"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, dezembro 31, 2007

O Sangue LEONINO deseja a todos um...


domingo, dezembro 30, 2007

Boas entradas!


Desejo a todos os colaboradores e leitores do melhor blogue leonino de todos os planetas um feliz ano 2008!

Eu sei que a imagen não tem nada a haver com futebol, mas na vida continua a haver coisas mais belas do que uma bola de futebol em geral e do que o fucinho do Petit em particular!

Como os amigos do blog da bola, não aconselho as almas mais sensiveis tipo ''rosinhas depenadas'' de clicar na foto.

Saudações leoninas e um bom 2008 para TODA a Nação Leonina
Mindo

sábado, dezembro 29, 2007

O exemplo do FUTSAL



O Grande Sporting venceu novamente o benfas em FUTSAL mas desta vez a contar para a taça de Portugal.

Queria dar, obviamente em primeiro, os parabéns a toda a equipa pela coragem e entrega ao jogo.

O FUTSAL é neste momento o exemplo a seguir! Pode não haver dinheiro, mas há Homens, há vontade de vencer e há ... experiênça!

Escrevi há umas semanas atrás que o que falta no Sporting é um líder DENTRO de campo e Homens de barba rija para manter o leme quando os putos começam a fraquejar.

O benfas do jogador que iria ser o futuro-melhor-jogador-da-equipa-de-futebol-do-futuro-colosso-europeu-que-há-3-anos-devia-ser-maior-do-que-o-Real-Madrid teve várias hipoteses de marcar mas encontraram o melhor guarda-redes de todos os planetas (aquele abraço Sousa Cintra!) pela frente e uma equipa coesa, unida e determinada!

Mesmo que o futuro-jogador-da-equipa-de-futebol-que-vai-arrasar-tudo-por-esta-europa-fora-mas-que-não-integrou-o-plantel-por-causa-do-Record se tenha desdobrado em remates, a verdade é que de nada serviu!

Parabéns aos leões que se deslocaram ao pavilhão para apoiar o Grande Sporting!

Espero que a equipa de FUTSAL seja a inspiração para uma reviravolta no campeonato!

P.S: Gostei da azia dos comentadores da SIC, o relogio ficava parado, o jogo ficou uns 2 minutos e 0-1 quando o Sporting já tinha marcado o 2o, na repetição do penalty o locutor até queria que o tempo voltasse para trás...LOOOOOOOOOOOOL


Saudações leoninas

Mindo

Futsal: vitória na Luz!



Benfica, 0 - Sporting, 2

Com um jogo muito inteligente, dando o domínio (aparente) da partida ao adversário, o Sporting conquistou nova vitória sobre os lampiões, apenas no espaço de uma semana, marcando seis golos sem sofrer nenhum.

Estamos com toda a justiça na III eliminatória da Taça de Portugal de Futsal, com os golos de Café e Alex a sentenciarem a eliminação dos lampiões.

Destaque ainda para mais uma portentosa exibição de João Benedito - o costume! - o qual, jogando em terreno hostil, defendeu tudo o que havia para defender.

Nota de elogio para as claque leoninas, as quais em desvantagem quantitativa, abafaram completamente as vozes dos encarnados.

Ficha de Jogo

II Eliminatória da Taça de Portugal de Futsal
Pavilhão Açoreana Seguros, no Estádio da Luz (Lisboa)
Árbitros: Pedro Paraty e Abílio Bessa (AF Porto)

Benfica: Zé Carlos; Zé Maria, Pedro Costa, Arnaldo e Ricardinho
Jogaram ainda: Gonçalo Alves

SPORTING: João Benedito; Alex, Davi, Bibi e Nenê
Jogaram ainda: Café, Zezito

Acção disciplinar: cartão amarelo para Nenê (27m), Davi (35m) e Pedro Costa (40m)

Golos: 0-1 por Café, aos 32m 0-2 por Alex, aos 37m

Nota: em vez da Administração do nosso clube contratar os serviços de consultor de Tomaz Morais (seleccionador nacional de rugby), não seria bem mais lógico pedir ao nosso treinador de futsal - Paulo Fernandes - para dar um curso de humildade, garra e sacrifício aos meninos mimados de futebol profissional?

Leonino

Orgulho leonino


Numa passagem pela blogosfera leonina encarei com este blog. Dado o nick do bloguista pensava encontrar um blog de mais um adepto ferrenho do Grande Sporting, porque tal como muitos vi o filme ''O Leão da Estrela'' e isso tinha criado uma certa expectativa, mas fiquei desiludido com o resultado.

O meu objectivo não é o de abrir uma guerra entre blogs, cada um tem a liberdade de defender as suas opiniões, simplesmente não gostei da maneira como o Grande Sporting é por lá criticado, e em particular um post onde o bloguista se mete na pele de ''jornalista'' do pasquim Record e faz certas perguntas ao FSF.

O que não gostei foi da impressão que tive de que o bloguista valoriza o tripas em detrimento do Grande Sporting.
Vou tentar ser breve e vou-me socorrer de alguns argumentos que explicam (em parte e sem grandes pormenores) porque é que o tripas e o Sporting estão onde estão. Aqui vai (sem ordem de valor):

- O Sporting pagou um centro de estágio do seu bolso, sendo que o tripas tem um centro de estágio pago pela CM de Gaia, mas que o tripas é o único a utilizar.
- Aquando da construção do seu estádio das corrente de ar, o Tripas teve mais de 130.000.000 € de ajudas da câmara do Porto, quando o Sporting foi quem menos ajudas teve dos 3 grandes já sem contar com os problemas actuais que a câmara de Lisboa está a colocar ao Sporting.
- O Pinto da Costa soube instaurar um clima de guerilha Norte-Sul, aproveitando-se da fraqueza dos grandes de Lisoba (nos anos 90) para instalar o seu Polvo:
- O José Veiga foi importado do Luxemburgo e formado para ser um ''grande empresário'', cuja missão se resume a desestabilizar os grandes de Lisboa: o famoso verão quente (Paulo Sousa, Pacheco e JVP), Figo e por fim o caso Jardel.
- Os manos Oliveira que construíram um império na area da comunicação, fazem bem o seu papel de desestabilização, bastando ter lido o pasquim oficial do Tripas (O Jogo) no momento em que saiu o livro que a Leonor Pinhão diz ser da Carolina: todos os dias foi publicada uma primeira página a elogiar o modelo tripeiro com entrevistas a Deco e Cia.
Curiosamento a mulher do Deco não é nenhuma desconhecida do ''Calor da Noite'' ... o qual pertence ao Reinaldo Teles, e onde também param os manos Oliveira.

- O Sporting não tem historial de corrupção na arbitragem, o que ganhamos, ganhamos contra tudo e todos, não foram precisos Algarvegates, nem Mãozinhas, nem Quinhentinhos, nem viagens ao Brasil, nem Frutinha, nem camisolas rasgadas, nem cafezinhos com leite...nem bandeirinhas que vislumbram foras-de-jogos incríveis ao Sporting (Hugo Viana frente ao Braga, fora-de-jogo estando no meio de 4 defesas bracarenses/ Alecsandro em fora-de-jogo frente ao Nacional após ter partido do seu meio campo!), muitos desses erros chegariam e sobrariam para ter dado o título ao Sporting no ''campeonato do colinho'' e no ''campeonato da mãozinha''.

É claro que me vão dizer que um campeonato não se ganha nem se perde num único jogo e que, como uma espécie de Calimero, para mais se as iniciais do vosso nome são idênticas às iniciais das Maladias (doenças) Sexualmente Transmissíveis e, por coerência intelectual, andam a chorimingar sobre um jogo frente ao Campomaiorense que terá dado o título ao Sporting em 99/00. Isto sendo um insulto aos nossos amigos Secretário e Carlitos, este do Gil Vicente!
- Os dirigentes leoninos tentam baixar o endividamento leonino sem pôr em perigo o clube! Se o tripas não tivesse ganho a Champions League e encaixado tanta massa na venda de Deco, Ricardo Carvalho etc... estaria muito mal neste momento; alías, alguém me sabe dizer onde foram parar esses milhões todos?

- O tripas só compra jogadores de qualidade indiscutível ,ao contrário do Sporting?? LOL, Carlos Alberto, Renteria, Pitbull e tantos outros jogadores que nem sequer um pé puseram no tripas!

O Sporting tem lutado, com menos nota e ajudazinhas (tipo livre que deu a vitória do tripas no estádio das correntes de ar), até às últimas jornadas, sendo que noutros tempos e com muitas aquisições de peso, nem do Natal passava!

- No Sporting não é preciso fazer pressão sobre o governo para travar uma investigação criminal ou para não ter de pagar impostos!

No Sporting cumpre-se o dever fiscal, ao contrário de outro clube que pede um perdão fiscal, dando acções em garantia que não sendo cotadas na bolsa (nessa altura), não são líquidas e nem valor venal têm!

Imaginem-se a pedir dinheiro emprestado a uma sociedade e ela dar-vos acções suas em garantia! LOL ,quer dizer que se a sociedade entrar em falência a garantia de pagamento não serve para nada porque também ela será nula!

Logo, não é do interesse do governo que o benfas vá à falência!

Como tolerar que um clube peça a clemência do fisco e depois invista 12,5 mio na aquisição do gnomo... quando há clubes que descem, mas que cumprem o seu dever fiscal???
Antes de ajuízar a ''performance'' dos dirigentes leoninos comparando-a à performance dos nossos rivais mais directos, dever-se-ia primeiro ver se estamos em pé de igualdade com eles ou se estamos numa situação de concorrência desleal, desportiva e financeira!

Saudações ORGULHOSAMENTE leoninas e bom ano 2008

Mindo

sexta-feira, dezembro 28, 2007

Agora deu em advogado de defesa

Declarações de Derlei ao pasquim lampiónico Record, na edição on-line:


O Ninja diz que o Levezinho tem direito a expressar-se: «Liedson é um profissional exemplar»


" Ele deve ter os seus motivos para falar..."
" Temos de respeitar isso, como ele sempre respeitou as regras do clube."
" Liedson sempre foi e é um jogador e profissional exemplar, e acho que, apesar do que se fala por aí, quando voltar do Brasil tudo ficará esclarecido e as coisas ficarão da forma como estão"


Se Liédson com as suas últimas declarações e comportamentos, com os antecedentes de problemas disciplinares que teve no clube, é um profissional exemplar, então PROFISSIONALISMO é coisa que o Sr. Derlei não deve saber o que é !

Se Liédson tem os seus motivos para falar porque razão não o fez no balneário, acabando antes por afectar a estabilidade do grupo na praça pública ?

Que respeito é esse pelas regras do clube, onde se exige respeito e disciplina ?

Para terminar, mau será se as coisas ficarem como se nada tivesse acontecido, pois a disciplina de um grupo de trabalho é mais importante que qualquer Liédson ou Derlei. Espero que estes meninos não queiram fazer a Paulo Bento o mesmo que fizeram outros a Peseiro, mas parece-me que haverá realmente falta de espírito de grupo no balneário, sendo que a estas "ovelhas negras" Liédson e Derlei que fomentam esta paz podre não pode ser concedido que pertençam a um "rebanho" que se quer sadio.


Lion King

Futsal: vamos a eles, leões!



Amanhã é dia de Taça de Portugal no Pavilhão Açoreana Seguros, no Estádio da Luz:

Benfica-SPORTING

Os ingressos, que custam 15 euros, ainda podem ser adquiridos no sábado entre as 09h00 e as 13h00, no Centro de Atendimento do Edifício Multidesportivo Açoreana Seguros, no Complexo Alvalade XXI, em exclusivo para adeptos do Sporting.

Transmissão na SIC.

Leonino

Vukcevic em entrevista na Bola

Quero agradecer o convite que me foi feito e que honrosamente aceito até por considerar este blog um dos melhores do universo verde e branco. É um desafio difícil escrever sobre uma das paixões da minha vida, mas tentarei fazer o meu melhor.

Em jeito de estreia quero enfatizar a entrevista que Vukcevic dá hoje ao orgão oficial dos milhafres, onde se revela um verdadeiro leão e onde destaco estas frases:

«se jogasse na frente talvez fosse o melhor marcador»

« o Sporting é aquilo que estava à espera. Posso dizer que é um dos dez melhores clubes da Europa»

« sei que posso jogar melhor»

« entro só para ganhar. Quando perco simplesmente não consigo dormir. Só quero é ganhar»

« o Sporting vai ser campeão. Naõ me vou render»

« já disse que só penso em ganhar (a taça uefa)»

« penso que escolhi o melhor (entre Sporting e FCP). O melhor para mim é estar aqui»

Digam lá se não está aqui mais um espírito guerreiro à imagem de um Sá Pinto ou de um Oceano?


Saudações sportinguistas,

Via VERDE

Novo membro



Mesmo a fechar o ano temos o prazer de anunciar a contratação de um novo membro para este espaço: o Via VERDE.

Sportinguista ferrenho, ex-praticante de futebol nos escalões jovens do clube, presença assídua nas bancadas de Alvalade, é pois com muita satisfação que o vemos juntar-se à nossa equipa de editores.

Bem-vindo... e desde já, via verde para postares!

quinta-feira, dezembro 27, 2007

That's the point, Liedson!




Então Liedson? Comparas o balneário leonino a uma ditadura??
LOL Levezinho! That's the point !!!


Ora uma ditadura é um regime totalitário onde só o dirigente máximo tem a voz de comando!
Uma equipa de futebol é isso mesmo! O Paulo Bento é que manda e tu não bufas! És pago para jogar e não para opinar!

A tua opinião não interessa ao menino Jesus! És o jogador mais bem pago, tens de ser aquele que mais se esforça e mai'nada...
... a nível de táctica ou gestão de recursos humanos, deixa isso ao Mister Bento, ele é pago para assumir essa tarefa, e até à vista sabe melhor do que tu!

O balneário leonino até é democrático demais! Se não o fosse, como explicar a entrevista que deste??
Anda lá, Levezinho, faz beicinhas e depois vê lá se marcas uns golitos porque em 1/2 volta, 4 golos é muito pouco para quem ganha o que ganhas por mês; se é assim que esperas chegar à Canarinha ou chamar a atenção de um colosso europeu, fia-te na Virgem ou na Maria Amélia do outro lado da 2a circular!

Saudações leoninas
Mindo

Filipe Soares Franco ao Record

Li com atenção a entrevista do presidente do clube, Filipe Soares Franco, concedida ontem ao jornal Record, e que hoje está disponível na edição online. Deixo aqui aquelas que considero ser as tiradas mais importantes dos temas abordados. Chamo no entanto à atenção para os que, como eu, gostam de saber os pormenores, que a edição em papel é mais completa.

«Tomara ter 10 milhões para um avançado»

«É impossível reduzir mais custos no futebol»

«Já perdemos 12 milhões com impasse da Câmara»

verdão(SL)

quarta-feira, dezembro 26, 2007

Balneário em estado de sítio?



Por mais que tente e que apele à boa-vontade, já que estamos em plena época natalícia, não consigo entender a lógica de certas entrevistas, nem o objectivo que visam servir.

Num momento em que se recomenda tranquilidade, serenidade e um balneário forte e coeso, Liedson vem fazer precisamente o contrário. E ainda por cima a um orgão noticioso como o Jornal de Notícias, regional e não desportivo...

Não entendo mesmo, confesso!

A menos que nisto tudo haja uma paz podre no balneário e que Liedson esteja a desafiar qualquer lógica - quiçá mal aconselhado - visando apenas esticar a corda para forçar a sua saída de Alvalade. Mas não será este seguramente o método mais correcto, e muito menos o timing adequado. Se juntarmos ao castigo que recentemente lhe foi imposto por Paulo Bento, o quid pro quo na Madeira com Vukcevic, diria que o Levezinho revela muito pouca maturidade em tudo isto. O que lamento, dado ser um grande apreciador dos seus dotes futebolísticos.

Leonino

segunda-feira, dezembro 24, 2007

Feliz Natal!

O Natal tem uma magia especial que não tem paralelo com nenhuma outra época do ano, por mais que se sobreponham os interesses consumistas, o cinismo e as atitudes vãs. Por vezes somos até capazes de achar, justificadamente, que se confunde a data com o Carnaval ou com o Haloween, mas na verdade é que o Natal traz para a agenda o melhor do que o ser humano é capaz: olhar para o lado e ver não apenas um concorrente, adversário ou inimigo mas um homem igual a nós. Pena é que o Natal seja um só dia e o Carnaval 3, e, por isso, as boas itenções desta época sejam depressa engolidas juntamente com as rabanadas e os sonhos não passem de fritos da época.

Este será, para a maior parte de nós, um de muitos ou apenas mais um. Como eu acredito no Homem, espero que este seja menos um na contagem para um mundo melhor. Na minha condição de sportinguista tenho a esperança como eterna aliada.

Bem hajam e Bom Natal.

verdão(SL)

domingo, dezembro 23, 2007

O mau da fita



Li com atenção o post do verdão e a noticia do Record, porém há algo que me cheira a esturro!

O Sporting não vai processar o Mereiles em difamação, mas sim por ter violado o acordo de silêncio que assinou quando foi demitido do Sporting e recebeu 500 mil euros de indemnização.

Porque é que o Sporting lhe ofereceu tanta massa em troca do seu silêncio?

Ninguém se sente escandalizado com isto? Ninguém se sente enganado por ver o Sporting a processar um funcionário por este não se ter calado sobre a situação fincanceira do Sporting no tempo aonde lá esteve?

Quem não deve não teme! Agora pagar para que a verdade não se saiba??

Quo vadis Sporting?

O facto de processar o Meireles só dá mais credibilidade às suas afirmações, e confirma a teoria que tinha emitido neste blog, que o Dias da Cunha foi ''eliminado'' por causa da sua oposição à venda de património!

Num post anterior também falava de um cash-flow negativo de +/- 26 mio, curiosamente é mais ou menos o valor que faltou a abater no passivo leonino.

Embora não goste do Merdeles, neste caso penso que o mau da fita não é ele, mas sim aquele que hoje está à frente do Grande Sporting e que julga necessário de pagar a ex-funcionários para esconder a realidade leonina!

Quanto tempo é que a Nação Leonina vai tolerar situações destas?

Saudações leoninas

Mindo

P.S: Já conto com o facto de vir a ser considerado persona non grata pelo FSF...LOL é que parece que essa moda está a pegar! Qualquer pessoa que emite uma opinião contra FSF é persona non grata no Sporting!

Curiosamente numa semana aonde o Sporting Clube de Portugal criticou o facto do Paulo Bento ter sido castigado por ter dado a sua opinião, processa um ex-funcionário por ter feito o mesmo.

sábado, dezembro 22, 2007

De vitória em vitória se combate a crise



Sporting, 2 – Paços de Ferreira, 1

Acabamos o ano com uma vitória – a segunda consecutiva para a liga – aproximamo-nos do 1º lugar e renovamos assim a esperança sempre viva de ainda podermos recuperar mais terreno em 2008.

Tal como na época passada o Paços viu-se em vantagem, em mais um lance nascido de uma irregularidade – neste caso um fora-de-jogo –, mas os nossos jogadores souberam fazer o suficiente para dar a volta ao marcador e alcançarem aquilo que se lhes pedia.

Na noite em que Carlos Pereira orientou a equipa, em que Gladstone foi titular, onde muitos sportinguistas acorreram ao estádio e onde finalmente a Juve Leo se reconciliou com a equipa, gostei particularmente de Vukcevic, Romagnoli e Abel, apreciando ainda o facto de voltarmos a converter grandes penalidades em golo.

É um facto inegável que voltámos a estar longe do patamar das boas exibições, mas frente a um Paços que até nem tem má equipa, os nossos serviços mínimos – pese embora algumas aflições – foram suficientes para sacar os três pontos, podendo estar em curso o desejado pontapé na crise.

O mais importante está atingido, agora é altura de desfrutar da época natalícia junto da família e fazer votos para que, já em Janeiro, tenhamos o plantel reforçado com jogadores de qualidade que consigam ajudar o nosso maravilhoso clube a saborear a glória que o seu prestígio, história e massa adepta tanto merecem.

Por último, os meus sinceros Votos de Boas Festas para toda a nação verde!



Leonino

Futsal: Sporting esmaga Benfica!



Sporting, 4 – Benfica, 0

Grande tarde de futsal em Loures e mais uma vitória perfeitamente justa e indiscutível sobre os lampiões, vitória essa que nos relança na luta pelo primeiro lugar.

Num jogo ensombrado pela lesão de Arnaldo Pereira, jogador do Benfica, o qual perdeu os sentidos, quero deixar uma palavra de grande conforto e solidariedade para com o nosso grande João Benedito – o melhor guarda-redes português de futsal de sempre – que não teve qualquer intenção de lesionar o amigo e que seguramente não merecia os insultos que lhe foram dirigidos pelos primatas da claque encarnada. O costume...
Para quem matou um adepto leonino no Jamor e para quem já mandou um hoquista do FC Porto para o hospital, em estado de coma, têm mesmo muita moralidade para apontar o dedo a um atleta exemplar e digno... (convido a família leonina a visitar o site do nosso campeão e a deixar uma palavra de conforto em http://joaobenedito.bloguedesporto.com/).

Voltando ao jogo jogado: a uma primeira parte a zero, sucedeu a segunda metade recheada de golos em que o ainda campeão nacional saiu vergado a uma pesada e merecida derrota.

Para a semana há mais derby, dessa vez para a Taça, e na Luz.

Por último: votos de que o Arnaldo recupere e que possa passar o Natal com os seus de boa saúde e sem quaisquer mazelas deste azarado episódio!


Leonino

Gordas

A leitura das “gordas” dos jornais de hoje (a Soraia Chaves fica assim de fora… ;) ) leva-me a publicar este post de compilação das ditas, tanta e tão relevante é a informação nelas contida. Vamos por partes:

DN: Liedson em saldo no final da época- Seguindo o link podem ler a noticia na totalidade. Tendo em conta de quem se trata e sendo ele um dos melhores jogadores da BwinLiga, a noticia além de deixar imediatamente preocupados os sportinguistas anónimos como eu, deve merecer a mais rigorosa actuação por parte da SAD. É que, com a entrada em vigor do referido artigo, basta Liedson querer sair e haver algum clube com vontade de pagar a bagatela que seria, isto tendo em conta o valor do jogador, para ficarmos sem o nosso “Resólver" (i.é; Resolver+revolver). O que é que a SAD pode fazer? Se Liedson não quiser ficar, deve, antes de mais, acautelar a sua saída, o que, convenhamos, não será muito fácil.

MaisFutebol: Juve Leo quer reunir-se com capitães de equipa : São vários os média que publicam esta noticia hoje. E é uma boa noticia, sem dúvida. A JuveLeo revela assim estar à altura dos seus pergaminhos e opta por um “modus operandi” que me agrada: os assuntos de casa resolvem-se com os da casa e dentro de portas. Com esta decisão vejo que a JuveLeo opta por, sem prescindir das razões de protesto que legitimamente lhe julga assistir, defender, acima de tudo, os interesses do clube. Porque a verdade é que a existência da JuveLeo ou de outra claque acontece porque o o clube existe e não o contrário.

Record: Sporting vai processar Rui Meireles: Sob o argumento de que o dito cujo violou o acordo de rescisão que assinou há tão pouco tempo o clube decidiu processá-lo. E faz muito bem, sobretudo se com a acção conseguir reaver parte ou a totalidade do balúrdio com que o indemnizou. Sim, porque os elogios de Soares Franco, na altura da saída, já não podem ser recolhidos. Fica “apenas” a nota de que não se justificavam. Tido há muito como uma das “mulas” no interior da SAD, Rui Meireles mais não fez do que justificar o epíteto.

verdão(SL)

Feliz Natal


Um feliz Natal para toda a Nação Leonina.
Força Grande Sporting!
Saudações leoninas
Mindo

O que é nacional é bom!

1.º FC Porto -> 35 pontos (14 jogos)
2.º Benfica -> 28 pontos (14 jogos)
3.º SPORTING -> 23 pontos (13 jogos)

Faltam 16 jornadas (para nós 17), ainda vamos receber andrades e lampiões, eles ainda vão jogar entre eles, por isso meu caro Soares Franco, toca a reforçar "em qualidade" a equipa em Janeiro, porque a supertaça já cá canta e campeonato, taça de Portugal, taça da Liga e UEFA, ainda são objectivos perfeitamente alcançáveis.

Por outro lado, é fundamental ganhar o jogo de hoje, pelo que apelo aqui à nação leonina para comparecer em massa em Alvalade!



Vamos a isso, SPORTING!

Leonino

sexta-feira, dezembro 21, 2007

FC Basileia



Nos 16-avos-de-final da Taça UEFA o nosso Sporting jogar com o FC Basileia, da Suíça, onde joga o português Carlitos.



Caso sejamos bem sucedidos, defrontaremos nos oitavos-de-final o vencedor do encontro entre o Bolton e o Atlético de Madrid.

Os jogos da 1.ª mão dos 16-avos-de-final realizam-se a 13 e 14 de Fevereiro e os da 2.ª a 21 do mesmo mês.

Leonino

quinta-feira, dezembro 20, 2007

Quero ver isto no próximo jogo...


Ate porque quando se joga a um sábado, sabendo que o governo dá o dia 24 aos seus funcionários, e assim permitindo que a maioria das pessoas vá mais cedo de férias para junto das suas famílias por esse Portugal fora, seria de louvar marcar o jogo para uma sexta-feira as 19e45 por exemplo, no sábado por exemplo não irei ao jogo ainda por cima marcado para as 20e30 da noite, pois irei viajar para o norte do país bem cedo sábado, de modo a aproveitar o máximo das férias. Estará mais de 20mil em Alvalade neste sábado?

Benfica e Porto não se deixaram enganar e jogam antes do fim de semana.

No final do jogo gostava de ver como na imagem a cima!

Saudações Leoninas e Feliz Natal a toda a malta do SangueLeonino!

GreenPower

quarta-feira, dezembro 19, 2007

Basta de conflitos!














O jogador búlgaro Ivailo Iordanov, antigo capitão do Sporting Clube de Portugal, com uma longa passagem por Alvalade ( 10 anos, entre as épocas 1991/92 e 2000/01, onde ganhou um campeonato , uma taça e uma supertaça ) está em litígio com o clube.Este é um litígio que vem na sequência de uma festa de homenagem, nunca realizada.

Contudo a troca de argumentos entre o jogador e o clube tem-se feito através de simples comunicados , e esta é uma situação deveras triste.Não sei quem tem razão nesta contenda, mas sei que ela não é edificante para nenhuma das partes.

Portanto para não se assistir a mais um triste espectáculo, sentem-se as partes; mais uma vez e tentem por fim a este conflito. Antes que a imagem do clube e o prestigio do jogador junto da massa adepta do Sporting saiam beliscados.

Ivailo Iordanov abriu uma porta ao dialogo ao afirmar: " podemos voltar a falar, basta dizer o local, o dia e a hora " . É chegado o momento de os dirigentes do Sporting aproveitarem esta janela de oportunidade e colocarem um ponto final neste conflito patético e nada prestigiante para as partes, antes que os danos sejam irreparáveis.

Verde CDV

Parabéns Paéz

O promissor avançado do Sporting, Luís Fernando Paéz Gonzales, contratado ao Tacuary do Paraguai, completa hoje 18 anos.

Que seja muito feliz e que triunfe no Sporting Clube de Portugal.

Verde CDV

terça-feira, dezembro 18, 2007

Futsal: bilhetes para o Sporting-Benfica



O Sporting coloca hoje à venda, no Estádio de Alvalade, os bilhetes para jogo de sábado (dia 22) com o Benfica.

Os bilhetes estarão à venda desde hoje até a sexta-feira, entre as 9 e as 20 horas, e no sábado entre as 9 e as 13 horas, em exclusivo para sócios e adeptos leoninos.

No dia do jogo, a partir das 13 horas, também se poderá adquirir bilhetes no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, onde se realiza o encontro.

Os preços variam entre os 5 euros para sócios e 10 euros para não sócios.

Leonino

Na mouche!



João Moutinho:

"[aludindo ao episódio da camisola devolvida pela claque] Se calhar o que fizeram à minha fariam a outra. Mas é sempre uma camisola do clube. Desrespeitaram-me a mim mas ainda mais ao Sporting".


Leonino

domingo, dezembro 16, 2007

Vukcevic decisivo



Marítimo, 1 - Sporting, 2

Mais uma exibição relativamente pálida por parte do Sporting, mas um triunfo justo porque acaba por ser obtido operando-se uma reviravolta no marcador, em cima do final do jogo e porque também fomos quase sempre melhor equipa do que o Marítimo.

O homem da noite acaba por ser Vukcevic porque marcou os dois golos, e sobretudo porque no caso do lance que origina o segundo foi a sua persistência e espírito de luta que nos permitiram chegar ao triunfo.

Liedson esteve em dúvida, mas acabou por recuperar, fazendo dupla com Purovic na frente. Mesmo com o Levezinho em campo poucos foram os lances de perigo que conseguimos criar, faltando acutilância e objectividade na disputa dos lances e na construção dos movimentos ofensivos.

Quanto a Rui Patrício: pouco ou nenhum trabalho. Uma noite relativamente tranquila.

O Sporting começou melhor a segunda parte do que o adversário, mas foi este que ironicamente chegou ao 1-0, por Fogaça, em mais um lance onde ficou espelhada a nossa fragilidade defensiva.

Aos 71 minutos, num lance algo fortuito, Vukcevic cabeceou, tendo a bola sido desviada por Ediglê, traindo assim Marcos. Aos 87 minutos foi dada a estocada final nas ambições maritimistas.

Terceiro triunfo consecutivo e a esperança de que o ciclo se começa a inverter. Com este resultado subimos ao terceiro lugar com 23 pontos, a dois do Benfica, segundo classificado, e a 12 do líder do campeonato, o FC Porto.

Marítimo - Marcos; Ricardo Esteves, Van der Linden (Fernando, 67), Ediglê e Evaldo; Bruno, Wénio, Mossoró e Fábio Felício; Kanu e Bruno Fogaça (Marcinho, 83)

Treinador: Sebastião Lazaroni

Sporting - Rui Patrício; Abel, Tonel, Polga e Ronny (Pereirinha, 72); Adrien Silva (Romagnoli, 58), Miguel Veloso, João Moutinho e Vukcevic; Purovic (Gladstone, 88) e Liedson

Treinador: Paulo Bento


Leonino

Soares Franco



Soares Franco foi eleito para ganhar títulos e fazer crescer o Sporting, não para tratar de negócios, porque ele está no Sporting como Presidente para fazer o clube GANHAR !!!
O problema é que estas "cambalhotas" de Soares Franco, são típicas daquilo que eu temia: UM FUNCIONÁRIO DO BES À FRENTE DO CLUBE PARA FAZER O TRABALHO PARA O BES E NÃO PARA O CLUBE, porque o Sporting e o BES têm negócios entre as partes e este indivíduo que só dedica uma hora por dia ao clube, dedicará muito mais ao BES que é quem lhe paga.
Pobre Sporting, a que mãos foste parar !!!

Analisando algumas coisas do discurso, o estranho é como foi possível manter o Meireles tanto tempo no clube, a xular e xular e a meter para o bolso dele ! Como foi possível Meireles ganhar mais que o Nani o ano passado !? Como foi possível Meireles ter uma conferência de imprensa quando antes exigiu 100 e tal mil contos para ir embora do clube !? QUANDO UM LÍDER NÃO SE DÁ AO RESPEITO, OS EMPREGADOS FAZEM O QUE QUEREM, para mal do nosso clube, que fica cada vez mais pobre, porque há gajos que estiveram no clube e "ganharam" autenticamente o Euromilhões dentro do SCP!
Em relação à reestruturação do clube, houve uma concentração e um emagrecimento nas empresas do clube que só tem a SAD e a SPM (Património e Marketing) e a Sporting Multimédia quando anteriormente tinha mais empresas e estava mais bem estruturado para se expandir como grande clube que é ! O Sporting é grande demais para só ter tão poucas empresas que nada mais trazem que a estagnação do clube e não a expansão do enorme potencial e riqueza que é o Sporting. Infelizmente estamos entregues a gente que só nos fez regredir, mas o Sporting é grande demais para esta gente e vai colocá-la no lugar certo mais tarde ou mais cedo... NO OLHO DA RUA !

Sr. Soares Franco se já perdemos 12 milhões de euros, de que é que está à espera, para pôr em tribunal quem nos fez perder esse dinheiro (CML) de forma a nos ressarcir desse enorme prejuízo ???
12 milhões de euros e o Sporting não age !!!!!!!????????
MAS O QUE É ISTO !!!!???????

Em relação ao passivo, ontem veio um novo número 230 milhões quando ainda à poucos dias falavam em 240 milhões. Que milagre houve de 10 milhões de euros que ninguém soube ???
DEIXEM DE TAPAR OS OLHOS AOS SÓCIOS, PORQUE VOCÊS NÃO ENGANAM NINGUÉM !
O Sporting para mal dos nossos pecados tem muito mais de 230 milhões de euros de passivo, mais até do que eu julgava que tinha, depois de saber de que forma os 48 milhões de euros da venda de património foram distribuídos no abatimento do passivo e do resto. Pois depois de tanto se falar só foram 48 milhões de euros, vendidos a um corrupto e gatuno que está a ver o sol aos quadradinhos, do grupo SIL. Infelizmente o meu clube foi metido com criminosos por outros tipos que dirigem o clube e que não andam muito longe do tipo de gente com quem meteram o Sporting, E O SPORTING É QUE PAGA E OS SPORTINGUISTAS É QUE TÊM SOFRIDO, MAS MAIS TARDE OU MAIS CEDO ESSES MESMOS TIPOS TERÃO O SEU DESTINO, NA LINHA DO TIPO DO GRUPO SIL !!!

Em relação aquela aberrante afirmação de uma falta de sportinguismo notável, por não sentir o eclectismo do clube nem a forma de lidar com os clubes revela tudo ao que veio Soares Franco, qual o espírito de missão a que veio: A MISSÃO DE UM FUNCIONÁRIO DO BES, QUE VEIO CUMPRIR A SUA MISSÃO PELO BES ATÉ AO FIM !

SOARES FRANCO, O SPORTING NÃO É O ESTORIL-PRAIA (COM TODO O RESPEITO PELO ESTORIL) !
O SPORTING É UM CLUBE QUE SE FEZ GRANDIOSO, TAMBÉM PELO ECLETISMO DO QUAL TEM MILHARES DE TÍTULOS CONQUISTADOS, É UM CLUBE RESPEITADO EM TODO O MUNDO ! O SEU MANDATO TERMINA EM 2009 E AINDA NÃO VI O PAVILHÃO QUE O SR. PROMETEU NO SEU MANIFESTO ELEITORAL ! JÁ SÓ FALTA 1 ANO E MEIO, POR ISSO É PRECISO ANDAR DA PERNA! EM RELAÇÃO À PROMESSA DE UM SPORTING GRANDE NA EUROPA TAMBÉM AINDA NÃO VIMOS MUITO, PARA ALÉM DA PRESENÇA NA CHAMPIONS !!!
É PRECISO PÔR A CABECINHA E AS MÃOZINHAS A TRABALHAR 24 H POR DIA PELO ENORME SPORTING CLUBE DE PORTUGAL !!!

Em relação às claques, é muito bom o apoio do Sporting, mas a Juve Leo é muito mais so que aquilo que infelizmente se tem passado ultimamente, por isso, a claque existe e vai continuar a existir certamente !
UM DIA JUVE LEO, JUVE LEO ATÉ MORRER !

SPORTING SEMPRE !!!

Lion King

Como desestabilizar uma Grande Equipa?



O Grande Sporting está neste momento no 5º lugar, mas curiosamente a imprensa tem-se desdobrado em publicar nomes de clubes interessados em jogadores leoninos, aqui vai uma pequena lista e peço desde já desculpa se me esqueci de um jogador ou de um ''colosso'' europeu:

M. Veloso (Arsenal, Manchester, Real Madrid, Valência)

Moutinho (Barcelona, Manchester City)

Liedson (Sevilha, Manchester)

Izmailov (Manchester City, Inter Milão)

Yannick Djaló (Villareal).

Adrien Silva (Tottenham)

Ninguém se esquece do famoso título de um dos pasquins do benfas que escreveu ''Liedson à venda por 25 mio'', passando a imagem que o Sporting estaria disposto a abrir mão do melhor avançado da Liga portuguesa?

Do outro lado temos o tripas e o benfas que estão no primeiro e segundo lugares, mas cujos jogadores não despertam tanta cobiça...a não ser uma tímida referência a Quaresma, mas só para o fim da época ou para o fim do campeonato da Europa.

Do lado do benfas as notícias são sempre as mesmas: assédio milionário por ''tubarões'' não identificados (devem ser algum grupo multinacional de chineses) mas com o benfas sempre a ''blindar'' os seus jogadores e estes virem a público elogiar o colosso cor-de-rosa do Guiness.

Se isto não são manobras de desestabilização, então não percebo nada! Cada vez que o Sporting tenta renegociar um contrato com um dos seus jogadores há uma bateria de notícias cujo único objectivo é fazer o Sporting abrir os cordões à bolsa!

O Grande Sporting ainda está em todas as frentes (ao contrário dos outros 2) e se o P. Bento conseguir recuperar mentalmente os putos, tenho fé que 2008 será um grande ano para o Sporting!

Ter uma equipa jovem tem muitas vantagens, mas tem um grande inconveniente: os putos são influenciáveis e deixam-se impressionar ou pressionar pelo ambiente vivido em sua volta.

Por isso é importante APOIÁ-LOS, em TODAS as circunstâncias porque não podemos contar com a imprensa para nos ajudar nesse aspecto!

Se assobiam os jogadores, vão contribuir para fragilizá-los, as notícias da imprensa farão o resto...ou seja, darão vontade aos jogadores de deixar Alvalade.

Este apelo vai também para a Juventude Leonina, por quem tenho muito respeito, a quem peço que não se deixe levar pelo relevo que a imprensa dá a esta situação, já que todos sabemos que estas notícias só servem para deixar de falar no Beigarista ou de Apitos coloridos.

Aqui vai o comunicado da Juve Leo, não quero com isto dizer que apoio a Juve no seu protesto, quero simplesmente dar voz a quem é acusado e quem tem direito de se defender!

A direcção da JUVENTUDE LEONINA 76 , vem por este meio informar , que o pedido de desculpas feito ao presidente do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, não invalida, todo o nosso protesto no passado sábado. Fizemo-lo porque considerámos que tenha havido um excesso da nossa parte em relação á pessoa do próprio presidente.
A atitude dos jogadores, no final do jogo, ao não se dirigir ao topo sul, foi encarada por uma clara provocação á claque mais antiga do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, não tiramos uma vírgula ao protesto contra a equipa profissional nem a algum do seu staff.
Decidimos, por larga maioria, não haver nenhum tipo de apoio a qualquer jogador em qualquer jogo que a nossa equipa dispute, vamos somente apoiar aquilo que sempre nos moveu, que é o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
Informa-mos também, que não receberemos os jogadores no nosso topo, seja para que fôr, pois para agradecer, não é depois de um protesto, nem depois da atitude que tiveram, mas sim em roma e manchester e muitos estádios por esse mundo fora, ao qual muitos dos nossos ULTRAS, se deslocam, gastando milhares de euros e marcando as férias consoante as deslocações, não recebendo então nem um obrigado (um bater de palmas afastados da nossa bancada não chega).
Tomámos estas medidas, a pensar em toda a nossa FAMÍLIA, somos muito fortes a todos os níveis, cada vez mais estamos unidos e a nossa luta vai continuar.
Lamentamos também, que todos os orgãos de comunicação social, se tenham insurgido contra a nossa claque, pois só nestes casos falam de nós, e nunca falam do apoio, das coreografias, das viagens.
Um dia JUVE LEO ... JUVE LEO até morrer
A direcção da JUVENTUDE LEONINA ''

Unidos seremos mais fortes! É ridículo termos 4 claques e estas não conseguirem apoiar o Grande Sporting numa curva única!
Todos falam em apoiar o Sporting, mas não se dão?
Já agora se a Juve Leo pretende pedir a demissão de uma direcção, deveria ser a da direcção da própria Juve Leo!
O poder corrompe, o poder absoluto corrompe absolutamente!
O Fernando pediu desculpas ao FSF, não o fez ao DC, ele deve saber porquê!
Força Grande Sporting!

Saudações leoninas

Mindo

sábado, dezembro 15, 2007

« Ataques não me destroem » ( Soares Franco )



Soares Franco disparou forte no discurso da 45.ª edição do jantar do Grupo Stromp. O presidente respondeu a Rui Meireles, deixou um aviso sério às claques e garante que cumprirá o mandato até ao fim, porque ama o Sporting e os ataques não o destroem.


O presidente dos leões historiou os seus quase dois anos e meio de mandato e assegurou que, quando foi eleito, tinha três objectivos: «Resolver o problema com a Câmara de Lisboa; diminuir o passivo e reestruturar o clube.» Uns estão cumpridos, outros nem por isso. «O impasse com a CML não está resolvido, não por culpa do Sporting, mas tudo fizemos para o resolver e não cederemos mais. Já perdemos 12 milhões de euros. Quanto ao passivo, passou de 270 milhões para 230 e, ao contrário do que disse um antigo funcionário [Rui Meireles], no dia seguinte à venda de património, abatemos no passivo. Quanto à reestruturação, uma parte está feita, mas ainda tem de ser feito mais», afirmou, abrindo a porta à recandidatura.


Ainda na resposta a Rui Meireles, Soares Franco assegurou que tudo fez para Dias da Cunha se manter no clube. O hoje líder dos leões diz que se enganou «redondamente» quando em Maio de 2005 escreveu que nunca seria presidente do Sporting por não sentir o eclectismo do clube nem a forma de lidar com os clubes. «Passado este tempo vejo que me enganei. E quem inverte a sua opinião, acho que merece ser louvado», sublinhou. Soares Franco diz que pensa muitas vezes no que escreveu em 2005, mas chegou à conclusão de que «não tem feitio para reagir a ataque ignóbeis». «Mas tenho espírito de missão. Ninguém me destrói com injustiças. Os ataques não me destroem. Aprendi a ter uma paixão. Amo o Sporting! E vou cumprir o meu mandato até ao fim», vincou.


Quanto aos recentes incidentes com as claques, Soares Franco afirmou que «as claques existem porque são apoiadas pelo clube». «E são apoiadas para apoiar, não para insultar, ofender ou agredir», concluiu o presidente leonino.



( « A Bola on-line » )




Verde CDV

Outros 7-1

O Verde CDV lembrou a nossa célebre vitória de 1986 de 7-1. Por ter chegado já um pouco tarde à discussão que se seguiu e por achar que o que tenho a dizer acrescenta algo ao que foi dito ontem, quer pelo CDV, quer pelos nossos comentadores, decidi postar o meu comentário.

O que vou dizer a seguir pode não agradar a muitos sportinguistas. É certo que a vitória sobre o slb foi uma vitória épica e que merece ser comemorada e deve ser sempre lembrada. Mas é uma vitória que pouco mais significa para nós do que a humilhação do nosso adversário de sempre. Não está associada à conquista de nenhum título ou taça. Há vitórias com muito mais significado para nós que têm sido esquecidas, como por exemplo a de 1-0 sobre o fcp, num golo fabuloso de André Cruz, que acabou por termo a 18 anos de jejum em campeonatos. Foi um golo apenas mas que significou um título, sendo que o 1º depois de 18 anos é sempre de difícil alcance. São estas as vitórias que mais desejo comemorar e às quais desejo que o nome do nosso clube esteja associado. Mesmo que seja por apenas por 1-0, sem o estardalhaço de uma goleada.

Tudo isto para dizer que é evidente que lembrar os 7-1 faz sentido, mas sem demasiado ênfase. Porque o nosso clube precisa é de ambicionar mais do que vitórias isoladas ou esporádicas, mesmo que humilhantes para o nosso adversário. Para mim a verdadeira lição dos 7-1, e que serve perfeitamente para o momento que hoje vivemos, é que, o SCP pode ser muito maior do que tem sido. Basta para isso que acredite nas suas possibilidades e não se deixe diminuir pelos complexos de inferioridade mais a descrença que se parece querer instalar, ou por quem nos gostava de ver confinados ao estatuto de 3º grande.

Para mim a derrota mais humilhante é desistir ou não querer ganhar. Por isso esta vitória de 7-1 tem um significado restrito. A humilhação a que então sujeitamos o slb não tem para mim o significado que muitos lhe atribuem, pelas razões que aduzi acima. Não pretendendo humilhar os nossos adversários, gosto que de os ver em sentido perante o poder do nosso historial. E no que ao futebol diz respeito, afinal a modalidade que mais tem servido de barómetro à vida dos chamados 3 grandes, quero ver mais vitórias e que estas signifiquem mais títulos. Quero outros 7-1, não só em golos mas, sobretudo, em titulos.

P.S. -Não percebo qual a dúvida sobre a capacidade do estádio nessa altura. E este não foi o único jogo em que estiveram 70 mil pessoas desde que a bancada nova foi construída e antes da colocação das cadeiras.

verdão

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Faz hoje 21 anos











Foi a 14 de Dezembro de 1986, faz hoje 21 anos, que se disputou o histórico Sporting-Benfica, a contar para o campeonato nacional, que terminou com a estrondosa vitória por 7-1, sobre o eterno rival.



No Estádio José Alvalade perante 70 mil espectadores e com arbitragem a cargo de Vítor Correia, o Sporting alinhou com: Damas; Gabriel, Venâncio, Virgílio, Fernando Mendes (Duílio, 78 m), Oceano, Litos (Silvinho, 78 m), Zinho, Mário Jorge, Manuel Fernandes (cap.) e Meade.


Manuel José era o treinador, e os golos dos «leões» foram marcados por Manuel Fernandes (4), Mário Jorge (2) e Meade.


Uma efeméride para relembrar e um dia certamente mais alegre para todos os sportinguistas.



( Sitio Oficial do Sporting Clube Portugal )



Verde CDV

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Tenham vergonha na cara!



Se calhar por estar - embora temporariamente - fora de Portugal, acabo por ficar mais susceptível a certo tipo de situações ou atitudes.

Não vi o jogo hoje de ontem, ainda não tive oportunidade de ver sequer o resumo do mesmo, mas aquilo que li e o que me disseram por telefone sobre o que se passou com a "devolução" da camisola do João Moutinho é uma profunda vergonha!

Moutinho é um grande profissional que dá sempre o litro, respeita e honra exemplarmente a camisola e o símbolo que enverga, pelo que nem ele, e muito menos a Instituição que todos apoiamos e respeitamos, merecem este tipo de desprezo por parte de uns ranhositos que evidentemente estão a mais nas bancadas do nosso estádio.

Espero que a esmagadora maioria da massa associativa saiba dar a devida resposta e estabelecer o necessário contraste.

Leonino

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Que venha a taça UEFA



SPORTING CLUBE DE PORTUGAL: 3 - Dínamo Kiev: 0

Rui Patrício, Abel, Polga, Tonel e Ronny (Miguel Veloso, 60 m); Adrien Silva, Izmailov, Farnerud (Vukcevic, 67 m) e João Moutinho; Liedson e Purovic (Luís Paez, 85 m). Treinador: Paulo Bento. Suplentes não utilizados: Stojkovic, Pereirinha, Gladstone e Romagnoli. Disciplina: nada a assinalar. Golos: Polga (35 m), João Moutinho (66 m) e Liedson (89 m).
Lutsenko; Ninkovic, Markovic, Gavrancic e Nesmachniy; Doplika e Ghioane, Gusev e Rebrov (Belkevich, 78 m); Bangoura (Artem, 55 m) e Shatskikh. Treinador: Oleg Luzhny. Suplentes não utilizados: Rybka, Fedorov, Rotan, Milevskiy e Vaschuk. Disciplina nada a assinalar
Futebol – 6.ª jornada do Grupo F da Liga dos Campeões
Estádio José Alvalade (2007-12-12)
Árbitro: Stuart Dougal (Escócia)
Árbitros auxiliares: Francis Andrews e James Bee
Resultado ao intervalo: 1-0
Resultado final: 3-0

Numa exibição q.b. o Sporting ganhou por 3-0 ao Dinamo Kiev , mas mais importante que a exibição foram os 3 pontos que equivaleram a 600 mil€.

Mas como não há bela sem senão e para continuar a maré de azar o jogador que resolve lesionou-se e esperamos que não seja nada de grave e que esteja apto para os jogos importantes que se avizinham. ( DRº Gomes Pereira dixit à Antena 1 : " Parece-me que é um traumatismo no joelho, não deverá ser nada de grave " )

Uma palavra de incentivo para mais um menino da formação sportinguista, Adrien silva.
O Sporting fez boas exibições na Liga dos Campeões, mas por motivos vários: azar, maus julgamentos dos árbitros e uma dose de imaturidade nos momentos chave, levaram a que não conseguisse a passagem à fase seguinte desta competição.
Agora boa sorte para a Taça UEFA.

P.S: O que eu vi no final do jogo ( via Sportv1 e confirmado na Antena1 ) por parte da claque da " curva sul " foi mais uma vez lamentável e começam a faltar palavras para qualificar tais actos.
Apetece-me dizer : o Sporting somos nós e não há claque nenhuma que esteja a cima do Sporting Clube de Portugal.
Verde CDV

As desculpas não se pedem...evitam-se!





Depois do comunicado da " curva sul ", publicado antes do jogo da Taça de Portugal contra o Louletano, não se augurava nada de bom.
Conforme era espectável a claque da " curva sul " insultou dirigentes e jogadores no decorrer do mesmo.

No final do jogo sentiram-se indignados com a resposta dos jogadores aos assobios e aos apupos , partindo então para o insulto gratuito e para a violência.

Posteriormente; não sei se acto reflexo das propaladas expulsões de sócios; pediram desculpas única e exclusivamente ao presidente do Sporting Clube de Portugal; contudo não prometeram acabar com os assobios.

Nessa reunião a claque da " curva sul " aproveitou para anunciar que vai concluir , finalmente o seu processo de legalização junto da CNVD ( Comissão Nacional contra a Violência no Desporto ).

P.S : Não sou nem nunca serei contra as claques, mas sou e serei sempre contra " grupos de arruaceiros " que subvertem o espírito festivo das claques.


Verde CDV



Na senda de Rabiu Ibrahim



A jovem estrela de 16 anos Rabiu Ibrahim , campeão do mundo sub-17 , integra o estágio de preparação da selecção Nigeriana com vista à participação na Taça das Nações Africanas ( CAN ). O estágio que vai decorrer no inicio de Janeiro em Málaga contempla dois jogos de preparação com o Egipto ( 8 Janeiro ) e Sudão ( 12 Janeiro ).


Depois da aquisição do jovem prodígio Rabiu Ibrahim, o Sporting acolhe mais três jovens promessas nigerianas, que vão ficar à experiência na equipa de juniores para tentar convencer os responsáveis do clube. Os jogadores em questão, de 17 anos, são Henry Odia (médio-centro), Kenedy (médio-ofensivo) e Félix (avançado).Henry Odia, o mais conceituado dos três, já despertou a cobiça de clubes como Chelsea, Barcelona, Espanhol e Atlético de Madrid e no seu currículo conta com o título de campeão africano pela Selecção de Sub-17 da Nigéria, em 2006.A vinda destes jogadores insere-se na política de prospecção do mercado juvenil internacional.


Verde CDV

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Mais um brilharete das modalidades amadoras


Pedro Kol sagrou-se campeão europeu

No passado dia 8 de Dezembro com transmissão directa pelo canal internacional de desporto Eurosport 1 , o atleta do Sporting Clube de Portugal , sagrou-se campeão europeu de Muay Thai, na categoria de -60 Kg. O combate disputou-se no Casino de Portimão e terminou no final do terceiro assalto, com a vitória do atleta leonino, por desistência do francês Yassin Margine.

Pedro kol, mais conhecido como Super Fighter Kol Machine ou como Esparguete Assassino é treinado por Fernando Fernandes ( campeão do mundo ao serviço do Sporting ) .

Verde CDV

Uma honra e uma responsabilidade

Este é o 1º post no blog Sangue Leonino e por isso é uma grande honra para mim.

É ao mesmo tempo uma grande responsabilidade, porque espero estar à altura de todos vós, tentando acrescentar sempre algo de novo.


Verde CDV

Aquilo não...

Não é fácil escrever sobre o que se passou no passado sábado em Alvalade. Mas é impossível não o fazer. Porque o que se passou é demasiado grave e, creio, vai marcar os próximos dias da vida clube. E, sobretudo, não é fácil porque obriga a reprovar atitudes e comportamentos de um grupo de sportinguistas que se têm dedicado de alma e coração ao clube e, normalmente, de forma desprendida.

Como tem acontecido quase sempre em relação ao panorama desportivo nacional, o aparecimento da Juve Leo, no final dos anos 70, significou uma inovação de monta na vida dos clubes nacionais. Os outros foram, mais uma vez, a correr atrás, imitando descaradamente o nosso clube. Não vale a pena enumerar as tardes e noites de glória vividas pela Juve, muitas vezes maior que os resultados que o clube alcançava. Espero que esses dias não se fiquem apenas pela memória e os melhores ainda estejam para vir. Seria bom para a Juve e para o clube. Mas a vida de uma organização tem também dias menos bons e sábado foi um desses dias para a Juve Leo. Por várias razões:

1 -Num momento em que o clube e, sobretudo, a equipa de futebol precisa de discernimento e tranquilidade à sua volta, optam por deitar gasolina na fogueira, realizando uma acção de protesto, numa atitude marcadamente divisionista. De tal forma que, pelo que nos foi dado observar, conseguiu inclusive, dividir os próprios elementos da claque, comparecendo apenas um número reduzido na referida acção. Esta acção mais parece digna daquele tipo de pessoas, que perante a iminência de um acidente, optam por berrar e esbracejar em vez de, segurando no volante, procurar evitar o desastre iminente.

2- Porque conseguiram, ao mesmo tempo, a reprovação dos demais e até da equipa. E não se percebe a indignação da Juve pelo voltar de costas dos jogadores quando eles, afinal, acabavam de fazer o mesmo à equipa.

3- Porque acções deste tipo expõem o clube ao ridículo e à chacota por parte dos nossos adversários e não apontam nenhum caminho válido para a saída deste momento desportivo infeliz.

Os acontecimentos recentes obrigam a direcção da Juve a fazer uma profunda reflexão sobre a sua própria actuação. Porque uma claque não se pode julgar maior que o próprio clube, colocando-se acima dele, nem se deve sobrepor às decisões tomadas pela maioria dos associados. Não sei se as claques são necessárias ou não. Sei que o SCP, e a equipa em particular, precisa de apoio dos seus milhões de adeptos espalhados pelo mundo. Se há quem o deseje fazer de forma organizada, como numa claque, deve ter sempre presente que o faz voluntariamente, de forma generosa e desprendida, e sem que isso lhe arrogue mais direitos ou menos deveres que os associados e adeptos que o fazem de forma individual. Até porque:

1- Fazer tudo para ir ver a equipa jogar a todos os cantos do mundo não é um sacrificio. É um previlégio. Sacrificio é não poder ir.

2- A equipa representa o clube e não apenas os dirigentes que ocupam, em dado momento, os cargos de direcção.

Espero que a Direcção do Clube saiba reagir, sem medos, de forma proporcional e equilibrada.

verdão

domingo, dezembro 09, 2007

E mais uma crise ''encomendada'' para o Sporting! Mais uma crise?


O Sporting está mais uma vez em crise, e mais uma vez é na praça pública que o debate acontece. Mas desta vez o problema é muito mais profundo do que maus resultados desportivos.

Há uns anos atrás escrevi um post intitulado ''Sporting em crise ou sportinguismo em crise'' onde tentava defender o processo público feito a Dias da Cunha e ao Peseiro, comparando o tratamento que a imprensa dá ao Sporting com o tratamento que dá ao benfas por exemplo!

Podem ler esse post nos arquivos deste blog ou no Vermelhices.com na secção das crónicas.

Inventou-se uma crise no Sporting há uns anos atrás porque certas pessoas estavam ansiosas de tomar o poder no Sporting e tinham de eliminar Dias da Cunha. Quais foram as armas utilizadas? A imprensa e a Juve Leo.

O patrão da Juve Leo, o Fernando Mendes foi enganado por esses senhores que lhe prometeram um lugar no Conselho Directivo se apoiasse o Soares Franco e os seus amigos. O Fernando Mendes aínda hoje está à espera desse lugar!
Depois de um primeiro aviso feito pela Juve Leo, foi-lhe então prometido um lugar no Conselho Leonino e até hoje ... niepas!

O Fernando Mendes não gostou de tanta promessa e tão poucos resultados práticos e frente aos resultados obtidos na era Dias da Cunha, repete a acção e desta vez vira-se contra aqueles que eram supostos recompensá-lo! Carlos Freitas e o Pipinho.

Não é segredo para ninguém que nunca fui apoiante do Soares Franco e que fiz do meu melhor durante o periodo de eleições para fazer campanha contra ele e o Merdeiles.

Penso que brevemente haverá mais ''doentes'' ou pessoas a ir de férias para o Brasil...

A única pessoa a ter passado ''ileso'' das duas crises foi o Miguel Ribeiro Telles, que se separou do Dias da Cunha antes da crise, e agora passa novamente ao lado dos insultos.

Ao que parece o nosso cash-flow está novamente deficitário por causa das aquisições do nosso mano Metralha número 1 o Carlos Freitas! O défice é de 26 milhões de € o que explica os sinais de venda do Miguel Veloso, cuja venda por 30 milhões seria a única saída. O Problema claro é a equipa de futebol e não os reforços do mano Freitas!
O mano Freitas recebe assim mais um cheque em branco para reforçar a equipa em Janeiro, quando ... no meu ver... bastava ir buscar os excelentes jogadores leoninos espalhados por empréstimo por este país e por esta Europa fora!

O tal défice de cash flow foi a razão por que o Pipinho não falou, no início, de ir ao mercado quando é óbvio para toda a gente que o Sporting não tem soluções viáveis no banco, ao contrário do que se passava na época passada e que explicou a nossa excelente 2a volta.

O que mais me preocupa é que face à crise, aparece o caso ''Makukula'' que foi novamente expulso pelo Paulo Costa, curiosamente o mesmo árbitro que o expulsou antes do jogo frente ao Tripas. Desta vez fica de fora frente ao ... Sporting.

O mesmo árbitro? O mesmo jogador? Numa jornada que antecede o encontro com um Grande??

O velhote não colaborava com o sistema e não hesitava em denunciá-lo. O Soares Franco é muito mais leve nas suas acções, muitos consideram isso uma marca de seriedade e dignidade... eu penso que foi um piscar de olho ao sistema que parece estar disposto a dar uma mãozinha ao Sporting para saír da crise e ajudar o Pipinho a ficar no poder.

Esquecidos estão os campeonatos do colinho e da mãozinha que nos privaram de títulos! O Peseiro era um tosco qualquer que nos soube levar a uma final europeia 45 anos depois e que foi afastado da final da taça de Portugal e do campeonato pelo sistema. A nossa imprensa desdobrou-se em branquear Algarvegates e outras entorses à verdade desportiva, criando a imagem do ''quase'' que ainda hoje cola ao Sporting.

A verdade é que o Tripas teve a possibilidade de adiar o seu jogo de campeonato em vésperas de uma Final europeia, que o CSKA ficou 4 jornadas sem jogar para o campeoanto russo, e no caso do Sporting ninguém quis adiar o jogo decisivo frente ao benfas!

Enquanto durou o Rochemback, durou o nosso doménio, SE o Rochemback tivesse tido tempo de recuperar...o resultado poderia ter sido outro.

Hoje a crise é a mesma! O Sporting está a 12 pontos do Porto (algo que já se tinha mais ou menos verificado por esta altura na época passada), está na UEFA (na época passada era finito por esta altura), está na fase final da taça de cerveja e continua na Taça de Portugal...mas está numa crise profunda.

Nem quero saber o que seria do meu Sporting se alguma vez a equipa acabasse em 5º ou 6º lugar na Liga e se não fosse à UEFA 2 anos consecutivos!!!

Isto é mais uma jogada de bastidores, ao criar este ambiente, desestabiliza-se a equipa ... e TODOS ajudam! A Juve Leo que mete as ambições do seu líder acima do amor ao Sporting, a imprensa que até voltou a lembrar-se do Carlos Martins (este saiu do Sporting em desacordo com o Paulo Bento) para meter mais água na fervura!

Não se deixem enganar, apoiem o nosso Sporting do melhor que podem! Este pode não ser o melhor plantel, mas é o que temos e é com estes que vamos à guerra!

Lembro-me de ver e ouvir Alvalade contestar o Nani, o Quaresma como vejo hoje Alvalade contestar o Yannick e o Ronny. São putos novos, têm um grande talento e precisam de apoio...não de assobios!

Força Grande Sporting!

P.S: Aos que ajudaram a eliminar o Dias da Cunha e o Peseiro, hoje podem ver que afinal o problema não eram eles mas sim o ambiente que se soube criar à volta da equipa!


Saudações leoninas

Mindo

sábado, dezembro 08, 2007

Andebol: vitória sobre o Benfica



O Sporting venceu o Benfica, por 26-19, apurando-se para os quartos-de-final da Taça da Liga, vingando - com juros - as duas derrotas sofridas frente aos lampiões, nos encontros já realizados entre ambos esta época.

Vladimir Bolotskih (9 golos) e Fernando Nunes (6) foram os mais influentes.

Alinharam e marcaram pelo Sporting – Humberto Gomes; Hugo Canela (2), Vladimir Bolotskih (9, 3 de sete metros), Pedro Portela, Pedro Cruz (3), Tiago Silva (4), Márcio Cardoso, Ruben Pacheco (1), Ricardo Dias, João Pinto, Mitja Lesjak (1), Welsau Bungué e Fernando Nunes (6, 3 de sete metros).

Águas Santas e Sporting da Horta somaram também triunfos e seguem igualmente em frente.

Já apurados para a fase final da prova, a realizar em Portimão, estão Sporting, Águas Santas, Sp. Horta, FC Porto, Belenenses e ABC, com os bracarenses a entrarem directamente nas meias-finais.

Leonino

A arruaça orquestrada

As notícias esta noite veiculadas deixam-me triste porque creio que já se está a entrar no estéril campo do insulto, da ofensa gratuita e da estupidez despropositada.

Os acontecimentos ocorridos após o jogo desta noite envergonham todos aqueles sportinguistas, entre os quais me incluo, que condenam estas acções - quiçá orquestradas - e que geralmente só levam a péssimos resultados.

Se alguns destes energúmenos estão a ser meros peões de brega de quem prefere esconder-se cobardemente e não dar a cara, então estão a prestar um péssimo serviço ao clube do qual se dizem adeptos. Mas serão mesmo? Sinceramente duvido...

Leonino

Bem-vindo!

Em dia de goleada e antecipando-se o nosso blogue à abertura do mercado de contratações em Janeiro, tenho o prazer de anunciar a chegada do Verde CDV à nossa equipa de editores.

Esperando que venha jogar ao ataque desde já lhe deixo as minhas boas-vindas!

Leonino

Chapa quatro com assinatura de Leste



Sporting, 4 - Louletano, 0


Estádio José Alvalade
Árbitro Marco Ferreira (Madeira)

SPORTING – Rui Patrício; Abel, Tonel, Polga e Ronny; João Moutinho e Miguel Veloso (Adrien Silva, 62m); Izmailov, Romagnoli (Farnerud, 69m) e Vukcevic; Purovic (Paez, 78m).

LOULETANO – Dadinho; Caniggia, Pedro Pereira, Trindade (Della Pasqua, 61m), Jorge Soares e Dante; Alberto, Fábio Teixeira, Ricardo Costa e Tonanha; Devigor (Diamantino, 83).

Ao intervalo: 2-0

Marcadores: 1-0, Purovic (3m); 2-0, Purovic (36m); Vukcevic (75m); 4-0, Izmailov (84m)

Acção disciplinar: cartão amarelo a Romagnoli, Paez.

Fim da partida: 4-0


Leonino

Nery



Gustavo Nery, lateral-esquerdo internacional do Corinthians, é o nome de que se fala como possível reforço em Janeiro, noticiando-se agora que Benfica, Besiktas e um clube alemão, são também concorrentes do Sporting no interesse por este jogador.

Gustavo Nery de Sá da Silva nasceu em 22.07.1977, em Nova Friburgo, mede 1.82 m e tem 75 kgs. Representou o Santos, Coritiba, Guarani, São Paulo, Werder Bremen, Saragoça e Corinthians. Pelo que consta, as suas duas anteriores experiências na Europa (Bremen e Saragoça) não tiveram grande sucesso.

Leonino

Direito à indignação

Hoje tenho muito para comentar e não me quero dispersar , por isso vou por partes:

- 1º tenho de desabafar convosco uma coisa que me está atravessada na garganta e que se não sai morro sufocado ; isto antes de entrar no tema.

Eu como muitos outros que lêem blogs já reparámos que existe um blog que exerce o direito de publicar à posteriori ou seja na minha modesta opinião exerce o seu direito privado de " censura " e pelos vistos o amigo VISCONDE DE ALVALADE , tem o mesmo tipo de dúvida que eu ; ou seja não sabe se vai ver os seus comentários publicados , ora eu já não tenho dúvida nenhuma , na razão de que os comentários por mim postados nesse blog ( LEAODAESTRELA ) foram pura e simplesmente apagados.


Eu não me importo de ficar sem palavra ( escrita ) nesse blog , quando tenho pessoas como os amigos VISCONDE DE ALVALADE e LEAOCONSELHEIRO que tão sábiamente defendem o bom nome do SCP , quando está constantemente a ser posto em causa , que é quase sempre.
Já disse aqui e lá , será que no SCP é tudo mau? não , como é lógico , então porquê tanto ataque e tanto azedume.


Digam-me será isto normal , será normal que nesse blog se publique um post dia 5/12 /07 a dizer " CARLOS MARTINS EM ALTA " e depois dia 7/12/07 venha precisamente uma entrevista no jornal Record , onde este ( CARLOS MARTINS ) ataca todos os que lhe estenderam a mão até , mais não ser possivel e razoável.

Não sou adepto da teoria da conspiração , mas que é esquisito , lá isso é ou será que o Sr Luis Rodrigues de Vila Nova de Famalicão é mesmo Agricultor , ou terá outros interesses escondidos , ou criou este blog com alguma segunda intenção ou até mesmo a mando de alguém ?

É o próprio que se acha muito importante ; isso pode ser constatado no próprio blog , pois o autor coloca posts no seu blog onde alude a citações desse mesmo blog na imprensa escrita ( dia 30/11/07 Leaodaestrela na Imprensa - Jornal Público ) .

Por aqui se vê e já outros ( VISCONDE e LEAOCONSELHEIRO ) disseram o mesmo , portanto não sou o 1º a dizê-lo , ele julga-se muito importante e julga que o seu blog ( as suas críticas soezes ) chegam aos corredores de Alvalade ; a nossa importância é normalmente medida pela atenção que os outros nos dão e da minha parte é zero e CONVIDO OS MEUS AMIGOS A FAZEREM O MESMO .

Hoje passei por lá para ver se os meus comentários estavam lá e nada e todos vocês devem saber o que custa , escrever e depois verificar que todo o tempo que investimos a dar a nossa opinião , mesmo que contrária ; é apenas apagada por uma TECLA AZUL DA CENSURA ( nasci em 71 , não apanhei a censura , mas por esta amostra ... ).

ESTOU A ACABAR ESTE COMENTÁRIO E DESAFIO OS MEUS AMIGOS A IREM AO BLOG LEAODAESTRELA E VERIFICAR COMO AO ENTRAR COM OUTRO NICk - LÁPIS VERDE - E AO TECER ELOGIOS AO SRº EDITOR DO BLOG...... O MESMO EDITOR NÃO APAGOU O QUE ESCREVI , O QUE SÓ ME VEM DAR RAZÃO NO QUE DISSE ANTERIORMENTE ( ABAIXO A CENSURA ).

Caro RICARDO obrigado pelas palavras sábias como de costume.
Caro Visconde obrigado por corroborar algumas das minhas dúvidas e também pelas suas análises.

Quanto ao Carlos Martins , venho aqui com a alma dilacerada porque julgava que iria ser um grande jogador , mas todas as oportunidades lhe foram dadas e todas foram desperdiçadas.
Chegados aqui entenderam os dirigentes e treinador que seria melhor saír e buscar a felicidade e quando começa a tê-la , vem dar uma entrevista , nestes termos e nesta altura e se é tão sportinguista como diz ser , não o deveria ter feito mesmo que a razão lhe assistisse e isto chama-se uma coisa que eu não vou escrever.

FORÇA PARA PARA VOCÊS POR EDITAREM O MELHOR BLOG DO UNIVERSO SPORTINGUISTA.

LÁ ESTAREMOS NA CURVA NORTE A APLAUDIR E ENCENTIVAR.

FORÇA SPORTING , SPORTING SEMPRE


Verde CDV

Liedson fica de fora



Mais uma pequena acha para a fogueira.

Tanto falava o homem de "tranquilidade" que o raio da coisa, ao invés, acabou por se tornar um bem escasso para as bandas de Alvalade.

E com todas estas "estórias" que vão alimentando uma novela de gosto duvidoso lá vai a comunicação social delirando e enchendo páginas dos seus jornais... e sites, mesmo que de credibilidade duvidosa.

Leonino

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Inoportunidade



A entrevista que Carlos Martins dá e que vem hoje publicada no jornal Record é, no mínimo, inoportuna, desadequada e infeliz.

Sendo ele sportinguista, creio que deveria ter-se poupado a deitar mais gasolina para uma fogueira que neste momento já arde bem alto e que serve apenas os interesses daqueles que desejam mal ao nosso clube.

Até pode ter razão em algumas das queixas que aduz - isso só ele e os visados é que saberão - mas a verdade é que neste momento conturbado, pouco ou nada contribui para a tranquilidade que se deseja no Sporting.

Leonino

100 anos de derbies



Uma excelente prenda para este Natal:

1907-2007, 100 ANOS BENFICA-SPORTING / SPORTING-BENFICA
de Afonso de Melo

No dia 1 de Dezembro de 1907, no Campo da Quinta Nova, em Carcavelos, o Sport Lisboa e o Sporting defrontaram-se para o Campeonato de Lisboa.
Ninguém poderia adivinhar que seria um dia para a memória do país.
Os jogos entre os eternos rivais lisboetas já viram, entretanto, gente assassinada e gente a morrer de aflição; foram interrompidos ao soco e à navalhada; tiveram um brinco perdido num pontapé violento e num golo soberbo; tiveram uma equipa a entrar em campo só com dez jogadores, e a ganhar apesar disso, tiveram um árbitro expulso por expulsar um jogador; tiveram marechais e coronéis, presidentes do conselho e da República; geraram manifestações políticas e movimentos cívicos, tiveram desistências e abandonos, multidões ávidas e jogadores únicos, alegrias e tristezas, lágrimas e sorrisos, opulência e miséria como tudo o que é profundamente humano.
Neste livro, pode encontrar tudo isto e muito mais: 100 anos de nomes e de números, de lugares e acontecimentos; 100 anos de páginas de jornais plenas de paixão; 100 anos de gargantas desafinadas e discussões intermináveis; 100 anos de fintas que mereciam sonetos, de defesas que mereciam sonatas, de golos que mereciam bibliotecas ou óperas inteiras...

Editora PrimeBooks


Mais um livro que vai seguramente fazer companhia ao Sporting - 100 Figuras (de Fernando Correia), e que neste momento até está emprestado a um jogador do Sporting, para que ele assimile aquilo que é a maravilhosa História do nosso fantástico clube.

Leonino

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Ricardo, coração de Leão



A equipa do Sangue LEONINO envia um grande abraço solidário para o nosso Ricardo Sá Pinto.

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Como chegamos aqui

A tão propalada crise em que vive o nosso clube tem levado muita gente, sportinguistas e outros, a dissertar sobre a sua origem e a apontar uns como réus e outro como vitimas. Por isso decidi fazer eu a minha reflexão socorrendo-me de algumas coisas que fui escrevendo desde o início de época. Parece-me que chegamos a este ponto fruto de alguma incompetência, ingenuidade e até algum deslumbramento provocado pelos bons resultados do ano passado (Taça e 2º lugar a Bwin Liga), a que se somaram os habituais imponderáveis do futebol. As decisões, boas e más, foram tomadas por uns e ratificadas por outros, numa cadeia de comando bem definida. Não me parece que de Paulo Bento a FSF, passando por CFreitas e Ribeiro Telles, alguém possa sair sem mácula. Agrada-me no entanto verificar que, neste momento difícil para todos, não tenha havido cisões ou fugas à responsabilidade. Resta esperar que, com frieza e discernimento, as soluções sejam encontradas. Até porque, analisando com frieza, não podemos afirmar que tudo está mal. Momentos como os vividos no jogo com o Leiria demonstram, acima de tudo, que esta é uma crise de confiança.

Deixo à vossa consideração aqueles que parecem os momentos e os erros que me parecem terem concorrido para chegarmos onde estamos:

Erros cometidos no final da época passada que impediram uma linha de continuidade com o nível então alcançado:

1- Ingenuidade / incompetência na renovação de Tello. Apesar de ser um jogador malquisto por muitos sectores, era um jogador capaz de fazer várias funções na equipa e que atingiu um nível de maturidade que só nos podia ser útil.

2- A saída, mais ou menos inevitável, de Caneira não foi devidamente acautelada. Pela sua polivalência e sobretudo pelo seu peso no plantel, foi, provavelmente, a maior perda.

3- Alecsandro, o 2º melhor marcador da equipa mas o 3º em tempo de utilização, foi preterido depois de ter passado o ano de adaptação, normalmente o mais difícil. Aqui, nos pontas-de-lança, temos assistidos a uma degradação de qualidade. Deivid era melhor que Alecsandro e este melhor que Purovic. Quem virá a seguir?

Erros cometidos no defeso e pré-época:

1- Chegada dos jogadores (reforços incluídos) a conta-gotas. PBento chegou a treinar com apenas 14 jogadores. Num plantel com um elevado número de novos jogadores e jovens, pode ter sido um factor decisivo para um começar tão titubeante.

2- Número escasso de jogos de preparação e com um nível de exigência mal adequado aos desafios futuros.

3- Deslumbramento e ou má avaliação do plantel, sobretudo quanto à qualidade, mas também quanto ao número, a somar a vários equívocos. Exemplos:

a. Aposta em contratações de risco. Gladstone, Izmailov eVukcevic não eram jogadores titulares, pese o reconhecimento das suas capacidades.

b. Não há um verdadeiro médio-esquerdo, quando o plantel deveria ter 2.

c. Para que precisamos de Purovic se jogamos sem extremos?

d. Paulo Renato não deveria continuar a rodar uma equipa em vez de o fazer entre a bancada e os treinos?

e. Se Carlos Martins, que sempre produziu pouco e de forma inconstante, foi dispensado, porque não aconteceu o mesmo com Paredes, Farnerud, Ronny p.ex.?

f. Formação de um plantel com poucas referências e acéfalo, sem lideres.

Erros cometidos no decurso da presente época:

1- Má gestão dos recursos disponíveis. Exemplos:

a. Crer em demasia na capacidade de adaptação de jovens oriundos de futebóis tão dispares como o Brasil, Montenegro e Rússia.

b. O famoso recuo de Veloso, em vez da utilização de Gladstone. Perdemos fulgor e organização no centro do terreno e pusemos em causa o valor de um elemento.

c. A constante mutação de posições de Moutinho e a sua sobre-utilização. Por muito que se lhe reconheça qualidades, não é uma máquina e perde-se nestas mudanças.

d. Insistir em Djaló, sem resultados.

e. Inflexibilidade táctica. Este 4X4X2 emperra demasiadas vezes e não se usam outras possibilidades como o 4X2X3X1 ou 4X3X3X3.

f. As birras com Stojkovic.

Dito isto parece-me que também é chegado o momento de levantar a cabeça e olhar em frente. Os exercícios de auto-flagelação, a auto-comiseração constituem um espectáculo que agrada sobretudo aos nossos adversários. Ir ao mercado é obrigatório, mas não pode ser uma medida avulsa nem acto de menorização ou desvalorização dos que estão. Comparecer em massa no próximo jogo e apoiar a equipa pode muito bem ser a primeira dose do remédio que a equipa precisa.

verdão

terça-feira, dezembro 04, 2007

Não há coincidências



No jornal Record:

A Bwin Liga ultrapassou o milhão de espectadores na 12.ª jornada, marco que em muito se deve ao Benfica-FC Porto, que levou 60.116 pessoas ao Estádio da Luz.
Os três grandes contribuiram com mais de metade dos 1.105.269 espectadores presentes nos estádios.
O ninho das águias apresenta a média mais alta de espectadores por jogo (45.867) mas o dragão sobrepõe-se quando se fala em rácio de ocupação, na ordem dos 76% superiores aos 70,57% nos encarnados.
(...)
Só os sportinguistas sabem porque ficam em casa. Embora ainda não tenha recebido os mais directos rivais, o Sporting é dos três grandes aquele que menos gente leva ao seu estádio. Os leões apresentam uma média de 30.102 pessoas por jogo e um rácio de ocupação de 60,09%. A melhor assistência leonina deu-se na jornada inaugural.

Por que será?
Tanta apatia, desmotivação e desmobilização na família leonina dever-se-á a quê? É assim tão difícil de explicar?

Não querendo caír na "ilógica" da irresponsabilidade, no entanto enquanto houver apenas preocupação em sanear contas, esquecendo-se que no futebol o curto-prazo também conta, e muito, então tenderemos a andar sempre neste círculo vicioso: não se investe porque não há dinheiro, não há dinheiro porque não se ganham campeonatos, não se ganham campeonatos porque não se investe. Simples.

Acabemos de uma vez por todas com a mistificação do "bom gestor": o gestor competente não é aquele que só sabe poupar, mas sim o que sabe investir - e bem -, mesmo dispondo de poucos recursos, para então ter o devido retorno, ou seja, a multiplicação desses mesmos recursos.

Leonino

Fará isto algum sentido?



Cristiano Ronaldo foi proposto e aprovado para receber a mais alta distinção atribuída a personalidades ligadas ao Sporting, o Prémio Stromp, na categoria designada como "especial".

Fará sentido esta atribuição a um jogador que defende neste momento outras cores, e que há bem pouco tempo marcou dois golos que ditaram duas derrotas da nossa equipa, privando-nos de uma qualificação e dos tão necessários euros?

Eu diria que não... sobretudo atendendo ao timing desta decisão. Mas como não sou eu que decido...

Leonino

segunda-feira, dezembro 03, 2007

Medidas de urgência



A tal reunião de emergência entre Soares Franco, Miguel Ribeiro Telles, Carlos Freitas, Pedro Barbosa e Paulo Bento, ocorrida em Alvalade esta noite, ditou:

1. Paulo Bento continua seguro ao leme da equipa;
2. Ida em Janeiro ao mercado para reforçar o plantel;
3. Aposta séria e forte na Taça UEFA, Taça da Liga e Taça de Portugal;
4. Recuperar adeptos, até porque a venda de Gameboxes sofreu uma acentuada quebra.

Atendendo a tudo isto apenas lamento que estejamos a acordar tão tarde... na lógica tão portuguesa de "casa arrombada, trancas à porta". Mas enfim, "mais vale tarde do que nunca!"

Leonino