"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, maio 31, 2009

Falência Técnica

Na passada quarta-feira Filipe Soares Franco deu uma entrevista ao “Record” que estranhamente passou incólume e quase despercebida. Ali FSF disse “ … uma candidatura (referia-se a PPC) que assume que o Sporting está falido tecnicamente – e está uma vez que tem capitais próprios negativos -, diz que vai fazer …”, fim de citação.
Assim FSF, na referida entrevista, vem reconhecer e confessar que o Sporting está tecnicamente falido!!!
Trata-se duma situação gravíssima que a todos deveria preocupar e angustiar!
O Sporting tecnicamente falido? Como? Falido? Pode repetir?
E porquê? Como chegou o Sporting ao estado de "tecnicamente falido"?
O Sporting não tem há 13 anos grandes (?) Gestores? E esses gestores não “têm pintado a manta” a criar e a desfazer Sociedades e empresas? E não têm recebido bons ordenados? O Património inerte e valioso não ia ser convertido em receita duradoura e sustentável?
Não se saberá um dia para onde se tem escapulido e dinheiro e os bens?

E sobre o passivo de 340 milhões de euros que nós pensávamos que era um “delírio” do candidato PPC? Ora sobre esse número gigantesco diz FSF na referida entrevista “ Ele diz (o PPC) … que o passivo era de 340 milhões. É verdade. Só que esse não é o passivo financeiro do Sporting. Nesses 340 milhões estão 75 que são proveitos diferidos….”
Quer dizer o passivo “financeiro” são 340-75=265 milhões de euros. Duzentos e sessenta e cinco!!! Mesmo depois dos Activos (o Património) terem sido desbaratados o passivo bancário ficou praticamente igual!

Se um Sportinguista tipo Vitor Pereira, o presidente dos árbitros, através dum árbitro por si nomeado prejudica o Sporting num penalti é um grande “bruá”, uma enorme celeuma. Mas se porventura houve Sportinguistas que malbarataram o Sporting até este ponto, que fazem os Sportinguistas? Calam-se? Aceitam?
Até para os Dirigentes dos últimos 13 anos era importante ser feita uma sindicância à Gestão; excepto se houver algo a esconder. E era fácil, pois não são muitos os Dirigentes dos últimos anos; têm sido sempre os mesmos, apenas vão rodando as cadeiras, via sucessões ou cooptações.

Os últimos anos têm-nos mostrado exemplos aterradores, onde após a saída dos poderes reinantes se descobriu o descalabro. Foi assim no BPP, no BPN e no SLB (Vale Azevedo), por exemplo.
No caso do Sporting deveriam ser todas estas dúvidas esclarecidas. Está tudo bem? Houve “só” incompetência repetida? Houve dolo? Houve má-fé? Estará tudo bem?
Ou vamos em frente, contra a parede, e não interessa investigar o que está para trás?

Gabriel Almeida

Um tiro no pé?



Com o anúncio de que terá um pré-acordo com Sven-Goran Eriksson creio que Paulo Cristovão poderá ter dado um tiro no pé da credibilidade da sua candidatura. E porquê?

- Porque Eriksson é um treinador com uma carreira de sucesso, mas em rumo claramente descendente.

- Porque Eriksson é um treinador caríssimo, algo que evidentemente contrasta com uma linha orçamental que se pretende sensata e equlibrada.

- Porque Eriksson não é um técnico que privilegie a formação e o aproveitamento de jovens oriundos da mesma (veja-se os exemplos da sua passagem por Roma, Sampdoria, Lazio e Manchester City, onde viveu de 'craques' e não de jovens-promessas).

- Porque acredito que a maioria dos associados numa escolha entre Bento e Eriksson - apesar de tudo - preferirão o primeiro.

A menos que Cristovão tenha tido o condão de convencer o sueco a baixar substancialmente as suas exigências salariais, aos 61 anos e em fase de pré-reforma, creio que este anúncio roçará algum populismo e retórica.
Não nos esqueçamos que Eriksson renunciou a voltar ao 'seu' querido benfica antes de rumar para o México - onde viria a ser despedido - apenas porque Costa e Vieira não quiseram ou não puderam abrir mais os cordões à bolsa.

Leonino

sábado, maio 30, 2009

Porque é futebol que nos faz mexer.....


Sinto-me taciturno. O futebol quase não se discute e tirando as fases finais dos campeonatos juniores , juvenis e iniciados pouco mais há a discutir. Hoje ganhou-se ao Boavista no bessa em juvenis. (0-1) O atletismo masculino lidera no primeiro dia a taça dos Campeões europeus enquanto a equipa feminina ocupa o 3 lugar. É portanto fora da órbita das eleições tudo aquilo que podemos falar....

Mas enquanto se discute quem ganha e quem treina para a próxima época já se vai sabendo como está alinhavada a pré época do nosso clube.
Apresentação a 26 de junho
-4 de julho jogo na academia com o Atl.Cacem.
-11 de julho jogo em Albufeira contra o Nottingham Forest.
-18 de julho jogo em Alvalade contra o Feyenoord.
-22 de julho jogo em Guimarães contra o Vitoria local.
-28/29 de julho jogo da pré eliminatoria da CL.

É ao contrario de outros anos um arranque a todo o gás. Com vários jogos de diferente grau de dificuldade que visam a preparação para o 1 jogo oficial. Sobre isso e nem abordando quem será o treinador , há 2 aspectos a considerar. A preparação fisica terá que ser melhor e mais planeada que esta ano. Não querendo acusar ninguem acho que o numero de lesões musculares foi completamente anormal. Se foi da preparação ou se for má recuperação por parte do departamento medico não sei. Mas terá que ser bem analisado porque com um plantel de 24 e sem grande banco , qualquer lesão toma proporções catastroficas. Depois porque sendo uma época iniciada mais cedo vai se tornar mais longa e os piques de forma muito bem geridos correndo-se o risco de acabar a época de rastos.

Relacionado com as lesões e o plantel ser curto julgo que para tantas competições o plantel devia ser "engordado para 26 contra os 24 deste ano. Para alem das 4 competições oficiais teremos ainda a liga intercalar para fazer rodar os menos utilizados.

Não entrando de novo na silly season julgo que se o Sporting quiser ser campeão não pode ter apenas jogadores de formação a acarretar o peso de lutar pelo titulo. Este ano tivemos muito pouco de Vuk e de Izmailov que eram os medios mais ofensivos e acutilantes do plantel. Julgo que é imperativo contratar um jogador dentro destas caracteristicas que saiba rematar de longe.

Outro reforço que gostaria que fosse adquirido era um bom cabeceador , sendo ele defesa central ou avançado. As bolas paradas são hoje em dia uma arma a utilizar contra equipas do "autocarro" e não temos sido aproveitadores dos muitos cantos que beneficiamos. Não entrando apenas nesse campo julgo ser pertinente por em causa o treino dos mesmos. Sei que temos defice de altura mas tenho a sensação que são marcados muitas vezes sem aquele feeling que pode ser golo. São marcados por ser marcados. O Sporting foi de longe a equipa com mais cantos da superliga. Não pode apenas ter 2 golos nessa vertente.

Penso que terá que ser um ano com muito trabalho e tudo bem planificado. Não vale a pena falar de quem vai orientar. Os dados estão lancados e toda gente sabe que o treinador será aquele que é preferencia do presidente que ganhar. Se de um lado está um treinador que já cá está há 4 anos e têm alguma obra mas com a imagem já bastante desgastada. Do outro poderá ser uma raposa velha que sabe muito mas que há muito tambem está arredado dos festejos do vencedor.

Que seja um ano leonino.

SL

Miguel Damas

Mais um post sobre as eleições...

Antes de mais gostaria de me apresentar para quem não me conhece.

Sou o Mindo, o meu nome completo é Armindo Daniel Ramos Pereira, sou casado e pai de 2 crianças. Nasci em 1973 em Matosinhos e moro no Luxemburgo há mais de 33 anos e ... sou sócio correspondente do Sporting Clube de Portugal número 68283-0 (com as quotas em dia ;-)).

Tenho a nacionalidade luxemburguesa e falo 7 linguas, infelizmente não fiz os meus estudos em Portugal, mas fiz-me um ponto de honra em aprender a lingua e ensinar-la aos meus filhos.

Por isso peço desculpa pelos xutos que possa dar na gramática portuguesa.

Pronto, uma vez que a apresentação está feita vamos ao que interessa ou seja as eleições leoninas.

Sendo sócio correspondente não tenho direito de voto, mas tendo a honra de fazer parte dos editores deste blog tenho a vantagem de exprimir a minha opinião e partilhar-la com os leitores deste blog aonde impera o sportinguismo e a liberdade de expressão.

Quem seguiu os meus posts sabe que nunca foi adepto da politica do FSF e que tentei fazer campanha contra a venda do património não desportivo.

Quando começou a campanha eleitoral escolhi como candidato o JEB, não porque concordo com o seu projecto (nem eu nem ninguém o conhecia...ou conhece) mas sim porque ele representava, no meu ver, a estabilidade. A estabilidade do que o meu Sporting precisa.

Ao longo destes dias, assisti a um tremendo esforço do nosso amigo editor verdão em prol so movimento "Ser Sporting". Alguns consideraram o esforço como exagerado, frisando a propaganda eleitoral, no meu ver quem defende as suas opiniões com tanta garra merece respeito e merece pelo menos que os sócios se informem sobre as ideias definidas nesse projecto.

E foi o que fiz, li o programa. A minha primeira reacção foi de dizer que se as soluções fossem tão óbvias, já há muito que as tinhamos implementadas.
Vi o candidato, e disse-me que ele nunca terá os ombros para enfrentar tamanho desafio e pensei (como já tinha escrito) "mal por mal prefiro o diabo que conheço".

Mas depois houve a entrevista do PPC no programa "O Dia Seguinte". Pessoalmente sou muito apreciador de técnicas de comunicação, estudei a PNL (Programação Neuro-Linguística) e vi que houve um trabalho enorme que foi feito com o PPC.

A maneira dele de comunicar evoluíu de maneira tremenda, ele apresentou-se preparadíssimo à dita emissão, soube "vender" as suas ideias de maneira eficaz e soube fazer-se respeitar no meio de oradores experientes como o Guilerme Aguiar.

O que vi nessa emissão, não foi o programa da lista "Ser Sporting", porque já o conhecia, mas o trabalho que foi feito por detrás essa campanha. Um trabalho excelente e eficiente.

Não faço julgamentos de valor sobre base de jornais ou opiniões dos outros, faço a minha própria opinião com o que vejo e o que ouço, e a concusão que tirei é a seguinte:
  • O PPC partiu como perdedor frente à JEB que tem um historial leonino de respeito, mesmo assim não abdicou e lutou pelas suas opiniões e convicções aonde outros optaram por integrar a lista abdicando (outra vez) de assumir a sua candidatura
  • O PPC apresentou ideias alternativas, alías foi o único até hoje a apresentar ideias bem definidas. Boas ou más ao menos são ideias!
  • O PPC salientou o trabalho da sua equipa o que revela um bom sentido de leadership

Continuo a descordar com o treinador escolhido, mas um presidente não deve ser eleito sobre base de um treinador, um presidente deve, no meu ver, ser eleito sobre base da sua personalidade e capacidade a enfrentar os desafios.

Neste aspecto o Paulo Pereira Cristovão convenceu-me, mas mais do que ele foi toda a equipa por detrás desta candidatura que me convenceu!

Não posso lutar por um Sporting virado para os sócios e adeptos e virar as costas aos sócios e adeptos que tem a coragem de se apresentar e tentar mudar as coisas.

Como disse, não tenho direito de voto logo não poderei contribuír para a vitória do A ou do B, mas gostaria de felicitar o trabalho enorme que esta lista fez, souberam dar uma alternativa credivél ao projecto de FSF e JEB.

O entusíasmo e eficácia demonstrada durante esta campanha fazem-me crer que esta equipa pode não conseguir mas de certeza que farão tudo para o tentar, e estou cansado de fatalismos.

O património não desportivo foi vendido com a argumentação que seria a única maneira de render o Sporting "governavél" e que iria baixar drasticamente o endividamento...com o resultado que conhecemos.

Então porque não dar uma sorte às pessoas que se esforçam verdadeiramente para que algo mude no Sporting?

Podem aqui mesmo criticar o que escrevi, isso pouco me afecta (não vou dizer que não me interessa porque seria a mais pura mentira) não tenho nada a ganhar ( a nivel pessoal) com isto, simplesmente faço o que julgo ser útil para defender os superiores interesses do meu Sporting e se para isso tenho de admitir que me enganei...so be it!

O que interessa é que no dia 6 de junho, quando tudo tiver definido, que as ideias não se percam...porque no final das contas queremos TODOS a mesma coisa...que seja o Sporting a vencer!

Saudações orgulhosamente leoninas

Mindo

sexta-feira, maio 29, 2009

Uma pergunta, apenas uma pergunta...



...que não me sai da cabeça desde que soube a data das eleições.

"E a 6 de Junho de 2009?"

E a 6 de Junho de 2009, qual será o nosso papel?
E a 6 de Junho de 2009, qual será o nosso discurso?
E a 6 de Junho de 2009, a quem apoiaremos?

Há dias ouvi um dos candidatos à presidência (em breve paga e bem paga) do nosso clube afirmar que "uma coisa é certa, a partir do próximo dia 6, os sportinguistas terão o presidente que merecem". É uma banalidade e serve para qualquer acto eleitoral, mas exemplifica bem aquilo que se pensa para o clube, de um lado e do outro...ou nós o caos. Estão todos errados! O Sporting Clube de Portugal é muito maior que a lista A ou B! Já era altura dos candidatos e apoiantes das candidaturas perceberem isso.

A pergunta que tenho para todos é outra, a partir do próximo dia 6, qual o Sporting que queremos ter?
Depois das eleições há quem diga que se A ganhar rasga o seu cartão de sócio e não volta a Alvalade, os que não renovam a gamebox com B como presidente.
Há quem diga que não partilha as (imensas) boas ideias que tem no seu computador com a direcção B, porque a venderiam a outros. Há quem diga que os seus amigos não vão ao estádio com o treinador C e os que esperam para ver quem será o candidato a treinador D para dizer o mesmo em sentido contrário.

Dia 5 é dia de escolhas, de programas, de listas, de pessoas, de líderes, de rumos e de estratégias.
Mas dia 6 não! Dia 6 é dia do Sporting Clube de Portugal. Assim como dia 7, e dia 8, e dia 9...

A ou B. C ou D. X ou Y. Branco ou negro. Sporting Clube de Portugal ou...nada?

Nelson Santos

3ª sessão de esclarecimento Ser Sporting (futebol)


Encerra-se hoje pelas 19h no auditório do Estádio de Alvalade, a última das três sessões de esclarecimentos proporcionadas pela candidatura SER SPORTING liderada pelo Dr. Paulo Cristóvão cujo tema é o futebol.

São muitos os apoios e mails que temos recebidos de sportinguistas anónimos que como nós acreditam que é possível mudar, não pelo simples acto em si, mas porque desejam um futuro melhor. Porque nem todos têm a oportunidade de aqui escrever, fica aqui o meu tributo a estes Leões e Leoas, partilhando algumas dessas suas mensagens convosco, após o dia seguinte:
"Parabéns a Paulo Pereira Cristovao....conquistou quase integralmente os meus votos, tentarei ir ai a cima ao esclarecimento sobre o futebol e a partir dai espero ter o meu voto ja decidido...
--------------------------------------
A melhor forma de definir esta entrevista do PPC ao dia seguinte é dizer que o meu pai que era um moderado defensor do Roquetismo/Franquismo, me telefonou à pouco a dizer que vai pagar o ano e meio que tem de cotas em atraso para votar no Paulo Cristóvão!!!
-------------------------
Paulo Pereira Cristóvão em alto nível da Sic Notícias! Sublime! Senti um Sportinguismo genuíno que tem andado afastado! Tenho um sincero orgulho no trabalho deste grupo de pessoas encabeçado por PPC!
--------
Que entrevista assombrosa! Tudo estudado, tudo preparado, PPC esteve muito bem hoje! O Sporting não pode desperdiçar este capital de sportinguismo que nos está a ser proposto divinamente.Ideias, programa e medidas prontas e à disposição dos sócios. No dia 5 à noite só admito um resultado: a vitória de Paulo Pereira Cristóvão e do programa Ser Sporting! Porque é o único e quem joga sem adversário, ganha!
-----------
Em suma, é o Presidente que quero ver à frente do nosso clube. FORÇA PPC
---------
Grande entrevista e grande arraso. Se o outro quisésse maçar os sócios, o que eu como sócio agradecía, dava-lhe uma tósa enorme num debate. Esta lista sim, devolve o Sporting aos sócios num ápice.
----------
Gostei bastante, é o meu candidato até ver, mesmo não contando com Bento [espero o nome do substituto para tecer os meus prognósticos
--------
Os meus parabéns ao PPC pela excelente entrevista, demostrou uma enorme à vontade no seu discurso tanto nas questões que eram lhe colocadas. Se eu ainda tinha dúvidas acerca desta candidatura, hoje claramente fiquei com as dúvidas dissipadas.Totalmente esclarecido.Acorda SPORTING!!!
----------
Temos Homem! Agora vai andar tudo atrás dele para sabe novidades em relação ao treinador. Em termos de estratégia de comunicação foi o ideal. Aguça o apetite, mas não sacia já a fome. ---------Em relação ao resto, pois faz muito bem em ser contendente porque, como disse, quem está no vale tem de se esforçar mais, tem de chamar a atenção para si, tem de dizer as verdades. Não pode ser de outra maneira. Se os sportinguistas não gostarem do estilo terão a direcção que merecem a partir de 5 de Junho e a partir daí aguentem-se à broca. Muito obrigado pelo vosso esforço. Muito obrigado por me darem escolha. Muito obrigado, nunca esquecerei.
---------
Temos que fazer absolutamente TUDO, TUDO, TUDO o que estiver ao nosso alcance para convencer todos os Socios que conhecemos para podermos salvar o clube.Temos que salvar o clube !Por favor, este e um momento de que nos poderemos orgulhar no futuro.Este tem que ser o momento em que participamos na tarefa patriotica de salvar o SCP!
--------
a melhor entrevista que li de alguém do Sporting. não tenho qualquer dúvida.simplesmente excelente. estava ouvir Cistovão e estava a rever-me naquele estúdio. penso que é o melhor elogio que posso fazer á candidatura Ser Sporting. e espero que todos tenham a força desta candidatura para ganharmos no dia 5. para o Verdadeiro Sporting ganhar as eleições.
--------
Acho que o PPC ja convenceu os inteligentes.Agora falta convencer os outros porque precisamos dos votos.E melhor arranjar um treinador que ponha a malta toda entusiasmada.
-----------
Grande, grande PPC!!O meu pai já disse que está comigo! E que também vai votar nele!! Mas que show de entrevista, em grande mesmo!"
Por último, queria apenas deixar um convite à família do Sangue Leonino para vir confraternizar e descomprimir um pouco das vicissitudes da campanha eleitoral. Apoiantes ou não do Dr. Paulo Cristóvão, venham tomar um copo connosco na Kapital pelas 23h. Quem não puder e quiser conhecer melhor as ideias do nosso candidato, pode optar por ver aqui uma das suas entrevistas mais recentes.
Abraço de Leão.
Verdão

Uma outra Visão das Eleições

Tenho-me coibido de postar neste espaço relativamente às eleições porque assumidamente não sou uma pessoa neutra neste assunto. E também porque tenho assistido aqui a momentos de violencia verbal por vezes para lá de todos os limites aceitaveis. Por isso mesmo não tenho sequer comentado os posts que têm sido colocados.

De qualquer modo, acho que há assuntos que merecem reflexão. E por isso mesmo, não podia deixar de escrever este post.

Neste momento, há duas listas em compita para os orgãos sociais do clube (excepção feita ao Conselho Leonino em que a disputa é alargada). Duas listas com visões total e radicalmente diferentes do Clube. Se uma das visões é melhor que a outra será algo que cada um deve analisar antes de fazer a sua opção e não me vou alongar a esse respeito. O que me preocupa é outra coisa.

Uma das listas tem um programa, ideias sobre o que quer fazer e tem apresentado as acções a que se propõe para levar a cabo essas ideias, bem como as pessoas encarregues de as implementar. Pessoas jovens nalguns casos, mas que gostaria que todos conhecessem como eu conheço. Porque vale a pena conhecer o Nuno Paiva, tanto do ponto de vista humano, como do ponto de vista da visão e ideias que ele tem sobre o Sporting e sobre o desporto portugues em geral. Relativamente ao João Mineiro já nem vou dizer mais nada, porque já o conheço há algum tempo e a confiança que me desperta é total. O José Pedro, do património é uma pessoa extremamente solida e muito haveria para dizer sobre todos os outros... Duma coisa tenho a certeza. Vão fazer tudo o que estiver e não estiver ao seu alcance para não drefraudar as expectativas de quem neles confiou, se forem eleitos. A lista é sólida e o papão do gonçalvismo e afins só pode ser arvorado por nítida má fé e falta de argumentos.

Do outro lado, bem...do outro lado, pouco de sabe. O programa é extremente pobre e minimalista, ninguém sabe bem quais são as ideias, sabe-se que o Plano das VMOCs é para continuar, mas não se sabe bem como, não se percebe qual a ideia para a SAD, as ideias relativamente ás amadoras são quase nulas e os socios são verbo para encher porque parece que são importantes, mas não se sabe o que vai mudar relativamente aos ultimos anos. A unica coisa que parece certa e aí tiro o chapéu a JEB é que a estrutura do clube vai emagrecer (uma ideia comum ás 2 listas). Mas mais uma vez não se sabe de todo como. E não me parece que quem esteve no clube nos ultimos anos tenha agora a coragem de fazer o que nunca fez antes! Porque para dizer a verdade, a lista é...da continuidade! E para agravar as coisas, as jogadas de ultima hora, como a do Dias Ferreira, não abonam nada a favor da intenção de mudar alguma coisa no Clube. Antes pelo contrário...

O que me assusta e mais que isso, revolta, é que alguém possa ser eleito sem apresentar uma ideia concreta do que vai fazer se isso acontecer! Em qualquer eleição, seja ela para o Sporting, para o governo, para a junta de freguesia, ou para a associação recreativa da aldeia de atras do sol posto de baixo, o que se exige a quem se propõe a uma eleição é que explique quais são as suas ideias, como as vai por em pratica e quem são os rostos encarregues do quê! Parece que JEB prefere antes falar da historia do Sporting, da bifana e do courato. Até o passivo é uma chatice e não se deve incomodar os Sportinguistas com isso! Pois não, provavelmente é assunto para accionistas!

O debate também será uma chatice...o problema é que um debate nunca é uma chatice. Mesmo quando corre num clima tenso e pouco civilizado como acontecu no famoso derby DC-SF. Eu fiquei a saber muita coisa que antes não sabia e isso para mim foi muito mais importante que o civismo ou não civismo do debate. De qualquer modo, não acredito de todo que um debate PPC-JEB decorresse no mesmo registo e penso que até seria bem civilizado! O problema é que uma das partes não tem nada para apresentar e ainda ia ter de explicar muita coisa sobre os ultimos anos. JEB tem tudo a perder com o debate e nada a ganhar. Essa é a realidade. E pelos vistos no Sporting, como na politica, os calculismos sobrepõem-se á etica!

Falando depressa e em bom portugues: pode ser que JEB se lixe. Porque esta estrategia pode resultar num tiro a saír pela culatra!

Competirá a cada um avaliar tudo isto, pensar bem que Sporting quer e que garantias lhe dá cada uma das equipas que vão a jogo. E depois decidir. A visão que aqui espelho é a minha. É pessoal. Cada um deve fazer a sua que em muitos casos será certamente diferente da minha. Mas isso é o jogo democrático e ninguem aqui é dono da verdade.

Saudações Leoninas para todos vós,

José Gomes (JG)

P.S. Resolvi editar esta mensagem, só para acrecentar um ponto de que esqueci e que me parece importante. Hoje, Sexta Feira, ás 19 Horas, realizar-se-à no auditorio do Estádio, a ultima das 3 sessões de esclarecimento aos socios da Lista "Ser Sporting", desta vez subordinada ao tema "Futebol"!

quinta-feira, maio 28, 2009

Mensagem directa

Ao vir ao sl logo pela manha nao pude deixar de reparar numa mensagem de um comentador deste blog que me chamou a atencao por ser simples,verdadeira e sem malicia mas uma boa chamada de atencao.

"ATENÇÃO, ATENÇÃO, PAULO BENTO:É possível por 11 homens a jogar BOM FUTEBOL e ao mesmo tempo ganhar jogos, taças, campeonatos e ligas europeias!Não é preciso ter grandes craques!Iniesta, Xavi, Piquet, Silvinho, Puyol...etc, não eram conhecidos nao fosse o grande Futbol Club Barcelona!

Assim como não era conhecido por aí além um tal de Pep Guardiola...Paulo Bento, toma atenção e ouve bem!

Puxa lá por esse amor próprio e por essa autocofiança e toca a fazer aquilo que já deste motras de ser capaz de fazer!

Olha que não vais ter muitas mais oportunidades como esta!carlos 05.28.09 - 12:00 aM"

Quando se tem escolas como nos dizemos ter.

Todos anos,NAO SAEM CRAQUES mas aproveitar os que saem com alguns retoques que tragam alguma coisa de melhor e pode se fazer muito melhor que o que temos vistos estes 2 ultimos anos.

CHEGA DE SE FAZER DE VITIMA. ESTUDA,ANALISA O TEU TRABALHO ,procura novos metodos,faz o que poderes neste mes de ferias mas muda alguma coisa para o TEU BEM e nosso POR FAVOR.


ISMAS

quarta-feira, maio 27, 2009

Fonte do meu Sportinguismo.


Simbolismo Bacoco

Sempre senti algum desconforto quando era apontado como simbolo do S.C.P.

Basicamente porque, na minha ligação ao clube com cerca de quarenta anos, começei aos cinco a fazer ginástica, aos onze a jogar futebol e aos 40 como técnico (mesmo nos oito anos que estive fora não deixei de estar em contacto com ele) . Bem cedo memorizei o inicio da mais célebre marcha do clube “ o Sporting nasceu um dia com o simbolo do leão”, leão esse que me habituei a ver à entrada da sede na rua do Passadiço, quando fazia ginástica e mais tarde na porta 10-A quando começei a frequentar a escola de futebol do saudoso Mário Inbelony.

Este meu contacto com o clube aproximou-me precocemente dos grandes atletas da época e por inerência a adoptá-los como referências. Eram só… Carlos Gomes, Travassos, Juca, Fernando Mendes, Hilário, Manuel de Oliveira, Manuel Faria, José Rocha, Alberto Matos, Pedro de Almeida, João Roque, Joaquim Agostinho, Bessone Basto, Marques, Brito, Carlos Rua, Vitor Ferreira, Rendeiro e tantos outros…

Grandes campeões dos quais guardo uma imagem de grande dedicação ao clube, muita humildade e também o reconhecimento de que foi graças ao S.C.P., aos seus técnicos e às boas condições de trabalho que se tornaram referências para os jovens da época. Jovens esses que necessitavam de naturalmente ser motivados para as diferentes modalidades quer como atletas quer como adeptos.

É esta a grande recompensa dos atletas com êxito, que se dedicam anos a fio a qualquer modalidade.

Quem serve um clube arrisca-se a ser prestigiado, seja ele atleta, técnico ou dirigente.

No caso do Sporting, passamos todos à História como referências através de um único simbolo – o leão.

É absolutamente bacoco desejar mais do que isso….

Vitor Damas
(1947/2003)

Para aqueles que se poem em bicos de pé e tentam estar acima do clube fica aqui este testemunho do Homem , simbolo maior para muitos do clube pelo qual sofremos.
E a ideia por ele concebida sobre Vitor Damas o jogador.
Saudaçoes Leoninas

Miguel Damas

terça-feira, maio 26, 2009

E assim se vai perdendo a ilusão...

Primeiro foram os jogadores. Com o advento da liberalização das transferências de jogadores, passou a ser corrente um jogador alinhar por 4 clubes diferentes em 4 épocas consecutivas; às vezes até mais. E, assim, deixou de ser incomum um jogador se declarar adepto do clube A desde pequenino, e jurar fidelidade eterna, para poucas semanas depois assinar contrato por um clube rival. E isto até ( ou também...) no nosso Sporting. Inclusivé, no Sporting, já aconteceu com jogadores que tinham conquistado o Prémio Stromp.
Evidentemente estes casos ferem o intimo dos sócios e adeptos que se movem exclusivamente por amor a uma causa, à sua Causa, no mais puro e são idealismo. Então no caso das crianças estas sentem-se psicologicamente desamparadas quando os seus ídolos abandonam os seus Clubes do coração com a maior das facilidades.
Estamos agora a chegar à segunda fase. Os Dirigentes dos clubes querem ser bem remunerados por servirem os Clubes! Alguns até propõem um desconto.
Veja-se o caso do Sporting que sempre teve Dirigentes graciosos e onde agora se vê os candidatos a lutar por um lugar remunerado, como se fosse um simples emprego.
À medida que o clube tem mais funcionários e menos modalidades, e menos sócios e atletas, mais, dizem, é necessário Directores "profissionais". Noutros tempos, recentes diga-se, ganhavam-se mais campeonatos nas diversas modalidades, não havia telemóveis para tratar assuntos expeditamente, mas também quase não havia passivos.
Ora estes factos novos que estão longe de ser uma inevitabilidade, contribuem para a perca da, talvez ingénua, ilusão dos simples adeptos, sempre e com orgulho "contribuintes líquidos" para a causa dos Clubes. E não venham com o argumento estafado que "os tempos são outros". As pessoas, algumas, é que são outras. E dá-lhes jeito!
Obviamente que isto é agravado com o uso de novas terminologias ou estruturas organizativas de que dou exemplo como chamar "Activos" em vez de "jogadores", "Administração" em vez de "Direcção" , ou até "SADs" em lugar de "Clubes". Nestes últimos casos o Sporting tem sido um péssimo exemplo.
Depois, com esta perda da ilusão, não nos admiremos de haver poucos sócios, poucos adeptos e menos assistentes aos jogos.
Não nos deixem perder a ilusão!

Gabriel Almeida

Para o ano há mais


Mais uma época que acabou sem que o Sporting tenha conseguido sagrar-se campeão nacional.
Mais uma época aonde o sucesso ficou ali tão perto, mas aonde o Sporting voltou a falhar nos momentos decisivos. Tivemos uma ou duas oportunidades de não só agarrar a liderança como de a ampliar, mas não conseguimos e esse tem sido o problema do Sporting nos anos PB.
Nos momentos decisivos do campeonato a equipa parece que não consegue dar o passo definitivo em direcção do sucesso. E incrivél como o Sporting consegue recuperar atrasos, mas quando se trata de passar para a frente a equipa parece inhibir-se e falha.
Parece que a equipa tem medo do sucesso. E neste aspecto que o Sporting tem de se reforçar: a equipa tem de ser acompanhada e o balneário blindando.
Blindar o balneário é essencial já que curiosamente cada vez que o Sporting estava na rota do sucesso havia noticias destabilizadores nos pasquins do sistema, ora é o caso Vukcevic, ora é o caso Miguel Veloso, ora é o caso Moutinho, Yannick, Grimi, o peso do Rochemback etc... parece incrivél.
O que parece mais incrivél é que esses problemas parecem não existir nos outros grandes, porque será?
Para mim o Paulo Bento tem de por alguma água no seu vinho e dar uma opportunidade ao Stojkovic. Por outro lado o Sporting devia equipar-se (como os outros grandes clubes da Europa) com um departamento psicológico para acompanhar os jogadores (por mais os mais novos) durante à época.
O Miguel Veloso é um excelente jogador e está a dar cabo da sua carreira dando ouvidos a quem não deve. O clube do seu Paizinho não quiz saber dele e agora que, graças ao Sporting, está na montra do futebol européu, já parece que o velhote de bigode gostaria de ver o filho a jogar no Glórigozo...Miguel mete-te a paú e lembra-te do Jardel!
O Sporting deveria emprestar o Tiuí e o Purovic e vender o Romagnoli. Quanto ao Ronny...penso que deveria ficar na equipa.
Já tanto o Rochemback como o Caneira não tiveram o rendimento esperado, mas não deixam de ser importantes.
Os últimos jogos do Yannick demonstraram a sua grande capacidade de adaptação, e penso que o Yannick serám uma peça importante para a próxima época.
Quanto a acquisições, para mim o Sporting precisa de um playmaker (em troca do Romagnoli) e de um ponta de lança de tipo "fera de area". O Liedson é um avançado móvel mas para poder jogar num 4-3-3 o ideal seria um avançado de tipo " Jardel".
Nesse caso o Sporting até poderia experimentar um 4-3-2-1 com o Liedson e o Vukcevica jogar em apoio ao ponta-de-lança. Não escondo que o Nené seria o meu preferido, mas o Carlão também dava. :-)
Com os flanqueadores que temos....até deitava fumo!
A conclusão é que o Sporting, mantendo a estructura actual, não precisa de ir buscar muitos jogadores para ter sucesso.
Saudações orgulhosamente leoninas.
Mindo

segunda-feira, maio 25, 2009

Sporting CP 3 Nacional 1 em imagens....
















Miguel Damas

domingo, maio 24, 2009

That's all, folks! Para o ano há mais.



Sporting, 3 - Nacional, 1

Estádio José Alvalade, em Lisboa
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)

SPORTING – Rui Patrício; Bruno Pereirinha, Tonel, Polga e Ronny; Daniel Carriço, Adrien Silva, Romagnoli e Yannick Djaló; Derlei (Renato Neto, 82 m) e Liedson (Rodrigo Tiuí, 82 m).

Treinador: Paulo Bento.

Suplentes não utilizados: Tiago, Cédric Soares, Rabiu Ibrahim e Diogo Amado.

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Derlei (25 m), Bruno Pereirinha (42 m) e Adrien Silva (79 m).

Golos: Derlei (3 e 7 m) e Romagnoli (90 m g.p.).

NACIONAL – Rafael Bracalli; Patacas, Maicon, Felipe Lopes; Alonso; Cléber, Leandro Salino (Fabiano, 59 m), Luís Alberto e Ruben Micael (João Aurélio, 45 m); Nené e Mateus (Miguel Fidalgo, 71 m).

Treinador: Manuel Machado

Suplentes não utilizados: Douglas, Halliche, Nuno Pinto, e Bruno Amaro.

Acção disciplinar: cartão amarelo para Ruben Micael (6 m), Maicon (49 m) e Luís Alberto (77 m).
Golo: Nené (11 m).


Leonino

sábado, maio 23, 2009

Assistências e historias que se repetem.


Com a ultima jornada chega ao fim o campeonato 08/09. Um campeonato onde mais uma vez não fomos felizes mas que em relação com o ano transacto encurtamos distançias. Mas no aspecto das assistencias julgo que desde a inauguração do José de Alvalade XXI nunca tivemos uma media tão baixa . Baseado numa tabela que retirei do jornal record na edição de quarta feira (não consegui digitalizar e peço as minhas desculpas por isso) tivemos media de 26.750 (baixando dos 29.380 da época 07/08) contra 35.875 do Benfas e 37.244 do Porto. Ou seja temos hoje em dia uma media mais perto de um Vitoria de Guimarães que dos outros 2 grandes.

Explicações? Varias. Desde a falta de empatia entre quem gere e os adeptos. O preço/qualidade é claramente mau para o consumidor. Futebol muitas vezes enfadonho e mal jogado. Conjuctura economica mundial. E um claro afastamento dos adeptos devido ao estado de guerra "civil" latente há já varios anos. É certo que as vitorias atraem publico tornando-se um ciclo vicioso. O problema está no desacerto do Sporting a nivel de campeonato. Sendo uma prova de regulariedade nem sempre o Sporting teve estofo para manter um elan de vitória e bom futebol.

Os altos preços cobrados serão explicação? Falo por mim. Pago demasiado mas a minha paixão pelo Sporting leva-me a ano apôs ano renovar o meu lugar de leão. Mas há coisas que não entendo como a venda de bilhetes a adeptos contrarios para uma zona de cativos....
e uma clara falta de respeito para quem atempadamente pagou para ver os jogos do Sporting na companhia dos seus consocios......

Os horarios é outro tema já varias vezes debatido , não serei eu a acrescentar muito mais a isso. De qualquer forma deixo no ar uma pergunta. Nem na ultima jornada do campeonato o jogo pode ser a uma hora tradicional do futebol? Será que a esta SAD não interessa o que o socio/adepto pensa? Que fazer quando o detentor dos direitos televisivos do clube (Sportv) detêm tambem cota na SAD? Como se comporta e que etica utiliza na discussão de um assunto como este?

Será importante o clube reaver a mistica e os adeptos. Varias acções terão que ser feitas e as vezes nem é preciso muito e basta medidas bem simples......Haja vontade.

Amanhã quando Liedson entrar para o relvado para defrontar o Nacional , partindo com uma desvantagem de 2 golos para Néné , será uma historia que se repete. Há 21 anos na época 87/88 , Paulinho Cascavel partia com golos de desvantagem em relaçao a Fernando Gomes do Porto.

Numa tarde de muito sol e com o estadio cheio o Sporting recebia o Penafiel para a ultima jornada de um campeonato onde ficaria em 3 atras de Belenenses , Benfas e Porto que seria campeão. Nessa tarde o grande interesse do jogo era saber se Paulinho Cascavel conseguiria ultrupassar Gomes na luta pela bota de prata. Perante o gaudio dos adeptos leoninos o Sporting foi construindo o resultado com Paulinho Cascavel a marcar aos 36 , 53 , 70 gp e 88. Duilio aos 7 e Silvinho aos 73 e 89 arrematariam o resultado para uns robustos 7-0.

Do jogo que assisti ao vivo com o Felizberto na mitica ponta sul há a contar um episodio hilariante . Sensivelmente a meio da 2 parte. Um individuo que aparentava ter algum "handicap" e ouvia o relato com a orelha colada a um transistor daqueles que ainda não era vendidos pelos chineses "muito balato" grita.... " Golo do Gomes!". Imediatamente ali á volta cria-se um clima de tristeza pelo nosso goleador ter sido apanhado na classificação pelo goleador portista. Mas prontamente quebrado por um adepto que uns 3-4 degraus a cima grita..." Epá esse gajo que se cale!! Foi golo do Zézé Gomes do Espinho!!!". Gargalhada geral e alivio imediato naquela malta.

Amanhã mesmo com uma equipa depaurada de varios titulares espera-se Esforço. Dedicação e devoção para que o nosso "levezinho" possa alcançar a Gloria. Vamos a eles Leões!

PS-Sei que no futsal pode-se virar um resultado em pouco tempo. Mas desperdiçar uma vantagem de 1-4 a 8 minutos do fim e perder o passaporte imediato para a meia final no prolongamento não lembra o diabo! Ainda por cima nos jogos que tenho assistido em Loures é normal estas paragens cerebrais da equipa acontecerem quando estão em vantagem! A rever Paulo Fernandes! De qualquer maneira boa sorte para a "negra" amanhã.
O andebol ao perder por 2 golos com o Madeira Sad está apurado para a europa! Parabens! Para o ano seremos mais fortes!

PS2-
Sporting, 4-Toledos, 2
O Sporting qualificou-se para a final do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de Ténis de Mesa, ao bater, a formação açoriana dos Toledos, por 4-2, no segundo jogo dos quartos-de-final, disputado, sábado, dia 23 de Maio, no Multidesportivo Açoreana Seguros.
in WWW.SCP.PT

Ps3- Quem quiser acompanhar o hoquei de formação do clube pode acompanhar através deste site http://escolaresscp.blogspot.com/

SL

Miguel Damas

O meu Presidente

Antes de falar em nomes de candidatos, vou primeiro definir o perfil do Presidente que gostaria de ver à frente do meu Sporting.

Em primeiro o seu nome tem de estar ligado à glóriosa história do nosso clube, o seu nome tem de ser sinónimo de sucessos leoninos e tem se ser assima de tudo um grande Sportinguista!

O que deveria (no meu ver) fazer o Presidente Leonino?

1. Aumentar as receitas so reconquistar os corações dos sócios leoninos que sempre demonstraram uma fidelidade a prova de tudo e que hoje parecem afastar-se do clube!

2. Dínamisar e blindar o balneário leonino, o Sporting precisa de uma estructura profissional, ser presidente do Sporting Clube de Portugal é um full-time job!

3. Fazer respeitar o nome do Sporting Clube de Portugal, não admito que um responsavél do Glórigozo venha a público insinuar que os jogadores do Sporting tomam doping, sem que o presidente do Vergonhoso tenha de vir a público pedir desculpa ao Sporting e aos seus sócios!
Por mais quando todos sabem que o benfas produz mais jogadores dopados do que o que o Sporting produz crackes mundiais!

4. Fazer do Estádio José de Alvalade XXI um verdadeiro estádio leonino, uma fossa dos leões:
  • Eliminar a fossa entre o público e o campo (como nos grandes palcos de futebol por esta europa fora e até em certos palcos regionais como no Porto.)
  • As nossas cadeiras tem de ser verdes e brancas como no velhinho estádio de Alvalade!!!
5. Enfim tem de ter uma visão estratégica definida e para além de ter inegavéis qualidades de gestor, tem de ter classe e saber falar com os sócios e a imprensa.

Para recuperar sócios e fortalecer os laços leoninos a comunicação com os sócios e o mundo leonino é o ponto mais importante e até direi que é a chave do sucesso!

Uma boa comunicação é fundamental para developar e aumentar a Grandeza do Sporting Clube de Portugal.

Por este e outros motivos o meu candidato só pode ser o José Eduardo Bettencourt.

Saudações leoninas
Mindo

sexta-feira, maio 22, 2009

Esclarecimento Património e Finanças

Vai hoje ser apresentada uma sessão de esclarecimento por parte da candidatura Ser Sporting pelas 19h no auditório do estádio, a todos aqueles que queiram estar presentes e desejem ser esclarecidos. Falaremos da construção de um novo pavilhão, das rúbricas que compõem o passivo consolidado e das soluções que pretendemos implementar.
Porque acreditamos na transparência, porque temos paciência para o debate e para o esclarecimento dos sócios, porque queremos que todos estejam tão bem informados como nós, estaremos disponíveis para responder às Vossas questões e às Vossas dúvidas, para que todos juntos possamos construir um Sporting mais forte, mais dinâmico e mais perto dos sócios.
Que esclarecimentos como este que recebemos, nunca mais se repitam no nosso Sporting.
"No fim de semana de 28 e 29 de Março de 2009 estive presente no Congresso Leonino onde participei na secção de Sustentabilidade Financeira.À medida que fui assistindo à apresentação do projecto de restruturação financeira da actual Direcção, constatei que os slides eram apresentados com um ritmo de tal forma acelerado que não permitiam a sua análise pelos presentes.Interpelei a mesa relativamente à possibilidade de facultarem a informação em papel aos elementos da Secção de Sustentabilidade Financeira, para assim podermos analisar os elementos durante os trabalhos que iriam decorrer durante a tarde desse dia.As respostas que obtive foram desde fazerem conta que não me tinham ouvido, passando por fazerem de conta que não me tinham entendido, e finalmente ignorarem-me completamente na minha pretensão.Desde esse dia fiquei com a ideia que me estavam a esconder o real estado das finanças do nosso SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, e como tenho a convicção que apenas se esconde aquilo que não interessa mostrar, fiquei muito preocupado e tenho desde então tentado obter a informação a que julgo ter direito.Tenho a convicção que a vossa candidatura, com a coragem que tem evidenciado, irá possibilitar que amanhã, dia 22 de Maio, na 2ª Sessão de Esclarecimento no Auditório do Estádio José Alvalade, dedicada aos temas Património e Finanças, finalmente os sportinguistas possam ter acesso à verdade escondida pela actual Direcção.Muito obrigado pela vossa coragem e dedicação, e estou convicto que os SPORTINGUISTAS saberão retribuir no próximo acto eleitoral.
Saudações Leoninas
João Martins
Sócio nº 36991"
Abraço de Leão,
Verdão.

quinta-feira, maio 21, 2009

Intolerável

Nos últimos três dias, ou seja pouco tempo depois de José Eduardo Bettencourt anunciar a sua candidatura à presidência do Sporting Clube de Portugal, surgiram notícias de agressões a um possível candidato às eleições para que não se candidatasse, ameaças a um potencial candidato entretanto retirado para que não se candidatasse, telefonemas intimidatórios a um candidato às eleições e a pelo menos um apoiante da mesma candidatura.

Tudo isto a 15 dias de um acto eleitoral importantíssimo. Urge apurar responsabilidades por estes actos anti-democráticos, fazer as devidas diligências judiciais para acusar formalmente os agressores/intimadores e determinar quem está por trás de tais actos!

Porque isto não é o Sporting Clube de Portugal.

Nelson Santos

quarta-feira, maio 20, 2009

Esclarecimento: Declarações de Paulo Cristóvão à RTP

"O candidato Paulo Cristóvão teve ontem oportunidade de assistir às palavras de um comentador de televisão, reconhecidamente próximo da continuidade, que teceu considerações sobre a forma como Paulo Cristóvão se referiu à agressão ao sócio Dias Ferreira que denotam falta de informação ou nítida má fé. Aproveita o candidato Paulo Cristóvão para referir e esclarecer o seguinte, acerca das suas declarações à RTP:
1. Em nenhum momento Paulo Cristóvão declarou ou quis dar a entender que qualquer candidatura estaria na origem da agressão ao sócio Dias Ferreira.
2. Paulo Cristóvão afirmou sim, e reitera, que a candidatura de Dias Ferreira não interessa a alguns sectores ou grupos, não necessariamente relacionados com qualquer candidatura.
3. Quando Paulo Cristóvão afirma que “já esperava” eventuais momentos deste teor sabe infelizmente o que está a dizer. Paulo Cristóvão foi alvo, nas últimas semanas, de ameaças telefónicas, também elas sugerindo o recuo neste processo eleitoral, às quais não deu conhecimento público por forma a não lhe atribuir importância imerecida.
Não obstante a candidatura Ser Sporting espera assim continuar a ser possível discutir ideias, programas, soluções, mesmo que ainda não existam alternativas ao programa Ser Sporting com que o confrontar. Da nossa parte continuará a existir elevação a bem dos superiores interesses do Sporting Clube de Portugal."
Ver aqui.
Estamos em Campanha Eleitoral e é com tranquilidade e discernimento que devemos todos avaliar qual o melhor caminho para o Sporting Clube de Portugal, sem temores ou ideias pré-concebidas a favor do candidato A ou B. Tenho para mim que temos e até ver, dois grandes sportinguistas que nos merecem toda a consideração e atenção, não só pelo seu passado associativo mas sobretudo pelas ideias que podem trazer para o Sporting.
Nota: Se da minha parte cometi algum excesso na defesa do meu candidato face a este tipo de ataques que apenas denigrem a imagem de quem os efectua, aqui fica o meu mais humilde pedido de desculpa.
Adenda: Para que não restem dúvidas na mente de ninguém, poderá ver aqui as declarações de Paulo Pereira Cristóvão (quase no final do programa) em que este e em momento algum, culpabilizou a candidatura de José Eduardo Bettencourt pela agressão a Dias Ferreira como Rui Oliveira e Costa quis insinuar.
Abraço de Leão,
Verdão

A minha silly season....

Com o aproximar da data das eleições , o tom do debate têm subido. As discussões mais acaloradas têm se sucedido. Acusações , troca de ideias ou ideais. Mas com as atenções centradas nos candidatos , nos "Paulos Bentos forevers" ou não, urge lembrar que de dia 6 ao primeiro jogo oficial vai menos que um mês. Com o clube do lado a comprar de novo ao camião um novo dreamteam , temo que quando resolver-mos comprar já nao haja jogadores disponiveis para o Sporting. Resolvi fazer uma prospecção do mercado e ver até onde os nossos bolsos podiam alcançar.

Se o ano passado o orçamento era de 10M e como qualquer dos candidatos quer apostar um pouco mais , coloquei a fasquia nos 15 M de euros para fazer as minhas compras. Julgo que é sabido as posições em que temos mais dificuldades e onde devemos mesmo nos reforçar. Sendo assim achei que devia colocar um defesa esquerdo , um central , um medio ofensivo , um medio esquerdo e um avançado como prioridades para o nosso plantel. É claro que poderia tentar um GR ou um Def Dir. Mas fui o mais racional possivel visto que não nadamos em dinheiro e teremos que comprar cirugicamente. Mais a mais há saidas que se adivinham. Miguel Veloso e Yannick Djáló sairam sempre por boas ofertas. No caso de Veloso e como se fala muito do Manchester City como possivel comprador gostava muito que conseguissemos incluir no negocio o bulgaro Valeri Bojinov. Com 22 anos era um jogador em ascenção com creditos firmados em Italia. Passagens pelo Lecce , Fiorentina e Juve comprovam-no. Uma grave lesão impediu-o de se afirmar no Man City. Tambem pode jogar como medio/extremo direito. Seria um bom valor a ter em conta até pela idade poderia ser mais tarde potenciado no mercado e seria um regressar de um jogador de uma selecção que muito nos diz.

No caso de
Stoi poderia haver tambem um possivel negocio envolvendo um jogador. Até porque o getafe está em risco de descer e poderiamos utilizar isso para seduzir a venda e o proprio jogador. Juan Ángel Albin um dos que provou a furia de Pepe é um uruguaio de 21 anos que joga preferencialmente como medio/ext esquerdo mas podendo jogar tambem como avançado ou nas costas dos avançados. É rapido e extremamente habilidoso. Seria uma mais valia para o nosso plantel tão carenciado de jogadores ofensivos.

Uma breve pesquisa pelos clubes em perigo de descida dá nos uma lista de alguns jogadores que poderiam ser bem comprados e por um valor mais baixo. Destaco em Inglaterra a
possivel caida do Newcastle na Championship. Coloccini e José Henrique seriam boas compras. Se bem que Coloccini não é um jogador barato e teria um largo mercado atras dele. Mas seria uma adição de qualidade á nossa defesa. José Henrique é um bom lateral esquerdo e o facto de ser espanhol poderia acelarar a sua adaptação ao clube. Ainda em Inglaterra temos um Boro que praticamente já desceu com o excelente Tuncay como alvo mais apetitoso. Seria um numero 10 ideal porque alia a sua excelente tecnica uma combatividade que tanto agrada o guerrilheiro Paulo Bento.

Mudando-nos para
Italia de novo. Temos o Lecce já despromovido com um jogador que encaixaria muito bem no nosso meio campo defensivo visto ser um jogador com uma estampa fisica muito forte e batalhador incansavel. Não sendo um tecnicista seria um jogador de combate e de meter o pé , que tantas vezes faltou ao nosso miolo, Edinho de seu nome. Ainda em Italia teriamos na Reggina 1 jogador interessante . O paraguaio Edgar Barreto. Um jogador polivalente a nivel de meio campo. Apesar de baixo têm um bom poder de fogo. Outra pecha importante no nosso plantel para defesas fechadas.

Em França com a descida do Nantes
teriamos o Croata Ivan Klasnic . Um jogador experiente , 28 anos , Com passagens anteriores pelo Werder Bremen E St.Pauli . Não sendo um goleador é um jogador que marca regularmente. E a sua altura , 1.86m , seria um dado a ter em conta numa equipa tão deficitaria nesse aspecto.

Temos tambem aqueles jogadores que já foram badalados pela imprensa. Carlão e Mamadou aconselhados pelo "Manel". Se em relação a Carlão não duvido que fosse uma boa opção para o banco e ir-se mostrando , tenho as minhas duvidas em relação a Mamadou porque achei-o algo lento. Amauri Bishoff está em fim de contrato e seria uma compra "inteligente" devido ao facto de ser um internacional sub21 e vir a custo zero. (Boa noticia é o regresso de Rui Fonte)

Por fim e com a devida autorizaçao do Lovecats a quem eu pedi auxilio lá do outro lado do atlantico temos as suas sugestões naquilo que ele têm observado nos campeonatos brasileiros. A sua primeira sugestão fez me lembrar a contratação de Peter Schmeichel. Roberto Carlos! Porque está sem receber e ao que parece acaba contrato. Seria um jogador que poderia ajudar tambem na vertente economica com a venda de camisolas. É claro que não seria um jogador barato mas seria sem duvida um golpe mestre! Deixo aqui os comenterios do Lovecats a cada jogador sugerido.

Alessandro – excelente lateral direito do Corinthians . Está a fazer uma época soberba. Para mim um dos melhores laterais direitos no Brasil, actualmente. Nasceu em 1979.

André Santos – lateral esquerdo do Corinthians. Também não engana. Nasceu em 1983. Rápido, muito habilidoso, boa finta, chuta muito de longe e sempre bem.

Douglas – o numero 10 do Corinthians. É um sonho ter este jogador no Sporting. Nascido em 1982, andou pelo São Caetano e o ano passado na segunda divisão. Número 10 clássico. Põe a bola onde quer, remata bem. Enfim um craque!! Ahh e para ajudar a coisa, é um esquerdino nato .

Madson – número 10 do Santos. Jogador que estava ao serviço do Vasco da Gama o ano passado. Como o Vasco desceu de divisão, o Santos foi lá busca-lo. Nasceu em 1986, jogador baixo com 1,60m mas muito rápido. As vezes, lembra o Rui Barros, mas joga mais recuado. Remata bem, boa finta e extremamente rápido. Apenas em falta conseguem-no parar.


Haja engenho e imaginação e é possivel construir um plantel para atacar o titulo com confiança e sem sobressaltos.
Desafio agora os leitores que deixem tambem as suas sugestões levando em conta o tal orçamento e é claro o bom senso dos nomes dos jogadores... ;-) Eu tenho um sonho chamado Gignac , joga no Toulose e é actualmente o melhor marcador da liga francesa. Mas para alêm do preço é um jogador que têm um mercado enorme por essa europa a fora e seria impossivel convençer-lo a assinar pelo Sporting.

Por ultimo gostaria de colocar uma questão em relação a Paulo Bento . No argumento do bom trabalho com a "conquista" de 4 segundos lugares seguidos atras do Porto. Se fosse segundos lugares atras do Benfas seria encarado com tanta leviandade?

Miguel Damas
SL

terça-feira, maio 19, 2009

O Sporting Clube de Portugal está vivo e recomenda-se

Caros companheiros leoninos,

Volto ao activo numa altura parecida com aquela em que, por iniciativa própria, abandonei o Sangue Leonino. Também então havia um debate intenso e acalorado entre várias formas de ver o futuro do nosso clube.
Saí porque senti que havia um grupo de pessoas a tentar fazer do Sangue Leonino um blogue de crítica fácil à direcção, treinador e à equipa de futebol dessa altura. Volto porque senti que havia um grupo de pessoas a tentar fazer do Sangue Leonino um blogue de crítica fácil à direcção, treinador e à equipa de futebol dessa altura.
Até posso estar errado, mas é o que senti e sinto!
E claro, porque recebi, com todo o prazer e orgulho, o convite de alguém que para mim se encontra acima de qualquer suspeita relativamente a jogos de poder. Está por fora, como eu, não quer tachos, cargos nem protagonismo. Revejo-me na sua forma de viver e sentir o Sporting e só por isso acedi a voltar.

Mas o sentido deste post está bem para lá da guerra sem quartel em que, a cada dia que se passa, se parece estar a transformar a corrida eleitoral do próximo dia 5 de Junho.
Durante os últimos (não tão poucos assim) anos ouvimos, da parte de dirigentes actuais, passados, futuros ou candidatos a futuros, da parte de jornalistas, jornaleiros e restante tribo da bola, que o Sporting se estava a "belenensizar" (agora substitui-se esta expressão por "boavistar", o que mostra uma clara evolução linguística). Que estávamos, enquanto clube, à beira da morte, da destruição e outros sinónimos semelhantes.
Eu próprio temi pela falta de candidaturas e de propostas para umas eleições que se aproximavam a olhos vistos.
E o que se vê hoje? O clube que quase não tem dinheiro, quase não tem sócios, quase não tem adeptos, quase não tem candidatos a presidente. O clube que está quase morto, quase desaparecido, quase destruído...está mais vivo que nunca!
Vários candidatos a candidatos, pelo menos 2 candidaturas (que podem ser 3), opções, soluções, propostas, debate, ideias! Tudo, num clube acabado, imaginem se não estivéssemos!

Meus caros, daqui a duas semanas e pouco estaremos aqui a debater os resultados das eleições, o futuro, as pré-eliminatórias da Champions League. Daqui a 2 anos, estaremos a debater outras coisas, daqui a 20 outras ainda e, estou certo, daqui a 100 os nossos netos debaterão coisas que nem nos passam pela cabeça.

Por isso, e resumindo, sinto-me hoje particularmente feliz por ver que o Sporting, o meu e vosso Sporting Clube de Portugal está vivo e recomenda-se!

Nelson Santos

Regressos ao Sangue LEONINO

Desejo saudar aqui o regresso à equipa de editores do Sangue LEONINO por parte do Nelson Santos e do Verde CDV.

Também na maravilhosa história do nosso Sporting Clube de Portugal há registo de grandes nomes que saíram para mais tarde regressarem.

No espírito de pluralidade e diversidade da equipa, com grande alegria vos digo:

Bem-tornados sejam!

Leonino

Paulo Cristovão em directo (TERMINADO)



Dr. Paulo Pereira Cristóvão em directo a partir das 13h aqui no Sangue Leonino.

Nota: Irei transcrever para este post algumas das perguntas deixadas já ontem aqui no Sangue Leonino por alguns comentadores.
Quem quiser pode ver uma entrevista do Dr. Paulo Cristóvão às 19h na TVI24.

Abraço de Leão,
Verdão.

segunda-feira, maio 18, 2009

Bettencourt, o meu candidato!



Não sendo apologista da característica tão portuguesa do culto do Sebastianismo e da constante espera pelo homem providencial, recebi há minutos – com manifesto contentamento - a belíssima notícia de que José Eduardo Bettencourt reconsiderou e vai entrar na corrida pela presidência do nosso Sporting Clube de Portugal.

Linhas programáticas à parte, bem como modelos de gestão, formas de estar na vida, posturas, confesso que a nível pessoal há muitos anos que nenhum presidente do Sporting me entusiasmara, desde Amado de Freitas a Soares Franco, passando por Jorge Gonçalves, Santana Lopes, José Roquette e Dias da Cunha, fazendo aqui uma justa excepção a Sousa Cintra, homem no qual votei e ao qual estarei eternamente grato por ter evitado que o nosso clube caísse no precipício após o descalabro da era gonçalvista.

Pois bem, desta vez tenho a oportunidade de apoiar alguém que realmente me motiva e entusiasma, porque há muito reclamo uma terceira via, e ela vai ter finalmente um rosto. Ao contrário do que alguns dizem, Bettencourt não vai ser um seguidista da linha franquista porque sei que o seu bom-senso o vai levar a ser coerente e a manter aquilo que é correcto e a alterar cirurgicamente o que deve ser modificado.

José Eduardo Bettencourt tem uma vasta experiência de gestão, é um profissional competente, com ligação à banca, para além de ser credível, quer no meio desportivo, quer no empresarial, e estruturalmente sério e honesto. Aliado a tudo isso, é um homem com sensibilidade para o futebol, entende perfeitamente o fenómeno desportivo e revela uma indispensável facilidade em comunicar e criar empatia com a massa associativa.

Bettencourt poderá ser um verdadeiro mobilizador, capaz de agregar as várias – e legítimas -sensibilidades e correntes de opinião existentes no seio do clube, pelo que se me perguntassem do universo de sportinguistas que conheço, quem escolheria para liderar o clube nesta fase decisiva e complexa da sua vida, não hesitaria: José Eduardo Bettencourt!

Confesso que começava a ser assolado por alguma angústia, já que – sem querer ser injusto com nenhum deles – dos vários candidatos e putativos candidatos, nenhum me suscitava o voto, e confesso que já me enjoa o populismo, a retórica e os soundbytes gratuitos. Aliás, aqui expressei que se o ‘meu’ candidato não avançasse, provavelmente o meu voto ficaria orfão. Mas felizmente isso não vai acontecer porque sei que Bettencourt vai escolher uma equipa competente e apresentar um programa sério, credível, realista e sobretudo ambicioso.

Termino, citando um nosso consócio:

"Sei o trabalho notabilíssimo que fez na SAD do Sporting. É um grande sportinguista".

O autor destas palavras que inteiramente subscrevo: António Dias da Cunha!

Leonino

(há muito defendo que o presidente de um grande clube como o nosso deva – e possa – ser remunerado mas faço votos para que José Eduardo Bettencourt desminta os valores por alguns ‘atirados’ para a comunicação social, visando desmascarar assim uma manobra torpe de intoxicação da massa associativa leonina)

Paulo Cristovão no Sangue Leonino



Terá aqui lugar amanhã pelas 13h, uma sessão de esclarecimento do programa Ser Sporting por parte do candidato a Presidente do Conselho Directivo, Dr. Paulo Pereira Cristóvão.

Pedimos que façam as Vossas perguntas com a maior elevação e que sejam tão breves e concisos quanto vos for possível.

Nota importante: Quem não possa estar presente amanhã das 13h às 15h no Sangue Leonino, pode deixar já aqui neste espaço as suas questões.

Abraço de Leão.

Verdão.

Os eternos mal-entendidos...

Parece que a tarde de hoje foi muito animada por estas bandas, e atendendo a certas insinuações de colagem deste blogue à candidatura SER SPORTING e a uma estratégia previamente montada, vejo-me obrigado a reiterar o seguinte:

Por forma a evitar mal-entendidos e interpretações mais capciosas, reitero que a opinião expressa neste blogue pelos seus editores é da sua inteira responsabilidade.
Qualquer posição assumida por cada um de nós apenas vincula o próprio e não os demais colegas - nem sequer o próprio Sangue Leonino, cuja premissa-base continua a ser a democraticidade e abertura a diferentes pontos de vista e convicções.
Entrando o nosso clube numa fase animada e acalorada de índole eleitoral, qualquer editor terá inteira liberdade para assumir aqui pública tomada de posição por uma das várias listas candidatas, no entanto vinculando-o apenas a ele e mais ninguém a esse mesmo apoio!

Já agora, se a alguém interessar eu apoiarei a candidatura de JOSÉ EDUARDO BETTENCOURT! Há muito que a peço e reclamo!

Leonino

domingo, maio 17, 2009

Playoff 3/4 Lugar Sporting CP 30-26 Madeira Sad em imagens...



sábado, maio 16, 2009

Sporting CP - Madeira Sad Playoff 3/4 Lugar












Porque foram dignos. Porque foram uns leões. Porque demonstraram querer e ambição para uma equipa que há 4 meses ninguém dava nada por ela. Mostraram Esforço , Dedicação e Devoção. Desta vez não alcançamos a Gloria mas ainda podemos alcançar um honroso 3 lugar! Para um andebol cada vez mais forte e que 2009/10 seja uma caminhada rumo ao titulo vamos apoiar hoje no Casal Vistoso a nossa equipa porque Paulo Faria e os seus LEÕES o merecem!

Entrada livre. 18 horas.

SL

Miguel Damas

Fim-de-semana com sabor a vitória


(Liedson ao quadrado resolve!)

Marítimo, 1- Sporting, 2

Estádio dos Barreiros.
Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Árbitros auxiliares: José Ramalho e José Luís Melo.

MARÍTIMO
Marcelo; Paulo Jorge, João Guilherme, Fernando Cardozo e Luís Olim (Takahito Soma, 77 m); Olberdam, Bruno (Baba, 45 m), Miguelito e João Luíz; Djalma (Manú, 61 m) e Marcinho.

Treinador: Carlos Carvalhal.

Suplentes não utilizados: Cristopher, Gutierrez, Briguel e Fernando.

Disciplina: Olberdam (74 m) e Paulo Jorge (81 m).

Golo: Olberdam (90 m).

SPORTING
Tiago; Abel, Polga, Tonel e Ronny; Miguel Veloso (Daniel Carriço, 90 m), João Moutinho, Yannick Djaló e Hélder Postiga (Adrien, 69 m); Derlei (Pereirinha, 60 m) e Liedson.

Treinador: Paulo Bento.

Suplentes não utilizados: Rui Patrício, Romagnoli e Rodrigo Tiuí.

Disciplina: cartões amarelos a Hélder Postiga (14 m), Abel (39 e 56 m), Anderson Polga (58 m) e Miguel Veloso (79 m). Cartão vermelho a Abel (56 m).

Golos: Liedson (25 e 73 m).




V. Guimarães, 1 - Sporting, 3
(campeonato nacional de júniores)



Sporting, 4 - Freixieiro, 3
(primeiro jogo dos quartos-de-final do «playoff» do Campeonato Nacional de Futsal)


Leonino

Maritimo-Sporting CP



Sabado 16 de Maio 2009

Funchal-Estadio dos Barreiros

19.45-Sport.Tv 2

Lista de convocados:

Guarda-redes: Tiago e Rui Patrício.
Defesas: Daniel Carriço, Polga, Ronny, Tonel e Abel.
Médios: Adrien, Pereirinha, João Moutinho, Miguel Veloso e Romagnoli.
Avançados: Derlei, Yannick Djaló, Tiuí, Hélder Postiga e Liedson.

Equipa Provavel

Gr-Rui Patricio
DF-Abel-Polga-Carriço-Ronny
MD-M.Veloso-Moutinho-Pereirinha-Romagnoli
AC-Liedson-Derlei

Apesar de ser um jogo para cumprir calendario e tradicionalmente os Barreiros serem um campo dificil , espero , mesmo com as condicionantes de acabarmos esta época completamente de rastos e cheio de lesões que o Sporting alcance a vitoria.
Os pergaminhos do clube assim o exigem. Em relação ao ultimo jogo em Alvalade. Destaque para a saida de Caneira (mais uma lesão , operado a uma hernia inguinal) e o regresso de Carriço. Para o lugar de Caneira entra Ronny que de 3 opção acaba a época em bom plano e com vontade de mostrar serviço. Tonel regressa ao banco quando se calhar impunha-se que fosse Polga mas o treinador lá sabe com que linhas se cose....No lugar 10 continuaremos a ter o "frenetico" Pipi Romagnoli quando se calhar seria mais produtivo que fosse Postiga a jogar nessa posição. Mas lá está eu sou um treinador de bancada e de Football Manager.... ;-)
Entretanto e numa altura em que começa a silly season jornalistica com reforços para o clube de carnide dia sim dia sim , deixo aqui um desafio. Estou a pensar em fazer um post sobre possiveis reforços. Gostaria que vcs me dessem nesse post sugestões dentro das possibilidades do Sporting por posições. Acho que seria um post engraçado e para demonstrar o olheiro que há em nós. Que dizem?

SL

Miguel Damas

sexta-feira, maio 15, 2009

"Sporting Global"



Para que este blogue não seja acusado de défice democrático aqui fica o link para o site da candidatura de Pedro Pinto Souto:

> Sporting Global

Ao contrário do que um dos seus apoiantes aqui propôs, não vou fazer qualquer análise ao respectivo programa, nem tecer qualquer juízo de valor sobre o mesmo, já que me reservo o direito, enquanto sócio do Sporting Clube de Portugal, de fazer esse exercício a título individual, deixando ao critério dos demais editores - se acharem por bem - escalpelizarem aqui aquilo que Pedro Souto e a sua equipa defendem.

Leonino

Apresentação do Programa da Candidatura "Ser Sporting"


Apesar de ainda não estar claro o quadro completo de candidaturas aos orgãos sociais do Sporting, os programas existentes começam a ser apresentados. Assim, será hoje realizada no Auditório do Estádio José Alvalade, pelas 19h (com final agendado para as 21h) a primeira sessão de apresentação e esclarecimento do programa "Ser Sporting" dirigida aos sócios, .

Esta primeira sessão incidirá sobre os dois primeiros capítulos do programa, Clube, Sócios e Ecletismo. Estão também já agendadas mais duas sessões, que terão lugar também no Auditório do Estádio José Alvalade nas duas sextas-feiras seguintes, 22 de Maio (Património e Finanças) e 29 de Maio (Futebol). O tema Comercial e Marketing será aflorado de forma repartida pelas 3 sessões, consoante as necessidades e dúvidas dos sócios presentes.

Toda a gente dizia que mais que os rostos interessavam os programas e as ideias! Chegou a Hora H e vamos ver de facto era assim... Era importante que todos os socios conhecessem a fundo este programa e os restantes a serem apresentados pelas outras listas antes de decidirem em consciencia!
JG

Que Sporting para 2009/10 ? Parte III

Não sendo eu o director de futebol do Sporting e sendo esta apenas e só uma opinião e observação das performances em jogo , poderei cometer alguma injustiça aqui e ali.
É apenas uma sugestão daquilo que nos foi dado a observar. E não passa disso.
É claro como a agua que há jogadores que terão que procurar sair para jogar um pouco mais.
O caso mais gritante e que salta á vista é o de Adrien. O miúdo precisa de rodagem. E com Miguel Veloso e Roca no plantel e quiçá o regresso de Celestino seria bom que se arranja-se uma solução que fosse benéfica para o clube e o jogador. Podendo o jogador evoluir porque têm margem de progressão para isso será imperativo arranjar um clube que o faça crescer. Tendo em conta 2 aspectos. Que clube e quem o treina. Aquilo que Alvaro Magalhães fez a Carriço e penso que a João Martins o ano passado no Olhanense foi pura canalhice de alguém que só mete a rivalidade á frente dos interesses de uma equipa.
Nos regressos e fazendo fé naquilo que é ventilado pela comunicação social , Celestino , André Marques e João Gonçalves são apostas para o próximo ano. Mas há a relatar uma baixa pois o lateral direito que tão boa época fez no olhanense lesionou-se e não será opção para a primeira metade da época perdendo talvez a oportunidade de regressa a casa mãe já em 2009/10. Pela qualidade demonstrada , a João Gonçalves não faltaram oportunidades para fincar o seu valor e se impor na primeira equipa do Sporting Clube de Portugal.
Confesso que tanto André Marques como Celestino serão jogadores a ter em conta mas por si só temo que não serão os reforços qualitativos que o Sporting necessita para dar o salto em relação ao FCP. Mas mais á frente falaremos disso. Dos emprestados que regressam e que será imperativo resolver o seu futuro é notório que Stoi , Celsinho e Purovic são os casos mais bicudos de colocação. Os 2 primeiros por problemas de atitudes pouco profissionais , o de Purovic por uma gritante falta de qualidade para representar o clube. Mesmo para um jogador que foi contratado pela altura e para dar outro leque de opções á equipa é gritante a pouca capacidade de choque e de ganhar bolas de cabeça para quem tem 1.93m !
Saleiro , Luis Paez , Fabio Paim , Bruno e Marco Matias , Zezinando , Paulo Renato , Tiago Pinto entre outros são jogadores que também regressam mas dificilmente têm hipóteses de singrar ou ficar no próximo ano no plantel principal. Sendo que o caso de Fabio Paim é o mais bicudo de resolver e sem solução á vista para um jovem jogador que muito prometeu mas carece de evolução e crescimento como homem em relação á técnica que possui. Isso e o ordenado pornográfico que aufere e que vem ventilado nos jornais nunca sendo desmentido. (35 mil euros). A meu ver e seguindo um pouco a filosofia do FCP em relação aos empréstimos seria de fazer uma triagem e continuar a apostar nos mais capazes , fazendo-os rodar mais tempo não vá haver uma evolução como a que teve Silvestre Varela este ano. Nem todos os jogadores dão o salto ao mesmo tempo e jogadores há que já li na blogosfera muito bem sobre eles. Mas nesse caso terá que ser alguém da Academia de Talentos para dar a sua opinião porque por manifesta falta de tempo há muito que não assisto um jogo de juniores e infelizmente há jogadores que nunca vi jogar e aquilo que sei é pelo que me vão dizendo.
Dos juniores a aposta parece recair em Diogo Rosado , ao que parece a estrela da companhia e autor do fabuloso golo que nos deu o titulo o ano passado, Diogo Amado um médio centro ao que me dizem ao estilo de João Moutinho , Wilson Eduardo um goleador menino de quem só tenho lido bem e Pedro Mendes um central ao que se diz ao nível de Daniel Carriço. Não sei se iram ficar mas a aposta de pelo menos fazerem a pré-epoca é um premio e um estimulo para lutarem pelo seu lugar.
Fora deste contexto dos emprestados e dos juniores está um jogador de largo futuro que a sua continuidade ou não nos quadros do Sporting está dependente da opção de compra por parte do Arsenal FC depois dos 3 anos de empréstimo. Fica por saber se os londrinos estarão na disponibilidade de avançar para a compra definitiva do jogador. Se tal não suceder seria aposta a ter em conta para o plantel devido ao facto de ter tido 3 anos de aprendizagem numa escola que privilegia e muito a cultura do ponta de lança. Será hoje em dia um jogador com uma cultura táctica diferente da nossa e que poderá ser utilizado em nosso favor.
Falemos de saídas…. Não é fácil a quem está por fora analisar friamente aquilo que nos é dado a analisar semana apôs semana. Há factores do dia a dia que as vezes fazem um jogador que não é muitas vezes utilizado ,elemento chave ao bom funcionamento do grupo.
Assim salta á vista que Ronny , Tiui e Romagnoli são jogadores sem espaço para o plantel 2009/10. Dois por manifesta falta de utilização. Outro por um rendimento a roçar muitas vezes a nulidade.
Serão M.Veloso , Moutinho e Djáló negociáveis? Num clube pró-activo para qualquer posição haveria sempre 2-3 jogadores referenciados. Não sei se no Sporting assim é mas quaisquer destes 3 jogadores não são de todo insubstituíveis. Na lei do mercado ter jogadores contrariados só os faz desvalorizar. Se ofertas houver por algum destes 3 , creio que o Sporting se sair beneficiado não as deve recusar. Não podemos correr de novo o risco de ter jogadores amuados e a faltarem a treinos ou não se aplicarem a 100%.
Não sabendo ainda qual o orçamento que a Sad vai disponibilizar para o reforço do plantel é notório que o mesmo precisa de ser reforçado para poder subir mais um patamar de qualidade. Falta ao Sporting um central alto. Do tipo Marco Aurelio. Um jogador que seja imperial das bolas de cabeça tanto na nossa área como na do adversário. Nas alas e mantendo-se P.Silva e Abel é imperativo reforçar o lado esquerdo e derivar Caneira para o centro. No meio campo é necessário jogadores que ganhem a linha. Sinceramente eu sou muito avesso a contratações nacionais. Por norma e se o jogador falhar o Sporting nunca consegue ser reaver o dinheiro investido. Braga e Guimarães querem tratamento igual aos grandes mas continuam a querer construir planteis com empréstimos ou ofertas dos grandes. João Alves é bom exemplo disso. Há um jogador que eu gostaria de ver com a camisola verde e branca. Aproveitando antigos negócios e a possibilidade de mais uma vez ele não integrar o plantel do FCP , gostaria que o Sporting avança-se para Helder Barbosa. É excelente jogador. Tem técnica , é rápido e cruza muito bem. Seria um reforço de qualidade numa equipa com carência nesse tipo de jogador. Um nr-10 seria também bastante bem vindo. Em resumo ao plantel constata-se que este precisa de apenas uns ligeiros acertos com jogadores de qualidade e certamente um pouco mais de experiencia para poder atacar com mais certeza o titulo nacional.

-Sistema e Futebol.



Durante os ultimos 4 anos tirando rarissimas excepções o Sporting de Paulo Bento utilizou quase sempre o famoso losango. Para ser sincero até sou um apologista do losango. Mas numa concepção diferente. Sem médios interiores mas sim com médios-ala. Por certo Paulo Bento concebe este sistema tactico por achar que é aquele que mais se adapta ao jogadores que têm. Eu nesse prisma discordo. Temos demasiados médios centros que não têm caracteristicas especificas de um trinco. Talvez e olhando para o plantel , Paulo Bento devesse optar por uma dupla central. O certo é que com 4 anos de losango há duas coisas que saltam á vista. Maior capacidade do adversario para conter o nosso jogo e como consequencia disso um pior fio de jogo. Seria interessante que o Sporting tivesse mais um ou dois modelos tacticos até para baralhar os adversarios ou em situação adversa poder criar outro tipo de dificuldade ao adversarios. Sinceramente e para quem gosta de ganhar vai contrapor que o melhor modelo tactico é aquele que ganha. Mas e olhando para as assistencias de Alvalade. Que vão decaindo jogo apôs jogo, urge ter mais e melhor futebol e que agrade a plateia. É certo e já aqui foi discutido que as vitorias trazem gente ao estadio. Correcto mas ter um treinador que diz que prefere o 1-0 ao 4-3 não abona muito aos olhos daquele adepto que quer ver golos. Compreendo a postura de Paulo Bento mas este ou quem lhe vier a suceder têm que perceber que o adepto leonino gosta acima de tudo de bom futebol. E foi isso que o fez manter a esperança e a presença no velhinho estadio de Alvalade. Uma mescla de rigor tactico e bom futebol precisa-se!
Mas para isso é preciso tambem discutir...

-Que ambições e estratégias?

Devemos ambicionar o titulo? Os pergaminhos do Sporting assim o determinam. Seremos sempre um candidato cronico ao titulo. Mas talvez a estrategia para este ano não tivesse sido a melhor ao escolher a frase "Queremos ser campeões". Com as 3 vitorias a abrir o campeonato criou-se uma falsa expectativa que acabou por dizimar por completo o elan entre equipa e massa associativa. Foram demasiados problemas para uma equipa tão jovem. Deveria-se ter libertado a equipa desse peso da luta pelo titulo. Eventualmente com este grupo chegará o nosso dia se formos corrigindo aquilo que já atrás descrevi.
Apesar de tudo , o caminho percorrido pelo Sporting têm sido ascendente. Vagaroso mas ascendente. Que falta então para darmos um salto qualitativo? Falta talvez maior exigencia e um grande rigor na escolha dos jogadores. Este ano foi sem duvida um ano cirugico nesse aspecto mas que falhou por factores aleatorios. As lesões. Postiga , Roca , Caneira e Izma não tiveram a utilização esperada devido a esse factor.
Reforçar a equipa é realmente necessario. Mas onde? Em Portugal e tendo nós a melhor escola , já expliquei o porquê de ser avesso a compras nacionais. É raro a vez que acertamos e temos retorno nessa compra. A meu ver é preciso colocar olheiros em países cujo os jogadores sejam mais consentaneos para a nossa bolsa. Visto que jogadores vindo dos principais campeonatos europeus e sul americanos tornam-se neste momento proibitivos para a capacidade financeira do Sporting é necessario criar um roteiro de países de 2 linha para tentar os tais reforços. A europa de leste é hoje em dia e salvo raras excepçoes de novo um mercado acessivel. Com o desmembramento da Antiga União Sovietica há que fazer prospeção pelas ex-republicas socialistas. Na America do sul países como Chile , Uruguai e Paraguai parecem bons viveiros para poder encontrar bons jogadores e baratos. Mesmo a 2 divisão argentina seria um bom local de pesca. A europa do norte é ainda um mercado acessivel. Haja vontade e saber!
Africa , local de onde o Sporting sempre teve bons jogadores é que não aconselho por uma simples razão. Se o jogador for de selecção em 2010 há CAN e lá ficariamos sem o jogador quase 2 meses....
Por ultimo e acima de tudo continuar a apostar na formação. Há pouco a dizer sobre a Academia porque se há local onde o Sporting trabalha bem é lá. Aponto apenas duas situações a terem que ser revistas. Uma têm a ver com o modelos de jogo. Será que não é tempo de se começar a aproveitar aquilo que de melhor a academia produz? Então não se arranja condições para a equipa principal aglutinar tambem extremos? Tem sido uma pecha dos ultimos anos e custa ver Diogo Viana ser colocado num negocio quando se calhar tinha condições para vir a jogar na primeira equipa leonina. A outra situação é há semelhança do FCP controlar durante mais tempo jogadores que tenham mais dificuldade de evolução ao chegarem aos seniores. É certo que não podemos ter os 60 emprestados deles mas poderá haver uma triagem e uma maior aposta em certos jogadores tendo o maior cuidado com os clubes para onde os emprestamos.

Chega assim ao fim a minha analise , prometendo não voltar a ser tão exaustivo achei por bem dar a entender que não tenho uma visão tão radical e tão anti como as vezes transpareço. Talvez tenha paixão a mais e seja por vezes traído por ela.
Obrigado pela paciençia e pelos comentarios.

SL

Miguel Damas