"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, julho 31, 2011

Humildade nunca fez mal a ninguém



Um banho de humildade nunca fez mal a ninguém. Bem pelo contrário. E regressar à Terra tem sempre efeitos benéficos, sobretudo quando andamos demasiadas vezes nas nuvens.

É certo que a nação leonina vive há muito traumatizada com o travo excessivo de amarguras e desilusões, sendo por isso enorme a ânsia de vitórias e momentos gloriosos. E também por isso a adesão a esta recente onda de entusiasmo e optimismo, alimentada por contratações em catadupa, é por si só um fenómeno natural e perfeitamente legítimo por parte de quem tanto gosta e vibra com o Sporting. Ao contrário de alguns puristas não vejo mal nenhum nisso. Mas...

Mas ontem veio o balde de água fria. Aliás, gélida.

E veio em boa hora, porque se há momentos de uma época onde se pode falhar e corrigir é precisamente agora. Na pré-época.

O plantel foi profundamente remodelado, alguns elementos que transitam estão a ser 'recauchutados', a equipa técnica é nova, há novos métodos de trabalho, nova filosofia, novos processos e outros mecanismos que carecem de ser assimilados. E como sabemos, nada disso acontece de um dia para o outro, nem por milagre. Como diria Octávio Machado: 'é preciso trabalho, muito trabalho'.

É perfeitamente aceitável que quase 50.000 espectadores e uma onda de entusiasmo e alegria que varreu as bancadas de Alvalade esperassem e merecessem um resultado positivo no jogo de ontem com o Valencia. Mas também é verdade que o adversário da noite passada não era um qualquer. Estávamos na presença 'apenas' da terceira potência futebolística da última década da muito competitiva liga espanhola, um emblema que tenta ombrear com os colossais Barcelona e Real.

A verdade é que se queremos resultados garantidamente positivos em jogos de apresentação, goleadas antes de tempo, então talvez devamos optar por convidar o Merelinense ou o Casa Pia, pese embora o respeito que esses clubes me merecem.

O jogo de ontem terminou 0-3, e se calhar ainda bem. Porque não somos tão bons como a vitória categórica frente à Juventus poderia fazer supôr, mas porque também não somos tão medíocres e pernas de pau como agora alguns pensam, sobretudo aqueles que já ameaçam devolver a gamebox e nunca mais voltar a Alvalade. Há ainda muito a fazer e o alarme de ontem significa isso mesmo.

É também muito pedagógico que chegue nesta altura um banho de humildade e um certo travão a excessos, até para que alguns responsáveis possam repensar certas afirmações, traduzidas em despropositada gabarolice. É aconselhável que pessoas com responsabilidade - como Carlos Barbosa - entendam quão perigoso e contraproducente pode ser afirmar que estamos, ou em breve estaremos, no mesmo patamar de Real Madrid ou Barcelona.

Num clube onde o bipolarismo grassa em significativas franjas da massa adepta e onde 'paciência' apenas existe no apelido do treinador, há que reiterar que é preciso dar tempo e que ainda há muito trabalho por realizar.

Temos que ser pacientes, deixando que as jovens apostas amadureçam (Rubio, Carrillo, Arias, Turan, Wolfswinkel...) e que valores mais experientes e seguros mostrem o seu real valor (Rinaudo, Schaars, Onyewu...), para que então possamos ter um conjunto forte, capaz de inequivocamente ombrear com os nossos directos rivais.

Precisamos que o plantel, fruto de muito trabalho, seja competente para que nos possa oferecer as alegrias que todos merecemos e que há muito tempo nos fogem.

And last but not the least: é fundamental que o saudável entusiasmo dos adeptos agora não esmoreça - com uma simples, embora pesada derrota - porque como alguém dizia não há campeões sem apoio vindo das bancadas.

Façamos a nossa avaliação e respectivos juízos de valor no final da época. Não no início.

Nuno M Almeida

(não se presta um bom serviço ao clube nem ao próprio Bruno Carvalho, invocando o nome deste e pedindo o seu regresso a cada desaire da nossa equipa. Será uma atitude abjecta, desprezível, nojenta mesmo, por parte de abutres alarves que constantemente pairam sobre Alvalade e que de sportinguistas nada mostram ter.)

Festa estragada



Festa estragada em Alvalade, depois do Sporting ter perdido com o Valência por 3-0 no jogo de apresentação.

Frente a um adversário perigoso, que soube explorar muito bem as debilidades defensivas dos leões, ainda na primeira parte o resultado ficou construído a favor dos espanhóis. Num Estádio José Alvalade com lotação esgotada, com uma festa bonita de apresentação do plantel, a exibição do Sporting ficou muito aquém das expectativas e o resultado do jogo foi uma completa desilusão.


Equipa inicial do Sporting:


Rui Patrício, João Pereira, Daniel Carriço, Onyewu, Evaldo, Rinaudo, Stijn Schaars, Izmailov, Yannick, Diego Rubio e Hélder Postiga



Lion King

sexta-feira, julho 29, 2011

Uma surpresa reservada para amanhã?



Nuno M Almeida

quarta-feira, julho 27, 2011

Jogo de apresentação aos sócios



JOGO DE APRESENTAÇÃO AOS SÓCIOS:

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL - VALENCIA CLUB DE FUTBOL

- Estádio José de Alvalade -
Sábado, dia 30 de Julho, às 20.30 h

Entre gameboxes e entradas especificamente adquiridas para este jogo, já se contabilizam 30.000 adeptos que estarão em Alvalade no próximo sábado.

Aconselha-se a que pelo menos uma hora antes do início do embate as bancadas já estejam repletas de público, dado que será a partir das 19.30 h que se fará a apresentação individual dos elementos do plantel 2011/2012.

Vamos aplaudir os nossos jogadores e mostrar logo a partir do primeiro jogo que estamos com eles e que acreditamos que vai ser uma temporada de leão!

No que a mim diz respeito irei de propósito a Lisboa para ver este jogo, interrompendo momentaneamente as minhas férias por terras algarvias. O Sporting merece isso - e muito mais - e será também uma forma de comungar da enorme esperança que se vive na família leonina.

Viva o Sporting!

Nuno M Almeida

domingo, julho 24, 2011

Leão de categoria impõe-se a Velha Senhora



Sporting, 2- Juventus, 1

BMO Field, Toronto

SPORTING: Rui Patrício (Marcelo); João Pereira (João Gonçalves), Daniel Carriço (Polga), Onyewu (Ilori) e Evaldo; Rinaudo e Schaars; Pereirinha (André Martins), Hélder Postiga (Rubio) e Yannick (Bojinov); Van Wolfswinkel (André Santos).

JUVENTUS: Buffon; Lichtsteine, Barzagli, Chiellini e Ziegler; Pazienza, Pirlo e Marchisio; Krasic; Quagliarella e Matri.

Suplentes: Storari, Manninger, Motta, Del Piero, Bonucci, Grygera, Luca Toni, Martinez, De Ceglie, Marrone, Silvestro, Pasquato, Giandonato, Immobile e Sorensen.

Golos: 1-0 Yannick, 2-0 Yannick, 2-1 Del Piero




Um Sporting personalizado, motivado, pressionante, com uma defesa alta, boa troca de bola, rápidas recuperações e reforços que já começam a demonstrar ser verdadeiras mais-valias (sobretudo, Rinaudo e Schaars), colocou em claro sentido uma Velha Senhora do futebol mundial que desesperadamente busca o regresso aos sucessos desportivos.

Sobretudo na primeira parte foi verdadeiramente esclarecedor o domínio de jogo por parte do Sporting, raramente deixando que Krasic, Matri ou Quagliarella sequer tocassem na bola. Uma exibição de categoria anulando as investidas italianas, jogando aberto e sem complexos no ataque.

Com as muitas mexidas operadas na segunda parte o jogo mudou um pouco de feição, o domínio já não foi tão evidente, havendo até espaço para algumas quezílias e para o primeiro golo sofrido na pré-época, assinado por um grande senhor, Del Piero de seu nome.

Bom jogo, bom ensaio e evidentes sinais de que está em construção uma equipa muito mais competitiva e talentosa do que aquelas que vimos nas últimas temporadas.

E não nos esqueçamos que ainda faltam Matias Fernandez, Izmailov, Rodriguez, Luís Aguiar, Arias, Capel, Carrillo e Turan.

Nuno M Almeida

sexta-feira, julho 22, 2011

Capel é leão



O Sporting oficializou a contratação de Diego Capel como novo reforço leonino. Trata-se de um jogador ainda jovem, com 23 anos, e com um grande futuro pela frente, esperamos agora que brilhe em Alvalade.


O jogador custou 3,5 milhões de euros e foi contratado ao Sevilha de Espanha. Desejo as maiores felicidades a Capel e que tudo lhe corra pelo melhor nesta nova etapa da sua carreira desportiva.



Lion King

terça-feira, julho 19, 2011

Reflexões ao correr da pena....

Está a iniciar-se uma nova época de futebol e com isso se renova a esperança de novas conquistas. Os dois últimos anos foram muito maus, foram a consequência de más decisões, nalguns casos que já vinham de trás.

O plantel teve férias a mais e devia ter feito uns jogos de fim de época pelo País de divulgação do Clube.

Julgo que devemos estar prudentes, isto é, não devemos estar demasiado optimistas. "Cautela e caldos de galinha...." Até porque grande parte dos jogadores são ainda uma incógnita. Na segunda parte do jogo contra a equipa turca, quando esta equipa subiu no terreno e não deixou os nossos jogadores "pensarem" o nosso jogo acabou!

O nosso treinador devia ficar a morar em Lisboa com a família (ou Alcochete) e não em Leça da Palmeira. Quem está, ESTÁ. Não pode haver meios termos. E não devia ter familiares directos a jogar em rivais. No entanto tenho muitas esperanças no seu trabalho.

O defesa central americano parece que deu pouca importância em vir jogar para cá. Chegou tardíssimo aos treinos.

Foi muito acertado contratar jogadores fora da Formação. Os jogadores da Formação devem ir rodar para outros clubes e só devem voltar se nesses clubes se destacarem fortemente. Tem sido um erro apostar em jogadores fraquíssimos, só porque provêm dos juniores. O plantel do Sporting deve ser só para "elites".

É inacreditável como não se consegue colocar os jogadores dispensados. Muito menos vendê-los por algum (ao menos) dinheiro. Por aqui se vê os "barretes" que andamos a comprar no passado, e os altos salários que contratamos. De futuro temos de ter um plantel base ( e bom) onde cada ano se vai apenas "buscar" uma ou outra peça; ao contrário de "camiões" de jogadores. No entanto este ano era uma necessidade, porque o plantel existente era deplorável.

Lamentável cancelar o jogo no Norte contra o V. Guimarães por dinheiro (Juventus). O Norte Sportinguista ficou triste e o Sporting não se prestigiou.

Vimos agora, e mais uma vez, que o Sporting ter uma TV é obrigatório. Não podemos perder este "comboio".

Estes novos Estatutos, não sendo "perfeitos", são claramente uma evolução positiva. Parabéns pelo trabalho feito.

Nota: Este domingo, dia 24, há um grande almoço no Porto, no Restaurante da Fundação Cupertino de Miranda. Os Sportinguistas devem comparecer em massa. Há várias atracções surpresa. Inscrição em http://www.solardonorte.org/

Vai ser um Grande Ano.
Gabriel Almeida

segunda-feira, julho 18, 2011

Superioridade natural

O Sporting venceu a equipa turca do Ankaraguçu por 3-0, tendo os golos leoninos sido marcados por Postiga, Van Wolfswinkel e Rubio estes dois últimos de grande penalidade.

Foi uma primeira parte onde se viu o melhor Sporting do particular de hoje, com destaque para Postiga pelo golo que facturou e ainda pelo que trabalhou destacando-se um espectacular remate ao poste. Gostei do que vi de Schaars que mostrou ser um bom batedor de bolas paradas - cantos e livres marcados com precisão - tal como o lance do golo de Postiga.
Na 2ª metade, com as substituições a qualidade decaíu, sendo ainda assim de louvar o aproveitamento da equipa de júniores com que terminamos praticamente a partida.
Destaque ainda para Diego Rubio, um jogador com raça, e que pode vir a dar muito que falar, pelo elevado potencial que demonstra aos 18 anos.

Equipa titular de hoje: Marcelo Boeck, João Pereira, Daniel Carriço, Polga, Evaldo, Rinaudo, Stijn Schaars, Izmailov, Van Wolfswinkel, Yannick Djaló, Hélder Postiga


Lion King

sábado, julho 16, 2011

Sporting - 3 Telstar - 0

O Sporting venceu hoje o segundo jogo de preparação em terras holandesas, batendo por 3-0 a formação do Telstar, do escalão secundário holandês.

Marcaram para o Sporting os avançados Hélder Postiga, Diego Rubio e Van Wolfswinkel de grande penalidade, sendo estes golos os destaques mais positivos do jogo. Pela negativa ficam duas expulsões para a equipa leonina, vermelho para João Mário e Diego Rubio.

No próximo jogo de preparação frente aos turcos Ankaraguçu, já vai dar para avaliar melhor a equipa, pois o jogo será televisionado.

Equipa titular do jogo de hoje: Tiago; Pereirinha, Carriço, Ilory e Evaldo; André Santos, André Martins, Ricardo Esgaio e Djaló; Rubio e Postiga


Lion King

sexta-feira, julho 15, 2011

Credor do Sporting?



CORREIO DA MANHÃ

Dívida: Empresário tem mais de dois milhões a receber da SAD leonina

Jorge Mendes é credor do Sporting


O empresário Jorge Mendes é credor do Sporting numa verba superior a dois milhões de euros, apurou o Correio da Manhã. O agente que intermediou vários negócios para o Sporting – Evaldo, João Pereira e Sinama Pongolle, Pedro Mendes, mais Maniche, Torsiglieri, Zapater e Tales de Sousa, entre os mais recentes – ficou com dinheiro a haver de comissões. As verbas são relativas, essencialmente, ao mandato de Bettencourt.


Tenho em relação aos empresários que gravitam no mundo do futebol uma opinião ambivalente. Por um lado reconheço que têm um papel importante na gestão da carreira dos futebolistas e bastantes vezes ajudam os clubes a fazer bons negócios que culminam na rentabilização dos agora chamados 'activos'.

Mas frequentemente esses mesmos empresários acabam por ser nefastos, quer para os clubes quer para os jogadores que representam, já que só recebem comissões quando os seus representados 'circulam' no mercado transferindo-se de um emblema para outro. E é nessa ânsia de 'negócio' que muitas vezes 'fazem' a cabeça dos jogadores e os desestabilizam, fazendo com que estes queiram abandonar os clubes que representam, muito antes dos respectivos contratos terminarem. Exemplos? Figo, do Barcelona para o Real. Ronaldo, do Manchester United para o Real. As influências negativas de Paulo Barbosa sobre Izamilov. A decadência de Jardel no Sporting... e por aí fora.

Também não raras vezes, em lógicas de estranhas ligações e cumplicidades com os dirigentes desportivos, impingem verdadeiros pernas de pau aos clubes, como no Sporting - por experiência própria - infelizmente sabemos. E pelos vistos, atendendo a situações recentes, não se cingem a pernas de pau, já que os mais refinados também impingem pseudo-directores desportivos e imitações de treinadores.

Ao ler a notícia hoje publicada no Correio da Manhã deitam-se assim mais achas na fogueira da suspeição sobre como - e porquê - Costinha chegou ao Sporting, e qual a sua verdadeira missão no clube, já para não falar na suposta recomendação feita por Jorge Mendes para que também o génio da táctica, Paulo Sergio de seu nome, chegasse ao banco do Sporting.

Se somarmos a isso que Jorge Mendes esteve envolvido na contratação de Sinama Pongolle, um dos negócios mais enigmáticos e absurdos feitos na história do nosso clube, facilmente se compreende que um frete foi feito a Mendes. E se atentarmos na lista de alguns génios da bola que sob a égide do todo-poderoso empresário vieram parar a Alvalade (Sinama Pongolle, Maniche, Torsiglieri, Zapater e Tales de Sousa,) apetece dizer que Mendes é que deveria indemnizar o Sporting! Credor do Sporting? Por amor de Deus...

Nuno M Almeida

quarta-feira, julho 13, 2011

Goleada na Holanda



O Sporting defrontou há pouco o FC Presikhaaf no primeiro jogo do estágio da Holanda, vencendo por gordos 8-0.

Três golos de Hélder Postiga (1, 7 e 41 minutos), dois de Van Wolfswinkel 65 e 71, um de Diego Rúbio (19), outro de Daniel Carriço (24) e mais um de Bruma (66).

Onzes apresentados:

SPORTING (onze inicial) - Rui Patrício; João Pereira, Daniel Carriço, Polga e Evaldo; André Santos e Stijn Schaars; Izmailov e Yannick Djaló; Diego Rubio e Hélder Postiga.

SPORTING (2ª parte) - Tiago; Pereirinha, Juary, Tiago Ilory e Edgar Lé; Rinaudo, Ricardo Esgaio e André Martins; Bruma, Bojinov e Wolfswinkel.



MUITO OBRIGADO... POR NADA.... SPORT TV!



Queria ainda agradecer aos senhores da Sport TV o seu fabuloso critério ao optarem por não transmitir este jogo do nosso Sporting.

Desprezar milhões de adeptos leoninos espalhados por todo o mundo, considerar que o jogo não tinha interesse desportivo nem comercial é uma absoluta falta de respeito pelos adeptos sportinguistas, pela grandeza do Sporting e por todos os seus assinantes sportinguistas, entre os quais há mais de uma década me incluo.

Curiosa a dualidade de critérios ao não nos permitirem vermos este jogo em terras holandesas, mas com todo o orgulho e pompa nos oferecem jogos particulares de competitividade ao nível de uma Champions, como são um benfica-servette ou um benfica-dijon.

Estamos conversados.... e sobretudo esclarecidos!

Nuno M Almeida

Alteração dos estatutos

Foi ontem apresentada à comunicação social a prometida proposta de alteração dos estatutos do Sporting Clube de Portugal, a qual será votada pela massa associativa em Assembleia Geral no dia 23 de Julho. As linhas essenciais da revisão estatutária passam por 50 artigos alterados, proposta de cinco novos e eliminação de outros seis.

Rui Paulo Figueiredo, membro do Conselho Directivo, e os secretários da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Luís Natário, João Sampaio e Rui Morgado procederam à referida apresentação.

A comissão criada para realizar a dita proposta “foi constituída por membros de todos os órgãos recentemente eleitos, com representantes do Conselho Directivo, da Mesa da Assembleia Geral, do Conselho Fiscal, na pessoa de João Mota Lopes, e do Conselho Leonino, pelos conselheiros Rui Oliveira e Costa, Dias Ferreira, António Feu, Luís Coimbra, Luís Pires, Zeferino Boal e José Eduardo, ficando de fora apenas uma das listas eleitas para este órgão que optou por não participar. Todos os pontos foram amplamente discutidos até chegar a esta proposta que não é final, estando aberta à discussão dos sócios.”

Das principais alterações da proposta da revisão estatutária, salientaram-se:

- a descentralização do voto,

- a utilização do voto electrónico e por correspondência,

- a instalação de mesas de voto noutros locais onde a representatividade do clube o justifique,

- os sócios passam igualmente a ser todos efectivos, com direito de voto, havendo no entanto uma diferenciação no número de votos, própria do escalão assumido,

- o reforço de competências, assim como o aumento do número de elementos do Conselho Leonino, é outra das alterações propostas.

Para além da divulgação no jornal do clube estão ainda previstas duas sessões de esclarecimento, a ter lugar entre as 18 e 20 horas nos dias 14 e 20 de Julho, a realizar no auditório de Alvalade e que serão transmitidas em directo no site do clube, onde os sócios podem colocar questões presencialmente ou por via e-mail.
Também através de um endereço electrónico, poderão os sócios enviar todas as dúvidas ou sugestões que entenderem sobre a proposta de alteração de estatutos em apreço.

Só um Sporting mais moderno, com maior capacidade de resposta aos desafios que se colocam, e próximo dos sócios - que são o verdadeiro coração do clube - poderá atingir e consolidar o sucesso pelo qual todos ansiamos.

Nuno M Almeida

terça-feira, julho 12, 2011

Sem os adeptos na bancada será mais difícil - GAMEBOX 11/12



Esquecer o passado, e acreditar que é possível!!

Eu vou fazê-lo, e tu?


SL

ZenMan - Vítor Araújo

Numeração atribuída




Apesar do plantel ainda não estar completo, aqui fica - para já - a numeração atribuída aos jogadores do Sporting:


1 - Rui Patrício;

2 - Rodriguez;

3 - Daniel Carriço;

4 - Polga;

5 - Onyewu;

6 - Evaldo;

7 - Bojinov;

8 - Schaars;

9 - van Wolfswinkel;

10 - Izmailov;

12 - Marcelo;

14 - Matias Fernandez;

16 - Tiago;

18 - Carrillo;

20 - Yannick Djaló;

21 - Rinaudo;

22 - Luis Aguiar;

23 - Hélder Postiga;

25 - Pereirinha;

26 - André Santos;

28 - André Martins;

32 - Vítor Golas;

33 - Diego Rubio;

47 - João Pereira;

88 - João Gonçalves


Lion King

domingo, julho 10, 2011

A manha de um palhaço



manha
s. f.s. f.
1. Artes de conseguir o que se deseja, sem trabalho, ou enganando.
2. Finura, astúcia.
3. Destreza dolosa.
4. Balda, defeito.
5. Segredo.

Vivemos num país onde supostamente ainda existe liberdade de expressão e onde cada um pode dar a sua opinião, sem por isso ser penalizado.

No entanto, quando essa mesma liberdade de expressão é desvirtuada, utilizada para fins menos claros, e evidentemente capitalizada visando denegrir ou atacar determinadas pessoas ou instituições, deve merecer o nosso mais profundo repúdio.

Foi isso mesmo que fez o Manhoso de serviço. De serviço e frete ao clube do qual é adepto confesso, atacando sem pudor quem, dentro do Sporting Clube de Portugal - instituição centenária - está a dar o seu melhor no sentido de dotar o plantel de futebol profissional de elementos que nos garantam o desejado salto qualitativo.

O artigo em questão é um puro exercício de aberrante masturbação mental, onde o seu autor saliva de indisfarçado contentamento, antecipando o fiasco da nossa nova política de contratações, encarnando um triste papel de arauto da desgraça, mas de pacotilha.

Fico triste por ver que existe gente sem espinha que se dedica a atingir o profisssionalismo e competência de outros, do alto do seu imaginário palanque, pensando assim que a sua opinião vai abalar a enorme crença e entusiasmo que inegavelmente se vão instalando no seio da família leonina.

Mas ao mesmo tempo fico muito satisfeito por ver que um lampião confesso e patologicamente militante está tão preocupado com aquilo que se passa na casa do rival, e que sem rebuço se dedica a um papel tão paupérrimo e confrangedor de bobo da corte encarnada. Enfim, cada um é para o que nasce...

É bom que nos vamos habituando porque este é apenas um exercício de início de algo que seguramente vai ser uma constante ao longo da época: utilizar os jornais para tentar por todos os meios, sem pingo de pudor, desestabilizar e descredibilizar o nosso clube. Cabe-nos denunciar e repudiar porque um Sporting Clube de Portugal pujante e ganhador - em ruptura com a letargia recente - vai incomodar muita gente.

Fica aqui o link para o 'lixo' em questão: Romagnolis & Farnerudes



Nuno M Almeida

sábado, julho 09, 2011

Sporting 3 - Alta de Lisboa 0

O Sporting venceu hoje em jogo-treino o Alta de Lisboa por 3-0. Marcaram Hélder Postiga e Diego Rubio que bisou.


O plantel segue agora para estágio na Holanda composto pelos seguintes jogadores: Anderson Polga, André Martins, André Santos, Bojinov, Bruma, Bruno Pereirinha, Daniel Carriço, Diego Rubio, Edgar Lé, Evaldo, Rinaudo, Hélder Postiga, João Mário, João Pereira, José Lopes «Zezinho», Juary, Luís Aguiar, Marat Izmailov, Marcelo Boeck, Oguchi Onyewu, van Wolfswinkel, Ricardo Esgaio, Rui Patrício, Stijn Schaars, Tiago, Tiago Ilory, Victor Golas e Yannick Djaló.


Lion King

quarta-feira, julho 06, 2011

Valeri Bojinov

É apresentado daqui a pouco mais um reforço para o plantel do Sporting, o avançado internacional búlgaro de 25 anos, Valeri Bojinov, proveniente dos italianos do Parma. Aliás foi em Itália que o novo jogador leonino fez praticamente toda a sua carreira, desde que aos 13 anos começou a jogar nas camadas jovens do Lecce. Depois disso Fiorentina, Juventus (emprestado pela equipa de Florença), uma passagem sem grande sucesso pelos ingleses do Manchester City, e o regresso a Parma, primeiro por empréstimo e depois a título definitivo. Não sendo um ponta de lança, joga no apoio ao mesmo ou a partir da ala esquerda, embora também possa jogar na direita usando as vindas para o interior para fazer uso do seu potente remate de pé esquerdo. Nos últimos dois anos marcou 11 golos (8+3) em 61 (30+31) jogos pelo Parma, embora nesta última temporada tenha sido mais vezes suplente utilizado do que titular. Pela selecção búlgara, tem 33 jogos e 5 golos apontados. Em sentido inverso segue Jaime Valdés, contratado o ano passado precisamente em Itália (Atalanta) e 3,5 milhões de euros, a acreditar nas notícias mais recentes. Esperemos que Bojinov possa ter um impacto no Sporting e no futebol nacional parecido com aquele que outros dois búlgaros tiveram no início dos anos 90, um pela sua incrível categoria (Krassimir Balakov) e outro pelo exemplo de abnegação e profissionalismo ímpares (Ivaylo Iordanov).

Nelson Santos

terça-feira, julho 05, 2011

Rubio e Aguiar

O Sporting anunciou esta madrugada a contratação do médio uruguaio Luís Aguiar (ex-Peñarol) e do avançado chileno Diego Rubio, ex-Colo-Colo para as próximas temporadas.
Os jogadores serão apresentados às 13:30 de hoje, no Estádio José Alvalade (auditório Artur Agostinho) e podem ler-se entrevistas com ambos os jogadores no jornal do clube de amanhã, 6 de Julho.
Quanto ao médio, que envergará o nº22, trata-se de um jogador de 25 anos e 1,82m, já nosso conhecido, que veio para Portugal para jogar no fcp mas que acabou por ser emprestado sucessivamente ao Estrela da Amadora e Académica, acabando por rumar a Braga onde, fruto de uma boa temporada de 2008-2009, foi contratado pelo Dinamo Moscovo, onde voltou a ser de novo emprestado ao Braga e, neste último meio ano, ao Peñarol, clube pelo qual defrontou a final da Taça dos Libertadores, perdida para os brasileiros do Santos.
Já o jovem Diego Rubio, de 18 anos, é um avançado de 1,80m que se estreou no Colo-Colo com apenas 17 anos em Janeiro deste ano, tendo desde aí a interessante marca de 8 golos em 11 jogos, tendo já obtido a sua 1ª internacionalização (a 23 de Junho) contra o Paraguai.
Sem querer fazer grandes juízos de valor, principalmente sobre o chileno, que nunca vi jogar, parece-me que Luís Aguiar será um bom substituto para Matias Fernandez, embora isso deva implicar a saída do também chileno Jaime Valdés. No entanto, e apesar do plantel me parecer muito mais "equilibrado" e com alternativas válidas para atacar a nova época, penso faltar um ponta de lança que dê mais garantias do que as duas esperanças contratadas (Ricky Van Wolfswinkel e o próprio Rubio) e de mais opções para as alas. Também o centro da defesa e a lateral esquerda me deixam algo apreensivos, principalmente por não conhecer o jovem francês Atila Turan (que supdeverá assinar ainda esta semana) - e por conhecer Evaldo - e não ter a certeza se o americano Oguchi Onyewu será o patrão da defesa que nos tem faltado nos últimos anos. Espero para ver o que acontece nas próximas semanas, mas apesar de mais fortes, em teoria, parece-me faltar um ou dois jogadores mais "fiáveis" que possam servir de base para que alguns dos jovens contratados cresçam à sua volta.

Nelson Santos

domingo, julho 03, 2011

Rinaudo



O nosso novo médio centro, o internacional argentino de 24 anos, Fabián Rinaudo, assinou hoje um contrato válido para as próximas 4 temporadas. É a contratação que mais me agrada até ao momento. Que tenha todo o sucesso singular e - principalmente - colectivo com as nossas cores. Bem-vindo Rinaudo!

Nelson Santos

Toupeiras em Alvalade

Pinto da Costa tem espiões no Benfica e no Sporting



Não sendo o Correio da Manhã um jornal que me desperte muita simpatia ou credibilidade, não posso deixar de ficar relativamente preocupado ao ler este título, porque não é algo que me pareça descabido.

Há muito que se fala de coisas deste género, com vassalos dos andrades infiltrados em Lisboa. Resta agora saber se de facto é verdade, e sendo, tem que se erradicar as 'toupeiras' do nosso clube!

Pelos vistos um funcionário já foi afastado. Não sei o que fazia nem qual o acesso que tinha a informação importante. Esperemos é que não tenha deixado 'sementes'...

Nuno M Almeida

sábado, julho 02, 2011

Simplesmente fantástica!



A promoção aos novos equipamentos do Sporting Clube de Portugal para a época 2011-2012.

Apesar do irritante rectângulo azul da tmn, é de realçar o regresso das iniciais do clube em cima do símbolo, e o quadrado verde nas costas é substituído pelas tradicionais listas verdes e brancas. Esperemos que aqueles que vão ter o privilégio de a vestirem, em todas as modalidades e em todas as provas, saibam como respeitá-la deixando-a encharcada de suor e vitórias! Viva o Sporting Clube de Portugal

Nelson Santos

sexta-feira, julho 01, 2011

105º Aniversário - Obrigado SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!



- Só desejo poder voltar a acreditar que é possível!!

ZenMan - Vítor Araújo