"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, janeiro 31, 2006

Movimentações eleitorais

É um dado adquirido que daqui a alguns meses haverá eleições no nosso clube, sendo que algumas candidaturas até já avançaram publicamente.

Não vou - pelo menos para já - tomar qualquer posição pública de apoio a algum dos candidatos já assumidos, até porque aguardo para constatar se haverá mais candidaturas e obviamente, também pelos manifestos eleitorais dos vários contendores, nomeadamente o que pretendem para o futuro do nosso clube.

Esclarecida essa minha imparcialidade - por ora - não posso deixar de estranhar as picardias que já se despoletaram entre Filipe Soares Franco e Dias Ferreira, para além de uma entrevista "fora de tempo", dada por estes dias, por Pedro Barbosa - pessoa que até admiro - à SIC.

Se a equipa de futebol profissional começa a colher os frutos de um competente trabalho de recuperação encetado por Paulo Bento, num processo onde se exige tranquilidade e discrição, por que razão são alguns sportinguistas de relevo, os primeiros a dar um mau exemplo e a deitar gasolina para a fogueira?

Pensar que essa extemporânea troca de mimos entre candidatos não afecta o estado de espírito dos nossos jogadores é não perceber nada de gestão de recursos humanos e de princípios básicos de psicologia, e assim - na minha modesta opinião - Soares Franco e Dias Ferreira, estão a prestar um mau serviço ao clube e a começar com o pé esquerdo a pré-campanha eleitoral.

Leonino

domingo, janeiro 29, 2006

Vamos fazer continhas...

Após esta jornada bem-sucedida para as nossas cores vamos lá fazer contas, tirando desta "guerra" outros emblemas, incluíndo o desse tal Rui Alves, e atendendo apenas aos chamados Grandes:

FC Porto 44 pontos
Benfica 40
Sporting 37

Entre estes três, ainda vai haver um Benfica-FC Porto e um Sporting-FC Porto.

Para além desses derbies, em relação ao calendário de cada uma destas equipas, destacam-se os seguintes jogos:

SPORTING
Nacional (c)
Setúbal (f)
Boavista (c)
Leiria (f)
Guimarães (f)
Braga (c)

FC PORTO
Braga (c)
Belenenses (f)
Nacional (c)
Setúbal (f)
Guimarães (c)
Boavista (f)

BENFICA
Leiria (f)
Guimarães (f)
Braga (c)
Belenenses (f)
Boavista (f)
Nacional (f)
Setúbal (c)
Paços de Ferreira (f)

Não é optimismo exagerado, mas atendendo à classificação actual, aos jogos entre eles e ao calendário de cada um, no que a partidas mais importantes (fora ou em casa) respeita, assim como à valia dos adversários, digo que - em teoria - nós temos a vida mais facilitada até final deste campeonato.

Se a estes considerandos juntarmos as tendências de qualidade exibicional recentes de cada um dos 3 Grandes e o facto dos lampiões ainda estarem sujeitos ao desgaste das competições europeias, ainda mais reforço a minha ideia.

Leonino

Subscrevo inteiramente!




















“Fui chamado a intervir as vezes suficientes para sair daqui frustrado por não termos ganho por 6 ou 7 golos”

“Massacrámos totalmente e se eles ganhassem seria uma tremenda injustiça. O Benfica só tem de dar graças a Deus por não sair daqui com uma grande goleada”

Ricardo

O nosso grande Ricardo não podia ser mais contundente e certeiro, com estas afirmações proferidas após a nossa vitória.

Para além do grande jogo que fizeram, parece que - ainda por cima- a nossa rapaziada tem sido muito feliz a comentar sobre a partida, com frases que expressam muita garra, união, esperança e motivação.

Leonino

Um Banho de Bola!!!
















GreenPower

Imagens que valem por mil palavras


Os tiques "faltosos" do sr. Luisão desta vez não
resultaram!


Quantas pernas tem Petit que partir para ver um
cartão vermelho?


"Não nasci sportinguista mas serei sportinguista para
sempre". Tantas vezes me lembrei, durante o jogo,
desta frase proferida há umas semanas por Ricardo.


A personificação maior da garra leonina!


Pura magia negra.

(Fotos retiradas do site oficial do SCP)

Leonino

Chiuuuuuuuuu



Chiu, que o Sporting está a dar uma lição de bom futebol!

Leonino

É por isto que eu te amo: SPORTING!



1-3. Sem espinhas...palavras para quê?

Um abraço do tamanho do GLOBO LEONINO

VaKa

sábado, janeiro 28, 2006

Bem resumido!



«O resultado acaba por ser escasso»

Paulo Bento

Um belo resumo por parte do nosso treinador sobre aquilo que se passou esta noite: nada mais simples!

Leonino

Foram poucos...



Foram claramente poucos golos para expressar o avassalador e impressionante domínio leonino na casa dos lampiões, reduzidos à vulgaridade. Quando as ajudas não são suficientes as carências evidenciam-se...

Uma exibição portentosa de garra, entreajuda, espírito de sacrifício, classe, e uma equipa com uma média etária superior à do adversário (ah, pois é!), permitiram ver o nosso Sporting dominar os 90 minutos e fazer com que as oportunidades desperdiçadas fossem tantas, imensas mesmo. Aliás, se tal não tivesse acontecido teríamos saído da Luz com uma goleada histórica!



O fiscal de linha, o tal que substituiu a meio da semana o habitual auxiliar de Pedro Henriques ainda tentou dar a "mãozinha" do costume ao assinalar aquela vergonhosa grande penalidade, mas hoje a classe leonina foi tão superior que nem a tentativa de implementar a "mentira" nos conseguiu derrotar.

Infelizmente, não pude estar na Luz, mas quero aplaudir os nossos adeptos que lá estiveram e que silenciaram a tal imensa maioria...silenciosa, gelada e vergada à nossa tamanha superioridade!

Agora, gostava de ver se esse papagaio chamado Koeman ainda vai continuar a destilar falta de respeito para connosco, já que a lição que Paulo Bento lhe deu foi simplesmente assombrosa!

Com este tónico e com o FC Porto a ter que vir a Alvalade e à Luz, tudo é ainda possível!


Leonino

O levezinho resolve!



Leonino

Eu sabia...

Lagarto com as patinhas ao sol...

Que esta foto, tirada esta tarde, só podia ser premonitória! Digam lá que o lagarto não estava com um sorriso deveras confiante?

Nelson Santos

Mentira



O futebol português é uma verdadeira mentira: em 3 jogos consecutivos, os lampiões quando estão empatados ou a perder, têm uma prenda dos árbitros. É que sempre que a bola vai ao braço dos defesas adversários, a grande penalidade está garantida!

A senhora da foto é o reforço ideal para quem jogar contra os lampiões: como não tem braços, não haverá "bola no braço", pelo que não haverá grande penalidade!

Uma mentira este futebol português!


Leonino

sexta-feira, janeiro 27, 2006

Operação "Ninho do milhafre"



Lista de convocados:

Guarda-redes:
Ricardo e Tiago

Defesas:
Abel, Miguel Garcia, Polga, Tonel e Caneira

Médios:
Custódio, João Moutinho, Luís Loureiro, João Alves, Carlos Martins, Tello, Romagnoli e Nani

Avançados:
Sá Pinto, Liedson e Deivid

Leonino

quinta-feira, janeiro 26, 2006

O DVD do mês - Os inseparáveis

Adquira já o DVD, datado de meados de 2005, "Os Inseparáveis". Com Luís Filipe Vieira como Luís, José Veiga como José e Jorge Nuno Pinto da Costa no papel de senhor Dr. Nuno.

O DRAMA! O DESESPERO! A DOR! ELES SÃO INSEPARÁVEIS...

Ninguém nos vai separar, nem o Sr. Nuno
- O drama de dois jovens, José e Luís, um foragido de um casa luxemburguesa de má fama, o outro um simples e quase honesto vendedor de pneus, unidos à nascença (ou um bocadito mais tarde do que isso) pelo amor incondicional pelo Benfica.
- O desespero do perverso Dr. Nuno para os fazer terem vidas separadas.
- E a insuportável dor dos adeptos de futebol e da população em geral, ao serem obrigados a ouvir as declarações de todos eles.

Não perca (a menos que consiga)...em breve, numa televisão perto de si!

Nelson Santos

terça-feira, janeiro 24, 2006

Aí está o novo reforço



Sergio Contreras «Koke», atacante do Marselha, está prestes a vir para Alvalade por empréstimo, com o Sporting a ter opção de compra no fim da época.



O jogador de nacionalidade espanhola tem 22 anos, mede 1.80 m e antes tinha representado o Málaga.

Segundo consta, na actual temporada realizou 26 jogos e marcou dois golos (12 partidas no campeonato, um tento).

Esperando que seja um bom reforço, confesso que nunca antes tinha ouvido falar dele.

Leonino

Exige-se ambição!


"Nós não temos tido sorte mas, a jogarmos desta forma e a este nível, poderemos pensar em vencer na Luz. Vamos à Luz para ganhar”

Ricardo Sá Pinto

Que os nossos jogadores não fiquem só pelas palavras e que mostrem no campo aquilo que Sá Pinto expressa através destas afirmações.

Aliás, nos primeiros 20 minutos do jogo com o Marítimo mostraram que - quando querem - sabem jogar futebol a "sério".

Por isso, não há desculpas!

Leonino

domingo, janeiro 22, 2006

Para além de Hugo, reforços precisam-se!

Depois deste jogo com o Marítimo, ficou à vista de todos que precisamos urgentemente de reforços depois da razia de jogadores que saíram ultimamente do nosso plantel, sendo que alguns deles não deviam ter saído, casos de Pinilla, Édson e Semedo por exemplo. Tendo em conta que Hugo vai ser inscrito e bem, pois é um jogador útil (não merecia o tratamento a que foi sujeito por Peseiro), na minha opinião devia lutar no lugar de defesa-direito (posição onde teve um rendimento certo no tempo de Bölöni), pois para defesa-central já não tem condições para jogar no SCP. Parece-me claro que nos falta quantidade, sendo que essa quantidade em falta tem que ser necessariamente acompanhado por jogadores que façam a diferença em termos de qualidade também e com uma certa experiência pois a equipa é bastante jovem. As posições de defesa-central, defesa-esquerdo e ponta-de-lança são as que me parecem óbvias para serem reforçadas. Carlos Freitas conhece bem o mercado e se ele conseguisse tirar 3 coelhos da mesma cartola de onde sacou André Cruz, César Prates e Mbo Mpenza, teríamos um Sporting a lutar pelo título até ao final, com toda a certeza. Esperemos para ver o que vai suceder, sendo que o reforço da equipa tem que ser feito o mais rapidamente possível.

Lion King

Acordou!

Parece que Filipe Soares Franco acordou para o tema da arbitragem. Finalmente ouve-se uma voz de indignação!

Leonino

sábado, janeiro 21, 2006

Um perigoso passo atrás...



SPORTING, 1 - Marítimo, 1

Com este empate podemos ter seriamente comprometido o nosso envolvimento na luta pelo título, porque - ainda por cima -, lampiões e andrades venceram os seus jogos.

Há muito tempo que não via o Sporting a jogar tão bem como o fez nos primeiros 20 minutos: velocidade, pressing constante, agressividade, mobilidade, sentido posicional correcto, enfim, todos os ingredientes que nos poderiam ter dado uma vantagem bem mais confortável do que apenas o golo de Romagnoli, aos 8 minutos. Liedson esteve simplesmente endiabrado durante esse período!

No entanto, a partir daí a equipa estranhamente adormeceu, e numa sonolência colectiva da nossa defesa, o Marítimo chegou ao imerecido empate: remate forte da esquerda por Marcinho, com Ricardo a defender in extremis, ficando a bola na nossa área, onde Van der Gaag deixou para Fahel, que de costas para baliza, com um pontapé de bicicleta fez o golo do empate.

No segundo tempo, o Marítimo veio mais atrevido, os nossos jogadores continuavam a dormir, sem capacidade de reacção, estranhamente manietados, até que Sá Pinto (outra vez, pá????) empurra com o braço Kanu, já dentro da grande área, sendo assinalada grande penalidade contra nós. Confesso que tenho dúvidas se seria mesmo penalty, mas a velha questão da "intensidade" imperou, só que Ricardo defendeu - e bem - o remate denunciado de Souza.

Até final, Liedson voltaria a estar em destaque, só que desta vez por desperdiçar várias oportunidades claras de golo, sendo que em algumas delas, só com o guarda-redes Marcos pela frente.

O jogo terminaria com o Sporting a tentar chegar à vitória, mas sem qualquer eficácia.

Parece-me que estamos a ganhar uma equipa mas a perder terreno para chegar ao título esta época.

Ficha de Jogo

Estádio: Alvalade XXI, em Lisboa

Árbitro: Rui Costa, do Porto

SPORTING
Ricardo; Abel, Tonel, Polga e Caneira; Custódio; Carlos Martins (João Alves, 82), Romagnoli (Nani, 54) e João Moutinho (Deivid, 68); Sá Pinto e Liedson
Treinador: Paulo Bento

MARÍTIMO
Marcos; Briguel, Van der Gaag, Nuno Morais e Evaldo; Caíco (Mancuso, 45), Fahel, Wénio e Marcinho; Kanu (Sergipano, 81) e Zé Carlos (Sousa, 45)
Treinador: Paulo Bonamigo

Golos: Romagnoli (8 m), Fahel (42 m)

Cartões: amarelo para Briguel (20 m), Zé Carlos (30 m), Van der Gaag (72 m), Kanu (78 m), Souza (85 m); admoestação a Paulo Bento (28 m)


Leonino

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Colete...



Proponho que - de agora em diante - os jogadores dos adversários dos lampiões, joguem com um colete como o da foto.

É que, depois do que vimos no jogo deles com a Académica, e agora com o Gil Vicente, pelos vistos, "bola na mão" origina sempre grandes penalidades contra os adversários dos lampiões. E mesmo que esse contacto com a bola resulte de movimentos naturais desses jogadores, para o árbitro é irrelevante...

Quando se está empatado ou a perder por um golo, nada como aparecer uma grande penalidade "encomendada".

Leonino

O porquê de uns serem campeões e outros não...

Jornal Record

Um mafioso denuncia outro... Só em Portugal!

GreenPower

Liedson

Segundo consta, enquanto uns partem, outros vão permanecer no clube, como é o caso de Liedson, parecendo estar tudo acertado para que continue a envergar a nossa maravilhosa camisola verde e branca, até 2009.

Tendo já dado provas de que apenas joga "quando quer e lhe apetece", espero que a partir de agora, Liedson volte a ser o atacante decisivo que já soube ser, num passado recente...e do qual necessitamos.

Apesar de criticar o seu sentido de profissionalismo, não posso deixar de considerar esta renovação como sendo uma boa notícia.

Leonino

Beto


Confirma-se a saída de Beto, ao fim de 17 anos de ligação.

Sendo esta uma saída que tem muito a ver com o que se passou no seio do clube, e que não transpirou cá para fora, sempre gostaria um dia de saber que motivos realmente levaram a este desfecho.

Sem conhecer os verdadeiros factos tudo aquilo que se possa dizer ou criticar pode ser de uma grande injustiça, para alguma das partes.

Como tenho escrito, não sendo eu um grande admirador de Beto, confesso que me custa ver partir jogadores com muitos anos de clube, e que podem ser verdadeiras referências no balneário. Mas também já ouvi que Beto nunca conseguiu ser um jogador carismático e um líder ao longo desta época, na qual assumiu o papel de capitão.

Desejo-lhe as maiores felicidades e só espero que daqui a 1 ou 2 anos não regresse para reforçar Porto ou Benfica...como parece ser tradição.

Leonino

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Rui Jorge

Foi hoje divulgada a ligação de Rui Jorge ao Belenenses, por uma época e meia.

Confesso que fico triste porque - na minha opinião - ainda poderia ser muito útil ao nosso Sporting, mas ao mesmo tempo, pelo grande profissional que é, fico satisfeito por ver que ainda não é desta que arruma as botas.

Só espero não ver o Rui a marcar-nos golos na próxima época, quando o Belenenses nos defrontar!

Leonino

E quem entra?

Segundo se noticia, o Santos está muito próximo de contratar Deivid, assegurando que o acordo entre o clube brasileiro e o Sporting já está encontrado.

A imprensa brasileira avança que o avançado vai ser emprestado por um milhão de euros.

Com esta saída (mais as de Pinilla, Silva, Manoel, Varela,...) cada vez mais me interrogo: onde estão as contratações para o ataque? Ficamos só com Liedson?

Leonino

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Ricardo alega falta de titulos!


Pois bem se o Ricardo pertende titulos terá de trabalhar para isso, nao é ao comprometer dando frangos que os titulos aparecem, se na epoca transata nao tivesse dado tantas fifias, tiriamos ganho tudo onde competimos, ele nao é o unico culpado, mas se na epoca passada tivemos o melhor ataque da super-liga nao é o ataque o culpado, e se o meio-campo era o que era, elevando as exibiçoes ao mais alto nivel, tambem é o menos culpado, e o Peseiro esse coitado contra frangos nao à treinador que resista.
Portanto ou ele deixa de compremeter a equipa para que esta quando tiver a ganhar por 1-2 fora em aveiro, nao empate no ultimo minuto com um frango dado pelo senhor ricardo, ou na luz ao sofrer a agressao que sofreu nao se levante queixando de alegada mao do jogador encarnado, se tivesse ficado no chao a se queixar da cara, deitado, o arbitro teria de marcar falta pois olhava para o sitio onde ricardo se encontrava e viria que estava dentro da pequena area e entao seria um escandalo maior nao marcar a dita carga sobre o guarda-redes, portanto Ricardo DEFENDE.

GreenPower

CARTÃO VERMELHO À LIGA !

Foi ontem dado a conhecer a sentença atribuída a Nuno Gomes do Benfica, resultante do processo de inquérito que lhe foi instaurado pela Liga por denúncia do Porto, na sequência de um gravíssimo gesto anti-desportivo (mostrou o gesto de se injectar) que Nuno Gomes teve durante o jogo Braga-Benfica em que inisinuou que o jogador do Braga, Nem, estava dopado. Ora, como era de esperar a montanha pariu um rato, pois o castigo foi somente uma multa de 450 euros, quando os regulamentos determinam suspensão de 1 a 3 jogos. Recordando, o caso que foi visto por todo o Portugal à excepção dos 3 elementos da Comissão Disciplinar da Liga que tinham a televisão avariada nesse fim-de-semana (só abriram o processo por denúncia do Porto), para esses mesmos elementos da CD da Liga foi necessário 2 meses, sim 2 meses, para chegarem à conclusão que o Nuno Gomes fez algo que lesou a honra e a dignidade do jogador do Braga (aplicou-lhe a multa de 450 por alguma coisa), quando durante o jogo ou no dia a seguir ao jogo em que o Nuno Gomes fez aquele gesto toda a gente se apercebeu que ele tinha que ser castigado. Durante estes 2 meses o Nuno Gomes deu por exemplo 4 pontos ao Benfica nos jogos com o Nacional e o Setúbal, quando deveria estar castigado, mas como o SLB tinha falta de avançados não dava muito jeito que o castigo saísse antes, e não saíu mesmo. Ora se o Nuno Gomes ganha 20 mil contos por mês no SLB, 1000 contos por cada dia de trabalho, uma multa de 90 contos é algo de que o próprio Nuno Gomes certamente se deverá rir.

Tendo em conta este caso e tudo o que se relacionou com ele, tendo em conta a ilegalidade que foi o Estoril-Benfica da época passada, tendo em conta outros inúmeros casos anteriormente passados, sou forçado a concordar com Luís Filipe Vieira quando ele afirma que há coisas no futebol português que metem nojo. A chico esperteza de LFV quando disse que mais importante que contratar jogadores era ganhar os lugares na Liga está a ser recompensada, pois Adriano Afonso, Cunha Leal e o facto do SLB ser o único dos 3 grandes com lugar na direcção da Liga, dão -lhe o controlo total da Liga, como se constata nas decisões destes casos que saem sempre a favor do Benfica. Assim é muito fácil ganhar e controlando a comunicação social falada e escrita, que é cada vez mais vermelhona, LFV controla o poder de dois vectores importantes do futebol português.

É isto que realmente mete nojo no futebol português !

Lion King

terça-feira, janeiro 17, 2006

Um dia mau

Assumo - enquanto sportinguista - que hoje tem sido um dia mau para mim, por tudo o que tenho lido e ouvido sobre o meu clube:

José Roquette anunciou o seu apoio a Filipe Soares Franco na corrida à presidência do clube, devido à necessidade de, segundo ele «assegurar uma gestão credível e rigorosa».

Beto está praticamente de saída, e apesar de eu não ser um grande admirador das suas qualidades futebolísticas, fico muito preocupado por ver que as referências do balneário - com muitos anos de Sporting - estão todas a saír do clube.

O Sporting parece estar muito interessado em renovar os vínculos contratuais de Polga e de Liedson, algo que considero incompreensível, porque para mim, bom jogador é aquele que alia a boas qualidades técnicas, um profissionalismo exemplar.
Ora, enquanto no levezinho até vejo as tais qualidades técnicas - mas não as outras - em Polga confesso não ver nenhumas!

Enfim, um dia mau...

Leonino

Menos um...


É um dado adquirido: Silva rescindiu amigavelmente com o Sporting esta segunda-feira. O contrato do jogador terminava no final desta temporada.

Pode ser que com esta má experiência termine a política de comprar ao "kilo" e por atacado, em vez de se contratarem jogadores obedecendo a critérios de rigor e de qualidade.

Mas também quase tenho a certeza que se Silva ainda jogar esta época contra nós, vai procurar fazer o jogo da vida dele. Infelizmente, em Alvalade é que eles não se esforçam muito...

Enquanto nós vamos ficando sem avançados, Marcel já é jogador dos lampiões e Adriano está confirmado nos andrades.

E nós? Onde está a contratação de um avançado de qualidade? Sem Pinilla, Silva, Manoel, Varela, e caso Deivid também saia, vai ser bonito,vai!

Leonino

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Sorteio da Taça: saíu o Paredes

Realizou-se hoje o sorteio dos jogos dos oitavos-de-final da Taça de Portugal que ditou a nossa recepção ao Paredes em Alvalade, no dia 8 de Fevereiro.
O Paredes disputa a série B do Campeonato Nacional da II Divisão, sendo orientado por Rui Quintas. É o quinto classificado e no total dos 13 jogos soma cinco vitórias, três empates e cinco derrotas e tem 18 pontos, marcou 21 golos e sofreu 17.

Foi um grande sorteio para nós, pois o Paredes a par do Vila Meã parecem-me as equipas mais fracas que estão em prova, ainda para mais com o jogo a ser realizado em Alvalade. Apesar da Taça ser uma competição propícia a grandes surpresas, penso que o Sporting não terá grandes dificuldades em passar aos quartos-de-final, pois a diferença de qualidade e capacidade em relação ao Paredes é muito grande. No entanto não podemos pensar antes do jogo que o mesmo já está ganho, pois há que respeitar o adversário. Espero que este seja mais um passo em frente rumo ao nosso objectivo final que é ganhar a Taça de Portugal no Estádio do Jamor.

Lion King

domingo, janeiro 15, 2006

100.000!

Foi ultrapassada a barreira das 100.000 visitas!

Muito obrigado a todos aqueles que têm visitado este espaço, assim como a todos os que têm enriquecido este blogue deixando aqui as suas opiniões, e fazendo do Sangue LEONINO um espaço de verdadeiro debate de ideias..

Inexplicável



O Sporting foi ao Restelo vencer, naquele que considero - hoje em dia - um dos estádios onde é mais fácil "sacar" os 3 pontos, pese embora o respeito que nutro pelo Belém.

Por isso tudo, e estando naturalmente satisfeito com a vitória obtida, não posso deixar de considerar inexplicável o facto do Sporting controlar durante os primeiros 45 minutos a partida, sem qualquer oposição do adversário, controlando perfeitamente as operações a meio-campo, e a partir daí entrar numa tremenda tremideira.

Não consigo entender como é que passámos pelo sufoco que passámos na segunda-parte e como é que uma equipa como o Belenenses - com poucos ou nenhuns argumentos - nos remeteu para o nosso meio-campo.

E não tivesse sido a grande penalidade (quanto a mim, bem assinalada) falhada por Ruben Amorim, se calhar tínhamos saído do Restelo vergados ao peso de uma derrota, algo que não teria qualquer lógica atendendo à diferença de valor das duas equipas.

Factos a registar:

Tonel - para mim o melhor em campo - estabeleceu aos 29 minutos o resultado final.

O médio Romagnoli e o defesa-direito Abel estrearam-se na liga com a camisola verde e branca.

Ricardo, em grande forma, continua a ser uma nódoa nas saídas a cruzamentos.

Nota negativa para os desacatos nas bancadas.

Um resultado perfeitamente justo, mas escasso, atendendo ao domínio leonino na primeira-parte.

Podemos considerar que a equipa foi pragmática e realista na abordagem à segunda metade mas eu continuo a pensar que não se justificava tanto nervosismo.



FICHA DO JOGO

Árbitro: João Ferreira, de Setúbal.
Assistido por António Godinho e João Tomatas.

Belenenses:
Marco Aurélio; Amaral, Pelé, Rolando e Sousa; Sandro Gaúcho e Rui Ferreira; Rúben Amorim (Dady, 77m); Paulo Sérgio, Silas (Romeu, 64m) e Ahamada (José Pedro, 77m);
Suplentes: Pedro Alves, Romeu, Pinheiro, Gaspar e Djurdjevic

Sporting:
Ricardo; Abel, Tonel, Polga e Caneira; Carlos Martins (João Alves, 76m), Custódio e João Moutinho (Miguel Garcia, 88m); Romagnoli (Nani, 61m), Sá Pinto e Liedson;
Suplentes: Tiago, Tello, Zezinando e Deivid

Disciplina: Cartão amarelo a Ahamada (44m), Sá Pinto (66m), Rolando (79m) e Sandro Gaúcho (93m).

Marcadores: Tonel (28m).


Leonino

sábado, janeiro 14, 2006

Belenenses - Sporting

Lista de convocados:
Guarda-redes: Ricardo e Tiago
Defesas: Abel, Miguel Garcia, Tonel, Polga, Caneira, Tello
Médios: Carlos Martins, Custódio, Moutinho, Zezinando, João Alves e Nani
Avançados: Sá Pinto, Deivid, Romagnoli e Liedson

O Sporting desloca-se hoje ao Restelo para defrontar o Belenenses em jogo da 18ª jornada da Liga. O início do jogo está marcado para as 21:15 desta noite. Em relação à convocatória há a destacar a chamada de mais um júnior, Zezinando, dando continuidade à aposta em jovens com valor, que Paulo Bento tem feito.
Em relação à atitude da equipa no jogo desta noite espero que os jogadores do Sporting tenham ouvido com muita atenção as declarações que Ernesto Ferreira da Silva fez durante a semana e aqui passo a transcrever:

"Vestir a camisola do Sporting é uma honra quer para atletas profissionais, semi-profissionais ou amadores". Ferreira da Silva comentou ainda que essa camisola verde e branca "é pesada", dados os 100 anos do clube, e que por isso "todos os atletas têm de a saber honrar".

Acredito que vamos ganhar !

Lion King

Nem merecem resposta...

"O campeonato ainda está a meio, ainda ontem ouvimos o presidente do Sporting dizer convictamente que vai ser campeão e está a dez pontos de nós, portanto... "

Pinto da Costa


"Depois de ter tomado uma posição pública, ameaçando com uma denúncia à FIFA, falei com o presidente do Cruzeiro e expliquei-lhe as razões pelas quais não queria que o jogador fosse cedido ao Sporting.
Disse-lhe, na altura, que não podia emprestar um jogador do qual ainda temos parte do passe a um concorrente directo no campeonato, ou seja, a um clube que luta pelos mesmos objectivos do Nacional"


Rui Alves

Leonino

Franco candidato



Alerta o Verdão, e bem - num comentário a um post anterior - que ainda não se escreveu nada aqui sobre a entrevista de Filipe Soares Franco.

Pois bem:

Em termos gerais, gostei do que ouvi, nomeadamente a racionalização de gestão e de investimentos que ele pretende encetar no clube. No entanto, considero que o Sporting não deve abdicar de modo imprudente de todo o seu ecletismo, e dedicar-se apenas ao futebol.

Não creio que tudo aquilo que Moniz Pereira, Carlos Lopes, Fernando Mamede, Carlos Lisboa, Baganha, Rui Albuquerque, Livramento, Ramalhete, Chana, Sobrinho, Hernâni, Carlos Silva, Manuel Brito, e outros tantos fizeram ao serviço do nosso clube, nas diferentes modalidades, possa ficar sem herdeiros. Eu sei que os tempos são outros, as exigências são maiores, mas tem que haver uma forma de chamar público aos jogos das várias modalidades e de gerar um financiamento pelo patrocínio.

Quanto ao futebol, concordo com Soares Franco, quando reitera a aposta na formação, mas não me parece que se possa viver apenas dos jovens lançados na equipa principal, sem se mesclar com a contratação de jogadores com tarimba e experiência. O sangue novo é muito bom e positivo mas necessita de ser enquadrado nas exigências do futebol sénior, que não têm nada a ver com as dos escalões jovens. E para isso, precisamos de quem ajude a orientar e a integrar, como o fizeram no passado jogadores mais experientes como Pedro Barbosa, Carlos Xavier, Oceano, Manuel Fernandes, ...

E também não creio que todos estes erros de autêntico amadorismo que se têm cometido ao nível do dirigismo do futebol profissional se possam perpetuar, pelo que, em relação a este ponto esperava ouvir mais do actual presidente, nomeadamente que melhorias pretende implementar.

No que respeita ao património, obviamente que se deve procurar racionalizar, e se tal tiver que passar pela venda de património (edifício-sede, alvaláxia, clínica, ...), assim seja, mas só se for impossível rentabilizar esse património, que até nem se enquadra no core-business do clube, se se entregar a gestão a terceiros. Mas o estádio e a academia deverão ser intocáveis! E que o dinheiro resultante da venda desse património seja aplicado para dar retorno...não para ser desbaratado.

Quanto à candidatura por ele lançada, e uma vez que Ernesto Ferreira da Silva já anunciou que não avança, parece-me que a linha de Roquette e de Dias da Cunha, tem o "seu" candidato. Enquanto os demais que já avançaram, prometem uma ruptura com o passado, Soares Franco promete uma evolução na continuidade.

A ver vamos...

P.S.: li hoje na imprensa que o actual presidente conta com o total apoio por parte de Miguel Ribeiro Telles, algo que me deixa frustrado porque sempre pensei que Telles tivesse outras ideias e outro rumo para o clube, e viesse a liderar uma candidatura de semi-ruptura. Começo a pensar que o ex-dirigente - estimado pela maioria da massa associativa - tem receio em se aventurar para vôos mais altos. É pena!

Leonino

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Gangsters do futebol!



Se se confirmar a vergonhosa ida de Adriano para o FCP, e ainda por cima por empréstimo até final desta época, digam lá se Rui Alves não merece uma recepção exemplar em Alvalade, daqui a 4 jornadas?

Leonino

quinta-feira, janeiro 12, 2006

Faz o que eu digo, não faças o que eu faço

É com estes exemplos que os altos responsáveis dos lampiões querem ser os grandes moralizadores do futebol português!

É por estas e por outras que cada vez tenho mais orgulho em ser SPORTINGUISTA!

Leonino

quarta-feira, janeiro 11, 2006

O artista do costume!



Mais uma vez, aquele "artista" que preside ao Nacional da Madeira, decide fazer das dele contra nós: depois de ter faltado à palavra e ter acertado a ida de Paulo Assunção para o FC Porto, quando o tinha prometido ao Sporting, vem agora com ameaças...

Como o Sporting está interessado em Adriano, e como existe acordo com o Cruzeiro, clube onde ele agora joga, o Nacional ameaça apresentar queixa junto da FIFA. Rui Alves, o "artista" em causa, afirma que o jogador apenas pode ser vendido e não emprestado.

Deve ser "coincidência" que esta ameaça surja numa altura em que esse indivíduo está a negociar com o FC Porto (outra vez este clube!) a cedência de Miguelito. Se calhar, Rui Alves está a aceder a algum pedido dos portistas, os quais não querem ver um dos rivais directos reforçado com um bom atacante, e que ainda por cima conhece bem o futebol português.

Vamos ver no que isto dá!

Leonino

E do banco...



Neste jogo da 5ª eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Vizela, foi do banco... que saltou a solução para os nossos inesperados problemas.

Com algumas mexidas no onze inicial, o Sporting mais uma vez não esteve bem, tendo o Vizela inaugurado o marcador aos 36 minutos por Dani, dada a completa ausência de soluções leoninas para furar a muralha defensiva visitante. É exasperante ver como não se arranjam ideias para quebrar a eficácia da segurança de quem vem defender!



No segundo tempo, Paulo Bento colocou Sá Pinto no lugar de Custódio, e essa decisão marcou o rumo do jogo, já que Sá Pinto foi o autor dos dois golos que fizeram a reviravolta no resultado.

A reter: mais uma má exibição do Sporting e também as estreias de Abel e Romagnoli (o qual entrou em campo, 35 minutos depois de ter iniciado os exercícios de aquecimento!).

Pela nossa equipa alinharam:

Tiago; Abel, Caneira, Polga e Tello; Custódio (Sá Pinto); João Moutinho, Carlos Martins (Romagnoli) e Nani; Tomané (João Alves) e Liedson.

Leonino

SPORTING vs VIZELA - V Eliminatória da Taça de Portugal

A Taça de Portugal regressa hoje a Alvalade com a recepção do Sporting ao Vizela. Tendo em conta que a nossa situação no campeonato está díficil no que à conquista do título diz respeito, a Taça assume uma maior importância, pois a sua conquista será um objectivo mais realizável, neste momento. Espero um jogo com tudo menos facilidades à semelhança do jogo da eliminatória anterior com o Varzim, mas se o Sporting jogar concentrado e pressionar a fundo o Vizela logo na primeira meia-hora, no sentido de resolver o jogo cedo, passaremos a eliminatória, pois o Vizela parece-me ser uma equipa com algumas fragilidades defensivas e que com o passar do tempo fisicamente se ressentirá do alto ritmo que o Sporting tem que imprimir no jogo. E nada melhor do que conquistar esta vitória frente ao Vizela de forma a esquecer esta última derrota em Braga e encarar a visita ao Restelo com outra confiança.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Ricardo e Tiago
Defesas: Abel, Miguel Garcia, Beto, Polga, Caneira, Tonel e Tello
Médios: Custódio, João Moutinho, Carlos Martins, João Alves, Nani
Avançados: Liedson, Sá Pinto, Tomané e Romagnoli

Lion King

Sporting é o melhor clube português


O Sporting é o clube português mais bem colocado no ranking da IFFHS (Federação Internacional da História e Estatística). Embora tenham descido três lugares, de 24.ª para 27.ª, os “leões” somam 180 pontos, seguindo-se o Benfica, que ocupa a 67.ª posição com 141 pontos.

Ranking:

1.(2.)Liverpool, 317,02 pontos;
2. (1.) Inter Milão, 307,03;
3. (6.) Bayern Munique, 281,04;
4. (5.) Milan, 263,05;
5. (3.) CSKA Moscovo, 3254,06;
6. (13.) PSV Eindhoven, 249;
7. (7.) Lyon, 246,0;
8. (11.) São Paulo, 246,09;
9. (4.) Arsenal, 245,0;
10. (9) Manchester United, 240,0
27.(24.)Sporting, 180,0;

Aqui está a prova de que apesar de não ganharmos títulos nos últimos dois anos, temos tido uma participação suficiente meritória para nos mantermos como melhor equipa portuguesa, para o qual contribuiu ir à final da Taça UEFA na época passada, pela primeira vez na nossa grandiosa história. Apesar de tudo, se dúvidas houvessem, continuamos a ser o clube português mais bem visto além fronteiras.

Lion King

terça-feira, janeiro 10, 2006

Declaração

"O importante é manter os jogadores que querem ficar e que gostam de estar no Clube e não fazer o contrário, como aconteceu no passado.”

Quem disse isto? Não, não foi nenhum dos editores deste (ou de outro qualquer) blog sportinguista, nem tão pouco nenhum adepto ressentido. Quem o disse foi Paulo Bento na conferência de imprensa desta manhã.

É importante sublinhar declarações destas, principalmente quando proferidas por responsáveis que estão no activo.

VaKa

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Equívocos

Olho para o lugar que o nosso Sporting ocupa na classificação e, para além de sentir uma grande tristeza e frustração, constato que os erros levam sempre ao insucesso.

Vejamos os equívocos nos quais o nosso clube tem andado mergulhado:

Paga-se 800 mil contos por um jogador - Tello - que não passa de mediano e que ainda por cima joga a adaptado no lugar de defesa-esquerdo.

Dispensa-se Rui Jorge e Paíto quando existe uma carência nessa posição.

Miguel Garcia não passa de um jogador mediano e mesmo assim é-lhe oferecida a titularidade.

Em contrapartida, Mário Sérgio, defesa-direito internacional é emprestado.

Havendo necessidade de centrais, vemos Beto e o clube enredados numa situação, no mínimo duvidosa.

Polga e Deivid vão de férias para o Brasil e voltam quando lhes apetece. Os dirigentes leoninos chegam ao ponto de não saber por onde eles andam e quando voltam!

João Moutinho - um dos maiores talentos do nosso plantel - anda em lugares que não se coadunam com as suas capacidades, e o sub-rendimento e a desmotivação são evidentes.

Deixa-se saír Pedro Barbosa e Rochemback sem se procurar assegurar um novo patrão e uma voz de comando para a equipa.

Pinilla vem rotulado de craque e de goleador e - vá-se lá saber porquê - nunca se chega a afirmar.

Paga-se um balúrdio por Deivid e, ao fim de pouco tempo no clube, afirma querer saír.

Contrata-se Manoel e regressa Silva, sem se saber porquê, porque facilmente se constata que ambos não têm qualidade para jogar no Sporting.

Vai-se buscar Wender ao Braga, e ao fim de pouco tempo regressa à base, logo na semana em que o Sporting visita a cidade dos arcebispos. Sabendo que o atleta vai jogar hiper-motivado, e de raiva, para provar a Paulo Bento que está errado, ninguém acautela essa situação.

Peseiro perde em poucos dias a Liga, a Taça UEFA e um lugar na Liga dos Campeões, e mesmo assim é-lhe permitido planear e iniciar esta época.

E como estes, tantos exemplos poderiam ser mencionados para provar que algo vai muito mal no reino do leão.

Por isto tudo, ironicamente digo:

Muito obrigado Dias da Cunha, Paulo Andrade, José Peseiro e Rui Meireles! E já agora também, enquanto actual responsável pelo nosso futebol, Filipe Soares Franco.

Leonino

Outra vez a "culinária"

Há uns tempos atrás, ainda Peseiro era o nosso treinador, levantou-se uma polémica com o Sr. Mourinho que considerava o termo "pressão alta" (utilizado pelo Sr. Peseiro, para enquadrar as suas opções tácticas) mais próprio de um chef de cozinha do que de um treinador de futebol.

Esta polémica valeu o que valeu na altura mas o que é certo é que neste momento já nem este pode ser um motivo de polémica: a nossa equipa, pura e simplesmente, não existe no que à "pressão" diz respeito; nem alta, nem média, nem baixa, nem nada! Tudo porque não temos liderança a meio-campo.

Na minha opinião (de leigo, em cozinha e em táctica) a receita deve passar por libertar João Moutinho. Sendo ele a referência do nosso centro deve libertar-se urgentemente:

- do trabalho "sujo" (tarefa entregue a um "varredor", ex: Custódio)
- do trabalho "limpo" (passe simples e rápido para os avançados, entregue a Carlos Martins ou, se provar disso ser merecedor, a Romagnoli).

Só assim a nosso meio-campo poderá recuperar a consistência exibida a época passada, passando Moutinho a fazer aquilo que ele tão bem sabe fazer: pautar o ritmo, liderar as operações, ser o farol da equipa. Se tal não acontecer vamos continuar a ver um Moutinho bombeiro para todo o serviço, acudindo aos fogos na defesa e no ataque e, muito pouco presente no seu meio-campo.

Façam o favor de comentar. Abraço leonino,

VaKa

domingo, janeiro 08, 2006

Minuto 78

Sp.Braga, 3 - Sporting, 2



Num jogo de futebol emotivo, o minuto 78 acabou por ser fatídico para a nossa equipa. Após uma primeira parte em que não se viu o Sporting no jogo, e em que a vantagem bracarense era justíssima, surgiu no segundo tempo o génio de Liedson - o tal que só aparece quando lhe apetece - e surpreendentemente - na minha opinião - chegámos ao empate.

Com esses dois golos do levezinho o Braga tremeu, a sua solidez defensiva foi por água abaixo, e com isso o Sporting passou, pela primeira vez, a mandar no jogo e a impôr o ritmo. Aliás, nessa fase de descontrolo dos da casa só não chegámos à vantagem por muito pouco...

Mas eis que chega o tal fatídico minuto 78 e com ele o golo de Wender (pois...) que acabou por dar o triunfo aos bracarenses e acabar assim com a revolta leonina.

Aliás, pergunto: por que razão jogadores, que com a nossa camisola são apáticos, desmotivados e amorfos, como é o caso de Luís Filipe e de Wender, em Braga jogam que se fartam e suam que nem uns doidos?

O Sporting jogou pouco, e mal, raramente conseguiu construír jogadas e quase nunca se acercou da baliza de Paulo Santos.

Valeu o espírito de luta e a entrega ao jogo, assim como muita entreajuda, o que fez com que chegássemos ao 2-2, tendo sido criada a ilusão de que podíamos virar o resultado, mas a verdade é só uma: o Braga mostrou ser mais equipa, tem jogadores mais experientes e maduros, revelou maior solidez defensiva, melhor ligação entre os sectores, teve mais soluções no banco, e por isso mereceu a vitória.

Uma palavra de elogio a Paulo Bento: com muita coragem continua a lançar na primeira equipa jovens de muita qualidade!

Estádio Municipal de Braga

Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

SP. BRAGA – Paulo Santos; Luís Filipe, Nunes, Nem e Pedro Costa (Rossato, 46 m); Davide (Cesinha, 62 m), Hugo Leal (Sidney, 80 m), Andrés Madrid e Vandinho; João Tomás e Wender.

SPORTING – Ricardo; Miguel Garcia, Marco Caneira, Tonel e Tello (David Caiado, 82 m); Custódio (Carlos Martins, 46 m); João Alves (Tomané, 46 m), João Moutinho e Nani; Douala e Liedson.

Ao intervalo: 2-0

Golos: 1-0, Wender (32 m); 2-0, João Tomás (50 m); 2-1, Liedson (68 m); 2-2, Liedson (72 m); 3-2, Wender (78 m).

Resultado final: 3-2

Cartão amarelo a Carlos Martins, Luís Filipe e Marco Caneira.

Leonino

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Sp-Braga-Sporting

Lista de convocados:

Guarda-redes: Ricardo e Tiago

Defesas: Abel, Miguel Garcia, Caneira, Tonel, Semedo e Tello

Médios: Custódio, Pereirinha, João Alves, João Moutinho, Nani e Carlos Martins

Avançados: Caiado, Tomané, Douala e Liedson

Ora aqui estão três novas apostas por parte de Paulo Bento: Pereirinha, Caiado e Tomané Depois de Nani e André Marques, mais talentos despontam pela mão do nosso actual técnico.

Leonino

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Arrogância

«Não tenho nenhum receio do jogo com o Sporting e não me passa pela cabeça perder»

Jesualdo Ferreira

Podendo até ser um discurso motivador, dirigido para os seus jogadores, a mim soa-me a uma certa arrogância e sobranceria por parte do técnico bracarense.

Como ele não vai jogar propriamente com o Alcabideche FC, talvez devesse mostrar mais respeito pelo adversário, mas no final do jogo se verá se tem - ou não - de engolir estas palavras.

Por mim, espero que as engula...e todas!

Leonino

Orgulho Leonino


Em 1º lugar, quero agradecer ao Sangue Leonino o convite que me fez, para que passasse a fazer parte da família dos que escrevem pelo Sporting neste blog. Foi uma honra aceitá-lo e espero com os meus posts, poder contribuir para que aqui se fale sobre o Sporting, se respire o Sporting, se viva o Sporting, se faça do Sporting Clube de Portugal um clube cada vez maior. Assim sendo, gostaria de destacar a nossa grande esperança actual do futebol do Sporting: João 'Leão' Moutinho, pelo facto de ter sido distinguido com o Prémio Stromp 2005, na categoria de melhor futebolista do ano. Eu gostaria e penso que todos os sportinguistas também, que o João Moutinho ficasse no Sporting para sempre. É formando mais 'Moutinhos' que poderemos no futuro ter uma equipa à nossa imagem, ter um Sporting ganhador. É imprescíndivel que não nos desviemos deste caminho.

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL !

Lion King

quarta-feira, janeiro 04, 2006

Avançado procura-se!



Confesso que fiquei preocupado quando li hoje na imprensa que o Sporting parece estar interessado no avançado português do Standard de Liége, Moreira, de 27 anos, o qual até é centro-campista.

Se o objectivo é o de reforçar o plantel com contratações cirúrgicas visando dar qualidade ao grupo de trabalho, para mim Moreira não preenche - nem de perto nem de longe - os requisitos para ser o tal avançado de que o Sporting necessita.

Espero que impere o bom-senso e que se avance para outras bandas (Marcel, André Pinto, ou então no estrangeiro...), procurando um matador que complemente as características de Liedson.

Leonino

Será que...

...no futebol só os árbitros é que são seres humanos?

A propósito da nomeação do árbitro Jorge Sousa (o que não viu a carga do Luisão, no golo contra o Nacional) para o Braga-Sporting, do próximo sábado, dei por mim a fazer esta reflexão:
- quando um jogador erra é repreendido, errando sistematicamente vai p'ró banco ou é dispensado;
- quando um treinador erra é alertado para o facto, errando sistematicamente é despedido ou ele próprio apresenta a sua demissão;
- quando os dirigentes erram pagam caro por isso e normalmente não têem margem para segundos erros;
- quando os árbitros erram (e em Portugal erram muito e de forma sistemática) a primeira frase que ouvimos dos seus responsáveis é a de que "errar é humano" e por isso nada há a fazer.

Fica então a pergunta: só os árbitros é que são humanos? Todos os restantes agentes do futebol devem ser uns vegetais prontos a usar e deitar fora, em função das conveniências.

VaKa

No mínimo, ridículo

Ontem o sr. actor António Melo dignou-se a telefonar para a Bancada Central, com o intuito de "repor" a verdade dos benfiquistas. Se ele não se tivesse identificado como um dos actores da série "Malucos do Riso" da SIC, eu teria ficado preocupada. Mas assim que soube o que o sr. fazia da vida, descansei: condiz com o chorrilho de disparates que desfiou ali ao longo de cinco minutos. Destaco alguns: o Jardel terá dito a um diário desportivo que jogou no Porto e no Sporting, mas o Benfica é o verdadeiro grande clube de Portugal. Para este sr. actor, as palavras do brasileiro atestam a grandeza do benfica. É possível ser mais ridículo??? Hellooo!!! O Jardel precisa de arranjar emprego e está a engraxar tudo o que seja chuteira para ver se cai nas boas graças. How stupid can you get??
Outra pérola do sr: quem não é benfiquista vive com a grandeza do benfica atravessada na garganta, é uma dor, um desconforto, uma raiva, que teremos de aguentar pelo resto da vida, e não nos deixa ser felizes. Esta é a minha favorita. O Melo parecia um miudo a bater com os pés, repetindo que o benfica é grande e todos nós somos umas solhas por não reconhecer essa grandeza, e no fundo o que queriamos era ser benfiquistas. (gargalhada). Alguém diga a este sr. que se eu quisesse ser benfiquista, era. Mas não sou. Nasci dotada de neurónios e de liberdade de escolha. O grande problema dele, do maluco do riso, é que o benfica se farta de bradar que é grande e glorioso, e ninguém lhe liga. Excepto, é claro, os comparsas de clube! Quando um clube é grande, não precisa de o andar a relembrar nem a gritar com as pessoas para que elas reconheçam essa grandeza. Por mais que isso lhes faça confusão, não, nós não nos sentimos açambarcados pela "glória" do benfica. Nós escolhemos não ser do benfica, REMEMBER?
Irra. Larguem-nos da mão!

Gia '06

terça-feira, janeiro 03, 2006

Marco Caneira

«Estou muito contente por regressar ao Sporting, um regresso que poderá ser mais duradouro, logo se verá».

«Estou em condições físicas e psicológicas de representar já o Sporting na próxima partida, frente ao Sporting de Braga».

Marco Caneira

Por mim, está perdoado!

Agora, só tem de suar e honrar a camisola que vai vestir, até porque apenas depende dele, fazer esquecer aos sportinguistas a saída conflituosa que teve.

Leonino

Liedson entre os melhores



Liedson foi eleito pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) como o nono melhor avançado do Mundo, no ano de 2005.

ASF O avançado brasileiro do Sporting surge na nona posição, numa lista encabeçada pelo seu compatriota Clémerson de Araújo Soares, que representa o Gamba Osaka, e à frente de nomes como Thierry Henry, Samuel Etoo ou Ronaldo.Liedson surge ainda na lista dos avançados mais eficazes de 2005, ocupando igualmente o nono posto.

Só lhe peço uma grande segunda volta! FORÇA LIEDSON!

GreenPower

Prefácio

Em primeiro, um agradecimento vincado ao SL pelo convite que me dirigiu e que aceitei com todo o gosto... escrever sobre o Sporting e para o Sporting é um dos melhores empregos para o meu tempo: what's not to like?!
Uma nota breve sobre esta escandaleira do Moretto: ainda bem que até ao momento o nosso clube se manteve afastado de situações escabrosas como esta, que envergonham o nosso futebol e mostram bem o nível da presidência dos nossos adversários. Instituições, 6 milhões e representantes de Portugal? Pois sim. Inexplicavelmente brejeiro.
Eu confesso que ainda tenho esperança de que 2006 seja um ano de reviravolta e o Paulo Bento consiga o impensável, que é levar esta esquipa partida e mal organizada a jogar bem o suficiente para vencer o campeonato. Se tal não suceder, que vingue um Braga ou um Nacional. Por favor, mais do mesmo é que não.

Ansiosa pelo regresso da competição!

Gia '06

segunda-feira, janeiro 02, 2006

Deivid

Antes de mais, devo confessar a minha estranheza pelo facto de Deivid e de Polga ainda não terem regressado. Até LF Vieira conseguiu ir ao Brasil e voltar, mas parece que os nossos jogadores têm tido dificuldade em conseguir vôo...enfim, nada a que não estejamos já habituados.

Quanto a outro assunto relacionado com Deivid, Kléber Leite, vice-presidente do Flamengo, poderá deslocar-se a Lisboa nos próximos dias, para tentar convencer o Sporting a ceder-lhes o jogador.

Segundo consta, o Flamengo tem 20 milhões de euros para investir em reforços. Ora, se derem uma boa maquia, por mim Deivid já era...

E se esse negócio se concretizar, só espero que os dirigentes do nosso clube se virem para o mercado europeu...à procura de pontas-de-lança. Dois, pelo menos! Espero que em relação ao Brasil já estejam vacinados.

Leonino

Episódios lamentáveis...

Quando assisto aos episódios lamentáveis de terceiro-mundismo, como aquele que hoje se verificou no Aeroporto de Lisboa, onde os jagunços do Vieira mostraram toda a sua "valentia", cada vez tenho mais orgulho em ser sportinguista.

Lampiões e andrades merecem-se...são todos iguais!

Parece ainda que os lampiões insistem em mostrar o seu talento para desviar jogadores destinados aos principais rivais, não é Eusébio?

Leonino

A verdadeira dimensão do benfica...