"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, julho 31, 2006

Sá Pinto no Standard



Toda a sorte do mundo para ti, Sá!

Leonino

sábado, julho 29, 2006

Já cá canta...



Já cá canta o primeiro (de muitos, esperemos!) troféu da época. Com a vitória desta noite, frente ao Deportivo da Corunha, selámos de modo inequívoco a nossa superioridade face aos dois restantes competidores, neste Torneio do Guadiana.

Um Sporting com muitas alterações face ao onze titular que defrontou o Benfica entrou bem no jogo, dominou as operações e nunca deu espaço aos espanhóis para lançarem os seus ataques, tal como tinha feito com os encarnados.

Como consequência desse domínio, foi sem surpresa que Deivid marcou o único golo do desafio, aos 25 minutos, no seguimento de um cruzamento de Nani, o qual tivera uma jogada de combinação com Miguel Veloso.

Esta vitória neste torneio pelo segundo ano consecutivo pode ser um bom tónico para o trabalho de arranque de época que se vem realizando e pode aumentar bastante os níveis de auto-confiança, sobretudo os dos elementos recém-chegados ao grupo.

Não querendo individualizar demasiado, até porque a consistência colectiva patenteada nesta competição foi muito boa, creio que ganhámos 3 excelentes reforços, vindos de "dentro":



Ronny, Yannick Djaló e Rui Patrício.





A cantera de Alvalade/Alcochete continua a dar frutos excelentes e a provar que é, de longe, a melhor escola de futebol do país...

Leonino

quinta-feira, julho 27, 2006

Afinal havia outro

A decisão de Sá Pinto em continuar a jogar é um pouco estranha. Sem beliscar a legitimidade que tem a sua tomada de posição, não percebo o que ele pode ganhar com a ida para a Bélgica, além de dinheiro, claro.
Pretende ele provar a si mesmo que a decisão que tomou no ínicio da época passada foi precipitada, ou que quem estava errado era Paulo Bento ao não contemporizar com o seu passo a trás?

À luz do que fez durante toda a época que 2005 / 2006 Sá Pinto pendurava bem as chuteiras com a camisola e braçadeira de capitão do nosso grande clube. Afinal vai ser com a camisola de outro.

Verdão

Demolidor!



No jogo inaugural do Torneio do Guadiana oferecemos mais uma chapa 3 aos lampiões, numa partida em que ao resultado se aliou uma muito boa exibição.

O Sporting - com menos 11 dias de preparação - entrou fortíssimo no jogo, sufocou o Benfica, nunca deu espaço ao adversário para que este organizasse ataques, tendo ainda beneficiado das rotinas da época passada, pese embora tenha jogado de início com as novidades Yannick Djaló e Ronny.



Djaló, fazendo dupla no ataque com Liedson, foi verdadeiramente demolidor, concretizando os 2 primeiros golos, revelando muita rapidez, tecnicismo e objectividade. Confesso que gostei muito do que vi e talvez Bueno tenha que suar muito para tirar o lugar a mais esta truta do nosso viveiro.

Toda a equipa esteve bem, houve movimentações tácticas interessantes, excelente ligação entre os sectores, e o que mais me surpreendeu foi a impressionante frescura física dos nossos craques.

Tendo a nossa equipa vulgarizado o Benfica durante os 90 minutos, creio que todos nós - sportinguistas convictos - podemos estar optimistas em relação à qualidade do nosso quadro de jogadores e seguros que Paulo Bento sabe o que está a fazer.

Já agora: por que é que ninguém me informou que Katsouranis também era nosso reforço?

Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António

Árbitro: Lucílio Baptista

BENFICA – Moreira; Alcides, Anderson, Ricardo Rocha e Léo; Katsouranis; Nuno Assis, Rui Costa e Karagounis; Mantorras e Miccoli.

Jogaram ainda na segunda parte: Nélson, Luisão, Petit, Nuno Gomes, Marcel, Paulo Jorge e Diego.

SPORTING – Tiago; Miguel Garcia, Polga, Tonel e Ronny; Custódio; Carlos Martins, João Moutinho e Romagnoli; Liedson e Yannick.

Jogaram ainda na segunda parte: Abel, Tello, Nani, Paredes, Douala e Deivid.

Ao intervalo: 0-1

Golos: 0-1, Yannick (39 m); 0-2, Yannick (51 m); 0-3, Katsouranis, na própria baliza.

Resultado final: 0-3

Grandes penalidades (duas séries de cinco, como primeiro critério de desempate no final do torneio): 4-4. (Marcel e Paredes falharam)

Leonino

Bueno



Carlos Bueno, avançado internacional uruguaio, é o senhor que se segue no rol das nossas contratações.

O atleta que pertence aos quadros do Paris Saint-Germain, vem emprestado por 1 época, sendo um jogador que desfruta de uma enorme popularidade no seu país natal, onde se notabilizou ao serviço do Peñarol Montevideo, tendo-se sagrado campeão uruguaio por 2 vezes.

Bueno tem 26 anos, mede 1.78m e pesa 72 kgs.

Leonino

quarta-feira, julho 26, 2006

Jogo sujo



Para um clube que teima em se arvorar no exemplar moralizador do futebol português, com virtudes acima de tudo e de todos, os vermelhos da Segunda Circular estão a entrar num jogo perigoso ao se intrometerem nos negócios em que o Sporting está envolvido: depois de terem tentado recrutar Diego Tristán, procuraram contratar Marco Caneira aproveitando o negócio relativo a Simão Sabrosa, e celebrado com o Valência.

No meio dos seus "atrapalhados" e "falsos" desmentidos, prontamente desmascarados por outros intervenientes nos processos, Luís Filipe Vieira está a mostrar aquilo que é: um indivíduo que apenas sabe gerir um clube como se de uma empresa de pneus se tratasse, onde ética, honra e verdade são palavras vãs.

Esperemos que o tiro lhes saia pela culatra...

Leonino

terça-feira, julho 25, 2006

Obrigado... Caneira!

Um verdadeiro leão mostra, SEMPRE, a sua raça.
Independentemente dos problemas do passado em que saíste do Sporting e foste para o Benfica, sempre tive aquele pensamento em que irias regressar ao nosso clube.

E regressaste!

Tanto regressaste, que fizeste uma época em cheio.

O Valência não te soube aproveitar e, por causa de um tal Simão, do qual nunca ouvi falar, vem agora querer oferecer-te como moeda de troca ao Benfica.
Esse tal clube, que equipa de vermelho, quis ter-te para esta época...

Mas a tua vontade era e É estares no Sporting e nem queres ouvir da proposta que o Benfica te possa ou queira fazer.

Obrigado.... Caneira!

E eu só espero que este ano seja o ano do nosso clube para que se possa comprar o teu passe ao Valência e que fiques connosco para sempre.

Saudações Leoninas.
Pedro

Trist(án)e novela



Confesso que não sou grande apreciador das qualidades futebolísticas de Diego Tristán, e sobretudo não estou a gostar muito da sua postura em todo este processo negocial, no qual já deu a entender que, se viesse para o Sporting, quase viria contrariado, apenas porque não apareceu melhor opção. E já agora: por que motivo está o Deportivo a dispensá-lo?

Ora, a partir do momento em que aparecem notícias sobre o interesse do FC Porto, e agora também de um suposto acordo com os lampiões, espero que os responsáveis do meu clube tenham a decência de mandar Tristán à fava e de se virarem para outras opções mais válidas, como por exemplo, Ricardo Oliveira, atacante do São Paulo, e com experiência de futebol europeu. E já agora: por que não João Tomás?

Creio que qualquer um destes dois reúne excelentes condições para complementar as características de Liedson, podendo fazer uma grande dupla ofensiva com o Levezinho.

Leonino

segunda-feira, julho 24, 2006

Então Pipinho???

Quem lê os meus post sabe que nunca fui amigo do Pipinho ou do Meireles. Fomos a votos o Pipinho ganhou....e agora???

Ele dizia que a venda de património seria essencial para construir uma grande equipa que poderia competir com os maiores! Vieram Moisés (antes de bazar novamente) o Farneud e agora (ao que parece) o Paredes!

Foi isto que foi prometido aos sócios? O Tinga foi para o Brazil por uns 300.000 €, acabou por ir agora para a Alemanha por 3 mio!
Já sem falar do caso ''Douala'' ou Enakahire!

Não sou contra a venda do património desportivo SE essa for a única solução, mas muitos sócios votaram no Pipinho porue sonhavam voltar a ter um Sporting com uma grande equipa, os nossos putos são muito bons mas na época passada viu-se que em momentos fulcrais nem sempre vencem.

Falta nos jogadores com experiença e um matador, o Pipinho prometeu investir pelo menos 15 mio a mais na equipa principal (seria o saldo da venda do património não desportivo) JÁ nesta época!

Depois vão comprar jogadores desconhecidos, sem saber que estão em litigio com a UEFA (???).

Enfim diria que quem o elegeu que o ature mas infelizmente estamos no mesmo barco!

Força Sporting

Saudações leoninas

Mindo

domingo, julho 23, 2006

Inicio de época

Acabada que é a 1ª semana de trabalho da nova época do futebol profissional do nosso clube saltam à vistas algumas questões:
  1. Indefinições sobre a constituição definitiva do grupo. O Caneira não se sabe se vem, o ponta de lança é uma novela TRISTonha, só faltava agora a profecia da rescisão do Moisés.
  2. Não parece que eles andam a treinar pouco? É que hoje, domingo, fizeram a 2ª folga da semana. Em Itália, p. ex. nas primeiras semanas são "3 doses" por dia, em Alcochete 2 parece que chegam...
Todos, até eu que sou leigo, sabemos da importância de um bom arranque para a definição de uma boa época e, confesso, que o que tenho lido me deixa duvidoso. Quase apreensivo. Espero que seja em vão.

Verdão

quarta-feira, julho 19, 2006

Oportunidade de participar!!!

...Apenas para os verdadeiros Leões...


PARTICIPE NO ANÚNCIO DAS GAMEBOX

No âmbito da campanha de comunicação das Gamebox, os jogadores do Sporting vão participar na noite de quinta-feira, 20 de Julho, na filmagem do anúncio de televisão, que vai decorrer no Estádio José Alvalade e irá servir de suporte à estratégia de vendas. Com uma componente "leonina" muito forte, o Sporting necessita do contributo de 150 figurantes que sintam como ninguém o Clube e devem trazer todo o tipo de adereços verde e brancos (cachecóis; chapéus, bandeiras, camisolas (sem serem listadas), etc).

As inscrições devem ser feitas para o mail monica.serra@scp.pt, com nome e nº de telefone até às 13:00h de amanhã. Os primeiros 150 receberão uma confirmação da inscrição por mail. O local de encontro é a porta da Maratona, do Estádio José Alvalade, pelas 21 horas. Os atletas verdes e brancos querem ver as bancadas do Estádio cheias no decorrer da época e por isso aderiram com entusiasmo à participação no anúncio. O Estádio José Alvalade vai receber pela primeira vez jogos da Liga dos Campeões e o apoio dos adeptos na liga milionária e nas duas provas nacionais é fundamental.
(Sporting.pt)
GreenPower

terça-feira, julho 18, 2006

Capitão Custódio

A chegada de Custódio a capitão da equipa de futebol do SCP não se pode dizer que fosse esperada. Além dele outros jogadores se podiam perfilar para ostentarem tão importante símbolo. Não será necessário recordar os nomes dos seus antecessores para perceber a importância que o titular tem para grupo e para a toda a família sportinguista, sem falar na honra que deve representar para o próprio.

Confio completamente na leitura prévia que quer a SAD quer Paulo Bento e talvez também Pedro Barbosa fizeram antes da tomada de decisão, não só do caso de Custódio mas também do de Ricardo e de Moutinho. A minha leitura é que esta decisão deve ser entendida a 3 níveis:

1- Para o interior do grupo segue a mensagem de que é a postura daqueles que deve servir de modelo. São eles os portadores da atitude que distingue 1 sportinguista dos muitos outros “istas” que por aí abundam.
2-Ao tornar Custódio capitão julgo que há a intenção clara de reconhecer as suas capacidades humanas e profissionais. Como é hábito no nosso clube o capitão não é apenas um “bom rapaz”, com atitude irrepreensível, mas é também “bom de bola”. Fica assim ideia de que quem apoia a equipa deve confiar mais nas capacidades do actual capitão.
3- Para o próprio é sobretudo um estímulo para a sua afirmação definitiva, deixando de ser uma promessa. É um voto de confiança e também reconhecimento.

Ora Custódio vem de uma época frustrante, de completa estagnação. É verdade que o seu papel de “formiga ladina”, a fechar os caminhos que outros deixam abertos, não é muito valorizado. Existem outros colegas com papéis mais vistosos, mas, por vezes, muito menos úteis para a obtenção de resultados positivos. Mas julgo que até o próprio deve ter sentido que a época passada não deixa muitas saudades. Custódio é um rapaz introvertido para quem a braçadeira pode representar o clique necessário para dar o esperado salto de patamar. Precisa ele e precisamos nós, não acham? Bem, pelo menos sei de certeza (espero que todos o saibam) que o nosso capitão é um sportinguista e não apenas um bom futebolista.

Verdão

segunda-feira, julho 17, 2006

O Novo Site do Nosso Clube

Para os menos atentos aqui a fica a noticia da renovação do site do nosso clube. Para além da mudança de visual assinala-se as novas funcionalidades, como por exemplo poder pagar as cotas on-line. Saudações Centenárias.

link: www.scp.pt

Verdão

sexta-feira, julho 14, 2006

O Capitão está de volta!

O Grande Pedro Barbosa voltou para o clube que nunca deveria ter deixado e que nunca teria deixado se não fosse o Calimero.

Ele voltou para a sua casa para integrar a equipa technica leonina desempenhando a função de director do futebol profissional.

Bemvindo capitão!
Força sporting!

Saudações centenárias

Mindo

quinta-feira, julho 13, 2006

Reforços

Saudações Leoninas



Ao que tudo indica Carlos Paredes será mesmo o Terceiro reforço do Sporting, agora só nos falta um avançado para estar praticamente o plantel fechado, mesmo assim venho agora fazer uma análise aos reforços do Sporting.
A meu ver Paulo Bento quis investir nitidamente em jogadores fortes, o que acho uma escolha acertada, senão vejamos, Farnerud (1.80m), Moisés (1.84m) e Paredes (1.79m) , além disto são jogadores já com alguns jogos na "Champions".
Quer Moutinho (1.70m), Nani (1.75m), C.Martins (1.72m) e Romagnoli (1.72) não têm altura para que o nosso meio campo seja competitivo em termos aéreos, os reforços para este sector são de estatura superior aos médios do Sporting, só mesmo o Custódio satisfaz tal requesito.
Na Champions temos de ser competitivos no jogo aéreo, tal facto vai-nos ajudar também no nosso Campeonato, pois no jogo pelo chão somos uma equipa que à imagem de Portugal tem fortes argumentos.
Não esquecer também que Moisés é mais alto que Polga, neste caso não é muito, só 2cm, mas não esquecer que o jogo aéreo de Polga muitas vezes ..... ui ui ..... é um Deus nos acuda!
A altura não é tudo mas ajuda.
Falando de Euros que é o que move a vida, o Sporting esteve mais uma vez bem, foram reforços a custo zero, bem sei que só pelo facto da assinatura de um contracto o próprio jogador recebe um prémio monetário, mas mesmo assim foram a custo zero, poupando com isto o Sporting nos passes dos jogadores perto de 5 milhões de Euros.

J_Cris

terça-feira, julho 11, 2006

As razões de Zidane

Já está explicada a razão da cabeçada de Zidane.
Os brasileiros leram os lábios do italiano agredido e descobriram que Matarazzi disse o seguinte:
"Zidane, vais jogar para o Benfica!"

Verdão

segunda-feira, julho 10, 2006

Naide Gomes

Saudações Leoninas



Mais uma vez esteve muito bem batendo por duas vezes o recorde nacinal de salto em comprimento ao ar livre na cidade alemã de Bad Langensalza, na primeira vez bateu o recorde de 6,76 m com um salto de 6,78 m, posteriormente voltou a bater o recorde desta vez com um salto de 6,82, Grande Naide!
De referir também as boas prestações no Meeting Internacional da ilha de Tenerife de Rui Silva (1º nos 800m), Sílvia Cruz (1º no lançamento do dardo) e Francis Obikwelu (1º nos 100m).

J_Cris

Palhaçada!

Saudações Leoninas


Depois de o Cristiano Ronaldo ter perdido o prémio de melhor jovem jogador para Podolski, por motivos disciplinares segundo a Fifa (não podemos esquecer que para os internautas Cristiano foi o melhor apesar da triste campanha dos Ingleses), hoje a Fifa atribui a Bola de Ouro do Mundial 2006 a Zidane por ter sido o melhor jogador do Mundial (principalmente a jogar de cabeça), e para finalizar Portugal também conseguiu uma distinção, ao ser considerada a equipa mais atractiva (provavelmente por ter uma equipa cheia de Galãs).

J_Cris

quinta-feira, julho 06, 2006

Uma visão leonina do Mundial 2006

O Sangue Leonino é um blogue onde a alma sportinguista desagua. O Campeonato do Mundo apresta-se a ver cair o pano e ainda falta algum tempo para termos que aturar os vieiras, veigas, pintos, loureiros, fantasmas negros do apito. Ansiamos pelas noites de glória e sabemos que não haverá contrariedade que fará com que amemos menos o nosso clube. Por isso, e antes que ele acabe, apetece-me reflectir e dar voz ás reflexões leoninas sobre o Campeonato do Mundo.

Para mim, e independentemente do 3º ou 4º lugar, quero dar os parabéns ao “Clube Portugal” que foi a Selecção. Claro que preferia termos ganho aos francius e estar na final. No entanto não me deixo contagiar pelo desânimo da derrota e esquecer o facto de termos ficado até ao fim, quando equipas como o Brasil, Espanha, Inglaterra, Argentina, Holanda e República Checa já nos estarem a ver do sofá. Acham pouco? São poucos os que ainda se lembram de igual feito. Também já é tarde para voltar aos jogadores que não deveriam ter ficado cá e aos que não mereciam ir. Será sempre especular dizer que seria melhor com este e sem aquele. A não ser que pudéssemos levar cópias do melhor Figo, do Deco e quem sabe um Jordão e um Eusébio nos seus tempos áureos. Também não vou na cantiga dos que em vez das vitórias até às meias queriam exibições de encher o olho. Para irmos logo com o Gana, Rep. Checa, etc.? Talvez por ser sportinguista lembro-me bem do que é jogar bem e não ganhar nada.Não quero alongar-me em demasia por isso faço 2 reflexões individualizadas:

Scolari: Muita tinta se escreve e escreverá sobre a sua personalidade e actuações controversas. Eu agradeço-lhe ter-nos devolvido o amor-próprio e o facto de gostarmos de usar outra vez os nossos símbolos. Mais de que um grande treinador é um grande líder e essa é uma qualidade que há muito andava arredada da Selecção de todos nós. No entanto, e infelizmente para nós, não é Deus e por isso não está acima das críticas. As principais:

  • Trabalhar com um grupo hermético faz passar a mensagem aos que ficam de fora, especialmente os jovens, que, por melhor que joguem, nunca lá chegarão. A persistência torna-se em teimosia, em prejuízo de opções de maior qualidade.
  • A falta de rins nas opções tácticas. Não é preciso ser vidente para saber as alterações que vai realizar, normalmente tarde e duvidosas.

Ricardo: Parece que muita gente ainda duvidava do seu valor. Eu nunca me inclui nesse rol, porque desde os seus tempos do Boavista que me habituei a reconhecer-lhe as imensas qualidades. Que os outros façam campanhas contra ele, sejam eles benfiquistas, portistas ou jornalistas, tudo bem. Agora que nesse grupo estejam adeptos sportinguistas, que parecem só ter força para assobiar os nossos… Talvez tenham percebido que devidamente motivado ele é dos melhores do mundo.

Verdão

segunda-feira, julho 03, 2006

O Herói

Ricardo, my friend, nem foi preciso tirares as luvas para mandares uns belos chapadões virtuais aos teus detractores. Os penalties não foram uma lotaria, simplesmente porque tu tomaste a responsabilidade de nos enviar para as meias-finais. Três defesas soberbas, recorde mundial. Não sei quem terá novamente coragem para questionar a tua titularidade. Vítor Baía? Quim? Moreira? Please. We needed a hero. Now he have one.

Gia

domingo, julho 02, 2006

Como?

Mas que grande palhaço!

Obrigado pelo envio deste vídeo, Mindo!

Leonino

sábado, julho 01, 2006

Made in...Alvalade!



Leonino

És o maioooooor!



E agora, quem é que vai ousar falar mal de ti?

Leonino

Centenário



100 anos de esforço, dedicação, devoção e glória!

Cada vez tenho mais orgulho em ser Sportinguista e quanto mais vivo esta instituição mais acredito que só podia ser mesmo deste clube!

Para mim, adepto ferrenho e convicto do Sporting Clube de Portugal é um enorme privilégio poder festejar os primeiros 100 anos do meu clube.

Parabéns a toda a família leonina.

Leonino

Parabéns

Grande Sporting Clube de Portugal




Parabéns por festejares hoje os teus 100 anos (verdadeiros)! Obrigado pelas alegrias que nos destes e,que de certeza, no futuro nos irás dar!

Um novo século, um novo equipamento...o mesmo leitmotiv: Esforço, Dedicação, Devoção e Glória!

Parabéns Grande Sporting Clube de Portugal!

Lembro-me da minha primeira camisola do Sporting com o patrocinio da Faxe, do primeiro jogo que fui ver com o meu falecido pai, um Beira-Mar vs Sporting ... foi aí que nasceu a chama, o fogo que até hoje brilha na minha alma!

A Honra do nosso passado, o Orgulho do nosso futuro!

Saudações centenárias

Mindo