"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, abril 29, 2007

Nada está perdido



Benfica, 1- Sporting, 1

Depois do banho de futebol que o Boavista ontem deu aos andrades e depois do brinde que ofereceu aos emblemas de Lisboa, fui à Luz absolutamente crente na vitória. Crente, porque estamos a jogar melhor, porque somos mais bem orientados e porque é chegado o momento de não falharmos nos momentos decisivos.

A verdade é que deu empate, resultado que pelo jogo jogado aceito, se não entrar em linha de conta com a arbitragem. Nesse caso tenho que dizer que fomos prejudicados, que houve dualidade de critérios, que a tal "arbitragem à inglesa" permitiu excessos por parte dos lampiões na disputa dos lances, nas simulações, etc, etc.

Se antes deste jogo, acreditando na nossa vitória, torcia pelo menos pelo empate dos andrades em Paços de Ferreira - daqui a duas jornadas -, neste momento só espero que os homens de José Mota dêem a estocada final no dragão, até porque necessitam de vencer para irem pela primeira vez às competições europeias. Tudo isto porque não acredito que os assalariados de Rui Alves vão ao dragão fazer outra coisa a não ser prestar vassalagem e estender a carpete vermelha.

Voltando ao jogo de hoje:

Grande apoio à nossa equipa, a qualidade nas bancadas superou largamente a quantidade e era essa mesma quantidade que estava boquiaberta com a nossa entrada em jogo, premiada com o golo de Liedson. Olhando para a cara dos lampiões era fácil perceber o pânico de quem receava pelo segundo golo para as nossas cores a qualquer momento.

Após uns 25 minutos de autêntico recital leonino, os lampiões conseguiram finalmente assentar jogo, organizar melhor as jogadas, tendo o endiabrado Miccoli (que me desculpem, mas o minorca é mesmo bom jogador!) feito o empate, num remate feliz que trai Ricardo.

No segundo tempo, os lampiões pareciam querer dominar, mas conseguimos sacudir a pressão e a toada de jogo esteve muito equilibrada.

Parece-me um resultado relativamente justo, se não tivermos em conta alguns lances duvidosos, mas primeiro quero rever na televisão para poder dissipar as dúvidas com que fiquei no estádio.

Gostei do Sporting da primeira meia hora, do início dos segundos 45 minutos e do último quarto de hora do jogo.

Parece-me que se tivéssemos sido mais ambiciosos e tivéssemos ido com maior acutilância para cima do adversário, teríamos encostado os lampiões às cordas, como o Boavista ontem fez. Fiquei com a sensação de que a partir de determinado momento do jogo, concedemos muitos espaços, permitimos muitas linhas de passe ao adversário e na nossa organização de jogo ofensivo falhámos muitos passes. Creio também que faltou algo, tal como há dois anos quando Luisão fez o tal golo faltoso que nos roubou o título; é que tanto nesse jogo, como no desta noite, senti que a vitória estava perfeitamente ao nosso alcance.

No entanto, nada está perdido, os andrades perderam terreno, creio que o segundo lugar e os milhões da Champions League devem estar assegurados, restando agora vencer os próximos 3 jogos e esperar pela escorregadela dos andrades.

Leonino

Força, Sporting!

















Sejam uns verdadeiros leões e dignifiquem a nossa maravilhosa camisola verde e branca. Todos nós, leões de alma e coração, estaremos convosco!

Leonino

sábado, abril 28, 2007

Tudo em aberto. Vamos acreditar!



Classificação:

1.º FC Porto 62 (27 jogos)
2.º SPORTING 58 (26 jogos)
3.º Benfica 57 (26 jogos)


Calendário:

FC Porto
Nacional (c)
P.Ferreira (f)
Desp. Aves (c)


Sporting
Benfica (f)
Setúbal (c)
Académica (f)
Belenenses (c)

Leonino

Nas vésperas do grande clássico nacional



Soltas:

"A pressão do Benfica é maior do que a nossa. Está em terceiro, não tem outra competição para alcançar outros objectivos, daí que tenha mais pressão do que nós" (Paulo Bento)

"O dérbi é extremamente importante. Se vale 5 milhões? Mais: do nosso ponto de vista, a presença na Liga dos Campeões vale 6 a 7 milhões" (Filipe Soares Franco)

"O nosso grupo está extremamente confiante com os resultados e exibições e não vai vacilar" (Nani)

"É sempre um bom jogo, porque um clássico é festa, e espero que não seja de paz e de alegria só dentro de campo, mas também fora dele e que o Sporting saia em grande" (Liedson)

"O nosso pensamento está nos três pontos, porque estamos a pensar no nosso primeiro objectivo da época, que é ser campeão" (Marco Caneira)

Leonino

sexta-feira, abril 27, 2007

Pretensão justa, mas...
















Se o futebol português fosse sério, e se se regesse pela verdade desportiva, acredito que esta pretensão de Filipe Soares Franco seria concretizada. Como vivemos numa autêntica república das bananas do futebol, duvido mesmo muito que tal possa vir a acontecer.

Leonino

quinta-feira, abril 26, 2007

Qual a melhor dupla para a Luz?

Este é um tema que tem sido sobejamente discutido ao longo da época. Com a titularidade inquestionável de Liedson muitas vezes se tem discutido quem o deverá acompanhar no ataque. Esta discussão parece ganhar mais sentido após o hat-trick de Alecsandro com a Naval.

Eu sou dos que entendem que a dupla deverá ser escolhida em função dos adversários e do facto dos jogos se disputarem em casa ou fora. Yanick é um avançado mais móvel e veloz, de características semelhantes a Liedson, cuja utilização faz mais sentido quando tenhamos de jogar em contra-ataque ou em contenção. Bueno é um atacante de estilo voluntarioso que parece não estar completamente adaptado ao nosso futebol e Alecsandro, sendo o mais pesado de todos, parece ser um avançado para jogar mais fixo na frente, entre os centrais, longe das laterais.

Alguns dados estatisticos individualizados dos nossos avançados passadas que estão 24 jornadas:

Alecsandro:
Minutos jogados: 981
Jogos como titular: 9
Jogos como suplente utilizado: 11
Golos marcados: 7
Yanick Djaló:
Minutos jogados: 1197
Jogos como titular: 11
Jogos como suplente utilizado: 9
Golos marcados: 4
Carlos Bueno:
Minutos jogados: 808
Jogos como titular: 11
Jogos como suplente utilizado: 3
Golos marcados: 4
Liedson:
Minutos jogados: 2063
Jogos como titular: 24
Jogos como suplente utilizado: 0
Golos marcados: 10
verdão

terça-feira, abril 24, 2007

Será possível?



"Olarápio" Benquerença na Luz, no próximo domingo? Mas será a falta de vergonha assim tão descarada e grande?

ACTUALIZAÇÃO: Pedro Henriques será o senhor do apito no próximo domingo. Prevaleceu o bom-senso ou será que houve eficácia na indignação leonina antecipada que se gerou?

Leonino

segunda-feira, abril 23, 2007

A papel químico



Sporting, 4 - Naval, 0

Na noite em que o nosso "trapalhão" de serviço brilhou - Alecsandro - com um belíssimo hat-trick, mais um jogo "tirado a papel químico" dos últimos: marcar cedo, gerir a vantagem e proceder a uma economia de esforço visando os jogos decisivos que se avizinham.

Apesar de não ter ainda perdido a esperança na conquista do título, vendo como esta equipa está a jogar e a forma tardia como Paulo Bento acertou no onze ideal, pergunto-me constantemente onde estaríamos se tudo isto tivesse acontecido mais cedo...

Uma nota para a correctíssima substituição de Liedson e Polga - mais vale prevenir que remediar - mas mesmo assim, estivesse eu no lugar de Bento, e nem sequer teriam jogado. É que neste futebol português que todos sabemos como funciona, todo o cuidado é pouco. Ainda no sábado vimos o que se passou no Funchal.

Já agora: não percebo a obsessão da Juve Leo em relação aos lampiões. Mesmo considerando-me um anti-benfiquista (perdoem-me os puristas) e sabendo que o próximo jogo é na Luz, havia motivos para passarem o jogo a entoar cânticos e insultos anti-lampiões? Não lhes estaremos a dar demasiada importância? Para mim o principal concorrente continuam a ser os andrades.

E agora, venham os 3 pontinhos da Luz, esperando ainda que os caceteiros de Jaime Pacheco façam uma gracinha frente aos vizinhos.

Leonino

domingo, abril 22, 2007

Colinho da Madeira



Quem é que ontem foi amigo, quem foi?

Leonino

sexta-feira, abril 20, 2007

A transparência que reina para os lados da Luz



Digam lá se o respeitinho pela nossa equipa não é tremendo?

Tanta conversa fiada, desculpas esfarrapadas, lesões inventadas, apenas e só para não correr o risco de ver o cartão amarelo no Funchal que o impediria de jogar o Benfica-Sporting...

Leonino

quinta-feira, abril 19, 2007

Não havia necessidade...



Sporting, 2 - Beira Mar, 1

Não havia necessidade para tanto relaxamento depois de termos chegado aos 2-0;
Não havia necessidade de termos sofrido o que ainda sofremos;
Não havia necessidade de termos acabado esta partida com três defesas centrais em campo.

Mas pronto, estamos no Jamor!

Agora venha o... Belenenses,
para que se reedite um daqueles duelos que tanto abrilhantaram o futebol português em tempos idos.

Leonino

terça-feira, abril 17, 2007

Será piada?



Paulo Paraty foi nomeado para o nosso jogo de amanhã, frente ao Beira Mar. Depois de todas as arbitragens que esse senhor tem feito contra as nossas cores, nomeadamente a que realizou no Estádio da Luz há 2 anos, e que está na memória de todos nós já que nos impediu de chegar ao título de campeões nacionais, só pode ser uma piada de péssimo mau-gosto esta nomeação.

Leonino

Podre futebol português


EXCLUSIVO CM

As escutas telefónicas anexas ao processo ‘Apito Dourado’ entre dirigentes do FC Porto indiciam que José Mourinho insultou mesmo Rui Jorge, dizendo que gostava que o jogador do Sporting tivesse morrido em campo e que lhe terá rasgado a camisola após o encontro entre portistas e verde-e-brancos, realizado no dia 31 de Janeiro de 2004.

PINTO DA COSTA

Horas depois do caso Mourinho, Antero Henriques, dirigente da SAD, prepara com Pinto da Costa as primeiras explicações para negar os insultos de Mourinho e o caso da camisola rasgada.

Antero Luís (A) - Foda-se! Não dormi um caralho! Estou com uma enxaqueca, pá.

Pinto da Costa (PC) - Filhos da puta.... [...] Tínhamos morto esta merda ontem [...]

A - Embora eu ache que o Mourinho, no final, também se exaltou muito!

PC - É, um bocado.

A - É! Aquela história de dizer que o Rui Jorge morreu em campo e...

PC - Ele disse aonde?

A - Ele diz que disse cá em baixo, disse cá em baixo, junto a... quando estava a malta toda ali! Mas eu liguei para a ‘Bola’ e para o ‘Jogo’ a desmentir! A dizer que ele estava a dizer que era mentira!

PC - Não, não! Não... não é desmentir! A gente tem é de processar o gajo que diz! [...]

A - É... e em relação à camisola, também tem de se arranjar ali uma tanga, presidente!

PC - Arranjar que ele foi provocar para a porta do balneário!

A - É. E que o Mourinho disse que: “Esta camisola é indigna de ser trocada. Porque se a tivesse rasgado não a mandava outra vez para o balneário do Sporting.” [...] É! Temos de arranjar aí uma tanga, senão saímos por baixo desta merda toda.

PC - Mas já falou com o Mourinho, não?

A - Não, não, não. Vou agora com ele ver o Rio Ave, agora, às quatro horas!

PC - É... mas diga-lhe, é pá! Ele que não preste dec... diga-lhe só...

A - Não, por isso é que vou com ele! Por isso é que vou com ele!

PC - E amanhã é um processo-crime contra...

A - É...

PC - Esse Bettencourt e os jornais carago!

A - É que esse gajo é mesmo um cobarde!

VALENTIM LOUREIRO

No dia 2 de Fevereiro, Pinto da Costa toma conhecimento de que Mourinho terá um processo disciplinar e que não haverá qualquer processo contra Liedson, jogador do Sporting, que alegadamente teria agredido Jorge Costa. Zangado, liga para Valentim Loureiro a pedir explicações.

Valentim Loureiro (VL) - Estou!

Pinto da Costa (PC) - Sr. presidente, como está?

VL - Ilustre amigo!

PC - Eu estou um bocado fodido com o meu amigo!

VL - Comigo?

PC - Então! Eu falo-lhe no Liedson... o Liedson não apanha nada, põe um processo disciplinar ao Mourinho!!!

VL - Isso ainda não está decidido, pois não?

PC - Está! Então! O processo disciplinar

VL - Eu cheguei agora à Liga [...] Como é que você sabe?

PC - Oh...

VL - Foi algum comunicado?

PC - Estou a dizer-lhe! Processo disciplinar ao Mourinho!

VL - Ó pá, desconheço isso em absoluto! Cheguei agora!

PC - E ao Liedson nada! [...] Vai um gajo à televisão dizer que o Paulino, que o Paulino que é um atrasado mental disse uma coisa e pronto! E o treinador tem um processo disciplinar!

VL - Jorge, eu vou ver isso, está bem?

PC - Está!

ADELINO CALDEIRA

Quatro horas depois de ter falado com Valentim, Pinto da Costa recebe um telefonema de Adelino Caldeira, também administrador da SAD, que já conhecia o relatório do árbitro.

Pinto da Costa (PC) - Estou?

Adelino Caldeira (AC) - Estive a ver o relatório, pá... ali há uma coisa complicada! O... aquele cabrão de Braga, o Paulino, sabe quem é?

PC - Sim, sim...

AC - O gajo escreve que viu! A história da camisola! [...] É o que ele escreve, presidente!

PC - Oh!

AC - Pois, está bem! Agora, ó presidente, das duas uma: ou se arranja alguém que chegue ao pé do gajo, que o gajo vá dizer que não viu mas que lhe foram contar... ou se o gajo mantém essa versão no relatório, no mínimo uma semana, no mínimo!

PC - É um filho da puta! [...] Quem se dá.... quem se dá bem com ele é o Zé Mário!

AC - Ó presidente, quer que eu fale com ele?

PC - O Zé. Eu falo com o Zé Mário!

AC - É que... atenção! Ou o gajo chega lá... o gajo, o gajo não chega lá a dizer que viu! Porque ele... porque ele, depois diz a seguir: e quanto à afirmação veio contar-me o Bettencourt! Portanto!

PC - Ah!

AC - ...o que se presume que ele viu! Agora o que ele pode dizer – como está lá escrito no relatório! – “Não, a mim também me contaram!”

PC - Pois.

AC - Ó pá! É tão simples quanto isso! É que se não aquilo dá um mês de pena mínima, no caso dos treinadores é reduzido para 25 por cento!... é pá, que dá um mínimo de uma semana... [...] Não tem hipótese nenhuma mas... ó pá, pode dar e depois e... estes cabrões ... pode dar sempre duas a três semanas. E se eles derem por exemplo três meses – por causa do passado do Mourinho! – ou quatro... 25 por cento é um mês não é? [...]

PC - É... mas eu falo com ele amanhã.

PINTO DA COSTA

No dia seguinte, 4 de Fevereiro, Pinto da Costa e Antero falam logo pela manhã. Antero Henriques está preocupado com Mourinho que entende não ter recebido a necessária solidariedade dos dirigentes portistas.

Pinto da Costa (PC) - Estou!

Antero Henriques (A) - Devia ir a Gaia, que o gajo está todo atrofiado!

PC - Porquê? Lá por causa...

A - Estive agora a falar com ele, diz que não sente da parte do clube... uma defesa que vai... que vai... vai avançar sozinho!

PC - Não sente, da parte do clube?

A - Não!

PC - Uma grande defesa???

A - Disse-lhe: “Ó pá, isso não tem jeito nenhum!” ...diz: “Ó pá, mas pronto! Não, não sinto uma solidariedade pá... as pessoas vão dizer que... pá... pede desculpa ao Sporting” e o caralho... [...]

PC - Não! Nós já ontem pusemos uma coisa no site...

A - Eu sei, eu sei, eu sei. Mas ó presidente, eu acho que devíamos ir com uma queixa-crime para cima do delegado da Liga se fosse possível!

PC - Isso é a minha ideia!

A - Se fosse possível... falar com o Adelino, se é tecnicamente possível... Avançar já com essa merda!

VALENTIM LOUREIRO

Minutos depois de terminar a conversa, Pinto da Costa telefona a Valentim e ameaça que os jogadores não vão à Luz se Mourinho for punido. A intenção no entanto nunca existiu, como se comprova em outros telefonemas.

Pinto da Costa (PC) - Eu precisava de falar consigo porque isto está a tomar proporções que vai dar uma bronca do carago!

Valentim Loureiro (VL) - Então?

PC - Eu estou aqui no centro de estágio... e os jogadores estão reunidos...

VL - Hum...PC - e querem faltar ao jogo da Luz!

VL - Faltar?

PC - Sim...

VL - Oh!

PC - Perdem os três pontos, não há problema!

VL - Oh, oh, oh.

PC - Não querem e o Mourinho vai processar judicialmente o delegado da Liga! Já entregou a um advogado!

VL - Hum... Você vem para baixo?

PC - Eu... eu estou aqui, estou a falar com eles... estão reunidos [...] Depois vou para a torre das Antas!

VL - Então ligue-me, lá para o meio-dia.

ANTERO HENRIQUES

O actual número dois do Porto depois de se reunir com José Mourinho liga a Pinto da Costa a contar-lhe o estado de espírito do treinador. Por sua vez, Pinto da Costa relata a Antero a conversa com Valentim e conta-lhe que disse que os jogadores ameaçavam não ir à Luz.

Pinto da Costa (PC) - Esteve com o homem?

Antero (A) - [...] Ele está um bocado atrofiado... mas ó presidente, ele também é incoerente, percebe? [...] Como é que correu com o Major, presidente?

PC - Ó pá, disse-lhe que havia a bomba de podermos dia 14 .... faltar! Ele entrou em pânico ... e eu disse-lhe: “Ó Major, eu sei que não adianta nada, mas pelo menos, olhe, vamos ter a oportunidade de dizer ao mundo do futebol porque é que temos de fazer isto!”

ADELINO CALDEIRA

Terminado o telefonema com Antero, Pinto da Costa telefona a Adelino Caldeira e conta-lhe da ameaça de não jogarem com o Benfica. Ao administrador da SAD, Pinto da Costa diz que aquilo não passou de uma tanga e que serviu para assustar Valentim. Caldeira promete ligar depois ao Major a meter “veneno” sobre a mesma matéria. E no dia seguinte volta a ligar a Pinto da Costa porque já “conseguira” mudar o relatório do observador.

Adelino Caldeira (AC) -Ameaçou com o Estádio do Benfica?

Pinto da Costa (PC) - Exacto, fiz uma tanga quando estava a falar com ele, de modo que o gajo ficou em pânico. [...]

AC - O relatório, segundo o relatório, diz claramente que não viu nada... e que foi só o Bettencourt que lhe contou tudo o que escreveu! Portanto melhor que isto é impossível!

PC - É impossível, está bem! [...]

AC - Portanto o relatório limpa tudo completamente, OK?

PC - OK.

AC - Diz exactamente isso. Claro que o gajo vai ser sacrificado, se calhar vai ter de lhe deitar a mão, mas também o gajo foi um filho da puta, escreveu primeiro portanto... que se lixe, né?

GOMES DA SILVA

Adelino Caldeira diz a Pinto da Costa que falou com o juiz Gomes da Silva, da Comissão Disciplinar da Liga, porque Mourinho só podia ser ouvido após ter recebido a nota de culpa.

Adelino Caldeira (AC)- Antes do sr. ligar pedi uma chamada para o Gomes da Silva. Foi combinado entre mim, o dr. Gomes da Silva e o Major que o sr. José Mourinho só seria ouvido depois de receber a nota de culpa. Porque eu quero que ele seja acusado só naquele artigo que dá multa, que foi o que nós combinámos.

ANTERO HENRIQUES: INCIDENTES DESMENTIDOS AOS JORNAIS

“Ele disse cá em baixo, junto a.... quando estava a malta toda. Mas eu já liguei para a ‘Bola’ e para o ‘Jogo’ a desmentir! A dizer que era mentira!”

CALDEIRA QUER MUDAR DEPOIMENTO

“Ou se arranja alguém que chegue ao pé do gajo, que o gajo vá dizer que não viu mas que lhe vieram contar [...] ou se o gajo mantém a versão é uma semana no mínimo.”

PINTO DA COSTA: AMEAÇA DE BOICOTE NA LUZ

“Fiz uma tanga [os jogadores não irem jogar à Luz] quando estava a falar com ele de modo que o gajo [Valentim] ficou em pânico.”

J. BETTENCOURT: RELATÓRIO FOI MUDADO

“O relatório limpa tudo [...] diz claramente que não viu nada... e que foi só o Bettencourt que lhe contou tudo o que escreveu! Melhor era impossível.”

GOMES DA SILVA: COMBINAR COM JUIZ DATA DA AUDIÇÃO

“Foi combinado entre mim, o dr. Gomes da Silva e o Major que o sr. José Mourinho só seria ouvido depois de receber a nota de culpa. [...] Foi isso o que nós combinámos”

Leonino

segunda-feira, abril 16, 2007

O nosso Site outra vez!

Farto de esperar por uma resposta da parte dos responsaveis pelo nosso Site, resolvi ser mais radical, vamos ver no que vai dar.

The Best One

E-mail completo:

Bom dia, faz ja bastante tempo que enviei um e-mail para Vossas Exas a perguntar pela versao Inglesa no nosso site que nunca funcionou , a resposta nunca chegou, e a versao Inglesa continua na mesma.

Assunto muito falado na Blogoesfera, e pelos vistos ignorado por todos aqueles que tem poderes para fazer algo, porque?

O nosso Sporting merece melhor meus senhores, o nosso site e uma vergonha, paginas que nao funcionam, paginas em conctrucao desde o inicio, enfim quando e que alguem faz algo?

Quanto tempo vou ter que esperar desta vez por uma resposta?

Este mail vai ser "Postado" no Blog Sangue Leonino onde poderao ver outras varias reclamacoes acerca do mesmo assunto, assim que receber uma resposta irei "Postala" no mesmo Blog.

Saudacoes Leoninas

Paulo









domingo, abril 15, 2007

Muito dinheiro a voar

É uma diferença abissal. Para todos os que acham que o Sporting paga muito mais do que deve aos seus atletas de futebol profissional, convido a dar uma vista de olhos ao Correio da Manhã, onde podem comparar com os valores pagos pelo nosso rival do Colombo.
Como se devem lembrar, sempre aqui afirmei que, para termos uma noção exacta do que realmente estava em causa aquando da divulgação dos vencimentos dos nossos atletas, era necessário perceber o que fazem aqueles que connosco concorrem directamente: slb e fcp. Porque afinal é com eles que muitas vezes disputamos os jogadores, como aconteceu recentemente com Fábio Coentrão, e anteriormente com Adriano e outros.
Bem sei que com o mal dos outros podemos nós bem, mas a verdade é que, vendo o que se pratica nos nossos adversários em termos de politica salarial e associando aos resultados obtidos, chego à conclusão que o nosso clube até é bem gerido e há muitos adversários nossos a verem o dinheiro por aí a voar...
Se têm dúvidas comparem (valores mensais arredondados):
Sporting:
Liedson: 110 mil euros
Ricardo: 75 mil euros
Bueno: 73 mil euros
Caneira: 68 mil euros
Romagnoli: 66 mil euros
Polga: 54 mil euros
Paredes: 54 mil euros
Alecsandro: 52 mil euros
Farnerud: 44 mil euros
J. Moutinho: 32 mil euros
Benfica:
Nuno Gomes: 194 mil euros
Miccoli: 191 mil euros
Simão Sabrosa: 190 mil euros
Karagounis: 150 mil euros
Petit: 91 mil euros
Luisão: 86 mil euros
Anderson: 50 mil euros
Moretto: 47,750 mil euros
Everson: 44, 500 mil euros
Katsouranis: 44 mil euros
Chamo a atenção para Everson que até hoje jogou 19 minutos na já longinqua época de 04/05.
verdão

sexta-feira, abril 13, 2007

Marcar cedíssimo...



Sporting, 4 - Marítimo, 0

Marcar cedíssimo e cedíssimo ganhar vantagem, dá muita tranquilidade e faz o público vibrar!

Creio que esta frase resume aquilo que acabei de testemunhar em Alvalade, mas estou seguro que mesmo sem aquele golo de Liedson logo aos 12 (!) segundos (ainda bem que chego sempre ao Estádio antes do apito inicial), o Sporting ganharia este jogo, porque os jogadores respiram confiança, o público transmite apoio e entusiasmo, e os nossos adversários directos começam a tremer.

Nunca deixámos o Marítimo ter grandes veleidades atacantes, o nosso golo prematuro fez com que fossem obrigados a abrir jogo e a deixar o 'autocarro' no balneário em vez de o colocarem à frente da baliza de Marcos. E quando o adversário joga - ou é obrigado a jogar - com menos cautelas defensivas, o nosso tipo de jogo ganha outra dinâmica e eficácia.

Deixando aqui uma nota de destaque, gostaria de relevar o trabalho de Polga, Tello, Romagnoli, Nani e Moutinho, não querendo com isto dizer que os outros estiveram mal. Bem pelo contrário!

Sobre Romagnoli, destaque para o grande golo que marcou, pleno de confiança e a confirmação de que os argentinos precisam da primeira época para se adaptarem, sendo que na segunda começam a mostrar toda a sua qualidade (lembram-se de Acosta?).

Por último, vaias e assobios não constaram no menu desta noite em Alvalade, e ainda bem, pelo que tudo se conjuga para que tenhamos uma recta final com a família leonina toda unida.

Duas notas finais: estando Liedson à beira do quinto amarelo será prudente jogar contra a Naval, em vésperas da ida à Luz? E que se passa com Carlos Bueno? Sendo um bom indicador a blindagem do balneário, será que alguém sabe minimamente o que se passou?

Já agora: amanhã vou ser adepto da Briosa de corpo e alma. Para além de ser um clube que merece toda a minha simpatia, deposito todas as esperanças nos homens de negro... mas não os do apito na boca!

Leonino

Juve Leo fez ontem 31 anos de existencia!!!!

Como ninguém se lembrou de por aqui um post a lembrar este feito, aqui fica os meus parabéns a esta maravilhosa claque que é a nossa!!!

GreenPower


quinta-feira, abril 12, 2007

Aqui está uma boa noticia.

António Leonel Vilar Nogueira Sousa, conhecido por todos por Tonel, renovou o contrato com o Sporting até ao ano de 2011. Nascido a 13 de Abril de 1980, faz precisamente amanhã 27 anos. Os meus parabéns, que seja feliz connosco e já agora campeão.
Verdão

quarta-feira, abril 11, 2007

Grande Naide!



Seguramente com a ajudinha dos sportinguistas que visitaram e votaram no site do European Athletes, a nossa Naide Gomes foi com toda a justiça eleita a melhor atleta europeia do mês de Março.

Leonino

Algo que se tem de possuir!!!

Como podem ver já está na estante o nosso estádio! Foi uma grande ideia da parte do Sporting e do jornal Abola, desde já o meu obrigado a ambos, não comprei 1 mas sim 2, um já está no sitio o outro ficará para oferecer ao meu avô que é um Sportinguista de alma e coração!

Era uma oportunidade a não perder espero que a tenham aproveitado!!

Saudações Leoninas!!!
GreenPower

terça-feira, abril 10, 2007

Os Palhaços também apitam!

Ontem, em Aveiro, e especialmente na 2ª parte podemos assistir a um autêntico número de circo, apitado por um palhaço (as minhas desculpas aos mestres desta nobre profissão...) que não quis deixar no esquecimento as habilidades de Calabote, Guímaro, Paulo Costa, Paulo Paraty, Irmãos Metralha Calheiros, Soares Dias e outros que tais. Lucilio fez de palhaço rico e os jogadores do Beira-Mar de palhaços pobres.
Estes 2 pontos quanto vão pesar na atribuição do segundo e eventual campeão nacional? E ao Beira-Mar quanto lhe vão custar?
Como dizia ontem o treinador dos aveirenses o campo de jogo a partir de determinada altura ficou mesmo inclinado.
Verdão

segunda-feira, abril 09, 2007

Bronze para o Futsal

A equipa de futsal está de parabéns ao conquistar o 3º posto na Taça Intercontinental de Futsal, que decorreu em Portimão.
Ontem, no jogo de atribuição do 3º e 4º lugares, com os lampiões, a equipa deu uma mostra de querer e personalidade, ao superar scores negativos, conseguindo dar a volta ao resultado, que no fim se cifrou num claro 2-4. No entanto realçaria a exibição fantástica, especialmente na 1ª parte, nas meias-finais, contra o Boomerang, campeão mundial e Europeu.
Parabéns a toda a secção, que não se cansa de amealhar titulos e prestigio para o nosso clube.
Verdão

domingo, abril 08, 2007

Noite de luxo em Braga



Sp.Braga, 0 - Sporting, 1

Com uma exibição altamente personalizada, verdadeiramente de gala, os nossos 'canários' derrotaram sem mácula o Braga por 1-0, no jogo que eu considerava o mais difícil dos que nos restam, sem qualquer intenção de provocação aos lampiões. Pura das verdades.

Foi um jogo de luta, com duas equipas de 'barba rija', quiçá com os bracarenses a abusar da violência em alguns lances, perante a passividade de Bruno Paixão (que até nem esteve mal esta noite...), entrando nós muito bem no jogo, pondo desde o início o Braga em sentido.

Mesmo com poucos espaços, mostrávamos segurança e solidez na defesa, dominávamos a meio-campo, segurávamos a bola e lançávamos rápidos ataques, deixando as despesas na frente para Liedson e Yannick (um pouco apagado).

Na segunda parte, o golo de Nani, de cabeça, após um ressalto, aos 52 minutos, fez com que se jogasse mais aberto, com menos cautelas defensivas, pelo que quando o Braga procurava criar perigo para chegar ao empate, fomos nós que acabámos por estar mais perto do 2-0.

Conseguimos gerir com mestria, garra e muita maturidade esta vantagem, o Braga nunca esteve perto do empate, pelo que merecemos inteiramente vencer, podendo - e devendo - a vantagem ter sido mesmo mais dilatada.

Quarta vitória consecutiva, continuamos a 4 pontos dos andrades, igualámos os lampiões, aguardando agora por um deslize destes em Aveiro, terra de sportinguistas.

Ficha do jogo:

Estádio Municipal, em BragaÁrbitro: Bruno Paixão (Setúbal)

SPORTING DE BRAGA - Paulo Santos; Luís Filipe, Nem, Paulo Jorge e Carlos Fernandes (Cesinha, 74); Frechaut, Andrade (Chmiest, 83) e Vandinho (João Pinto, 58); Maciel, Zé Carlos e Wender

SPORTING - Ricardo; Abel, Caneira, Polga e Tello; João Moutinho (Custódio, 84), Miguel Veloso, Romagnoli (Pereirinha, 74) e Nani; Yannick (Alecsandro, 62) e Liedson

Cartão amarelo a Paulo Santos (11), Wender (35), Zé Carlos (37), Maciel (57) e Caneira (77)Cartão vermelho directo: Nem (90+2)

Golo: Nani (52m)


Leonino

quinta-feira, abril 05, 2007

Contra 14?




Quando o Sporting volta a estar de novo na luta pelo título, depois de duas jornadas que nos foram favoráveis, é no mínimo estranho, intrigante e suspeito que para o nosso próximo jogo seja nomeado um verdadeiro artista do apito, de seu nome Bruno Paixão.

É absolutamente inaceitável que quem tenha a responsabilidade de nomear os árbitros incorra - quero crer que é apenas isso - numa falta de sensatez e equilíbrio, ao atribuir a arbitragem de um decisivo Sp.Braga-Sporting a um senhor que tem dado provas de odiar tudo aquilo que é verde e branco.

Não sendo má-vontade minha relembro algo de que Rui Jorge seguramente nunca se esquecerá:

Há poucas épocas, esse senhor arbitrou um Boavista-Sporting, quase no final do campeonato, numa jornada em que os lampiões jogavam também em Braga, estando nós e eles ainda na luta pelo 2º lugar, o qual dava acesso directo à milionária Champions League.

O Sporting estava em vantagem no marcador, a cerca de meia hora do final do jogo, quando o senhor Paixão decidiu inventar uma expulsão inacreditável de Rui Jorge, não faltando a cereja em cima do bolo, ou seja, um cartão vermelho também para Pedro Barbosa.

Com tudo isto, os axadrezados deram a volta ao jogo, venceram por 2-1 e os lampiões chegaram ao 2º lugar.

Marítimo, 0 - Sporting, 1 (19/11/2006): o mesmo senhor Paixão marca grande penalidade contra o Sporting, por falta de Polga, meio metro fora da grande área.

Já agora, deixo ainda aqui algo que alguém relembrou, e bem:

Benfica - Oliveirense (Taça de Portugal): a Oliveirense ganhava por 1-0, mas Bruno Paixão marcou 3 penaltys a favor do Benfica ! Teve de marcar 3 porque o Benfica falhou os dois primeiros. Como marcou o último ( para alívio do árbitro ), o jogo foi a prolongamento. Bruno Paixão expulsou ainda 2 ou 3 jogadores da Oliveirense e assim o Benfica, obviamente, acabou por ganhar no prolongamento.

Coincidências?

A todos aqueles que gostam de lembrar que Hermínio Loureiro e Vítor Pereira são sportinguistas... vou ali e já venho.

E por último, enquanto sócio e adepto do meu clube, aguardo ainda por uma posição veemente da parte dos responsáveis do nosso clube, condenando esta vergonhosa nomeação.

Leonino

quarta-feira, abril 04, 2007

Assobios? Não, obrigado!











Não tendo qualquer simpatia pelo presidente da Assembleia Geral do nosso clube, por motivos que não são para aqui chamados, não posso deixar de reiterar e subscrever o apelo feito por ele, no sentido de convergirmos no apoio aos nossos atletas, em vez de enveredarmos pelos assobios do costume.

É um facto que no futebol português não abunda a racionalidade, como se constatou nas bancadas da Luz no passado domingo, e também sabemos que há jogadores que não caem nas boas graças dos adeptos dos seus clubes (Moretto no Benfica, Jorginho no FC Porto, Custódio no Sporting, etc, etc), mas também nisto temos e devemos ser diferentes, por isso, mesmo não alienando o nosso sentido crítico construtivo, vamos apoiar a nossa equipa nestas finais que faltam e fazer o favor de deixar os assobios no... bolso!

Leonino

Vota na nossa atleta Naide Gomes!!!



Corre uma votação para melhor Atleta Europeia, vota aqui!

GreenPower

terça-feira, abril 03, 2007

Estamos na luta!



Sporting, 2 - Beira Mar, 0

Faltando 7 jornadas para que se dê por terminado este campeonato, espero que com este terceiro triunfo consecutivo (Amadora 3-1, FC Porto 1-0, Beira Mar 2-0) estejamos na rota certa para ainda chegar ao título. Depois de tanto sofrimento, seria bem merecido...

1º FC Porto 53
2º SL Benfica 52
3º SPORTING 49

Vendo o jogo desta noite, constatando a subida de forma de alguns jogadores (faz mesmo bem ao Nani ir à selecção...), a crescente força anímica da equipa e até o entusiasmo dos adeptos, acredito - até pelo que ontem vi na Luz - que estamos muito perto de sermos a equipa em melhor forma desta liga.

Esta noite entrámos bem no jogo, e mesmo sem o patrãozinho Moutinho, demos boa conta do recado, chegámos cedo a uma confortável vantagem, e a partir daí tivemos o mérito de saber gerir a mesma.

Para que não sintamos saudades das arbitragens, que por norma nos são "amigas", até um golo limpíssimo de Liedson foi anulado...

Ora, todo este meu optimismo e esta nova carga de esperança poderão deixar de ter qualquer sentido se já na próxima jornada não sacarmos os 3 pontinhos num terreno muito difícil (aliás, onde registámos a última derrota extra-muros), pelo que faço já aqui um apelo a todos os bravos Sportinguistas do norte para que compareçam em força em Braga, e provem - já no próximo fim-de-semana - que também nós temos uma verdadeira implantação nacional!

É fundamental ganhar em Braga!

Leonino

domingo, abril 01, 2007

Qual o resultado que mais nos interessa?

Hoje joga-se um clássico entre os nossos dois principais rivais. A 8 jornadas do final do campeonato, e estando nós a 6 pontos dos andrades e a 5 dos lampiões, qual será - em teoria - o que resultado que mais nos convém?

FC Porto - 52
Benfica - 51
SPORTING - 46


> Se os andrades ganharem, continuaremos a 6 pontos de distância, mesmo tendo vantagem nos jogos com eles, mas teremos que esperar por mais do que um deslize dos azuis e brancos, ganhar na Luz e esperar um deslize dos lampiões.

> Se os lampiões ganharem, ficaremos a 3 pontos de andrades e continuaremos a 5 dos lampiões, com a vantagem de que ainda vamos à Luz, podendo também anular a desvantagem de 0-2 do jogo da primeira volta. Nesse caso, bastava uma derrota dos andrades e um deslize dos lampiões, para a coisa nos voltar a sorrir.

> Se der empate, ficaremos a 4 pontos de andrades e 3 dos lampiões. Uma vez mais, basta-nos vencer na Luz mas teremos que esperar por mais do que um deslize de andrades.

Parecendo que o empate ou a vitória dos lampiões (cruzes, canhoto!) são os cenários que mais nos convêm, a verdade é que o resultado que mais nos interessa é mesmo... a nossa vitória frente ao Beira Mar!

Leonino