"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, julho 31, 2009

Bettencourt: «Há erros que não voltarão a cometer-se»

Caro Presidente.
Comparar um erro grosseiro de Cintra com um possivel despedimento do aprendiz de treinador Paulo Bento é no minimo surreal. É que o Sir Robson foi apresentando evolução no seu futebol. Despedido pela mesma razão que Queirós não teve sucesso. Os pessimos guarda redes que o nosso clube detinha naquelas épocas. E que custaram pontos (imensos) e eliminações.


O aprendiz já apresenta o contrario. De ano para ano jogamos pior. De ano para ano definhamos futebolisticamente falando. De ano para ano encontramos este marasmo losangular e a teimosia de um homem que aparenta não saber mais e vêm sempre com a mesma ladainha do costume. Quando não é a ineficacia ofensiva num jogo em que apenas dispôs de 2 situações de golo sendo que uma delas foi despediçada mais uma vez por um jogador mediocre ao nivel das bolas paradas mas que é indigitado para todas elas.
Para mim e desculpe-me a ousadia. Erro foi dar mais 2 anos de banco leonino a quem falhou tanto e apresenta tão pouco trabalho futebolistico nos ultimos 2 anos.

Começa a ser aberrativo falar do treinador. Se a preserverança é uma qualidade , a teimosia é um obice brutal. Principalmente em alguem que apresenta tão pouco trabalho de campo e visão ou engenho para mudar aquilo que nos apresenta semana sim , semana sim. Há grupos de amigos que têm mais sincronia e entendimento que os "astros" que jogam com a nossa malha verde e branca.

Gosto de si como presidente. Você conquista a simpatia pela simplicidade com que vive o Sporting e a paixão que emprega num momento difiçil. Têm sido inexcedivel no recuperar dos valores leoninos e a homenagem que fez ao meu tio assim o demonstra. Mas na resposta ao chamamento dos 37 mil que se deslocaram ao estadio o timoneiro teimoso mais uma vez armou a equipa da mesma maneira. Nunca supreende , nunca tem um golpe de asa. Pior que isso é o pessimo trabalho semanal que a equipa apresenta. Sem fio de jogo e com os processos feitos aos repelões. Não deixe que o seu trabalho herculeo seja minado por um cancro. Esse cancro mina completamente essa paixão que o presidente atiça e alimenta com actos de paixão e gestão bem leonina.

Caro presidente. Não são 2 anos. São 4 anos. E os ultimos 2 demonstraram completamente aquilo que (não) é capaz o treinador. Nem um tecnico da distrital jogaria sempre da mesma maneira e apresentaria mesmo num pelado tão pouco trabalho. O problema é o dinheiro? Acha que neste momento ao pagar os ditos 70 mil mês , Paulo Bento é um treinador barato? Para mim é carissimo! E custa ao Sporting muito mais do que o dinheiro que lhe dispensa a cada 31 dias. Custa ao clube o valor de jogadores e o afastamento das pessoas do estadio.

Tenho-o como bastante inteligente e muito mais entendedor e treinador de bancada como a maioria dos adeptos. Analise bem. Reveja os jogos. Reveja por exemplo um jogo do SCP com Robson. E aquilo que apresentavamos. A desculpa dos reforços ou falta deles é uma falacia total. Compreendo que não haja dinheiro , custa-me a entender que seja disso feita desculpa para o pessimo , mediocre futebol apresentado pelo Sporting Clube de Portugal.

Reveja as ladainhas costumeiras no final dos jogos e analise se não é discurso de falhados.
" jogar contra 10 é mais dificil " , " faltou eficacia ofensiva " (num jogo com 2 hipoteses verde e brancas) ou mesmo " foi um lance crucial e não vou deixar de marcar.."

Ao fim de 4 anos é tempo de dizer basta. Por mais reforços que lhe ofereça o treinador não vai sair do marasmo tactico , dos equivocos tacticos e principalmente da pessima gestão desde o banco. Olha-se para o homem e vê-se um homem derrotado. Agarrado ao seu rigor tactico e a unica tactica que conhece. Um tecnico arrojado e perspicaz já tinha verificado que este losango não serve para as caracteristicas dos jogadores que dispomos. O tempo vai dizer se não se vai arrepender. Compreendo o Forever e esta mensagem de apoio. Mas sinceramente o homem não precisa de apoio. Precisa sim de um abanão e de alguem que o faça ver que falha redondamente e vai continuar a falhar. E acima dele é só amigos. Onde acaba essa amizade e começa a competencia? Que fazem os outros ?

Querem apoio? Querem palmas? Querem gente no estadio?
Eu fiz a minha parte. Estive lá e apoiei o jogo todo com palmas e nem fui dos que assobiei no final. Mas chega. Ao olhar para o relvado e revendo os 90 minutos , nem na travessia do deserto me apresentaram merda tão grande. É que estes meninos recebem a tempo e horas. E alturas houve nesse periodo que não havia dinheiro para receberem. Mas tinham mais entrega que estes meninos.

Paulo Bento já teve o seu tempo. Parou , estagnou e nada mais tem para nos apresentar. Burro velho não aprende. Espero enganar-me mas até o Presidente irá dizer basta!

SL

Miguel Damas

RIP


Que descanse em paz este grande homem do futebol. Viveu intensamente a profissão que abraçou e foi um dos melhores treinadores mundiais. Passagem efémera pelo nosso Sporting e conquistador no rival Porto não apagou a imagem de simpatia e competência que deixou em Alvalade. Até sempre!

SL

Miguel Damas

quinta-feira, julho 30, 2009

Sporting está tecnicamente falido! (Abilio Fernandes)

Depois de mais uma noite para esquecer, procurei saber na Net o que aos olhos dos nossos adversários correu mal no jogo de ontem.

Cheguei a um ponto onde não li uma só linha positiva (e com razão) sobre o descalábro de um 0-0 contra 10 homens durante a maior parte do jogo.

A certa altura entrei na pagina do Rádio Clube Português onde na sua área de Podcast têm uma entrevista com um antigo dirigente do Sporting da altura de Sousa Cintra de seu nome Abilio Fernandes, fiquei bastante assustado com o que ouvi : O Sporting é o unico clube Português (dos 3 grandes) que está tecnicamente falido! e mais disse: temo pelo futuro do Sporting!

Tenho andado a dormir ou a situação é de facto muito gráve e em breve pode acontecer algo triste dentro da "nossa casa"?

Séra que é tambêm por isso que a equipa continua teimosamente a não nos presentiar com boas actuações?

Serão os jogadores? Será o Treinador ? A Direcção?

Que futuro?

The Best One

Zero


Sinceramente pouco ou nada me ocorre de positivo dos 90 minutos que assisti do clube do meu coração. Talvez um bom jogo de Miguel ou do Veloso. Que mesmo contrariado por ir para a esquerda não deixou de jogar bem. Depois de ler alguns dos comentarios já colocados noutro post sobre este jogo custa-me a crer que se possa ter uma outra visão do que aquilo que nos foi dado a ver. ZERO.

A amalgama de jogadores a que chamam equipa do SCP com apenas um jogador novo fez de novo uma demonstração muito fraca daquilo que pode fazer. Serei demasiado exigente? Demasiado critico? Uma visão reduzida do que é futebol?

Quem comigo fala não o acha. De positivo do dia foi conhecer mais um bom numero de Sportinguistas que frequentam este espaço e que foi para mim um prazer conhecer. Espero os poder rever de novo mas numa jornada mais positiva para o nosso clube. Positivo tambem foi a presença desse grande campeão CARVALHO , um enorme campeão que abrilhantou a tertulia no magriço com a sua presença gigante. Foi um prazer enorme aquela meia hora de bate papo com vocês. Juvenal marca lá uma petiscada para a altura das minhas ferias porque será um prazer rever toda essa malta.

Voltando ao jogo. Ao ler as declarações do treinador e jogadores apôs o jogo cheira-me logo a dejá vu. Um filme tantas vezes visto nos ultimos anos. O SCP parece a sic. Não tem dinheiro e passa o tempo a repetir os filmes. Infelizmente para nós sem finais felizes.

Sei que estarão á espera que eu bata no ceguinho. Não o vou fazer. Haverá quem vai dizer que a culpa não é dele. E que a minha visão reduzida é que não me deixa ver o grande alcançe do futebol total do losango das barbudas utilizado pelo SCP. É confragedor e idiotico. Ver 3 jogadores a correr atras de um adversario como se vê nos infantis. Um jogador banal marcar todos os cantos , livres sobre a esquerda e penaltys. Que no ABC do futebol se diga que é pelas alas que se ataca (sobretudo em casa) e se afunile completamente o jogo. Serão os jogadores fracos? Pela amostra de hoje se não são fracos pelo menos não estiveram lá.

Énesima vez do losango. Énesima vez sem mexer na tactica mesmo contra 10. Jogar com 4 defesas o jogo todo e sobretudo na 2 parte apenas contra 1 adversario. Deve ser este o controle de jogo. Quando leio que faltou clarividencia no ataque e tento rever as nossas jogadas de perigo....conta-se pelos dedos....de uma mão.
Sinceramente foi mau. Estamos para aqui a discutir o sexo dos anjos mas o adversario chama-se Twente....e quando for um Arsenal ou um adversario similar?

Fui atacado por todos os lados num post em jeito de desabafo a seguir ao N.Forest em que expressava a minha preocupação sobre o futebol e o grupo. Foi a 12 de julho. Estamos a 29 e não se dislumbra melhoras. Pode o treinador ser desculpado pela falta de reforços. Eu contraponho que não jogamos no melhor sistema para as caracteristicas dos nossos jogadores. Caneira hoje foi exposto completamente. Pedro Silva foi miseravel. Vuk inconsequente. Moutinho foi vulgar. Postiga indescritivel. Foi um rol de jogadores com exibições a roçar o mediocre é um facto mas do banco que imagem veio?

Um homem só.

Sozinho na noite
um barco ruma para onde vai.
Uma luz no escuro brilha a direito
ofusca as demais.

Acho que a luz de Paulo Bento já não chega aos jogadores. Mais que isso já cansa debater tudo isto. É impossivel que se possa defender apenas um e acusar 24. Sei que há jogadores que não deviam vestir aquela camisola porque não sabem o que é ESFORÇO , DEDICAÇAO e DEVOÇÃO mas sinceramente não vejo qual é a GLORIA que podemos alcançar com este losango e pior que isto com o emaranhado de equivocos que é este nosso futebol. Sinto-me triste e revoltado porque vejo alguem fazer tudo para elevar a paixão leonina e depois algo mata e desencoraja os adeptos.

Chega-se ao ponto de se dizer a outro consocio que está revoltado para que este deixe de ser socio. Por muito que custe o SCP não pode ser um clube de palminhas. Sem exigencia. Mas a mesma pessoa passou a 2 parte histerica com alguns jogadores.....

Pior é que os socios começam a virar-se uns contra os outros ao tomar partido por A ou pelo B.
Temo que este momento se arraste demasiado. Mas não forever. Porque confio que o grau de exigencia é elevado. O orçamento pode ser um obice mas a falta de trabalho apresentado não tem desculpa. E é sobretudo esse que contesto. Mais ainda que os aspectos tecnico-tacticos.

Vamos esperar que dia 4 seja possivel uma intervenção divina e se possa seguir em frente. É que francamente....o Twente não é um tubarão! Mas pela 1 jogada do desafio parecia que os jogadores do SCP estavam todos borrados!

SL

Miguel Damas

quarta-feira, julho 29, 2009

Alvalade espera por nós!



No país onde a imprensa escrita desportiva teima em só imprimir vermelho e onde a comunicação social televisiva abre sistematicamente os seus blocos de desporto em tons de vermelho, só espero que hoje saibamos dar a devida resposta a quem persiste em levar outros ao colo, e estejamos presentes em massa em Alvalade a apoiar a equipa no primeiro grande desafio da época.

Independentemente de resultados menos conseguidos nos jogos de preparação, independentemente de poucos reforços terem chegado, apesar de não compreender qual a eficácia dos protocolos estabelecidos com Manchester United e Barcelona, quando vejo Keirrison a caminho do outro lado da Segunda Circular, acredito que este plantel é capaz e que merece a nossa confiança, pelo que nós - 12.º jogador - só temos que fazer uma coisa logo à noite: dizer bem alto... PRESENTE!

Leonino

segunda-feira, julho 27, 2009

Is coming home....





















Sem palavras. A emoção do momento vivido retirou-me por momentos do presente e transportou-me ao passado. Revi por momentos o sorriso do campeão e os olhos rasgados à chines. Aquele ar simples possivel a uma lenda viva para um sobrinho e para muitos do Sportinguistas. Para mim a partida dele tocou-me muito. Mas os elogios de quem o viu jogar e fala dele com tanto carinho ou homenagens destas atenuam imenso a dor e a saudade.

O presidente do SCP têm sido inexcedivel nestes 2 meses de presidencia em agregar de novo os adeptos e a paixão pelo clube. É certo que o horizonte é carregado e nao se assegura facil. Mas este homem demonstra uma preserverança que nos leva a acreditar nele. Logo eu que não lhe dei o meu voto por ser em parte o rosto da continuidade. Por momentos somos transportados para um mundo alternativo de fervor imenso pelo verde e branco. Se o presente futebolistico fosse assim teriamos goleadas sobre os adversarios jogo sim , jogo sim.

Para a minha familia este gesto encerra de vez um episodio triste que termina emocionalmente bem. É caso para dizer que se trata de um regresso. O Vitor Damas já lá andava. Apenas não sabia onde se colocar. Agora já tem de novo o seu posto. O eterno 1. Para muitos o melhor , para mim o maior. Será sempre o responsavel pelo meu fervor leonino e onde fui beber o meu Sportinguismo. Homem de fair play fantastico. Recordo-me de um Lazio 3 benfas 1 em que eu gozava com o os vermelhos e ele apenas e unicamente preocupado com o miudo Moreira , que não merecia aquilo. Vivencias de outros tempos. Espero que agora ajude os nossos guarda redes naquela baliza e distraia os adversarios levando-os a ir buscar a bola as redes.
Até sempre CAMPEÃO!!

Filipe Caicedo foi apresentado. Nada de extravagancias. Foi uma apresentação singela e simples. Gostei. Foi um ambiente deveras familiar. Carregado de fervor leonino.
Revi alguns amigos recentes. Entre eles Fernando Barros , uma personagem impar e ser humano fantastico. Obrigado amigo! Sei que houve dedo teu .....

A minha prima foi feita socia. É excelente. E para quem diz que há mais do outro lado imaginem uma uma mesa de 14 só com Sportinguistas. Há pois é. A famelga foi toda jantar porque o dia era de festa e se fosse vivo seria assim que o CAMPEÃO gostaria de festejar.

Por ultimo vi com grande apreço o regresso de Marinho a uma casa tão sua. Ele que é o grande idolo do meu pai que até jogou com ele no Atletico.

Todas as palavras são poucas para descrever o dia de hoje e como foi vivido. Só posso dizer muito obrigado e bem hajam!

PS-Estar ali no relvado e verificar a nossa volta a imponencia que o estadio têm foi arrepiante. É realmente formidavel a visão. Ainda nao tinha tido a chance de estar perto de uma das balizas e foi realmente brutal!

SL

Miguel Damas

Damas II

Ainda sobre o imortal "Damas", gostaria de deixar a aqui o reforço da minha singela homenagem, ao mesmo tempo que manifesto o meu júbilo pela homenagem que o Sporting acaba de prestar a um dos seus.
Assim abaixo reproduzo o email que enviei ao Dr. Salema Garção em 27 de Dezembro 2006, onde no ponto 4. proponho esta mesma homenagem.
Peço desculpa se alguém aqui vislumbrar alguma "vaidade"!
Gabriel Almeida

_________________________________________From: gabrielfalmeida [mailto:gabrielfalmeida@netcabo.pt] Sent: quarta-feira, 27 de Dezembro de 2006 0:10To: 'mail@scp.pt'Subject: Comentários ao Director

Ao Sr. Dr. Miguel Salema Garção,
1. Já por várias vezes reparei que no Editorial do "SPORTING" se refere ao "Alvalade XXI". Ora o nosso Estádio chama-se de "Estádio José Alvalade", e não Alvalade XXI.

O conceito de "Alvalade XXI" ( Estádio, Sede, Alvaláxia, etc..) esfumou-se com a venda do Património. E mesmo o Estádio deixa de estar completo pois os baixos da bancada sul também estão vendidos ( zona da Clínica dos Mellos ou Cuf ).

2. O novo grafismo é muito bonito. O jornal ficou melhor. Parabéns. E a cores. Pena ser mais pequeno.
Gostava dos comentário do Sr. Romeu Branco.

3. Não gostei da reportagem da Assembleia Geral de 6 Dezembro p. p..
Demasiado sucinta sem dar a palavra às pessoas que foram ao palanque falar.

4. Sugestão : porque não dar a designação de "Baliza Damas", a uma das balizas do nosso Estádio ?
Seria original e homenagearia o nosso inesquecivel Guarda-Redes.
E facilitaria até a descrição dos comentadores que deixariam de falar em atacar do lado sul para norte, ou vice-versa. Apenas diriam que a equipa X está atacar para o lado da Baliza Damas.
É só uma ideia !
Quanto à outra baliza ? Depois decidia-se, mas poderia ficar "em aberto" para outro grande guarda-redes que surgisse um dia… Ou para o Azevedo.

Cumprimentos e felicidades,

José Gabriel F. Almeida, sócio nº 8992 e assinante 995 ( tenho todos os jornais, encadernados, desde Agosto de 1974).

domingo, julho 26, 2009

Damas

Vi agora, no "site" do Sporting, com imensa alegria e satisfação, que ia ser dado o nome de "Vitor Damas" à baliza sul do Estádio José Alvalade.

São iniciativas destas que marcam e reconhecem as figuras imortais do Sporting Clube de Portugal. Nenhuma Instituição pode atingir plataformas elevadas e perpetuar-se se não viver e promover a "Gratidão".
São estes "pequenos" gestos simbólicos que podem regenerar a mística Sportinguista e contribuir para o ressurgir da tão cantada "militância". Mais satisfeito fico porque há muito preconizava esta iniciativa que já tinha alvitrado até entre as pessoas Sportinguistas das minhas relações e até já tinha exposto em emails e blogues.
Parabéns ao Conselho Directivo que em boa hora decidiu pôr em prática, em homenagem que decorrerá amanhã.

Ficam aqui outras duas ideias: recuperar a antiga Sede da Rua do Passadiço, onde o edifício parece que está desaproveitado. Seria concerteza de grande motivação e júbilo para os sócios mais antigos. E por fim outra ideia seria criar um Mausoléu ou Panteão num cemitério, onde poderiam repousar as glórias eternas do Sporting. Obviamente que este ponto requer um cuidado especial no seu tratamento atendendo à suscetibilidade que pode criar; e com os sentimentos das pessoas ( familiares) dos falecidos, não se brinca.
Gabriel Almeida

E que tal um ambiente destes na próxima 4ª feira ?


video




Lion King

sexta-feira, julho 24, 2009

Mais força para o ataque !

Caicedo, foi a opção do Sporting para reforçar o seu ataque e ao que tudo indica poderá ser uma opção já para o jogo da próxima semana de acesso à Liga dos Campeões.

Felipe Caicedo, 20 anos, internacional pelo Equador, chega a Alvalade por empréstimo dos ingleses do Manchester City, durante uma temporada. É descrito como um jogador com qualidades e potencial elevado para poder evoluir, esperemos que seja feliz de leão ao peito e que traga capacidade e golos ao nosso ataque!


Com a chegada de Caicedo, a equipa ganha maior qualidade e melhor apetrechamento para atacar de forma convicta o objectivo de vencer títulos, sendo que o equatoriano ao que tudo indica não será o último jogador a entrar para o plantel. Espero que saibamos fortalecer a nossa equipa, de forma a podermos ter mais condições para concretizarmos os nossos sonhos!


Lion King

Comunicado de Palmela

Aqui fica um enlaço para o comunicado do Núcleo Sportinguista de Palmela enviado para o site do Sporting.

Digamos que fala quem sabe. Pelos vistos não ficaram surpreendidos com a já famosa "decisão" do CD da FPF... e pensando bem nós também não devíamos estar já que o futebol português é mesmo assim: podre e sem vergonha.


Não podemos estar calados. Contactos FPF

SL
Luso

Parabens Campeões!!!!!



Não contente com a atribuição do titulo de campeão ao recreativo de carnide o iluminado Marques da Silva o advogado que tambem escreveu as leis do futebol da federação portuguesa da modalidade e prepara o lançamento do livro "Futebol em Bedrock- A pedreira Flintstone" , acaba de nos mostrar o novo trofeu que será entregue ao sport lisboa pela vitoria no campeonato de juniores que agora terminou na sede do conselho de justiça da federação. Como uma vergonha e provocação não vem só reparem bem. 3 das 4 pedras que ali estão foram nos sonegadas de alcochete e estavam numa das bancadas verde e brancas a espera da ordeira claque sem nome.
Para que não nos esqueçamos do que fizemos o sobredotado e sobretudo imparcial
Marques da Silva resolveu colocar-las no trofeu para fazer ver que a justiça é celere e porventura carregada de igualdade e não se pode mandar pedras destas a quem vem por bem.
Viva! Viva ! Viva! Terá gritado enquanto bebia directamente do garrafão e desembrulhava o cachecol vermelho......

SL

Mike Blitz

quinta-feira, julho 23, 2009

benfica

Este blogue é sobre o Sporting, o GRANDE SPORTING, mas tenho uma dúvida.
Onde é que o benfica vai buscar tanto dinheiro para as grandes e "sonantes" contratações que faz?

Sim, porque na Liga dos Campeões não metem lá os pés há 4 anos.

Pedro

À pedrada!

http://twitter.com/jebettencourt

"A ser verdade os campeonatos sempre se podem ganhar a pedrada. Não me conformo. scp4ever"

Via VERDE

quarta-feira, julho 22, 2009

Vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Mais uma decisão vergonhosa que atenta contra o futebol português!

Entram na nossa casa, apedrejam, insultam e provocam os nossos adeptos, estes limitam-se a defender-se e ainda por cima somos punidos com uma derrota e espoliados da possibilidade de nos sagrarmos campeões nacionais de júniores?

Espero que a recém-eleita direcção do nosso clube assuma uma posição firme e convicta em relação a esta vergonhosa decisão, digna de um futebol terceiro-mundista!

Cada vez mais me convenço que tudo isto foi premeditado por um clube que só já consegue ganhar na secretaria quando não tem competência para vencer no relvado.

Leonino

terça-feira, julho 21, 2009

Teimar em não saber segurar vantagens...



V. Guimarães, 2 - Sporting, 2

Estádio D. Afonso Henriques
Árbitro: Soares Dias

V. GUIMARÃES: Nilson; Andrezinho, Sereno, Moreno e Milhazes; Flávio Meireles e João Alves; Rui Miguel, Nuno Assis e Desmarets; Douglas.

Suplentes: Cláudio, Serginho, Mendieta, Dinis, Carlitos, Targino, Roberto, Jorge Gonçalves, Santana, Custódio, Marquinho, Alex e Tiago Alencar.
Treinador: Nelo Vingada

SPORTING:
Rui Patrício (Tiago); Pedro Silva (Abel), Polga (Caneira), Tonel e Miguel Veloso; Rochemback, Adrien, Pereirinha (Matias) e João Moutinho (Vukcevic); Yannick e Liedson (Postiga).

Suplentes: Tiago, Vukcevic, Caneira, Matías Fernandez, Postiga e Abel.
Treinador: Paulo Bento

Golos: Roberto (69), Jorge Gonçalves (87); Matias Fernandez (46), Hélder Postiga (57)


Leonino

Paletes deles......

Antes de iniciar este post gostava de por uma coisa a pratos limpos. Nos ultimos dias têm surgido alguns ataques pessoais. Pessoas que nêm se dão ao trabalho de debater mas apenas de ofender quem escreve. Ou seja eu. A minha opinião é apenas e só isso. Uma opinião e nada mais. Não sou detentor da verdade suprema nem da visão iluminada sobre o nosso clube. Apenas escrevo aquilo que observo do nosso clube. Pode-se gostar ou não. Poderei por cansaço com o actual estado das coisas ser demasiado exigente? Pode acontecer. Está na vossa mão poder-me fazer ver que o cenario não é assim tão negro.Amo o Sporting e aquilo que escrevo aqui apontando erros e fragilidades não o faço perante lampiões ou andrades. Querem que debata isto com quem? Se não o posso fazer perante os meus farei-o com quem?

Adiante. Mais um dia e mais um charter com paletes para os nossos rivais. É assustador? Talvez seja. Não critico o presidente. Temos as condicionantes que temos. Teremos que viver com elas. Talvez por isso seja tão critico do treinador. Come e cala não reclamando? Sim concordo. Como contornar esta questão da falta de reforços? Trabalho. Muito trabalho como diria o outro. Potenciando aquilo que de melhor tivermos. Mais que a tactica , convem trabalhar tecnicamente para ocultar os erros. Principalmente os erros defensivos que tanto deitam a perder , traindo algum do bom trabalho apresentado. Teremos que lutar por cada palmo de terreno. Fazer das nossas fraquezas virtudes. Trabalhem os posicionamentos defensivos até a exaustão. As bolas paradas até ficarem fartos. Mas trabalhem!

É certo que esta equipa precisava de ser reforçada. Fala-se num medio e num avançado mas eu apostava tudo em reforçar a defesa principalmente nas laterais e depois sim um medio ofensivo. De preferencia que descai-se para a esquerda. É aquilo que temos e é aquilo com que podemos contar. Mas fica desde já a certeza que não será "mais uns treininhos" que nos levaram ao titulo. O treinador fala em imaturidade....Não compreendo como se pode ter imaturidade numa equipa junta há varios anos e treinada pela mesma pessoa nesse periodo. Senhor Paulo Bento todos sabemos que há uma franja de adeptos que o apoia incondicionalmente só porque sim. Eu não sou assim. Serei um pouco mais exigente. Já fui seu defensor. Mas os ultimos 2 anos revelaram um treinador teimoso e avesso a mudanças.

Faça bem uma analise. Veja o porque de falharmos. Será credivel continuar a apostar numa tactica sem jogadores para a interpretar? E sobretudo conquiste-nos. Aqueles que desaprenderam de gostar deste futebolzinho incipiente e inocuo. O simbolo do Sporting é um leão. Sejam agressivos como ele! É tudo aquilo que espero de si e do grupo que comanda. Já passei por periodos bem pior e nunca virei costas ao clube que amo. Não será agora e não será nunca. Critico mas não assobio. E no estadio é para bater palmas. Mas está na hora de vcs conquistarem os adeptos e não andarem a pedir apoio.

Viva o Sporting!

SL

Miguel Damas

-ADENDA-

Com toda esta discussão esqueci-me completamente que hoje é dia de jogo do SCP. Infelizmente e por via de estar a trabalhar a hora do jogo. Muito dificilmente conseguirei ver in loco e provavelmente vou deixar a gravar para ver depois. Espero do fundo do coração leonino que algo mude para melhor e que a imagem e raça começem já hoje a mudar e provar aos que tanto criticam e bramam como eu que realmente foram 2 jogos de pré-época e que é possivel fazer um campeonato e taças condizentes com os pergaminhos do Sporting. Por ultimo peço ao treinador que se há enesima vez o losango não resultar , por amor de deus mude! Ainda vai a tempo!

SL

domingo, julho 19, 2009

Quo vadis Sporting?

Quase 2 meses depois das eleições e do estado de graça em que o Sporting vivia ameaça ruir devido as maus resultados da sua equipa profissional (?) de futebol. Com 2 derrotas nos ultimos 2 jogos. Com um futebol paupérrimo e apenas com um reforço e 2 regressos não se adivinha facil a temporada. A escassas 2 semanas de entrar em competição a imagem que deu em 2 jogos televisionados foi de má preparação , falta de interligação entre sectores e sobretudo muita falta de trabalho.

Sinceramente olho para o nosso futebol e sou levado a pensar que fazem este grupo de rapazes que vestem a nossa linda camisola durante a semana. Futebol atabalhoado , sem fio de jogo , demasiado desligado e sobretudo com os eternos erros de palmatoria. Uma equipa que têm imensa dificuldade a criar jogo ofensivo e corre quilometros para defender mal o seu meio campo. Chega a ser confragedor o pessimo ocupar de espaços da nossa equipa. Depois a nivel ofensivo um desligar de sectores e falta de opções de passe devido ao demasiado rigor tactico e postura estatica dos nossos jogadores.

Um filme tantas vezes visto durante as 2 ultimas épocas incrivelmente continua a ter remakes sem ser corrigido. Falamos de uma equipa que pouco mudou nas ultimas 4 temporadas e que foi acrescentada com um jogador de qualidade (Matias Fernandez) e 2 regressos de jogadores da casa. Se no caso de André Marques é um jogador interessante , no caso de Saleiro não vejo que este possa ser melhor por exemplo que Tiui (a quem não foram dadas oportunidades) ou mesmo de Varela (perdido para o Porto).

Há no SCP demasiados jogadores fora de forma e acima do peso. Incrivelmente fazemos poucos jogos de preparação! Pior que isso mostramos um entrosamento ao nivel dos infantis de 1 ano quando é o 4 ano de treinador e da maior parte dos jogadores.

Sinceramente durante as eleições e a partir do momento que JEB era o mais que vencedor , defendi , apesar de não ter votado em JEB , que atendendo ao pouco tempo de preparação , Paulo Bento seria a melhor opção. Erro crasso! Paulo Bento pode ser um homem de convicções fortes e ter defendido o clube como ninguem mas mostra-se incapaz de fazer uma verdadeira analise aos jogadores que têm e a tactica que utiliza. Ainda ontem falava em relação aos seus jogadores que mostravam falta de maturidade. Será que essa imaturidade não começa no proprio treinador?

Paulo Bento tem a atenuante de apenas ter recebido um reforço que custou muita "pasta" nas palavras do presidente. É certo que os ultimos 2 titulos foram ganhos com o elan de contratações de jogadores. Em 99-00 foi a entrada de André Cruz , Mpenza e Cesar Prates. Em 01-02 foi a entrada de Jardel a dar o elan necessario a uma equipa que desatou a jogar futebol e a marcar golos. Em ambos os casos os treinadores mudaram a forma de jogar. Paulo Bento apresenta-nos este losango há 4 anos e há 4 anos que não utiliza nenhum plano de contigencia sem ser Yannick Djáló a 10 do mesmo losango.

Seria inteligente da parte do treinador olhar para dentro e verificar as lacunas e as incapacidades desta equipa e trabalhar-las até à exaustão. Mas pelo contrario. Mais que o mau futebol é os erros que se acumulam jogo após jogo sem correcção. Acrescente-se a isso a incapacidade dos jogadores lançados por Paulo Bento vindos das camadas jovens de evoluirem em comformidade com as necessidades da equipa. Ao contrario do que se diz não foi Paulo Bento o primeiro treinador a apostar nas camadas jovens nem a academia que fez despontar todos estes jogadores. Desde sempre o Sporting aproveitou e bem os jogadores da sua cantera. Esta é uma falsa questão. É claro que há coragem em apostar mas tambem na contigencia financeira em que o clube vive.

Será que as apostas foram evoluindo? Pereirinha com 3 anos de Sporting não devia ser mais jogador? Rui Patricio continua com as mesmas debilidades que apresenta desde o primeiro jogo pelo SCP. Ainda por cima jogadores como Abel , Polga e Caneira apenas para dar estes exemplos desaprenderam de jogar! Uma equipa é aquilo que treina. E a imagem que dá é de muita peladinha e pouco trabalho tecnico. Eu sei que logo virão os defensores dizer que vá lá fazer melhor ou pedir eleições antecipadas. O problema aqui é mesmo o treinador e directores desportivos. Pouca visão e demasiada amizade entre eles torna tudo num compadrio. Será que a exigencia será a devida? Será?

A escassos dias de jogarmos cartada decisiva no nosso futuro relembro a muitos as palavras de alguem que iniciou toda esta trabalhada. "Este projecto será imune as bolas na trave ou na barra..."
14 anos depois vivemos a mingua da CL e temos que ouvir um ex-presidente dizer que prefere 3 segundos lugares a 1 primeiro e 2 terceiros. Vivemos da mingua. Está a vista de todos. Uma politica e um futebol que desvaloriza tudo e todos e vemos jogadores do rival a norte serem vendidos por verbas exorbitantes e nós não vendemos ninguem como ainda damos passes na mão aos jogadores dispensados depois de termos recusados propostas bem melhores!

É um clube em que o treinador diz que os adeptos estão mal habituados devido a terem ganho taças e supertaças nos ultimos anos escudando-se a falar sobre o pessimo futebol apresentado e um jogador que responde aos assobios dizendo que os cães ladram e a caravana passa. É realmente sui generis. Um presidente que na televisão e perante a apresentação "galactica" de um nosso ex-jogador vendido ao preço da uva mijona e hoje o maior do planeta diz , que os adeptos do Real Madrid são muito exigentes com a equipa e que alem de vitorias exigem bom futebol. Que diferença há então para os adeptos leoninos? Teremos que pagar e calar? Acha que não pago bem para ver os jogos leoninos?

Mais que reforços convem fazer ver ao treinador que se quer arrepiar caminho e convencer os adeptos que o losango está caduco , que o trabalho semanal é insuficiente e que mais um 2 lugar será mediocre independentemente de quem eventualmente vier. Jogadores como Liedson , Moutinho , Vuk , Izmailov , Matias Fernandez , Miguel Veloso e Carriço não são suficientes para fazer uma equipa competitiva? Se eu posso ser demasiado exigente , há quem seja leviano na forma de analisar esta equipa e o seu treinador. Quem os poem a jogar? Quem os treina? Mais que acusar os jogadores , há que reclamar de quem os treina ou neste caso nao os treina.

São 4 anos de Paulo Bento. Se os dois primeiros anos ainda foram positivos , a terceira época foi-lhe salva por uma taça frente ao Porto e uma eliminatoria soberba contra o Benfas (talvez o ex-libris do reinado de PB para quem gosta de ganhar apenas ao rival). Nesse ano a nivel de campeonato foi horrivel o futebol apresentado e fomos elimandos estupidamente por um Rangers do mais acessivel que há memoria. Este ultimo ano mais do mesmo. Demasiados erros de casting e 4 goleadas como nunca se tinha visto no mesmo ano. No começo do 5 ano e ao contrario do que seria de esperar nada mudou. Mesmo discurso após os jogos e a mesma imagem durante os mesmos. Dizem que estamos na pré época e tal....mas para uma equipa que nada mudou isto não é uma pré época é apenas jogos treino. Porque sem mudar tactica nem futebol dá ideia que ainda estamos a jogar o campeonato 08-09 com um novo jogador.

Pergunto assim e perante este cenario ..... Quo Vadis Sporting?

SL

Miguel Damas

sábado, julho 18, 2009

Quatro minutos fatais



Sporting, 1 - Feyenoord, 2

Estádio José Alvalade
Árbitro: Hélder Malheiro

SPORTING – Rui Patrício, Abel, Daniel Carriço, Polga, Caneira, Miguel Veloso, João Moutinho Matias Fernandez, Vukcevic, Liedson e Hélder Postiga.


Jogaram ainda: Tiago, Pedro Silva, Adrien Silva, Tonel, Yannick Djaló, Bruno Pereirinha, Rochemback e André Marques.

Treinador: Paulo Bento

Golo: Hélder Postiga (30 m).

FEYERNOORD – Darley, Ignjatovic, Bahia, Fernandez, Bronckhorst, Landzaat, Bruins, Fer, Wijnaldum, Makaay e Cissé.

Jogaram ainda: El Ahmadi, Vlaar, Slory, De Guzman e Biseswar.

Treinador: Mario Been

Golos: De Guzman (46 m) e Makaay (49 m).


Leonino

O adversario de hoje.


Hoje é dia de apresentação do Sporting clube de Portugal diante dos seus associados. Foi uma semana atipica com muita discussão do momento da equipa profissional mesmo que seja apenas uma derrota ao 2 jogo de pré época. Espero que este ano e com outro nível de exigência se corrija os erros de jogo para jogo. Hoje não irei estar presente mas no meu lugar estarão dois Sportinguistas de gema. O irmão e o sobrinho de Augusto Inacio. Lamento ter outros compromissos....esta moda de batizados à tarde deitaram por terra o meu fervor leonino... ;-)

O adversario de hoje chama-se Feyenoord. É dos melhores clubes holandeses. Com um historial bem rico apesar de ter como ultimo titulo nacional holandes o ano de 1998.
Foi casa de jogadores famosos como Cruiff que ali acabou a carreira com o famoso 14 nas costas e campeonato e taça no bornal, Herrick Larsson , Gullit , Ronald Koeman, Van Persie, Makay , Van Vossen entre outros. Foi tambem um clube treinado por alguns tecnicos conceituados como Leo Beenhakker e Ernest Happel.

O Feyenoord tem nas suas vitrines varios trofeus importantes. Para além de 14 titulos , 11 taças e 2 supertaças Holandesas , têm tambem a nivel europeu varios trofeus.
1 taça dos Campeões Europeus na decada de 1970 e 2 taças Uefas . Tem tambem uma taça intercontinental.
Não sendo hoje em dia uma potencia europeia é um clube com grandeza historica tal como o N.Forest mas será um teste mais dificil e um bom adversario para acertar agulhas em relação ao jogo com o tambem holandes Twente.

SL

Miguel Damas

sexta-feira, julho 17, 2009

Twente, o adversário que nos calhou



O Sporting vai defrontar os holandeses do FC Twente na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

O primeiro jogo decorre em Alvalade a 28 ou 29 de Julho e a segunda-mão a 4 ou 5 de Agosto.

O vencedor deste encontro fica apurado para o play-off da Liga dos Campeões, enquanto o derrotado disputa o play-off da Liga Europa.

O FC Twente terminou o último campeonato holandês no 2.º lugar a 11 pontos do AZ, e com 1 de avanço do Ajax, sendo treinado pelo ex-seleccionador inglês Steve McClaren. Foi fundado em 1 de Julho de 1965, tendo o seu estádio capacidade para 24.000 espectadores.

Leonino

quinta-feira, julho 16, 2009

Mudanças......

Caros consocios. Temos todos andados realmente engalfinhados a degladiar opiniões devido a derrota de sabado. É certo que a defesa e ataque do momento actual extrapolou-se um pouco mas é tambem notorio a preocupação de uns e outros do melhor para o Sporting. As coisas azedaram e chega-se a trocar frases mais quentes , mas no fundo somos todos levados pelo Sportinguismo e pela sede da vitória e do melhor para o nosso Sporting. Sabado será a apresentação dos nossos jogadores perante a massa associativa e do nosso lindo estádio. Após a tempestade vêm sempre a bonança. Depois de uma semana o sangue arrefece um pouco e renovo sempre a esperança mesmo por mais desconfiado que ande. Não sei ainda se estarei presente mas de certeza que os meus 2 lugares estarão ocupados por leões. Se me conseguir escapar é certo que correrei para o meu lugar e ver o clube que amo ao vivo.

Caicedo vêm , Caideco não vêm.....por muito que custe a todos é os tempos que correm e o panorama que temos. Ao contrario de muitos que falam de ovos e de omoletes eu acredito que temos plantel para ser campeão. Gostaria de figuras menos geométricas mas mais vertice menos vertice o plantel que temos é de qualidade desde que haja garra , esforço , devoção e dedicação é possivel no final do ano darmos a volta da gloria . Não vou aqui apontar mais nada. Toda a gente sabe aquilo que penso e vou debatendo. Mas por detrás desse sentido critico está alguem que acima de tudo e das minhas convicçoes normais , tem uma paixão que o leva sempre a acreditar na vitoria. VAMOS A ELES.

Noutro contexto passo a citar uma noticia que está relacionada com o Real Madrid. E daquilo que há muito reclamamos. Os horarios do futebol. E ainda por cima temos um país interessado em saber e ver sobre um seu jogador. A vinda de Matias Fernandez para o Sporting mexeu e muito com o Chile. Já aqui preconizei uma parceria para vender camisolas leoninas lá. Convem tambem o Sporting apostar e investir melhor na sua imagem e na maneira como a vende. A Sporttv pode ter ajudado muito o clube mas neste momento vive á grande não retribuindo nem de perto o valor que nos é devido e matando muita da paixão daqueles que mais longe de Lisboa vivem com horarios completamente desfasados da realidade do país e daqueles que trabalham.

Mas regressando ao texto em questão do Real Madrid , convido os consocios a ler e a retirarem as vossas ilações.

"O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, quer antecipar para as 15:00 espanholas os jogos da equipa de forma a aumentar a audiência televisiva mundial, sobretudo em países asiáticos.

O líder merengue já tinha avançado que se trataria de uma audiência global de 1.800 milhões de espectadores, contra os 800 milhões que renderão as transmissões à noite, como estão programadas.

De acordo com o jornal "As", Pérez irá propor à liga espanhola a alteração do horários dos jogos 15:00 no inverno, 16:00 para o verão), alegando que a medida ajudará a rentabilizar o investimento feito em reforços como Cristiano Ronaldo e Kaká, bem como a melhoria da imagem da própria competição" in Record

É certo que não teremos a visibilidade do Real Madrid. Mas dentro do nosso proprio país quantos não viriam a Alvalade se jogassemos domingo as 15? Quantos não seriam capazes de sair de manhã de casa e fazer um domingo bem leonino? Sei das condicionantes mas espero e muito que JEB possa dar a volta a esta situação.

Pedindo desculpa se na refrega de opiniões me tenha acalorado demasiado despeço-me com um grande abraço leonino.

SL

Ps- Encontrei o meu single da Juve Leo . Mal consiga scanar a capa e passar a musica para o you tube irei partilhar com vcs.

Miguel Damas

quarta-feira, julho 15, 2009

Já tens a tua?

Video de promoção das Gamebox época 2009/2010 do Sporting Clube de Portugal.

Relato do Treino Matinal de hoje by Felizberto Desgraçado

The Best One

terça-feira, julho 14, 2009

Jogos da minha vida.......




















Para desanuviar um pouco fui ao meu baú desencantar memorias de outros tempos. De outros campeonatos e outras taças. Tempos em que a militancia não era posta em causa e o fervor leonino era vivido de forma bem mais sentida. Não estou com isto a ter sentimentos revivalistas mas sim recordar jogos que muito gozo me deram e que a pujança leonina apesar dos resultados finais era forte.

Este post ficará sempre cortado devido a inesperada greve do meu scanner para os ultimos 5 bilhetes. Falarei dos jogos mas não os pude scannar.

Mas abreviando e iniciando o que realmente interessa começamos pelo Sporting-Sevilha.

Este jogo é o primeiro que tenho memoria de ver a nivel europeu. Lembro me de ter ido com o meu pai e termos jantado em casa de uns primos que vivem perto do antigo estadio. Lembro-me que o meu pai comprou bilhete para a superior sul mas que esta estava tão cheia que com a ajuda de um policia passamo-nos para a lateral da central coberta! Quanto ao jogo foi uma incerteza até ao fim. Estivemos sempre em desvantagem e conseguimos sempre ir ao empate. Oliveira a poucos minutos do final fez um excelente golo e pendeu a eliminatoria para o nosso lado. Lembro me de Futre estar a aquecer ao intervalo e o meu pai nao o conhecia. ( trabalhava fora de portugal e vinha de 3 em 3 meses) Fiquei todo orgulhoso de poder lhe dizer que era a grande esperança e coqueluche leonina. Infelizmente no defeso do ano seguinte partiu para as Antas...
Anos mais tarde , na noite em que despachamos a Espanha no Euro 2004 encontrei-o no Tamariz-Estoril a festejar com o Dani. Apesar de tudo sempre foi um dos meus jogadores preferidos e acabei por estar a conversa com ele. Ao falar-lhe deste jogo , perguntei-lhe se ele lembrava-se do resultado. Resposta dele..." Entrei ao intervalo e ganhamos 3-2 no fim com um golaço do Oliveira..." Espectaculo!

Os 2 jogos seguintes foram 2 épocas depois. Em 85 era Manuel José o treinador e o SCP fez uma optima prestação europeia chegar bem longe na Taça Uefa. Lamento imenso que do jogo com o Ath Bilbao não haja imagens. Porque foi dos melhores jogos europeus que tenho memoria do SCP fazer. Depois de uma derrota por 1-2 em Bilbao respondemos com um diabolico 3-0 com golos de Manuel Fernandes , Meade e uma obra prima de Sousa. Contra o Feyenoord já embalados pelas boas exibições europeias despachamos os holandeses com um 3-1 e com Jordão a assinar um grande golo numa excelente jogada colectiva. Lá é que foi sofrer mas chegou para passar. (1-2)

No ano seguinte jogamos com o poderoso Barcelona. Depois de uma derrota por 0-1 na catalunha com Negrete a falhar escandalosamente o 1-1 e com o meu tio a queixar-se de uma apitadela do arbitro apos a marcação do livre que deu o golo , o SCP perante o seu publico e com o estadio á pinha fez uma exibição de sonho corolada com 2 golos de vantagem até 8 minutos do fim , quando um pontapé a mais de 35 metros a entrar no angulo deitou completamente por terra as aspirações do SCP e deixou o escriba a chorar na bancada.
Fernando Mendes fazia anos nesse dia e foi dele os 2 cruzamentos para os 2 golos. Se não tivesse sido guloso podia ter dado a marcar o 3 golo a Meade em vez de querer ser ele a fazer e mandar por cima.

7-1 ! O velhote no cais do sodré nem queria acreditar quando lhe disse o resultado. Tive que voltar a dizer-lhe e mesmo assim foi preciso chegar mais gente a gritar 7 para o homem acreditar. A historia já toda a gente sabe. Mas a o escriba acrescenta uma curiosidade. Fui com o Rodrigo Albergaria ao jogo (Foi o Dj do News e fez ou faz radio) . Ele era muito amigo do meu primo e o meu tio aconselhou os meus pais que o rapaz era de confiança e eu podia ir com ele.
As 9 da manha estava na estação de Oeiras para ir na concentração da Juve. Ao meio dia e depois de nos encontrarmos com todos os nucleos lá chegamos a Alvalade e entramos para o estadio. O jogo foi o que foi. Na vinda em vez de vir para casa fui para casa do meu tio. Queria festejar com ele. E assim foi. Para grande cabeça do meu pai que não tinha querido ir ver o jogo lá fomos todos jantar fora e eu só queria beber seven up para gaudio do meu tio e para infelicidade do empregado que era lampião. E aquele sorriso de olhos fechados do meu tio a dizer ao meu pai. " Deixa lá o miudo , é para festejar! "

Supertaça
SCP 1 SLB 0
Naqueles anos de mingua este foi um trofeu no deserto. No ano anterior tinha ido ao jamor e depois de termos eliminado o FCP nas antas até eramos favoritos. Mas 2 golos de genio do estrabico Diamantino deitaram por terra as nossas esperanças e de nada serviu o golo de Marlon.
Mas neste jogo era mais que certo a nossa vitoria. Tinhamos dado 0-3 na luz por isso nada nos iria impedir de levantar o caneco. E assim foi. 1-0 bastou para acrescentar mais um golo ao total de 4-0 nos 2 jogos.

Penultima jornada
Fizemos um grande campeonato mas o mês de março deitou tudo a perder.( este jogo é do ano do Bilbao e Feyenoord) Eliminados da taça de Portugal pelo Benfas (0-5) e pelo Koln na taça Uefa (1-1 e 0-2) chegavamos a este jogo já sem hipoteses de ser campeão apesar dos escassos pontos de desvantagem. Estadio da luz completamente a pinha. Benfica liderava com mais um ponto que o FCP que jogava em Setubal. Aos 20 minutos já o estadio estava em silencio para gaudio dos 3 mil Sportinguistas. Golos de Morato e Manuel Fernandes davam a vantagem ao SCP. Vantagem essa que se manteve até ao intervalo mas com o FCP já a ganhar em Setubal com um golo de Futre. Na 2 parte o benfas carrega e reduz por Maniche. Depois foi o maior inferno que alguma vez assisti com aquele estadio completamente em ebulição a empurrar as papoilas para a frente. Valeu-nos o Keeper. Esse homem que é a razão do meu amor pelo clube. Com defesas mirabolantes , Damas foi evitando o empate até ao fim do jogo dando de bandeja o titulo aos azuis e brancos. No final o escriba foi agredido e começou aqui a sua ausencia de fair-play para com o clube de carnide. ;-)

SCP-Napoli
Nem foi um grande jogo mas posso dizer que vi DEUS DIEGO no nosso estadio e por minutos apos o jogo acabar vestir a nossa camisola... ;-)
Empatamos 0-0 cá e lá. Lá houve aquela rabula do penalty defendido pelo Ivkovic ( que repetiu no mundial) a Maradona mas foi insuficiente para seguir em frente embora tenhamo-nos batido de igual para igual.

SCP-Timisoara e SCP-Inter
Nesse ano tivemos varios grandes jogos em Alvalade. Marinho Peres levou-nos as meias finais e só baqueamos perante o vencedor Inter. Eliminamos tambem o Malines e Bologna e o Vitesse. Mas estes 2 jogos ficaram me na memoria por o primeiro termos goleado sensacionalmente a equipa romena e porque no jogo com o Inter em Alvalade deveriamos ter marcado pelo menos 2 vezes. Perante um estadio completamente cheio o SCP falhou a hipotese de ir a Italia com uma vantagem confortavel.

Mais um jogo que ficou fora do seguimento cronologico. Tirol-SCP
Nem tem grande historia este jogo até porque perdemos 2-4 depois de termos vencido em casa por 4-0. Apenas tem 2 curiosidades. Foi o meu primeiro jogo fora de Portugal a ver o SCP e o guarda redes do Tirol chamava-se Ivkovic....

SCP 2 SLB 0
Este jogo ficará na historia dos derbies porque é o que detem o golo mais rapido entre os 2 rivais da 2 circular. Aos 12 segundos Balakov fez um golaço e deixou Sousa Cintra a gritar aos microfones da SIC " Ka granda golo!! Espectaculo !! Maravilha!" e claro está um estadio ao rubro. Yorda fez o segundo num jogo arbitrado por esse grande boi preto que dáva pelo nome de Carlos Valente. Um lampião ressabiado que tudo fez para nos prejudicar nesse jogo e em varios da carreira.

SCP 2 Celtic 0
Depois de uma derrota injustissima por 0-1 em Glasgow , o Sporting perante 66 mil espectadores , record do velhinho estadio , brindou 60 mil leões e 6 mil catolicos do celtic com um recital futebolistico. Os homens de Robson fizeram uma exibição de gala coroada com 2 golos de Jorge Cadete. O pior foi na eliminatoria seguinte.......

Real Madrid-SCP
Talvez a melhor exibição fora que vi o nosso clube fazer e o jogo que deu a descobrir Luis Figo ao mundo. 3 bola na barra Merengue e um frango de lemajic deixaram o escriva entre o extase e o desespero. ;-) A critica foi unanime a dizer que o SCP foi injustamente eliminado. No jogo da 2 mão mais uma exibição soberba e mais um frango de Lemajic. Sem duvida que esta equipa merecia ter tido melhores quarda redes. Que estão interligados a quase todas as desgraças dessa equipa.

Maritimo 0 Sporting/Iordanov 2
Depois de tantos anos de seca e perante um estadio completamente verde e branco. Duvido que tenha havido tamanha enchente igual numa final da taça de Portugal. Ewerton foi adiando o pior e enervando os milhares de Sportinguistas que ansiavam pela almejada taça. Obrigado Iorda pelo empenho e abgenação em obter o 2 golo. Foi a festa e a entrada de Roquette e Santana.....

Scp- Monaco
Mais que a exibição , resultado e o fantastico golo de Leandro este jogo é marcante por ser o 1 na liga dos Campeões por parte do nosso clube. Num areal o SCP conseguiu entrar com o pé direito na CL sobre o comando de Octavio. Isto depois de uma pré eliminatoria com o Beitar.

99/00

SCP 2 FCP
O inicio do acreditar no sonho. O voltar a ser campeão. Julgo que nunca festejei tanto no final de um jogo a meio do campeonato. Mas pela primeira vez tive a convicção que estavamos a caminhar para o tão almejado trofeu. O meu pai ao meu lado só dava bitaites atras de bitaites. O que nós saltamos com os golos de André Cruz e Secretario. Paguei 5 contos a um colega para trabalhar por mim e acabei por lhe dar 2 contos e uma porradao de cd´s gravados. Valeu a pena. Obrigadinho Secretario. Deste jogo não tenho o bilhete. Era o primeiro ano que tinha lugar de época e nem sequer apanhei qq bilhete do chão. Bem arrependido fiquei.

SCP-Belenenses
Primeiro trofeu da era Paulo Bento. Fizemos uma boa exibição mas que só no ultimo minuto materializamos em golo. Liedshow pois tá claro.

Ficam a faltar 7 jogos que mal o meu scanner se assuste com o martelo que paira sobre ele e desate a trabalhar será finalizado. De qualquer forma deixo aqui os jogos para terem uma ideia. Inauguração do Alvalde XXI ,Portugal-Espanha , Final da Uefa SCP- CSKA e Newcastle do mesmo ano , Fulham-Everton , SCP-FCP Final da taça de Portugal e SCP 5 SLB 3.

Tenho muitos mais bilhetes (quase 200) e mais teria se não fosse os lugares de época serem com cartão. Muitos jogos assistidos e alguns que deixei de fora por opção. Acima de tudo já levo quase 3 decadas a assistir futebol leonino ao vivo. Já vi de tudo. Paulo Bento não é com certeza o pior treinador e as vezes nas minhas criticas posso ser injusto por tudo aquilo que ele já alcançou para o Sporting. Mas se critico é porque acho que há capacidade e materia humana para ser muito mais que isto. Basta PB perceber que o futebol nao começa e acaba no losango e que há muita gente insatisfeita com o que ele preconiza como futebol do SCP. Todos os anos renovo a fé e espero o titulo. Ainda o espero e com Paulo Bento mas é preciso mudar. É que por muito que me critiquem eu estarei lá. E agora não falo das pessoas que vivem longe ou não têm capacidade para obter bilhetes. Falo sim de adeptos que viraram as costas pelo simples facto de estarem desapaixonados pelo futebol leonino. É na pré época que se renova os votos...percebem agora as minhas preocupações?

SL

Miguel Damas

domingo, julho 12, 2009

Zero

Antes de mais as minhas desculpas. Estou bastante chateado com o resultado e pior que isso , o futebol (?) apresentado pela nossa equipa. Não me vou alongar. Acho que apesar de ser um jogo de pré época e para quem estava tão ansioso de ver de novo o SCP em acção. Foi um fiasco total.

Pior que isso foi um remake e replay tantas vezes visto de filmes B com produção manhosa varias vezes apresentado pelo SCP nos ultimos 2 anos. Já cansa os debates , já cansa as acusações e acima de tudo já cansa a defesa do indefensavel. Para não entrar numa estrada tantas vezes percorrida e tantas vezes criticada por muitos que são incapazes de ver que ao fim de 4 anos do mesmo homem do leme o barco teria que navegar airosamente e com segurança.

Mas afinal é precisamente o contrario. Com apenas 1 jogador novo e jogando (?) pela énesima vez com o losango manco. (Caneira e Moutinho na esquerda é descabido e deixa a equipa coxa)
Deixo apenas o meu protesto e desagrado. Arrepiar caminho? Infelizmente não acredito. É mau de mais para ser verdade e não é de certeza com exibições e atitudes destas que irão fazer acreditar os adeptos e levar-los a comprar gameboxes.

É triste constatar que com apenas 15 mil gameboxes vendidas , com apenas um reforço e com este futebol vai ser um ano muito duro....e tudo isto a 2 semanas de entrarmos em acção.
Valha-nos São Levezinho ....

SL

Miguel Damas

sexta-feira, julho 10, 2009

Amanhã, Sporting V Notthingham Forest

Ás 21:15 no Estádio Municipal do Algarve para a 4ª edição do Troféu Albufeira, o nosso Sporting vai entrar em Campo para o primeiro Jogo a doer da época 2009/2010, e eu vou lá estar, só é pena os €20 de cada bilhete (mesmo assim sempre fica mais barato que ir a Lisboa)



Lista completa de convocados:

Patrício, Tiago, Ricardo Batista; Carriço, Polga, Pedro Silva, Caneira, Tonel, Grimi, André Marques, Abel; Adrien, Matias, Miguel Veloso, Pereirinha, Rochemback, Moutinho, Saleiro, Vukcevic, Yannick, Postiga e Liedson.

The Best One

quinta-feira, julho 09, 2009

Carta Aberta ao Presidente José Eduardo Bettencourt III

Caros amigos Sportinguistas, venho mais uma vez a terreiro para acabar a saga do Post "Carta Aberta ao Presidente José Eduardo Bettencourt "

Finalmente o meu caso foi resolvido graças á exepcional intervenção de uma verdadeira profissional de seu nome Sandra Simões que em menos de 48 depois de receber a minha carta fez chegar ás minhas maõs os cartões com es respectivos codigos que esperava desde Dezembro, afinal existe gente capaz de resolver os nossos problemas na "nossa casa".

Á pouco recebi uma chamada da Sandra para saber se estava tudo conforme o combinado, o que eu confirmei e agradeci.

A conversa desenrolou-se e chegou a um ponto que eu lhe disse que fazia parte dos Editores de um Blog do Sporting o "Sangue Leonino" que ela disse que conhece bem, e fez-me o seguinte desafio:

Pediu-me para eu deixar o seu e-mail particular para que cada um de voces que tem problemas identicos aos meus a faça saber pois ela está lá para os resolver e vai faze-lo de certeza em prol do nosso Sporting.

Por isso aqui fica o contacto milagroso que vai ajudar a aproximar de uma vez por todas a Familia do Sporting Clube de Portugal.

Obrigada Sandra por toda a sua ajuda e empenho.

The Best One (Paulo Piedade)

quarta-feira, julho 08, 2009

Carta Aberta ao Presidente José Eduardo Bettencourt II

Antes demais gostava de pedir desculpa ao Miguel Damas por colocar outro Post tão colado ao dele mas acho que devo reportar os ultimos acontecimentos em relação ao Post de ontem.

A dita carta seguio ontem pelas 15:30 para o nosso Presidente (mesmo com erros ) Registada e com Aviso de Recepção.

À cerca de 15 minutos recebi uma chamada de uma D. Sandra que se identificou como Secretária do Presidente, bastante simpatica começou por pedir desculpas pelo sucedido e disse que sabe que estas situações infelismente são reais mas que estão a acontecer cada vez menos.

Depois pediu-me uma morada para me enviar os meus cartões por Express Mail , juntamente vai enviar um cartão pessoal para qualquer tipo de situação que aconteça no futuro.

Relativamente ao valor que foi retirado referente ás minhas cotas disse que podia alterar para o sistema que eu quizesse e que até me fazia o estorno se eu assim o deseja-se.
No final agradeci e deixei a seguinte palavra: "Se de facto o clube tem que mudar tem que ser com actitudes como esta, enfrentar os problemas de frente porque erros acontecem mas têm que ser resolvidos e se nós não reclamar-mos eles nunca sabem o que se passa portanto só assim eles ficam a saber dos verdadeiros problemas, mais disse: contactem os Sócios directamente como fizeram comigo quando existirem problemas e vão ver que mesmo com a insatisfação eles vão olhar para os serviços de outro modo."

Ela agradeceu o eu ter reportado tudo isto e deixou-me de novo um grande pedido de desculpas.

Moral da Historia: Quando tiverem algum problema do género escrevam directamente para o Presidente, que ai alguem vos vai ligar de certeza, não gastem dinheiro na Linha de Apoio ao Sócio não vale a pena eles só recebem as reclamaçoes e depois nada acontece.

SL

The Best One

terça-feira, julho 07, 2009

Soltas.....

Tem sido dificil para mim manter o ritmo de regulariedade que tenho mantido em relação aos post e comentarios aos mesmos. Tenho andado atarefado e peço desde já as minhas desculpas da minha parte.

Vai sendo uma pré-época bastante atipica. Apenas um reforço , e bastante bom por sinal e alguns regressos. Julgo que necessitavamos muito de nos reforçarmos mais e com a qualidade de Matias Fernandez. Em relação aos regressos , se André Marques se perfila como uma opção válida para o lado esquerdo , Saleiro "cheira-me" que irá sentar a maior parte do tempo e perder um ano de evolução , deus queira que me engane mas não vejo qualidade necessaria para ser opção até para o banco.

Entretanto já fizemos um jogo treino em que apresentamos e invariavelmente o sistema losangular.
Não sou contra esse sistema tactico , sou sim contra a sua utilização sem ter jogadores "habilitados" para o fazerem. Sou defensor de uma tactica que potencialize os jogadores e não de jogadores adaptados a uma tactica.

Em relação ao jogo , aquilo que observei foi uma equipa ainda muito presa devido a carga fisica e a procura de melhor automatismos. Julgo que o resultado acaba por ser o menos importante e sobretudo fica a imagem que Matigol já deu deixando agua na boca para os proximos jogos.

Ainda em relação ao jogador chileno e sobretudo devido a onda de euforia que a sua vinda para Alvalade está a provocar no seu país natal , seria de estudar uma parceria ou a possibilidade de abrir uma loja no Chile para vender a camisola 14 com o nome dele estampado. Seria um optimo negocio e um optimo veiculo de propaganda do clube.

Julgo que toda esta pobreza franciscana em relação ao reforço da equipa não é benefica em relação a venda de gameboxes e lugares de época. Se ao nivel de admissão de socios a adesão têm sido muito boa (ao contrario que muitos preconizaram durante as eleições é possivel voltar a unir os socios e não só por ser JEB) a nivel de entusiasmo em relação a equipa as coisas tendem a esmorecer um pouco. Não sou apoiante do comprar por comprar. Mas está na hora de nos mentalizarmos que as vezes é preciso investir para depois retirar dividendos. E não é com jogadores a custo zero nem com a suposta oferta de nossos jogadores quase ao desbarato para depois podermos nos reforçar.

Não é mais logico recuperar os nossos activos e vendermos em alta? A oferta dos jogadores resulta sempre na desvalorização dos mesmos. Basta ver os negocios que são feitos a norte. Não quero com isto dar de exemplo ou dizer que eles só fazem bons negocios mas nos ultimos anos têm feito negocios quase impensaveis com jogadores que não valeriam nem metade! Basta ver o "quase" negocio de Cissohko! Será Paulo Bento capaz de voltar a potencializar Veloso e Djáló? Quero acreditar que sim.....apesar dos apesares.

Cristiano Ronaldo passou de CR7 para CR9. De vedeta mor do Man Utd a mais uma do Real Madrid. O nosso presidente , convidado da Sic na apresentação do madeirense em Madrid entre muitos comentarios que fez , houve um que me fez ficar a pensar. Disse o nosso presidente que CR9 iria ter uma grande pressão sobre ele porque a massa associativa do Real Madrid é muito exigente e que nessa exigencia quer bom futebol e grandes espectaculos e que está no seu direito de fazer essa exigencia por aquilo que pagam para assistir o Real Madrid. Até aqui tudo certo caro presidente. Mas então porque razão terei eu que ser menos exigente e bater palminhas ao futebol mediocre apresentado a maioria das vezes pela nossa equipa de futebol?

Eu faço a minha parte. Pago as minhas quotas e renovo o meu lugar de época ano após ano. Quero algum retorno. Em altura alguma virei costas a equipa e já tive que ouvir um jogador dizer que " os cães ladram e a caravana passa...". Se o nivel de exigencia fosse outro esse jogador nunca mais representaria o nosso clube. Quero ser campeão e festejar na rua como o fiz da ultima vez.
Não quero com isto por me já a criticar tudo e todos. Acho até que este quase mês e meio de "reinado" de JEB tem sido marcado pela paixão leonina e pela demonstração de um ecletismo que há muito não se via. Mas não podemos vacilar como o fizemos em relação ao episodio da Academia. Foi demasiado grave para ainda termos dialogo com o clube de carnide. Essa gente já por varias vezes demonstrou o seu caracter. BASTA! Peço-lhe que não se deixe levar pelo ser eterno "fair-play" , as vezes as decisões mais faceis não são as mais certas para a defesa do nosso clube. Não se deixe enganar!

Ontem dei por mim a festejar euforicamente um golo de Portugal em Hoquei em patins! Portugal perdia com o Chile 1-2. Fez o empate de penalty e no minuto segundo em excelente jogada passava para a frente! Que grito dei eu aqui em casa ! Era a disciplina que eu mais gostaria que regressa-se em grande ao nosso clube. Imagino-me num pavilhão do Sporting a puxar pela nossa equipa e ver aquele carrossel a trocar a bola de um lado para o outro até a fazerem entrar na baliza adversaria! Sei que muitos outros preferem o Basket. Aqui o escriba e peço desculpa por isso prefere o Hoquei. Modalidade que aprendi a gostar primeiro nos relatos de sabado a noite em que me ia deitar com um pequeno radio do meu pai e ouvia os golos do Livramento , Chana , Rendeiro ,Sobrinho ou as grandes defesas de Ramalhete. Belos tempos! Mais tarde numa taça de portugal ganha no antigo pavilhão do Dramatico de Cascais. E muitos dos jogos europeus que deram na televisão como aquela vitoria fantastica com o Liceo (salvo errro) num domingo de manhã !

Por fim e apenas para descomprimir....



SL

Miguel Damas

Carta Aberta ao Presidente José Eduardo Bettencourt

O caldo está entornado! Estou farto! desta vez resolvi enviar esta carta directamente ao nosso Presidente e expor aqui no Sangue Leonino o que me vai na alma.

The Best One

Albufeira, 07 de Julho de 2009

Caro Presidente José Eduardo Bettencourt, é com enorme tristeza que vejo obrigado a reportar-lhe uma situação que me atormenta já há vários meses.


Tenho 39 anos sou (como todos os verdadeiros Sportinguistas) Leão desde que me conheço, acompanhei o meu Sporting muito de perto nos anos 80/90 pois vivia paredes meias com o velhinho Estádio de Alvalade, vi crescer mesmo ao meu lado Figo, Peixe, Capucho mais tarde Simão e tantos outros, era presença assidua nos treinos diarios e mesmo nas outras actividades que tinham lugar na saudosa Nave de Alvalade.

A vida mudou e sai de Lisboa, imigrei e o meu Sporting esteve sempre comigo no meu coração para todo o lado que ia.
No ano Passado regressei a Portugal e perto do Natal a minha esposa ofereceu-me a melhor prende de Natal que já recebi na vida, Inscreveu-me a mim e ao meu filho (14 anos na altura) como Sócio do Sporting Clube de Portugal.


Ora, foi practicamente logo depois do Natal que as coisas mudaram em relação ao meu afecto para com o meu clube do coração.

Hoje, 7 de Julho de 2009 o meu filho ainda não recebeu o cartão de sócio pelo qual practicamente todos os dias me pergunta , eu recebi o meu á dois meses atrás com uma carta dizendo que na semana seguinte iria receber o PIN para poder usa-lo como Cartão Multibanco mas até hoje nada. Depois de gastar verdadeiras fortunas em ligações para a linha do Apoio ao Sócio (linha por sinal de valor acrescentado) onde a única coisa que fazem é aceitar a reclamação e dizerem que vou ser contactado em breve (o que nunca aconteceu) decedi ir do Algarve a Lisboa para ver se no Estádio alguem em resolvia a minha situação.

Falei então com uma senhora no balcão que me disse precisamente o mesmo (ia registar a reclamação e que depois iria ser contactado) mas tambêm me deu o e-mail de um Sr. Afonso com que tenho trocado alguns e-mail e que me tem ajudado um pouco, pois no minimo responde aos de eu lhe envio.

Ontem recebi um e-mail dele dizendo que:
Prezado Consócio,

Na sequência do seu contacto, o qual agradecemos desde logo e pedindo, antecipadamente, as nossas desculpas pelo atraso na resposta, informamos que poderá efectuar o levantamento dos cartões mencionados, na nossa Loja Verde, Merschandising e Atendimento ao Sócio quando assim o desejar.

Reiterando as nossas desculpas pelo atraso na resposta a sua solicitação, estamos disponíveis para qualquer necessidade de esclarecimento adicional, tendo para isso à sua disposição os seguintes meios de contacto:

E-mail:
servico.socio@sporting.pt
Linha de Atendimento Sporting: 707 20 44 44
Fax: 21 751 60 85


Ao qual respondi que perguntando se os cartões podem ser levantados no Sábado e se não corria o risco de ir do Algarve para Lisboa para fazer o levantamento e eles não estarem lá, como foi ontem á noite ainda não rebeci resposta.


Uma outra situação bastante desagradavél é a seguinte:

Na passada 6ª feria ás 18:54 recebi uma sms com o seguinte conteudo:

Socio 96.137.0 informa-mos que a partir de 6/7 sera debitado referente a quotas 84 € (segue carta por correio).

12 minutos depois outra mensagem:

Correccao: Socio 96.137.0 informamos que a partir de 6 de Julho sera efectuado o débito bancario referente às suas quotas no valor de 84€.

No dia reguinte liguei para a Linha de apoio ao Sócio e claro! Registaram a minha reclamação e disseram que eu ia ser contactado, o costume.

Mas desta vez fui contactado de novo por sms que desta vez dizia:

Estimado Socio o valor de 84 EUR nao e de quotas em atraso mas sim o valor a liquidar no proximo Debito Directo. Saudacoes Leoninas

Contactei de novo a Linha de Apoio ao Sócio e depois de 20 minutos ao telefone fui informado que este pagamente “talvês” atenção “talvês” fosse referente ao pagamento de 6 meses de cotas ao qual eu respondi porque 6 meses? Se eu escolhi pagar as minhas cotas de 2 em 2 meses e que a única pessoa com direto para alterar este procedimento serei eu e não o Sporting.

Caro Presidente, estou farto! Nós no nosso Clube trata-mos muito mal aqueles que gostam de nós, aqueles que vivem com paixão a verdadeira causa de “Ser do Sporting” .

Presidente, hoje de manhã ao consultar o meu saldo báncario reparei que os ditos €84 que ninguem sabe ao certo a que se referem jã voaram da minha conta, para a conta do Sporting.

Sabe presidente, nem é por causa de €84, €840 ou €8400 pois até posso pagar 5 anos de seguida se assim o Clube merecer, mas á a actitude de o fazerem sem explicar, É MUITO TRISTE.

Amigo Presidente, eu por mim entregava já hoje o meu cartão de Sócio mas tenho pena de acabar com o sonho do o meu filho de 14 anos, que quando vai ao Estádio comigo apoia incondicionalmente um Clube que ouve o Pai falar á tantos anos e do qual ele tem tanto orgulho desde que o viu pela primeira vez em Bolon para a Taça UEFA.

Presidente, como disse na Campanha, “ia aproximar o Clube dos Sócio” POR FAVOR ,faça-o depressa antes que tantos sócios como eu se cansei do Ougulho que é fazer parte da melhor familia do mundo a do Sporing Clube Portugal.

Atentamente

Paulo A. Piedade
Sócio 96137-0


segunda-feira, julho 06, 2009

Um Mestre a quem muito devemos !

No dia em que o melhor jogador do Mundo da FIFA, Cristiano Ronaldo, foi apresentado em Madrid, gostaria de prestar a minha homenagem ao enorme trabalho realizado pelo Mestre Aurélio Pereira simbolizando todo um trabalho de alto gabarito realizado pela formação leonina, ao longo de várias décadas.

O Sporting tem sido muito enriquecido com a qualidade deste trabalho pois têm chegado dos melhores jogadores à equipa principal e que têm marcado essas mesmas equipas verde-e-brancas, sendo que os títulos serão sempre os objectivos máximos desses mesmos talentos e essa mentalidade é incutida desde a formação, onde têm estado elementos com mística ao longo destas décadas.

Aurélio Pereira, é um Mestre na prospecção e detecção de talentos e tem sido essa a base que tem permitido termos sucesso no binómio qualidade/quantidade dos jogadores formados no Sporting, mostrando que continuamos no caminho certo e que com um aproveitamento superior dessa grande qualidade por parte da principal equipa poderemos obter o sucesso desejado, sendo também necessário acarinharmos esses jovens de forma a que eles possam ter melhores condições de demonstrarem o seu valor.

Ao Mestre Aurélio Pereira, pessoa muito admirada por esta massa humana sportinguista, aqui fica um merecido reconhecimento de um trabalho fantástico, esperando que continuemos a formar grandes jogadores e que tenhamos um Sporting capaz de corporizar o desejo de vitória sportinguista!


Lion King

sábado, julho 04, 2009

A família leonina está maior!



É com enorme alegria que partilho com todos os meus amigos leoninos que a partir deste dia 3 de Julho de 2009 a família sportinguista está mais rica, porque conta agora no seu seio com mais uma pequenina leoa - acabada de nascer - e que na próxima semana será mais uma orgulhosa sócia do nosso maravilhoso clube!

Quem escreve isto é um pai extremamente babado e feliz!

Leonino

quinta-feira, julho 02, 2009

Foi há 25 anos.....















Há 25 anos , num final de tarde soalheiro. Enquanto o escriba desta prosa ia abrindo presentes e preparava-se para apagar as velas. Em Estocolmo um atleta verde e branco pulverizava o record mundial dos 10 mil metros.

Com uma ponta final do outro mundo , em que recupera de uns 20 , 25 metros de atraso em relação ao seu eterno rival e outro grande atleta verde e branco , Carlos Lopes , Mamede voa para a vitoria e estilhaça completamente o record do mundo retirando 14 segundos ao antigo e cifrando a nova marca em 27.13,28!

Mamede sempre passou ao lado das grandes competições devido , talvez a factores psicologicos. Mas nesse dia consegui explanar todo o seu potencial.

Nas palavras do "Senhor Atletismo" que definiu Mamede como..." A mais perfeita maquina atletica " que lhe passou pelas mãos. " Apontem-lhe defeitos , subtraiam-lhe qualidades , crucifiquem-no até, por não ter em Los Angeles manter os nervos fora da arena norte-americana. Não lhe retirem , porém o mérito de ter sido , há 25 anos , o primeiro recordista nascido em Portugal E , sobretudo , nunca o esqueçam..."
Porque não nos esqueçemos dos nossos e ainda mais sendo um Leão.
Parabens Mamede!

SL

Miguel Damas

quarta-feira, julho 01, 2009

Apresentação dos novos equipamentos 2009-2010



Sem grandes novidades a não ser os próprios equipamentos, fica aqui a foto (cortesia do MRG, a quem agradeço). Da equipa principal de futebol estiveram presentes Rui Patrício, Anderson Polga, Daniel Carriço, João Moutinho, Liedson e... Matias Fernández.



Quanto aos equipamentos, apesar de continuar a não gostar do design da Puma, penso que o principal está melhor que o do ano passado (nem que seja pelo aumento da espessura das riscas) e o alternativo está imensamente pior. O Stromp (senhores do site, faz favor de o colocar na loja online!!!) continua a ser o meu preferido!

Nelson Santos

Parabéns ao nosso SPORTING!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



103 anos de ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA!!!!!!!!!!!!!!

Via VERDE