"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, dezembro 30, 2005

Os atrasos do costume

O Sporting vai multar os brasileiros Polga e Deivid por não se terem apresentado ontem na Academia de Alcochete, conforme lhes havia sido ordenado aquando da partida para as férias de Natal, no Brasil.

Desta vez não foi Liedson, mas mais uma vez se comprova - sem querer ser minimamente xenófobo - que os futebolistas brasileiros têm, em regra, um grande défice de sentido de profissionalismo.

Enfim...

De qualquer forma, o contingente brasileiro em Alvalade está a diminuir - com as saídas de Silva, Wender, Edson e Rogério - , o que para mim é bom sinal.

Leonino

Reforços

O Sporting apresentou hoje de manhã, na Academia de Alcochete, os dois primeiros reforços de Inverno, o médio argentino Romagnoli e o defesa português Abel.

Aguardemos então pela chegada de um central (Caneira?), de um ponta-de-lança...e já agora, de um defesa-esquerdo.

Leonino

terça-feira, dezembro 27, 2005

Prendas em Janeiro...

Aproveitando o balanço da quadra natalícia, não me importava nada de ver no sapatinho do meu clube, já em Janeiro, as seguintes prendas a juntar a Romagnoli:

Zé Castro (Académica),
Marco Caneira (Valencia),
Rui Jorge,
Benachour (V.Guimarães)
e
Marcel (Académica).

Mas que grande plantel passaríamos a ter...

Leonino

Confirmado

Leandro Romagnoli, ainda jogador do Veracruz do México, vai representar o Sporting - por empréstimo e com opção de compra - até ao final da próxima temporada.

O jogador, de 24 anos, representou o San Lorenzo, da Argentina, de 1998 a 2004, antes de se transferir para o Veracruz e alinhar esta temporada em 29 partidas durante os torneios de abertura e encerramento, marcando apenas um golo.

Leonino

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Neste Natal...

...se está a pensar fazer um Sportinguista feliz,:




Grande abraço de Boas Festas para todos!

VaKa

Tudo em aberto

E pronto, com estas duas vitórias consecutivas, e perfeitamente justas, mantemo-nos na luta pelo título - na pior das hipóteses - a 7 pontos da liderança.

Dadas as exibições dos principais rivais, e atendendo a que em Janeiro teremos reforços de qualidade nos sectores mais carenciados, creio que toda a nação leonina tem motivos para entrar em 2006 com um sorriso aberto e com muita confiança!

No meio disto tudo, apenas receio alguns colos...que, tal como na época passada, estão a ser ressuscitados!

Leonino

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Uma Homenagem Merecida

































GreenPower

domingo, dezembro 18, 2005

Moutinho: um alvo a abater

(foto: Agência Zero)

Não, não é o título do próximo filme do 007, antes fosse. O que se passa é que semana após semana há um carniceiro especialmente escolhido pelos nossos adversários com uma tarefa muito específica: arruinar a carreira de um dos mais promissores jovens do nosso futebol, João Moutinho. E como os árbitros nada fazem para pôr cobro a esta situação, o cenário está a piorar.

Esta semana a tarefa coube a Glaúber (Naval), com dois espectaculares golpes marciais (tentativa de esmagamento do tendão de Aquiles e traumatismo facial), sempre com a complacência do senhor árbitro.

O miúdo lá vai aguentando porque é novo e tem a fibra própria dos eleitos, mas...e daqui a 7 ou 8 anos quando estiver no auge da sua carreira? É que estas "brincadeiras" deixam marcas, não matam mas vão moendo a carreira do rapaz.

Agora uma questão: se daqui por uns anos João Moutinho passar a maior parte do tempo no "estaleiro", a tratar mazelas musculares, fadigas de esforço e todas aquelas maleitas acabadas em "...gia" de que ouvimos falar, a quem é que o clube deve pedir uma indemnização? Aos árbitros agora no activo? Ao Conselho de Disciplina da Liga agora em funções? Aos carniceiros que vão agora executando o seu trabalho?

VaKa

sexta-feira, dezembro 16, 2005

"Podia ser pior"

Foi assim que Rafa Benitez (treinador do Liverpool) reagiu ao facto lhe ter calhado o Benfica em sorte.

De uma coisa estou certo: Benitez nunca teria dito que o sorteio "podia ser melhor"!

Abraço leonino

Vaka

quinta-feira, dezembro 15, 2005

"Corpo são" só com a "mente sã"

Li hoje n'O Jogo on-line que a SAD pretende, ainda, segurar o Rogério. Atendendo a exemplos recentes de jogadores de corpo no Sporting e cabeça noutro lado qualquer, e de como isso afecta seriamente o rendimento individual e colectivo, acho que o melhor é mesmo deixar o Rogério sair em Janeiro.

Corpore sano só mesmo com a mens sana!

VaKa

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Sair? Sim ou Não?

Eu se tivesse voto na materia diria NÃO, mas como nada posso fazer para que ao inves da saida de Pinilla sai-se antes Liedson, limito-me a desejar boa sorte ao Pinilla!

Pois este estava com vontade no Sporting e não sai por ser mau profissional, sai pois tem uma carreira pela frente em que não é no banco de suplentes que ela se valoriza! Saudações Leoninas!
GreenPower

ALTERAÇÕES NO SANGUE LEONINO

A partir de hoje, aqui neste espaço, haverá alterações:

O Sangue Leonino vai endereçar convites a distintos sportinguistas que costumam comentar na blogosfera, a fazerem parte da equipa de editores deste blogue, e consoante os convites forem sendo aceites (ou não!), indicar-se-á na coluna da esquerda, quem são os membros.

Leonino

terça-feira, dezembro 13, 2005

RENOVAÇÕES

Gilmar Veloz, empresário de Liedson e Polga, revelou hoje que o Sporting pretende renovar os contratos dos dois futebolistas.

Esse senhor ainda acrescentou esta brilhante frase:

«Estamos contentes e agora eles vão trabalhar para continuar»

Primeiro, sou completamente contra a permanência de qualquer um deles no Sporting, porque têm tomado atitudes e mostrado comportamentos muito pouco profissionais. Aliás, não escondem que se estão "nas tintas" para os objectivos do grupo e que apenas se preocupam com a sua situação individual.

Para além disso, pouco ou nenhum respeito têm mostrado pela massa associativa que se desloca aos estádios e que os apoia.

Segundo, com a magnífica e sintomática frase em que mostra o seu contentamento, esse tal empresário revela muita coisa: ao afirmar que "agora eles vão trabalhar" apetece-me perguntar, o que raio têm então andado a fazer até agora de leão ao peito?

PAUL LE GUEN

No programa O Dia Seguinte, transmitido esta noite na Sic Notícias, Fernando Seara insinuou algo que já vem sendo falado há algum tempo em certos sectores leoninos, bem colocados em Alvalade: o Sporting está a desenvolver todos os esforços no sentido de contratar Paul LeGuen, ex-técnico do Lyon, sendo assumido que Paulo Bento será um treinador de transição.

Segundo se diz há algum tempo, prepara-se uma verdadeira revolução em Janeiro no futebol leonino, já que em ano de centenário ainda nada se quer dar como perdido. Aliás, consta que foi pedido a Paulo Bento que não perdesse o "comboio" da luta pelo título, pelo menos até início de 2006, pelo que a contratação de um novo técnico já era do seu prévio conhecimento.

Aguardemos...

domingo, dezembro 11, 2005

HUGO



Segundo avança a imprensa brasileira, o Sporting está interessado em contratar o médio Hugo, do Corinthians, o qual termina o contrato com o clube a 31 de Dezembro.

Continuo a ficar espantado com a insistência no mercado brasileiro: depois de se constatar que, na sua maioria, os jogadores que temos recrutado no Brasil não aliam às suas qualidades futebolísticas um bom carácter e um sentido de profissionalismo, porquê insistir no erro?

sábado, dezembro 10, 2005

E VÃO DUAS...

Liedson teve duas oportunidades para transformar em golo grandes penalidades, esta temporada: falhou ambas!

Primeiro, foi frente ao V.Setúbal, em Alvalade, e a segunda esta noite.

Aliás, com uma exibição tão medíocre frente ao Estrela, quando vi que ele seria o marcador da grande penalidade, comentei para quem estava ao meu lado no estádio, que ia falhar! Infelizmente, acertei, até porque a displicência do brasileiro foi notória.

DEIVID

Por que motivo ficou Deivid de fora, à última hora, depois de ter sido convocado para este jogo? Foi por lesão ou temos mais um caso de indisciplina?

ZERO!



Sporting, 0 - Estrela da Amadora, 1

Uma noite a zero: zero de golos, de ideias, de discernimento, de inteligência, de classe...enfim em vários momentos do jogo, senti que estava a ver o Sporting - de início de época - de José Peseiro.

O Estrela entrou bem no jogo, trocou as voltas ao esquema que Paulo Bento tinha idealizado, os jogadores leoninos não mostraram qualquer eficácia ofensiva, e quando os amadorenses marcaram o único golo do jogo, então acabaram-se mesmo as ideias.

A equipa insistia em afunilar jogo, sendo presa fácil da linha defensiva adversária, em vez de jogar pelos extremos, já que quando o fazia e os cruzamentos saíam em condições, os centrais amadorenses tremiam.

No segundo tempo, os visitantes estacionaram no seu meio-campo o autocarro que veio da Amadora, e sobretudo na fase final, quando estavam acantonados na sua defensiva, o Sporting não soube tirar proveito da tremideira dos adversários, e até mesmo Liedson - uma perfeita nulidade esta noite - tinha que falhar a grande penalidade nos últimos momentos da partida.

A nomear alguém que tenha estado menos mal, no meio da mediocridade geral da nossa equipa, escolheria Tonel e Ricardo.

O resto esteve penosamente mal, muito mal mesmo. Rogério não tinha capacidade física para recuperar posição, quando se atrevia no ataque, Tello passou o jogo a complicar e a fazer passes errados, Custódio esteve muitos furos abaixo daquilo que é normal, Douala passou o jogo a inventar sem qualquer eficácia, Sá Pinto está claramente em sub-rendimento, sendo muito esforçado mas sem grandes resultados, Moutinho esteve numa noite não, Nani apareceu a espaços, e quanto aos três que entraram - Wender, Varela e João Alves - nada acrescentaram.

Ao fim de 8 jogos sob a orientação de Paulo Bento, aí está a primeira derrota, quando nada o fazia prever.

Que Janeiro chegue rapidamente, que quem tem de saír o faça, e que se reforçe em qualidade o plantel, caso contrário...isto vai ser muito penoso!

A eleger o melhor momento da noite, diria que foi a exibição das meninas do Cazaquistão ao intervalo...

Ficha do jogo

Estádio José Alvalade, em Lisboa

Árbitro: João Vilas Boas (Braga)

SPORTING

Ricardo; Rogério, Tonel, Polga e Tello (Wender, 75); Sá Pinto, Custódio e Moutinho (João Alves, 61); Liedson, Nani e Doaula (Varela, 67)
Treinador: Paulo Bento

ESTRELA DE AMADORA
Bruno Vale; Tony, Amoreirinha, Mauricio e Emerson; Anselmo (Rui Duarte, 83), Pedro Simões e Coutinho; Semedo (Bruno Santos, 73), Rui Borges (Paulo Machado, 66) e Manu
Treinador: Toni

Cartão amarelo: Anselmo (54), Polga (69), Amoreirinha (90), Sá Pinto (90+3)

Golo: Manu (35)

quinta-feira, dezembro 08, 2005

SOLIDARIEDADE

No jogo de amanhã, entre Sporting e Estrela da Amadora, haverá uma acção de solidariedade para com a associação Raríssimas, a qual apoia pessoas com doenças raras.

Crianças dessa associação entrarão em campo de mãos dadas com os jogadores das duas equipas, enquanto fora do recinto estarão voluntários a vender a mascote , um trevo de quatro folhas.

Vamos todos ajudar!

RECORDAR É VIVER...

Recordar é viver! Definitivamente, alguns clubes gostam mesmo do número sete.



SPORTING-ESTRELA DA AMADORA


Lista de convocados:

Ricardo, Tiago, Rogério, Douala, Polga, Luís Loureiro, Sá Pinto, Tello, Tonel, Miguel Garcia, Nani, Paíto, Deivid, Custódio, João Moutinho, João Alves, Liedson e Wender.

FORÇA, RONALDO!

Cristiano Ronaldo é, e há-de sempre ser um grande jogador de futebol, um enorme talento, aliás um dos melhores do mundo.

Só lamento que alguns, movidos por uma certa histeria colectiva, teimem em crucificá-lo desde ontem à noite.

Se calhar, dói muito a certos cotovelos que nunca tenham formado talentos como ele, como Figo, Futre, Moutinho, Quaresma, Simão (ah, pois é)... aliás, o único grande talento que tiveram até hoje a vestir a sua camisola teve que ser desviado ao chegar a Lisboa, vindo de Moçambique....caso contrário, teria ido parar a Alvalade!

Sobre o episódio de ontem escreve hoje o Record:

No momento em que foi substituído, para dar lugar a Park, Cristiano Ronaldo saiu do jogo visivelmente perturbado, lançando alguns gestos em direcção às bancadas do Estádio da Luz, repletas de bocas que assobiavam ruidosamente o internacional português – durante a partida já tinha sido sempre assim, quando o jovem tocava na bola.

Ronaldo falou à imprensa e queixou-se de ter sido mal recebido pelos sócios e adeptos do Benfica. “Se calhar, se o público fosse mais agradável, reagia de outra maneira. O público foi antipático... tentei jogar bem, não consegui mas paciência, fica para a próxima”

Curiosamente, os adeptos que se sentiram insultados e escandalizados, assumindo postura de virgem ofendida, foram os mesmos que o insultaram, mas aí já está tudo "bem". Aliás, junto dos adeptos desse clube, parece que "educação" é palavra desconhecida!

PS: nem todos podem ter o poder de encaixe que Figo revelou na Catalunha, quando lá foi jogar com as cores do Real Madrid.

SAÍDA QUASE CONFIRMADA


Jorge Baidek, empresário de Rogério, concedeu uma entrevista à Rádio Globo, na qual garantiu que as negociações estão bem encaminhadas no sentido do jogador se transferir para o Fluminense já em Janeiro.

UM CLUBE MESMO DIFERENTE...

SE O RIDÍCULO PAGASSE IMPOSTO...

LAMPIÕES

Aos lampiões do blogue Mar Vermelho, os quais têm aqui vindo comentar com nick's diferentes para deixarem insultos ao nosso clube e aos nossos adeptos (esquecendo-se que são identificados pelo respectivo IP), visto não terem coragem de assumir quem são, apenas digo isto:

Ao dia de hoje, número de visitas:

SANGUE LEONINO -> 93.000
mar vermelho -> 61.000

E ainda têm a lata de escrever que eles é que alimentam este blogue com as suas visitas.

Cambada de cretinos...


quarta-feira, dezembro 07, 2005

100 FIGURAS



Foi hoje lançado um livro, da autoria de Fernando Correia, e que se enquadra nas comemorações do Centenário do Sporting.

Sporting 100 figuras tem o prefácio de José Roquette, sendo uma obra que visa perpetuar as figuras e a história do Sporting.

Uma compra obrigatória para os sportinguistas que se prezam!

MOVIMENTAÇÕES

A imprensa insiste nas notícias que apontam Pinilla a caminho de Santander, reiterando ainda que Silva deve ir parar a Guimarães ou ao Restelo, já em Janeiro.

Quanto a entradas, hoje é apontado o nome de Granja, como sucessor de Rogério, caso este saia para o Fluminense. Élder Granja representa o Internacional de Porto Alegre, e segundo consta, é um lateral-direito muito possante. Tem 23 anos, mede 1.81 m e já representou o Santos, o Atlético, o Francisco Beltrão, o Corinthians e a Portuguesa dos Desportos.

APAIXONEI-ME PELO SPORTING

"Se calhar, o mister Peseiro, não querendo entrar em comparações, era mais benevolente, não era tão agressivo, não tão duro e não tão disciplinador como Paulo Bento, mas fazia-o à sua maneira"

"Se está mais perto do primeiro lugar, tem mais hipóteses, mas o trabalho que temos vindo a fazer proporciona que, cada vez, estejamos mais perto do objectivo. Acredito que, daqui a um mês, vamos estar mais perto ainda"

"Estou contente. É um clube diferente daqueles por onde passei, é um clube que joga para ganhar e para conquistar títulos. Sabia que, no Sporting, iria ter um trabalho difícil, mas que poderia correr bem. E, felizmente, as coisas estão a correr-me bem, não só por mérito próprio, mas também pelo colectivo"

"Eu cometi um erro (no jogo com o Belenenses) e as pessoas aplaudiram-me.
Depois do jogo, pensei no que aconteceu e apaixonei-me pelo clube.
Fiquei com essa sensação, que se confirmou depois, quando fui operado, em que senti outra vez que as pessoas estavam comigo.
E isso faz com que se goste do clube, e eu estou muito contente por estar aqui."

Tonel

terça-feira, dezembro 06, 2005

SÓCIO HONORÁRIO DO SPORTING!

O Supremo Tribunal de Lisboa condenou hoje o Benfica a pagar 7 milhões de euros a Vale e Azevedo.

Os magistrados deram razão ao antigo presidente encarnado num processo que reclamava uma dívida nesse montante.

Em face desta notícia, apetece-me propôr Vale e Azevedo como "sócio honorário do Sporting", pelos serviços prestados...

Só tenho pena que não o deixassem acabar no clube do bairro de Benfica, o servicinho que começou...

BOAS NOTÍCIAS

Beto, Douala e João Alves vão estar aptos a ser convocados para o jogo de sexta-feira com o Estrela.

domingo, dezembro 04, 2005

IFFHS

O Sporting continua a ser o melhor clube português para a IFFHS, a Federação Internacional de História e Estatística, apesar de ter descido no ranking, estando agora no 24º lugar com 187 pontos.

sábado, dezembro 03, 2005

ROGÉRIO

Hoje é a vez da comunicação social noticiar a saída de Rogério, já em Janeiro, sendo dado como certo para substituir Gabriel no plantel do Fluminense.

Isto só vem reforçar aquilo que eu tenho escrito: se dependesse dos jornais, em Janeiro teríamos que passar a jogar com os júniores, já que todos os dias sai um jogador: Liedson, Deivid, Pinilla, Silva, Paíto, Carlos Marques, Varela, Semedo, e agora Rogério.

Para um plantel com tão pouca qualidade, como alguns apregoavam, parece que afinal temos muitos jogadores pretendidos por outros clubes. Em que é que ficamos?

Quem é o próximo a saír, segundo os jornais? Aceitam-se apostas...

1999/2000

Esta época começa-me a parecer muito similar à de 1999/2000, na qual, sob a batuta de Augusto Inácio, quebrámos o jejum de 18 anos!

No início tudo parecia perdido, havia uma ameaça de caos e de catástrofe, e depois, com a mudança de treinador, o grupo uniu-se, criou um espírito ganhador, o que, aliado à contratação de 3 bons jogadores em Janeiro (André Cruz, Mpenza e César Prates), nos levou ao título.

Ora, se contratarmos 3 bons reforços, no mês que vem, nomeadamente um defesa-central, um verdadeiro nº 10 e um ponta de lança, o título aguarda-nos...

Eu acredito cada vez mais!

QUARESMA



Continua-me a custar muito ver o nosso clube formar jogadores com talento único, para serem os ídolos e as grandes figuras dos nossos principais rivais, como se viu no jogo desta noite.

Enquanto o outro do clube do bairro de Benfica, o tal que tem uma fixação com braçadeiras de capitão, teve comportamentos e atitudes execráveis, para quem se dizia leão desde pequenino, Ricardo Quaresma (jogador cujo talento sempre admirei) tem tido sempre uma postura correctíssima e nunca negou a sua condição de sportinguista!

sexta-feira, dezembro 02, 2005

O MELHOR EM CAMPO!

Carlos Martins foi, na minha opinião, o melhor em campo, a par de Quaresma: visão de jogo fabulosa, posicionamento correcto em campo, técnica singular, podem seguramente fazer deste nosso craque um novo Pedro Barbosa...desde que também a vertente psicológica melhore e as lesões desapareçam!

Será esta a época da afirmação definitiva de Carlos Martins?

TEMOS EQUIPA!



Parafraseando a frase publicitária de uma instituição bancária, efectivamente começa a ser inegável que "temos equipa"!

Frente a uma das melhores equipas da Liga que gosta de jogar ao ataque, e um adversário directo na luta pelo título, mostrámos personalidade, garra, espírito de sacrifício e muita união.

Paulo Bento estudou bem o adversário o que fez com que a equipa entrasse bem no jogo, controlasse as operações, e estivesse sempre mais perto do golo, o que aliás aconteceu, tendo no entanto sido (bem) invalidado por fora-de-jogo de Deivid.

Foram uns primeiros 45 minutos bastante movimentados, com as equipas a desenvolverem boas jogadas de ataque, sem que, no entanto, resultassem em claras oportunidades de golo, excepto esse tal lance de Deivid.



No segundo tempo, logo no início, decorridos 3 minutos, aos 48, Carlos Martins lançou Deivid, o qual, com pormenores de verdadeiro matador (cuida-te Liedson!), após esperar a saída de Baía, colocou a bola entre as pernas do guarda-redes, fazendo um merecido 0-1. Até aí, o Sporting foi sempre a equipa mais esclarecida, serena e objectiva. Ao FC Porto ia valendo o talento do nosso "leão" Ricardo Quaresma. De resto, pouco mais...

Aliás, penso que foi o Sporting que acabou por oferecer o golo do empate aos da casa, ao entregar, após o golo de Deivid, o domínio do jogo ao FC Porto. Caso contrário, teria havido um outro resultado, bem mais positivo para nós.

Mas também a lesão de Carlos Martins acabou por marcar o jogo, porque para mim, até esse momento estava a ser o elemento mais importante no funcionamento da equipa, um verdadeiro patrão.

Num lance de muita sorte, o FC Porto acabaria mesmo por repôr a igualdade no marcador, quando Jorginho, que talvez quisesse centrar, levou a bola a embater, primeiro, nas pernas de Tonel, e, depois nas de Polga, acabando a mesma por entrar fortuitamente na nossa baliza.



Quanto aos lances polémicos, se há mão de Polga na nossa área, então também César Peixoto comete idêntica falta, curiosamente a remate de Polga. No lance em que Nani mete a bola na baliza de Baía, vão-me desculpar, mas facciosismo à parte, não vejo qualquer falta sobre Pepe.

Em suma: um resultado justo, um Sporting em crescendo sob o comando de Paulo Bento, e a sensação que uma equipa leonina com Douala, e sem a lesão de Carlos Martins, teria saído do Dragão com os 3 pontos!

F.C. PORTO, 1 - SPORTING, 1

Árbitro: Lucílio Baptista, de Setúbal

FC PORTO
Vítor Baía; Ricardo Costa, Pedro Emanuel, Pepe e César Peixoto; Lucho González, Paulo Assunção e Jorginho (Diego, 81); Quaresma, McCarthy (Hugo Almeida, 80) e Lisandro Lopez
Treinador: Co Adriaanse


SPORTING CP
Ricardo; Rogério, Tonel, Polga e Tello; Custódio e João Moutinho; Carlos Martins (Wender, 59), Sá Pinto (Luís Loureiro, 90) e Nani; Deivid (Pinilla, 72)
Treinador: Paulo Bento


Cartões: amarelo para Rogério (11 m), Ricardo Costa (30 m), Tello (55 m), Tonel (63 m), Paulo Assunção (72 m), Sá Pinto (76 m)

Golos: Deivid (48 m) e Polga (65 m p.b.)

quinta-feira, dezembro 01, 2005

LISTA DE CONVOCADOS

Guarda-redes:
Ricardo e Nélson.

Defesas:
Polga, Tello, Miguel Garcia, Rogério, Tonel e André Marques.

Médios:
Carlos Martins, Nani, Luís Loureiro, Custódio, Moutinho e Wender.

Avançados:
Sá Pinto, Deivid, Varela e Pinilla.

COM MÃO DE FERRO...

...SE GERE UM PLANTEL:

Liedson não faz novamente parte das opções de Paulo Bento, tendo ficado de fora da lista de convocados para o jogo de amanhã com o FC Porto.

É pena que, enquanto esteve em Alvalade, José Peseiro os tenha habituado tão mal, mas nunca é tarde para repôr a disciplina.

Muito bem, Paulo!