"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, dezembro 31, 2009

Mais tranquilidade para 2010!



Que 2010 traga ao nosso clube um pouco mais de 'tranquilidade', bastante serenidade e menos roupa suja lavada na praça pública, pese embora a saudável discussão de ideias seja sempre benéfica e produtiva.

Deixemos para outros clubes as desavenças internas serem trazidas para a praça pública. Tenhamos a competência de voltar a unir a família leonina em torno de um lema:

ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA.

Bom ano para todos!

Leonino

quarta-feira, dezembro 30, 2009

Haverá espaço para Fábio Paim?



Numa altura agitada para os lados de Alvalade, visto serem várias as possibilidades que vão surgindo para o reforço do plantel, bem como, em termos de possíveis saídas dos jogadores actuais, o Sporting tem olhado também para jogadores seus que podem vir a ser futuras referências e tem chamado aos trabalhos da equipa, Diogo Rosado, Owusu, Wilson Eduardo e tem em Rabiu Ibrahim um jogador de quem se espera muito e que poderá vir a integrar já em Janeiro o plantel.

No entanto, confesso que me intriga demasiado, um talento como Fábio Paim não estar no Sporting. Um jogador que durante a sua formação chegou a ser apontado como tendo capacidades superiores a Cristiano Ronaldo, a quem ainda se pode augurar um futuro ao nível dos melhores, não estar a ser aproveitado pelo Sporting, que é conhecido mais pelos talentos que lança, do que por não o fazer.

O que teria acontecido a Cristiano Ronaldo e a Quaresma, se quando subiram ao futebol profissional, tivessem sido emprestados a clubes da Liga de Honra ou da 2ª Divisão B? Teriam tido a mesma ascensão rápida na carreira que os levaram a ter reconhecimento internacional das suas capacidades e talento?
Estas são questões que me assolam e onde penso que quando os jogadores são jovens e têm imenso talento, como é também o caso de Fábio Paim, que aos 21 anos tem ainda muito para dar ao futebol, a sua integração deve ser feita onde eles sentem uma confiança ao nível das capacidades que possuem e motivados para exponenciá-las mais ainda, e não em divisões onde a motivação de jogar para ganhar e vencer títulos não acompanha a mentalidade que exibiram enquanto jogadores da formação, numa formação sportinguista de grande referência internacional.

Mais do que esperar que num curto período a nossa equipa se transforme numa equipa que jogue um futebol entusiasmante, o caminho para mim, faria melhor sentido se fosse o do enriquecimento individual e por consequência colectivo dos jogadores que melhor podem dar esse futebol espectacular, para aí sim, com o trabalho de Carvalhal, pedagógico, onde tacticamente pretende aproveitar as alas ofensivas, em que a mentalidade incutida será diferente e mais de acordo com as exigências futebolísticas de uma equipa que compete por títulos, veria no aproveitamento daqueles que poderão ser os jogadores que façam a diferença no futebol, dando o espectáculo que todos sonham quando vêm um jogo, uma mola importante para que esta massa adepta volte a encher Alvalade!


Lion King

terça-feira, dezembro 29, 2009

A melhor opção



O grande reforço para o que resta da presente época do nosso Sporting parece ser, sem sombra de dúvida, Jorge Mendes.

Sendo os empresários de jogadores, na minha modesta opinião, um 'mal' necessário, convém então que colaborem connosco os melhores, e nesse aspecto a estratégia de José Eduardo Bettencourt é a mais correcta, já que se alia simplesmente ao melhor.

Parece que começam a ser distantes os tempos em que Alvalade estava 'suicidariamente' de costas voltadas para quem na actual realidade dita as regras num mercado de futebol altamente profissionalizado.

Leonino

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Pongolle acredita numa boa dupla com Liedson



O senhor que se segue - Florent Sinama Pongolle - já está em Lisboa, tendo dito à chegada:

«Estou muito contente. O Sporting é um clube grande, com uma grande história. É um orgulho vestir esta camisola»

«Conheço quase todos os jogadores, nomeadamente o Liedson, pois é uma referência. Espero que, tanto ele como eu, possamos ajudar o clube a melhorar a classificação»

«Acredito que vou ter boa cumplicidade com Liedson. É um grande jogador. Acredito que as pessoas do clube confiam em mim, para ter uma boa cumplicidade com ele.»

«Simão disse-me que era um clube grande e uma cidade belíssima. Estou muito satisfeito por estar aqui. Depois do Liverpool e do At. Madrid, vou representar um grande clube de Portugal»


E o próximo será...?


Leonino

quinta-feira, dezembro 24, 2009

Natal é como o Sporting...é todos os dias!!!!


Faz pouco mais de 6 meses que o Leonino me endereçou um convite para ser editor deste blog.
Depois de ponderar os prós e os contras resolvi aceitar , sabendo devido a minha experiencia como comentador que não sou uma pessoa consensual.

Tive alguns desencontros de ideias e troca de mensagens mais duras com alguns frequentadores.
Na minha ansia de encontrar\procurar um Sporting melhor sou levado a uma paixão extrema que me torna agressivo na escrita.

Não foram uns 6-8 meses faceis #. A mingua de resultados e boas exibições levaram a posições extremas que ainda hoje se refletem em um ou outro comentario.

Andamos aqui todos por uma causa e amor comum. O Sporting clube de Portugal , sem ele nunca teria havido qualquer tipo de dialogo. O Sporting para mim é vivido no dia a dia. Tal como o natal deveria ser vivido.

Apesar dos apesares todos queremos e defendemos um Sporting melhor e maior.
A esse grandioso clube e a todos os frequentadores deste espaço sem excepção , desejo um feliz natal na companhia daqueles que mais gostam e um prospero ano novo cheio de coisas boas e com um Sporting bem mais forte , eclético e vencedor em toda a linha.

Um bem haja a todos os Sportinguistas e viva o SPORTING!!!!!!

SL

Miguel Damas

quarta-feira, dezembro 23, 2009

Feliz Natal

O blogue Sangue LEONINO deseja a todos os seus leitores e amigos um Natal muito Feliz... e que no caso do nosso plantel de futebol profissional nos traga muitas prendas de qualidade.



Como pedir não custa, aqui fica a nossa 'pequena' e modesta lista:

Lionel Messi
Cristiano Ronaldo
Xavi
Iniesta
Drogba
John Terry
Iker Casillas
José Mourinho

Caro Pai Natal, se não for possível que venham todas estas prendas, já nos contentamos com 2 ou 3...

Ass: Sangue Leonino



terça-feira, dezembro 22, 2009

João Pereira no Sporting CP




O Sp. Braga informa no seu "site" oficial que chegou a acordo com o Sporting para a cedência a título definitivo dos direitos desportivos do atleta João Pereira.

Os leões irão liquidar na totalidade os valores da cláusula de rescisão contemplada no contrato de trabalho do jogador, avaliada em 3,5 milhões de euros.

in Record

SL

Miguel Damas

De ver e "chorar" por mais!

O golo de Cristiano Ronaldo ao FC Porto, na Liga dos Campeões da época passada, foi eleito o melhor do ano.

"Não estava à espera de ganhar nada hoje, para ser sincero, mas é um orgulho receber este prémio. Foi um grande golo. Estou muito feliz”, disse Ronaldo, depois de subir ao palco para receber o prémio Ferenc Puskas, um galardão criado este ano.

O golo de Ronaldo foi marcado a 15 de Abril deste ano, no Estádio do Dragão, valendo a vitória do Manchester United (1-0) sobre o FC Porto e o apuramento para as meias-finais da Liga dos Campeões.

O prémio Ferenc Puskas distingue o melhor golo apontado entre Julho de 2008 e Julho de 2009. O comité de futebol da FIFA seleccionou os dez melhores e a decisão final coube aos internautas: cerca de 120 mil adeptos votaram, via site da FIFA.




The Best One

Andebol





SL

Miguel Damas

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Importam-se de repetir?

Leio e não acredito. A equipa profissional do Sporting clube de Portugal , entrou de férias e só regressa aos treinos no dia 28 , segunda feira.

Com os resultados e classificação brilhantes que temos tido é realmente um prémio merecido a uma equipa que têm feito a todos os níveis uma época exemplar......

Nem sei o que dizer , apenas lamento que jogadores pagos a peso de ouro e que têm representado muito mal a camisola mais bonita do mundo tenham direito a uma semanita de férias em vez de trabalharem no duro para arrepiarem caminho.....

Mas se calhar sou eu que sou exigente de mais!

SL

Miguel Damas

domingo, dezembro 20, 2009

Até sempre senhor Manuel!



Saudações Leoninas, Sr Manuel Ferrão.

Faz amanhã (dia 21 de Dezembro) um ano que morreu o Sr Gonzaga da Silva, e um ano depois de ter partido um Sr da Formação Leonina eis que tivemos que penosamente estar em mais um funeral e ver partir mais um dos nossos


O dia frio e agreste de 19 de Dezembro de 2009 será sempre de triste memória para todos aqueles que sentem um carinho especial pela formação do nosso Sporting Clube de Portugal, pois foi nesse dia que dissemos o adeus final ao Sr Manuel Estevão Ferrão, sócio nº 443 da ainda maior potência desportiva deste nosso Portugal.

Costuma dizer-se que a riqueza de um homem poderá ser medida pela qualidade e quantidade dos seus amigos e no seu funeral foi possível ver a riqueza de Manuel Ferrão, pois presentes estiveram tantos ilustres; Tamagnini Nené, o Sr Vítor Cacito (Presidente do CAC), Emílio Peixe, o Mister João Couto, o Presidente da Casa do FC Porto em Lisboa (mandatado pelo próprio J.N. Pinto da Costa para marcar presença no funeral) bem como uma miríade de treinadores, delegados e dirigentes da formação do Sporting, e de realçar ainda a presença dos atletas Sub-16 Tobias Figueiredo e Alexandre Guedes que apesar da sua ainda tenra idade demonstraram todo o seu carácter ao insistirem em marcar presença nesta última homenagem e despedida ao Sr Ferrão.

Recordo-me como se fosse ontem de ver o Sr Ferrão celebrar um título (mais um) no relvado do Campo Nº1 da Academia de Alcochete, na sua companhia estava um outro enorme Sr da nossa formação, o Sr Delegado António Atanásio, um então ainda mais jovem Mister Vitor Silvestre, e tantas jovens caras conhecidas que tropeçavam sobre si a tentar celebrar mais um título da primeira "Geração Academia", a Classe de 89; Rui Figueiredo, Bruno Matias, Jorge Abreu, Rui Lopes, Adrien, André Santos, Tiago Pedrosa, André Cacito, etc.

Tantas vezes Manuel Ferrão me confidenciou sobre os atletas, "este é bom, mas tem que ser muito bem domesticado", assim falava de Mateus Fonseca, de Antoninho Silva, de Rui Coentrão, e de tantos, mas tantos outros. Tantas foram as vezes em que ele via os miúdos mal arranjados e lhes dizia para se comportarem, eram ralhetes atrás de ralhetes mas tinha sempre em mente o bem estar dos seus meninos.

Nunca me esquecerei dos nossos passeios pelo Largo do Rato, pela Rua do Passadiço, ou pela Avenida da Liberdade abaixo, à medida que conversávamos sobre as suas duas grandes paixões; o Sporting e a Fotografia. Algumas foram as vezes em que entrei com ele em lojas de fotografia e discutimos sobre fotografia, encadernações, grafismo, impressões, e era um homem que tinha sempre inúmeras estórias para contar sobre o Sr Presidente João Rocha, sobre fotógrafos, sobre jornalistas, sobre o seu amigo Jorge Nuno Pinto da Costa, sobre os seus ex-jogadores, sobre a sua mulher, sobre as artes (sobretudo pintura), era um homem que mesmo numa idade avançada continuava a reter uma enorme e contagiante "joie de vivre". Certo dia ia com ele a passear pela Rua do Passadiço e sem que nada o fizesse prever "interpelou" um desprevenido lojista e começou a conversar com ele sobre o quanto Lisboa tinha mudado e recordaram outros tempos de quando o Sporting marcava presença por aquelas bandas na sua velhinha Sede.

O Sr Ferrão, era um homem possuidor de conhecimentos quase enciclopédicos sobre a formação verde-e-branca e lembro-me perfeitamente de alguns anos atrás o apresentar ao meu pai com quem falou sobre Mário Lino, sobre Juca, sobre "Manecas" e sobre a Dobradinha de 1973/74. Apesar de só terem conversado nessa ocasião, até ao meu pai o Sr Manuel Ferrão deixou uma forte e boa impressão pois raras foram as vezes em que desde esse dia o "meu velho" não me perguntou "como andava o velhote?

O Sr Ferrão não pensava só no trabalho, pois tinha sempre tempo para "brincar" e aligeirar o ambiente com o seu incisivo sentido de humor, mesmo com 76 anos de idade continuava a reter uma certa "meninice" que agora que desapareceu começa a deixar-me tantas saudades pela forma senhorial mas "traquina" com que lidava com os seus amigos, pois eu não me esquecerei da forma "impiedosa" como carinhosamente me criticava sempre que eu não fazia a barba, advertindo-me à frente de outras pessoas em inúmeras ocasiões que da próxima vez eu ficaria à porta se não viesse de cara lavada. Dizia-me para cortar o cabelo, para perder peso, para me pentear, corrigia-me a postura se estivesse mal sentado, dizia-me para meter a fralda para dentro, queria saber se eu me alimentava bem e como andava a minha família. O Sr Ferrão nunca, mas nunca facilitava e com ele não podíamos "adormecer na neve" pois ele aquecia-nos logo as orelhas com umas quantas chamadas de atenção e correctivos verbais os quais agora deixam tantas saudades, especialmente aquele seu sorriso e eterna boa disposição.

Recordar-me-ei com carinho de todas as vezes que trocámos impressões sobre o nosso Sporting na sala de espera na Sede da Federação Portuguesa de Futebol antes dos sorteios dos campeonatos nacionais de Iniciados, Juvenis e Juniores. Sempre teve uma palavra amiga, um comentário humorístico e um grande sentido do que é fair-play e cavalheirismo no futebol, mas sem alguma vez esquecer os superiores interesses do Sporting. Tratava todos de forma calorosa, o Sr Tamagnini Nené, o Sr Manuel Ribeiro, os dignatários do FC Porto, Vitória Sport Clube, Braga, Boavista, etc, para ele fora dos relvados só havia lugar para o respeito e correcção, era a sua forma de estar no futebol e era algo que granjeava-lhe a amizade e o respeito dos adversários do seu Sporting.

Lembro-me de celebrar na pista de tartan a conquista da 14ª Taça de Portugal por parte do nosso Sporting no estádio do Jamor em Maio de 2007 frente ao CF Belenenses comandado pelo também "Leão" Jorge Jesus da Caparica. Uma tarde maravilhosa, em que o Sr Ferrão tirou fotografias na companhia de André Santos "Pini", Carlos Saleiro "Saladas", Sebastião Nogueira "Seba", e onde tantos outros marcaram presença, "Janu", Renato Santos, "Ribas", Ruben, Nuno Reis, Bruno Matias, e um então desconhecido Rabiu. No final foi uma sessão de abraços, o Sr Ferrão, delegados das escolinhas, a caça ao autografo do Nani, do Veloso, do Djaló, etc.

Manuel Ferrão era querido e respeitado universalmente, quer no Benfica quer no FC Porto era um homem que contava com inúmeros amigos e pessoas que admiravam a sua fleuma e cavalheirismo. Muitas saudades deixará certamente do outro lado da barricada, pois com a presença de Manuel Ferrão na Academia a "arte de saber receber" tinha sido aperfeiçoada até ao limite, pois ele era alguém que nunca descansava até se certificar que todos estavam confortáveis e agradados com as condições que o Sporting lhes proporcionava.

Podia ser fanático pelo Sporting mas tinha sempre uma palavra amiga e de carinho para dizer sobre os adversários. Recordo-me como se fosse hoje de ver os Juniores leoninos vencerem o Benfica inapelavelmente por 3-0 na Academia em 2008 e antes do jogo Manuel Ferrão contou-me que sempre tinha tido em grande conta o Sr António Carraça (na altura dirigente máximo da formação vermelha-e-branca), elogiando os seus dotes futebolísticos enquanto jovem e lamentando que uma lesão e outros azares o tivessem impedido de singrar enquanto jogador a quem ele tinha reconhecido um bom potencial.

Falava sempre carinhosamente dos jogadores. Dizia-me que tinha sido o responsável pela vinda de João Couras (e tantos outros) para o Sporting, elogiava a qualidade técnica de Antoninho Silva então apenas um Infantil A mas já a jogar na equipa do Mister Tiago Capaz (Iniciados C) e muitas vezes falava da necessidade de "domesticar" os meninos aos quais não admitia tropelias nem excessos, chegando mesmo a enviar um promissor lateral esquerdo para as funções de apanha-bolas quando achava que o jovem começava a exteriorizar "moral a mais".

Quando conversei com Emílio Peixe, perguntei-lhe quem tinham sido os seus maiores apoios no centro de estágio no velhinho Alvalade, o actual seleccionador Sub-16 mencionou vários nomes e concluiu com "e é claro, o Sr Ferrão!!!" pontuando a afirmação com um grande sorriso saudosista por tempos mais simples da sua vida. Poucos dias depois cruzavam-se os dois no Campo Nº2 do Estoril Praia e Ferrão fazia sempre uma festa quando via um dos "seus meninos", chegando alguém a afirmar que Emílio Peixe tinha sido "dos que tinha dado mais trabalho" mas o Sr Ferrão depressa retorquiu que Peixe era dos que mais saudades tinha, Peixe, Jorge Cadete, Luís Figo e tantos, mas tantos outros que agora lamentam a sua despedida.

Grandeza social e desportiva será sempre importante, mas com o adeus a Manuel Ferrão o Sporting ficou irreparavelmente mais pobre em termos de grandeza humana.

Um abraço e até sempre, Sr Manuel Ferrão.


André Carreira de Figueiredo

(A pedido do nosso amigo André publico aqui um texto cheio de emoção e uma singela homenagem ao senhor Manuel Ferrão)


SL
Miguel Damas

Sistema de comentários

O blogue Sangue Leonino pede desculpa aos seus visitantes mas houve necessidade de adoptar um novo sistema de comentários, devido a alterações anunciadas para o haloscan (sistema que geria até agora o espaço de opiniões), já em Janeiro de 2010.

sábado, dezembro 19, 2009

Vitória justa no adeus a 2009



Naval, 0 - Sporting, 1

Estádio Municipal José Bento Pessoa
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)

NAVAL – Peiser; Carlitos, Gómis, Diego Ângelo e Daniel Cruz (Davide, 75m); Alex Hauw, Lazaroni (Bolívia, 64m) e Godemèche; Marinho, Kerrouche (Simplício, 66m) e Camora.

SPORTING – Rui Patrício; Abel, Carriço, Tonel e Grimi; Miguel Veloso, João Moutinho, Adrien e Izmailov (Matias, 90m); Saleiro (Postiga, 75m) e Liedson (Pereirinha, 90m).

Acção disciplinar: Cartão amarelo a Carriço, Miguel Veloso, Adrien, Alex Hauw, Abel, Godemeche, Marinho.

Marcador: 0-1, Saleiro (35m)



Leonino

sexta-feira, dezembro 18, 2009

Moyes satisfeito com o "Sporting" como proximo adversário

David Moyes espera que o Everton possa enterrar seus demônios, retornando a Lisboa.

Os Toffees foram humilhados e perderam 5-0 com Benfica no início desta temporada.

Moyes chefe do Everton disse: "Estou ansioso por estar de volta a Lisboa .

"Da última vez que fui lá foi decepcionante, mas desta vez nós esperamos ir lá com uma equipa completa e ser capaz de fazer um jogo melhor.

"Sporting vai ser muito difícil, eles têm estado na Liga dos Campeões nas últimas temporadas."

"O primeiro trabalho a fazer é tentar vencer o Sporting em Lisboa ."


32 avos de final

Hertha Berlin v Benfica
Everton v Sporting
Lille v Fenerbahce
FC Twente v Werder Bremen
Standard Liege v Salzburg
Villarreal v Wolfsburg
Hamburg v PSV Eindhoven
Liverpool v Unirea Urziceni
Fulham v Shakhtar Donetsk
Club Brugge v Valencia
Ajax v Juventus
Atletico Madrid v Galatasaray
Panathinaikos v Roma
Copenhagen v Marseille
Athletic Bilbao v Anderlecht
Rubin Kazan v Hapoel Tel Aviv

16 avos de final

Club Brugge/Valencia v FC Twente/Werder Bremen
Ajax/Juventus v Fulham/Shakhtar
Lille/Fenerbahce v Liverpool/Unirea
Panathinaikos/Roma v Standard Liege/Salzburg
Hertha Berlin/Benfica v Copenhagen/Marseille
A Madrid/Galatasaray v Everton/Sporting
Rubin/Hapoel v Villarreal/Wolfsburg
Hamburg/PSV v Athletic Bilbao/Anderlecht



The Best One

quinta-feira, dezembro 17, 2009

O que nos trará a sorte?



Com o término da fase de grupos da Liga Europa ficou a conhecer-se os possíveis adversários que poderão calhar em sorte ao Sporting, no sorteio que se realiza amanhã, às 12h portuguesas, com a ressalva do Hertha de Berlim não poder saír visto termos ficado no mesmo grupo, nesta fase que agora termina:


Pote 2 (Segundos no grupo e os quatro piores terceiros da Liga dos Campeões)


Villarreal
Everton
Fulham
Club Brugge
FC Copenhaga
At. Bilbao
Panathinaikos
At. Madrid
Rubin Kazan
Standard Liège
Liverpool
Ajax
Lille
Hamburgo
Twente


Sabendo que a partir de agora, será a eliminar e com o grau de dificuldade a aumentar, o adversário que nos saír terá que ser encarado com respeito mas ao mesmo tempo com ambição, pois ganhar e passar aos "oitavos" terá que ser a única coisa em mente para a nossa equipa. Porque temos que nesta Liga Europa, ser a equipa ganhadora que desejamos!


Lion King

quarta-feira, dezembro 16, 2009

Abaixo de zero


Exibição fria da equipa leonina, com um resultado nefasto, frente a uma equipa que estava ao nosso alcance, mas que acabou por desejar mais do que nós a vitória.
Jogamos a um ritmo baixo, sem a competitividade necessária e apesar de em jogo jogado não termos sido inferiores a este Hertha, acabamos por sofrer na pele aquilo que não soubemos em campo, deixar.

Impõe-se agora uma atitude diferente no jogo de sábado, frente à Naval, onde uma vitória pode significar o alcançar de um ambiente pacificador para que o grupo de trabalho, encare a partir do próximo ano o resto de uma época onde todos os objectivos em que estamos inseridos têm que ser jogados com uma entrega completamente diferente, pois estes resultados actuais são demasiado negativos para uma equipa que se propôs à conquista de títulos.


Liga Europa
Estádio Olímpico de Berlim, Alemanha
Grupo D - 6ª jornada

HERTHA – Drobny, Piszcyek, Janker, Vom Bergen, Pejcinovic, Kacar (Kringle, 86), Nicu (Kaká, 90+2), Cícero, Piszczek, Wichniarek (Domovchiyski, 69) e Ramos

SPORTING - Rui Patrício, Pedro Silva (Abel, 67), Daniel Carriço, Tonel, Grimi, Adrien, João Moutinho (Miguel Veloso, 73), Pereirinha, Matias Fernández, Izmailov (Vukcevic, 46), Saleiro

Acção disciplinar: cartão amarelo para Daniel Carriço (43) e Carlos Saleiro (82)
Golo: Kacar (70)


Lion King

Mercados....

Aproximando-se Janeiro , os jornais "atiram" todos os dias com nomes para reforçar o nosso Sporting. É mais que visto até pelas confrangedoras exibições que a equipa precisa de reforços.
Quer na dificuldade de assimilação dos novos processos com jogadores que não são ideais para este novo esquema como no nosso velho conhecido losango é notório a falta de qualidade para interpretar e fazer a diferença de certas posições chave.

Tanto neste novo esquema como no antigo , as laterais têm particular "peso". É lhes pedido que façam o desequilibrio , criem superioridade e sobretudo ganhem a linha jogando com os extremos.

Olhando para o plantel não temos nenhum jogador que o faça. Temos 5 laterais (contando com Caneira mas não com Miguel Veloso) e nenhum por esta ou aquela razão é capaz de interpretar convenientemente estas premissas.

Depois no centro da defesa falta um central alto. Que faça toda a diferença nas bolas paradas , tanto defensivas como ofensivas. É notoria a incapacidade do SCP em provocar perigo nesse tipo de jogada. Mudar os marcadores tambem seria uma opção.....

A nivel de meio campo temos demasiados jogadores de contenção mas não temos um verdadeiro trinco. E falta imenso jogadores de risco. Que levem a bola e que partam para cima do adversario. Falta velocidade e expontaneadade! O jogo do meio campo do SCP é demasiado mastigado e previsivel. Faltam extremos atrevidos. Izmailov pode ali jogar mas é demasiado disciplinado tacticamente para o fazer e Pereirinha tarda em mostrar serviço.

No ataque Liedson este ano nem de bico faz golos. É notoria a falta de confiança e sobretudo as pessimas decisões que toma fora e dentro da area.

Mais importante do que qualquer tactica é preciso jogadores que as possam interpretar. Esta equipa é coxa nas laterais e isso torna-a muito mais fraca do que por exemplo os nossos 2 rivais.

Ir ao mercado é portanto imperativo. Mas comprar quem e onde?

Na europa apenas os países nórdicos têm jogadores ao alcance da nossa bolsa.
Nos outros países com mais poderio financeiro , poderemos almejar jogadores "encostados" que em ano de mundial ainda queiram ganhar a confiança do seleccionador nativo para estarem nessa competição.

As ex-republicas Sovieticas são hipotese até pela paragem do campeonato mas somos capazes de esbarrar nos elevados ordenados que auferem. Resta-nos a America do Sul....

Serão Brasil e Argentina mercados para a nossa capacidade? Sinceramente num clube que tenha um bom scouting sim. Mas é mais que sabido que o SCP neste momento trabalha ( e na minha opinião muito mal) de braço dado com um empresario. É manifestamente pobre esta ideia peregrina de deixar os nossos horizontes competitivos nas mãos de alguem que se guia pelos seus proprios interesses.....

Um bom scouting é capaz de no Brasil descobrir jogadores até debaixo das pedras. Pela sua competitividade gosto mais de jogadores Argentinos mas os Brasileiros tecnicamente são os mais dotados do mundo e há bons jogadores "ao pontapé" haja capacidade de observaçao.

Mas a America do Sul não se resume ao Brasil e Argentina. Há países com jogadores capazes e com valor. Salta à vista o excelente trabalho que Bielsa está a fazer no Chile. Para a alem da equipa principal , a equipa de sub21 tem tambem mostrado serviço. Está recheada de jogadores de valor. Numa perspectiva de futuro seria um bom filão a explorar.

Uruguai é tambem um país com bons jogadores e que raramente nos debruçamos sobre ele.

Não sei de que dinheiro fala JEB quando diz que o há para investir. Espero que sejam inteligentes para se atirarem ao mercado. Comprar por comprar não vale a pena ! A equipa precisa realmente de jogadores que venham acrescentar alguma coisa!

Não sou contra a aposta nos jogadores da Academia. Mas basear uma equipa apenas e só em jogadores formados no Sporting é limitativo. Até por razões várias. Basta olhar para este momento. Como querem que os jovens cresçam se são lançados as feras numa perspectiva de resolver e não de ganharem experiencia?

Veja-se o caso de Moutinho quando apareceu. Jogando ao lado de Viana , Barbosa e de um bom Roca , foi facil integrar-se na primeira equipa. Olhando hoje em dia que jogadores podem ser uma mais valia para aqueles que chegam? O Sporting descaracterizou-se e agora paga o preço disso!

Temos alguns bons valores. Acrescentem bons valores aos que já lá estão e vão ver que a equipa não será assim tão má como a pintam!

PS- Não falei do mercado Africano , esse eterno filão , até pelas ligações que temos historicas , mas em ano de CAN neste momento seria pouco inteligente apostar em jogadores que estariam 2 meses fora de Alvalade.

PS2-Sei que não serve de desculpa. Mas para alêm da falta de confiança. Acrescentem ai um relvado horrivel. Para uma bola que têm picos , um relvado completamente irregular e um publico já de si impaciente.......deve ser realmente assustador ter a bola em seu poder em Alvalade!!!!!

SL

Miguel Damas

terça-feira, dezembro 15, 2009

O jogo ideal



Jogamos amanhã em Berlim, frente ao Hertha, a última jornada da fase de grupos da Liga Europa, já apurados e com o 1º lugar garantido o que dará à nossa equipa a possibilidade de jogar de forma mais serena face a um adversário que busca esse apuramento.


Pelo facto de a equipa não vir tendo desempenhos consentâneos com o seu estatuto, este jogo pode ser a oportunidade ideal para mostrar a nossa real valia, pois a possibilidade de vencer pela primeira vez na Alemanha, de apagar a imagem negativa deixada na temporada europeia passada, de ter os olhos do futebol a incidirem sobre este jogo, constituem factores de motivação para os jogadores que só os terão que fazer procurar o sucesso ambicionado!


Lista de convocados:


Guarda-redes: Rui Patrício, Tiago e Ricardo Batista
Defesas: Carriço, Polga, Pedro Silva, Caneira, Tonel, Grimi e Abel
Médios: Adrien, Izmailov, Vukcevic, Matías Fernández, Miguel Veloso, Pereirinha e João Moutinho
Avançados: Saleiro e Hélder Postiga



Lion King

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Mais do mesmo... a todos os níveis!

Passei o fim-de-semana a ler o que se escrevia sobre o péssimo jogo que nos foi oferecido este sábado no "relvado" de Alvalade, e principalmente sobre tudo o que mais se escreveu para lá do próprio jogo. E como devido a compromissos profissionais não podia participar decentemente numa eventual discussão aqui no Sangue Leonino, reservei os meus comentários escritos para hoje e, como atingiram um determinado tamanho, seguem em forma de post.
Sobre o jogo, relembro as minhas palavras a seguir ao jogo com o Heerenveen:

"E se não acredito em resultados imediatos destas mudanças todas, nomeadamente devido ao estado físico e psicológico em que o novo treinador agarrou a equipa, acredito que o futuro não é tão preto como alguns o pintam. Embora existam pessoas a quem só o derramar do sangue leonino parece interessar..."

No fundo continuam bem visíveis as duas principais deficiências desta equipa, a física - condicionada pela péssima preparação da temporada e pelas cargas que Carvalhal resolveu (e bem) implementar à sua chegada - e a psicológica com a equipa a abanar a cada lance de perigo adversário, a tremer a cada golo, a vacilar a cada assobiadela. Com essas duas vertentes e juntando-se uma ainda fraca assimilação dos métodos do novo treinador (parecendo que não, são 6 anos e meio a jogar em losango...) dificilmente será não acontecerem jogos desses. E neste caso o Sporting nem jogou muito pior do que o tinha feito em Setúbal (embora tenha jogado melhor na 1ª parte nesse jogo e na 2ª deste) mas teve pela frente por uma equipa bem melhor que a sadina.
Não alinho minimamente na teoria de que o plantel é péssimo, de quem quer 24 ou 25 novos jogadores já em Janeiro. Acredito plenamente que cerca de 2/3 do plantel sénior tem qualidade mais que suficiente para representar o Sporting, e que com 3, 4 aquisições certeiras teríamos um plantel capaz de lutar de igual para igual com qualquer equipa nacional. O que sucede actualmente, e que temo vá queimar não só Carvalhal mas muitos jogadores do plantel perante a massa associativa, é o que me parecia poder acontecer com a saída do anterior técnico. E sim, eu concordo que ele não tinha mais condições para continuar à frente do plantel, mas agora estamos a fazer uma pré-temporada em Dezembro, com os custos que isso tem numa equipa já de si carente de vitórias e boas exibições. Espero que o restabelecimento das condições físicas "normais" permita começar a jogar futebol a sério e durante mais do que 10, 15 minutos por jogo. Um exemplo do que digo: nota-se que Carvalhal quer a defesa subida, por forma a encurtar espaços, ganhar a bola mais rapidamente, permitir sufocar o adversário sem correr demasiado atrás dele. Ora com boa parte dos jogadores sem poderem com uma gata pelo rabo e com a moral no estado presente, que é que acontece? Ao primeiro erro, a defesa começa a recuar uns metros, dando espaço para que os adversários surjam embalados (ontem até Silas o fazia...). Esse "pormenor" compromete de forma irremediável aquilo que me parecem ser as ideias de Carvalhal. Pior, a cada bola que se perde, ganha-se insegurança, assobios, medo. Mais do que falta de qualidade, a equipa do Sporting parece-me sofrer de uma coisa essencial, personalidade. Os jogadores tremem, não arriscam, falham coisas que sabem fazer bem... no fundo diminuem-se. E quando vejo certos sportinguistas falarem de Varela, por exemplo, e apesar de o considerar um jogador com lugar no plantel, penso que olham para ele no fc porto esquecendo-se de onde está a jogar. Acreditem, Varela no Sporting hoje estaria a jogar um futebol igual a Pereirinha, Vukcevic etc. Aliás, repito o que disse no meu post anterior:

"O ano passado lia o mesmo por Carlos Martins ou Peseiro... no fundo para alguns sportinguistas no Sporting bons são os que não estão no Sporting, o resto não vale nada."

Penso ser evidente que é necessário retocar o plantel em Janeiro mas, mais importante que isso, é urgente pensar JÁ a próxima temporada. Com mais dinheiro, com menos dinheiro, com mais cantera, com menos cantera, o que eu quero é entender qual o plano para o futebol profissional do Sporting Clube de Portugal, quais as prioridades e as ideias para relançar o clube depois desta temporada miserável.

PS: E por favor, se certas pessoas querem mesmo continuar a debater ad eternum o presidente actual, o candidato derrotado nas últimas eleições, as eleições, as próximas eleições, as maçonarias, Opus Deis, viagens aos EUA ou à Golegã, semana sim semana não (sempre de acordo com os resultados) ganhem coragem, sejam coerentes e exijam eleições antecipadas!

Nelson Santos

domingo, dezembro 13, 2009

SCP


Para que o Sporting tenha a dimensão que todos nós queremos é necessário que sejamos mais pragmáticos, analisar os desempenhos dos “nossos” jogadores e tomar decisões rápidas e acima de tudo consistentes. É tempo de reunir.

Por exemplo fala-se muito de contratações, o Sporting não precisa de tantos jogadores como se tem dito e escrito. Precisamos sim é de bons alicerses, ou seja, bom jogo defensivo, e com isto quero dizer que a prioridade para mim é sem dúvida um central, experiente e com forte jogo aéreo, central esse que seria o companheiro ideal para Carriço. Quanto às laterais penso sinceramente que com um verdadeiro Patrão no centro da defesa as coisas endireitavam. Metendo Pereirinha na Direita defensiva é claro. Na esquerda julgo estarmos bem servidos com Grimi e André Marques. Assim para a defesa a meu ver bastaria a contratação de um Central. Em relação ao Grimi só quero dizer uma coisa, corremos o risco de lhe suceder o mesmo que a Heinze se não abrirmos os olhos a tempo. Precisamos de um médio defensivo também com forte jogo aéreo para libertar mais os outros médios. E é claro, precisamos de um avançado rápido que teria de se ajustar à postura de jogo de Liedson.

Resumindo, a meu ver o Sporting precisa de um central, um médio defensivo e um avançado sendo óbvio que também faz parte da solução o lançamento de no mínimo três jovens jogadores da nossa formação.


J_Cris


Saudações Leoninas.

sábado, dezembro 12, 2009

Paradigma da nulidade



Sporting, 0 - U. Leiria, 1

Estádio José Alvalade, em Lisboa
Árbitro: Vasco santos (AF Porto)

Sporting: Rui Patrício; Abel, Carriço, Polga e Caneira (Adrien, 46); Miguel Veloso e João Moutinho; Izmailov, Matías Fernandez (Pereirinha, 46) e Vukcevic (Hélder Postiga, 72); Liedson
Suplentes: Tiago, Saleiro, Tonel e Grimi

U. Leiria: Djuricic; Mamadou Tall, Bruno Miguel, Paulo Vinícius e Ronny; Marco Soares; André Santos, Silas (Hugo Gomes, 88) e Pateiro (Elias, 90+5); Tiago Luís (Pedro Cervantes, 61) e Cássio

Suplentes: Hélder Godinho, Kalaba e Ouatarra

Disciplina: Cartão amarelo a Pateiro (50), Adrien (52), Vukcevic (64) e Djuricic (81)

Marcadores: 0-1, Paulo Vinícius (27)

Ao intervalo: 0-1


Leonino

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Leonel Pontes em entrevista na Academia de Talentos.



O Jornal Online Academia de Talentos irá nas próximas horas gravar uma extensa entrevista com o Mister Leonel Pontes e todos os interessados estão convidados a endereçar através do blogue SANGUE LEONINO perguntas ao Mister sendo que as melhores serão utilizadas pelos entrevistadores.

Pede-se que apenas submetam perguntas sérias para este treinador que para além de fazer parte da equipa técnica de Paulo Bento durante 5 anos, também foi campeão nacional de juniores, o tutor de Cristiano Ronaldo, e serviu o Sporting na formação e nos seniores durante 15 anos, etc e seguramente tem muitas estórias para contar e os adeptos terão muitas inquisições para lhe fazer, mas repito, apenas perguntas sérias.

SL

Miguel Damas

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Valter di Salvio


Pelo que tenho visto do nosso clube esta epoca e em especial nos ultimos 3 jogos no caso de poder escolher o que seria melhor para este SPORTING ,ainda antes de contratar algum jogador apostaria as minhas fichas todas em algo que para mim ainda ficou mais evidente nos jogos comandados pelo mister CARVALHAL .
PREPARACAO FISICA
Da do ver o estado fisico os jogadores do SPORTING a falta de explosao,velocidade, de resistencia de tudo que se pode pedir a um plantel que se quer campeao.
E sendo este um senhor no oficio e tendo passado pelos melhores clubes do mundo(lazio.man united 2 vezes,real madrid 2 vezes) e estando desempregado acho que se devia tentar alicia-lo com um projeto a longo prazo dos seniores as camadas jovens do clube e poderia ser que muda-se muita coisa para melhor neste aspeto.
Tenho seguido o seu trabalho a algum tempo e adoraria ve-lo no nosso clube e mesmo sabendo que deve receber muito para o que podemos pagar acho que devia investir muito mais nesta parte do clube que se diz formador.
Faz-me impressao ver certos jogadores jogarem como se estivessem desaprendido de dominar ou correr com uma bola e para mim so pode por deficiencia na preparacao fisica e com consequencias na parte psicologica nao consigo ver outra explicacao.
ISMAS

terça-feira, dezembro 08, 2009

Crónica de uma ida a Setubal.



Esta historia começa com o escriba a fazer um desvio tremendo para fugir à ponte 25 de Abril. Como distraido que é , foi parar quase a Sacavem para poder apanhar a ponte Vasco da Gama. Enfim como é avesso aos GPS é nisto que dá. Para a próxima vou para Setubal pelo caminho que sei melhor e prontos....

Ultrapassado este obstaculo lá cheguei eu e a esposa a Setubal e ao seu "magnifico" estádio.

Arrumado o carro bem junto ao mesmo partimos para o encontro do Juveneno...cof cof perdão , ao encontro do Juvenal Carvalho e do Alexandre AKA Guardador de Porcos.

A tertulia decorreu a boa maneira do antigamente. Junto as roulottes com o escriba a comer de novo 20 anos depois um belo do "coirato" com bifana (ao contrario de outros meninos que se atiraram aos Burguers....essa coisa de capitalistas....)

Adiante. Enchido o estômago e aconchegado com 2 minis lá nos metemos na fila para o estádio onde apôs ter sido revistado apanho o revês de não poder entrar com a câmera ..... Lá expliquei ao intendente que em Alvalade não colocaram nunca entraves mas apesar de ter sido extremamente simpatico foi intransigente e lá tive eu que deixar a famosa câmera no carro e ficar impedido de fazer apenas uma reportagem fotográfica.

O estádio é praticamente uma miniatura do nosso. Alias vista a superior cá de fora faz lembrar o nosso saudoso José de Alvalade mas em ponto pequeno. Não compreendo é como numa bancada daquelas . Sem resguardo e com bancos completamente improprios para consumo seja possivel cobrarem 15 euros para se ver ( e as vezes nem isso) futebol....

Começou o jogo e a supresa agradavel do Sporting querer assumir o jogo e rapidamente chegar ao golo numa fabulosa abertura de Matias Fernandez e de uma não menos conclusão.

Foram 20-25 minutos bem agradaveis (enquanto durou Izma a todo o gaz) com constantes trocas de bola mas com um senão. A incapacidade de Caneira de acompanhar o ataque e criar desiquilibrios fazia com que o futebol leonino se "inclina-se" quase todo pela direita onde Abel , Izma , Matias e muitas vezes Liedson descaiam e trocavam quase a seu bel prazer.

Nota-se ainda pouca confiança neste futebol. Ao ver de trás da baliza dá ideia que ainda estão numa fase inicial de aprendizagem de outro tipo de processos mas nesses 20-25 minutos houve movimento e acutilância (tirando a incapacidade de remate espontâneo)

Alias pelo jogo dentro houve varias jogadas em que os jogadores leoninos não arriscam o remate quando o podem fazer em boas condições.

O resto da primeira parte foi jogado cada vez mais a passo e com o Vitória a tentar ser atrevido e a ter 2 oportunidades devido a esse recuo e inexplicavel baixar de rotação. Louve-se a excelente defesa de Rui Patricio numa jogada que desde a bancada parecia que o nosso keeper foi pouco expedito a sair-se. No visionamento do resumo do jogo fiquei com a sensação que talvez pudesse ter sido mais decidido mas é notoria a falta de confiança que Patricio têm para se sair dos postes.
Em todo o caso fez uma grande defesa e o problema foi resolvido.

A 2 parte trouxe-nos um Sporting mais previsivel e mais lento. Há 2 aspectos que me fazem confusão. O primeiro é Pereirinha. Um jogador com aquela velocidade é tão pouco atrevido e incapaz de criar desiquilibrios porquê? Porque é que ao contrario de Izma que se encosta na linha para abrir espaços e que se desmarca sempre em diagonal , Pereirinha fica-se sempre demasiado estatico e completamente avesso a assumir o jogo.... O porquê disso não sei mas que desde a bancada torna-se exasperante ver o 25 jogar..... Nem sei como é possivel falhar um golo daqueles. Que foi aquilo? Enfim....

Outro aspecto é o alheamento , não sei se de proposito ou não , de passes para Matias Fernandez. É claramente um jogador que desiquilibra e que decide normalmente bem. Não percebo porque a equipa a partir de um certo momento deixa de jogar para ele!

No resto é uma equipa ainda demasiado toldada de falta de confiança. Amiude os nossos centrais falham alivios porque não têm a certeza de "lhe dar em cheio".

Veloso e Moutinho são claramente os jogadores mais regulares durante os 90 minutos embora eu não goste de ver Veloso na esquerda apesar do seu excelente pé esquerdo. Falta-lhe explosão e com Caneira nas costas torna-se uma ala muito lenta. Moutinho jogou quase sempre bem e rapido. Está completamente diferente. Muito mais solto mas denota uma incapacidade de remate de longa distancia que muita falta nos faz. Só tentando é que se faz golo!

Não gostei de Adrien. É bom jogador mas comete demasiados erros. Principalmente os passes lateralizados ..... para o meio! E depois uma incapacidade de lutar pelas bolas aereas preocupando-se demasiado com o corpo a corpo com o adversario.

O Sporting denota uma evolução de processos no seu estilo de jogo e sobretudo uma preocupação em jogar perto de Liedson que ontem voltou a desiquilibrar. Apesar das criticas e de ser notorio a sua má forma , Liedson é de longe o nosso melhor ponta de lança. E para alêm dos golos e de realmente ter tido algumas más decisões (está muito lento a pensar) é um jogador que dá tudo , não dá uma bola por perdida e ainda assiste colegas ou abre espaços para outros com as suas desmarcações. É facil apontar-lhe o dedo pois é um jogador sempre em foco.
Mas é preferivel um Liedson só e em má forma que um Postiga e Saleiro juntos....

Isto é claro a minha opinião e não é mais que isso. Não quero encetar discussões que não leva a nada. O futebol é passivel de muitas opiniões e sobretudo de imensas tacticas. É isso que o torna tão fascinante.

Depois do jogo e com calma. Analisando friamente , é notorio que tendo pouco dinheiro o SCP não pode fazer muitas compras. Eu optava claramente por um lateral e extremo esquerdo e um central alto e possante. No resto alguns ajustes com juniores dispensando ou fazendo rodar alguns dos menos utilizados deste plantel. Quando falo dispensar , falo sobretudo em vender. Há jogadores em baixa mas que têm mercado nos países de origem. Falo sobretudo de Pedro Silva e de Grimi mas tambem de André Marques e Saleiro.

Apesar de não ter sido um jogo muito conseguido o mais importante foi obtido. Os 3 pontos já cá cantam e no sábado mais 3 se juntarão ( obrigado Pai da Leoa) a estes.

Ultima nota para a fantastica defesa de Rui Patricio na segunda parte. Estava no enfiamento da jogada e foi uma defesa digna dos melhores guarda redes da nossa historia. Foi felino e elástico. Grande defesa!

SL

Miguel Damas

segunda-feira, dezembro 07, 2009

Liedson volta a resolver



V. Setúbal, 0 - Sporting, 2

Estádio do Bonfim
Arbitragem: Elmano Santos (AF Madeira)

V. Setúbal – Nuno Santos; Zarabi, Zoro, André Pinto e Rúben Lima; Sandro, Djikiné; Luís Carlos, Álvaro Fernandez e Alan; Keita.

Suplentes: Mário Felgueiras, Collin, Regula, Hélder Barbosa, Lourenço, Rui Fonte e Guilherme.

Sporting – Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Polga e Caneira; Adrien e João Moutinho; Izmailov, Matias Fernandes e Miguel Veloso; Liedson.

Suplentes: Ricardo Batista, Pedro Silva, Saleiro, Tonel, Grimi, Postiga e Pereirinha.

Golo: Liedson (4 e 87)


Leonino

Taça de Portugal


A caminho do Jamor, saiu o Mafra em Alvalade. Óptimo para elevar os níveis de confiança e de aumentar a empatia entre técnico e jogadores. Em especial, destaco o jovem Rabiu a quem estou certo será dada uma oportunidade de se mostrar aos sócios. Que a agarre.
Abraço de Leão,
Verdão.

domingo, dezembro 06, 2009

Três novidades em Janeiro?



Três contratações para Janeiro é aquilo que O JOGO avança na sua edição de hoje.

Sendo evidente que o plantel é desequilibrado e deficitário de qualidade, diria que três caras novas serão poucas, mas apesar de tudo se forem bons jogadores e indiscutíveis mais-valias já ficarei satisfeito.

Ao contrário do Via VERDE não creio que a saída de Angulo seja algo de tão anormal, o que peço é que as contratações sejam feitas obedecendo a critérios sólidos e fundamentados.

Sugestões que deixo para os 3 lugares para os quais se anunciam novidades: João Pereira (Braga), Ruben Micael (médio-centro) e Carlão (Leiria).

Leonino

sábado, dezembro 05, 2009

Isto é gestão desportiva rigorosa e profissional?

A Sporting SAD informa que chegou a acordo com Miguel Angulo para a revogação do contrato de trabalho. Enaltecendo a sua conduta profissional ao serviço do Sporting, a SAD do Clube deseja a Miguel Angulo os maiores sucessos pessoais e profissionais.

Site sporting.pt



Quem quis contratar Angulo? Paulo Bento? Ribeiro Telles? Pedro Barbosa? A Direcção?
Que veio Angulo cá fazer?
Que critérios orientam as escolhas e contratações de jogadores?

Mais uma tremenda falta de rigor e profissionalismo.

Via VERDE

sexta-feira, dezembro 04, 2009

Sangue Leonino

Ponto prévio: este post só existe devido ao estado de quase-histeria colectiva que tomou conta de alguns sportinguistas após o empate caseiro frente aos holandeses do Heerenveen que, imagine-se, assegurou a presença do Sporting na próxima fase da UEFA Cup, o 1º lugar no grupo e a manutenção da invencibilidade nas taças europeias há 9 jogos.
Ao contrário do que tem sido hábito em Alvalade, obrigações profissionais impediram-me de marcar presença na nossa casa, e a observação do jogo pela televisão (de som desligado por razões óbvias) permitiu-me chegar a conclusões que no estádio são por vezes difíceis de destrinçar.

1º - as cargas bi-diárias de treino aplicadas por Carvalhal estão a dar "pique" aos jogadores mas a retirar-lhes resistência e depois de aguentarem 70, 75 minutos contra o eterno rival, ontem a equipa estava visivelmente fatigada. Tanto que quase não se dava pela diferença de velocidade de Izmailov para outros jogadores que não estão parados há 7 meses.
2º - aquele "relvado" está num estado miserável, ainda pior do que em certos períodos em que era praticamente só areia. Além disso torna-se extremamente perigoso para a integridade física dos jogadores. Chamaram-me a atenção esta tarde para o facto de jogadores que costumam jogar de cabeça levantada como Veloso, jogarem a olhar para o chão, para ver onde colocavam os pés. Fora isso houve vários "erros" provocados não por falta de arte ou por oposição do adversário, mas por motivos bem mais ligados ao estado da relva. Várias recepções, passes, bolas "na canela" que no estádio me pareceriam incompreensíveis.
3º - apesar do mau futebol apresentado ontem, parece claro existirem várias ilações positivas a tirar dos últimos jogos. Neste momento parece-me claro que o futebol que Carvalhal pretende implementar é de apoios mais curtos, de futebol mais rendilhado e menos dependentemente do erro do adversário. Mesmo ontem isso foi visível mas no último terço de campo a falta de velocidade e, consequência da má forma física, a falta de clarividência, obstou a que se pudesse conseguir uma exibição bem conseguida. Notou-se também menos agressividade sobre a bola do que no derby, jogando a defesa demasiado recuada para um jogo em que o adversário não saia lá de trás sem ser em contra-ataque.
4º - para que as ideias de Carvalhal tenham sucesso parece-me que será necessário reequilibrar o plantel em algumas posições, embora continue a dizer que não é necessária a revolução de mudar metade do plantel que alguns advogam.

Resumindo, era bom que os adeptos não entrassem no jogo dos nossos adversários, desatando a criticar tudo o que mexe ao fim de 3 jogos em que se têm dado passos interessantes para um futebol mais compatível com a qualidade da maioria dos intérpretes. Era bom que parassem de suspirar por Varelas, Hugos Vianas (2 jogadores úteis no plantel, sem dúvida), por treinadores que já não são o nosso, por realidades que não existem. O ano passado lia o mesmo por Carlos Martins ou Peseiro... no fundo para alguns sportinguistas no Sporting bons são os que não estão no Sporting, o resto não vale nada.
E se não acredito em resultados imediatos destas mudanças todas, nomeadamente devido ao estado físico e psicológico em que o novo treinador agarrou a equipa, acredito que o futuro não é tão preto como alguns o pintam. Embora existam pessoas a quem só o derramar do sangue leonino parece interessar...

Nelson Santos

Liédson - Liédson da Silva Muniz

Geburtsdatum: 17.12.1977
Alter: 31
Größe: 1,75
Nationalität: - Portugal
- Brasilien
Position: Sturm
Fuß: rechts
Marktwert: 12.000.000 €











"Disse ao treinador que não me estou a sentir bem. Infelizmente, não estou a ajudar a equipa com golos. Talvez o melhor seja retirar-me da equipa e dar oportunidade a outros companheiros, talvez seja melhor estar um tempo sem jogar, para recuperar melhor. Ninguém gosta de jogar sozinho"

Normalmente costuma-se dizer que quem está mal muda-se.

Saudações Leoninas

J_Cris

Estará tudo doido?

Liedson: «Talvez seja melhor estar um tempo sem jogar»

Acho que vou telefonar ao meu chefe e dizer-lhe que me sinto cansado, desmotivado e que por isso talvez seja melhor estar um tempo sem trabalhar, mas com o ordenadinho a caír na minha conta bancária ao final do mês.
Mas será que está tudo doido para as bandas de Alvalade? Que profissionais são estes que pedem para não trabalhar?
Cada vez que penso que nós, sócios, andamos a pagar para esta gentinha ainda fico mais revoltado.
Que alguém se dê ao trabalho de dar um murro na mesa, que se imponha a estes 'meninos' e que de uma vez por todas se acabe com estes episódios que são autênticas palhaçadas.

Via VERDE

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Qualificação com muito sofrimento à mistura



Sporting, 1 - Heerenveen,1

Resumiria o jogo desta noite a um Sporting demasiado complicativo e masoquista, mas que acabou por ter um final feliz ao garantir a qualificação ao caír do pano através do golo de um herói improvável: Leandro Grimi.

Depois das boas indicações dadas nos jogos com Pescadores e Benfica, a equipa voltou a mostrar esta noite pouca garra, grande falta de inspiração e muito desacerto na finalização, sintomas característicos daquilo que tem sido esta época.

Perante um adversário sem grandes argumentos, e que na liga portuguesa andaria provavelmente na segunda metade da tabela, o Sporting complicou o que poderia ser fácil, quiçá devido a fantasmas e traumas recentes, mas também a alguma fadiga decorrente do derby do passado fim-de-semana.

Na noite do regresso de Izmailov, nota positiva para o facto dos jogadores - apesar da desinspiração -nunca terem baixado os braços e mesmo de forma algo atabalhoada terem sempre procurado criar lances de perigo, pese embora a falta de clarividência de Postiga e Liedson.

A verdade é que com Carvalhal ao leme o Sporting ainda não perdeu, as peças começam a encaixar-se num novo modelo de jogo, face àquilo que era a filosofia do anterior treinador, e estou certo que uma política rigorosa e cirúrgica de reforço do plantel poderá trazer evidentes melhorias que até final da época ainda nos darão algumas alegrias.

Do jogo de hoje fica o sofrimento, mas sobretudo a qualificação para os dezasseis avos de final. Isso era o que mais importava... e que foi alcançado.

O Sporting lidera com 11 pontos. Hertha, Heerenveen e Ventspils somam sete, cinco e três pontos, respectivamente.

Leonino

quarta-feira, dezembro 02, 2009

Regressos


Na convocatória para o jogo de amanhã, Sporting - Heerenveen, surgem duas novidades, com os regressos de Izmailov após prolongada paragem por lesão e também de Stojkovic, anteriormente proscrito por Paulo Bento. Dois regressos importantes, do influente médio russo Izmailov que dará maior capacidade à nossa zona ofensiva oferecendo uma qualidade que nos tem feito falta esta época, e do internacional sérvio Stojkovic que volta a ser uma opção que só fará com que o Sporting saia a ganhar, bem como é importante para um guarda-redes que ambiciona estar no Campeonato do Mundo.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício, Stojkovic
Defesas: Pedro Silva, Anderson Polga, Tonel, Carriço, Caneira, Grimi
Médios: Adrien, Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov, Matías Fernández, Bruno Pereirinha
Avançados: Caicedo, Saleiro, Postiga, Liedson


Nota: Uma boa notícia a que foi deixada num comentário efectuado pelo PaidaLeoa no post anterior e que se refere à recuperação de um jovem hoquista leonino que tinha sofrido um acidente grave, deixo aqui a informação sobre o estado do nosso jovem "leãozinho":

"O nosso João Gonçalves está em franca recuperação e na fase do desenvolvimento ósseo e reconstituição do braço. Tudo vai correr bem e o nosso João será sempre hoquista do nosso SCP."


Lion King

terça-feira, dezembro 01, 2009

Mexer e Danny



Em Janeiro: os senhores que se seguem?

Adianta ainda a imprensa que Carlão continua a ser observado, sendo bem possível que em Janeiro o atacante leiriense avance para Alvalade.


Leonino