada mau face ao que temos visto!).

A partir daí, a equipa caiu de produção, a União de Leiria passou a defender melhor e a acertar as marcações, e desse modo a dificultar cada vez mais a nossa manobra atacante.

Chegámos ao intervalo com toda a justiça a vencer por dois golos, da autoria de Beto (8m) e Rogério (46m), este um golaço, sendo que nesse primeiro período Nani deu espectáculo, fazendo-me lembrar - e muito - em vários pormenores, Cristiano Ronaldo.

No segundo-tempo voltou algum atabalhoamento na construção das jogadas, passes para o lado e para trás, piques inconsequentes de Douala, Liedson perdido no meio da defensiva leiriense, e quando nasceu um maior atrevimento dos visitantes, João Paulo marcou, livre de qualquer marcação.

Quanto ao lance polémico em que alegadamente a bola entrou na baliza de Ricardo, ainda não vi as imagens televisivas, e no estádio não consegui ver se entrou, ou não. A verdade é que esse lance nasceu de uma falta leiriense, e isso o árbitro não viu.

Os 3 pontos vêm mesmo a calhar, mas confesso que me custou ver o Sporting passar os últimos 15 minutos a defender a vantagem em casa, com 3 centrais com a entrada de Miguel Garcia, frente a uma equipa que luta para não descer.

Eu teria jogado nesta noite com Liedson e Pinilla na frente de ataque, e na segunda parte teria tirado o Nani e posto o Wender em campo. Mas enfim, são opções, tudo bem!

Primeira vitória na Liga, na era Paulo Bento, e uma palavra de elogio ao "nosso" roupeiro Paulinho, alvo de uma justíssima homenagem antes da partida.

Melhor em campo: João Moutinho.

quinta-feira, novembro 03, 2005

SPORTING-UNIÃO DE LEIRIA

Lista de convocados:

Guarda-redes: Ricardo e Tiago.

Defesas: Rogério, Miguel Garcia, Polga, Beto, Tello e André Marques.

Médios: Carlos Martins, Custódio, Nani, João Moutinho e João Alves.

Avançados: Douala, Wender, Liedson, Sá Pinto e Pinilla.

quarta-feira, novembro 02, 2005

TODOS A APOIAR!


"Não estava à espera de passar por tanto esta temporada mas estou convicto que o Sporting possa dar a volta e ultrapassar estes momentos delicados. Com a U. Leiria temos que dar o clique para regressar aos bons momentos"

Ricardo Sá Pinto

Espero ver na próxima sexta-feira o nosso estádio repleto de adeptos a apoiar a equipa e a relançá-la na luta pelo título, ansiando pelo tal clique de que Sá Pinto fala.

É nos momentos menos bons que se vê quem - na realidade - é sportinguista!

Vamos mostrar que somos melhores adeptos que os dos adversários.

terça-feira, novembro 01, 2005

PINILLA DE SAÍDA?



A Lazio parece estar interessada em reforçar o sector ofensivo com o internacional chileno Maurício Pinilla.

Os italianos querem aproveitar o facto do avançado não jogar com regularidade para convencer o Sporting a libertar o jogador.

Se houver uma boa proposta sou a favor da saída de Pinilla, desde que em Janeiro se contrate outro atacante que ofereça garantias de qualidade e que já esteja identificado com o futebol português: Marcel, da Académica, André Pinto, do Nacional, Fogaça, da Naval?

REFORÇOS

Segundo noticia hoje a comunicação social desportiva, a dois meses da reabertura de mercado, o Sporting ainda não tem nomes para atacar mas já tem identificados os lugares carenciados.

A SAD, Carlos Freitas, director desportivo, e Paulo Bento, treinador principal, vão tentar contratar um central e um médio.

Apesar de concordar com os sectores a reforçar, receio que daqui a 2 meses já seja tarde...

Quanto ao defesa-central, e segundo consta nos meandros da Académica, Zé Castro apresta-se para saír a custo zero, já que não aceitou renovar. Ora aí está um possível grande reforço!

Quanto ao médio, o tal que virá para fazer o lugar de Rochemback, aí já é mais complicado. Só mesmo recorrendo ao mercado externo.