"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, junho 30, 2008

Mundo Sporting

Vou abordar vários temas que estão na ordem do dia. Começo por falar daquele que me dá mais regozijo.
A direcção do Sporting vai adoptar uma medida que visa recuperar muitos dos mais de 40 mil sócios que deixaram de pagar quotas. Neste momento o Sporting tem mais de 90 mil sócios, mas somente 50 mil têm as quotas em dia.
Assim a direcção resolveu dar um passo significativo para captar novamente esses sócios e atingir os 100 mil sócios e quiçá num futuro próximo chegar ao 150 mil.
Assim todos os sócios com quotas em atraso estão a receber em sua casa uma carta dirigida por Filipe Soares Franco no intuito de voltarem a fazer parte da família sportinguista.
Lançou-se uma amnistia para todos aqueles que têm quotas em atraso. Vão-lhes ser perdoadas as quotas em atraso até ao final do ano de 2007, ficando por pagar somente os meses de 2008.
A par do novo Pack de sócio esta é mais uma medida inteligente que visa restaurar a filiação entre adeptos e clube.


Hoje também expira o prazo para se exercer o direito de opção sobre Grimi. Por tudo o que jogou na época passada penso que seria uma boa aquisição.
É um jogador jovem e com margem de progressão, contudo o valor da cláusula de rescisão é bastante avultado, contudo o Sporting tem hipótese de ir buscar outros jogadores a mais baixo preço, de inegável qualidade e margem de progressão.
Neste caso enquadra-se o jogador José Castro, que tem ainda vantagem de ser mais barato e português.
Esta seria uma solução com um senão, que é a derivação de Caneira para a esquerda posição onde rende menos.


Por fim sobre o eterno Miguel Veloso aparecem noticias todos os dias; verdadeiras ou não, parece que esta é uma novela que vai durar até ao início do próximo campeonato.
Para mim seria ponto assente e espero que para o clube também que Miguel Veloso nunca sairia por menos de 20€ milhões.
Penso ser o valor mínimo aceitável por um jogador da sua qualidade, visto ninguém estar disposto a dar o valor da cláusula de rescisão.
Nesta altura por tudo o que se disse e escreveu, acho que seria melhor para o clube e para o jogador que este seguisse a sua vida profissional noutras paragens.
Sinceramente o que peço ao clube é que resolva esta situação antes de 20 de Julho dia da apresentação dos jogadores que estiveram no Euro 2008.
O clube saberia que tinha de procurar um novo substituto e o próprio jogador iria começar a nova temporada no seu novo clube.
O tempo urge e o leque de escolhas começa a ficar reduzido e depois dificilmente se encontrará um substituto à altura no mercado Europeu.
Implicando isto que se vá procurar um craque no mercado Sul Americano com todos os inconvenientes que isso acarreta e com o previsível aumento de custos.



Verde CDV

domingo, junho 29, 2008

Miguel Veloso

Todos os dias surge mais um clube “”interessado” em Veloso mas nenhum pôs em cima da mesa um cheque no valor de 30 milhões de €. Estou convencido que a maior parte das noticias vindas a lume mais não são do que fait-divers. Porque a cláusula de rescisão é de um valor quase proibitivo para a posição em que actua, onde não faltam no mercado jogadores mais baratos e nem por isso menos interessantes.

O negócio hoje era a troca com Tiago mais 15 milhões. Não me parece que seja um negócio muito viável. Tiago ganha uma verdadeira exorbitância para os nossos cofres, não tem a polivalência de Veloso e nem faz a mesma posição que ele. Pode a vontade dos juventinos em se verem livres de um flop ser uma janela de oportunidade para consumar o negócio, mas, vinco a minha opinião, ficaríamos a perder. Mesmo considerando que Tiago é um bom jogador. Acontece que uma das razões apontadas para o seu fracasso em Turim ser precisamente o facto de a “vecchia signora” jogar em 4*4*2, muito diferente do 4*3*3 em Tiago se notabilizou em Lion. É preciso dizer mais? E Veloso é um grande jogador que, além da qualidade, acumula o facto de ser um jogador bandeira da nossa formação: foi dispensado por um nosso rival, por não acreditarem nas suas qualidades nem nos seus genes.

E Veloso, o que pensará de tudo isto? Obviamente não é preciso esgotar muito os neurónios para imaginar que a situação lhe agradaria. O mesmo se fosse o Arsenal, ou o Milan, ou, ou… A pressa de sair, que é comum a Moutinho, - embora este tenha, de forma inteligente, delegado no pai a expressão dessa vontade – não nos deveria surpreender.

Eu, como sportinguista, gostaria que ambos se referissem ao clube de forma a expressar gratidão, desde que fosse seja genuína. Mas não me surpreende que se queiram pôr a milhas deste futebol pequenino, onde grassa o tráfico de influências, a corrupção e mesquinhez ao nível do dirigismo. Ou a falta de competitividade entre equipas e a falta de qualidade técnica de grande parte dos jogadores e treinadores, que lhes tolhe os horizontes. Ambos sentem o receio de que o prolongamento deste seu estágio luso lhes limite a progressão e acabe por significar a estagnação e o esquecimento. Podemos censurá-los?

Tenho notado um certo azedume nos comentários feitos na blogosfera sobre Veloso, motivados em grande parte pelas constantes noticias sobre a sua saída e, sobretudo, pela má gestão que o nosso 24 tem feito do seu discurso. Tudo agravado por uma época pouco conseguida, tendo em conta as promessas que o seu futebol havia deixado anteriormente. Espero que, caso ele fique, não o tornem num novo Farnerud. Seria um erro crasso.

Estou convencido que só se perceberá bem a dimensão do seu futebol e da sua importância no esquema de Paulo Bento quando ele faltar. E que a sua saída não será fácil de colmatar.

P.S.- Os nossos vizinhos acabaram de vencer o Euro. E, quando os via jogar, pensava com os meus botões: o “viejo” percebeu que a qualidade no futebol vem das coisas simples, mais simples que os passes de rotura, as transições defensivas ou ofensivas, as diagonais ou as basculações. “Bastou-lhe” pôr os jogadores nas suas posições e deixá-los fazer o que bem sabem: jogar futebol. Ah! E sendo mais pequeninos do que nós chegaram para os alemães. Podíamos ter feito tanto como eles, pois podíamos. Sim, claro que podíamos ter ganho.

verdão

sábado, junho 28, 2008

Ingratidão

Existem atletas que demonstram uma ingratidão enorme para com aqueles que os formaram e que lhes tentaram proporcionar todas as condições possíveis e imaginárias para um sucesso desportivo e profissional.
Neste caso incluo o ex jogador de Futsal do Sporting Gonçalo Alves que dois anos após abandonar o clube, por vontade própria veio dar uma entrevista ao site “ Desporto 10.com “.
Já agora para não ser acusado de parcialidade deixo aqui o link para quem queira ler a entrevista de Gonçalo Alves.

O jogador é livre de emitir a sua opinião, o que me faz confusão é que ele lança acusações graves sobre determinados dirigentes do Futsal do Sporting, mas porque razão só as divulgou agora e não na altura.
Não seria mais lógico ter esclarecido os adeptos do Sporting que ia sair porque tinha motivos de força maior e tinha a razão do seu lado.
Porque eu não me esqueço que antes de sair ele marcou o golo decisivo que deu mais um campeonato de Futsal ao Sporting.
Mas também não me esqueço do ambiente pesado em que decorreu essa final contra o benfica, por se constar que o jogador já tinha assinado um contrato com o dito clube, antes do campeonato terminar.
Como se veio a verificar após o fim do campeonato era mesmo verdade que o benfica tinha vindo “ raptar “ um dos melhores jogadores do Sporting e ainda por cima em plena final, com o que isso implicou de destabilização para o atleta e para o Sporting.

O jogador que fez parte da sua formação no Sporting e que nunca escondeu nutrir uma paixão enorme pelo clube, foi recompensado por este ao ser-lhe proporcionado um contrato diferente de todos os outros atletas com excepção de João Benedito que também gozava de um contrato nos mesmos termos.
Assim o Sporting tendo em atenção o seu futuro profissional e desportivo, depois deste se formar academicamente, permitiu-lhe o acesso a um estágio profissional numa das empresas do Grupo Sporting, tendo-se associado a duração do contrato desportivo à vigência do contrato de estágio.
Pois foi através desta benesse que o clube lhe proporcionou que o jogador rescindiu o seu contrato com o clube, ao accionar a cláusula de resolução do contrato de estágio automaticamente dissolveu o contrato desportivo.
Alguns podem dizer que foi ingenuidade do clube e eu concordo plenamente, mas também foi uma manobra “ habilidosa “ de um atleta que se dizia de alma e coração no seu clube de sempre.
Já agora vão ler esta entrevista de 2005 dada por Gonçalo Alves ao site FutsalPortugal e vão verificar se o que acabo de afirmar não é inteiramente verdade.

Já vai sendo tempo de os clubes abrirem os olhos e perceber que hoje os tempos são outros e que infelizmente mais nenhum atleta tem amor eterno por um clube, isso já são tempos ultrapassados.
Actualmente os clubes têm de se precaver e procurar assegurar os seus interesses acima de tudo. Compreende-se e aceita-se que os atletas procurem o seu bem-estar e que queiram ganhar sempre mais, mas não podem ser ingratos ao ponto de lesar os cubes financeira e desportivamente.



Verde CDV

sexta-feira, junho 27, 2008

Uma prenda

Numa altura em que o Sporting Clube de Portugal está prestes a comemorar 102 anos de vida, que melhor presente para oferecer ao clube, que tornar-se sócio desta agremiação.
O novo Pack de sócio já está disponível em praticamente todo o país, portanto agora é mais fácil tornar-se sócio.
Numa acção louvável o clube foi até nossas casas e fez-nos uma oferta irrecusável.
Nós só temos de retribuir na medida do possível e para isso o clube arranjou várias modalidades de sócio.
Compreende-se que nestes tempos de crise haja quem não possa despender grandes somas de dinheiro. Mas para obviar essa situação existe a modalidade de SÓCIO CORRESPONDENTE.
Nesta categoria o sócio tem que ter residência a 50Km de Lisboa e pagar 55€ de quotas por ano. Para mais informações aceda a este link.
Se queremos um clube mais forte, mais pujante e mais eclético temos de dar o nosso contributo.
Agora pode aplicar-se uma velha máxima: “ Não perguntes o que pode o clube fazer por ti, pergunta antes, o que podes fazer pelo clube “.
Para quem diz que o clube está cada vez mais afastado dos adeptos pode ver aqui as várias iniciativas preparadas para celebrar mais este aniversário.


POR UM SPORTING SEMPRE MAIOR!



Verde CDV

quinta-feira, junho 26, 2008

Caneira regressa a casa



No dia em que os jornais dedicam todo o seu espaço a anunciar a contratação de um tal Balboa para o outro lado da Segunda Circular - em alguma coisa eles têm de ser campeões, quanto mais não seja na quantidade de notícias sobre potenciais reforços - queria relevar o regresso de um grande profissional à nossa casa: Marco Caneira.

Sendo um jogador muito regular, com uma valiosa polivalência, capaz de fazer bem qualquer lugar na defesa, para além do importante peso que asseguram ter no balneário, é com extrema satisfação que vejo o Sporting confirmar que o contrato é válido para as próximas quatro temporadas.

Retenho estas declarações de Caneira após o anúncio oficial do seu regresso: "Sinto-me verdadeiramente satisfeito com esta opção que tomei depois de me ter desvinculado do Valencia. Tinha o sonho de voltar ao Sporting". Sintomáticas...

Enquanto se avizinha uma guerra suja sem tréguas entre os nossos dois principais rivais, os responsáveis leoninos estão a adoptar uma política de contratações discreta - mas eficaz - focada em jogadores nacionais, ou em jogadores que já conhecem bem o clube e o futebol português, parecendo-me que o Sporting está assim a ir no rumo certo, no que à preparação da próxima época respeita, pelo que agora falta apenas a massa adepta e associativa aderir à nova campanha de gameboxes que deve estar prestes a ser anunciada.

Leonino

quarta-feira, junho 25, 2008

Sporting continua a oferecer jogadores

Segundo vem comunicado na imprensa, Farnerud - com quem o Sporting não conta no plantel da próxima época - deverá saír do Sporting a custo zero, para um dos vários clubes que estão interessados no internacional sueco, com o Feyenoord à cabeça. Tenho lido, também que em relação a Varela - jogador que esteve emprestado ao Huelva - o avançado formado no Sporting poderá também rescindir o contrato e saír a custo zero do clube. Em relação a Stojkovic, também já li que a possibilidade de rescindir também possa existir.

Em relação ao sueco e a Varela, os 2 jogadores não entram nas contas de Paulo Bento para o Sporting da próxima época, mas aquilo que mais me deixa desiludido é o facto destes dois internacionais A e Sub-21 respectivamente, poderem saír do clube sem o Sporting ver entrar um único cêntimo, por livre iniciativa do clube. Se os jogadores têm valor de mercado, se os jogadores têm pretendentes, porque é que o Sporting não tenta encaixar o máximo de dinheiro possível, nem que fossem 500 mil euros por cada um dos jogadores, pois esse dinheiro já daria para pagar o ordenado de um jogador que esteja no patamar salarial que Farnerud auferiu no Sporting na época passada, por exemplo.
Em relação a Stojkovic, fala-se que o Sporting pretende encaixar no mínimo a verba que dispendeu pela sua contratação - 1 milhão de euros - em caso de saída do sérvio do clube. Sabendo-se que ele estará nos Jogos Olímpicos de Pequim em príncipio, e com a valorização do seu passe, também me parece que seria mais aconselhável esperar-se por Agosto para se fazer uma possível transacção por valores mais altos.

No fundo, o que não compreendo na política desportiva do Sporting é porque razão, o clube não tenta fazer dinheiro com Farnerud, possivelmente Varela, da mesma que é um problema que se mantém desde a época passada e que foi lesivo financeiramente para o clube, ao acontecer a mesma coisa com a oferta de Semedo, de percentagem do passe de Carlos Martins e de João Alves, sem entrar um único cêntimo no clube. Será que os dirigentes do Sporting não percebem que financeiramente se pode fazer dinheiro muito útil ao clube, com estes jogadores com os quais o clube não conta para a sua equipa, pois nalguns casos representaram até investimentos do Sporting de certa forma avultados?
Não compreendo!

Lion King

terça-feira, junho 24, 2008

A fase mais negra...

Hoje assinala-se um das datas mais tristes do Sporting e que com certeza todos os sportinguistas gostariam de esquecer.
Faz hoje precisamente 20 anos que Jorge Gonçalves foi eleito presidente do Sporting.
Pela minha parte só me apetece dizer: “ Gonçalvismo “ no Sporting nunca mais.Este foi o homem que ficou famoso á custa do nosso clube e que era apelidado de “ Bigodes “. Conseguiu chegar à presidência do Sporting Clube de Portugal através de uma jogada brilhante.
Comprou o passe de Frank Rijkaard ao Ajax e prometeu aos sócios uma grande equipa de futebol. Já naquela época se ganhavam eleições com a aquisição de grandes “ trutas “ e esta era sem sombra de dúvida uma das maiores da época.
Contudo depois de ser eleito os sócios perceberam tarde de mais o logro em que tinham caído. O Sporting tinha servido de simples placa giratória para o ingresso do jogador no Milão.

Este foi o período mais negro da vida deste clube centenário, pelo menos até onde a minha existência alcança. Já anteriormente falei que todos os presidentes dos últimos 30 anos contribuíram para aumentar o buraco financeiro, mas nunca tinha havido até então nenhum que tenha contribuído tanto para enxovalhar o nome do clube e que exacerbasse tanto o populismo.
Nesta maré de recordações não esquecer também o nome do Drº Abrantes Mendes que era Presidente da Mesa da Assembleia e que dirigiu uma das assembleias mais conturbadas de sempre.
Não podemos esquecer que foi nesta altura que o clube mais se endividou e que até teve o fornecimento da água cortado pela autarquia de Lisboa, por falta de pagamento.
Esta foi sem sombra de dúvida a fase mais negra da vida deste clube.
Sendo assim esta deveria ser uma data para esquecer, contudo para nunca mais voltar a acontecer tal coisa é bom ir lembrando.

É por efemérides nefastas como esta que eu me pergunto, se os que criticam a actual direcção têm noção destes tempos de vergonha. Eu nunca tive vergonha e até tenho vaidade em dizer que o Sporting Clube de Portugal é um clube diferente.
Mas a fase do “ Gonçalvismo “ foi um período lúgubre e deve entristecer qualquer sportinguista.
Não venham com falsos moralismos e com acusações torpes, pois que eu saiba ninguém desta direcção está acusado de nada, nem tem processos na justiça.
As pessoas são sérias e não se escondem atrás de panaceias e não embarcam em populismos. Estão simplesmente a tentar construir um futuro melhor, alicerçado em bases sólidas e sem comprometer o desenvolvimento sustentado do clube.

Abaixo o populismo e a gestão de mercearia, viva a seriedade e a gestão equilibrada!



Verde CDV

segunda-feira, junho 23, 2008

Depois do Euro

Onde já vi eu este filme?
Acabou o Euro para nós e, a mim em particular, foi-me devolvida a capacidade de apreciar um bom espectáculo, sem estar aflito com cada bola que sobrevoe a grande área ou com as análises a futuros adversários. Devo dizer que foi assustadora a semelhança entre a selecção neste Euro e a nossa equipa na época transacta, na forma como padeciam nos cruzamentos e bolas paradas.

Areia para os olhos
Como sempre há que eleger alguém em quem malhar e normalmente aponta-se a mira a quem está mais exposto. Devo confessar o meu desapontamento pelo agravar de um problema que há muito se vem manifestando com Ricardo, e que se prende com a forma deficiente como se faz aos lances nos cruzamentos. Deve ser dos poucos guarda-redes cujos punhos ou joelho em frente não constituem qualquer ameaça para os atacantes. Ricardo é hoje a personificação do medo naquela imagem a sair de olhos fechados. O problema dele parece-me que só pode ser resolvido num divã de psicanalista… Mas daí a culpá-lo de tudo o que de mal aconteceu, em especial no jogo que ditou a nossa eliminação, só pode ser conversa para totós. E então os centrais, como podem ficar de fora deste filme de terror?

Insistam, insistam...
As pretensões de Moutinho e Veloso ao Euromilhões ficaram mais próximas das nossas: é mais provável que o obtenham do jogo que anda à roda à sexta-feira do que de uma transferência astronómica antes do inicio da época. Espero no entanto que não esmoreçam e continuem a tentar. Isto é, encerrada a porta do Euro, abre-se a das competições nacionais e sobretudo a da próxima Champions League. Isto porque parece que o que motiva indiscutívelmente os jogadores são os $$$ e não o quixotesco amor à camisola ou a gratidão. Basta estar atento às declarações de ambos. E, por mais que apontem só ao Veloso, convém lembrar que Moutinho é o capitão.

Tentações
Devo ser dos poucos que não estou aflito com a aparente decisão do “processo Caneira”. Porque me parece que ele virá, e porque, caso tal não suceda, isso até possa representar a oportunidade de reforçarmos a defesa com alguém que represente, além de acréscimo de categoria, mais alguns centímetros a uma defesa e equipa “baixinha” para padrões internacionais. E depois, se não vier, não há a tentação de precindir de um verdadeiro lateral-esquerdo.

Depois da fruta e do café com leite estão os refogados
Pinto da Costa constituiu um enorme curriculum cujos troféus estão constantemente embaciados ora pela suspeição ora pela confirmação de que para ele todos os fins justificam qualquer tipo de meios. Para tal basta ler em diagonal as escutas desde o processo Guimaro até ao já velho “apito dourado". Para confirmar esta tese é agora sabido que até é capaz de vir roubar Cebollas ao quintal do nosso vizinho. Tal como antes nos roubara Frut(a)re. E, dito isto, pergunto eu: como ficará o primeiro refogado do novo Maestro de culinária sem o dito bolbo? Já agora, fazendo fé na noticia de "0 jogo" a presença do fcp na CL vem embrulhada em penas de prata. E se fosse um sportinguista?

verdão

sábado, junho 21, 2008

Missão 2008/2009: Ser Campeão

Segundo as palavras do treinador Paulo Bento o objectivo primordial para a nova época é alcançar o título de Campeão Nacional, que escapa ao clube há 6 anos.
Este é o único título que não consta do seu curto currículo. Não esquecendo que na época de 2006/2007 o Sporting poderia muito bem ter festejado o título, não fora ter sido espoliado de pontos no célebre jogo com o Paços de Ferreira em Alvalade.

Casos tristes do futebol português á parte, esta é uma temporada em que se aposta forte na construção de um plantel que dê totais garantias de sucesso. Para tal desiderato são necessários jogadores com carisma e capacidades futebolísticas acima da média.
Assim já se procedeu há aquisição de dois bons futebolistas como Rochemback e Postiga e está quase, quase garantido o regresso de Caneira.

Enquanto uns mostram vontade em entrar neste grande clube e começar em grande (Postiga), outros tentam sair a todo o custo (Miguel Veloso).
Esta será uma época em que o Sporting continuará a apostar na sua formação, mas a par destes jovens, a equipa irá ser reforçada em todos os sectores, com três ou quatro jogadores que emprestarão um cunho de experiência e maturidade que não foi visível na temporada passada.

A propósito da nossa formação e dos jovens jogadores que chegam cada vez em maior numero á equipa principal. Tenho que salientar que faz hoje 6 anos que a Academia Sporting/Puma foi inaugurada.
Esta foi talvez a melhor obra construída pelo nosso clube, pois permitiu aprimorar ainda mais a já brilhante formação e permitiu a imergência de cada vez mais jovens talentos.

Todos nós sabemos que o Sporting é um clube formador e que é através da valorização e das futuras transferências desses activos que se consegue atingir o equilíbrio financeiro.
Esperemos que esta grandiosa obra sirva para termos num futuro próximo uma equipa de futebol composta maioritariamente por jogadores “ made in “ Academia Sporting/Puma e que os consigamos conservar por vários anos, pois é através deste tipo de politicas desportivas que os clubes se podem tornar hegemónicos.



Verde CDV

sexta-feira, junho 20, 2008

Parabéns Paulo Bento!

Paulo Jorge Gomes Bento faz hoje 39 anos. É desde Outubro de 2005 treinador da equipa principal do Sporting Clube Portugal. Nos quase 3 anos que leva de responsabilidade técnica falta-lhe apenas ser campeão nacional, mas tem marcado o seu consulado com conquistas importantes. É cedo ainda para balanços e nem a data é a indicada para o efeito. É antes a altura de o saudar e desejar felicidades. Mas a passagem de Paulo Bento pelo nosso clube, até pela forma personalizada como a vem exercendo, tem já lugar de destaque reservado na história do clube.

P.S.- Resolvi fazer a actualização do post com uma fotografia à altura da data. E espero que aquele dedo no ar seja premonitório para a época que se avizinha. Chamo também à atenção que, no site do clube, foi dado o devido destaque ao evento, prova da importância que Paulo Bento tem hoje no clube.
verdão

quinta-feira, junho 19, 2008

Vamos Portugal!











Estes são os onze bravos que mais logo irão defrontar a Alemanha.
Estaremos todos colados ao ecrã a torcer por estes onze rapazes e a fazer figas para que no final do jogo possamos fazer a festa

A selecção Alemã não é fácil de ultrapassar, mas com a inspiração dos nossos Lusitanos e com uma grande exibição do nosso craque Cristiano Ronaldo iremos chegar ás meias-finais.

Venham de lá esses homens altos e espadaúdos que os nossos pequenos heróis até os “ comem “.
Estaremos sempre convosco e empurraremos a nossa selecção até à vitória final.


FORÇA PORTUGAL ATÉ À FINAL.




Verde CDV

quarta-feira, junho 18, 2008

Prova agora que tens Coração de Leão


















Agora já não existem desculpas para não comprar o novo Pack de Sócio do Sporting.
Está á venda em todo o país. A partir de hoje pode adquiri-lo nas lojas M24 e nos postos GALP e a partir de dia 24 de Junho estará á venda em todas as estações dos CTT em Portugal continental e nas ilhas.

Portanto vamos adquirir o novo Pack de Sócio e ajudar o Sporting a tornar-se um clube cada vez maior.
Um clube com uma massa adepta na ordem dos 2,5 a 3 milhões de adeptos tem de conseguir ter mais de 100 mil sócios.

Está na hora de dizer presente, não basta afirmar que somos diferentes.
Temos de provar que somos realmente diferentes e que acima de tudo somos uma massa adepta fiel.

Contrariamente ao que já vi escrito, não é necessário o pagamento de jóia ou do próprio cartão.
Mas para melhor se inteirar das condições, aceda a este link.


POR UM SPORTING SEMPRE MAIOR!



Verde CDV

terça-feira, junho 17, 2008

Rui Patrício referenciado no Inter

Segundo notícias veiculadas hoje pela imprensa desportiva portuguesa, o Inter de Milão tem Rui Patrício referenciado para uma eventual substituição de Toldo que está de saída do clube milanês. Esta notícia surgiu em Itália, na Gazzetta dello Sport, que noticiou que o clube que tem agora liderança técnica portuguesa poderá interessar-se por Rui Patrício para ingressar no Inter. Sabendo-se que a cláusula de rescisão de Rui Patrício é de 20 milhões de euros, este elevado valor tanto poderá afastar o Inter pelo facto de Rui Patrício ser ainda um jovem com muito para evoluír e provar como pode aproximar pois a capacidade financeira deste clube é conhecida por não ter grandes fronteiras. Apesar de achar que Rui Patrício continuará a crescer no Sporting na próxima época, existe o tal factor incontrolável do mercado que pode fazer com que isso não suceda efectivamente.

Permanecendo Rui Patrício no Sporting, espero que o nosso jovem guarda-redes que se encontra no Euro-2008 seja apoiado, pois o sucesso dele será o nosso. Atente-se à seguinte declaração de Pereirinha hoje em entrevista ao jornal O Jogo:

"Rui Patrício merece mais confiança"
P: Tal como já sucedeu consigo a espaços, Rui Patrício mostrou flutuações em termos exibicionais, que os adeptos não deixaram passar em claro. Falou com ele?
R: Claro. Quando vi que lhe faltava confiança, falava com ele sobre isso. Discutimos muito um com o outro, no bom sentido. No final da época, demonstrou falta de confiança, é verdade, mas não foi fruto do que fez. Essa falta de confiança veio de fora, dos adeptos. Lembro-me de o assobiarem num jogo em casa. As pessoas devem perceber que é o seu primeiro ano de sénior, é uma aposta recente. O Sporting é um clube que privilegia o lançamento de jogadores da casa e não é assim que eles são responsabilizados ou estimulados. Os adeptos devem ter isso em mente e dar-lhe a confiança que ele merece.

Aquilo que pretendo expressar especialmente no post é, precisamente, no facto dos jogadores do Sporting terem cláusulas de rescisão que mostra que a vulnerabilidade do clube em relação a possíveis saídas de jogadores está em causa, pois as cláusulas de rescisão são o primeiro passo para que um jogador possa saír do Sporting sem o clube o querer, portanto no meu entender é o mesmo que ter todos os jogadores "à venda", com os prejuízos de não os poder negociar. Se nenhum jogador do Sporting tivesse cláusula de rescisão, poderia saír se o clube o quisesse, mas não saíriam quando o clube não o quisesse, que é o que se pode passar actualmente. O Sporting deve terminar com as cláusulas de rescisão, pois só acaba com a posição do clube detentor dos jogadores em relação a quem as possa bater.

Já agora, como estamos numa onda italiana, uma referência para o último jogo da pré-temporada que o Sporting vai realizar, precisamente contra uma equipa italiana, a Sampdória em Alvalade no dia 9 de Agosto, uma semana antes do início oficial da nossa época competitiva com a disputa da Supertaça.

Lion King

Plantel 2008/2009: sonho ou realidade?

No meio do muito que se tem dito e escrito, vou tentar fazer um exercício de composição do futuro plantel do Sporting Clube de Portugal.
Segundo as palavras do treinador Paulo Bento após o final da época, a futura equipa seria constituída por 24/25 jogadores.
Jogadores identificados com o clube, com a sua mística e de preferência portugueses ou estrangeiros que já tenham passado por Alvalade.

Neste momento estão definidas as saídas e assinalam-se duas entradas: Postiga e Rochemback.


Plantel 2008/2009:

Guarda-redes: Ricardo, Rui Patrício, Tiago.

Defesas
: Abel, Pedro Silva, Caneira, Tonel, Polga, Daniel Carriço, Grimi, Tiago Pinto.

Médios
: Miguel Veloso, Adrien Silva, Rochemback, João Moutinho, Vukcevic, Izmailov, Pereirinha, Romagnoli.

Avançados: Liedson, Derlei, Hélder Postiga, Tiuí, Djaló.


Quanto ao guarda-redes é publico que se aguarda a venda de Stojkovic para se arranjar um substituto. O nome de Ricardo aparece porque se enquadra no perfil traçado e porque está em ruptura com o seu actual clube. Com a possível venda de Stojkovic, o Sporting poderá dispor de dinheiro para adquirir Ricardo.

Na defesa é consensual a entrada quase certa de Caneira para o eixo e de Grimi para a esquerda. Para mim a aposta em Daniel Carriço para o eixo e de Tiago Pinto para a esquerda é o corolário lógico da sua ascensão futebolística. Dois jogadores novos e com qualidades reconhecidas que poderão ter algumas oportunidades para jogar ao longo da época.

No meio campo regista-se a entrada de Rochemback e existem as interrogações: Moutinho e Veloso. Agora que expirou o prazo para accionar as clausulas de rescisão destes dois jogadores, seria tempo de equacionar a sua não venda este ano, para termos uma equipa muito mais competitiva, ainda que pudessem haver perdas monetárias.
Mesmo com um significativo encaixe financeiro por parte do clube, não seria fácil arranjar dois substitutos de igual valia e sobretudo que estejam identificados com o clube e com a sua grandeza.

O sector atacante regista a entrada de Postiga e deverá ser a única novidade neste sector.

Deixaria duas vagas em aberto, uma para o meio campo onde poderia surgir o nome de Hugo Viana e outra para o ataque mercê da prolongada recuperação de Liedson, onde incluiria o nome de Saleiro.


Este plantel teria legitimas aspirações a conquistar o Campeonato Nacional, mas será que poderia ter algumas aspirações a nível Europeu.



Verde CDV

segunda-feira, junho 16, 2008

Fica melhor de verde, não acham?

Depois de uma experiência de azul e branco, parece que Carlos Martins se prepara para mudar para o vermelho. Ninguém o convencerá que o verde lhe assenta melhor?

Por acaso estou bastante curioso para saber qual vai ser a posição da SAD e de Paulo Bento, sabendo como se sabe que temos opção sobre um hipotético regresso. A seguir com atenção.

P.S.- Uma arreliadora lesão acabou com a carreira do meu modem, facto que ditou a minha ausência, após o post de sexta-feira 13. E eu até nem sou supersticioso... Por isso, caro amigo VerdeCDV, só agora posso retribuir o abraço.

verdão

domingo, junho 15, 2008

O Defeso

O defeso no futebol é um período fértil em “compra” e “venda” de jogadores.
Contudo este ano com a realização do Europeu e com a participação da nossa selecção, os jornais desportivos têm diversificado mais os seus temas de eleição.Também as transacções de jogadores são deixadas para depois do Euro, procurando-se uma valorização dos activos com as boas campanhas das respectivas selecções.

A nossa selecção não escapa a este tema, o que se torna bem visível através do folhetim Cristiano Ronaldo.
Mas o nosso clube também não escapa a esta voragem dos média e lá andam nas bocas do mundo os nomes de João Moutinho e Miguel Veloso.
Esta imprensa voraz já comprou e vendeu inúmeros jogadores para o nosso clube. Inclusive já vendeu os dois mencionados a vários clubes europeus.

Parece que se entrou numa espécie de leilão, esperando sempre pelo próximo lanço. Mas a partir da meia-noite quem tem o “martelinho” na mão é a direcção do Sporting. Ao fim do dia de hoje expira o prazo para algum clube cobrir as clausulas de rescisão.
A direcção do Sporting deveria envidar todos os esforços para conseguir segurar os jogadores por mais alguns anos.
Parece-me difícil que apareça um clube a cobrir a clausula de rescisão de Miguel Veloso, já quanto a Moutinho a certeza não é tão grande, porque acho que vale bem mais que os 25€ milhões pedidos pelo clube.
Não sendo possível segurar João Moutinho, a partir de amanhã o clube que o queira contratar terá de pagar o justo valor pela sua transferência, nunca 25€ milhões.

Nunca como este ano se vive um defeso tão tranquilo para as bandas de Alvalade. Tudo está a ser tratado sem grandes alaridos e dentro do maior sigilo possível.
A direcção e o treinador só anunciam novos reforços ou renovações de contrato com tudo assinado e devidamente formalizado.
Estou perfeitamente tranquilo porque pressinto que este ano se está a fazer uma planificação correcta para abordar a nova época com enorme esperança.
Aliás confio em pleno no treinador Paulo Bento, porque sei que mesmo sendo difícil colmatar as possíveis saídas de Veloso e Moutinho, o clube já estará preparado para apresentar substitutos à altura.

Ainda a propósito da comunicação social e dos craques, é com imenso agrado que registo as palavras de André Martins, jogador que ainda ontem destaquei.
Chegar ao topo é fácil; ser vedeta nos jornais é um ápice, o que custa é mantermo-nos no topo por muitos e bons anos.
Para se atingir tal desiderato a humildade é uma qualidade fundamental e isso parece que é um apanágio de André Martins.
Para alguns destes miúdos que ontem se sagraram campeões de juniores e que têm imensas potencialidades é preciso é não embandeirarem em arco e ter sempre uma grande humildade para evoluir, para um dia chegarem à equipa principal do Sporting.



PS: Parabéns para o atleta Gaspar Araújo que se sagrou campeão Ibero-Americano de salto em comprimento.



Verde CDV

sábado, junho 14, 2008

Campeão Nacional de Juniores











O Sporting Clube de Portugal sagrou-se campeão no escalão de juniores ao empatar com o FC Porto a duas bolas.
Perante uma grande moldura humana os pupilos de José Lima entraram mais nervosos que o seu opositor e consentiram um golo de entrada. Responderem de imediato e chegaram ao empate através da marca de grande penalidade. Assim ao intervalo o marcador assinalava uma igualdade a um golo.
Na 2ª parte o Sporting entrou a jogar nitidamente para segurar o resultado e deixou o Porto tomar conta do jogo. Por volta do minuto 71 o Porto voltou a marcar com justiça.
Foi somente a partir deste momento que José Lima resolveu arriscar com entrada de Diogo Rosado e Rabiu Ibrahim que vieram mexer com o jogo e trazer dinâmica ao Sporting.
Já no final do jogo (período de descontos) Diogo Rosado marcou um grande golo sem hipótese para o guardião portista.
Em suma o Sporting foi feliz num jogo em que jogou nitidamente para o empate.
O que se pode perguntar é porque razão um treinador deixa os seus melhores trunfos no banco e só os lança para dentro de campo quando chega a fase do tudo ou nada.

Não sou espectador assíduo das camadas jovens do Sporting mas nestes três jogos que tive o privilégio de assistir em Alvalade destaco três nomes que brevemente nos irão proporcionar grandes alegrias: André Martins, Diogo Rosado e Rabiu Ibrahim.
André Martins tem capacidades fantásticas a fazer lembrar João Moutinho, fixem bem o nome deste menino porque ainda irão ouvir falar muito bem dele.
Diogo Rosado é um jogador fino no trato de bola e com um pé esquerdo que faz maravilhas, a tudo isto alia ainda uma compleição física assinalável.
Rabiu Ibrahim é notável de técnica e domínio de bola, muito fraco fisicamente, mas com um drible estonteante. Confesso que nunca o tinha visto a jogar ao vivo e fiquei realmente impressionado com estes poucos minutos.

Os meus parabéns para todo o plantel dos juniores e para toda equipa técnica.
Agora que já estão apurados todos os campeões nos vários escalões é tempo de reconhecer que mais uma vez a nossa formação fez jus á belíssima Academia Sporting/Puma.
Fomos campeões em Iniciados e Juniores, isto a juntar a vários títulos Distritais.
Os meus parabéns para todos os que tornaram isto possível, desde directores, treinadores a jogadores.


VIVA O SPORTING!


PS: Que me desculpem mas não posso deixar passar em claro as tristes cenas que presenciei no final do jogo. Agressões entre jogadores das duas equipas em pleno relvado.
Com a ressalva que tudo começou com uma atitude inopinada do guarda-redes portista.
È duro perder um campeonato no último minuto, mas nada justifica uma agressão a um adversário e ainda menos as provocações ao público presente.




Verde CDV

Fim-de-semana de grandes decisões

Neste fim-de-semana que agora se inicia todo o apoio aos nossos leões será pouco, sobretudo numa fase em que se entra nas grandes decisões.

Futsal (terceiro jogo da meia-final do campeonato nacional):

Benfica-SPORTING, sábado às 15.25 h no Pavilhão da Luz




Futebol (última jornada do campeonato nacional de juniores)

SPORTING-FC Porto, sábado às 17 h no Estádio de Alvalade




Desta vez o foco da nossa atenção não será a cláusula de rescisão de Veloso, a vontade do pai de Moutinho em que este saia, o possível regresso de Caneira, o interesse no brasileiro Renan, mas sim a nossa competente equipa de futsal e a rapaziada dos juniores.

Também aqui se consolida o prestígio e a vocação ganhadora do nosso emblema, bem como se prepara o futuro, no caso dos comandados de Lima.

Em ambos os casos:

Força, Sporting! Vamos a isto, Leões!

Leonino

sexta-feira, junho 13, 2008

Orgulho sportinguista

Foi hoje conhecido mais um desenvolvimento do processo “apito dourado”, desta vez na versão uefeira. Lá como cá, percebe-se que justiça não rima com futebol. É que podem-se aduzir os argumentos que se acharem convenientes e olhar para a questão pelos prismas que se quiserem que não encontrarão nenhuma cláusula que permita ou atenue o recurso a aliciamento de árbitros. A batota ainda compensa, ao contrário do que diz Platini.

Enquanto assistimos a tudo isto com alguma estupefacção, é com orgulho que notamos que, neste momento, apenas o SCP, dos clubes portugueses, tem garantida e definida a porta de entrada na Champions League. Qualificamo-nos por mérito próprio, sem necessidade de vitórias na secretaria ou de jogos de bastidores, sem fruta nem café com leite.

Não somos pobres e somos honrados. Não precisamos de ser os maiores, basta-nos ser os melhores.

Saudações Leoninas.

P.S.- Sabe bem voltar ao convívio sportinguista!

verdão

Derby no Futsal










Realiza-se hoje o 2º jogo da meia-final do campeonato de Futsal.
O jogo é disputado no reduto do nosso rival, pelas 16 horas com transmissão directa através do canal SIC.
Para quem não poder acompanhar ao vivo ou pela televisão, aqui fica o Site onde pode acompanhar a marcha do marcador minuto a minuto.

Este é um jogo decisivo para o Sporting, pois foi derrotado no primeiro jogo realizado no pavilhão de Loures.
Assim para disputar-mos a negra; novamente no reduto do nosso rival, é imperioso alcançar uma vitória.
Não seria primeira vez que o nosso clube iria arrancar uma vitória na casa deste oponente. Portanto é perfeitamente possível ganhar este e o próximo jogo e chegar á final da competição.

Aqui fica a lista de convocados: Benedito, Cristiano, Evandro, Dionísio, Zézito, Bibi, Djo, Nenê, Deo, Davi, Alex e Café.
Infelizmente João Matos não pode dar o seu contributo á equipa por se encontrar lesionado.

Ainda no Futsal um destaque especial para a renovação de contrato por parte do jogador Emanuel Magalhães (Bibi) até ao final da época 2009/2010.


FORÇA SPORTING ATÉ Á FINAL.



Verde CDV

quinta-feira, junho 12, 2008

Porquê Srº Miguel Veloso?

O jogador pertencente aos quadros do Sporting demonstra mais uma vez a sua vontade de abandonar o clube, aliás como já sucedeu ao longo da época.
Está bem explicito aqui o que acabo de afirmar, mais ouvi estas mesmas declarações aos microfones da rádio.

Srº Miguel Veloso não havia necessidade de proferir declarações destas.
Dizer que a cláusula de rescisão de 30 Milhões de Euros é muito alta é no mínimo ter-se em pouca conta e desvalorizar um activo do clube.
Na altura de assinar um novo contracto, onde as condições por si auferidas foram substancialmente melhoradas a dita cláusula de rescisão era perfeitamente razoável.
Agora que quer sair a qualquer custo começa a pressionar o clube, sabendo-se lá que interesses defende. Talvez defendendo a futura entidade patronal.

O Srº Miguel Veloso tem de se lembrar que ao contrario de outros; entrou em condições especiais no Sporting, depois de ser dispensado pelo Benfica.
Devia agradecer a mão que lhe foi estendida; reconhecendo-lhe com certeza o seu valor futebolístico, e não ser mal agradecido.
Devia ainda ser mais reconhecido ao clube e principalmente ao treinador Paulo Bento que apostou decididamente no seu valor e lhe deu uma hipótese de brilhar no campeonato português.

Já escrevi que não compreendia que sendo Miguel Veloso filho de um antigo internacional continuasse com este tipo de discurso.
Não sei se estas palavras partem somente do jogador, mas desconfio que existem interesses camuflados por parte de alguns que querem lucrar com todo este negócio.

Cuidado com os conselhos que te querem dar e cuidado com as ideias que te querem impingir.
Cuidado com os passos em frente que queres dar na careira, por vezes podem representar grandes retrocessos e tens alguns bons exemplos de colegas de selecção que saíram e tiveram que regressar para adquirir a maturidade necessária para se imporem definitivamente.

Esperemos que os mesmos jornalistas que te endeusaram, não sejam os mesmos que te façam cair do pedestal.
Tu precisas sobretudo de ver o teu valor reconhecido pelo clube e pelo treinador e esse valor está definitivamente bem reconhecido.
Os adeptos também reconhecem o teu valor, mas não se reconhecem neste tipo de atitudes.
Um pouco de gratidão para um clube que te abriu as portas, quando outras se fecharam, não te ficava nada mal.


PS: Parabéns para a nossa Selecção que se apurou para os quartos-de-final em 1º lugar no seu grupo. Uma palavra de agradecimento a Scolari por tudo o que fez pela nossa Selecção.



Verde CDV

quarta-feira, junho 11, 2008

A propósito da formação...

…gostava que lessem isto e ficassem a perceber porque razão o Sporting é o clube que dá cartas a nível da formação em Portugal e no mundo.
Tínhamos uma boa formação sobretudo na estrutura técnica. Pessoas como César Nascimento, Aurélio Pereira e muitos outros emprestavam um cunho de inegável qualidade.
Contudo as condições logísticas não eram definitivamente as ideais. Mas mesmo com condições deficientes e a treinar em campos pelados, o Sporting foi capaz de formar grandes jogadores como Futre e Figo.

Agora com a criação da Academia Sporting/Puma é por demais evidente que a nossa formação alia o aspecto técnico e o logístico, o que lhe imprime um cunho ainda mais ganhador.
Basta atentar nestes numeros, onde estão todos os campeões do futebol jovem desde que se construiu a Academia ( 2002/2003 até 2006/2007 ).

Titulos:

Sporting: 2 juniores , 4 juvenis , 3 iniciados
Porto : 1 juniores , 1 juvenis , 2 iniciados
Boavista: 1 juniores
Benfica : 1 juniores

É fácil constatar que no pós Academia o Sporting foi o clube que mais títulos conquistou no futebol jovem.
Todos nos sabemos que a formação serve essencialmente para formar jogadores para a equipa sénior; vide os últimos exemplos: Ronaldo, Nani, Moutinho, Djaló, Pereirinha, Adrien, mas é sempre bom incutir nestes miúdos o espírito ganhador.

Ao alargar-se a base de recrutamento; pois a Academia permite um maior número de jogadores em regime interno, houve consequentemente uma potenciação das capacidades e dos resultados.
Anteriormente o Sporting tinha que rivalizar com a melhor escola da Europa e talvez do mundo que dava pelo nome de Ajax e que era simplesmente o clube que mais jogadores transaccionava para os colossos europeus. Ultimamente tem-se vindo a assistir a um domínio crescente por parte do nosso clube no que ao capítulo das transferências de jovens prodígios diz respeito.

Talvez esteja aqui a explicação para a tão grande procura de jogadores da formação júnior. Talvez os colossos tenham percebido a valia dos nossos miúdos e tentem leva-los mais novos e mais baratos.
Cabe ao Sporting acautelar estas situações e começar a proteger cada vez mais cedo os seus activos. Contudo parece-me que o futuro está a ser acautelado, basta ver o exemplo de Rui Fonte.

Os meus sinceros parabéns a todos os técnicos da formação e a todos os jogadores dos escalões jovens. O futuro é verde.


PS: Parabéns para nossa Selecção que está praticamente apurada para os quartos-de-final.



Verde CDV

terça-feira, junho 10, 2008

Futebol jovem de parabéns!










O Sporting Clube de Portugal sagrou-se hoje Campeão Nacional de Iniciados depois de empatar com o Benfica a um golo.
De salientar que ao Sporting bastava um empate para ganhar este título e começou muito bem o jogo ao abrir o activo aos 2 minutos por João Carlos.
O Benfica aproveitou para empatar o jogo aos 40 minutos, num golo que demonstra uma grande falta de fair-play para miúdos de tão tenra idade.
Isto porque os jovens jogadores do Benfica não devolveram uma bola que foi posta fora para se prestar assistência a um seu jogador.
É deveras lamentável que miúdos tão novos já demonstrem uma tão grande falta de fair-play, mas talvez só copiem alguns maus exemplos que grassam pelo nosso futebol.
Os meus parabéns para todo o plantel de iniciados e para a equipa técnica.


Os Juniores disputaram mais um jogo no Estádio José de Alvalade onde não foram além de um empate contra o Leixões. Deixando escapar uma oportunidade soberana para se sagrarem já hoje campeões do respectivo escalão, pois o FC Porto consentiu uma igualdade com o Benfica.
Assim deixou tudo em aberto para a última jornada, bastando um empate contra o Porto para se sagrar campeão.

Classificação a uma jornada do fim
1. Sporting 11 pontos
2. F.C. Porto 8
3. Benfica 7
4. Leixões 1

Numa breve analise a esta partida só posso dizer que não merecemos muito mais que a divisão de pontos. O Leixões entrou melhor no jogo, com mais garra e determinação e marcou com inteira justiça. A primeira parte do Sporting foi confrangedora com a equipa amorfa e a errar passes em catadupa.
Na segunda parte viu-se um Sporting com mais garra e brio, mas continuava a mostrar fragilidades ao nível do colectivo e foi somente na cobrança de um livre directo que Diogo Rosado conseguiu o golo do empate.
Gostei da equipa do Leixões, mas dispensavam-se as fitas e o anti jogo perpetrado ao longo de toda a 2ª parte com a complacência do árbitro.

Estão todos convocados para o Estádio José de Alvalade (sábado) para ajudar os nossos jogadores a alcançar mais um título.



Verde CDV

segunda-feira, junho 09, 2008

Izmailov mais 4 anos no Sporting

Marat Izmailov vai permanecer no Sporting, segundo declarações do jogador russo que vê o Sporting exercer a clásula de opção de compra, ao Lokomotiv de Moscovo. Durante esta época que agora termina foi-se adiantando que o valor da compra do jogador russo era de 3,5 milhões de euros, mas nos últimos dias tem-se falado em 4,5 milhões de euros como o valor que o Sporting pagará ao Lokomotiv. Quer-me parecer que o valor da opção de compra ficou fixado em dólares e que não será de 4,5 milhões de euros - o dólar está desvalorizado em relação ao euro - portanto penso que o valor a pagar deverá estar mais próximo dos 3,5 milhões de euros.

Tendo em conta o esquema táctico que Paulo Bento utilizará mais frequentemente, gostaria mais que fosse dada uma oportunidade a Celestino sendo que num dos vértices laterais do losango onde Izmailov joga, poderia Paulo Bento optar por outras alternativas que tem dentro do meio-campo.

Izmailov é uma contratação dispendiosa, mas dentro do valor que o jogador russo tem, que é elevado, é um bom jogador com muitos recursos técnicos, tácticos, e que servirá bem o Sporting, ou seja, apesar de achar que o Sporting deveria fazer outro tipo de aposta, estou em crer que Izmailov é uma contratação de qualidade indiscutível, e espero agora, que ao fim de ano e meio sem ter férias apareça em melhor nível físico de forma a ser um jogador mais regular dentro do próprio jogo, pois tem grande potencial, sendo um jogador com 25 anos e margem de progressão ainda.

Percebo que o Sporting mudou a política de aquisições e tem em vista investir mais dinheiro no mercado de jogadores, mas continuo a achar que a aposta nas grandes promessas da casa seria a melhor política, pois para além da qualidade no meu entender não ser inferior, existe a questão financeira do clube que é um passivo muito grande e que necessita de ser abatido, sendo que estes investimentos últimos que têm sido feitos desviam o Sporting do abatimento da dívida que será um trabalho necessariamente de grande importância a ser efectuado pela Direcção para que o Sporting possa sem perder o que é o seu património estrutural, respirar melhor em termos financeiros num curto prazo.

Lion King

O Sporting precisa de todos

Nas semanas que antecederam e no pós Assembleia-geral a blogosfera sportinguista andou muito agitada. Também na blogosfera se verificou uma fractura e um extremar de posições. Assistiram-se a alguns excessos, desnecessários por sinal.

É natural que cada um tenha a sua opção perante os factos e sua opinião própria no que ao futuro do clube diz respeito. Todas elas devem ser legítimas e todos nós temos que nos respeitar mutuamente, mesmo que estejamos em lados opostos.
Percebo que no calor e no ardor da troca de argumentos, alguns mais emotivos, tivessem porventura exagerado.
Não creio ter sido o meu caso, mas se porventura atingi alguém com um comentário mais inflamado, só tenho de fazer um “ mea culpa “.

Eu tenho para mim que somos todos adeptos do Sporting e que temos no Sporting Clube de Portugal um desígnio maior.
Contudo sem ninguém abdicar das suas posições parecia que o ambiente se estava a normalizar e a pacificar. O ambiente estava definitivamente a ficar mais desanuviado.
Mas mais um facto da vida sportinguista, voltou a levantar mais umas ondas de polémica. Espero sinceramente que esta onda se extinga e que a espuma se dilua.

Não que não queira discutir o meu clube, porque da discussão “ nasce a luz “, mas porque ultimamente qualquer discussão degenera sempre em algo mais grave, devido ás clivagens existentes. É meu desejo que se consigam pacificar as posições e encontrar pontos de convergência.
Porque mesmo com posições extremadas, será sempre possível encontrar alguns pontos convergentes. Faço daqui um apelo que até à realização do Congresso (porque tenho a convicção de que se vai realizar e que pode ter algum significado no futuro do clube) se moderem os ânimos.

Temos agora um período em que podemos também canalizar as nossas energias para apoiar a nossa selecção que está a participar no Euro 2008. Neste mês de Junho vamos apoiar a nossa selecção: “ Uma força que ninguém pode parar “.

Voltando ao nosso clube, de certeza que todos nós queremos o engrandecimento do Sporting, mesmo aqueles que pensam sobretudo no futebol e menos no ecletismo.
Não podemos levar a mal que hajam adeptos que vibrem mais com o futebol e que queiram saber sobretudo das notícias da equipa de futebol e que liguem menos ás noticias que dizem respeito a passivos e a operações financeiras.

Eles gostam mais de saber se Caneira vem ou não vem; se vamos ter um guarda-redes de nomeada; se Moutinho ou Veloso saem ou não.
Temos de reconhecer que é mais estimulante falar deste tipo de assuntos que falar de VMOC’s, da CMVM e de outros “ palavrões técnicos “.

Eu quero no meu clube todo o tipo de adeptos e ninguém está dispensado de apoiar o grande Sporting.
Eu faço minhas as palavras de Scolari: “ Estão todos convocados “ e de Paulo Bento no inicio da época passada: “ … Anda rápido fazes falta “.

Numa altura de viragem no futebol português, em que se podem definir novas lideranças era importante que todos nós apoiássemos a nossa equipa e o treinador Paulo Bento desde o início da próxima época.
Porque o Sporting Clube de Portugal precisa de todos nós e todos juntos guindaremos o NOSSO SPORTING ao patamar que ele merece.


POR UM SPORTING SEMPRE MAIOR!



Verde CDV

domingo, junho 08, 2008

Campeão nacional de atletismo

















O Sporting Clube de Portugal sagrou-se Campeão Nacional de Clubes de Atletismo, na prova que decorreu este fim-de-semana em Faro.
Confirmou mais uma vez o seu grande favoritismo, numa modalidade onde não tem rival. Assim foi com enorme distância dos mais directos competidores que ganharam pelo sétimo ano consecutivo a nível masculino e pelo décimo quarto ano a nível feminino.

Esta é uma das modalidades que mais projecta o nome do clube tanto a nível nacional como a nível internacional, por tudo o que representam para o Sporting e para o desporto nacional um grande bem-haja a todos os atletas, na pessoa do Professor Mário Moniz Pereira.


PS: Parabéns para a Selecção Nacional de Andebol Feminino pela brilhante e inédita qualificação para o Europeu a realizar na Macedónia.


Verde CDV

Futsal: Sporting-Benfica



Hoje, às 15 horas, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures:

Sporting-Benfica, primeiro jogo da meia-final do Campeonato Nacional.

O preço dos ingressos é de 5 euros para sócios e cada sócio tem o direito a adquirir um ingresso de acompanhante, pelo valor de 10 euros, apenas mediante a apresentação do cartão de sócio.

(Transmissão televisiva na SIC)


Leonino

sábado, junho 07, 2008

Graaaaaaaaaaaaaaaaaande jogador!



Estreia de Portugal no Europeu, boa exibição da selecção nacional, vitória categórica e justa, grande apoio a partir das bancadas, mas mesmo sabendo que o futebol é um jogo colectivo, tenho que destacar um dos 'nossos': João Moutinho!

Vinte e um anos de grande classe, um jogador fantástico que coloca os interesses da equipa sempre acima do seu brilho pessoal, joga, faz jogar, recupera bolas, dá golos a marcar... simplesmente uma maravilha.

Depois da época intensa que realizou no nosso clube, com tantas horas nas pernas, chegar ao Europeu com a frescura que denota e correndo como corre, só mesmo um grande talento, com grande sentido de profissionalismo o poderia fazer.

Tenho a sensação que me devo resignar porque começa a ser inevitável que um grande tubarão do futebol mundial venha buscar a Alvalade o nosso puto-maravilha, mas ele merece-o, mesmo que já jogue - na minha opinião - no melhor clube do Mundo!

Leonino

Futebol Jovem

















Hoje o Sporting defronta o Benfica para o campeonato nacional de juniores (2ªfase – 4ª jornada) pelas 16horas.Pode ver aqui a classificação actual.
Com três jornadas para finalizar o campeonato e com os dois jogos finais em casa bastará um empate no jogo de hoje para o Sporting continuar na senda do título. Contudo uma vitória abrirá totalmente as portas do título.
Deixo aqui um Link para um site onde poderá acompanhar a marcha do marcador.

Também neste sábado (11 horas) a equipa de iniciados desloca-se ao complexo do Vitória de Guimarães para defrontar a equipa local.
O Sporting encontra-se em 1º lugar com os mesmos pontos do Benfica. A conquista do ceptro afigura-se difícil porque as duas jornadas que faltam serão jogadas fora com Guimarães e Benfica.

Já no escalão de Juvenis o Sporting recebe amanhã (11horas) o Boavista na Academia Sporting/Puma, para depois terminar o campeonato em casa a jogar contra o Benfica.
Mesmo estando a três pontos de distância de Porto e Benfica ainda é de todo legitimo sonhar com o titulo.

Vamos esperar que os nossos meninos consigam grandes resultados e que continuem na senda dos títulos.
Sendo que a tarefa dos juniores se apresenta menos complicada, vamos esperar que no final possamos fazer a festa nos três escalões.


Mais logo a nossa selecção inicia a sua participação no Euro 2008 contra a Turquia, jogo que pode acompanhar ao vivo pela TVI ou pela SPORT TV1 (19h 45m).
Desejo tudo de melhor para a selecção nacional e fico a torcer pela equipa e pelo Felipão. Não colocando Portugal no lote dos principais favoritos à conquista do Euro, tenho uma enorme esperança que os “ nossos rapazes “ nos surpreendam e que cheguem onde muitos nunca pensariam possível.

FORÇA PORTUGAL ESTAMOS SEMPRE COMVOSCO!


Verde CDV

Vamos a isto, Portugal!



Hoje é dia de estreia da selecção de futebol que representa o nosso país, por isso é chegado o momento de - a uma só voz - apoiarmos quem representa as cores de Portugal.

Não posso afirmar que vibro mais com as vitória da selecção nacional do que com aquelas do meu maravilhoso clube - mea culpa! - mas nestes momentos todos os portugueses, sem excepção, devem ter apenas um clube: Portugal!

Sou um especial admirador de Scolari? Não! Concordei com a sua lista de convocados? Não! Acredito que esta selecção é a mais forte dos últimos 8 anos? Não!
No entanto, nem sequer posso admitir que o objectivo de qualquer português não seja sempre apenas um: apoiar Portugal e quem o representa, seja em que modalidade for, seja em que sector de actividade for!

Enviando um especial abraço e votos de felicidades para João Moutinho, Miguel Veloso, Rui Patrício e agora Hélder Postiga, espero que alguns 'turcos' de ocasião, lá mais para terras nortenhas, revejam a sua posição e se unam em torno da selecção. Roma não paga a traidores!

Como nota final, fica aqui - em princípio - aquele que será o onze que Scolari deverá apresentar de início frente à Turquia:

Ricardo; Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira; Petit, João Moutinho, Deco, Cristiano Ronaldo e Simão; Nuno Gomes.

Leonino

sexta-feira, junho 06, 2008

Grimi continua no Sporting

Foi hoje anunciado pelo empresário de Grimi, que o jogador argentino tem tudo acordado para continuar a jogar no Sporting com um contrato para as próximas 4 épocas. Foi um desejo concretizado de Paulo Bento que manifestou interesse em continuar com o jogador que esteve na nossa equipa na 2ª metade da temporada que agora termina. É com algum interesse que aguardarei para saber mais pormenores do negócio que foi feito com o Milão que pedia 4 milhões de euros pela transferência do jogador para o Sporting, sendo que segundo consta o Sporting deverá ter oferecido menos dinheiro, mas ter dado um direito de preferência ao Milão sobre Miguel Veloso.
Grimi é um bom jogador, sendo que pelo facto de ter 23 anos tem uma margem de progressão grande, e será uma boa opção de Paulo Bento para ocupar o lado esquerdo da nossa defesa, desejando-lhe naturalmente as maiores felicidades no Sporting.


Apesar de preferir que o Sporting tivesse resgatado Édson que se encontra emprestado ao Légia de Varsóvia, por entender que seria um jogador que também poderia ser uma boa solução para o lugar em causa e de ser menos oneroso que Grimi, de certa forma ainda mais reforço a ideia de que um possível desconto na opção de compra que o Milão poderá ter ficado sobre Miguel Veloso possa ter sido um negócio não proveitoso para o clube, sendo que poderá ter afastado potenciais interessados em Miguel Veloso e ter causado que o Sporting em caso de saída de Miguel Veloso possa não vir a encaixar tanto dinheiro como poderia, caso Miguel Veloso saia do Sporting.

Uma referência para o jogo de apresentação aos sócios que oporá o Sporting ao PSV Eindhoven. Tendo em conta que o adversário é uma equipa holandesa, deverá ser um factor a que não será alheio o facto de não se confirmar a nossa presença no Torneio de Amesterdão, onde para além do Ajax, estarão presentes o Arsenal, Sevilha e no lugar que chegou a ser anunciado o Sporting, estará o Inter.
Sempre dará no jogo de apresentação para tentar ganhar a um clube do país das tulipas!

Lion King

Parabéns, Manuel Fernandes!

Hoje faz anos um dos maiores jogadores e capitão da história do nosso clube.

Ele foi um dos motivos que me levou a ser sportinguista, tendo feito uma dupla inesquecível com o RUI JORDÃO.

Por isso, os meus PARABÉNS E VOTOS DE MUITAS FELICIDADES neste dia do "SANGUE LEONINO" que não poderia deixar passar em claro uma data tão importante para o "nosso" capitão.

ismas

quinta-feira, junho 05, 2008

Porque será?



Ontém vi a entrevista do Presidente do Futebol Clube do Porto na SIC em directo.


Fiquei admirado de ver a determinação do Presidente do Futebol Clube do Porto a defender os interesses do seu clube.


Fiquei admirado com a defesa que ele soube organisar em volta do Futebol Clube do Porto.


Fiquei admirado pelo excelente negócio que o Presidente do Futebol CLube do Porto conseguiu para o seu clube com a venda do Helder Postiga.


Fiquei mesmo muito admirado!


Porquê?


Porque pensava que o homen estava supsenso por 2 anos, que por isso não foi autorizado a representar o Futebol Clube do Porto na Final da Taça contra o Grande Sporting Clube de Portugal.


Mas afinal vejo que ele continua a gerir o Porto estando a tratar dos casos Paulo Assunção, Ricardo Quaresma e outros Helder Postiga conforme as suas funcções de presidente, que continua a falar em nome do Futebol Clube do Porto vindo à televisão defender a suspensão do Clube....afinal aonde ficou o tal castigo???


E já agora...quais as consequências para um clube da primeira Liga quando este não se conforma abertamente com as decisões da própria Liga e da FPF??


E depois lembro-me que isto tudo se passa em Portugal e no nosso corrupto futebol nacional e fico admirado pela ingenuidade que acabei de demonstrar!


Saudações orgulhosamente leoninas

Mindo

Daniel Carriço no plantel principal


Segundo notícias recentes, Daniel Carriço irá integrar o plantel da equipa principal do Sporting. Tendo em conta a escassez de defesas centrais com que ficámos com a saída de Gladstone e com o empréstimo que o Sporting pretende fazer de Paulo Renato, é com uma certa naturalidade que Carriço tem a sua oportunidade de mostrar o seu valor no Sporting, clube onde foi formado.
É um jovem jogador com grande potencial e que se pode tornar numa das referências do Sporting, num médio prazo, pois teve um grande percurso nas camadas jovens do clube e também nas Selecções Nacionais mais jovens, sendo um defesa-central de categoria e uma boa alternativa no nosso plantel para a próxima época.

É com satisfação que vejo o "viveiro" de Alcochete, dar mais um jogador de grande potencial à nossa equipa principal, mostrando que o caminho deverá ser sempre, o da grande qualidade da formação do Sporting ir "abastecendo" sempre que necessário a sua equipa principal, que tem saído sempre fortalecida com a grande qualidade dos jogadores que lá têm chegado, com a marca de uma das melhores escolas de formação do Mundo.

Lion King

O Sporting e a Selecção Nacional

O futuro próximo do SCP está, de certa forma, directamente ligado à campanha que a Selecção Nacional venha a fazer no Euro. Muito se fala do interesse de inúmeros clubes por 2 dos nossos melhores jogadores. Mas a verdade é que, até agora, não parece ser mais do que fumo da fogueira das audiências dos média.

Tanto Veloso como Moutinho são referências obrigatórias nos relatórios de “scouting” dos grandes clubes europeus. Mas as cláusulas de rescisão de ambos são um refrigerante para o interesse dos potenciais interessados, obrigando-os a ponderar. Faça a Selecção Nacional um Euro à altura do potencial individual dos 23 convocados e dificilmente voltaremos a ver os nomes de ambos nas camisolas 24 e 28, como estávamos habituados. E bem sabemos que a ausência de ambos ou de apenas um deles em muito condicionará o nosso desempenho futuro. Não acredito em grandes destaques individuais – nem o de Ronaldo sequer – caso o trajecto seja inferior ao que muito se espera. E isso sendo mau, poderá até ser bom para nós.

Falando em expectativas, mais concretamente da sua gestão, é obrigatório dizer que é a primeira grande falha deste estágio, como, por certo, o desenrolar dos acontecimentos se encarregará de evidenciar. Para mim, esta selecção, bem orientada, não é mais que um bom e credível “outsider”, a seguir aos habituais papões de títulos: Alemanha, Itália, França e Holanda e com as mesmas hipóteses que a Rep. Checa, Espanha, Grécia. A Turquia, Rússia e Croácia são os potenciais “jokers”. Uma boa dose de realismo, sobretudo para os média, era mais que necessário.

Uma última palavra para os emigrantes. Só quem desconhece a realidade em que se movimentam diariamente estes portugueses é que não compreende o porquê de tanta alegria e entusiasmo. Habituados a ser olhados de lado pelos “donos da terra”, como uma espécie de “magrebinos europeus”, vêm na presença de uma equipa nacional cotada, e onde pontua o mais mediático dos jogadores do torneio, o estimulante certo para a sua auto-estima.

Nota: Talvez não tenham notado mas, com a contratação de Postiga, passamos a ser a equipa mais representada na Selecção Nacional.

P.S.- Desculpem a nota individual mas faz hoje 2 anos que escrevi aqui isto. Hoje, olhando para trás, posso-vos garantir que a paixão não esmoreceu. Obrigado Leonino!

verdão

quarta-feira, junho 04, 2008

A mão pesada da UEFA

Tal como já tinha prognosticado no blog o Futebol Clube do Porto foi condenado pela UEFA e foi excluído por um ano da Champions League.

Para mim era evidente que a UEFA ira fazer deste caso um exemplo.
Esta lei foi criada sobretudo por causa do Milan que acedeu às provas da UEFA depois de ser condenado em Itália.

A UEFA estava á espera de um próximo caso para marcar a sua posição.
Sempre disse e digo que é muito mais fácil impor as leis perante países e clubes que pouco peso e poder têm nos corredores da UEFA.
Assim foi fácil decidir contra um clube português, que por acaso até já tinha sido Campeão Europeu duas vezes.

Esta é uma decisão que virá a aproveitar a terceiros, no entretanto veremos a que terceiros esta decisão aproveitará.
Como sempre afirmei, era favorável à condenação do FCP, porque o próprio clube fez a assunção de culpa.
Todos os clubes que prevaricam sejam eles portugueses ou italianos devem ser punidos.

Veremos que replicas sísmicas; em Portugal e na Europa, terá esta decisão.
Veremos até que ponto o Futebol português vai pagar esta factura
Veremos até que ponto esta decisão vai influir na própria estruturação da Champions.
Veremos até que ponto a própria UEFA actuará perante outros clubes e outros países

Podemos concluir que esta decisão vai afectar monetariamente o FCP.
Mas afectará muito mais o seu prestígio internacional.
Sendo que todo o futebol português vai ser indelevelmente afectado, tanto a nível económico como de prestigio e credibilidade.


Verde CDV

Corropios

Ontem o VerdeCDV falava aqui sobre aquela que parece ser uma nova política de aquisições, privilegiando o valor seguro e experiente, em detrimento das apostas no escuro. Para percebermos o que tem sido a politica de aquisição e dispensas deixo-vos aqui uma lista, feita de cabeça, dos jogadores dispensados nas últimas 3 épocas. E estas estão, quanto a mim, longe de serem as que poderiam proporcionar os piores exemplos. Não estão incluídos os jogadores que foram vendidos para realizar mais-valias, como Nani e Ricardo, por exemplo. Entre parêntesis a condição de internacional.


GR:

Stojkovic (A); Nelson (A); Felgueiras (sub-20)

---------------------------------------------------------------

Defesas:

Gladstone (A); Miguel Garcia (sub-20); Semedo (sub-20); André Marques (sub-20); Mário Sérgio (sub-20); Paíto (sub-20)

------------------------------------------------------------------

Médios:

Paredes (A); Carlos Martins (A); Tinga (A); Luis Loureiro (A); João Alves (A)

-----------------------------------------------------------------------

Avançados:

Douala (A); Purovic (A); Alecsandro; Bueno (A); Varela (sub-20); Wender; Pinilla (A); Niculae (A)

verdão

terça-feira, junho 03, 2008

Inflexão na politica de aquisições

O mercado de transferências anda bastante agitado e para os lados de Alvalade anda mesmo efervescente.
Veja aqui, aqui e aqui.

Parece-me que esta época se deu uma grande inflexão na política de aquisições. É bom verificar que se aprende com os erros.
Por isso esta época, ao invés da época passada apostasse sobretudo em jogadores portugueses de qualidade certificada e em jogadores que fazendo parte do clube não tinham vinculo definitivo.
Também existe a aposta em ex-jogadores do clube como o caso do contratado Rochemback.

É definitivamente uma política mais acertada; talvez mais dispendiosa, que poderá dar os seus frutos a curto prazo.
A serem verdade as entradas que se noticiam e somente a saída de Miguel Veloso; que poderá ser colmatada pelo melhor Rochemback, penso que o Sporting fica com uma equipa mais equilibrada e madura que lhe permitirá lutar pelo título até final.

Contudo falta ainda definir um lugar fulcral no puzzle deste Sporting, que é o lugar de guarda-redes. Aqui acho que Paulo Bento vai apostar num guarda-redes de créditos firmados que seja uma mais valia real. Um titular indiscutível para a baliza leonina.



PS: Um voto de pesar pela morte (acidente estúpido) de Carlos Alhinho. Que antes de ser um grande futebolista foi um grande ser humano.



Verde CDV

segunda-feira, junho 02, 2008

"Quero ser campeão!"



Excertos da entrevista de Paulo Bento ao jornal O JOGO, a qual pode ser lida na íntegra aqui:

[O plantel do Sporting para 2008/09] Serão 24 jogadores: três guarda-redes, oito defesas, oito médios e cinco avançados. Podemos, eventualmente, vir a ter mais um avançado, mas isso dependerá da recuperação do Liedson.

O Rochemback é um jogador de qualidade, conhece o clube, tem boa empatia com a massa adepta, mas, naturalmente, virá para ser mais um para lutar pelos nossos objectivos.

O Caneira e o Hugo Viana conhecem o clube e quem lidera a equipa, e isto terá de ser sempre visto como uma vantagem para ambas as partes. São dois nomes, mas não há nada de concreto…

[Possível aquisição de um guarda-redes e de um central] Sim... Ainda temos a situação do Grimi por definir. Estamos em conversações para ficar com ele, mas, se não for possível, temos de procurar um lateral-esquerdo. Não vamos ficar com Ronny e Tiago Pinto, seguramente.

Vamos é tentar, dentro do sistema que temos - e com o que possamos juntar ao elenco -, uma solução para utilizar nalguns momentos dos jogos, ou mesmo de início. A ideia é trabalhar um 4x4x2 mais clássico.

Houve jogadores importantes e com peso no balneário que saíram [Ricardo, Caneira, Tello, Nani e Custódio], e depois, ao longo da temporada, registou-se alguma incapacidade para fazer entender qual era o nosso compromisso e quais eram as nossas regras e forma de trabalhar.

Além disso, num ou noutro momento temos de ser mais contundentes… [E essa contundência diz respeito a ] … várias coisas! À forma, por exemplo, como teremos de definir, logo numa fase inicial, as regras e os objectivos, e, acima de tudo, sermos mais contundentes, nalguns momentos, com quem prevaricar, em função daquilo que tem de ser a defesa dos interesses do grupo.

[Sobre querer ser campeão] Em dois anos e oito meses, apenas este ano não lutámos por isso, como acho que uma equipa como o Sporting deve fazer. No próximo ano, nada irá mudar a esse respeito. Sabemos da capacidade do FC Porto, daquilo que o Benfica irá fazer para recuperar algo que também não fez este ano, mas nada nos deve impedir de lutar pelo nosso objectivo. Arrisco dizer que não faremos, seguramente, um Campeonato pior do que aquele que fizemos.

Não sei se o meu período no Sporting se esgota por ser ou não campeão. Não digo que, se for campeão, vou continuar, tal como não afirmo que, caso não seja, tenha de sair. É importante ser campeão, mas não digo que seja esse o factor de que possa depender a minha continuidade.

Sou treinador do Sporting, tenho, naturalmente, uma boa relação com a administração da SAD - e com o presidente Filipe Soares Franco -, pois os responsáveis sempre demonstraram solidariedade para comigo e tiveram confiança no meu trabalho. No próximo ano, o clube vai para eleições. Toda a gente sabe qual foi o meu comportamento, quando houve eleições ao fim dos primeiros oito meses em que encetei este trajecto, e agora vou ter seguramente o mesmo comportamento. Posso garantir que, se tomar alguma decisão, o Sporting será sempre o primeiro a saber.

[Sobre Carlos Freitas] Mantenho relação de amizade. O contacto foi-se diluindo com o passar do tempo, mas separo completamente a questão pessoal da questão profissional.

[A relação com Pedro Barbosa] Em relação ao Pedro: somos amigos desde o tempo em que jogávamos no Guimarães, e, independentemente de trabalharmos mais ou menos tempo juntos, no futebol e na vida nada haverá que acabe com a nossa amizade. Se sinto mais estabilidade por isso? Não. Apenas desfruto do prazer de trabalhar com alguém competente, como também tive um prazer enorme em trabalhar com o Carlos.

Leonino

domingo, junho 01, 2008

Postiga já é leão



No dia em que todas as atenções convergem para a partida da nossa Selecção, rumo ao Europeu que esperamos seja o do nosso contentamento, anuncia-se ainda a contratação-surpresa de Hélder Postiga por parte do nosso Sporting.

Confesso que é um jogador que nunca me entusiasmou particularmente, mas também não vou cometer o erro de o avaliar negativamente antes de o ver jogar com as cores do nosso clube.

Reconheço que tem talento, é português, sendo que até prefiro a sua contratação à de Pauleta - dada a idade deste e a menor margem de progressão e de valorização - fazendo ainda votos para que Paulo Bento saiba controlar o balneário, até porque consta - com o que isso pode ter de relativo - que não é um jogador 'fácil'.

Apesar de tudo, vai passar a ser 'um dos nossos', por isso BOA SORTE HÉLDER POSTIGA e que sejas muito BEM-VINDO!

Já agora, que seja tão ou mais feliz que Rui Jorge, o qual havia feito o mesmo percurso Porto -> Alvalade e que defendeu as nossas cores com enorme profissionalismo, deixando grandes saudades.

Leonino

João Marcelino versus FSF

Pode ser lida hoje no DN uma extensa entrevista ao presidente do nosso clube. Onde não se pergunta só o habitual.

verdão(SL)