Bastou 3 miseras jornadas, 2 jogos na Liga Europa e uma péssima pré-época para a lenga lenga que caracteriza o Sporting sair à rua...
De um lado os adeptos. Uns defendem medidas drásticas outros que é azar e outros insurgem-se apenas contra as criticas pois aparentemente é ser anti-sportinguista.
Do outro lado , quem gere e devia ser exigente começa cedo a canção da desculpabilização e apontando como é apanágio naqueles que são incapazes e medíocres para a arbitragem como mal maior de estarmos onde estamos.
Pela 2 época consecutiva na 3 jornada estamos já a correr atrás do prejuízo. Isso sim devia ser analisado e perguntar-se o porquê de um plantel recheado de bons valores não funcionar como equipa. Questionar-se o porquê do treinador ser incapaz de colocar as melhores peças em campo e ter um sistema de jogo consentâneo com uma equipa que pretende ser campeã.
O meu post de ontem não pretendia a cabeça do treinador mas sim a responsabilização do mesmo. No fundo a culpa não é dele. A culpa é de quem esta desfazádo uma década da realidade e vive abastadamente do prestigio de um titulo conquistado há 10 anos. A exigência tem que ser muito mais que apontar o dedo ao arbitro por uma suposta falta mal marcada (que existiu) ou um golo não sancionado que a própria televisão não consegue tirar as dúvidas. Tenho de há muito que uma casa não pode ser construída sem bons alicerces. Ano após ano descuramos o item treinador achando que um bom plantel basta para atacar o titulo.
Todo e qualquer investimento sem ter alguém com saber e competência passa invariavelmente pelo logro.
E passa pelo logro porque acima do treinador não há uma estrutura forte que proteja o treinador e o grupo. Que faça passar a mensagem que o treinador é soberano mas que há gente acima a fiscalizar e a exigir mais e melhor. Ora há muito que essa estrutura não existe. Seria impossivel que um Vitor Pereira qualquer fosse campeão no Sporting!!!
Boloni foi o ultimo treinador campeão. Desde aí vários têm tentado mas todos falharam sendo que Paulo Bento foi o que por duas vezes esteve mais perto. Mesmo assim erros vários de um treinador em formação (tal como agora) e depois um declinio do sistema do jogo apresentado levaram a que ele proprio saí-se.
Peseiro-Paulo Bento, Bento-Carvalhal , Paulo Sergio-Couceiro , Domingos-Sá Pinto
Os treinadores têm sido sempre o menor problema quando deveria ser o principal!! Agora com 3 jornadas passadas e com a inabilidade demonstrada (até agora) para gerir o futebol leonino, quem dará um murro na mesa para exigir?
Entretanto os adeptos dividem, discutem , ofendem-se....tudo num processo que se acentua de ano para ano devido esta incapacidade para se apresentar um projecto credível. Pode-se não ser campeão. Há sempre factores e variantes que podem condicionar mas defendo que é necessário apresentar trabalho e resultados. O momento e futuro leonino muito dependem disso pois foi o caminho que Godinho Lopes escolheu seguir. Há largos anos que andamos a querer viver como grande e ir atrás dos nossos rivais quando devíamos repensar as nossas estratégias pois esta tem falhado continuamente!!!
Sem CL é impossivel manter uma equipa paga a peso de ouro. Sem dinheiro vende-se percentagens dos passes para sobreviver e quando vamos vender praticamente recebemos uns míseros trocos e recomeçamos este ciclo vicioso em que nos metemos. Haverá quem diga que os outros também o fazem. Desconheço e com o problemas dos outros posso eu bem. Eu pergunto, se ficarmos de novo num 4 lugar como será a próxima época?
Godinho Lopes procura desesperadamente investidores. Mas não seria mais honesto e inteligente limpar-mos nós a casa abdicando de utopias como o titulo e preparar-nos para o futuro próximo?
Eu tenho os pés bem assentes no chão. Cada ano que passa , cada investimento na equipa principal (ainda por cima com fracos timoneiros) afasta-nos dos 2 outros rivais e deixa-nos cada vez mais com um passivo monstruoso do qual vejo cada vez menos hipóteses de sair.
Mas importante é apontar o dedo aos árbitros para disfarçar as nossas insuficiências e não jogarmos muito mais e melhor. Entre nós adeptos a guerra será sempre a mesma, infelizmente. Basta ver a caixa de comentários....
Por ultimo não posso deixar de criticar que um presidente da assembleia geral tenha uma frase deste tipo " este resultado não foi bom nem foi mau..." para o Sporting tudo o que não seja vitória tem que ser mau resultado. Pelo menos é a minha maneira de ver as coisas. Vivemos demasiado do politicamente correcto. Talvez seja por isso que o clube não passe da cepa torta. Falta sentido critico à massa directiva.
Desculpem o desabafo.
SL
Miguel Damas