"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, agosto 31, 2010

Não havia necessidade...

PPC perdeu estrondosamente as últimas eleições, mas insiste em mandar recados, seja através do facebook, de alguns sites criteriosamente escolhidos ou ainda através da comunicação social.

Apetece-me dizer-lhe: Y por que no te callas?

Bem ou mal, Bettencourt foi o presidente eleito pela maioria dos sócios, pelo que resta a PPC respeitar os princípios da democracia e deixar o homem liderar até final do seu mandato

É uma triste sina do nosso clube em que sempre que as coisas começam a parecer entrar nos eixos lá vem um foco de discórdia, de polémica ou de desestabilização.

Já um consócio dizia: os maiores inimigos do Sporting são alguns dos que estão na sua própria família!


Leonino

segunda-feira, agosto 30, 2010

Oh Mister??!!! Vamos afundar-los?
















Oh Mister enquanto não chega o Pinheiro ataca-se até com traineiras se for preciso!!!
Venham de lá mais 3 pontos que com vitorias a malta não reclama (muito).

Depois de dois jogos pouco conseguidos a nivel exibicional mas com vitorias subam um pouco o nivel e oferecam de novo a vitoria a quem tanto vibra por vós.

Mesmo quando andamos de candeia as avessas não deixamos de torçer por ti SPORTING!!!!

Porque és no nosso grande amor!!!

Paulo Sergio ao sitio do Sporting

"Na conferência de antevisão da partida de segunda-feira, frente à Naval, Paulo Sérgio não quis abrir o jogo, optando por não revelar em que sistema a sua equipa actuará na Figueira da Foz.

O treinador «verde e branco» começou por explicar que o triunfo conseguido na Dinamarca trouxe “a auto-estima natural que a confiança traz, mas não há motivos para euforia. Apesar de termos feito o nosso trabalho, não foi tudo bom. Há ainda alguns aspectos que temos de melhorar. Juntamente com a equipa, falámos exactamente sobre esses aspectos, e não é só na finalização.”

Acerca do adversário de segunda-feira, o treinador «verde e branco» alertou para o facto de a Naval estar a fazer um bom inicio de época: “ Sabemos que vamos ter uma partida difícil. Já na primeira jornada dificultaram a tarefa ao FC Porto. A Naval está ligeiramente diferente da época passada, mas continua muito perigosa nas transições. Têm, provavelmente, dos melhores executantes para esse tipo de jogo, como é o caso do Marinho, formado aqui na casa. O cariz do encontro não será diferente daquilo que encontrámos nos outros jogos. Tal como o Brondby e o Marítimo, a Naval é uma equipa que vai tentar tapar os caminhos da baliza ao Sporting e depois sair para o ataque rápido.”

Sobre o sistema que utilizará na Figueira da Foz, Paulo Sérgio não quis «abrir o livro»: “Trabalhamos em dois sistemas desde o início da temporada. Em qualquer jogo, o objectivo é surpreender o adversário. Qualquer um dos sistemas poderá ser utilizado e não o vou dizer agora, exactamente para que o adversário tenha dificuldades em preparar o jogo”.

O técnico «verde e branco» afirmou ainda que “Pedro Mendes ainda não está a treinar com bola”, que “João Pereira está clinicamente apto e que é uma possibilidade”, que Torsiglieri “tem todas as características necessárias a um defesa-central, mas ainda não está entrosado” e que Diogo Salomão (que não foi convocado) “está muito próximo de poder ser utilizado”. Paulo Sérgio referiu-se ainda a Abel que, “na Dinamarca, esteve muito seguro e sereno. São estas as «dores de cabeça» que um treinador quer”.

A terminar, o treinador do Sporting deixou também uma palavra a Tonel, que partiu para o Dínamo de Zagreb, da Croácia, desejando-lhe toda a sorte do mundo."


SL


Miguel Damas

domingo, agosto 29, 2010

A canalha....

















Eu gostava de perguntar ao individuo que se diz seleccionador nacional o que mudou em 3 meses para convocar esse montinho que joga com o 8 azul e branco?

Gostava de perguntar ao senhor "Porcaria" que fez esse anão tinhoso de mais que fazia no Sporting Clube de Portugal?

Gostava de perguntar ao senhor "insultos" a quem trabalha se isto não é mais que pagar um favor a quem o defendeu no processo que lhe moveu a federação?

Uma vergonha , uma canalhice aquilo que esta convocatoria traz. O jogador não mudou radicalmente de nivel exibicional para passar a ser de novo seleccionavel. Aquilo que mudou apenas foi a camisola.

Tudo isto cheira cada vez mais a trafulhice para sonegarem um jogador ao Sporting Clube de Portugal.

Espero que a partir de agora seja persona non grata em Alvalade. Têm a palavra o presidente José Eduardo Bettencourt. Quem não sente não é filho de boa gente e não podemos ficar calados perante mais uma demonstração de falta de respeito e pura canalhice para com o nosso clube.

PS- A unica boa noticia é a convocação de Nuno André Coelho. Parabens ao jogador. Sei que se não tivessemos vendido esse montinho nunca teriamos obtido o concurso dele mas aquilo que está em causa é todo o processo tenebroso e a falta de vergonha que emana de todo este processo. Ao presidente apenas pergunto. VAMOS CONTINUAR A DAR-NOS COM ESSA GENTE??!!!

SL

Miguel Damas

sábado, agosto 28, 2010

Uma no cravo outra na ferradura
















Por vezes parecemos que andamos a brincar aos clubes. No dia em que ficamos a saber que realmente Montinho foi bem vendido. Levamos com o emprestimo de Pongolle o segundo jogador mais caro da historia leonina. Isto claro para além de outras saidas.

Mas vamos por partes.

O FCP acaba de vender Meirelles. Esta venda deixa-me um sorriso nos labios até por ter defendido que JEB tinha feito bem em vender um jogador estagnado e que o valor era realmente bom para o clube para além do ingresso em sentido contrario de Nuno André Coelho.

Muitos adeptos tripeiros meus amigos gozaram com a situação dizendo que tinha sido uma pechincha até porque diziam eles que Meirelles seria vendido bem acima dos 20M. Afinal no fim de tudo eu tinha alguma razão. Se não vejamos.

Meirelles ganhou 4 titulos de campeão nacional nos ultimos 5 anos. Varias taças e supertaças e foi titular e um dos melhores no ultimo mundial. Valor da venda? 13M

Montinho desde que se afirmou na 1 equipa leonina nunca ganhou um titulo de campeão. Tendo no seu peculio 2 taças e 2 supertaças. Uma ultima época horrivel nem direito ao mundial lhe deu.
Valor da venda? 11M com um jogador incluido.

Nesta meus amigos temos que tirar o chapeu a JEB.

Por outro lado fica a preocupação de um jogador de 6.5M ter sido um autentico fiasco e não ter ajudado o SCP em nada!!! Zero completo!!! Não podiamos ter gasto esse dinheiro em janeiro em outros jogadores? Até por ter sido um jogador que não nos podia ajudar na liga europa e que tanta falta fez haver banco para podermos ter ido mais além.

Fica sempre a sensação que somos permeaveis a negocios propostos a pressa e que em nada nos favorecem. Enfim. Sai o jogador para o Saragoça por emprestimo.
6.5M investidos num jogador que dificilmente teremos retorno tanto monetario como desportivo.

A inflexão na politica de contenção foi boa mas temos que ter muita cabeça a comprar. Por 6.5M tem que ser mesmo um craque. Mais baratos foram Falcão ou Saviola ou mesmo Hulk.

É aprender com os erros.....

Saidas tambem de um jogador que foi sempre um grande profissional. Tonel. A ele pela sua dedicação o meu grande obrigado!!

Stoi mais uma vez não fica. Apesar de achar que Patricio ainda comete alguns erros e tem lacunas a corrigir tenho concordar que não havendo dinheiro e sendo Stoi um jogador caro a sua saida é uma boa opção e temos mais urgencia em reforçar outros sectores.

Espero sinceramente que haja rigor nas compras que se avizinham até porque o SCP tem tudo a ganhar se vierem dois jogadores para somar. Falta velocidade nas alas e um matador lá na frente.
Têm a palavra JEB e Costinha.

Por ultimo os meus parabens a Paulo Sergio. Apesar de não ter sido uma exibição estrondosa dou-lhe o merito da passagem e por ter acreditado que era possivel corrigir o mau resultado caseiro.

Que aprenda com os erros e corriga aquilo que salta a vista. Segunda queremos mais.

PS-Vejam aqui como foi recebida a equipa no aeroporto e no treino realizado em Alvalade

SL

Miguel Damas

sexta-feira, agosto 27, 2010

Dia de saídas



Antes de mais um enorme agradecimento ao profissionalismo de Tonel, pode não ser um grande central mas deixou sempre todo o seu suor no nosso equipamento. Que tenha toda a sorte do mundo na sua nova equipa. Quanto a Pongolle e Stojkovic, não me deixam saudades apesar de achar que ambos valem mais do que mostraram com as nossas cores. Que tudo lhes corra pelo melhor e que possam ainda render algum dinheiro ao clube, para evitar que saiam como tantos outros, a custo zero!

Saíram três, faltam 3 dias para o fecho do mercado... o plantel precisa claramente de 2 ou 3 jogadores para posições chave. Estou (estamos) à espera de reforços a sério e não de últimas hipóteses à Caicedo. Dos próximos 3 dias poderá depender a temporada do Sporting Clube de Portugal e não é a remontada de ontem que muda isso. Tem a palavra quem é pago para decidir...

Nelson Santos

Fase de Grupos Liga Europa UEFA 2010-2011

Grupo C

Sporting Clube de Portugal
Lille (França) 53º (ranking UEFA); 4º no campeonato francês 2009-10
Levski Sófia (Bulgária) 130º (ranking UEFA); actual 3º no campeonato búlgaro
Gent (Bélgica) 173º (ranking UEFA); actual 5º no campeonato belga

Nelson Santos

O Homem do momento.



Estou certo que quase ninguém acreditava no resultado conquistado na Dinamarca pelo nosso Sporting, as ultimas exibições criaram uma descrença enorme em redor da equipa e do seu treinador.

Paulo Sérgio ao contrario de outras situações mostrou conhecimento e leitura de jogo ao fazer a substituição certa no momento certo (Postiga por Matias) quando a equipa do Brondby mandava no jogo, serviu para voltarmos a estar por cima do adversário e chegarmos cada vez mais perto da baliza.

Infelizmente só pude ver a segunda parte e gostei, não tanto pelo futebol praticado (que continua a não ter a espectacularidade desejada) mas pela garra que vi nos nossos jogadores, para mim Paulo Sérgio é sem duvida o Homem momento e merece o nosso beneficio da duvida em relação aos seus conhecimentos tácticos, devemos apoia-lo assim como á equipa e mostrar que ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA eis o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL é um lema grande demais para esquecer, juntos chegamos lá, eu acredito!

The Best One

quinta-feira, agosto 26, 2010

Temos leão!

Na sexta-feira passada perguntava neste blogue o que se diria se o Sporting vencesse o Marítimo e eliminasse o Brondby.

Agora que isso foi conseguido, nomeadamente com a brilhante reviravolta hoje conseguida, a qual será - na minha opinião - o 'clic' de que a equipa necessitava, fico à espera para ver o que os estimados consócios escrevem... nomeadamente aqueles que disparam contra tudo e contra todos após cada derrota.



Brondby, 0 - Sporting, 3

Estádio: Brondby Stadion

Árbitro: Jiri Jech (Rep. Checa)

BRONDBY: Andersen; Wass, Bischoff, Von Schlebrugge e Rasmussen; Mike Jensen, Nilsson, Jens Larsen, Jan Kristiansen e Krohn-Dehli; Ousman Jallow (Bruno Batata, 77).

Suplentes: Tornes, Randrup, Van der Schaaf, Frederiksen, Farnerud e Madsen.

Treinador: Henrik Jenses.

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Nuno André Coelho, Daniel Carriço e Evaldo; André Santos, Maniche, Vukcevic (Valdés, 85) e Yannick; Hélder Postiga (Matías, 67) e Liedson (Saleiro, 90+3).

Suplentes: Tiago, Polga, Grimi, Zapater e Saleiro.

Treinador: Paulo Sérgio.

Golos: 0-1, Evaldo (45+1); 0-2, Nuno André Coelho (75); 0-3, Yannick (90+1).



Leonino


Nota: obrigado, pequeno Noddy, graças aos teus amuos e birras temos agora no nosso quadro de futebolistas um defesa-central de grande potencial, com enorme qualidade e bom sentido posicional, alto, com técnica, capaz de saír com a bola jogável e com uma enorme atitude.
Eu que sou um particular adepto da posição de defesa-central digo que neste Verão ganhámos o jogador de que necessitávamos para o eixo da defesa. O seu nome? Nuno André Coelho!

Oh mister??!! Pode ser hoje?



Paulo Sérgio: «Vamos marcar 3 ou 4 quando menos esperarem» in record

Caro Paulo Sergio vou acreditar que este é o "tal" dia que menos espero. Alias do SCP espero sempre tudo mesmo quando o nada parece ser o final.

Vou acreditar porque assim fui habituado. O adepto do Sporting mesmo contra todas as adversidades têm uma fé inabalavel. Pelo menos eu sou assim. E o meu sentido critico não me turva o desejo de ver o SCP vencer....SEMPRE!!!

Como diria o grande Jorge Perestrelo , "Que os deuses do futebol estejam connosco!!"

Com Esforço e Dedicação , com Devoção a camisola , a Gloria ficará mais perto de alcançar!

Viva o SPORTING!!
Força LEÕES!!!

SL

Miguel Damas

quarta-feira, agosto 25, 2010

Era tão facil....

Se houvesse um rumo , uma estratégia e não andasse-mos sempre a fugir para a frente.

Um Presidente que percebesse da poda já que só sabe ver as maçãs podres.

Rigor e inteligência na gerência do clube. Mais trabalho e menos eternas conversas de reestruturações.

Menos promessas vãs ou mentiras e mais conquistas e vitórias.

Seria muito mais fácil o presente e futuro.

Com um plantel equilibrado com jogadores de qualidade e não aburguesados , muitos deles no ocaso da carreira ou mesmo encostados.

Era tão fácil.

É tão fácil relativizar com os rivais e não olhar mais abaixo com trabalhos decentes que vêm sendo apresentados.

Era tão fácil construir quando se têm saber e querer. E não passar o tempo a dar desculpas por não haver dinheiro. Era tão mais fácil se fossemos a procura em vez de nos ser apresentado.

Era tão mais fácil ficar calado e apenas aplaudir se o vigente não fosse a mediocridade e as migalhas.

Era tão fácil não estar nesta situação se tivesse havido rigor e transparência e não negociatas e irresponsabilidade.

Era tão fácil se não fossemos uma escolinha em eterna aprendizagem.

Era tão mais fácil bater apenas no treinador no entanto ele não pediu para vir para cá.


Sporting!! Era tão fácil se em vez de fado fosse outra musica qualquer.







Era tão fácil desistir mas um amor não se deixa assim cair.....

SL

Miguel Damas

terça-feira, agosto 24, 2010

1.000.000 de visitas

O Sangue Leonino, após uns aninhos de existência, ultrapassou esta tarde a bonita marca de um milhão de visitas.

Muito obrigado a todos aqueles que ao longo destes anos nos têm brindado com as suas visitas – e em muitos casos, comentários – já que este blogue apenas visa ser um espaço de debate na nação leonina, onde cada um possa expressar as suas ideias e convicções, por mais divergentes que sejam em relação às dos demais.

O que mais nos enche de orgulho é que no final de contas, mesmo com polémicas e por vezes discussões mais exacerbadas à mistura, a paixão leonina continua viva... e bem viva, provando que a apatia sportinguista em que tantos teimam em falar é pura ilusão.

MUITO OBRIGADO!


Leonino

(antes que venham alguns crónicos críticos insinuar que publiquei este post para 'abafar' o texto pertinente do Best One, informo que podem continuar a lê-lo: basta pressionarem as teclas Page Down ou a seta para baixo)

"Sleeping" with the Enemy!

A Imprensa Portuguesa fala hoje numa possível transferência de Stojkovic e Izmailov para o vizinho da segunda circular e de Makukula para o Sporting depois de um almoço entre os Presidentes das duas Direcções.

Pode ser a minha maneira de ver as coisas mas em que é que o Sporting fica a ganhar com esta "possível" negociação? perde Izmailov que sempre foi um jogador essencial para a equipa enquanto estava em boas condições físicas, perde Stojkovic simplesmente um dos melhores guarda-redes da Europa (ok, com mau feitio, mas penso que com uns bons abanões ele vai ao lugar) e ganhamos Makukula? um jogador que nunca se conseguiu afirmar na equipa encarnada e que em Portugal desde 2007 só marcou 7 golos em 23 jogos?

Será mais um negócio como o de João Moutinho? é por aqui que o Sporting vai ter mais qualidade no futebol praticado e que todos os adeptos anseiam ver rapidamente? Não pondo em causa a capacidade de negociação de JEB gostava de uma vez por todas ver que o meu Sporting entra num negócio para sair verdadeiramente vencedor.

Curiosidade:

Ao fim da Segunda jornada estes são os golos já marcados nas ligas da Europa.

Inglesa: 64 golos
Francesa: 48 Golos
Portuguesa: 42 Golos


The Best One

segunda-feira, agosto 23, 2010

Um novo brinquedo

Passaram-se 24 horas e 12 jogos que vi deste SPORTING do sr. Paulo Sergio e só posso dizer pelo que vi ate agora que parece que lhe foi dado um brinquedo novo.

O brinquedo quando dado a uma criança no primeiro dia, é pela novidade, a descoberta, a emoção e o deslumbramento.

O sr. PS não sabe como jogar o novo jogo, não sabe para que serve, e em vez de se render ou aceitar que não sabe como se joga, ainda o joga de uma forma arrogante e à sabichão.

As afirmações que tem feito, como se não estivesse a ser anormal as exibições, a falta de ideias, um caminho , uma estratégia ganhadora que tenha sido treinada desde da pré-temporada, tenta atirar areia para os nossos olhos; só demostra que está perdido e não tem mãos para tocar este piano...
Ainda dei o beneficio da dúvida mas com os jogos oficiais tem sido mau de mais, e por mais que se diga que foi justa a vitória de ontem não me deixa dormir descansado.

Ganhar ao Maritimo com um golo aos 87m deveria ter sido o jogo do descanso e nos dissesse a todos dizer foi um dia mau o jogo da passada quinta feira. Mas não. Foi pior, ou no mesmo estilo pobre e sem ideias , as afirmações depois do mesmo levam a crer que assistimos a um massacre que não deixou dúvidas a ninguém.

Assim, tendo visto tudo que se tem passado no nosso clube num passado recente, e com muito pesar meu, não me resta a minima dúvida que este senhor foi erro de casting - e dos graves - o qual deve ser corrigido o mais breve possivel para não se perder a época.

A sua sorte é o outro clube da segunda circular não estar à frente do campeonato ou ter feito 6 pontos. Com isso muitos se resignam mas não durará sempre, pelo que espero que mais cedo - que tarde - as decisões sejam tomadas.

Há dias o Miguel Damas falava no síndrome do bigodes mas existem outros enraízados no clube que são urgentes erradicar.

A mania de copiar o que o porto faz, e não pensar por cabeça própria vem prejudicando o clube, se não vejamos: há uns anos quando não se ganhava dizia-se que o porto ganhava porque não despedia treinadores, o porto era campeão porque tem treinadores portugueses. Desde aí não se vai buscar treinaodres estrangeiros porque não se vai ganhar, a moda dos argentinos ou sul-americanos, que não brasileiros etc etc.
Tudo que eles fazem imita-se como se acertassem, não se fala dos falhanços, só dos sucessos como se a verdade deles fosse a la palice quando trabalham a vários níveis com honestidade, ou não, para tê-los.

O clube tem que perceber e ter uma estratégia própria, porque a falta dela nos levará à ruína de mais uma época, coisa que parecia impossível de acontecer depois do que vimos na época passada.

Sei que será o assumir do erro correr com este senhor já mas se não o fizerem logo acabará por acontecer o sindrome Peseiro no clube, ou seja, cai tudo e vamos a eleições num breve prazo.
Não seria um caso isolado saír alguem tão cedo de um clube; veja-se o caso Materrazi, e com bons proveitos para todos, mas para isso será preciso tê-los no sitio, e não sei sinceramente se alguém os tem no clube neste momento.

Mas um assunto que o sr. PS tem que perceber é que as equipas em que os jogadores jogam por estatuto nao ganham nada e treinadores não são respeitados, pelo que mais tarde ou mais cedo pagam por isso.

ps: pelas notícias que correm hoje o JOÃO PERREIRA volta ainda esta semana aos treinos. Uma excelente notícia, já que faz mesmo muita falta a esta equipa, pela sua entrega, dedicação e por dar tudo que tem.

ISMAS

domingo, agosto 22, 2010

Mais uma exibição pálida, mas que deu três pontos



Sporting, 1 -Marítimo, 0

Estádio: Estádio José de Alvalade, em Lisboa

Árbitro: Bruno Paixão de Setúbal

SPORTING - Rui Patrício; João Pereira (Polga) , Carriço, Nuno André Coelho, Evaldo; André Santos, Maniche, Zapater (Saleiro); Vukcevic (Matias Fernandez), Yannick Djaló e Liedson.

Treinador: Paulo Sérgio


MARÍTIMO - Marcelo; Ricardo, Robson, João Guilherme, Alonso; Roberto, Rafael Miranda, Marquinhos, Danilo Dias, Djalma; Baba

Treinador: Mitchel Van Der Gaag

Golo: Matias Fernandez



Leonino

(nota: um abraço para João Pereira e votos de que tenha uma rápida recuperação para que possa voltar a dar o seu valioso contributo à equipa)

Futebol de praia: somos campeões nacionais!



Sporting, 5 - Benfica, 2

Com uma vitória clara, inequívoca e perfeitamente justa sobre o Benfica, a equipa do Sporting sagrou-se há pouco em Belém a primeira campeã nacional da história do futebol de praia.

Um triunfo incontestável por parte do conjunto que reúne os melhores jogadores nacionais da modalidade - ou não fossemos nós a base da selecção - e mais uma prova evidente que o ecletismo está vivo e recomenda-se!

Parabéns aos novos campeões.


Leonino

(nota: como ganhámos alguma coisa será que vai aqui haver comentários em quantidade equivalente àqueles que 'jorram' após cada derrota?)

sábado, agosto 21, 2010

Alvalade é o nosso templo!


Caros consócios.
Apesar de ser um critico do estado vigente que reina no Sporting amanha é dia de ir a Alvalade.

Não consigo imaginar as coisas de outra forma. Até porque para mim nada nem ninguém está acima do clube ou do emblema.

Vivemos em tempos conturbados. Muitos de nós não nos resignamos as migalhas que nos vão oferecendo e damos sempre o grito de revolta.

Os meus ultimos dois posts são isso mesmo. Um grito de revolta pela mediocridade que vai reinando. Pela politica do mais com menos e com a desculpabilização fácil. É me dificil aceitar que tudo volta a normalidade apenas e só porque vamos ganhar um ou dois jogos para depois se perder de novo e voltar a insatisfação.

Para mim é me indiferente que JEB seja o presidente apesar de eu não ter votado nele. Consigo ver para alem disso. O Sporting é o meu amor. E apenas desejo que sentado no meu lugar de leão ou em casa no sofá (nos jogos fora) assista as vitórias do Sporting.

Agora não me posso resignar e aceitar aquilo que vou vendo. Se tenho um estilo agressivo peço desculpa. É assim que vivo o clube , com um amor e paixão sem limites.

Não tenho qualquer problema de preferir estar enganado na minha leitura e dar o braço a torcer mas tenho muito receio de estar certo na minha opinião. De qualquer forma é tempo de o Sporting parar para pensar. O futebol do Sporting têm que ser repensado desde as escolinhas aos seniores. Desde o preparador fisico ao treinador principal , desde o tecnico de equipamentos ao director desportivo.

Há todo um processo caduco. Temos que o reavaliar e ver onde está o mal. A academia é realmente o nosso Holy Graal mas os miudos chegam aos 17-18 anos e baqueiam mentalmente e tecnicamente. Porque? O Sporting pode e deve continuar a utilizar a sua academia como fonte mas talvez seja tempo de refazer todo o processo de construção de jogadores. Talvez seja tempo de mais treinadores e menos professores. Talvez seja tempo de mais figuras leoninas , ex-jogadores que façam sentir os miudos o que é envergar o Leão ao peito.

O Socio e adepto do Sporting é apaixonado mas sabe recompensar o clube. Todas estas guerras e ingerencias apenas têm ferido de morte uma massa associativa que atravessou com uma fé inabalavel 18 anos de seca. É tempo de parar para pensar. Mesmo que isso signifique abdicar da luta pelo titulo por uns anos. Porque estas fugas para a frente é apenas e só o adiar dessa restruturação do nosso futebol.

Eu estarei sempre lá. No meu lugar de sempre. Apenas peço que esse tempo de reflexão seja feito. Mais que titulos efemeros como os do principio desta decada desejo uma hegemonia. Tal como a dos Violinos foi feita. Construiu-se uma equipa em anos para retirar os dividendos.

O que vejo é demasiados pesos pesados mortos e areias na engrenagem. Activos encostados a desvalorizar e nada feito para se reabilitar.

Rogo que seja feita essa reflexão. Se não caro JEB mais que a cabeça do treinador será a sua a ser pedida a cada derrota. E no fundo até acho injusto que a sua pessoa seja posta a prova num cargo a que visivelmente desejava mas noutra conjuctura e que avançou a pedido.....

Amanha como sempre lá estarei a desejar uma vitoria do Sporting. Não fiquem em casa , apoiem durante os 90 minutos e no fim expludam de alegria pela vitoria ou apupem por insatisfação mas compareçam no estádio!



PS-Amanhã estará presente em Alvalade um grande campeão de 99-00
Ivone de Franceschi
Mais uma razão para estarmos presentes e homenagearmos um dos nossos!












PS2-

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago.

Defesas: Carriço, Polga, Evaldo, Grimi, Nuno André Coelho e João Pereira.

Médios: Maniche, Matiás Fernández, Valdés, André Santos, Zapater, Diogo Salomão e Vukcevic.

Avançados: Saleiro, Yannick, Postiga e Liedson.




SL

Miguel Damas

sexta-feira, agosto 20, 2010

O estigma


Caro Leonino

Era para fazer um comentario sobre isto em jeito de resposta ao teu. Mas como ficou demasiado grande preferi fazer um post. Espero que não leves a mal.

Não poderia discordar mais do titulo "Abutres". Sei que há uma serie de elementos que pululam há anos em cargos "menores" que almejam em golpes palacianos subir ao palanque mais alto de Alvalade.

No entanto há um problema muito maior que esse. E o problema do Sporting chama-se " ESTIGMA JORGE GONÇALVES"

E porque? Porque toda a pessoa que se apresenta a votos ou têm de intenção a tal mas que não seja desta linhagem ou feudo Roquette é completamente trucidada ainda mesmo antes de apresentar ideias. Mesmo depois de as apresentar e mesmo com um bom programa e pessoas capazes para o levar a adiante são apelidados de aventureiros....

Pelo outro lado e lendo e relendo varios blogues há pessoas que andam em Alvalade há varios anos e que são aqui e ali bastante criticados mas que se apresentarem se a votos serão eleitos apenas e só porque conhecem o clube e por serem do Status Quo.

A morte do Sporting é apenas e só essa. Uma incapacidade de se libertar de um feudo que matou completamente o Sporting.

A ideia de não ficarmos dependentes da bola na barra caiu por terra finalmente quando no jugo de Soares Franco , segundos lugares foram efusivamente festejados por assegurarem a liga dos Campeões. O notavel presidente teve até o pejo de afirmar que preferia 3 segundos lugares que um titulo de campeão e 2 terceiros....sintomatico não?

Aventureiros há em muito lado , principalmente em Alvalade. Quando na lista interminavel de nomes e muitos deles estão ainda em Alvalade e com bastantes responsabilidades estão incompetentes (ou talvez não) que delapidaram 400 Milhões de euros ao Sporting mesmo após venderem a preço da uva mijona todo o patrimonio não desportivo (alguns até a proprias empresas) deixando apenas meio estadio e uma academia paga a leasing como espolio estamos conversados. E até nisto foram comidos pois os nossos rivais tiveram muito mais ajudas no estadio e centros de estagios oferecidos....

Por isso pergunto eu. Onde andam os abutres e aventureiros? Como se a classe bancaria fosse completamente isenta de se apontar o dedo e intocavel apenas e só porque sim.

O certo é que o Sporting vive dependente de instituições bancarias que por trás poem e dispoem do futuro do SCP. Estão se a borrifar para o amor leonino ou mesmo para o esforço , dedicação ou devoção....a unica gloria que eles querem é haver alguem a frente do Sporting que perpetue esta agonia a juros altissimos.

Enquanto os socios não acordarem para isso viveremos sempre o estigma Jorge Gonçalves esquecendo-nos que quem vê caras não vê corações...ou seja os nomes nunca poderam ser mais que um bom programa apresentado.

Por ultimo não faço campanha por PPC mas votei nele e voltaria a votar e sabem porque? Porque amo o Sporting e não admito dar votos a quem mata o meu amor.

PS- A partir de hoje se me quiserem apelidar de oposição estão a vontade. Prefiro lutar pelo meu Sporting que deixar-lo morrer lentamente.

SL

Miguel Damas

Os abutres...



José Eduardo Bettencourt não tem tido para a grande maioria de sportinguistas que votaram nele a competência e a sorte que legitima e logicamente se esperavam do seu mandato. Isso parece claro. Ainda por cima quando o coração do nosso clube - leia-se futebol - está numa fase taciturna, onde os maus resultados e as péssimas exibições persistem, numa infeliz lógica de continuidade do pesadelo da época passada.

Torna-se evidente que o clube se arrisca a descolar do pelotão das grandes potências desportivas do país porque ganhar um título a cada década não é 'sal' suficiente para o sabor de vitória que deve imperar no Sporting e na sua massa adepta. O que alimenta as paixões e conquista novos adeptos são as vitórias. Ninguém quer ser adepto dos crónicos derrotados.

A descrença começa a instalar-se irremediavelmente, o projecto 'Roquette' que nos foi vendido é aparentemente um desastre, e enquanto uns optam pela apatia e pelo distanciamente do dia-a-dia do clube, num sinal claro de descrença e desmotivação, outros optam pelos gritos de revolta, o que é legítimo e salutar.

O que para mim já não é aceitável é a estratégia dos 'abutres', os tais que aproveitam todo e qualquer momento para pairar sobre Alvalade e para instigarem os adeptos a uma revolução que apenas tenha como resultado levá-los para o trono do nosso clube. Viscondias à parte...

Como sportinguista apaixonado pelo Sporting, um amor e uma paixão que me acompanham desde que me conheço, sinto-me terrivelmente decepcionado, triste e melancólico em relação ao estado desportivo e social do nosso clube. Cada derrota humilhante como a de ontem é uma insuportável faca que se espeta na minha paixão leonina.

No entanto, sem que nunca se deva perder um espírito crítico clarividente, e que não deixemos afogar em falsos unanimismos, é imperioso que a Instituição esteja sempre acima de qualquer interesse, pelo que alerto a massa associativa para que esteja sempre atenta a 'outras' movimentações oportunistas que chafurdam no sangue que escorre por Alvalade e cujos interesses, embora disfarçados de genuíno sportinguismo, são bem mais sinistros. O perigo é que num clima vigente de insatisfação face aos status quo reinante será sempre mais fácil passar a mensagem alternativa, a tal que soa sempre melhor aos ouvidos dos adeptos.

Saibamos discernir entre a revolta genuína de um Miguel Damas, ou de outros consócios que teimam em não alienar a sua paixão e o seu incondicional sportinguismo, e os 'outros', os tais que a cada oportunidade espreitam a sua chance de pôrem a 'pata' nos corredores do poder de Alvalade. Estejam bem atentos a esses por que o pior que nos poderia acontecer seria aparecer do nevoeiro uma versão mais maquiavélica de João Vale e Azevedo, a tal que se tem resguardado nas brumas, mandando os seus peões de brega fazerem o trabalho sujo para aquele dia - o da sua tão ansiada consagração - seja uma realidade.


Leonino

quinta-feira, agosto 19, 2010

O verdadeiro Batasuna és tu....













Sem estofo , sem qualidade , sem "carta de pesados" , sem rumo e principalmente sem carisma. O unico culpado do continuo mau momento do Sporting é o senhor e os seus acólitos Ricciardis , Ferreiras , Nobre Guedes ..... não esquecendo os Roquettes , os Cunha , os Soares ou mesmo os Santanas Lopes.

Todos juntos conseguiram mandar um clube centenario e com uma massa adepta sem igual para a valeta. É tempo de por a mão na consciencia. Antes de se culpar a equipa ou o treinador , há que responsabilizar quem os meteu lá.

A unica coisa que conseguem é matar cada vez mais o clube e virar os adeptos uns contra os outros. Hoje o meu silencio no estadio por mais uma miseravel exibição não pode calar a sua revolta fora dele contra quem tanto mal faz ao Sporting.

Apenas pergunto a si e a quem acredita em si. Se todo este miseravel rendimento de ano e meio no seu antigo banco , gerindo dinheiro que não é seu , não teria já originado um despedimento.

Seja homenzinho e peça a demissão e leve quem tanto mal faz há mais de uma decada ao Sporting.
Voltem para os banquinhos onde têm que prestar contas a outrem e não podem escapar a auditorias e livrem o Sporting do marasmo a que é votado nas vossas mãos.

BASTA!!

Ps- A unica campanha que faço é pelo Sporting. E o Sporting que cresci a amar devotamente não é este. 4 anos serão tempo de mais nas mãos de quem nada percebe de negocio de futebol , de Sporting e de paixão leonina. Aqueles que acham que ser Sporting é só bater palminhas e apoiar lamento. O Sporting é muito mais que isto e não pode morrer de cancro. Os tumores podem e devem ser removidos.

SL

Miguel Damas

Todos a Alvalade!



SPORTING CP - BRONDBY

Estádio José de Alvalade, 20h30

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício, Tiago e Vítor Golas;

Defesas: Daniel Carriço, Polga, Evaldo, Torsiglieri, Tonel, João Pereira, Abel, Grimi, Nuno André Coelho e Cédric Soares;

Médios: Maniche, Matias Fernandez, Valdés, Vukcevic, Zapater e André Santos;

Avançados: Liedson, Hélder Postiga, Djaló, Pongolle, Saleiro e Diogo Salomão.


TODOS A ALVALADE PORQUE...

... O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR!!!!!


Leonino

segunda-feira, agosto 16, 2010

O Sporting somos nós: adeptos e sócios!



Ser sportinguista e viver com amor genuíno as cores verde e branca é não esmorecer nos momentos menos bons, sabendo ser solidário.

Gostar incondicionalmente do nosso Sporting Clube de Portugal é estar sempre presente, tanto nos bons como nos maus momentos e nunca confundir a Instituição com jogadores, técnicos ou dirigentes.

Por princípio, deveremos acreditar que quem serve ou representa o clube, seja em que função for, o faz com profissionalismo e competência, mas também não reduzamos a nossa condição de adeptos e sócios à crítica cega, até porque as pessoas passam mas os (grandes) clubes ficam. Sempre!

Tivemos uma má estreia na liga 2010/11? Tivemos! Paulo Sérgio foi pouco feliz nas suas opções? Sim! Podíamos e deveríamos ter ganho? Sem dúvida!

Mas também recordo que um outro clube, por todos levados ao colo neste país, foi ontem humilhado na sua casa, daí que ainda haja muito para jogar e bastante para ganhar. A ter que se perder, que seja quando ainda temos muitas jornadas para recuperar.

Como ontem dizia, em jeito de brincadeira, a derrota em Paços de Ferreira foi a primeira, mas também a última nesta edição da liga nacional.

Por tudo isto: quinta-feira temos forçosamente que dizer 'PRESENTES' no jogo com o Brondby!


Leonino

sábado, agosto 14, 2010

Segunda parte à imagem da época passada



Paços de Ferreira, 1 - Sporting, 0


Estádio da Mata Real

Árbitro: Soares Dias

P. FERREIRA: Cássio; Baiano, Samuel, Bura e Jorginho; Leonel Olímpio e André Leão; Manuel José, David Simão e Caetano; Mário Rondon.

Suplentes: Coelho, Cohene, Paulo Sousa, Nuno Santos, Pedro Queirós, Carlitos e Lucas.

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Carriço (Yannick), Polga e Evaldo; Matías Fernández (Saleiro), Nuno André Coelho, Maniche e Valdés (Vukcevic); Postiga e Liedson.

Suplentes: Tiago, Grimi, André Santos, Zapater, Vukcevic, Yannick e Carlos Saleiro.

Golo: Rondon


Leonino

Que seja a primeira de trinta belas etapas

Esta noite na Mata Real arranca a aventura leonina na edição 2010/2011 da liga portuguesa, agora rebaptizada Zon Sagres.

Faço sinceros votos para que seja o início de uma bela carreira desportiva onde o leão faça calar todas aquelas vozes agoirentas que tão desalmadamente nos têm colado ao papel de meros figurantes numa época, para eles, de plena consagração apenas para águias ou dragões.

Como acredito que o trabalho sério que se encetou em Alvalade, alicerçado num realismo pragmático honesto mas também ambicioso, ainda nos vai dar muitos frutos, estou certo que todo esse tom de escárnio e desvalorização que nos é dirigido, ainda mais saborosos tornará os nossos triunfos e sucessos desportivos.

É um facto que a época passada foi demasiado má e penosa, mas não nos podemos agarrar a esses traumas recentes, antes olhando para o presente e para o futuro com alegria e optimismo. Só uma corrente de positivismo e crença nos profissionais que diariamente dedicam o seu trabalho em prol do Sporting nos poderá levar onde queremos.

Um clube centenário como é o Sporting Clube de Portugal, recheado de êxitos desportivos no seu longo e maravilhoso historial, merece respeito, pelo que não podemos ser nós - adeptos e sócios - os primeiros a contribuír para um peditório que apenas nos visa denegrir, rebaixar e alimentar um cenário desportivo que muitos apenas desejam seja dominado por dois outros emblemas.

Somos demasiado grandes para não acreditar nas nossas possibilidade, pelo que esta noite em Paços de Ferreira começará a primeira de trinta belas etapas que decerto nos trarão aquilo que todos nós - sportinguistas de coração e convicção - desejamos!

Vamos a isto! Viva o Sporting!


Estádio da Mata Real
Paços de Ferreira FC - Sporting CP


21.15 H (TVI)

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago.

Defesas: Daniel Carriço, Polga, Evaldo, Grimi, Nuno Coelho e João Pereira.

Médios: André Santos, Maniche, Matías Fernández, Zapater, Diogo Salomão, Jaime Valdés e Simon Vukcevic.

Avançados: Liedson, Saleiro, Hélder Postiga e Yannick Djaló.


Leonino

terça-feira, agosto 10, 2010

Vamos ver futebol em Alvalade... em horários decentes?

Fiquei hoje a conhecer o horário para o primeiro jogo do campeonato 2010-2011, em Alvalade. A recepção ao Marítimo, a contar para a 2ª jornada, será então no domingo, dia 22 de Agosto, pelas 18:00.

Gostava de salientar este horário, cada vez mais raro, porque penso que de uma vez por todas, a liga portuguesa, os clubes e - em particular - o nosso Sporting, deviam pressionar para a realização da grande maioria dos jogos a horas decentes. O nosso caso é paradigmático por se tratar de um clube de implantação nacional, com muitos adeptos que vivem longe do seu estádio. Um jogo que termine por volta das 20:00 de domingo permite a muitos sportinguistas de fora de Lisboa e arredores regressar a casa a horas decentes de ir trabalhar na 2ª feira seguinte. Fosse o jogo no sábado e seria ainda mais perfeito. De qualquer forma espero que isto seja o início de mais jogos à tarde, acabando antes das 22:00 (como se leva uma criança em idade escolar à bola quando se chega a casa por volta da meia-noite ou ainda mais tarde?) e não apenas um devaneio de Verão.

Curiosamente, vou perder este jogo por estar de férias, mas espero que em Alvalade esteja uma bela casa (o jogo da 1ª jornada também o influenciará, decerto), nem que seja para realçar o que disse anteriormente. Esperemos então poder ver futebol em Alvalade mais vezes a horários decentes!

Nelson Santos

segunda-feira, agosto 09, 2010

A renovação de Carriço



Leio nos vários jornais desportivos e não só que o Sporting negoceia a renovação por 4-5 anos de Daniel Carriço. Aumento de ordenado e uma blindagem melhor , vulgo clausula de rescisão.
Se por um lado concordo em absoluto com a renovação deste jogador nado e criado em Alvalade e que por diversas vezes demonstrou uma maturidade acima da media , já não posso concordar com os valores alvitrados que o SCP pretende oferecer a Carriço por mês.

80 mil euros é um ordenado para mim apenas dado a um fora de serie. Falando obviamente no universo Leonino. Ora mesmo dando de barato que um central faz-se entre os 25-27 anos ( Ricardo Carvalho é disso exemplo) é um absurdo pensar em dar sequer mais de 40 mil mês a um miúdo que têm margem de progressão mas que não é de todo certo que chegue a um patamar de excelencia e de classe.

Olhando para o caso de montinho. Se Daniel Carriço por alguma razão estagnar e se torne dispensavel a quem vamos nós "empandeirar" um jogador que ganha ( a ser verdade todas estas noticias) 80mil\mês ? Temos que ser realistas e sobretudo sermos cautelosos na gerencia do nosso futebol. Lembrando ainda que temos Caneira , Pedro Silva e Purovic de parte que todos juntos perfazem uma massa salarial bem acima dos 100 mil euros por mês. E quem os quer?

Veja-se o caso de Mexer. Contratado a um clube em Moçambique esteve para não ser emprestado devido ao alto salario que aufere e incompativel com os bolsos dos restantes clubes em Portugal.

Infelizmente o mercado nacional não dá para fazer dinheiro , excepção feita ao negocio montinho. As restantes equipas querem sempre emprestimos ou cedencias. O SCP têm que saber gerir bem os negocios e os salarios dos seus jogadores pois pode sempre ficar com pesos mortos que nos custam bastante dinheiro.

No caso de Carriço é apenas um aviso ou sugestão. Não está em causa a sua renovação nem sequer o seu valor (embora denote ainda algumas lacunas que tardam a ser corrigidas) está em causa sim a boa gerencia do Sporting sem no entanto por em causa neste momento a capacidade de Costinha que a meu ver tirando a evitavel "discussão" com H.Viana tem feito um trabalho bastante meritorio.

SL

Miguel Damas

sábado, agosto 07, 2010

Porque nem só de futebol vive o Sporting.




O passado que devemos honrar.



O futuro que devemos apoiar.

Muitos de nós pedem e falam do ressurgimento de modalidades extintas. Apenas com palavras não iremos lá e o Sporting não é só futebol. Este trabalho ímpar liderado pelo engenheiro Gilberto Borges merece a nossa atenção mas sobretudo o nosso apoio. Esta entrevista serve para relembrar aos mais esquecidos que o Hóquei regressou num trabalho que já leva 7 anos e sustentado unicamente nos jovens que temos formado. É tempo de regressar ao convívio dos grandes , lugar de onde nunca devia ter saído. Não vale a pena remexer em feridas do passado mas sim apoiar o presente e o futuro.
Da minha parte um grande obrigado por este fabuloso trabalho que vai fazer-me retomar um amor antigo começado em criança com os relatos ouvidos debaixo da almofada ao sábado a noite.
Contem com o meu apoio!

SL

Miguel Damas

sexta-feira, agosto 06, 2010

Dinamarqueses novamente no caminho



O sorteio do play-off da Liga Europa hoje realizado na Suíça, ordenou com que voltasse-mos a defrontar uma nova equipa dinamarquesa, neste caso, o Brondby.

Nesta experiência recente frente ao Nordsjaelland, mostrou a evidência que será fundamental respeitarmos o adversário, pois são equipas evoluídas tecnicamente e têm qualidade.

Aqui fica o link para a equipa do Brondby, descrita no seu site.

Acima de tudo, o mais importante é que a nossa equipa acredite e em conjunto possamos levar o Sporting à fase de grupos de uma Liga Europa, onde a vitória nesta competição tem que forçosamente fazer parte da nossa mentalidade!


Lion King

quinta-feira, agosto 05, 2010

Excesso de confiança ia sendo fatal...

... mas nesta fase da época e da preparação, os assobios de alguns adeptos leoninos também são absolutamente despropositados.



Sporting, 2 - Nordsjaelland, 1


Estádio José Alvalade, em Lisboa
Árbitro: Marijo Strahonja (Croácia)

Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Daniel Carriço, Polga, Evaldo, Maniche, André Santos, Vukcevic (Djaló, 62), Valdes (Matías Fernandez, 71), Liedson e Hélder Postiga (Sinama Pongolle, 78).

(Suplentes: Tiago, Carlos Saleiro, Sinama Pongolle, Matias Fernández, Grimi, Yannick Djaló e Nuno Coelho).

Nordsjaelland: Jesper Hansen, Kildentoft, Jensen, Parkhurst, Bengtsson, Adu, Stokholm, Mikkelsen (Granskov, 83), Bernier (Matti Nielsen, 67), Laudrup (Lawan, 63) e Nicki Nielsen.

(Suplentes: David Jensen, Rawez Lawan, Bajram Fetai, Christensen, Gundelach, Nielsen e Granskov).

1-0, Hélder Postiga, 24 minutos.
1-1, Rawaz Lawan, 79.
2-1, Maniche, 90+2.

Acção disciplinar: cartão amarelo para Adu (16) e Liedson (53).

Assistência: 27 152 espectadores.



Leonino

quarta-feira, agosto 04, 2010

Ânimo ou Desânimo?

O título do post exprime o meu estado de espírito actualmente. Não sei se hei-de sentir ânimo ou desânimo perante este início de época do Sporting...

Ou melhor, se calhar até sei:

- O ânimo vem das expectativas desportivas;
- O desânimo vem da gestão (no caso, de activos desportivos)

O ânimo existe porque me parece que este plantel é de facto mais forte e equilibrado que o dos ultimos 3/4 anos, apesar de ainda ter algumas debilidades aqui ou ali (centro da defesa, ataque). Também resulta de achar que o Sporting tem nas suas fileiras o jogador que vai ser a revelação deste campeonato (Diogo Salomão - mas cuidado, deixem o miudo crescer e não o destruam e assobiem á primeira falha).

O ânimo também existe porque acho que com a saída de Di Maria e Ramirez (apesar da entrada de Jara) o Benfica está mais fraco depois de perder os 2 Jokers e temos condições para lutar de igual para igual com vermelhos e azuis (e com o Braga?).

Contudo, atenção, este ânimo não me traz a loucura de achar que temos de ser campeões. Temos de lutar por isso e desde que isso aconteça, não peço mais á estrutura técnica. Se formos campeões, tanto melhor...

O desânimo vem da gestão caótica de proveitos desportivos. Que continua. O FCP vendeu Bruno Alves por um valor superior ao valor somado das nossas grandes estrelas (Moutinho e Veloso), mesmo incluindo o valor do passe dos jogadores envolvidos nos 2 negócios (Nuno André Coelho e Zapater) que por acaso eram os dois unicos jogadores do Sporting com real valor de mercado. Que cada um tire daqui as conclusões que se impõem...

Deste desânimo vem também a conclusão que algo tem falhado redondamente no nosso modelo baseado na formação. Que além de não trazer mais valias desportivas, também não tem trazido reais proveitos financeiros...Ou pelo menos ao nível do que outros conseguem com outro modelo. Isso quer dizer que o modelo baseado na formação está errado? Não, quer apenas dizer que tem sido aplicado de forma absolutamente desastrosa...

JG

domingo, agosto 01, 2010

Mais do mesmo



Mais uma manobra desestabilizadora suja, imunda, desprezível e nojenta por parte dos mesmos de sempre.

Provavelmente esse pasquim, ao tentar manchar a honorabilidade e profissionalismo de um dos nossos melhores profissionais, deve estar a confundir o nosso emblema com aquilo que são as prácticas habituais no clube que tanto adulam e defendem. Devemos avivar-lhes a memória e recordar-lhes que em Alvalade não se vive a 'era das pastilhas'...

Faço votos para que a nação leonina esteja atenta e saiba discernir estas tentativas abjectas de se desestabilizar o bom trabalho que está a ser feito no nosso futebol. Estejamos unidos e atentos na defesa dos nossos já que muito disto aí virá na época que agora se inicia. Deixemos de nos degladiar no seio leonino e saibamos cerrar fileiras na defesa daquilo que é nosso!


Leonino