"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, dezembro 31, 2010

Entrem em 2011 com o pé direito!


terça-feira, dezembro 28, 2010

Não sei se devo rir se devo chorar....



"O Sporting melhorou o seu jogo. Somos a equipa que, estatisticamente, mais oportunidades cria. Quando a bola entrar, vamos ser uma grande equipa", vaticinou.

Grimi ao Record

SL

Miguel Damas

segunda-feira, dezembro 27, 2010

Assim começou o declínio do Belenenses...

Esperando que a nação leonina tenha tido um bom Natal, não queria despedir-me de 2010 com um post aludindo a um tema menos positivo, mas tenho que fazer referência a algo que vem publicado no JOGO.

É deveras preocupante que há anos se assista a uma crescente desmobilização de adeptos e cada vez menos gente nas bancadas de Alvalade.

O artigo procura identificar algumas causas mas para mim as principais residem no constante clima de divisão e de guerrilha, na ausência de títulos e na cultura que se instalou de pouca ambição e de conformismo, aliados a plantéis de qualidade duvidosa e a exibições descoloridas, muitas delas ocorridas durante a presença de Paulo Bento no nosso banco... o tal treinador pelo qual muitos ainda hoje suspiram.



Aqui ficam excertos do artigo da autoria de Rafael Toucedo.

Dois anos depois de o ex-presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, se ter queixado da crise de militância leonina e do decréscimo de adeptos em Alvalade, o assunto continua na ordem do dia e torna-se cada vez mais grave e urgente de resolver nas hostes dos verdes e brancos.

Com 2010 quase a acabar, o Sporting soma o quarto ano consecutivo a perder adeptos no novo Alvalade, situação com impacto menor nas contas de um clube de futebol, mas com peso importante no fulgor social que move paixões...

O ano com melhor média de assistências em Alvalade foi 2006, com 31 481 pessoas por jogo. Desde essa altura, já vão quatro anos seguidos com a média a descer, até chegar à mais fraca de sempre em 2010: 21 939 espectadores por jogo.

Os motivos para a desertificação de Alvalade são muitos, alguns com solução possível, outros nem tanto... O fraco espectáculo que a equipa vem oferecendo aos adeptos, aliado aos maus resultados desportivos dos últimos anos, são os dois principais motivos da fuga de espectadores.

As Gameboxes, ou seja, bilhetes de época, foram uma moda passageira em Alvalade. Criadas pelo dirigente leonino Pedro Afra na passagem para o novo estádio, o seu carácter inovador em Portugal suscitou muita curiosidade e a adesão inicial foi alta, mas com o tempo foi perdendo fulgor, também graças aos maus resultados desportivos e à crise financeira.

O jogo de inauguração do Estádio José Alvalade, com o Manchester United, continua a ser a maior enchente do recinto leonino, com 50 mil espectadores anunciados como assistência oficial. Muito longe desses números está a assistência mais fraca, registada em 2005 em jogo da Taça de Portugal com o Varzim (6112). E não foi a única vez que as bancadas de Alvalade estiveram despidas de público, às moscas, verificando-se ainda mais nove encontros com assistência abaixo dos dez mil espectadores - números incompatíveis com um grande.


Leonino

domingo, dezembro 26, 2010

Um natal LEONINO!!!


Caros consocios, resolvo aqui partilhar algumas das minhas prendas.
lol
Pode dizer-se que foi um natal bastante LEONINO!!! Um abraço a todos os LEÕES e LEOAS por esse mundo fora, mesmo um grande abraço tambem aos falsos SPORTINGUISTAS (sobretudo para esses).
Que nunca deixem de alimentar este grande amor. Porque o maior simbolo é mesmo o leão e aquela linda camisola verde e branca!!!

SL

Miguel Damas

quinta-feira, dezembro 23, 2010

Boas Festas!



O blogue Sangue LEONINO deseja a todos os seus amigos um Natal muito Feliz e um Ano de 2011 com muita Paz e Saúde, e sobretudo, grandes vitórias leoninas.... porque o Sporting é (e será sempre) o nosso grande AMOR!

quarta-feira, dezembro 22, 2010

Boa sorte, José Couceiro!



«Que fique claro que vamos trabalhar em equipa. Não há ninguém que sozinho consiga ganhar. Este cargo estava a ser ocupado pelo presidente e passa a ser ocupado por mim. Não se pode ganhar sem trabalho de equipa, não posso ser um elemento que desestabilize. Não há aqui ninguém contra ninguém»

«Milagres não se fazem, às vezes há resultados extraordinários, mas não há milagres. Não posso dizer que venho revolucionar o Sporting. Trago a mais-valia da minha experiencia e do meu conhecimento. Quero integrar-me na equipa e perceber todos os problemas. Não há nenhuma organização que não tenha problemas e comigo não vai haver um discurso de fatalismo. Temos de ser positivos e encarar a realidade como ela é»

«É mais preocupante que possamos ter uma equipa, ser uma equipa, do que estarmos a fazer uma fuga para a frente. Não queremos criar uma falsa imagem para os nossos adeptos de que, de um momento para o outro, tudo se vai resolver. A minha preocupação não são as contratações. Evidentemente, se me dissessem que tínhamos um budget... Ninguém está contente por estarmos a 13 pontos do primeiro classificado, não adianta arranjar justificações, adianta é encarar os problemas e tentar resolvê-los»


«Não há qualquer tipo de esvaziamento de funções (Costinha). Tenho que ser aceite, independentemente de a minha função ser de chefia. O objectivo tem de ser sempre o de trabalhar em prol do Sporting. Se pensarmos em termos individuais, será impossível chegarmos onde queremos.»

«O meu primeiro contacto com o Costinha tinha ele dez anos e jogava no Oriental. Não foi no FC Porto».

«A única pessoa que tem poder para decidir é o presidente, não há ninguém que chegue aqui e imponha a sua vontade. Os jogadores não se trazem em lista, as contratações são feitas consoante as necessidades e as possibilidades. Temos um quadro que foi definido e temos de trabalhar em conjunto para o melhorar em todos os aspectos.»

«O Sporting quer resolver todas as questões (Izmailov) e vamos resolver todas as questões se for possível resolver.»

«Vamos ser realistas. Não venho revolucionar o Sporting, venho trazer a mais-valia do meu percurso.»

As declarações de José Couceiro, há pouco, na sua apresentação oficial.


Leonino

terça-feira, dezembro 21, 2010

José Couceiro assume direcção geral do futebol Leonino

"José Couceiro é o novo director geral do futebol do Sporting, assumindo funções a partir do dia 1 de Janeiro de 2011. Couceiro vai assumir a responsabilidade da gestão de toda a estrutura do futebol (profissional e de formação).

Eis o teor do comunicado:

Comunicado

Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING CLUBE DE PORTUGAL - Futebol, SAD, vem informar a contratação do Senhor José Peyroteo Couceiro para o cargo de Director – Geral do Futebol desta Sociedade, a partir do dia 1 de Janeiro de 2011.

O Senhor José Peyroteo Couceiro assumirá a responsabilidade da gestão de toda a estrutura do futebol da Sociedade, assegurando a coordenação do Futebol Profissional e do Futebol de Formação, reportando ao Conselho de Administração.

Lisboa, 21 de Dezembro de 2010"

In www.sporting.pt


ZenMan - Vítor Araújo

O prometido é devido

Sporting CP 5 Kalmar 0

Finalmente passei esta preciosidade de K7 para o pc. Este jogo foi jogado na época 87-88 para a taça das taças.
É a 2 mão depois de na Suécia termos perdido por 1-0 o que na altura deu uma celeuma tremenda.
Aqui fica o relato e tambem o video do jogo que está no
Portal Sporting Memoria.





SL

Miguel Damas

segunda-feira, dezembro 20, 2010

Quando a atitude melhora, melhoram os resultados



V. Setúbal, 0 - Sporting, 3

Estádio do Bonfim

Árbitro: João Capela

V. SETÚBAL: Diego; Ney Santos, Ricardo Silva, Valdomiro, Anderson do Ó; Silva; Zeca, Neca e Miguelito; Pitbull e Jaílson.

Suplentes: Matos; François, Michel, Miguel Lourenço, Sassá e Henrique.

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Carriço, Polga, Evaldo; André Santos e Maniche; João Pereira, Valdés (Saleiro), Yannick (Salomão); Liedson (Zapater).

Suplentes não utilizados: Tiago, Torsiglieri, Cedric e Nuno Coelho.

Golos: Yannick (2) e Abel

Leonino

Será que alguém terá a cabeça a prémio hoje no bonfim?

Paulo Sérgio diz:

"As minhas equipas podem jogar bem e podem jogar mal, mas não podem deixar de ter a atitude correcta. Penso que tanto o resultado de Setúbal (para a Taça de Portugal) como o da Bulgária se deveram à atitude errada da equipa. Quero ver isso mudado no jogo com o V. Setúbal e o grupo, com toda a seriedade, mostrou-se disponível para dar uma resposta totalmente diferente neste jogo", começou por explicar o treinador «leonino», em conferência de Imprensa realizada ao final da tarde de domingo na Academia Sporting/Puma.

“Não podemos sentir que temos o controlo do jogo e isso fazer-nos amolecer. Em vez de termos killer instinct fomos pensando que o jogo se resolveria. Agora, devemos ter a atitude certa do primeiro ao último minuto e tenho a certeza que isso vai acontecer”, disse também.

Paulo Sérgio mostrou-se exigente, apelando ao “forte carácter” dos seus jogadores. Ainda assim, afiermou que não vai haver mudanças radicais na equipa a apresentar, mesmo tendo sabendo que, em Setúbal, não poderá contar com Pedro Mendes, Matías Fernandes, Vukcevic e Hélder Postiga."


In "www.sporting.pt"


Paulo Sérgio divulgou ao final da tarde de domingo a lista de convocados para o encontro de Setúbal, a contar para a 14.ª jornada da Liga. Destaque para a convocação de Tales e para o regresso de Liedson aos eleitos, depois de ausência no jogo da Bulgária. Por outro lado, Matias Fernandez e Pedro Mendes, lesionados não estarão em Setúbal, tal como Postiga, que cumpre um jogo de castigo.

Eis a lista completa de convocados:

GR: Rui Patrício, Tiago,

Defesas: Torsiglieri, Carriço, Polga, Evaldo, Nuno André Coelho, João Pereira, Cédric Soares, Abel,

Médios: Maniche, Valdés, Zapater, André Santos, Tales,

Avançados: Saleiro, Yannick e Liedson.


V. Setúbal - SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
(19:45 Estádio do Bonfim, com transmissão em Directo na TVI)

Alguns Links onde poderão ver o Jogo:

(Atenção que os Links poderão só estar activos perto da hora do jogo)

http://tvportugalhd.com/

http://futebol365tpaonline.webnode.com/tv-online-/outros-canais/

http://www.fromsport.com/

http://tvacores.net/sport_tv_online.htm

http://www.vitibet.com/index.php?clanek=stream&lang=pt

http://www.soccertvlive.net/

http://www.futebolive.tv/2008/01/sport-tv.html

http://www.myp2p.eu/competition.php?competitionid=&part=sports&discipline=football

http://athe-net-sports.blogspot.com/


- Por mim já teriam saído todos desta direcção miserável, mas neste momento já me ficava pela saída do treinador, sendo que seria impossível estes "Srs." saírem por consciência pesada e/ou respeito aos Sócios e Adeptos desta grandiosa instituição!

Quanto ao jogo, não espero nada porque nunca sei como estaremos.

SPORTING SOMOS NÓS

ZenMan - Vítor Araújo

sábado, dezembro 18, 2010

Só vence quem ousa...

Muita gente tem confessado o medo que sente pelo risco de ousar optar por soluções arriscadas. Por se ter medo da falta de experiencia de dirigentes sem nome feito, sem MBAs, sem grandes ligações á Banca. Pela lembrança da aventura Jorge Gonçalves...

O nosso presente é o que é...

O nosso futuro será o que quizermos que ele seja...

HÁ PERIGO EM TOMAR OPÇÕES DE RISCO? SEM DUVIDA...Mas, morrer lentamente, definhar devagar e assistir penosamente á crónica de uma morte anunciada é preferivel?

VIVA O SPORTING!

JG

sexta-feira, dezembro 17, 2010

From Glasgow, with love... and whisky



Dois anos e pouco depois voltamos a encontrar os escoceses do Rangers Football Club nas competições europeias.

O sorteio da Liga Europa, esta manhã realizado na Suíça, ditou um Rangers-Sporting nos 16 avos de final.

Os encontros realizam-se a 17 e 24 de fevereiro.

Na Escócia o Rangers lidera ao fim de 15 jornadas, com apenas 3 pontos de avanço dos nossos 'irmãos' Celtic, os quais seguramente não se inibirão no apoio aos nossos jogadores.

Os 'protestantes' vêm da fase de grupos da Champions, tendo estado no C com Manchester United, Bursaspor e Valencia, no qual conseguiu o 3.º lugar, com 6 pontos (menos 8 que o líder Man Utd).

Um osso duro de roer, sobretudo para este Sporting, que tem tanto de titubeante como de imprevisível.

Leonino

quinta-feira, dezembro 16, 2010

O elo mais fraco...



Caro Paulo Sérgio,

Nada me move contra si, parece-me um profissional sério, empenhado e uma pessoa correcta e simples.

Compreendo perfeitamente que tenha agarrado esta oportunidade de poder treinar a equipa de futebol profissional de um dos maiores clubes nacionais. No seu lugar teria feito exactamente o mesmo.

Pouco me importa que seja benfiquista ou amigo de Jorge Mendes, mesmo que este último facto tenha tido - de acordo com o que se comenta nos mentideros - influência na sua vinda para Alvalade.

Confesso-lhe que não recebi com agrado a notícia da sua contratação, já que esperava o anúncio da chegada de um treinador experiente, com um vasto currículo, disciplinador e capaz de tirar o máximo do potencial de um plantel com algumas limitações, mas que também não é tão mau como o 'pintam'.

A sua carreira resumia-se a clubes de pequena e média dimensão, o que, não sendo criticável, me parecia no entanto insuficiente para embarcar em tão tortuosa nau.

Devo dizer-lhe que nunca vi nas equipas por si anteriormente treinadas um estilo de futebol ou uma qualidade que me levasse a concluír ser o homem ideal para o nosso banco.

Reconheço sem qualquer reticência que os males ou os problemas do nosso clube são bem mais vastos e graves, e que a maior responsabilidade pelos mesmos não é seguramente do treinador de futebol.

No entanto, num clube tão necessitado de conquistas desportivas precisamos de um timoneiro para o futebol que pegue na equipa e que com poucos ovos faça as tais omeletes tão saborosas porque tanto ansiamos, leia-se bom futebol e títulos. E nesta fase o Paulo Sérgio já é parte do problema e não da solução.

Enquanto sócio agradeço-lhe a seriedade, atitude, correcção e lisura ao longo destes meses, mas não parece que ainda tenha grande margem de manobra ou espaço de progressão já que as exibições descoloridas dos seus comandados, após tantos meses de trabalho, sucedem-se a um ritmo vertiginoso, parecendo já tarefa impossível para si a inflexão de um futebol tão cinzento e pouco brioso.

Desejo-lhe o melhor para a carreira de treinador, fazendo ainda votos para que a mesma seja longa e que prestigie o tão depauperado futebol português.


Há actualmente clubes onde qualquer treinador se arrisca a ser campeão, mas no nosso caso o lema é mais 'precisar de um bom treinador com o qual qualquer clube se arrisque a ser campeão'.

Sei que os tempos estão difíceis, as dificuldades económico-financeiras são tremendas, mas uma equipa de futebol sem pilares fortes corre sempre o risco de indelevelmente se desmoronar.

Um treinador fraco torna um plantel forte numa equipa mediana, um grande treinador converte um grupo de trabalho sofrível numa forte equipa. Como acredito nessa lógica num clube que gasta 6 milhões e meio num tal de Pongolle e paga 600 mil euros ao Vitória por Paulo Sérgio, seguramente que os nossos dirigentes terão arte e engenho para corrigir o erro e investir (bem) num treinador com competência acima de qualquer suspeita!

Nuno M. Almeida (Leonino)
Sócio 12.908

Para cumprir calendário



Levski, 1 - Sporting, 0

Com arbitragem de Thorsten Kinhofer (Alemanha), o Sporting alinhou de início com:

Tiago; Abel, Nuno André Coelho, Torsiglieri e Evaldo; Maniche, André Santos e Zapater; Yannick, Postiga e Valdés

Jogaram ainda Diogo Salomão, Saleiro e Cedric.

Ao intervalo já havia 1-0, golo de Mladenov.

Sorteio amanhã na Suíça, onde seremos cabeças-de-série.

Leonino

quarta-feira, dezembro 15, 2010

O papel....


O Sangue Leonino está em condições de mostrar o papel que tanto falou Costinha ontem a partida para Sofia-Bulgaria. Ao que parece é este o trunfo que o actual Director Desportivo têm do tempo de Sousa Cintra. Costinha ficou horrorizado ao saber que há 15 anos não se limpava as partes "podengas" com papel higiénico dupla folha e aromatizado....Sendo que há 15 anos ao menos dava gosto ir á bola em Alvalade.....

SL

Miguel Damas

terça-feira, dezembro 14, 2010

Eu não sou muito bom a matematica...




Por isso gostava que me explicassem isto....

«Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 248º-B do Código dos Valores Mobiliários e no artigo 14º do Regulamento da CMVM n.º 5/2008, com as alterações decorrentes do Regulamento da CMVM n.º 5/2010, a SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD (SPORTING SAD) informa que o accionista SPORTING - SGPS, SA adquiriu, por operação fora de bolsa, datada de 3 de Dezembro de 2010, 2.465.000 acções de categoria B no capital social da Sporting SAD, pelo preço total de € 4.930.000 (quatro milhões novecentos e trinta mil euros), a ser pago pela SPORTING SGPS, SA em cinco prestações anuais, de Dezembro de 2010 a Dezembro de 2014.

Esta informação é facultada, nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 1 do artigo 248º-B do Código dos Valores Mobiliários conjugado com a parte final da alínea b) do n.º 4 do mesmo artigo, em virtude dos Senhores Dr. José Eduardo Fragoso Tavares de Bettencourt, Eng.º José Filipe de Mello e Castro Guedes e Dr. Francisco Manuel Caro de Sousa Louro exercerem simultaneamente funções nos Conselhos de Administração da SPORTING SAD e da Sporting SGPS, SA., o que nos termos legais faz com que a SPORTING – SGPS, SA seja considerada pessoa estreitamente relacionada com os ditos membros dos órgãos de administração.

Em resultado da referida aquisição, a SPORTING – SGPS, SA passou a deter 13.441.222 acções de categoria B, representativas de 64,006% do capital social da SPORTING SAD e respectivos direitos de voto.

Cumpre-nos ainda e ao abrigo do art.º 16º n.º 4 alínea a) do Código dos Valores Mobiliários, informar que a sociedade SPORTING – SGPS, SA é dominada pelo SPORTING CLUBE DE PORTUGAL (SCP), pelo que a referida participação é imputável ao SCP.

No dia 3 de Dezembro de 2010 e pelo facto descrito no primeiro parágrafo desta comunicação, ao SCP passou a ser imputável, nos termos do art.º 20º do Código dos Valores Mobiliários, uma participação qualificada no capital social e direitos de voto da SPORTING SAD de 16.900.029 acções, correspondestes a 80,476 % do capital social e dos direitos de voto, por força de:
a) 13.441.222 acções de categoria B detidas pela SPORTING – SGPS, SA, correspondentes a 64,006% do capital social e direitos de voto;
b) 3.430.010 acções de categoria A detidas pelo SCP, correspondentes a 16,333% do capital social e direitos de voto;
c) 8.967 acções de categoria B detidas pelo SCP, correspondentes a 0,043% do capital social e direitos de voto;
d) 19.830 acções de categoria B detidas por membros dos órgãos de administração e de fiscalização do SCP e da Sporting SGPS, SA, correspondentes a 0,094% do capital social e direitos de voto.
Lisboa, 13 de Dezembro de 2010»

abola.pt

Depois de ter consultado a bolsa de valores , encontro as acções do SCP ao valor nominal de 0.86 euros

Quer-se dizer, pagamos praticamente 2 euros por acção a alguem que andou a comprar-las durante este tempo todo a um preço bem mais baixo que aquele que foi pago agora pelo SCP. Realmente num clube cheio de dinheiro como o Sporting e principalmente cheio de pessoas qualificadas da bolsa, este é mais um negocio cheio de vigor leonino....o tal vigor que se instalou desde 1995 e que nos tem levado a este esplendor financeiro. Eu gostava que me explicassem. Ou isto não é mais que uma compensação?

SL

Miguel Damas

....outros tempos!

"Faz hoje 24 anos da célebre goleada (7-1) que os leões impuseram ao "eterno rival" Benfica.

Tudo aconteceu no dia 14 de Dezembro de 1986, em jogo a contar para a 14ª jornada (penúltima da 1ª volta). Em encontro apitado pelo lisboeta Vitor Correia, o resultado ao intervalo era de 1-0 para o Sporting (golo de Mário Jorge aos 15 minutos). O adjectivo para os segundos 45 minutos é… ‘massacre’."


The Best One

segunda-feira, dezembro 13, 2010

O caminho que não seguimos....



A esta hora está o leitor a perguntar-se, "porquê este vídeo do Barcelona-Real Madrid?"
Atentem na ficha de jogo. No onze titular encontram-se 7 jogadores da cantera Blaugrana. No banco estão ainda mais 3 , sendo que 2 deles acabam ainda por entrar no jogo. Não pense o leitor que quero comparar o Barça ao Sporting. Quero comparar isso a possibilidade do SCP poder fazer o mesmo. E sinceramente era possível. Seria no entanto necessário trabalhar de outra maneira.

Comecemos pelas camadas jovens e tendo em conta que no Barcelona todos os escalões jogam no mesmo sistema tactico. Quem são os treinadores? Por exemplo os treinadores dos Juvenis A e os treinadores dos Juvenis B são respectivamente Oscar Garcia e Sergi Barjuan. Ambos jogadores consagrados de um passado recente, da historia recente, capazes de ensinar aos miudos aquilo que é o Barcelona. Em contraponto e sem querer beliscar a capacidade e profissionalismo dos professores-treinadores em Alcochete que peso historico têm eles no Sporting? Sei que lá trabalham Fernando Mendes ou Mario Lino mas esses sobretudo são jogadores que dizem algo a outra faixa étaria!!

Seria necessário ir buscar treinadores que tenham a ver com o passado recente do SCP, jogadores que possam mostrar aos miudos o que é sentir a camisola. Lembro-me de um Beto, um Rui Jorge e sim um Pedro Barbosa, já não falando de um Oceano ou mesmo um Balakov. Seria importante que as figuras leoninas de um passado recente estivessem junto dos miudos, para passar-lhes mistica e ensinamento. Nem vou falar de faltas de manhas que em cada jogo observo nos jogadores por nós formados. Não querendo de todo "ofender" os treinadores-professores julgo que aquilo que lhes sobra em trabalho teorico falta-lhe em conhecimento de jogo jogado.....

Depois peguemos na politica de contratações feita pelo Barcelona em contraponto com a do SCP.
O Barcelona contrata para a sua equipa senior jogadores que vão de certeza fazer a diferença e sobretudo acrescentar valor aos que já lá andam. Este ano as 3 contratações feitas pelo Barcelona foram Adriano, Villa e Mascherano. Villa é o único que joga a titular mas os outros são jogadores de valor inquestionavel. O problema talvez seja quem têm que tirar o lugar....Não será fácil tirar o lugar aquele tridente do meio campo Blaugrana mesmo sendo titular da selecção Argentina...

Em contraponto com o SCP temos este jogo, Sporting CP 1 Rio Ave 0.

De inicio o SCP entrou com 11 Portugueses , sendo que 2 deles são 2 luso brasileiros. Sendo que desses 11, 3 são oriundos da cantera. No banco tinhamos , nada mais nada menos que 5 estrangeiros e mais 2 jogadores da cantera (vou considerar Tiago da cantera).
É aqui que toda a base de construção do SCP falha!! Um jogador estrangeiro acarreta, dinheiro gasto e normalmente um ordenado superior aos jogadores por nós formados. Nada contra isso, mas têm que ser jogadores de excepção, jogadores que sejam um valor acrescentado e que façam crescer os "miudos".

Julgo que temos desperdiçado muita matéria prima por uma má politica de contratações. O SCP não pode ter no banco 5 estrangeiros.... Qualquer jogador que venha para Alvalade têm que ser titular de caras ou então um jovem valor margem de progressão. No entanto não é isso que temos assistido nos ultimos 5-6 anos em Alvalade.

Normalmente temos comprado "refugo" escudados sempre na maxima que não há dinheiro...No entanto todos os estrangeiros juntos valem mais ou menos 30M de euros mais os chorudos ordenados que auferem.

Seria preferivel ter apenas 3-4 jogadores vindos de fora mas que fossem de caras valor acrescentado e fazer crescer os nossos miudos que para alem de serem asfixiados, acabam por se perder ou como no caso de Varela , num rival....

Fazer melhor, bastante melhor, é possivel....no entanto há certos "Status Quo" que só servem meia duzia mas acima de tudo não serve o SCP. As noticias que vamos ouvindo desde a Academia são preocupantes. A conivencia com certos empresarios que andam positivamente a "caça" em territorio que devia ser "protegido" é apenas uma das muitas falhas do sistema leonino. Se queremos ser fortes lá fora vamos ter que primeiro arrumar a casa. Sobretudo no nosso Holy-Graal , a Academia.

Porque é contra-natura que desde que temos a Academia tenhamos aproveitado menos jogadores do que quando tudo era feito ali em Alvalade e sem o minimo de condições!!! Como é possivel que nos tenhamos expandido com escolinhas de futebol para todo o Portugal e que em contra-ponto a qualidade e quantidade de jogadores aproveitados tenha diminuido?

Espero que este post quase biblico possa lançar uma discussão sobre o futebol leonino. Acima de sucessões e linhagens interessa-me muito mais que o futebol Leonino tenha sucesso!! E não vai ser conseguido a trabalhar como temos até aqui. Sobretudo quando quem trabalha a matéria prima não tiver a grandeza e capacidade dignas do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

SL

Miguel Damas

domingo, dezembro 12, 2010

Resignado? Nunca!!! Ansioso sim...pela vossa....


Senhor José Eduardo Bettencourt

Carissimo, julgo que já chega. O senhor é um problema não faz parte da solução. O cancro que mina o Sporting de há 15 anos a esta parte têm o seu culminar aqui. O senhor que era visto o grande paladino da linhagem Roquette é a prova da real da incapacidade, falta de rumo e sobretudo da incompetencia a que o SCP foi votado.

O rol seria imenso. Mas basta olhar para os ultimos 2 anos da equipa profissional de futebol, das suas escolhas impensaveis para um clube com a grandeza do Sporting mas sobretudo a sua falta de liderança para fazer-lhe um singelo pedido.

VÁ SE EMBORA!!!! E leve consigo toda a trupe que MATA este SPORTING!!!


SL

Miguel Damas

Tou que nem posso....


Chegado a casa e sem sono nenhum, não poderia deitar-me sem vos deixar este Post, querendo saber como iniciou o domingo de todos os SPORTINGUISTAS que frequentam este Blog, depois de mais um DESASTRE desportivo, sendo a minha principal preocupação a de saber que opiniões (depois de mais calmos os ânimos) terão vocês sobre o estado actual do nosso SPORTING incluindo obviamente outros temas mais "pontuais" que achem de relevo aqui deixar!

Será que mais pode ser dito?

ZenMan - Vítor Araújo

sábado, dezembro 11, 2010

Falta de eficácia dita eliminação



V. Setúbal, 2 - Sporting, 1

Em noite de Taça de Portugal 100% verde e branca - onde uma vez mais a belíssima camisola Stromp esteve em campo - a primeira parte mostrou-nos uma clara disparidade de eficácia na finalização entre os homens de Manuel Fernandes e os de Paulo Sérgio. E isso fez toda a diferença. A velha questão da ineficácia tantas vezes fatal no início da época infelizmente reapareceu esta noite.

O Sporting foi mais rematador, desperdiçou várias ocasiões, por exemplo, entre os minutos 19 e 21, Postiga teve dois lances de muito perigo, andou perto do golo mas a sorte e a inspiração não foram as melhores.

Após o primeiro golo do Vitória, em lance de rápido contra-ataque, os jogadores leoninos ficaram claramente afectados e em pouco mais de 4 minutos já tínhamos encaixado dois golos. Pouca agressividade defensiva e muitas facilidades ditaram a desvantagem ao intervalo.

Na segunda parte mais posse de bola por parte do Sporting, mas com excepção do belo golo de Liedson aos 75 minutos, nada mais conseguimos pelo que o nosso Manel segue em frente com o seu Vitória, praticando um futebol muito simples mas eficaz, e nós ficamos arredados de poder lutar pela Taça.

Resta-nos tentar um lugar que nos dê acesso aos milhões da Champions, lutar pela Taça da Liga e fazer o melhor que se puder na Liga Europa. E SÓ AINDA estamos em Dezembro…

Estádio do Bonfim, Setúbal

Árbitro: Olegário Benquerença

V. SETÚBAL: Diego; Collin, Ricardo Silva, Valdomiro, Miguelito; Silva e Hugo Leal; Ney Santos, Neca, Pitbull; Jaílson.

Suplentes: Getúlio, Anderson do Ó, Zé Pedro, François, Zeca, Sassá e Henrique

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Carriço, Polga e Evaldo (Vukcevic); Pedro Mendes, Maniche e André Santos; Valdés, Liedson e Postiga.

Suplentes não utilizados: Hildebrand, Torsiglieri, Saleiro, Yannick Djaló, Zapater, Vukcevic e Abel

Golos: 1-0 Ney, 2-0 Zeca, 2-1 Liedson

Leonino

André Santos, um valor seguro

Raríssimas vezes o jornal A Bola merece que o cite pela positiva, mas hoje é, de facto, um desses casos.
Reproduzo aqui o artigo publicado sobre o nosso jogador André Santos, um dos reforços em quem eu mais apostava - até dada a sua regularidade exibicional na época passada em Leiria - e que neste momento é indiscutivelmente uma das 'peças' do plantel com maior e melhor produção. Ainda por cima é um bom carácter e um verdadeiro sportinguista.



André Santos é puro-sangue leonino, por Pedro Figueiredo

Chegou aos 10 anos. Passou por todos os escalões de formação. Saiu dois anos e voltou para ser titular.

Há um novo rosto a personificar o puro espírito do leão. André Santos, médio de 21 anos, é hoje um dos inquestionáveis de Paulo Sérgio, a par de Pedro Mendes e Maniche. Aliás, foi o regresso do n.º 6 após prolongado período de recuperação de lesão, que confirmou o estatuto de André Santos no onze leonino. Não havia quem vaticinasse o seu afastamente da titularidade após o regresso de Pedro Mendes, o que não aconteceu.

As exibições seguras, apesar da idade, e a maturidade com que encara a missão, fazem do jovem jogador um dos verdadeiros exemplos dos produtos de excelência que são trabalhados na Academia de Alcochete.

André Santos faz parte de um reservado lote de jogadores, que entrou em Alvalade quando tinha 10 anos - veio do Lourinhanense, onde foi observado pelo departamento de prospecção - e percorreu todos os escalões de formação leoninos, desde o primeiro ano de iniciado ao último de júnior. Foi mesmo campeão nacional em todos eles.

Saiu, para o Fátima, no primeiro ano de sénior e não demorou a regressar. Logo deu nas vistas e foi para o U. Leiria, ainda em 2008/09. Na época passada continuou à beira do Lis; o Sporting até tentou recuperá-lo na reabertura do mercado, mas o contrato de cedência ao U. Leiria não previa tal cenário. Ficou até ao fim.

Fonte próxima do jogador, contactada por A BOLA, garante que André continua o mesmo miúdo humilde que entrou há onze anos em Alvalade. Mantém a mesma impressionante capacidade de trabalho e isso, por si só, justifica os créditos que todos os treinadores lhe têm dado na sua curta carreira profissional.




Leonino

A maçã, a bola de golfe e a pedra



Leonino

sexta-feira, dezembro 10, 2010

Esclarecimento da Juventude Leonina

A direcção da Juventude Leonina vem por este meio desmentir a peça "informativa"( http://dn.sapo.pt/Desporto/Interior.aspx?content_id=1730487 ) públicada pelo Diário de Notícias de ontem (09/12/2010).

Houve de facto uma reunião entre a direcção da Juve Leo e o presidente José Eduardo Bettencourt.

É um facto que o protesto terminou...por nossa iniciativa e sem pressões de elementos exteriores ao grupo.

É mentira o conteúdo da reunião publicado pelo Diário de Notícias.

Não foram feitas pazes, não houve promessas de guerra sem trincheira e nem se quer houve pedidos de desculpa de ambas as partes. Houve sim uma conversa franca e aberta entre sportinguistas.

Não retiramos uma vírgula do que escrevemos nem alteramos os fundamentos do protesto findo.
A postura da Juventude Leonina daqui em diante será de "vigilancia" e de resposta, se for caso disso, a toda e a qualquer ofensa à honra, dignidade, história e bom nome da instituição centenária Sporting Clube de Portugal, doa a quem doer.

PELO SPORTING...SEMPRE !

A direcção Juventude Leonina

(recebido hoje por e-mail)

Leonino

quinta-feira, dezembro 09, 2010

Um "Clique" chamado Liedson!

Liedson mantém a sua cotação em alta no futebol brasileiro e os colossos, cariocas e paulistas, seguem com atenção a carreira e o momento atual do camisola 31 do Sporting. O avançado leonino saiu do seu país com uma carreira consolidada (jogou no Flamengo e Corinthians) e a passagem por Alvalade tem servido para se valorizar. Ligado aos leões até 2013, com uma cláusula de rescisão no valor de 20 milhões de euros, o jogador já confessou que se sente bem de leão ao peito, mas isso não impede que os “tubarões” do Brasileirão estejam atentos ao seu futuro.

“O Liedson tem muito moral no Brasil. É um jogador com uma cotação muita elevada por aqui, deixou uma excelente imagem nos clubes por onde passou e tem feito um trabalho de excelência no Sporting, onde tem marcado uma média de 20 golos por época. Há muitos clubes que procuram saber a sua situação, pedem-me informações sobre ele, mas nada de concreto”, começou por explicar Renato Silva, procurador e amigo do Levezinho.

Atrativo financeiro

Nos últimos tempos tem-se assistido ao regresso a casa de grandes nomes do futebol brasileiro, casos de Roberto Carlos, Ronaldo “Fenómeno”, Cicinho, Deivid, Vagner Love, Adriano, Robinho, Deco ou Fred, jogadores que são atraídos pela atual situação financeira do futebol canarinho.

O investimento das empresas privadas no desporto rei tem vindo a aumentar e isso permite a clubes como o Fluminense (Unimed), Flamengo (Petrobrás), Corinthians (Neoquímica Genéricos), Palmeiras (Fiat) rivalizarem, em termos de condições salariais com os emblemas europeus.

Alcides Antunes, vice-presidente do Fluminense com a área do futebol, confessou que “Liedson é um nome importante, muito conhecido no Brasil, mas neste momento ainda estamos concentrados no campeonato”, explicou.

Com efeito, o Brasileirão termina em dezembro e até lá os clubes canarinhos não vão investir no mercado. Contudo, terminando o campeonato, o mercado brasileiro vai voltar a mexer e o nome de Liedson está na lista de possíveis reforços de vários emblemas que se mantêm atentos ao futuro do internacional português.



Deve custar a todos certamente mas este já não é o mesmo Liedson de outrora!



As pergunta mais pertinentes na minha perspectiva talvez fossem:

- Não será altura de substituir um jogador que todos vemos estar em fase descendente de carreira?
- O mercado de Janeiro não deve ser aproveitado para colmatar as nossas mais que evidentes fragilidades (1 Central, 1 Extremo Direito e 1 Ponta de Lança)?


SPORTING SOMOS NÓS

ZenMan - Vítor Araújo

terça-feira, dezembro 07, 2010

"Quem prejudica o SPORTING, não é nem o Porto nem o Benfica, mas sim, O PRÓPRIO SPORTING" by (: ZenMan :) - Vítor Araújo at 13:19

Não fosse esta EXCELENTE frase do ZenMan ao meu Post anterior e eu não me atrevia a colocar um Post logo tão junto de outro.

Esta frase demonstra na sua totalidade a minha opinião relativamente ao Presente e ao Futuro do nosso Clube, para a qual eu gostava de apelar a todos os Simpatizantes e Sócios do Sporting a que deixem também o vosso comentário pois eu sei de fonte segura que este Blog é visitado diariamente por elementos Sad e não só, assim podemos dar o recado directamente a quem de direito.


Obrigado (: ZenMan :) !!!

The Best One

José Eduardo Bettencourt V Juve Leo

De facto algo vai muito mal no Reino do nosso Sporting, se o que se passa em campo é culpa única e exclusivamente dos intervenientes e equipa técnica, já fora de campo diariamente se arranja maneiras de nos agredirmos mutuamente, onde é que isto vai parar?

Correio da Manha (07-12-2010)

De acordo com as fontes contactadas, o líder do Sporting queria
que a faixa tivesse uma alteração para o plural e que a inscrição fosse: "Passam jogadores, presidentes e treinadores... mas só o Sporting é o nosso grande amor."

O dirigente entendeu que a frase o atingia pessoalmente e o colocava em causa perante sócios e adeptos, sendo uma forma de contestação ao seu trabalho em Alvalade. Se fosse colocado o ‘s’ na palavra presidente, a ideia já seria a de que o clube está acima de qualquer pessoa e não apenas de uma em concreto.

Atendendo à intransigência da Juventude Leonina, Bettencourt impediu a entrada da faixa e de elementos da claque. As relações entre as partes, aliás, estão muito extremadas, a ponto de a Juve Leo ter deixado de apoiar o sucessor de Felipe Soares Franco.

O CM apurou, ainda, que José Eduardo Bettencourt passou a andar com guarda--costas privados nos últimos tempos e que no domingo faltou a um convívio leonino em Vila Viçosa, por "motivos particulares graves".



The Best One

Porque não jogam sozinhos?

Sei bem que temos grandes handicaps, que nos falta muita coisa, mas a pouca vergonha que é este futebol nacional deixa-me realmente a pensar se vale a pena investir mais e melhor....

Aos corruptos do norte apenas pergunto......Porque não jogam sozinhos?

VERGONHOSO!!

SL

Miguel Damas

domingo, dezembro 05, 2010

Triunfo justo com exibição descansada



Portimonense, 1 - Sporting, 3

Estádio do Algarve

Árbitro: Rui Costa

Portimonense: Ventura; Ricardo Pessoa, André Pinto, Di Fábio e Nilson; Pedro Silva e Soares; Lito, Jumisse e Candeias; Pires.

Suplentes: Ivo, Elias, Pedro Moreira, Kadi, Ruben Fernandes, Valência e Pelembe.

Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Carriço, Polga e Evaldo; Pedro Mendes, Maniche e André Santos; Vukcevic (Djaló), Liedson (Abel) e Postiga.

Suplentes não utilizados: Hildebrand, Torsiglieri, Saleiro, Matias Fernandez e Zapater

Golos: 1-0 Postiga, 1-1 Pires, 1-2 Maniche, 1-3 André Santos

Ao intervalo: 1-3



Classificação - primeira liga:

1.º FC Porto -> 32 (menos um jogo)

2.º Benfica -> 27

3.º Sporting -> 22

4.º V. Guimarães -> 22


Leonino

Modalidades: fim-de-semana vitorioso



Futsal:

Pavilhão Paz e Amizade

Sporting-Boticas, 5-0

Golos: Alex (4) Paulinho (15) Leitão (21) Cardinal (37,38).




Andebol:

Pavilhão Casal Vistoso, em Lisboa

Sporting-São Mamede, 28-18

Golos: Carlos Galambas (2), Pedro Portela (4), Bosko Bjelanovic (3), Rui Silva (1), Pedro Solha (3), Ricardo Dias (4), João Pinto (3) e Fábio Magalhães (8).




Hóquei:

Pavilhão do Vasco da Gama de Sines

Vasco da Gama-Sporting, 7-9

Golos: Marinho, Gonçalo Alves (8).


Leonino

E Hoje? É para afundar mais, ou algo muda?

Paulo Sérgio garante que não falta motivação para vencer em Portimão. Referiu: “Sabemos que vamos ter um adversário difícil, cuja classificação não espelha o seu valor. O Portimonense é um adversário perigoso na transição ofensiva, com jogadores velozes, com bom índice técnico. Preparámo-nos para este estilo de jogo e estamos optimistas, motivados e conscientes do que nos espera”.

Com a reabertura do mercado a chegar, o técnico do Sporting, Paulo Sérgio, garantiu que não está a pensar “em nada disso. Neste momento pretendo tirar o máximo rendimento dos jogadores que temos. Tenho a máxima confiança neles. E não estou a desesperar na busca de reforços. Seria fácil identificar um conjunto de situações que podíamos ver melhoradas, nas não vou falar disso. Interessa-me apenas potenciar os que temos cá dentro”, defendeu.
Sobre o «pinheiro» que disse precisar no inicio da temporada o técnico recordou que “houve um conjunto de situações públicas, que não foram possíveis, mas não vou ser choramingas. Não veio, não está cá”.

Paulo Sérgio não tem utilizado com regularidade alguns dos reforços que chegaram no início. Sobre esse assunto, o treinador disse que “cada um, à medida das oportunidades, tem evoluído. Tenho sentido crescimento da parte de todos, alguns foram alvo de críticas, mas têm correspondido e outros que não estão a jogar também vão dar conta do recado”.

No que diz respeito à renovação de Maniche, o treinador disse desconhecer a mesma, contudo, não tem dúvidas sobre a influência do médio no sucesso da equipa. “Em relação à renovação não tenho nada a comentar. Há situações que vou sabendo por aquilo que leio. Já no que diz respeito ao rendimento de Maniche, posso dizer que é um elemento válido, no qual confiamos e dos qual precisamos. Já cometeu erros graves que não podemos ver repetidos, mas a sua qualidade é inegável”.

Quanto ao campeonato, o Sporting encontra-se a 13 pontos do líder FC Porto, mas não é por isso que vai dar o campeonato nacional por entregue. “Não começámos com regularidade, mas quem nos garante que o que nos aconteceu no início não acontecerá aos adversários a partir de agora? Nós vamos continuar a lutar pelos nossos objectivos”.


- Foram 20 os jogadores eleitos por Paulo Sérgio para o encontro que se realiza amanhã, dia 5 de Dezembro, frente ao Portimonense, no Estádio do Algarve.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Hildebrand;

Defesas: Torsiglieri, Carriço, Polga, Evaldo, Nuno A. Coelho, João Pereira e Abel;

Médios: Pedro Mendes, Maniche, Matías, Valdés, Zapater, André Santos e Vukcevic;

Avançados: Saleiro, Yannick, Postiga e Liedson.


Portimonense - SPORTING (20:15 - Estádio Algarve)

Alguns Links onde poderão ver o Jogo:

(Atenção que os Links poderão só estar activos perto da hora do jogo)

http://tvportugalhd.com/

http://futebol365tpaonline.webnode.com/tv-online-/outros-canais/

http://www.fromsport.com/

http://tvacores.net/sport_tv_online.htm

http://www.vitibet.com/index.php?clanek=stream&lang=pt

http://www.soccertvlive.net/

http://www.futebolive.tv/2008/01/sport-tv.html

http://www.myp2p.eu/competition.php?competitionid=&part=sports&discipline=football

http://athe-net-sports.blogspot.com/



SPORTING SOMOS NÓS

ZenMan - Vítor Araújo