"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sábado, abril 30, 2011

Temos de vencer!

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago;
Defesas: Abel, João Pereira, Daniel Carriço, Torsiglieri, Polga, Nuno André Coelho e Evaldo.
Médios: Zapater, André Santos, Matias Fernandez, Valdes, Diogo Salomão, Vukcevic e Izmailov.
Avançados: Saleiro, Postiga e Yannick.






sexta-feira, abril 29, 2011

Kairat e Sporting UEFA Cup Futsal 2011

O anfitrião Kairat espera muito apoio do público num "grande evento para o Cazaquistão" na meia-final com o Sporting, equipa à procura de estabelecer um recorde único.

Ambas as equipas perseguem um sonho, mas apenas uma terá hipótese de o realizar. Sporting Clube de Portugal e Kairat Almaty encontram-se hoje, na primeira das duas meias-finais da Taça UEFA de Futsal de 2010/11.

(13:30 RTP 2) LIVE

Actualização:
Sporting na final da UEFA Futsal Cup depois de vencer o Kairat Almaty por 3-2

quarta-feira, abril 27, 2011

Sessão de Esclarecimento

Infelizmente, dada a hora da mesma, não tive oportunidade de estar presente na sessão de esclarecimento do Presidente, nem mesmo de a ver via internet.

Assim, sugeria que quem a tenha visto, pudesse aqui fazer aqui um resumo da mesma, para de certa forma abrirmos a discussão da mesma e dos assuntos ali tratados.

Obviamente, se algum dos editores tiver estado presente e quiser fazer um post sobre o tema ou saiba de algum link com o vídeo da mesma, não hesitem em postar já a seguir !

Mário Rui Oliveira

terça-feira, abril 26, 2011

Primeira Grande Contratação para 11/12

Izmailov renova até 2015



NEGOCIAÇÕES CONCLUÍDAS

O Sporting e Izmailov chegaram a um acordo para a renovação do contrato que liga as duas partes até 2015:

notícia record


Mário Rui Oliveira

segunda-feira, abril 25, 2011

A primeira taça com "liberdade"



SL

Miguel Damas

domingo, abril 24, 2011

O "25 de Abril" Leonino

Numa política de clara aproximação aos sócios e numa data marcada por algum simbolismo - mais para uns que para outros obviamente - o Conselho Directivo eleito há cerca de um mês continua com uma manifesta aproximação aos sócios, como o demonstra o facto de Godinho Lopes se ter deslocado a Olhão numa sexta-feira santa para se reunir com os Núcleos algarvios, e para a decisão de no dia de amanhã voltar a abrir as portas aos sócios para assistir ao treino da equipa principal de futebol.

Sem dúvida que a decisão, que ao que parece é para voltar a repetir amiúde, é extraordinariamente saudável e faz com que o clima se torne mais desanuviado, para além de dar a entender aos jogadores, principalmente aos estrangeiros, que existe mais Sporting além da nossa brilhante Academia.

Sendo assim, e já que puxei para título o "25 de Abril" Leonino, numa semana em que o nosso Sporting irá disputar a final four da UEFA Futsal Cup a partir da próxima sexta-feira (13,30h ante o Kairat Almaty) no Cazaquistão, que pode levar o nosso Sporting a ser o ÚNICO na Europa a conseguir a conquista de troféus em cinco modalidades diferentes, numa demonstração clara de grandeza e de ECLETISMO, espero sinceramente uma "Revolução" nas mentalidades dos nossos dirigentes e que olhemos para as modalidades com um cariz verdadeiramente ganhador, e que embora saibamos que o tempo é de vacas magras nunca rejeitemos projectos que podem enobrecer ainda mais o nosso Sporting Clube de Portugal.

Sendo o futebol indubitavelmente a mola real do nosso Clube, e todas, mas todas as nossas atenções estejam vocacionadas para ele e para uma assertiva aposta para 2011/2012, urge mesmo uma "revolução" nas sensibilidades e nas modalidades.

Modalidades como o basquetebol e o voleibol, ambas com enorme aceitação, e que tanta falta nos fazem, depois da suspensão provocada pelo malfadado referendo "autocrático" de 1995, são muito importantes. Sendo assim, é inequívoco que falando-se em surdina em projectos que as tragam de novo ao Clube, porque não uma congregação de esforços nesse sentido para que elas retornem mesmo.

O exemplo do Judo é recente e ganhador. Sei que as verbas que envolvem o Basket e o Volei não são tão escassas como o Judo, mas para que o tal "25 de Abril" de sensibilidades se faça no nosso Sporting Clube de Portugal urge trazermos de volta as modalidades e com elas aquele elan, quiçá o tal "click" de que o ex-Presidente falava.

O Clube que mais atletas olímpicos deu a este País, o dos campeões olímpicos, europeus e mundiais tem que RESSURGIR após uma longa letargia. Por isso para o Sporting Clube de Portugal, e de forma humilde o peço aos dirigentes menos familiarizados com o fenómeno, urge mudar. O começo da aproximação aos sócios; a vontade em efectuar uma auditoria; os treinos em Alvalade, etc... indiciam algo de muito positivo. Um mês muito intenso e profícuo.

Vamos então ao tal "click" e trazer o Sporting das modalidades de volta!!!

Juvenal Carvalho

sexta-feira, abril 22, 2011

Um leão de ouro!

...e uma leoa de prata.

O nosso João Pina revalidou o título de campeão europeu de judo, na categoria de -73 kj, na prova a decorrer em Istambul, derrotando na final o russo Murat Kodzokov, e terminando assim uma prova limpa com 5 vitórias em outros tantos combates. Mais uma medalha de ouro para o nosso país e para um atleta do nosso Sporting Clube de (lá está) PORTUGAL. Foi a terceira medalha para as cores nacionais nesta competição, depois da prata conquistada pelas atletas Joana Ramos (Sporting CP) e Telma Monteiro (slb) no dia anterior.

Infelizmente, e como é costume nestas ocasiões, a comunicação social desportiva deste país mostra o que (não) significa para eles as palavra isenção, rigor e verdade. É que, enquanto para relatar a presença na final de Telma Monteiro, certo jornal diz que esta é, além de portuguesa, "atleta do Benfica", tanto na passagem à final como após a mesma, Joana Ramos (atleta do Sporting Clube de PORTUGAL) não tem direito ao mesmo, nem na passagem às meias-finais, nem à final, nem mesmo após a derrota, onde é apenas apelidada de 'lusa'. E João Pina que, por acaso, teve só o melhor resultado dos campeonatos, revalidando a sua medalha de ouro? Na passagem à final, nada... e após a vitória? Nada ao quadrado. É o judoca português que revalidou o título europeu mas que, aparentemente, não tem clube para este jornal "desportivo".

Muitos parabéns ao grande João Pina pelo seu título e à Joana Ramos pela sua medalha! Eles podem não saber de onde vocês chegam, mas NÓS sabemos. Grandes LEÕES!!!

Nelson Santos

quinta-feira, abril 21, 2011

Boa Pascoa

Como estamos numa época Festiva, nada melhor que lembrar este sócio e rir um pouco com ele.
Boa Páscoa para todos os Editores e Visitantes do Sangue Leonino.

video

quarta-feira, abril 20, 2011

Patricio de saida?

O Jornal Record avança com o retorno do Guarda redes Vitor Golas emprestado ao Boavista para a próxima época, depois de se ouvir que Patrício renovou até 2015, temos ainda Hildebrand que parece que vai ser dispensado, Tiago em fim de carreira e Baptista emprestado ao Olhanense, o que se passa com os nossos Guarda-redes? sem falar no caso Stojkovic, alguém tem uma ideia?

segunda-feira, abril 18, 2011

Cenas do jogo

Para além das grandes defesas de Patricio, daquela corrida desenfreada de Valdes sempre a perder velocidade a fugir da baliza e com uma finalização disparatada houve duas "cenas" que aconteceram e foram curiosas.

Minuto antes do recomeço, vê-se o incrivel Hulk de costas e alguem lhe dá algo para a mão e que logo de seguida ele mete na boca. Seria um hall´s? Mentoliptos? Seja o que fosse....

A segunda cena e a que mais nos diz respeito. Talvez por isso por vezes os estrangeiros são mais respeitados por nós e entregam-se sempre mais a camisola. Izmailov (o qual sauda-se o regresso) recusa cumprimentar Moutinho sendo este que lhe pega na mão para o cumprimentar e ao qual Izma se tenta soltar com desprezo. Sintomático!!!

São atitudes destas que fazem por vezes uma equipa. Não gosto de Carlos Freitas mas tenho que confessar que ele esteve bem no que disse no final do jogo. Infelizmente é mesmo muito facil prejudicar o SCP. É tambem claramente um trabalho a ter que ser feito. Não quero ser beneficiado mas sobretudo não quero ser sistematicamente prejudicado. Esse mestre da vilanagem que dá pelo nome de Pereira ainda é nosso sócio.....quem não sente não é filho de boa gente !

Temos que ter outra atitude e outro discurso. E a atitude passa por ser diferente logo em casa, teremos que ser duros com eles. Infelizmente só assim nos vão respeitar neste país.

PS- Couceiro é mediano como treinador mas tem bom discurso e sobretudo nota-se menos pontapé para a frente no nosso futebol. O novo treinador gosta de futebol apoiado. Espero que lhe seja dado boa matéria prima para trabalhar. Sobretudo na defesa....

SL

Miguel Damas

domingo, abril 17, 2011

Apesar das limitações...Soares Dias fez o resultado

Fc Porto 3 (Falcão 2, Walter)

Sporting CP 2 (André Santos , Matias Fernandez)

Comecemos pelo pior. Com uma defesa daquelas é impossivel competir com rivais.
Torsi e Evaldo no 1 golo, Polga no 2 e Abel no 3 cometeram erros dignos de juvenis.
A qualidade de passe é essencial para se fazer a diferença. Enquanto Falcão foi sempre bem servido nos vários cruzamentos feitos ao longo do jogo , o Sporting apenas por uma vez consegui concluir uma jogada digna desse registo que Djálo atirou por cima. Quem tem Postiga....não tem nada, é um jogador amorfo que nada acrescenta ao nosso futebol. Por ultimo mesmo com todas estas limitações Soares Dias fez o resultado não marcando um penalty clarissimo a nosso favor.

A equipa teve uma boa atitude e até conseguiu circular a bola em vários momentos do jogo. Mas é notório que a equipa precisa de mais qualidade para dar um salto qualitativo. Quanto ao novo campeão nacional , assim é facil....

SL

Miguel Damas




Vamos acreditar!!



Longe de me criar o frenesim de outros jogos com os rivais, este jogo de vital importância para nós vai criar em mim a expectativa de ver como vai a equipa se portar perante a necessidade de vencer no campo do novo campeão nacional.

A minha fé Leonina impele-me a esperar uma vitória mesmo sabendo que não temos as mesmas armas que os rivais e sobretudo não teremos a mesma moral. No entanto e para quem tanto fala que novos jogadores desestabilizam os actuais, é necessário que estes percebam que tal como toda a gente na vida, estão a prova e a ser avaliados. Aquilo que fizerem ou não no campeonato que nos resta pode ser indicativo para a sua permanencia (ou não) no plantel.

Ao fim de 2 anos de má planificação e já nem falando da falta de competitividade em todos os campos que vamos observando de há anos a esta parte. Mas voltando ao jogo, que sejam Leões e que nos façam ter orgulho da prestação e do resultado desta noite.

SL

Miguel Damas

sábado, abril 16, 2011

Godinho Lopes

Honestamente não me revejo neste Presidente, não sei o que é mas existe uma falta empatia da minha parte que faz com que não o sinta o meu Presidente. O mesmo não digo da equipa que o acompanha, acho que juntou algumas pessoas bem importantes e com o conhecimento suficiente para levar a nossa equipa aos objectivos por todos desejados.

Espero muito honestamente que ele (o Sr. Godinho) me faça mudar de ideias em relação á sua pessoa e que me dê uma chapada sem mão, faça da nossa equipa uma equipa vencedora, temida por todos e lutadora, quero voltar a ver o meu estádio cheio e de ver todos os adeptos a gritar pelo nome do grande Sporting Clube de Portugal.

Nota final: de louvar (a meu ver) a mensagem deixada no Página Oficial do SCP, demonstra que algo está a mudar, que seja para melhor.

Off Topic: Paulo Futre no TVI 24 (a não perder)

Saudações Leoninas.

sexta-feira, abril 15, 2011

As pirâmide, as borlas e os papões


Acerca do Sporting e em geral acerca do futebol português, muito se discute o facto de se comprarem e assinar com jogadores a custo zero, ou mais pragmaticamente sem a sua aquisição a outro clube. Discute-se muito se isso deve acontecer ou não. A meu ver esta é uma atitude inteligente de quem não tem milhões para contratar jogadores e a sua escolha, não pode nem deve ser entendida como um erro ou compra de refugo, como por vezes se lê por aí.



Na minha perspectiva o mercado de jogadores é como uma pirâmide para cada posição. O seu topo são aqueles jogadores que todos consideramos como os melhores, aqueles que se destacam claramente da mole praticante do pontapé na bola. A estes jogadores apenas aqueles clubes que podemos considerar os “Clubes Predadores” têm acesso.


Antes de mais defino o que são os “Clubes Predadores”. São aqueles que estão no topo da cadeia “alimentar”. São os tubarões do mundo do futebol. Um jogador começa a sua carreira, maior parte das vezes nos clubes “jaquinzinhos”. Aqueles que formando um jogador que pode vir a ser o maior do mundo, o vende por 100 mil euros e um empréstimo de um dispensado de um clube um passo acima na cadeia contratual, este por sua vez irá passá-lo um degrau acima, já por uma verba aceitável e por aí adiante até poder chegar a um dos Predadores. Nem sempre os jogadores são formados pelos “jaquinzinhos”. Por vezes são formados por outros clubes algures no meio da cadeia, mas o processo é o mesmo. Existem os que são formados pelos Tubarões, mas esses estão condenados a perderem-se um pouco, se não em termos futebolísticos, pelo menos em termos mediáticos. Ninguém tem dúvidas que a Ryan Giggs, apesar de ter sido um enorme jogador lhe faltou uma transferência milionária para de destacar mais. Xavi é enorme mas nunca teve o destaque do Beckham. Os clubes predadores serão então : Real Madrid, Barcelona, Inter, Milan, Man Utd, Chelsea, Bayern e de certa forma Valência, Liverpool, Arsenal, Roma.. Existem os clubes “Hienas”, pois sendo de certa forma predadores têm de dar o seu lugar aos maiores quando estes estão interessados, como sejam o PSV, Atlético de Madrid, Dortmund. Isto é, conseguem ter grandes jogadores mas é como um passo intermédio para verem se os grandes jogadores se adaptam à alta roda. Depois os clubes vão-se distribuindo ao longo desta cadeia. Os clubes grandes portugueses ficam algures no meio.


Este intermezzo serve para tentar perceber como tem de ser a política dos clubes portugueses em termos de contratações.


Hipótese 1 :
Formação – o Sporting é o exemplo disso. Criam-se jogadores em viveiros de qualidade, esperando que alguns deles sejam apetecíveis aos tubarões ! cria um valor enorme, pois ainda n passou por quaisquer outros intermediários.


Hipótese 2 :
Intermediários - O FC Porto é o exemplo disso em Portugal. Todos sabemos que os grandes clubes têm muitas vezes dificuldades e dúvidas na contratação de jogadores q sendo considerados de grande futuro ainda n mostraram nada na Europa. Tenta-se assim tê-los antes dos outros esperando que se confirmem as credenciais antes de o passar ao próximo da cadeia alimentar.


Hipótese 3 :
Borlas – porcura-se no mercado jogadores em fim de contrato que estejam disponíveis para vir para Portugal. O nosso país sem poder pagar grandes ordenados oferece outras vantagens. Um clima excelente, menos dedicação aos treinos e um descanso na vida do dia a dia ... Schemeichel é exemplo disso.


Voltando ao início ... como dizia discute-se se contratar jogadores de borla é um bom ou mau. Depende, mas como depende sempre ! qualquer jogador, excluindo os tais destinados aos grandes dentes, pode ser um sucesso ou não e mesmo aqueles estão sujeitos a serem um erro. Avaliemos então esta decisão~.


Excluindo esse topo de jogadores, vêm a seguir 5\6 que se diz que têm qualidade para jogar nas maiores equipas do mundo. E esses tb n estão ao alcance dos portugueses, salvo raras excepções. Sobram então para nós,os outros, aqueles que nunca conseguiram ser as focas dos tubarões, ou não vigaram. Ora neste patamar existem dezenas de jogadores que são mais ou menos parecidos.


Não será então uma boa política de contratações, conseguir obter um destes jogadores equivalentes sem pagar a sua trasnferência ? não será mais lógico pagar nada por um jogador do que pagar para ir buscar um jogador da mesma qualidade ?


O que é necessário é ter um conhecimento grande do mercado para saber aproveitar estas oportunidades e isso sim não é para todos

Mário Rui Oliveira

quarta-feira, abril 13, 2011

Núcleos: O "Coração" do Sporting Clube de Portugal

Numa altura pós eleitoral e em que durante a campanha os Núcleos foram muito falados pelas candidaturas que se apresentaram ao acto eleitoral, urge dar um novo elan aos Núcleos, que sendo um tema de que gosto particularmente por ser fundador e agora Presidente daquele que é o da localidade onde resido, são igualmente vitais para que o associativismo e o fervor leonino sejam levados ao rubro.


Por ser verdade, quero aqui reiterar o bom trabalho e os passos que foram dados pelo anterior Conselho Directivo com a criação de uma Comissão Coordenadora dos Núcleos, uma maior aposta comercial junto dos mesmos, com pessoas muito interessadas e que se empenharam numa evidente melhoria.


Sendo assim e após estes passos cabe-nos a nós, seja qual for a localidade onde vivamos, levar amigos aos mesmos, organizar tertúlias e eventos onde se respire Sporting. Os Núcleos são na realidade o "Coração" do Sporting. Os locais onde nos poderemos orgulhar da vivência da diáspora leonina de norte a sul do País, nas ilhas e no estrangeiro. O Sporting é incomensuravelmente grande. Cabe-nos a nós torná-lo maior e para isso apelo também aqui ao Conselho Directivo agora eleito para colaborar mais nos "pormaiores" que lhe seja possível.


Nessa ajuda incluo a ida de jogadores das diversas modalidades aos eventos, a informatização dos mesmos, etc... processos que já estão em curso mas que urge resolver. São os Núcleos muito do orgulho leonino. Não podemos nem devemos perder este capital de importância.


Ao ler hoje a disponibilidade de Godinho Lopes, na sequência de uma promessa eleitoral que se dispõe a cumprir, de dinamizar o Solar do Norte, um edifício lindo propriedade do nosso Clube na cidade do Porto, dinamizando-o de forma a que os Leões da cidade invicta se sintam ainda mais perto da casa mãe em termos de apoio, mais motivos tenho para fazer um apelo a todos neste sentido. Ajudem o Sporting colaborando com os Núcleos. Mais fortes seremos imparáveis!


Juvenal Carvalho

segunda-feira, abril 11, 2011

Andebol Sporting CP 22 FCP 22 e algumas considerações


A equipa de andebol do Sporting empatou ontem a 22 bolas com a sua congénere do Porto. Isto depois de termos chegado ao intervalo a ganhar 12-10. Depois de ter estado afastado destas lides ontem e há ultima hora e por estar em Lisboa resolvi assistir o jogo no casal Vistoso.

Não sendo propriamente um leigo mas longe de ser um especialista como interessado do fenómeno desportivo e de competição há coisas que saltam a vista. A incapacidade dos nossos jogadores jogarem sobre pressão e não só nesta modalidade e as recorrentes "paragens cerebrais" ou até de inteligência em momentos de vantagem de resultado ou numérica por expulsão do adversário.

Urge que o clube "arranje" uma força psicológica e que não se abata por tudo e por nada. Ontem mais uma vez isso surgiu. Há sempre desculpas para tudo ou a arbitragem ou falta de sorte etc...

É imperativo termos outra mentalidade competitiva. E isso só se consegue com trabalho. Por exemplo ontem e ao contrario dos últimos jogos que assisti a nossa defesa foi bastante boa mas quando se trata de atacar e ter a inteligência e sabedoria para saber gerir ou matar um jogo, falhamos sempre. E a cada falhanço "mandamo-nos " para baixo. Mas infelizmente, observa-se toda a vida desportiva do clube e é assim em todas as modalidades. Enquanto outros perante as adversidades vão buscar forças onde ninguém espera, nós temos sempre esta mania do fado e da desculpabilização.

É tempo de mudar!! Ontem não percebi a não utilização do capitão Bosko, da ausencia de João Pinto até à expulsão de Petric (favor do arbitro pois estava simplesmente desastroso) , da não utilização do miúdo fenómeno Rui Silva pelas simples razão de apenas treinar uma vez por dia por estar a estudar...

Ontem tinham tudo para ganhar, mas falta garra!! Falta empenho profissional!! Já nem falo de amor à camisola porque nos tempos que correm já é difícil.....mas que haja VONTADE e não o baixar de cabeça a cada adversariedade!!! Chega!!!

Quem entrar em competição com a nossa camisola têm que ter uma entrega inexcedivel!! É tempo de incutir isso nos nossos jogadores!! E por vezes nós adeptos temos culpa pois temos o discurso da desculpa e ainda aplaudimos a mediocridade. Julgo que para sermos maiores e melhores a exigencia têm que passar tambem por nós. De não ficarmos satisfeitos quando não se ganha! Há que julgar o empenho , é claro que há empates que sabem a vitórias ou derrotas em que demos tudo e não foi possivel, mas custa-me ver, por exemplo em Alvalade aplausos aos jogadores quando se perde ou empata com exibições paupérrimas!!!

Temos que mudar para melhor e isso tambem passa por nós.

Em relação ainda ao andebol, perdemos uma boa oportunidade para chegarmos aos 2 da frente, sinceramente não sei se esta equipa tem estofo e qualidade suficiente para ir buscar os pontos em casa alheia. O meu Sportinguismo acha sempre que sim, o meu lado frio e racional diz-me que não....

SL

Miguel Damas

sábado, abril 09, 2011

Djaló resolveu

Jogo interessante (sobretudo nos primeiros 45 minutos), exibição agradável – coisa bem rara esta época! –, futebol corrido, golos vistosos, bom ambiente nas bancadas e justíssima homenagem a grandes leões - Artur Agostinho, Manuel Fernandes, Naide Gomes e Francis Obikwelu - já não estando um deles infelizmente entre nós. Aos poucos o sportinguismo renasce?



Sporting, 2 – Académica, 0

Estádio José de Alvalade

Árbitro: Hugo Miguel


SPORTING:
Rui Patrício; Abel, Polga, Torsiglieri e Evaldo; André Santos e Zapater; Vukcevic (Diogo Salomão), Matías e Djaló (Saleiro); Postiga (Valdés).

Suplentes não utilizados: Tiago, Cedric, Nuno A. Coelho e Cristiano


ACADÉMICA: Peiser; Pedrinho, Luiz Nunes, Berger e Addy; Diogo Valente, Pape Sow e Hugo Morais; Sougou, Carreño e Bischoff.


Suplentes: Ricardo, Laionel, Grilo, Miguel Fidalgo, Pedro Costa, Diogo Melo e Júnior Paraíba


Golos: 1-0 Djaló, 2-0 Djaló


Nuno M Almeida

Este era um dos nossos!!!







Uma das mais conhecidas caras da nossa praça. Nunca escondeu o seu Sportinguismo e sobretudo fez gala dele e até o consegui ser num filme que mostra toda a nossa raça. A voz inconfundivel da nossa unica (por ora) conquista internacional em futebol.

Artur Agostinho foi um senhor, um senhor leão que merece a homenagem que o Sporting Clube de Portugal lhe vai fazer hoje com o simbólico pontapé de saída dado por outra figura ímpar do nosso universo Leonino, Manuel Fernandes.

A Artur Agostinho um bem haja por ter existido na nossa vida e por ter "espalhado" a fé leonina até ao ultimo suspiro. Que descanse em paz e que mexa os cordelinhos ai em cima para que tenhamos mais sorte.

SL

Miguel Damas

sexta-feira, abril 08, 2011

Artur Agostinho, um dos nossos que merece ser lembrado

O dia de amanhã, no qual jogaremos com a Académica de Coimbra, infelizmente sem a envolvência anímica que ele o mereceria, vai no entanto ser carregado de simbolismo.


Neste dia o "nosso" Manel dará o pontapé de saída marcando o regresso deste LEÃO à sua casa, serão homenageados ao intervalo os enormes campeões Francis Obikwelu e Naide Gomes e ainda um enorme acto que por merecido tenho que lhe fazer um enorme elogio.


Por decisão directiva, e em minha opinião muito bem, num momento em que temos falhado imenso na forma de comunicar o Auditório do nosso Estádio vai ter o nome do enorme comunicador, sportinguista e Homem que foi Artur Agostinho. Perpetuar o nome do auditório com o nome dele não só é bonito como é merecido.


Aquele que cantou efusivamente o golo de Morais que nos deu a Taça dos Vencedores das Taças no já longínquo ano de 1964, merece bem este acto dos dirigentes do seu SPORTING!!!


Obrigado ao Artur Agostinho e palmas para o nosso Conselho Directivo, que numa altura em que temos que agregar, tem um enorme gesto neste sentido. A este nome do Auditório não haverá seguramente "oposição". O Artur Agostinho é mesmo de todos os LEÕES!


PS - Que este fim de semana nos traga grandes alegrias nas modalidades!!!


Juvenal Carvalho

quinta-feira, abril 07, 2011

Joaquim Agostinho, um Símbolo Inesquecível.

Mesmo que tarde, por motivos profissionais me obrigarem a isso, não podia passar o dia de hoje sem evocar aquela que seria a passagem de mais um aniversário, o 68º, do sempre NOSSO Joaquim Agostinho, nascido a 7 de Abril de 1943, em Brejenjas, freguesia da Silveira, concelho de Torres Vedras, e falecido a 10 de de Maio de 1984, motivado por uma estúpida queda no decorrer da Volta ao Algarve, com a linda camisola do seu Sporting Clube de Portugal colada ao corpo.
O destino levou-o com apenas 41 anos de idade, e dele já se disse tudo. Um LEÃO IMENSO!

O nosso Coração estará contudo sempre com ele. Esteja o nosso "Tino" onde estiver, uma coisa temos a certeza. Aquele que levou o nome do nosso Clube aos mais diversos cantos do Mundo, e que tantas e tantas glórias nos deu estará sempre connosco. Ele vivia o seu/nosso Sporting como poucos

OBRIGADO JOAQUIM AGOSTINHO, ÉS GRANDE!!!


Juvenal Carvalho

Noticias do dia a dia Leonino

- Marco Caneira volta a sorrir na academia

- Domingos e reforços na mão

-Auditoria será feita desde 1995

- Mudança das cadeiras custa 1.2M

- Izmailov vai continuar Leão

- "Bruno Carvalho não está preparado para ser presidente"-Pedro Baltazar

- Godinho Lopes " Será grande época"

- Godinho Lopes espera fechar reforços no fim de semana

- Nova direcção já injectou 2.5M

In O jogo, A bola , Record


Depois de uma leitura atenta as noticias da manhã não podia deixar de sublinhar algumas delas.

Primeira delas é o regresso ao convivio da equipa por parte de Marco Caneira. Goste-se ou não do jogador aquilo que se fez foi "criminoso". Mais não fosse porque um activo do clube que ganha praticamente 100 mil euros por mês não pode ser posto assim sem mais nem menos na prateleira.

A auditoria é para avançar e será externa. Julgo que é tempo de arrumar esta questão para que deixem de vaguear "fantasma" por Alvalade. O apuramento total daquilo que foi gasto e como é para mim condição primária para que deixe de haver duvidas quanto ao passado recente do Sporting clube de Portugal.

Godinho Lopes não têm tido tarefa fácil. Estas primeiras semanas de trabalho têm sido sempre ensombradas pela impugnação das eleições e sobretudo das alegadas irregularidades cometidas. A margem disso ficamos a saber que já foram injectados 2.5M para contas e despesas correntes e liquidação de pequenas dividas. Sem querer ser critico, onde está o investimento dos tais 100M necessários? É que e voltando-me para os reforços mais ou menos alinhavados. Apenas Zahavi representa um investimento de 1M para pagar ao clube de origem, os 3 restantes jogadores aventados estão em fim de contrato. Julgo que os Sportinguistas querem a ver a equipa reforçada, não a qualquer custo mas com o dinheiro prometido, 40M.

As cadeiras vão finalmente ser verdes, já não era sem tempo. Sem duvida é algo que todos os socios e adeptos ansiavam. No entanto e tal como um consócio deste blog escreveu no post anterior, urge arranjar parcerias para que o custo seja diminuto.

A margem disso ficamos a saber que Izma vai ficar , o que é realmente uma boa noticia para o Sporting pois é um jogador que quando a 100% é uma grande mais valia.

Pedro Baltazar referiu-se a Bruno de Carvalho como mau perdedor e que não está preparado para ser presidente, sem querer meter foice em seara alheia, fala o roto ao nú....

Fica assim uma sintese do dia Leonino num post que quis que fosse diferente e que a imagem do anterior deixe margem para discussão mas com elevação.

Boas leituras

SL

Miguel Damas


terça-feira, abril 05, 2011

Saber onde falhamos....

Num excelente artigo que encontrei no site http://www.futebolfinance.com vêm um artigo que fala dos 4 pilares da economia Portuguesa do futebol (basta clicar sobre o titulo anterior).

Depois da leitura o adepto do Sporting interroga-se tal como eu fiz. Se o primeiro pilar e porventura o mais importante é de referencia obrigatória ao Sporting, a sua Academia e no fundo a sua continua aposta nos jogadores vindos da formação como é que no 2 pilar e talvez o mais importante na cadencia vitórias\capacidade de (re)investir é o Fc do Porto que se fala?

Enquanto os outros 2 pilares para mim são sobretudo reflexo do pilar numero 2, é imperativo que nós Sporting consigamos perceber onde falhamos para depois de sermos uns criadores quase infinitos de jogadores não sejamos capazes de capitalizar essa matéria prima em:

1-Conquistas desportivas
2-Retorno financeiro

Sabendo que no êxito destas 2 vertentes levará a estádios cheios, melhores Sponsors e aumento das vendas de lugares de época e de merchandising.

Olhando para os ultimos anos onde teremos falhado? A meu ver a falta de uma estrutura forte aliadas a más escolhas de treinadores e sobretudo a uma incapacidade de prospecção para nos reforçar com jogadores de qualidade ou com potencial.

Se Luis Duque e Carlos Freitas perceberem isso será meio caminho andado para a retoma. No entanto o caminho não será facil nem imediato e terá que haver firmeza para que a cada bola na barra não haja uma inflexão de objectivos.

A meu ver o investimento , para além do obvio treinador de qualidade, passa por jogadores jovens e de potencial e para isso é tambem ter em atenção se o treinador é capaz de fazer evoluir os jogadores. E comprar 3-4 jogadores com tarimba e qualidade que sejam no fundo a coluna vertebral da equipa e que venham somar à alguma qualidade que já temos no plantel.

Deixo o resto a vossa consideração e que façam o vosso ponto de vista após a leitura da reportagem do FootballFinance.

SL

Miguel Damas

segunda-feira, abril 04, 2011

Cem milhões

Como sabemos a Direcção do Sporting dispõe de 100 000 000 de euros. Também sabemos que daquele montante 13 milhões serão aplicados em despesas correntes até ao final da época desportiva. Por mera subtracção sobram 87 milhões para investimentos e correspondentes encargos e salários.

O meu desafio é este: os estimados colegas Sportinguistas dariam sugestões de como gastar (investir) os 87 milhões de euros. Podíamos assim dar "roda livre" ao sonho.

Poderemos alvitrar: se eu fosse o Presidente gastava os 87 milhões no jogador X ou Y, ou investia em ... Z ou K.

Ficamos a aguardar as sugestões.
Gabriel Almeida

Um enorme vazio....



Ainda com o eco das buzinas que foram ouvidas por esse Portugal noite afora, reflicto sobre a nossa equipa, o nosso clube e sobretudo esta guerra de opiniões que nos grassa e cada vez é mais vincada.

Olhando para a nossa equipa de futebol vejo um grupinho de meninos bem pagos que se dizem profissionais de futebol. Semana após semana esperamos uma prova de classe que nunca aparece. Se olharmos para os ultimos jogos é quase impossivel marcarmos um golo e esse quando aparece resulta de uma bola parada. Há muito que a desculpa dos postes ou da barra se desvanece em cada paupérrima exibição ou resultado negativo.

Dei por mim a ver o jogo do titulo se bem que este já há muito praticamente estivesse entregue. Estamos a anos luz daquilo que os nossos rivais jogam, atrevo-me até a dizer que estamos muito abaixo daquilo que o Braga consegue fazer. Quem como eu viu o jogo em Guimarães não pode deixar de ficar angustiado ao olhar para aquele não futebol que praticamos durante os 90 minutos.

É atenuante uns primeiros 45 minutos menos maus? A meu ver e olhando para o resultado final, não. Fala-se de muita coisa, de motivação , de isto , daquilo , que era dos treinadores....Enfim chega a um ponto que já começa a ser impossivel defender quem quer que seja.

Da minha parte queria uma equipa que fosse o nosso orgulho e razão de um sorriso à segunda feira. Mas não , semana após semana afundamo-nos e chego ao ponto de já nem me lembrar da ultima vitoria. É atroz!!

Um clube que tenta sair de um legado de ano e meio que era legado de outros 4 anos que era legado de....Sinceramente o meu Sportinguismo é inatacavel mas como poderemos conquistar mais para a nossa causa de é de vitorias que o povo gosta? Depois a guerra que nos grassa com insultos de opinião a extravasar tudo e mais alguma coisa. A verdade? Impossivel saber. Sei sim que o Sporting que começei a acompanhar e que me transportou durante os 18 anos de "seca" não é nem de perto estes.

Depois de ter visto as pauperrimas épocas com Raul Aguas e Antonio Morais , com apuramentos para a Europa a serem conseguidos nas ultimas jornadas nunca esperei ver uma equipa (?) de futebol tão fraca com aquela camisola. Mais que motivação falta classe a muitos dos nossos jogadores.

Não sei com que dinheiro nem sei como o irão fazer, o certo é que muito daqueles rapazes que nos representam cada fim de semana terão que partir.

Acho muito dificil prometer-se titulos para o proximo ano. Acho impossivel até. Da minha parte quero apenas ver trabalho apresentado, evolução semanal e que seja divertido ver o SCP jogar. Se essas premissas foram apresentadas podem contar com o meu lugar de leão pago.

Quanto as guerras era bom que houvesse maior tolerancia para se debater. Se não as caixas de comentarios não passaram de rol de acusações e insultos que nada de benefico trazem a discussão do clube.



Façam nos viver isto de novo!!!


SL

Miguel Damas

domingo, abril 03, 2011

Pois

Era pedir demasiado. Aguentar os últimos dois minutos sem sofrer golo não dava, não está no ADN desta equipa. Esta equipa faz o impossível, e como tinha jogado demasiado bem na primeira parte, optou por ser coerente na segunda e fazer o que tem feito a santa época toda: deitar tudo a perder no último minuto.
Terceiro lugar? Qual terceiro lugar? Vamos ver é se metemos os pés na Liga Europa.
Se esta época não acaba depressa ainda temos de mandar para o lixo aquelas camisolas onde se lê "nunca ficámos em sexto". É terrível e espero que dê insónias ao Luís Duque e ao Carlos Freitas.

SL
Gia

Segurar vantagens? Não sabem o que isso é...



V. Guimarães, 1– Sporting, 1


Estádio D. Afonso Henriques


Árbitro: Bruno Capela


V. GUIMARÃES:
Nilson; Alex, Freire, João Paulo e Bruno Teles; Cléber; João Pedro, João Ribeiro e Jorge Ribeiro; Tiago Targino e Marcelo Toscano.


Suplentes: Douglas Jesus, Crivellaro, Ndiaye, Renan, Rui Miguel, Faouzi e Edgar


SPORTING
: Rui Patrício; Abel, Anderson Polga, Torsiglieri e Evaldo; Daniel Carriço e Zapater; Vukcevic (Valdés), Matías Fernández (William) e Yannick Djaló; Hélder Postiga.


Suplentes não utilizados: Tiago, Cedric, Nuno André Coelho, Diogo Salomão e Saleiro


Golos: 0-1 Matias Fernández (22) 1-1 João Paulo (90+2)


Nuno M Almeida

sábado, abril 02, 2011

Sábado em grande nas Modalidades!!!

A tarde de sábado foi brilhante para as modalidades do Sporting, numa demonstração inequívoca de que o Clube está vivo e sendo o Futebol a modalidade raínha e que faz despertar quase todas as nossas paixões, aquilo que queremos para o Clube não começa e acaba aí.


Andebol: O início da segunda fase, para a qual partimos com cinco pontos de atraso em relação a FC Porto e ABC de Braga começou com a mão direita. Uma grande e preciosa vitória no Flávio Sá Leite, a "catedral" do andebol nacional e um verdadeiro alfobre de campeões por 25-20, permite-nos continuar a sonhar. Assim o jogo da próxima semana em que recebemos o FC Porto no Casal Vistoso será determinante. Quem tem uma equipa com os valores que tem a nossa, só pode pensar grande e em vencer. Força rapazes, os próximos nove e derradeiros jogos são todos finais!


Futsal: Uma goleada estrondosa em véspera de recebermos o sl benfica em Loures, ao vencermos por 22-1 em Alpendorada, outrora um pavilhão complicad mas cujo clube agora se arrasta penosamente até cair na segunda divisão. O destaque deste jogo vai também para os 10 golos do "artilheiro" Fernando Cardinal. Que a mira continue afinada para a semana, em que está preparado o assalto ao primeiro lugar. Todos seremos poucos para ajudar os nossos futsalistas em Loures.


Hóquei em Patins: Grande jogo e grande vitória ante o Vasco Da Gama (9-4 - 9 golos de Gonçalo Alves) que só havia perdido ante o nosso Clube. Esta vitória, depois de já na semana passada termos carimbado o "passaporte" para a segunda divisão transporta-nos também para a disputa do título da terceira divisão. Em ano de regresso e com um plantel composto por cinco juniores que jogam em ambos os escalões, de que se destaca o "mago" Gonçalo Alves, o que se pode dizer é que é brilhante. No Tojal, que é a "Academia do Hóquei", existe ouro. Parabéns ao Engº Gilberto Borges e sua equipa por tanto e tão bom trabalho.


Ténis de Mesa: Vitória frente ao Vitória de Setúbal (4-2) em Alvalade e baterias apontadas agora para os play off. Temos equipa para discutir o título e mantermo-nos como o clube hegemónico nesta modalidade.


Sábado gordo, portanto. Parabéns!


Juvenal Carvalho

sexta-feira, abril 01, 2011

Juntar os Cacos, Pensar o Futuro!

Caros amigos, depois de ter prometido ao Nuno Almeida a minha entrada como editor do blog após o aceso momento eleitoral, a partir de hoje iniciarei então a minha etapa neste espaço leonino, agradecendo desde já a todos a vossa simpatia para comigo no post anterior, sinal de que entre LEÕES será sempre muito mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa.

Depois de um sábado lindo que contou no acto eleitoral com a presença massiva de uma massa associativa a votar dentro do maior civismo, com a junção de inúmeras tertúlias leoninas apesar do seu sentido de voto nem todo incidir para o mesmo candidato, mas sim com o fervor leonino a falar mais alto, e de uma madrugada nada bonita que me deixou perplexo e acima de tudo preocupado com o futuro, passados que estão seis dias após a eleição do Engº Godinho Lopes como Presidente do nosso Sporting Clube de Portugal, cabe-me fazer aqui uma ideia daquilo que eu quero para o nosso Clube, que neste momento tem a árdua tarefa de juntar os cacos e partir para um Sporting rampante que nem uma eleição disputada voto a voto pode alguma vez partir-nos ao meio.

Assim, cabe a Godinho Lopes e seus elementos do Conselho Directivo pensar no imediato em três vertentes fundamentais: Alteração de uns Estatutos já obsoletos, criando o clube mais dinâmico e menos dado a polémicas fúteis; criação de uma equipa de futebol forte e alicerçada em elementos que reforcem mesmo o plantel e de alguém que o "blinde" de vez, e a construção de um pavilhão que poderá muito bem como diziam os candidatos Godinho Lopes e Bruno de Carvalho, passar a ser a "casa" dos sócios depois de anos com a casa às costas e com a paixão pelas modalidades a definhar entre nós. Tendo por isso deixado para terceira opção das vertentes fundamentais, não deixa de ser aquela no entanto - embora ao contrário do que pensem estou longe de não gostar de futebol - que é a minha "dama": o ECLETISMO! Assim, sabendo da predisposição do Engº Godinho Lopes em redimensionar o projecto para o pavilhão a iniciar em Janeiro de 2012 e com a inauguração prevista para Março de 2013, criando uma pista de atletismo coberta e permitindo ao hóquei em patins disputar lá os seus jogos, ao contrário do pensado inicialmente, não posso deixar de me congratular com essa decisão. Outra boa nova nas nossas modalidades é a entrada de sangue novo nas mesmas, com a entrada do Dr. Ricardo Tomás, recém entrado nos "intas" e ainda com sangue na guelra para além de que se mostra interessado e com vontade de "aprender".

Ao Ricardo Tomás, a quem já lhe disse que tenho o mau feitio de fazer parte da grandiosa geração João Rocha , por isso muito exigente - aquela que dizimava os adversários em campo - desejo-lhe o maior sucesso. Para o fim, um humilde pedido. Pensemos SPORTING e não tenhamos as nossas "quintas". Godinho Lopes nunca esteve nas minhas cogitações para Presidente.

Agora não só é o meu como é o NOSSO. O mal dele será a alegria dos nossos adversários externos. Esses sim, os nossos "inimigos".


Juvenal Carvalho

O ecletismo do Sangue Leonino está mais rico!

Estava prometido que após as eleições, e uma vez assente toda a poeira que se havia levantado, o nosso amigo Juvenal Carvalho se juntaria à equipa de editores do Sangue LEONINO.

Sendo assim, e garantindo que não é mentira do dia 1 de Abril, o Juvenal é o grande reforço até final da corrente época - com várias épocas de opção - sendo mais um nome que vai enriquecer o blogue, sobretudo pela sua enorme e invejável vivência e paixão pelo ecletismo do Sporting Clube de Portugal.

Muito bem-vindo sejas, amigo Juvenal!

(Como podem constatar pelo nome bem lusitano do nosso novo colega de blogue, aqui no Sangue Leonino ainda não aderimos à moda da contratação dos chineses. Desculpa lá qualquer coisinha, ó Paulo Futre... sócio... mas é que estamos concentradíssimos na ideia de que 'o que é nacional é que é bom!')