"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, agosto 30, 2009

Afinal este Sporting também sabe ganhar



Académica, 0 - Sporting, 2


Estádio Municipal de Coimbra
Árbitro: Jorge Sousa

ACADÉMICA - Ricardo; Pedrinho, Luiz Nunes, Orlando e Pedro Costa; André Fonte, Paulo Sérgio e Cris; Liça, Miguel Pedro e Lito.

SPORTING - Rui Patrício; Pedro Silva (Caneira, Daniel Carriço, Polga e André Marques (Saleiro); Pereirinha (Vukcevic), Miguel Veloso, Matías Fernandez e João Moutinho; Liedson e Yannick.

Suplentes não utilizados. Tiago, Abel, Tonel e Adrien

Ao intervalo: 0-0

Golos: 0-1 Liedson ('64), 0-2 Yannick
('84)


Leonino

Parceria estabelecida com SportingApoio.com

Dentro do espírito de colaboração e de dinâmica que este blogue sempre defendeu em relação aos demais espaços virtuais leoninos, é com grande prazer que anunciamos a parceria recentemente estabelecida com ...

Sporting Clube de Portugal - Site de Apoio


... um site que ameaça tornar-se um local de referência para todos aqueles que tal como nós comungam desta enorme paixão e fascínio pelo grande SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

Miguel Angel......mais Angulo para o losango?


Miguel Angel Angulo é o ultimo reforço do Sporting Clube de Portugal. O espanhol de 32 anos assina por um ano com outro de opção. Angulo estava livre após ter sido libertado pelo Valencia no final da época passada.

Angulo participou apenas em 14 jogos e marcou um golo na época passada. Com as dificuldades financeiras que o clube Cheo atravessa acabou por ser dispensado.

Não vou emitir juizos de valor sobre um jogador que tinha grande valor. O unico senão será talvez saber em que condições fisicas , tecnicas e psicologicas com que o jogador vêm para Alvalade. Sendo que um bom Angulo , fará sempre a diferença no nosso campeonato e poderá dar experiencia ao nosso plantel.

Recuso-me neste momento de fazer qualquer tipo de critica ou juizos sobre esta contratação. O tempo é que dirá se foi boa. Deixo apenas a relação de jogos de Angulo no campeonato espanhol.


























SL

Miguel Damas

sábado, agosto 29, 2009

Boas (possíveis) notícias... e uma má notícia



Ruben Micael (Nacional da Madeira) e Diego Buonanotte (River Plate) são excelentes nomes avançados como possíveis reforços.

Agora esta notícia só pode ser anedota: ou a direcção do Sporting anda a brincar connosco, ou não sabe gerir os recursos financeiros esbanjando-os em aumento de ordenados a jogadores medíocres, ou então é mesmo INCOMPETENTE!

Provavelmente teve o aval do treinador, o qual na sua grande «competência, lucidez e visão», recomendou a renovação de contrato deste fabuloso defesa-direito. Só mesmo o senhor Paulo Bento é capaz de ver isso.

Ainda se admiram que a massa associativa se esteja cada vez mais a afastar.

Fazendo uma breve leitura a mais uma conferência de imprensa do mestre da (falta de) eloquência, brilhantismo e pragmatismo, só me apetece parafrasear alguém e dizer bem alto: CALA-TE, PÁ!!!!!!!!

Via VERDE

sexta-feira, agosto 28, 2009

Sorteio da liga Europa



GRUPO D

Sporting
Hereenven (Holanda)
Hertha Berlim (Alemanha)
Ventspils (Letónia)


Via VERDE

Anunciam-se mexidas, mas não as suficientes

Entra um novo médio, sai Rochemback?

No dia em que a comunicação social desportiva evita escalpelizar a derrota na Ucrânia da equipa-maravilha de Carnide (a ver se passa despercebida) e em vésperas de fecho de mercado, vêm notícias de mexidas no nosso plantel.

Se vier um médio de qualidade parece-me bem, no entanto a esse poder-se-ia juntar a recuperação do melhor guarda-redes dos nossos quadros (Stojkovic), dois defesas (esquerdo e direito) e um ponta-de-lança. Sem isso, continuaremos com as mesmas carências, já que o desequilíbrio do plantel existe praticamente em todos os sectores! E já agora... um novo treinador também dava jeito.

Via VERDE

Para onde caminhas Sporting?

Hello darkness, my old friend,
Ive come to talk with you again,
Because a vision softly creeping,
Left its seeds while I was sleeping,
And the vision that was planted in my brain
Still remains
Within the sound of silence.

In restless dreams I walked alone
Narrow streets of cobblestone,
neath the halo of a street lamp,
I turned my collar to the cold and damp
When my eyes were stabbed by the flash of
A neon light
That split the night
And touched the sound of silence.

And in the naked light I saw
Ten thousand people, maybe more.
People talking without speaking,
People hearing without listening,
People writing songs that voices never share
And no one deared
Disturb the sound of silence.

Fools said i,you do not know
Silence like a cancer grows.
Hear my words that I might teach you,
Take my arms that I might reach you.
But my words like silent raindrops fell,
And echoed
In the wells of silence

And the people bowed and prayed
To the neon God they made.
And the sign flashed out its warning,
In the words that it was forming.
And the signs said, the words of the prophets
Are written on the subway walls
And tenement halls.
And whisperd in the sounds of silence.

SL

Simon and Garfunkel


Miguel Damas

quinta-feira, agosto 27, 2009

E culpados há? Ou a culpa no Sporting morre sempre solteira?

E vão 8. Oito jogos sem ganhar. Sem futebol. Com garra a espaços. E uma tremenda falta de qualidade. Seja ela de jogadores ou do treinador. Muitos há que são incapazes de apontar ou pedir explicações a Paulo Bento porque votaram JEB. Muitos gostariam de o fazer. Mas por coerencia e por respeito ao voto que tomaram. Não o fazem porque indirectamente estariam a "atacar" JEB. Para mim seria-me perfeitamente indiferente pois não votei JEB e escolhi outro caminho. Mas sinceramente apesar de achar que JEB teve uma má avaliação do que poderia ser o futebol do Sporting para a época de 09-10 e 10-11. Será tempo de arrepiar caminho? Será Paulo Bento o unico culpado? Eu que sou um dos maiores criticos dele digo peremptoriamente que não.

Mas o problema tambem passa por ele. Toda a estrutura do futebol é fraca e falha sistematicamente. Seja em analise seja em proactividade. É um departamento demasiado reactivo para quem se diz profissional. Mas se não queremos atacar JEB , até pela simples razão de um trabalho de 2 meses e meio não pode estar sujeito a uma má avaliaçao e a um problema que já vinha de tras a quem pedir explicações? A Barbosa? Um homem que foi um jogador acima da média a espaços e um bom jogador a maioria do tempo com os seus episodios de indisciplina? Será a ele que temos de pedir explicações? Ou a quem gere o departamento de futebol?

Que faz Ribeiro Telles? Qual o seu papel? Não é a ele que se devia pedir explicações? Ao homem que ano apôs ano diz que não tem tempo para o Sporting?
Eu pergunto. Onde está a interpretação á letra do organograma?
Se JEB é o menos culpado , MRT é a pessoa a quem se devia pedir explicações. É ele que desde o jogo de Munique disse que as responsabilidades iriam ser apuradas e algo feito. Quase 8 meses depois os resultados estão à vista de todos. Não há que enganar. O Sporting está mergulhado na pior crise desportiva ( futebol) dos ultimos anos. O problema não é de agora e nada foi feito para mudar o rumo dos acontecimentos.
Junte-se a isso um tecnico à deriva , uma equipa sem crença , moral e preparação fisica. A pressão dos adeptos ( essa coisa hedionda) a exigirem vitórias e casos dignos do entroncamento e temos o ramalhete feito do SCP actual.

Eu pergunto que fazem? Por onde andam? E que vão fazer? Já agora não há ninguem para acompanhar os jogadores e ver o que fazem eles fora do clube? Principalmente um jogador que ainda agora chegou e já têm 5 kg a mais? Sei que pode ser anedotico mas para mim é alarmante todo este tipo de situação. Não estamos a falar de um clube da santa terrinha. Estamos a falar do Sporting Clube de Portugal , com uma SAD dita profissional (?).

É triste. Todos bramamos. Ninguem tem a culpa. Mas eu gostava de perguntar. Caro MRT que faz o senhor no Sporting e que vai fazer em relação aos seus subordinados? Se lhes vai dar uma reprimenda. Se os despedir. Se um voto de confiança. E se vai dar um voto de confiança se lhes vai dar condições para irem buscar 3-4 jogadores de qualidade. Porque mesmo acreditando que PB podia fazer melhor , há jogadores que simplesmente não têm qualidade para representar o Sporting Clube de Portugal.

Deixo apenas a minha preocupação e a pergunta. Que vão fazer?

SL

Miguel Damas

quarta-feira, agosto 26, 2009

Pena que os jogos não tenham só 45 minutos



Fiorentina, 1 - Sporting, 1


Estádio Artemi Franchi, Florença
Árbitro: Howard Webb

FIORENTINA: Frey; Comotto, Dainelli, Gamberini e Gobbi (Jovetic, intervalo); Montolivo, Cristiano Zanetti (Donadel, 80), Marchionni, Vargas e Mutu (Jorgensen, 71); Gilardino

Suplentes: Avramov, Kroldrup, Donadel, Jovetic, Jorgensen, Pasqual e Santana

Treinador: Cesare Prandelli

SPORTING: Rui Patrício; Pedro Silva (Tonel, 80), Daniel Carriço, Polga e André Marques; Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho e Matias Fernandez (Saleiro, 61); Yannick e Liedson

Suplentes: Tiago, Caneira, Tonel, Adrien Silva, Abel, Rochemback e Carlos Saleiro

Treinador: Paulo Bento

Marcador: 0-1 por João Moutinho (34); 1-1 por Jovetic (53)

Disciplina: cartão amarelo a Comotto (32), Pedro Silva (49), Zanetti (61), André Marques (69)


Leonino

Desculpem lá re-postar isto de novo....

Neste momento há demasiado ruido de fundo. Há pessoas que se metem em bicos de pés e outras com tempo de antena que em vez de serem verdadeiras e analisarem isentamente o momento do Sporting clube de Portugal preferem acusar os adeptos de fazerem pressão sobre a equipa por exigirem mais e melhor. Depois há os adeptos em que eu me incluo que pedem a cabeça do treinador e equipa tecnica. Sempre a malhar como outros adeptos dizem. Depois há aqueles que se esqueçem que o Sporting não é Paulo Bento e que Paulo Bento não é maior que o Sporting. Ainda temos que levar com jogadores a dizer que querem sair porque não jogam e outros que querem sair se o treinador sair. (ainda por cima um jogador de categoria inegavel mas que passa a maior parte do tempo no ginasio a recuperar de lesões) Noutro clube profissional , digo eu , estes ruidos seriam abafados por um alguem com voz de comando. Mas neste momento as referencias foram-se. Umas porque já faleceram outras por estarem longe do clube. Mas toda a gente se quer meter em bicos de pés e fazer valer a sua opinião (mea culpa). Por isso talvez seja necessario recuperar um texto de alguem que para muitos é uma das bandeiras maximas do nosso clube. Porque é isso que importa frisar. O Sporting clube de Portugal é muito mais que o Paulo Bento , o Dias Ferreira , o Roca , Ismailov , o Miguel Damas , o Hugo Malcato , a Ana ou o Leo. O Sporting clube de Portugal é uma instituição com 103 anos que já existia antes e vai continuar a existir (espero eu) depois de todos estes nomes partirem. Para que ninguem tenha duvidas quem realmente defendemos deixo singelamente e mais uma vez este texto.


Simbolismo Bacoco

Sempre senti algum desconforto quando era apontado como simbolo do S.C.P.

Basicamente porque, na minha ligação ao clube com cerca de quarenta anos, começei aos cinco a fazer ginástica, aos onze a jogar futebol e aos 40 como técnico (mesmo nos oito anos que estive fora não deixei de estar em contacto com ele) . Bem cedo memorizei o inicio da mais célebre marcha do clube “ o Sporting nasceu um dia com o simbolo do leão”, leão esse que me habituei a ver à entrada da sede na rua do Passadiço, quando fazia ginástica e mais tarde na porta 10-A quando começei a frequentar a escola de futebol do saudoso Mário Inbelony.

Este meu contacto com o clube aproximou-me precocemente dos grandes atletas da época e por inerência a adoptá-los como referências. Eram só… Carlos Gomes, Travassos, Juca, Fernando Mendes, Hilário, Manuel de Oliveira, Manuel Faria, José Rocha, Alberto Matos, Pedro de Almeida, João Roque, Joaquim Agostinho, Bessone Basto, Marques, Brito, Carlos Rua, Vitor Ferreira, Rendeiro e tantos outros…

Grandes campeões dos quais guardo uma imagem de grande dedicação ao clube, muita humildade e também o reconhecimento de que foi graças ao S.C.P., aos seus técnicos e às boas condições de trabalho que se tornaram referências para os jovens da época. Jovens esses que necessitavam de naturalmente ser motivados para as diferentes modalidades quer como atletas quer como adeptos.

É esta a grande recompensa dos atletas com êxito, que se dedicam anos a fio a qualquer modalidade.

Quem serve um clube arrisca-se a ser prestigiado, seja ele atleta, técnico ou dirigente.

No caso do Sporting, passamos todos à História como referências através de um único simbolo – o leão.

É absolutamente bacoco desejar mais do que isso….

Vitor Damas
(1947/2003)

Vamos deixar de parte as nossas opiniões válidas ou não e remarmos hoje todos para o mesmo lado seja A ou seja B ao leme e seja X ou seja Y a marcar o golo.
Mais cedo ou mais tarde decisões terão que ser tomadas. Sejam com contratações seja com despedimentos. Exigo apenas dignidade da parte de quem entrar hoje lá para dentro e sagacidade da parte do homem do leme. Se reunirem essas condições podem ter a certeza que meio caminho será percorrido e que a vitoria estará ali ao nosso alcançe. Sejam a extenção de milhoes de corações durantes os 90 minutos ou eventualmente nos 120 mas livrem-nos dos penaltys e vençam por nós!

SL

Miguel Damas

O Sporting actual segundo Paulo Bento



Na verdade, uma imagem vale por mil palavras. Com apenas duas jornadas cumpridas, após uma miserável pré-época e nas vésperas de um jogo decisivo em Itália, nada como «motivar» os seus jogadores com um exemplo de desastre e derrocada.


Via VERDE

terça-feira, agosto 25, 2009

Alta Pressão

O conceito de pressão foi introduzido com mais acuidade nestes últimos tempos. Normalmente falamos de pressão alta no que concerne a conceitos tácticos.
Neste preciso momento a abordagem não se prende com tácticas, mas com a realidade vigente. Os meios de comunicação só falam em pressão para os lados de Alvalade.
Depois do mau começo de época este era um cenário expectável.
Contudo não podemos escamotear a realidade e hoje o cenário é de alta pressão.
O mais intrigante é que ela não vem somente de fora, mas parte sobretudo de dentro.
A pressão externa é compreensível e normal, já a interna vem donde menos se esperava ou talvez não.

Nenhum sportinguista pode estar contente com a prestação lastimosa da equipa.
As exibições têm sido descoloridas e os resultados não são os esperados. Contudo ainda temos todos os objectivos ao nosso alcance. Assim sendo não percebo esta pressão inusitada sobre a equipa.
Os profissionais de futebol e as estruturas que os suportam têm de saber conviver com estes factores. Será lógico que se aumente a pressão internamente.
Será admissível que se aponte um único culpado e se peça intransigentemente a sua cabeça, sobretudo numa altura de confrontos decisivos.
Porque razões hão-de ser os da casa a colocar mais radicalismo neste assunto.

Muitas vezes não concordo com as palavras do consócio Dias Ferreira e não tenho particular admiração pela sua pessoa. Contudo não podia estar mais de acordo com as palavras por si proferidas na SIC Noticias.
Nada me move contra a Associação de Adeptos Sportinguistas e até lhe reconheço mérito nalguns dos seus projectos.
Esta Associação soube crescer e depois de se apresentar a eleições (para o CL) conseguiu assegurar representação neste órgão.
Aqui reside o busílis da questão e da minha discordância com certos actos praticados pela AAS. Quando ainda não tinham representação no CL emitiram um comunicado que levantou bastante polémica e com o qual discordei frontalmente. Depois de um esclarecimento adicional percebeu-se que a intenção não era de afrontar o treinador.
Após as eleições e como membros de pleno direito e com assento no CL poder-se-ia esperar outro tipo de postura. Não deixam de poder expressar livremente as suas opiniões, contudo o seu estatuto perante o clube e demais sócios é diferente e a sua responsabilidade aumentou.
Neste momento determinante e difícil da vida do clube esperar-se-ia um pouco mais de solidariedade interna. Parece-me bastante despropositado que tenha emitido este comunicado, precisamente nesta altura.
Porque sentiram a necessidade de tornar as suas preocupações públicas e não as expressaram internamente junto do presidente. Podem pensar que estão a ajudar o clube, mas poderiam faze-lo de outra forma e noutro tempo, pois no curto prazo só estão a agudizar as coisas e a colocar pressão extra.

Para piorar a situação e para colocar a pressão a níveis altíssimos lançaram este mote no seu sítio. Não concordo e não compreendo este tipo de abordagens antes de um jogo de alta importância. As responsabilidades da AAS não se resumem às de um simples adepto que pode barafustar e insultar. Este tipo de mensagens também pode levantar interpretações dúbias como a de quererem provar a todo o custo que a razão lhes assiste e foram os primeiros a descortina-la.
Não posso deixar de notar que a AAS é bastante empenhada na defesa dos interesses do clube, contudo intriga-me que nunca tenha emitido nenhum comunicado a condenar certas afirmações e atitudes de alguns jogadores, empresários ou familiares que denigrem e atingem o clube.

Apesar desta pressão espero que os jogadores tenham arreganho e me façam ter orgulho na camisola verde e branca.
Têm de demonstrar que a exibição de Alvalade não foi fortuita e que se vai tornar a norma e não a excepção.
Posso e devo cobrar depois dos jogos, antes devo apoiar e desejar o melhor para a minha equipa sem cobranças e pressões extra, pois já bastam as decorrentes do próprio jogo.



Verde CDV

segunda-feira, agosto 24, 2009

Tudo menos vida calma no reino do Leão

RECORD:

Rochemback quer sair
ASSESSOR DIZ QUE MÉDIO ESTÁ CANSADO DE NÃO JOGAR


Fábio Rochemback quer deixar o Sporting, se o atual estatuto de suplente não se alterar. Quem o garante é Vifran Pompeu, o assessor do médio brasileiro, que assegura ter feito chegar a Pedro Barbosa uma proposta de um clube estrangeiro. "O Fábio está cansado desta situação. Ele quer jogar. Dizem que ele está gordo, mas ele não está gordo... teve um filho e está mais maduro", defende o representante do número 8 dos leões, lamentando que ninguém do Sporting "tenha vindo publicamente defender" Rochemback: "Tinham de ser eles a dizer que o Fábio não está gordo e é um bom profissional."

Repetindo as ideias de que o médio de 27 anos "quer muito ajudar o Sporting" e que, "se é para ficar no banco", o melhor é libertarem-no do seu compromisso, Pompeu considera "lógico" a existência de propostas "do Brasil e da Europa". Uma delas muito interessante e que já estará nas mãos do diretor-desportivo dos leões.

"Não sei se Bettencourt sabe desta proposta, mas o Pedro Barbosa sabe e, se é para não jogar, por que razão não o deixam sair", questiona o representante do jogador leonino, concluindo: "O clube interessado está disposto a pagar tudo"


A BOLA:

«Vou tomar uma atitude» - José Eduardo Bettencourt

A derrota do Sporting com o Sp. Braga levantou uma onda de contestação em Alvalade. O presidente, José Eduardo Bettencourt deixou uma promessa: «Vou tomar uma atitude».

De facto, segundo ABOLA apurou, o líder dos leões quer uma mudança rápida no rumo dos acontecimentos, marcados por uma série negra de resultados e que passam em cinco jogos oficiais por quatro empates e uma derrota caseira diante do Sp. Braga (1-2), a somar a três jogos particulares sem ganhar.

Florença pode ser o ponto de mudança mas, se o cenário não ganhar contornos mais animadores. José Eduardo Bettencourt não descarta a possibilidade de dar um murro na mesa e passar a ter uma intervenção muito mais directa no futebol leonino.

Via VERDE

domingo, agosto 23, 2009

O tridente de luxo....















Não...não vos estou a falar de um dos tridentes mais famosos do nosso Sporting.
Manuel Fernandes , Rui Jordão e Antonio Oliveira.
Falo-vos do tridente que gere o nosso futebol profissional de maneira tão brilhante e eficaz.
Quase parafraseando o que está escrito no cabo da roca....aqui onde a exigencia acaba e a amizade começa. É mediocre o actual estado do futebol leonino ou sou eu que sou demasiado exigente? Só há um caminho a percorrer. Peçam a demissão. Nem vou me aqui alongar muito com dissecações daquilo que qualquer adepto comum consegue ver.

Vão para a casa! Por favor! Deixem de atormentar a paixão leonina. É demasiado mediocre o vosso trabalho. Escudam-se sempre atras dos orçamentos mas são batidos copiosamente ou incapazes de ganhar a equipas com orçamentos mais baixos que os nossos.
A lenga lenga é a de sempre. Acreditamos que vamos dar a volta....demos tudo....foi o arbitro...foi isto e foi aquilo....os mesmos erros de sempre. Aqueles que nunca são corrigidos.
Dou-vos um conselho. Demitam-se e vão para casa. Dou-lhes uma sugestão para passarem o tempo e não serem tão prejudiciais como o são na vida real.



Era para por a versão deste ano. Mas é capaz de ser um pouco dificil porque é muito mas muito parecido com o futebol na realidade. Se calhar esta versão é mais facil de jogar. E ainda há dinheiro para comprar jogadores. Tem o Jardel e o João Pinto e não há como falhar o campeonato. Divirtam-se!






SL

Miguel Damas

sábado, agosto 22, 2009

Simplesmente miserável...

Esta noite não pude ir a Alvalade, mas desta vez ainda bem que não fui, porque foi demasiado penoso ver este jogo, e ao vivo seguramente que ainda seria pior.

Uma exibição miserável de pontapé para a frente - quase ao nível de uma equipa dos campeonatos distritais - e a insuportável sensação de que 'alguém' anda a abusar da paciência da dedicada massa associativa leonina. É demasiado vergonhoso.

Pelo segundo ano consecutivo levamos uma lição de futebol do Sp. Braga na nossa casa. E continuamos sem ganhar um jogo oficial nesta época!

Até quando vai durar isto, Presidente? Até quando? A solução é tão simples: só não a vê quem não quer!



Sporting, 1 - Sp. Braga, 2


Estádio José de Alvalade, em Lisboa
Árbitro: Olegário Benquerença (AF Leiria)

SPORTING: Rui Patrício; Pedro Silva (Pereirinha, 58m), Daniel Carriço, Polga e André Marques; Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic e Matias Fernandez (Yannick, 68m); Postiga (Caicedo, 36m) e Liedson.

Suplentes: Ricardo Batista, Tonel, Caneira e Rochemback.

Treinador: Paulo Bento

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Moisés, Rodriguez (Paulão, 64m) e Evaldo; Vandinho, Alan, Mossoró e Hugo Viana (Matheus, 73m); Paulo César (Fernando Alexandre, 65m) e Meyong.

Suplentes: Kieszek, Frechaut, Madrid e Diogo Valente.

Treinador: Domingos Paciência.

Disciplina: Cartão amarelo para Hugo Viana (32'), Mossoró (32'), Carriço (44'), Liedson (50'), Eduardo (51'), Rodriguez (52').

Golos: Alan (0-1, 12m), Yannick (1-1, 70m), Meyong (1-2, 80m).

Ao intervalo: 0-1.



Leonino

Gestões....

Romagnoli , Tiui. O que os une? Eram até à pouco tempo jogadores do Sporting clube de Portugal.
O que os une ainda mais? Ambos rescindiram sem encargos para a Sad leonina.
Ainda tiveram direito a um singelo comunicado no site do clube a enaltecer o profissionalismo dos jogadores e a desejar boa sorte nas novas etapas das suas vidas.

Entretanto lá em cima no norte uma potencia mundial como o Leixões vende esse portento e valor eminente chamado Bruno China por 400 mil euros ao Maiorca.

Que se segue no nosso clube? Rescisão com Purovic e Stoi? Dois jogadores que nos custaram perto de 3 M de euros?

Isto é gerir? Ou será que o senhor Pedro Barbosa só sabe dar entrevistas a pedido?
E mais não digo para não ser mais caustico. Num clube como o SCP em que o dinheiro não abunda propostas são recusadas e depois entrega-se o passe na mão do jogador e até sempre....

E depois não querem ser criticados....

PS- Vi o jogo entre o Olhanense e -União de Leiria e houve um jogador que saltou à vista pela maneira como preencheu os espaços no meio campo Leiriense. André Santos. Excelente jogador. Quero ver qual vai ser o aproveitamento por parte do SCP neste jogador. Ou se teremos que ler de novo o senhor croassaint dizer que tal como Varela e Celestino não encaixa no perfil que querem para o SCP.

SL

Miguel Damas

sexta-feira, agosto 21, 2009

O outro Sporting
























O Sporting não se resumo só ao futebol, mas lendo a maioria dos jornais e dos blogues é exactamente isso que transparece.
Não podemos fugir a esta prerrogativa que se instalou em Portugal e que funciona como uma verdade insofismável. Semana após semana o tema subordina-se ao futebol e a pouco mais.
Hoje quero falar desse pouco mais que para mim representa o Sporting Clube de Portugal. Para a maioria representa o outro Sporting pouco conhecido dos sportinguistas.
Claro que já todos ouviram falar do Joaquim Agostinho, Carlos Lopes, Fernando Mamede, António Livramento e muitos outros que se tornaram ídolos de juventude para alguns de nós.
Muitos sportinguistas nascidos em finais de 70 ou princípios de 80 não têm memória dos feitos alcançados por estes atletas e muitos outros que cimentaram o nome e prestígio do clube.
Já ouviram muitas histórias e tomaram nota destes feitos através de relatos dos seus pais ou de sportinguistas mais velhos.

Fico deveras desiludido quando falo com jovens sportinguistas que desconhecem por absoluto a história do Sporting Clube de Portugal e não fazem a mínima ideia de que a primeira medalha de ouro Olímpica foi conquistada por um atleta sportinguista.
Apesar desta “futebolite” aguda não podemos menosprezar o peso das outras modalidades no universo Sporting.
Não podemos esquecer que muitos dos que hoje torcem pelo verde e branco foram arrastados por essas grandes figuras.
Não podemos esquecer uma modalidade como o Atletismo que é somente a que ostenta mais títulos e tem um palmarés inigualável. O Atletismo do Sporting confunde-se com o de Portugal, com honrosas excepções ao longo do tempo.
Olhamos para as várias selecções nacionais de atletismo e verificamos que ao longo dos tempos foi sempre representada por uma maioria de atletas do Sporting.
Nos Campeonatos Mundiais a decorrer em Berlim não deixa de ser assim e mais logo teremos a nossa atleta Naide Gomes em competição.
Por volta das 17h lá estarei colado ao televisor a dar uma forcinha á nossa menina para conseguir passar as qualificações.
Ainda não me esqueci do que aconteceu em Pequim e por isso uma forcinha extra vai ajudá-la a voar mais longe.

Este tema não se esgota no Atletismo e até entronca num assunto muito caro a todos os sportinguistas que se prende com o Pavilhão. Por agora não vou desenvolver este tema porque hoje a Naide merece todo o destaque mas fica prometido que voltarei a abordar este assunto sobre outras perspectivas.


Verde CDV

Porque o Sporting não é apenas futebol...



Pedido de divulgação da Direcção de Comunicação:

As cores leoninas estão no centro comercial Colombo até dia 26 de Agosto. No piso 0, junto à Praça Central, veja de perto o monolugar do Sporting Clube de Portugal.

Dia 21 de Agosto, às 19h, conheça também Pedro Petiz, o jovem piloto português que veste de verde e branco na única competição que alia a paixão do futebol com as emoções das corridas a alta velocidade.

Não perca esta oportunidade!

Direcção de Comunicação,

Relações Públicas e Eventos
Sporting Clube de Portugal

quinta-feira, agosto 20, 2009

O senhor que se segue?



Fernandinho, 23 anos, jogador do Grêmio Barueri, pode estar a ser alvo do interesse do nosso clube.
Foi o próprio jogador que o revelou em entrevista ao jornal "Lance!", afirmando que entre outros clubes europeus, o Sporting está na corrida pela sua contratação.

Posição: Atacante
Data de Nascimento: 25/11/1985
Altura: 1,71m
Peso: 66kg
Principais Clubes:
Ferroviário-CE, Iraty-PR e Citizen (COR)

Às vezes podem surgir boas surpresas neste tipo de negócios - como foi Liedson - mas faço sinceros votos, caso o Sporting avance com esta contratação, que se informe muito bem e que pondere sobre a qualidade do atleta e a mais-valia que poderá, ou não, representar para o plantel. Relembro só estes nomes: Koke, Bueno, Pinilla, Motta, Alecsandro e Tiuí. Vieram com a mesma rapidez com que foram!

Leonino

quarta-feira, agosto 19, 2009

Afinal o Sporting também sabe jogar à bola!



















Para mim nunca foi um problema de losango ou qualquer outra figura geométrica, pois uma equipa que tenha bons intérpretes e uma dinâmica avassaladora tanto pode jogar em triângulo, rectângulo, pentágono ou até hexágono.
O problema prende-se muito mais com o estratega de toda a manobra ofensiva, com o homem que pode dar o passe de morte mas que apesar disso ainda tem capacidade e pujança física para encher todo o campo.
Devo confessar que sai maravilhado com a exibição de Matias Fernandez e não foi somente pela parte ofensiva. Parece-me um jogador de campo inteiro e que em boa forma física nunca se esconderá. O seu entrosamento e capacidades físicas ainda vão melhorar e por isso acho que podemos esperar mais qualquer coisa.
Não podemos avaliar um jogador pelo que produz num jogo, mas a esperança ficou bem presente no meu espírito. Desde o tempo do saudoso Balakov que não sentia este frenesim.

Na perspectiva de espectador de bancada ainda faltam alguns acertos na equipa que deve entrar em campo para podermos fazer mais e melhor.
Aqui não podemos esquecer o nome de Izmailov que foi peça determinante na época passada. Um jogador de fino recorte técnico e altamente disciplinado tacticamente que confere a esta equipa outra dinâmica tanto a nível ofensivo como defensivo.
As rotinas defensivas e ofensivas estão presentes mas talvez possam ser potenciadas com pequenos ajustes. Mais tarde ou mais cedo esses ajustes serão feitos pelo treinador e pela selecção natural que decorrerá do processo de treino.

Alguns até podem pensar que estou eufórico ou talvez em estado de êxtase. Nada disso! Assim como não alinho em estados de depressão profunda e inusitada também não embarco em estados de euforia bacoca.
Mas arrogo-me o direito de ter esperança depois da exibição que ontem presenciei.
Não posso alinhar com aqueles sportinguistas que pensam ter como destino o terceiro lugar do campeonato nacional.
Talvez o Sporting ainda consiga surpreender muita gente e sobretudo os críticos desportivos que atribuem 0% de possibilidades na conquista do campeonato nacional.

Para finalizar uma palavra para todos os adeptos que estiveram presentes no Estádio José de Alvalade. Uma coisa fantástica a interacção entre adeptos dos dois clubes, rivais no campo mas cordiais fora dele. Lindo de presenciar aquela ovação ao intervalo apesar da equipa estar a perder. No final da partida o publico presente soube reconhecer a injustiça do resultado e não regateou aplausos.
Aplaudi, gritei por mim e pelos ausentes, sobretudo pelo meu amigo e colega de bancada Bola-9.



Verde CDV

Site da UEFA

Caríssimos amigos, se procurarem bem no site da UEFA hão-se encontrar o contacto com o centro de imprensa onde poderão deixar uma mensagem curta, deixando também o vosso nome e contacto.

Há coisas que não devem ser caladas. Ontem fiz questão de deixar a minha mensagem de revolta. Como sportinguista e como amante do jogo! Do futebol... Foi uma mensagem de revolta, mas expressa em termos absolutamente correctos, porque há que manter a elevação quando a razão nos assiste.

Convido quam o quizer a fazer o mesmo, porque há coisas que não devem ser caladas. Está lá também o numero de telefone para quem quizer deixar a sua mensagem de viva voz! Sempre mantendo a elevação no que se diz, porque isso é muito importante!

JG

Dignos.....


Há muito que batalho por um Sporting melhor. Não teremos hoje em dia as mesmas armas que os nossos rivais. Entretanto e fruto de várias (demasiadas) exibições fracas e com péssimo futebol tornei-me muito critico do actual treinador. Entre nós adeptos as opiniões divergem. Para uns será o treinador para outros os jogadores. Eu por mim apenas peço trabalho e que nos ofereçam sangue e suor. Que deixem tudo lá dentro mesmo quando as coisas não corram bem. Até aqui e falando apenas deste inicio de época tinhamos tido apenas e só mediocridade.

Como sempre , ontem dirigi-me ao estádio. Por muito que as vezes tenha receio ou acredite menos , a minha paixão leonina leva-me a acreditar que é sempre possivel ganhar. Podem me chamar velho. Tenho 38 anos e fiz toda a minha juventude a ir ao estádio sem nada ganhar-mos. Mas nunca senti revolta como até ontem. As pessoas falam de titulos e sobretudo de taças. Mas não é isso que faz o Sporting. É sobretudo a capacidade e audacia de lutar por qualquer resultado. Vejam o jogo de ontem. Aquilo é o que eu quero do Sporting! Não ganhamos? Pois não! Mas fomos dignos. Aquela camisola foi dignamente vestida. Se mais não conseguimos foi porque temos as nossas fragilidades e debilidades.

Mas lutamos contra tudo isso! É tudo aquilo que peço a Paulo Bento. Audacia! Garra ! Atrevimento! Não somos um clube de segunda linha que joga para um resultado de 1-0 . Caro Paulo Bento você tem capacidade para mais. Essa equipa tem capacidade para mais. Se o jogo de ontem for sempre o ponto de referencia não haverá contestação nem "campanhas". Nós sabemos as limitações que temos. Queremos é ir ao estadio e saber que os 11 jogadores que entram são o nosso complemento. Que vão vencer por nós e demonstrar que a nossa paixão têm razão de ser.

Prefiro morrer a tentar que andar a definhar. E até ontem andamos a definhar! Parafraseando o nosso consocio Marco Horacio.....SOLTEM OS LEÕES!!! Ontem sai do estadio com a minha alma leonina renovada! É certo que continuo a achar que o Paulo Bento têm limitações e teimosias que nos saem caro mas nunca poderei apontar nada se a atitude for aquela de ontem! Consegue perceber? Consegue perceber o que levou um puto como eu , sobrinho de Vitor Damas , atravessar os 18 anos de seca? Daquelas segundas feiras de derrota em que chegava a levar a camisola do Sporting vestida para todos verem que não é a derrota que nos abate?

Desde que o esforço e devoção aliada a dedicação forem empregues com ou sem gloria os adeptos saberam tributar o vosso suor! Alias como o fizeram ontem ao intervalo e no fim do jogo. Mas queremos que seja sempre assim!
Sobre o jogo pouco haverá a dizer. Acho que salta a vista de todos que temos laterais muito fracos e sem nivel para se jogar uma CL. E que João Moutinho é neste momento o elo mais fraco do meio campo. Infelizmente tanta posição feita retirou-lhe clarividencia ofensiva. Queria-lhe tambem perguntar o porquê de ser Moutinho a marcar tudo e mais alguma coisa tendo nós Matías? Para quando deixar o rapaz marcar tambem livres e cantos?

Por ultimo queria apenas dizer ao Presidente. Acho que seria inteligente fazer um esforço por laterais de qualidade. O losango de PB é fechado e obriga os laterais a subir e fazerem todo o corredor.....coisa que são manifestamente incapazes. Com tudo isto não passei a ser um defensor do treinador , muito longe disso. Mas sabendo eu o que acarreta uma colagem "forever" pelo menos que me seja dado a ver aquilo que foi o jogo do SCP ontem . Se não ganharmos paciencia. Já houve periodos piores mas ao menos morremos a tentar.

SL

Miguel Damas

E agora Vuk?

Depois de uma exibição bem melhor que as anteriores nesta nova época, foi desta vez Vukcevic, a protagonizar um episódio menos positivo na partida de ontem.

A verdade é só uma, a Fiorentina não fez nada para que o Vuk fosse expulso, no primeiro cartão amarelo se ele não se fosse meter ao barulho se calhar até dava vermelho para o jogador Italiano, no segundo compreendo que ao marcar um golo com aquela importância um jogador queira festejar de uma maneira diferente, mas por mais que isso seja uma questão pessoal não se pode por em risco toda uma equipa e um resultado, neste momento tão importante para o futuro do Sporting.

Virá ai mais uma punição à Paulo Bento ou Vuk quis se vingar do castigo que o treinador lhe aplicou na época passada?

The Best One

terça-feira, agosto 18, 2009

Alguma azelhice e ingenuidade leoninas, e arbitragem habilidosa tramaram-nos!



Sporting, 2 - Fiorentina, 2

Estádio José Alvalade
Árbitro: Viktor Kassai (HUN)
Árbitros assistentes: Gabor Eros e Tibor Vamos
Ao intervalo: 0-1

SPORTING - Patrício, Carriço, Polga, Pedro Silva (Pereirinha, 56 m), André Marques (Caneira, 67 m), Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic, Matías Fernandez, Postiga (Djaló, 80 m) e Liedson.
Treinador: Paulo Bento
Não utilizados: Tiago, Rochemback, Caicedo, Tonel e Djaló.

Fiorentina - Frey, Gamberini, Danielli, Comotto, Gobbi, Montolivo (Donadel, 79 m), Zanetti, Vargas, Mutu (Jovetic, 63 m), Marchionni e Gilardino
Treinador: Cesare Prandelli
Não utilizados: Avramov, Kroldrup, Jorgensen, Kuzmanovic e Pasqual

Golos: Vukcevic (58 m), Miguel Veloso (66 m); Vargas (6 m), Gilardino (79 m)

Disciplina: cartão amarelo a Vukcevic (12 e 58 m); Gamberini (12 m), Zanetti (15 m) e Danielli (29 m)

Leonino

Eles respeitam-nos e temem-nos!!!!!!!!!!!!!!!!

Comentários de leitores da Gazzetta Dello Sport:

Non ho capito i commenti quasi di giubilo quando è uscito lo sporting. Per me è una squadra molto insidiosa. Mi sbaglierò!

Sporting é una squadra tosta e con molte esperienze nelle coppe europee, ma secondo me la Fiorentina avrà la meglio. é più forte ed ha anche il vantaggio di giocare la gara di ritorno in casa

Passerà lo sporting lisbona, la fiorentina è + debole dell'anno scorso

Per me si equivalgono e lo sporting ha un pubblico che spinge. Deve resistere all'andata per poi vincere a firenze. Impegno difficilissimo: era meglio pescare il Lione più blasonato ma scarso senza juninho e benzema.



Via VERDE

segunda-feira, agosto 17, 2009

Todos a rumar para o mesmo lado!



Sporting-Fiorentina

Lista dos 18 convocados:

Rui Patrício, Tiago, Pedro Silva, Daniel Carriço, Anderson Polga, Tonel, Caneira e André Marques, Rochemback, Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho, Vukcevic, Matias Fernandez, Yannick Djaló, Postiga, Liedson e Caicedo.

Secundando as palavras do Via VERDE, neste momento não interessa se o Paulo Bento deve ou não continuar, se o plantel tem ou não qualidade... o que agora interessa é rumarmos todos para o mesmo lado, unirmos esforços porque o próximo grande objectivo passa por conseguir um bom resultado amanhã frente à Fiorentina, para que possamos estar na fase de grupos da Champions.

Ao contrário do que defendeu recentemente Pedro Barbosa - embora compreendendo em parte o objectivo das suas palavras - acredito que a presença na Champions League é fundamental, pelo que nós adeptos - e 12.º jogador - temos a obrigação de apoiar até à exaustão. Caso não o façamos, então também não teremos grande legitimidade para criticar quem quer que seja.

Leonino

domingo, agosto 16, 2009

Vamos a eles!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Todos sabemos que a equipa não está a jogar um caracol, que o treinador já perdeu o comando no balneário, que o presidente sabe tão bem como qualquer um de nós onde está o problema mas nada pode fazer a partir do momento em que disse «Paulo Bento, forever», mas deixemos isso para segundo plano e focalizemos a nossa atenção no embate que se segue com os italianos.

Podemos insultar-nos, mandar o treinador, jogador e presidente para aquele sítio, que nenhuma alteração de grande monta vai ser feita até terça-feira pelo que a nós adeptos resta fazer aquilo que sempre fizemos: apoiar e tudo fazer para que o clube ganhe!

Mesmo com um incompetente no banco e uma cambada de jogadores pouco briosos, eu vou lá estar!

Via VERDE

sábado, agosto 15, 2009

Antevê-se mais uma época de sofrimento...



Nacional, 1 - Sporting, 1

Estádio da Madeira
Árbitro: Pedro Proença


NACIONAL - Rafael Bracalli; Patacas, Tomasevic, Clebão, Leandro Salino; Cléber, Luís Alberto, Nuno Pinto (Wellington, 49), Ruben Micael (Pecnik, 59); João Aurélio (Anselmo, 81), Amuneke

Suplentes : Douglas, Wellington, Pecnik, Anselmo, Abdou, Rodrigo

SPORTING - Rui Patrício; Abel (Pereirinha, ao intervalo), Daniel Carriço, Polga, André Marques (Matías Fernandez, 67); Miguel Veloso, Rochemback (Vukcevic, ao intervalo), João Moutinho, Yannick; Hélder Postiga, Liedson.

Suplentes : Ricardo Batista, Marco Caneira, Tonel, Bruno Pereirinha, Matías Fernández, Vukcevic, Saleiro

Disciplina: cartão amarelo a João Moutinho (23), Polga (63)

Golos: João Aurélio (26); João Aurélio (75, p.b.)



Leonino

sexta-feira, agosto 14, 2009

Temos que entrar com o pé direito!



Lista dos convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Ricardo Batista.

Defesas: Abel, Daniel Carriço, Anderson Polga, Caneira, Tonel e André Marques.

Médios: Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic, Matias Fernandez, Rochemback e Pereirinha.

Avançados: Liedson, Hélder Postiga, Yannick Djaló e Saleiro.


Em Maio de 2010 queremos voltar a viver estes momentos!




Leonino

quinta-feira, agosto 13, 2009

Informações úteis

O Sporting Clube de Portugal continua a trabalhar por forma a servir cada vez melhor a família sportinguista. Assim, e neste sentido, um conjunto de medidas e iniciativas tem vindo a ser colocado em prática. Continuamos a trabalhar dia a dia para agilizar processos e proporcionar mais e melhor informação, bem como, maior facilitismo nas respostas aos nossos sócios e adeptos.

Assim, passamos a informar mais um conjunto de medidas a pensar nos Sportinguistas :

Atendimento Sporting aberto durante o fim-de-semana

Num momento que antecede grandes jogos no Estádio José Alvalade, em que muitos adeptos se convertem diariamente em Sócios do Clube, e a procura por uma Gamebox permanece acentuada, o Sporting abrirá o Atendimento na Loja Verde no Sábado, dia 15 de Agosto, das 10.00h às 20.00h, de forma a disponibilizar durante o fim-de-semana, o atendimento oferecido regularmente aos Sócios e Adeptos do Clube.
A bilheteira do Estádio José de Alvalade estará aberta no Sábado, 15 de Agosto, e Domingo, 16 de Agosto, das 12.30h às 19.30h, onde poderá adquirir bilhetes para os jogos frente à Fiorentina (terça-feira dia 18 de Agosto), e frente ao Braga (sábado dia 22 de Agosto). Adivinhando-se uma forte afluência a ambos os encontros, o melhor será mesmo antecipar a compra do seu bilhete.


Melhor Comunicação na Loja Verde Atendimento em dias de Jogo

Os dias de jogo representam uma grande afluência de Sócios e Adeptos ao Atendimento do Sporting Clube de Portugal. Para proporcionar um fluxo mais eficaz e eficiente das pessoas, e agilizar a comunicação, Funcionários do Clube convenientemente identificados com o símbolo do Clube, estarão a circular pela Loja Verde, de forma a responder a questões ou a retirar dúvidas.


Organização de Bilheteiras em dias de jogo

Para proporcionar uma melhor experiência aos seus Sócios e Adeptos que entram habitualmente pela Porta 3 (Porta Super Bock) do Estádio José de Alvalade, O Sporting irá fechar o Ticket-Office (Postos de Bilheteira na entrada da porta sul do Alvaláxia) em dias de jogo, e transferir o atendimento para a Bilheteira Norte. Esta medida permitirá alargar o espaço disponível, facilitando as condições para a criação de um dispositivo eficaz e eficiente para entrada por aquela Porta, além de terminar com o cruzamento de fluxos entre as Pessoas que querem entrar pela Porta Super Bock, e quem pretende comprar bilhetes.

Futuramente, o Sporting terá capacidade para abrir até 20 postos de bilheteira. Em dia de jogo, O Ticket-Office irá especializar-se para entrega de bilhetes para Empresas, e entrega de bilhetes comprados no Sítio Sporting (www.sporting.pt).


Saudações Leoninas
Nuno S. Casquilho
Assessor de Imprensa - Direcção de Comunicação, Relações Públicas e Eventos
Sporting Clube de Portugal



Leonino

Grandes jogadores

Desengane-se quem pensa que o Sporting não tem plantel para ser Campeão ou que não tem atletas ambiciosos e que possam fazer a diferença. Tem-os e ontem dois deles fizeram a diferença sendo determinantes nas vitórias dos seus países, falo-vos de Matias e Vukcevic. O chileno com uma assistência ajudou a derrotar a Dinamarca que comanda o grupo de Portugal por 2-1, isto em terreno nórdico, mais propriamente em Brondby. Já Vuk não fez por menos e não lhe ficou atrás, sofreu o penalty que inaugurou a partida do Montenegro frente ao Pais de Gales e ainda assistiu Djalovic para o 2º da partida, também ela ganha por 2-1. Ambos foram decisivos, ambos são do Sporting.
Abraço de Leão,
Verdão.

quarta-feira, agosto 12, 2009

Há 25 anos...



Há exactamente 25 anos um grande campeão chamado Carlos Lopes tornava-se no primeiro campeão olímpico português, ao vencer a maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

Um momento único e inesquecível que manteve todo um país acordado na madrugada de 12 para 13 - ainda hoje me recordo dessa noite como se fosse ontem - e que colocou definitivamente o nosso atleta - leão de coração - na galeria dos imortais do desporto português.

Com 37 anos, Carlos Lopes corria os 42,195 quilómetros em 2.09.21 horas, batendo ainda o recorde olímpico.

Um fabuloso campeão em capacidade física e atlética, mas sobretudo em humildade.



Leonino

terça-feira, agosto 11, 2009

Se me permitem

Levei as mãos à cabeça quando vi o nosso presidente meter os pés pelas mãos e precipitar-se desta maneira. Até pode pensar assim, mas dizê-lo assim, à maluca, para desmoralizar de vez a equipa toda! Enfim... asneira.

Mas vamos lá a ver. Dizer "presidente de merda" e coisas semelhantes é despropositado perante este episódio. Não se podem exigir demissões a toda a hora e momento por dá cá aquela palha. Mesmo que o Sporting neste momento se comporte menos como uma equipa e mais como um grupo de 11 marmanjos que se encontra meia hora antes do jogo.

Gia

segunda-feira, agosto 10, 2009

Tacticas







































Desta vez o escriva não vai dar a sua opinião para não dizerem que ele é que devia ir treinar o Sporting. Deixo a vossa imaginação trabalhar e dar azo ao vosso treinador de bancada. Digo apenas que a ultima tactica é a minha preferida. Mas desta vez serão vocês a darem o rumo ao post. Puxem pela cabeça e dêem a vossa sentença. Em cada um de nós e por muito que digamos que não , há sempre um treinador de bancada. Que gosta de A mais que B e que gosta que a equipa jogue em Y e não em Z.
É apenas um exercicio. Divirtam-se.


PS- Um bocado off-topic mas dentro do espirito leonino. Vamos todos votar na Naide Gomes para atleta do mês! http://www.european-athletics.org

SL

Miguel Damas

domingo, agosto 09, 2009

Vamos lá

Passei o jogo todo nas máquinas estrategicamente colocadas atrás do plasma onde o jogo estava a ser transmitido. Bicicleta, elíptica e passadeira. Repeti a bicicleta duas vezes porque via melhor. Por fim, os nervos tomaram conta de mim e desliguei o Polar, encostei-me à bicla e fiquei a olhar para o ecrã, incrédula, a agarrar a toalha com as duas mãos. Sem acreditar num jogo tão desastroso, como se tivessem desaprendido a jogar à bola. Quando o Patrício desatou a correr para aquele último canto, tive um misto de esperança e descrédito. E quando a bola entrou, meu Deus, quando a bola entrou soltei toda a tensão que tinha dentro e gritei com todas as forças, atirei-me para o chão e dei murros nas pernas, gritando e chorando ao mesmo tempo. O pouco pessoal que ainda estava a fazer o seu cardiozinho ficou estupefacto a olhar para mim, mas eu fiquei incontrolável. Demorei longos minutos a conseguir acalmar e quando fui tomar banho ainda tremia dos pés à cabeça.
Pode não ter sido justo por estes dois jogos, mas foi justo por tudo o que passámos nos últimos anos, todas as injustiças que sofremos, todos os azares que tivemos. São dois milhões que entram nos cofres de um clube falido, é a oportunidade de salvar a cara. Andei dois dias a pisar nuvens.

E depois, no sorteio, "Fiorentina".

Oh, fuck.

Gia

sábado, agosto 08, 2009

Esperança

Sou Sportinguista desde que me conheço. Cresci a admirar um tio que jogava no clube que fui aprendendo a amar. O futebol e o Sporting sempre foram a minha doença. Jogava alguma coisa para esta ou aquela razão não fui profissional mas sempre fui o adepto ferveroso e aprendi muito cedo o caminho de Cascais a Alvalade.

Eramos 2 primos que vivam intensamente o Sporting e fim de semana que se joga-se em casa lá ia eu para casa dos meus avós para juntamente com o Felizberto irmos ao santuario. As noites anteriores e principalmente nas que antecediam as noites europeias eram de um frenesim e dificuldade em adormecer. Imaginava o estadio , os holofotes , os golos do Jordão e Manuel Fernandes (por um ano tambem as fintas do Futre) , aprendi a ver jovens jogadores serem lançados pelo nosso clube , Litos , Mario Jorge , Morato , Fernando Mendes entre outros.

O Sporting sempre teve essa mistica de ter jogadores vindos da cantera. Podia depois não os tratar da melhor maneira possivel. Mas sempre foi dado a ver aos jovens que ali teriam a sua hipotese se o fizessem por merecer. Sempre tive orgulho em ser Leonino. Mesmo na travessia do deserto nunca perdi a minha fé e a verticalidade de ser do Sporting. Cheguei a levar a camisola vestida para a escola depois de derrotas. Sabia que me iam tentar gozar mas o meu orgulho pelo clube e pela camisola seriam sempre mais fortes que qualquer piada jocosa.

Nunca me vergaram e penso olhando para trás que muito do meu sentido critico actual é porque naquela altura nunca me entreguei nem virei as costas. Vejo hoje em dia muita passividade. Muita gente que encolhe os ombros e diz que é assim o Sporting que temos. Não me conformo. Quero mais. Sempre mais. O exagero das criticas por vezes têm origem nesse espirito que me acompanhou naqueles anos que pareciam uma eternidade.

Olho para o actual estado da nação leonina e vejo as coisas com muita preocupação. Mas sempre com a esperança que as coisas podem mudar. Mas para isso é necessario manter um espirito critico. Manter a pressão e a exigencia para quem está na liderança dos destinos do clube veja que o caminho é para a frente. O certo é que o espaço de manobra é curto. A onda de contestação ao treinador e ao qual eu me incluo sobe de tom. Ao contrario de muitos não ponho em causa o seu profissionalismo e a maneira como tem vivido o clube e o defendido. Critico sim a sua visão parca nas opções tacticas e no futebol apresentado. Por esta ou aquela razão salta a vista que as coisas não são trabalhadas até a exastão. As bolas paradas serão talvez o expoente maximo daquilo que aponto. O treinador está numa posição difiçil. Tal o clube está. Não há dinheiro para reforços e a linha defendida é controle de custos e não fuga para a frente como o nosso rival "circular".

Aplaudo isso. Mas aponto muito mau trabalho de prospecção. Acho claramente que é possivel fazer muito mais e melhor. Se a culpa é de Pedro Barbosa ou de Ribeiro Telles não sei. Agora aquilo que sei é que somos um clube demasiado reactivo....quando se esperava que fossemos proactivos até pelas condicionantes que vivemos.

O treinador é e será sempre o elo mais fraco. Independentemente de "forevers" se a contestação continuar a subir de tom será sempre mais facil trocar um lugar que 24. Acho que o seu principal obice é a teimosia. E essa teimosia está a toldar-lhe as decisões e capacidade para dar a volta ao texto e apresentar melhor e maior qualidade de trabalho.

Tenho esperança. Sempre tive. Que as coisas podem e devem mudar. Ao contrario de outros que já se sentem derrotados por ter-nos calhado em sortes a Fiorentina eu acho que é possivel passar. Somos Sporting Clube de Portugal! Agora se continuarmos a abordar os jogos europeus como temos feito nestes 2 jogos com o Tweente e nos 2 jogos contra o Bayern as possibilidades de passarmos serão praticamente nulas.

É tempo de se aprender com os erros. De haver realmente uma introspecção ao nosso futebol e apurar o que está mal. Se houver ervas daninhas é erradicar-las! É mais realista entregar o passe na mão a uma erva daninha que a um dispensado.....E que haja uma evolução tactica. Que por uma vez por todas o treinador meta na cabeça que não é possivel jogar-se sempre da mesma maneira quer seja com o Paços de Ferreira quer com o Bayern. Que se jogue sempre com os 2 avançados em qualquer campo. É tempo de ser inteligente senhor treinador. É tempo de arrepiar caminho. É tempo de mostrar muito mais do que aquilo que mostramos.

Veja o caso do Andebol. De um marasmo total até quase meio da época a troca de treinador permitiu com a mesma equipa que se arrastava quase chegar a final para discutir com o Porto o titulo. Ali sim houve falta de sorte. Que nos faltou por um segundo e num ambiente mais que hostil. Pense um bocado. Não há nenhum Sportinguista que não lhe esteja agradecido pelas taças. Mas tambem já se questionam o porquê de tão mal futebol! E a falta de reforços não pode ser causa de gritante falta de trabalho. Nem que seja preciso treinar duas vezes ao dia. Meta essa malta a jogar a bola. Depois vai ver que mesmo que as coisas por vezes não corram bem a contestação vai ser bem menor porque sabemos as armas que temos. Mas ao menos vemos trabalho. Percebe aquilo que os adeptos pretendem?

Tenho esperança. Até porque a esperança é verde. E verde é a cor da minha paixão.
Indefectivel no amor mas não cego por ele. Alimentem a nossa esperança. Vençam por nós. Com algum futebol. Mas sejam dignos . Aprendam com os erros e não se enganem a si proprios. Não foi apenas anarquia tactica. Foi falta de capacidade. E principalmente de liderança dentro do campo onde falta uma voz de comando.

Sejam unos. Sejam onze irmãos dentro do campo. E lutem pela vitoria como pela propria vida. É tudo aquilo que pedimos juntamente com futebol. Alimentem a nossa esperança.

SL

Miguel Damas

Esclarecimento

"No que este blogue se transformou. E é pena. SL Mário Costa"

"É uma grande pena minha, ainda me lembro dos posts e dos comentários do CDV, da Ana, do Nelson Santos! Desde as últimas eleições que este blog mudou. Mudaram os postadores e a maioria dos comentadores. JJP 08.07.09 - 10:02 pm "


Correndo o risco de ser repetitivo na argumetação e nos esclarecimentos:

Se o CDV, o Nelson ou outros editores aqui não têm publicado é simplesmente PORQUE NÃO QUEREM OU NÃO LHES APETECE... OU ENTÃO ESTÃO DE FÉRIAS DE BLOGOSFERA!

Nunca, enquanto fundador, aqui fiz qualquer imposição ou limitação a quem quer que fosse, e só comenta e publica quem quer. Era o que faltava que este espaço fosse responsável pelas opções ou estados de alma de cada um. Em relação à Ana, já mais do que uma vez a convidei para editora.

Reitero que o Sangue Leonino não é da facção A, B ou C, mas sim do Sporting, sendo um espaço que se pretende plural, aberto e democrático, mas onde cada um é responsável pelo que opina, não vinculando os demais.

O que vale é que este blogue tem 'costas largas'...

Apenas lamento que na nação leonina haja tanta acrimónia, azedume e evidentes dificuldades em lidar com opiniões contrárias às nossas. Pensava até há bem pouco tempo que éramos um clube e uma massa adepta diferentes. Enganei-me.

Leonino

sexta-feira, agosto 07, 2009

Algumas considerações.....

Esta ultima semana têm sido pródiga em declarações no minimo ou infelizes ou preocupantes.
Desde o treinador ao presidente e passando por um jornalista na nossa praça a preocupação é a maxima exigençia que os adeptos estão a criar sobre a equipa ou a injustiça das analises e declarações sobre o estado actual do futebol leonino.

Os Sportinguistas na sua maioria são exigentes. Se há quem malhe forte e feio no actual estado do SCP , há que seja menos radical e aponte aqui e ali coisas menos positivas. Uns vêm no treinador o principal culpado e outros na falta de reforços na equipa. Mas o denominador comum começa a ser o pessimo futebol apresentado pela nossa equipa.

Há claramente da parte do treinador e presidente a intenção de mandar recados para dentro. O treinador inclusive faz alusão aos blogues. Não sei se os lê se alguem lhe diz. Não sei se o Sangue Leonino será um dos escolhidos e visados pela sua leitura. O presidente reclama a dureza das analises e que ao Sporting tudo é exigido. E fala em audacia. Caro presidente , louvo-lhe a intenção de defesa ao grupo e à equipa mas foi o proprio presidente que falou em exigencia dos socios , sobretudo esses que pagam e têm direito a ver bom futebol.

Tanto o presidente como o treinador estão equivocados nas vossas analises. Há algum exagero? Com certeza. A paixão fala sempre mais forte que a razão. No haloscan tenho discutido/debatido opiniões diferentes das minhas. Umas vezes a discussão quase chega ao insulto mas a denominador comum é mesmo o pessimo futebol e tudo aquilo que abrange tacticamente a preparação e automatismos de uma equipa.

Em comparação com os rivais , digo aqui desde já tanto ao presidente e treinador que não creio que tenhamos muito pior plantel que eles. Falta uns retoques? É claro que sim. Mas metam uma coisa na cabeça. Os Sportinguistas ou pelo menos eu , mesmo no meu sentido bastante critico do treinador não exigo em parte alguma o titulo! Nada disso , aquilo que exigo é que seja me apresentado pelo menos de 15 em 15 dias quando me desloco a Alvalade , bom futebol e trabalho semanal. E isso meus amigos é neste momento inexistente!

Não vou aqui repetir erros e lacunas de trabalho já tantas vezes apontadas. Ou mesmo da saturação e caducidade da propria tactica em relação ao plantel que dispomos.
Quando o presidente fala em audacia e injustiça na analise sobre os jogadores e o jogo do SCP eu apenas pergunto-lhe do fundo do coração... Audacia é ter não ter uma clara oportunidade de golo no jogo de terça feira? Audacia é ter apenas uma clara oportunidade de golo em 180 minutos e que essa é um penalty desperdicado pela énesima vez pelo capitão fantasma?

Caro treinador. Não seria mais logico andarmos a jogar com cabeça do que pedir ao final de cada jogo que os jogadores joguem com o coração? Onde está o trabalho e fio de jogo de 4 anos de trabalho? Fala em anarquia tactica de Vuk (mais uma vez há recadinhos que passam cá para fora) e o seu exagerado rigor tactico? Meta é essa malta a jogar à bola! Não quero falar em titulos nem em lugares finais! Quero sim FUTEBOL e não aquela caricatura que 11 jogadores que ganham aquilo que eu apenas poderei almejar em varios anos de trabalho ganham num mês.

Verdade indesmentivel é o demasiado Futvolei e a péssima preparação fisica da equipa e com varios jogadores ou praticamente em offseason ou com varios quilos a mais!
Os adeptos e socios estão com o presidente. Mas esta mediocridade não augura nada de bom no horizonte! É preciso arrepiar caminho. Para mim caro Paulo Bento , o seu tempo já foi. É teimoso e obstinado. Se a preserverança é uma qualidade a teimosia um obice. Não sei o porque de só ter uma tactica e de jogar sempre da mesma maneira contra qualquer adversario. Chega disso. Seja inteligente! Acha que partimos atras dos adversarios? Eu tambem! Por isso há que ser inteligente e jogarmos com todas as armas que temos e não usar uma tactica ou futebol que neste momento potencia as nossas fraquezas. Nós não temos qualidade no meio campo para apenas um jogador fazer o trabalho defensivo.

Pode se escudar na falta que Izmailov faz mas este pessimo futebol já não é de agora....já tem 2 anos. E o treinador teima em não querer ver que este sistema está gasto e que toda a gente sabe como nós jogamos. Arme-se em general e seja mais estratega...e POTENCIE AS BOLAS PARADAS!!!! Já enjoa! É anedotico!

Presidente há por essa europa fora jogadores no banco que não enjeitariam em vir para Alvalade. Nem que fosse por emprestimo. Peço-lhe! Rougo-lhe que a sua amizade por Bento , Barbosa e Ribeiro Telles não lhe tolde a exigencia. Neste momento está no limiar do sucesso ou do fracasso total. E digo-lhe sinceramente que o SCP não resiste a mais um terramoto. Seja presidencial ou de treinador. A imagem deste está gasta e ao semear ventos nas conferencias de imprensa acaba por colher tempestades. São demasiadas frentes. E já por varias vezes os alvos foram a massa associativa. Que faça chuva ou faça sol. Frio ou calor e mesmo com este mediocre futebol faz tudo por tudo por apoiar a equipa no estadio. Nem sempre ou a maior parte das vezes sem o retorno devido. Pense nisso.

Caro Bernardo Ribeiro. Cada vez que leio as suas palavras dá me vontade de rir. E sabe porquê? Porque você traz sempre o sermão encomendado. Diz que a depressão em Alvalade é injusta e exagerada? Caro , isto não é de agora. Mesmo o maior defensor de Paulo Bento é incapaz de dizer que o futebol é bom! E já tem 2 anos esta doença. Na quarta feira do Tweente em Alvalade estavam 37 mil. Com aquela demonstração de inepcia e ausencia de trabalho muito dificilmente se volta a ter uma casa daquelas este ano! É isso que os Sportinguistas exigem BOM FUTEBOL! A desculpa dos rivais e falta de reforços são de uma falacia intelectual total....Eu sei bem que não podemos ter as mesmas armas. Mas ao menos poderemos mostrar trabalho.....e não o fazemos.

Mudando de assunto. O nosso consocio Hugo Malcato no http://anortedealvalade.blogspot.com/2009/08/um-verdadeiro-leao.html faz uma referencia ao grande campeão Carlos Ferreira. Ex-guarda redes do nosso andebol que pendurou as "luvas" este ano. As AAS fazem um tributo ao guarda redes. Podem ler aqui http://www.aasporting.com/homenagens.html.

E em sortes o nosso adversario é ACF Fiorentina. É para matar!

Ps- Como é posssivel desbaratar num clube tecnicamente falido activos? Os jogadores encostados custaram ao todo praticamente 10M e nós da-mos lhes o passe na mão , umas palmadinhas nas costas e até sempre......
SL

Miguel Damas

Champions League: os senhores que se seguem!



O Sporting conheceu há pouco o seu adversário no play-off final de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões: FIORENTINA. Em teoria o menos desejado.

Os jogos estão marcados para 18/19 (Alvalade) e 25/26 de Agosto (Florença).

Não havendo hoje em dia adversários fáceis, também não me parece que seja impossível derrotar e eliminar este adversário, pelo que acredito que nos podemos qualificar para a tão apetecida fase de grupos.

Era o que faltava que um clube com a nossa história e pergaminhos nas competições internacionais não assumisse toda a ambição possível neste play-off, visando um lugar de pleno direito na fase 'milionária'...

Leonino

O SMS




















Nem um minuto havia passado do fim do jogo frente ao Twente e já o meu móvel emitia um som irritante a anunciar uma qualquer investida lampiã. Nem mais nem menos, acabava de receber um SMS que descrevia a abreviatura de Short Message Service como poucos, um singelo "GRANDE VACA" iluminava o meu pequeno ecrã luminoso. Olhei-o, li-o e por alguns instantes não pensei muito naquilo, o momento era de alívio, felicidade e também de alguma... vá lá, muita preocupação. Os 90 minutos que acabara de ver não me permitiam entender verdadeiramente o que acabara de acontecer.
Não sei como é possível analisar ou quantificar a sorte, o melhor que encontro é tentar fazer uma simples análise estatística cujos pressupostos poderão e deverão ser sempre postos em causa. Fazendo um esforço para não adormecer os leitores cujo conhecimento e interesse estatístico poderá ainda ser inferior ao meu, façamos a seguinte análise:
Qual a probabilidade de marcar no último minuto? O jogo teve 95 pelo que seria 1/95 = 0,0105263158, aproximadamente 1%. Objectivamente, até aqui tudo bem.
Agora qual a probabilidade de para além de ser no último minuto, ser marcado pelo GR? Sendo o GR um dos 14 utilizados, temos 1/14 = 0,0714285714 que deve ser multiplicado pelo resultado anterior e já temos qualquer coisa como 0,0007518797 ou aproximadamente 0,08 %(!).
Alcançamos já um resultado incrível, quase impossível de acontecer e ainda estaríamos no início da nossa caminhada. De considerar que não tivemos em conta factores mais subjectivos como a dificuldade específica do posto de GR em marcar golos ou outros mais quantificáveis como a probabilidade de passarmos duas vezes da mesma forma, no mesmo país e na sequência da mesma jogada (canto). Digamos que daria um número com tantos zeros que nem me atrevo a calculá-lo.
A análise até podia ser verdadeira para qualquer jogador que marcasse golo e de tão resumida que a fiz que seria igual à probabilidade do Abel marcar golo no específico minuto 23 por ex., mas é o momento que é interessante, não só é o último do desafio como nos dá a passagem da eliminatória. É, de facto, um momento especial de uma probabilidade ínfima. Como corroborou também o meu pai, foi uma senhora vaca.
PS-Diz o nosso Presidente que a sorte protege os audazes, oxalá tenha razão. Só por isso vou pedir que nos saia o Atlético de Madrid ou a Fiorentina para a sorte nos proteger e quem sabe nos presenteie com um Timissoara. Pode ser que a vaca, seja ela quem for, ainda paste por aqui.
Abraço de Leão,
Verdão

quinta-feira, agosto 06, 2009

Os amigos do costume!

Que não estamos a jogar bem não é novidade para ninguém, somos nós os próprios dentro da nossa casa que reconhece-mos isso, mas se não quando vem a Comunicação Social mais uma vez tentar deturpar as coisas.

No Site "Mais Futebol" pode ler-se nesta noticia quê alguns adeptos mostraram o seu desagrado com a exibição da equipa.

Agora peço a todos que vejam quantos adeptos se ouvem no Vídeo . (....lol, alguns)

.....e ainda não começou o Campeonato, para além das nossas normais contrariedades temos que começar desde já a ficar preparados para a normal destabilização dos "amigos" do costume.

The Best One

quarta-feira, agosto 05, 2009

A benção de "São Cantinho ao Caír do Pano"...

Há bastante tempo aqui escrevo que para mim o ciclo de Paulo Bento no Sporting está esgotado.

Apoiei José Eduardo Bettencourt, mantenho a opinião de que foi uma excelente escolha para a presidência do nosso clube, mas creio que cometeu um erro ao prolongar o contrato com o actual técnico.

Pode-se argumentar que a procissão ainda vai no adro, que a época está a arrancar e que estou a ser precipitado na minha avaliação, mas a verdade é que Bento vai na quinta temporada enquanto timoneiro, tendo sido curiosamente na sua época de estreia – quando herdou o plantel de José Peseiro - que vi os seus comandados praticarem o melhor futebol.
Coincidência? Não creio.

Por muito que digamos que é um treinador ainda em ascensão, e em pleno processo de formação, a verdade é que a sua teimosia e limitação são por demais evidentes: insiste há vários anos no mesmo esquema táctico, formata as equipas sempre da mesma forma, não tem arte nem engenho para incutir nos jogadores a garra e o brio que se impõem a quem veste a nossa camisola, e faz algo que considero perfeitamente desastrado: manda recados para o balneário – e puxa orelhas – através da comunicação social!

Por outro lado, usa e abusa da ladaínha já estafada de que antes dele era o deserto, quando sabe tão bem como qualquer um de nós, que alguns dos seus segundos lugares se deveram mais à inépcia benfiquista do que a mérito nosso.

Um clube vive dos sócios e da paixão que estes dedicam às suas cores favoritas, e por isso Bettencourt tem-se – e bem - esforçado em atenuar o distanciamento que Soares Franco de modo tão inepto criou entre quem dirige o clube e quem o adora assumindo assim que os sócios são o pilar mais precioso da instituição, fazendo com que o snobismo da era franquista seja cada vez mais 'Passado'!

No entanto, por muitas campanhas de charme visando a angariação de novos associados que o clube e o seu presidente façam, temperadas com sessões semanais de apresentação de novos sócios, se a equipa de futebol sénior persistir em exibições cinzentas, tristonhas e taciturnas, não haverá sócio ou adepto motivado a ir a estádio e a intensificar a sua devoção pelo verde e branco. Futebol é paixão, emoção, espectáculo, o resto é conversa.

Como sinceramente já não acredito que Paulo Bento – que até considero ser um tipo sério, íntegro e credível – evolua e que consiga ainda ir a tempo da mobilização de plantel e adeptos, e como não creio que o “São Golo No Último Minuto Resultante De Canto” nos vá abençoar a cada jogo, conseguindo assim quase apagar da memória colectiva leonina exibições incompetentes, apesar de tudo – e porque amo o meu clube - faço sinceros votos que esta época se leve sem grandes sobressaltos e que no final da mesma – qualquer que seja o balanço desportivo - Bento não coloque Bettencourt numa posição complicada, entricheirado entre a massa adepta e a defesa (indefensável e contraproducente) do treinador.

Dias da Cunha cometeu esse erro ao colar-se a Peseiro, deu o corpo às balas vindas da massa associativa... tendo os dois acabado por saír pela porta pequena.

Como acredito em Bettencourt e nas suas qualidades de liderança, e porque estou fortemente convicto que vai devolver a grandeza ao nosso Sporting, espero que esse desfecho não se repita e que Paulo Bento consiga ter a devida clarividência para abandonar o clube no momento certo, já que é por demais evidente - no que ao futebol e a concepções técnico-tácticas respeita - que a tecla em que vai bater será sempre a mesma.

Mas como na vida a esperança é a última coisa a morrer, talvez Bento ainda me prove que estou redondamente enganado, mudando as suas opções tácticas, ganhando defintivamente o balneário e fazendo toda uma massa associativa render-se à sua qualidade. Para dissipar dúvidas, devo ainda esclarecer que não gosto de chicotadas psicológicas, pelo que o actual técnico deve terminar a época que preparou e que oficialmente já iniciou. Que isso fique bem claro!

Leonino

Nirvana futebolistico.....


Graças a deus que finalmente nos foi dado a ver um espectaculo fantastico de futebol verde e branco.Um autentico NIRVANA futebolistico. Entramos mal é certo , sofrendo aquele golo completamente a frio e contra a corrente de jogo. Nós que nesse minuto e meio de jogo já tinhamos criado 3 situações de perigo e deixado o estadio com nome de cerveja num silencio sepulcral. Mas veio o golo deles e estavamos fora da CL. O que vale é o que nos foi dado a ver! Uma demonstração de classe e saber. Um futebol fluido e a toda a largura do terreno. Com trocas de bolas rapidas e em progressão por parte dos nossos jogadores.

A tal momento tive que pedir a minha mulher se era verdade que estavamos a ver o Sporting. Que jogo caramba! Os primeiros 45 minutos passaram rapidamente com aquele ataque continuo principamente pela extrema esquerda em que Djáló fez lembrar Diniz , o "brinca na areia"! Que tecnica este miudo têm! Vê-se claramente que ali há dedo do treinador na sua evolução! Mas prontos! Chegamos ao intervalo a perder injustamente , visto que o caudal ofensivo da nossa equipa e a maneira como estavamos a controlar o jogo já merecia pelo menos o empate.

O intervalo foi bom conselheiro tanto para o tecnico como para a equipa , que reagiu bem as mexidas do treinador vindo com um futebol ainda mais ofensivo e acutilante. Postiga fez uma exibição de encher o olho. Sempre em jogo e com mestria. Polga voltou a ser uma imperial sem gaz em grande forma. Apenas falhou no golo por ainda estar com muita espuma.
Os minutos passavam e apesar disso a equipa jogava a seu bel prazer e adivinhava-se o golo a qualquer momento. Mas por manifesto azar as bolas ou batiam nos postes ou eram defendidas pelo guarda redes.

Até que aos 94 minutos o nosso ponta de lança vindo dos juniores , Rui Patricio saltou mais alto que toda a gente e faz um golaço! Foi o delirio! Finalmente alcançavamos o tão ansiado e merecido golo! Estavamos na ronda seguinte! Deixei me cair no chão e chorei. De alegria e de raiva. De alegria porque tinhamos passado e de raiva por haver gente tão maldosa em relação ao treinador. Depois de tamanha demonstração de saber e mestria é realmente infundadas as criticas que têm feito ao nosso grande timoneiro.

Caro Paulo Bento , NEVERMIND as criticas , ganhas-te pah! Isso é que interessa!
O resto são fait-divers! As acusações de só saberes uma tactica. Da má preparação dos jogadores. Da desculpas das contratações com a falta de fio de jogo. Da equipa não jogar a toda a largura do terreno e mostrar falta de automatismos! Tudo isso são balelas. Nós sabemos que é tudo orquestrado pela imprensa! Que és teimoso e não sabes trabalhar as bolas paradas. Que Moutinho não sabe marcar nem um fora com a mão... Tudo isso são maldades de pessoas que apenas vão ao estadio e pagam as quotas só para dizerem mal de ti. Elas nem gostam do Sporting.

Tu é que sabes! Estas seguro por um FOREVER e não te preocupes com o fio de jogo e dos pontapés do Polga para a frente. Que o Abel não saiba defender e que o losango esteja caduco porque toda a gente sabe como vamos jogar. Tudo isso é mentira! Continuamos a supreender tudo e todos com o nosso magnifico futebol! A europa ainda deve estar a tremer e imagino os nossos possiveis adversarios para o sorteio de sexta feira! Devem estar a fazer contas a vida!

Deixa isso para trás das costas. O mais importante é aquilo que pensas. Continua sem ouvir os teus adjuntos ou aquilo que está a vista de todos. A tua visão é unica e melhor só a do Mourinho. As pessoas é que são invejosas pelo teu Tetra. Este ano e com este futebol ninguem nos pára!

Estou contigo! Parabens pela vitoria! Ou pelo empate com sabor a vitoria. Espero que continues a apostar nesse miudo , o Patricio para jogar ao lado do Liedson. O miudo é bom! Só precisa de oportunidades. E só mais uma coisa. Acho que a precisão do Moutinho é tão boa que ele devia marcar tambem os pontapés de baliza! Seriam meio golo!

Sem mais! Um eterno agradecido.

SL

Miguel Damas

terça-feira, agosto 04, 2009

Golo caído do céu directo ao play-off

Um golo épico, devido à entrada decisiva, de Rui Patrício na grande área holandesa, colocou o Sporting no play-off de acesso à Liga dos Campeões, repetindo a fortuna leonina de Alkmaar. Um empate que acaba por saber a vitória, dando aos sportinguistas uma merecida alegria !

O jogo acabou por ser equilibrado, mas o Sporting mostrou ser uma equipa com mais valor que o Twente e agora na próxima 6ª feira, ficaremos a conhecer o próximo adversário a que nos queremos superiorizar rumo à Champions. Vamos estar com a equipa, leoninamente com o SCP !

Estádio Grosch Veste (Holanda).
Twente - 1
Mihaylov; Stam, Wisgerhof, Douglas e Rajkovic; Brama, Janssen e Perez (Tioté, 58 m); Stoch (Rukavytsya, 78 m), Ruiz (Vujicevic, 90 m) e Nkufo.
Treinador: Steve McLaren.
Golo: Douglas (1 m).


Sporting - 1
Rui Patrício; Abel, Anderson Polga, Daniel Carriço e André Marques (Simon Vukcevic, 62 m); Miguel Veloso, João Moutinho, Yannick Djaló e Matías Fernandez (Bruno Pereirinha, 45 m); Hélder Postiga (Felipe Caicedo, 62 m) e Liedson.
Treinador: Paulo Bento.
Golo: Wisgerhof (a.g.) (90+4 m).


Lion King

Em frente!!!!!!



SL

Miguel Damas

segunda-feira, agosto 03, 2009

Programa e convocados para o encontro com o Twente


3.ª Pré – Eliminatória UCL – FC Twente vs Sporting CP

Programa

Segunda-feira, 3 de Agosto de 2009
10H00 – Partida de Lisboa para Munster;
14H10 (LT) – Chegada a Munster
18H30 (LT) – Conferência de Imprensa do Treinador e Jogador, De Grolsch Veste Stadium;
19H30 (LT) – Treino Aberto 15 Minutos para a Comunicação Social, De Grolsch Veste Stadium.

Terça-feira, 4 de Agosto de 2009
20H45 (LT) – 2ªMão 3ªPré – Eliminatória UCL – FC Twente vs Sporting – De Grolsch Veste Stadium;
01H30 (LT) – Partida de Munster para Lisboa;
03H40 – Chegada a Lisboa.

Quarta-feira, 5 de Agosto de 2009
FOLGA

Convocados: Rui Patrício, Daniel Carriço, A. Polga, Adrien, Rochemback, Vukcevic, Caicedo, Caneira, Tonel, Matias, Tiago, R. Batista, Yannick, H. Postiga, M. Veloso, B. Pereirinha, J. Moutinho, Liedson, A. Marques e Abel.

Staff:

Nome Função
PEDRO MIL HOMENS - Administrador
PEDRO BALTAZAR - Administrador
PEDRO BARBOSA - Director Futebol Profissional
MAURICIO DO VALE - Director Relações Públicas
EURICO GOMES - Secretário Técnico
PAULO BENTO - Treinador Principal
CARLOS PEREIRA - Treinador-Adjunto
RICARDO PERES - Treinador Guarda-Redes
LEONEL PONTES - Treinador Adjunto
DR.VÍRGILIO ABREU - Médico
MÁRIO ANDRÉ - Enfermeiro
SÉRGIO CANDEIAS - Fisioterapeuta
PAULO ALMEIDA - Assessor de Segurança
PAULO ROSÁRIO - Assessor de Segurança
RITA MATOS - Assessora de Imprensa
FERNANDO ALTINO - Técnico de Equipamentos
PAULO GAMA - Técnico de Equipamentos

Vamos desejar que a nossa equipa honre os pergaminhos e a malha verde e branca e seja capaz de trazer da Holanda se não a vitória pelo menos um empate com golos.
Amanhã será mais uma jornada de muita luta e sofrimento mas estou confiante ( como sempre) que com maiores ou menores dificuldades os jogadores e equipa tecnica serão capazes de perceber que o Twente não é nenhum bicho papão e que a eliminatoria ainda está ao nosso alcançe. Estamos fartos de fracassos. A época não começou bem. O problema já vêm de traz. É tempo de todos abrirem os olhos e passarem das palavras de ambição nos jornais para os actos dentro do relvado.

Força SPORTING!!! Vence por nós!
Enche o nosso coração de alegria neste amor que não se apaga nem por nada!

SL

Miguel Damas