"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sábado, julho 28, 2012

Festa vitoriosa

O Sporting venceu hoje em Alvalade os franceses do St. Étienne por 3-1, no jogo de apresentação aos sócios e adeptos, com os golos leoninos a serem marcados por Carrillo que bisou e Van Wolfswinkel de penalty.

Foi um jogo onde já se viu um Sporting mais consistente, com uma primeira parte ainda assim morna, onde para além do golo de cabeça de Carrillo tivemos outra grande oportunidade por André Martins que desperdiçou de baliza aberta. No aspecto defensivo realce para uma falha de Rui Patrício na saída a um canto que se ia revelando comprometedora para a nossa baliza.

Na segunda parte e com as normais alterações feitas, o Sporting surgiu em melhor plano fruto de um meio-campo mais pressionante constituído nesta fase maioritariamente por Rinaudo, Gelson Fernandes e Adrien. Chegamos com naturalidade ao segundo e ao terceiro golos, sendo a nossa baliza violada num golo de ressaca onde o jogador do St. Étienne surgiu sem marcação a rematar, com Rinaudo a ficar mal na jogada.

O Sporting segue assim a sua preparação para a nova época, com a equipa a mostrar um processo de evolução positiva, de um modo geral!


Lion King

sexta-feira, julho 27, 2012

A esperança num ano de conquistas!

Começa amanhã a nova época de 2012/2013 no nosso Estádio, com a apresentação frente aos franceses do St. Étienne, e com ela a nossa esperança em mais um ano de conquistas.

Que a partir de amanhã, goste-se mais deste jogador ou daquele, mais ou menos de Sá Pinto,  de Luis Duque ou de Godinho Lopes, etc... pensemos que uma coisa nos une: O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

Deste modo, será bom que amanhã sejamos muitos para fazer um ambiente de festa que integre os novos reforços e que motive os que ficam. Temos matéria humana para fazer um campeonato bom, pese os nossos principais rivais estarem, em minha opinião mais fortes, e com outro potencial. No entanto, uma coisa estou certo. Com muita garra e com um espírito de comunhão forte, 2012/2013 tem tudo para nos dar alegrias.

Todos juntos em prol de um amor comum a todos. Sei que não é fácil, e que é bom discordar de forma salutar - sou dos que detesto carneirada e estou longe do típico yes man, mas que façamos um esforço e apoiemos os nossos rapazes mesmo nos momentos menos bons

Que de amanhã até Maio de 2013 estejamos em festa!!!

Juvenal Carvalho

quinta-feira, julho 26, 2012

"Coincidências Extraordinárias"


Benjamim Mendes, sócio leonino, foi contemplado com um prémio na renovação da sua Gamebox. Acho muito bem este tipo de iniciativas até porque outrora apresentei propostas que contemplem a fidelização dos sócios na renovação dos seus lugares e tudo o que leve sportinguistas ao estádio, é sempre de saudar.

O prémio, esse, segundo a descrição do nosso conhecido "Botas", trata-se e passo a citar: - "Nada mais, nada menos, do que um fantástico prémio, desejado acho que por todos os sportinguistas!" e continua - "2 bilhetes (de avião) para acompanhar a nossa equipa num jogo da Liga Europa." Apesar de não partilhar do entusiasmo do Botas (não gosto de andar de avião), creio que podemos todos concordar que se trata de um prémio interessante que muitos sócios gostariam de ganhar.

Contente, Benjamim Mendes agradece que "não estava nada à espera", fala em "coincidências extraordinárias" enquanto troca sorrisos com "Botas" e este lhe diz que "basicamente o que o Sr. fez foi renovar a Gamebox" deixando no ar a inocência da escolha.

Para quem gosta de um final feliz, a história acaba aqui e não se recomenda que leia mais.


Já quem ficou curioso com o processo de escolha do prémio, talvez queira saber algo. Ora bem, Benjamim Mendes trabalha aqui como um dos sócios (2º da lista), cujo o nome de um dos associados (17º da lista) é João Pedro Varandas, vogal da Direcção do Sporting.

Pode ser uma "coincidência extraordinária" como nos diz o consócio Benjamim mas após ter aqui defendido a inclusão do irmão na equipa médica do Sporting pelo seu currículo, não consigo encontrar justificação que não a eventual adulteração do espírito do princípio que criei para as recompensas. Estas devem estar abertas de igual modo a todos os sócios que renovem a sua Gamebox, as amizades não são critério.

Que Portugal é um país de cunhas, já todos sabemos. Que o Sporting tenha de o ser, não concordo. Não está em causa o valor do prémio que é simbólico, está em causa poder ter sido atribuído em função de agradar uma ligação profissional particular, ou seja extra-Sporting.

Mesmo que seja apenas e só uma "coincidência extraordinária", fazer uma atribuição de um prémio leonino a um possível colega ou patrão de um elemento da Direcção no seu local de trabalho, é eticamente errado. Há uma expressão que diz: "A mulher de César não basta ser séria, tem que parecer". Situações destas são sempre de evitar.

Abraço de Leão,
Verdão.

Nota: Tentei chegar à fala com o visado no seu escritório para obter a sua versão dos acontecimentos mas encontrava-se indisponível.

quarta-feira, julho 25, 2012

Sporting conquista 2º troféu da pré-época

O Sporting venceu esta noite no Restelo, a Pepe Super Cup, num torneio triangular que compreendeu jogos de 45 minutos e em que participaram para além da equipa leonina, o Belenenses e o Atlético.

O Sporting defrontou o Atlético no segundo jogo do torneio, e empatou 0-0 no tempo regulamentar, tendo vencido nos penáltis por 5-4. Foi um jogo onde o Sporting foi a melhor equipa, a que mais dominou e mais perigo criou, tendo por isso sido um vencedor justo.

No jogo decisivo do torneio, enfrentamos o Belenenses e voltamos a empatar 0-0, tendo vencido nos penáltis por 4-3. Voltou a ser um jogo onde só deu Sporting tendo faltado apenas os golos, mas criaram-se mais oportunidades, tendo a nossa equipa actuado com a sua melhor linha, ao contrário do que tinha acontecido diante do Atlético.


Segue-se agora a festa de apresentação da equipa do Sporting aos sócios e adeptos com um jogo frente ao St. Etiénne, no próximo sábado, no Estádio José Alvalade. Seria bonito termos o Estádio cheio, tal como aconteceu na época passada frente ao Valência!


Lion King

domingo, julho 22, 2012

Sporting conquista a Albufeira Summer Cup

O Sporting conquistou esta noite a Albufeira Summer Cup, ao bater o Sheffield Wednesday por 2-0, com golos de André Martins e Van Wolfswinkel.

Foi um jogo onde deu para ver um Sporting mais consistente em relação ao último particular frente ao Charlton, com melhores indíces físicos já apresentados e boas combinações colectivas nos dois golos que marcamos.

Nota para a estreia de Boulahrouz, que me agradou, impondo presença, segurança e sobriedade, mostrando que a titularidade assim está mais perto de ser alcançada.

A equipa leonina participará agora num torneio em Lisboa, no Restelo, com jogos de 45 minutos frente ao Belenenses e ao Atlético, na próxima 4ª feira. Oportunidade por isso para muitos adeptos apoiarem a nossa equipa, o nosso grande amor!

Lion King

quinta-feira, julho 19, 2012

Derrota com o Charlton por 1-0

O Sporting perdeu hoje com o Charlton por 1-0, no primeiro jogo de preparação, depois do jogo-treino frente ao Atl. Cacém. O golo dos ingleses surgiu a um minuto do fim, num cabeceamento de Jackson.

Foi um jogo de preparação, que serviu para isso mesmo: preparar a equipa do Sporting para a época que aí vem. Gostei mais da equipa na primeira parte, onde actuamos mais com jogadores que compõe a primeira linha e mostramos um entrosamento já assinalável. Na 2ª parte e fruto das muitas alterações efectuadas a equipa mostrou-se muito desligada entre sectores.

Acabou por ser um jogo de preparação onde pela parte do Sporting, foram cometidos muitos erros, onde o aspecto físico ainda não nos encontramos ao nosso melhor nível o que é natural face à fase prematura da pré-temporada em que estamos.

Aguardo agora com curiosidade o jogo de preparação do próximo domingo frente ao Sheffield Wednesday, onde espero que seja vísivel uma evolução da equipa!


Lion King

Rojo para a defesa

Acaba de ser apresentado em Alvalade, o novo reforço do Sporting para a defesa, o internacional argentino: Marcos Rojo.

Este sul-americano jogava na Rússia, no Spartak de Moscovo e vem reforçar a nossa defesa, podendo actuar tanto a central como a lateral esquerdo. É um jogador de 22 anos e a expectativa é alta quanto às suas qualidades!

Bien-venido, Rojo!


Lion King

Os "caceteiros" da imprensa!

Tal como é costume num país em que as pessoas se esquecem do essencial e se preocupam com o acessório, também na tão mal tratada imprensa desportiva dos dias de hoje isso é uma realidade factual e o bater forte e feio nuns para desculpabilizar outros, mentindo e omitindo é apanágio de alguns "jornaleiros" deste país.

Claro que esta entrada de texto, que para muitos poderá parecer uma crítica minha porque sim, serve para avaliar o tratamento de "assassinos" que certa imprensa dá aos jogadores contratados pelo Sporting. A mesma imprensa que para ela os nossos são "assassinos", e os outros, os do lado, entram com inusitado "ímpeto e garra" à bola.

O ano passado foi com Rinaudo. Este ano com Boulahrouz. Estejamos atentos a este tipo de jogos de bastidores que desde logo começam a proliferar, intimidando e até dando alertas aos senhores do apito.

Enfim, num país cujos valores se vão perdendo nas mais diversas áreas de actividade, sei que não deveria estranhar este comportamento Apenas me pareceu bem no entanto vir desbafar convosco este tratamento vergonhoso que é dado ao Sporting Clube de Portugal!

Saudações Leoninas

Juvenal Carvalho

quarta-feira, julho 18, 2012

Boulahrouz para o centro da defesa

O Sporting acaba de apresentar em Alvalade, a nova contratação do clube para o centro da defesa, Khalid Boulahrouz.

Este internacional holandês em 35 ocasiões, chega ao Sporting a custo zero, tendo actuado na última época ao serviço do Estugarda. Assinou por duas épocas com mais uma de opção.

Foi um jogador que ficou marcado pela impiedosa e violenta conduta de actuação no jogo entre Portugal e a Holanda em 2006, sobre Cristiano Ronaldo. É um jogador para além de ser acusado de faltoso, é visado ainda por ser lento, não sendo o central rápido que se antevia contratarmos para concorrer no nosso eixo defensivo com Xandão, Carriço e Onyewu.

De qualquer forma e numa apreciação geral penso ser um central experiente e de qualidade e que pode transmitir ao nosso eixo defensivo: presença!


Lion King

segunda-feira, julho 16, 2012

E se o avançado se chamar... Liedson?

É público que o Sporting pretende contratar um avançado para reforçar o plantel. E se esse avançado se chamar Liedson?

De acordo com esta notícia, Liedson está disponível para regressar ao Sporting, sendo que quem o afirma é o seu empresário.

Pessoalmente veria com bastante agrado o regresso de Liedson a Alvalade, creio mesmo tratar-se de uma aquisição que seria bastante proveitosa para o clube pois ganharia um goleador ainda de raras qualidades e que apesar de ter 34 anos, ainda poderia fazer 2/3 anos ao mais alto nível. Tendo em conta que começou a jogar futebol profissional bastante tarde na sua carreira, Liedson durará seguramente até aos 37 anos num nível elevado no futebol profissional, pois não tem o mesmo tipo de desgaste de jogadores que começaram mais cedo no profissionalismo futebolístico.

Acho que seria um golpe de asa de Carlos Freitas fazer regressar o Levezinho!


Lion King

domingo, julho 15, 2012

As "virgens ofendidas"


Na decorrência da entrevista de Carlos Barbosa, ex-vice-presidente do Sporting - hoje publicada no Record - a qual, no mínimo, qualifico de deplorável, aproveito para aqui reproduzir a reacção à mesma por parte de alguém que com ele coabitou até muito recentemente nos orgãos sociais leoninos.

Em entrevista a um diário desportivo, um ex-vice-presidente do Sporting Clube de Portugal, Carlos Barbosa, tece uma série de considerações sobre a sua passagem pelo Clube que, neste momento, me merecem as seguintes considerações:

1) é do mais elementar sportinguismo que qualquer sportinguista saiba a data de fundação do seu clube. No que aos orgãos sociais diz respeito, essa regra assume carácter de obrigatoriedade e é o mínimo que se pode esperar de qualquer dirigente do Clube.

2) é completamente falsa a descrição que aquele ex-dirigente faz do acto e justificações para o mesmo, relativamente à sua assinatura do contrato entre a SPM e a empresa Businlog. Não adiantarei mais sobre este assunto porque, apesar dos equívocos em que lavram, respeito a investigação e as instituições judiciárias.

3) a dado passo refere que a Tribuna Presidencial do Estadio José Alvalade era frequentada por "penduras". Mais afirmou que seria por esse motivo que raramente ali se deslocaria em dia de jogo. Ora acontece que, certamente por esquecimento, a partir de determinado momento, o mesmo ex-dirigente passou a "presidir" à Tribuna Centenário na Bancada Nascente, para a qual invariavelmente convidava amigos e manequins fornecidas por agência de moda, sendo estes os novos "penduras" a frequentar Alvalade e trazidos pela sua mão. Não obstante os inúmeros reparos à prática referida, a mesma era sempre por si justificada com interesses comerciais. Ainda hoje, certamente por nosso desconhecimento do mettier comercial, não se constataram as vantagens de tal prática.

4) refere que, na sua opinião o vogal do CD, Rui Paulo Figueiredo, por ser deputado, não deveria integrar aquele orgão. Não é a profissão que define quem deve, ou não, integrar o CD mas sim a capacidade, o sportinguismo e a lealdade ao Clube e aos seus pares, de cada um dos eleitos. Sobre este tema e temas paralelos, emiti varias vezes a minha opinião nos locais próprios que são o Conselho Directivo, o Conselho Leonino, as Assembleias Gerais ou directamente ao Presidente. Nunca na rua e muito menos em entrevistas a orgãos de comunicação social. As questões internas do Sporting sao tratadas internamente e nunca na praça publica. Quem assim não procede é porque se julga mais importante que o Clube.  

5) é falso que, consigo, os resultados comerciais tenham crescido. O que cresceu de facto foi a massa salarial da sua responsabilidade, que, num período de seis meses, e por sua determinação, aumentou meio milhão de euros, sem que tenham sido atingidos objectivos reflectores de tal acréscimo. O Director-Geral Comercial por si escolhido saiu em menos de um ano e tal não foi seguramente por ter excedido o numero de vendas de gamebox ou camarotes disponíveis no Estádio. Os verdadeiros responsáveis pelo aumento das vendas de GB e afluência ao Estádio foram os treinadores e jogadores contratados pela Administração da SAD.

6) sobre o Futebol Profissional vem Carlos Barbosa tecer laudos ao treinador Ricardo Sa Pinto e somente a este. Ha poucos dias atrás, em entrevista a uma rádio, elogiava a capacidade profissional de Luis Duque e Carlos Freitas, para além do treinador. Também e por esquecimento certamente olvidou o facto de, dois meses após as eleições nas quais foi eleito, ter sido um acérrimo defensor da saída daquele administrador.

7) refere também na mesma entrevista, que integrou uma lista na qual não acreditava que o líder tivesse perfil para comandar o projecto; que entrou num clube atrasado; que não concordava com a presença de certos colegas; que o Sporting tem que seguir exemplos do clube rival porque esses trabalharão melhor. Se entendesse o que é o Sporting, saberia que a massa adepta não gosta de "virgens arrependidas". Prefere sempre homens e mulheres que assumem as suas funções de forma humilde e que façam o melhor que podem e sabem pelo Clube.

8) na minha experiência enquanto 15 meses como vice-presidente do Sporting apreendi e confirmei o quanto esmagadoramente grande e importante é o nosso Clube para milhões de pessoas. Qualquer um dos que o serviram ou servem, deverão ter sempre presente que estão de passagem numa instituição que lhes dá o privilégio de a servir e que será sempre bem maior que qualquer ego, ambição pessoal ou "acertos de contas".

8) o Sporting é a soma de uma imensidão de valores, de sentires e de vivências. O Sporting é o futebol, o andebol, os núcleos, as claques, as associações e tudo o mais que aqueles que o sentem quiserem. É de nós todos e será, definitiva e imensuravelmente maior que uns, que aqui e ali, sem nada dele conhecerem o caracterizam, o rotulam e o tentam diminuir. Quem ataca os orgãos sociais do Sporting, ataca o Clube e quem ataca e denigre o Clube, fá-lo exactamente, e na mesma medida, à sua massa adepta. O tempo e os sportinguistas darão a devida resposta ao sócio Carlos Barbosa.  

Paulo Pereira Cristóvão 


Nuno M Almeida

sábado, julho 14, 2012

Sporting vence equipa do distrital por 11-0

O Sporting venceu hoje o Atlético do Cacém por 11-0 em jogo-treino realizado na Academia em Alcochete, à porta fechada.

O primeiro impacto do resultado é que o mesmo peca por escasso face ao esperado, tendo em conta que defrontamos uma equipa do Distrital.

Aqui ficam os marcadores dos primeiros golos desta pré-época: bisaram Wilson Eduardo, Van Wolfswinkel e Rubio, tendo os restantes golos sido apontados por André Martins, Insúa, Adrien e pelos júniores Chaby e Iuri Medeiros.

Espero agora ver melhorias no próximo jogo de preparação frente ao Charlton, jogo este integrado no estágio de pré-temporada que o Sporting irá realizar em Espanha.


Lion King

Pranjic e a política desportiva

O Sporting deve ter um modelo de contratações que privilegie aquisições de jovens com potencial, deixá-los crescer na B e apostar gradualmente na sua inserção na equipa principal. Jogadores mais experientes, só grandes nomes que façam a diferença e vendam camisolas. Este será sempre o cenário ideal.

O problema é que não temos o mesmo poder económico ou mercado por cá, para fazer o mesmo que um Barcelona, a nossa realidade é outra. A escolha não é inocente, em matéria de formação de jovens, os catalães estão para Espanha como o Sporting está para Portugal.

Confesso que quando aquisições como a de Pranjic são efectuadas não fico satisfeito mas compreendo que, esporadicamente, existam. Não pela experiência e pelo enganador custo zero porque isso é coisa que não existe tendo em conta prémios, salários e comissões mas porque possam ser úteis ao clube no preenchimento de pontuais lacunas.

Assim, o que me preocupa mais nestas aquisições é que sejam realmente úteis e não achas desnecessárias num terreno seco de sucesso desportivo, prontas a pegar fogo à mais pequena brisa. E é aqui que reside o problema, que necessidade identificada irá Pranjic preencher? Central? Defesa-esquerdo? Ponta-de-lança?  Nada disso, Pranjic é médio e o próprio fez questão de o afirmar.

Desconheço as ideias de Sá Pinto no aproveitamento deste jogador mas para médios que actuem sobre a esquerda já temos várias opções. Schaars, Capel, Jeffren, Carrillo e o próprio Insua apoiado nas costas, fazem bem a posição. Izmailov também já ali jogou e nada mal na minha opinião e até a versatilidade de Wilson Eduardo pode ser uma arma quando se pretende actuar numa toada mais ofensiva.

Então onde se encaixa a contratação de Pranjic?

Ouço que vem para defesa esquerdo mas se assim for faz pouco sentido. Já temos um médio com essas características, recordo que Schaars tem sido chamado a actuar nessa posição pela sua Selecção. Para quê apostar num tipo de solução que já existe no plantel? Não entendo. Não é prudente encher o plantel de jogadores e tornar as oportunidades escassas que possam fomentar a desmotivação no seio do grupo.

Vivemos um cenário de aposta numa equipa B, a mensagem tem que ser de esperança no aproveitar de oportunidades que surjam na A. Esta aquisição torna-se um péssimo recado por contrariar esse princípio que tem obrigatoriamente de ir para além do papel. Ninguém quer ver erros de gestão repetidos que possam perigar a sobrevivência deste projecto, espero que estejam atentos a isso mas a confiança não é muita.

Ao Pranjic desejo-lhe todo o sucesso na defesa das nossas cores. Este texto não é uma critica às suas capacidades futebolísticas mas apenas e só um alerta ao enquadramento da contratação que, a meu ver, pouco ou nada se coaduna com aquilo que deve ser hoje a política desportiva do clube.

Abraço de Leão,
Verdão.

sexta-feira, julho 13, 2012

Pranjic é o novo reforço do Sporting

Foi apresentado em Alvalade, o novo reforço para o futebol do Sporting, o croata Daniel Pranjic. Este jogador de 30 anos, chega ao Sporting a custo zero depois de terminar contrato com o Bayern de Munique onde actuou na última época. Trata-se de um jogador versátil que actua preferencialmente no meio-campo, mas que pode jogar também como defesa-esquerdo. É precisamente para lateral esquerdo que conto que ele venha a ser opção, pois existem notícias que apontam para a saída de Evaldo para o Deportivo da Corunha.

Este internacional croata assinou por 3 épocas com o Sporting tendo sido afixada uma cláusula de 15 milhões de euros.


Lion King

quinta-feira, julho 12, 2012

Troféu Cinco Violinos apresentado em Alvalade

Foi hoje apresentada em Alvalade, a 1ª edição do novo troféu organizado pelo Sporting: o Troféu Cinco Violinos.

O jogo será disputado no próximo dia 12 de Agosto e o adversário é o campeão grego, o Olympiacos.

Na semana em que se ficou a conhecer a intenção de dar o nome de João Rocha ao futuro Pavilhão, nada melhor que continuar a perpetuar a memória leonina, ao criar este Troféu Cinco Violinos, homenageando as grandes referências do futebol do Sporting que foram os Cinco Violinos compostos por Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano.
A grandeza do Sporting está no honrar de quem o engrandeceu com Esforço, Dedicação, Devoção e Glória!

Agora, será bonito termos um Estádio José Alvalade cheio no dia 12 de Agosto para homenagearmos os Cinco Violinos! Todos a Alvalade!


Lion King

segunda-feira, julho 09, 2012

Pavilhão Desportivo João Rocha

A Direcção do Sporting anunciou hoje - na cerimónia de homenagem dos atletas do clube que vão estar presentes nos Jogos Olímpicos de Londres - que o futuro pavilhão do Sporting se irá denominar como Pavilhão Desportivo João Rocha. É uma homenagem ao antigo presidente do Sporting no dia em que ele comemora 82 anos de idade, estando portanto de parabéns.

Muitos nomes poderiam ter sido escolhidos para o novo pavilhão do Sporting, mas parece-me justa esta homenagem em vida a um presidente que muito deu ao Sporting, que ocupou a presidência do clube durante o período mais longo, tendo o Sporting vivido momentos inolvidáveis no que toca ao futebol, mas também nas modalidades, nomeadamente no antigo Pavilhão de Alvalade.

Que esta decisão que hoje se conheceu de dar o nome de João Rocha ao futuro pavilhão sirva para que a construção do mesmo seja uma realidade a curto prazo, pois o Sporting necessita mesmo do pavilhão porque o seu ecletismo e a sua História assim merecem serem honrados, para termos de volta um Sporting ganhador nas modalidades!

De referir ainda que o nome de Pavilhão Desportivo João Rocha será submetido a AG em Setembro, para ratificação dos sócios.


Lion King

domingo, julho 08, 2012

De regresso ao seu lugar!

A mítica porta 10 A, objecto de culto por parte da nação leonina e importante elo de ligação entre o velho e o novo estádio, está de volta a um lugar mais digno, e que indiscutivelmente merecia.

Não sei quem teve antes a ideia 'peregrina' de a incrustar nas paredes do novo José Alvalade, mas agora sim, está onde sempre deveria ter estado. Mais vale tarde que nunca...

A par de uma belíssima nova sala para os sócios, acessos às bancadas e mastros todos bem mais verdes - substituindo um inexplicável amarelo - é inegável que o templo sagrado de todos os leões está agora mais condizente com a história, símbolos e estatuto do clube.

Também através destes pormenores se constrói e alimenta a identificação dos adeptos e sócios com os valores do clube e se exalta a inigualável alma leonina.

Nuno M Almeida

sábado, julho 07, 2012

O poeta Alzheimer

Todos nós Sportinguistas fomos colhidos de surpresa com as palavras de Carlos Barbosa à comunicação social. Não sendo para mim nenhuma novidade aquilo que a personagem resolveu debitar, faz me confusão que alguem integre uma lista e que seja na altura ordinário para os sócios que criticaram a linha escolhida pela sua "troika" e volvido poucos meses da sua mal explicada saida venha afinar pelo mesmo diapasão disparando a torto e a direito, tendo como alvo primordial o actual presidente Godinho Lopes.

Não conheço Godinho Lopes e desconheço se tem ou não carisma de lider ou capacidade para tal. Daquilo que vou recolhendo em conversas com Sportinguistas e lendo na comunicação social é de um homem decidido em levar avante a sua visão para o clube. Se é a mais correcta ou não...bem, posso garantir que não me revejo nesta linha seguida, mas como em tantas outras coisas prefiro ser calado pelas (boas) acções e sobretudo (apesar das criticas) não andarei a desejar derrotas apenas e só para prevalecer a minha opinião.

Carlos Barbosa falou aquilo que poderemos comentar entre nós mas nunca para a comunicação social. Faz-me bastante confusão que por aqui andem "personagens" a bater em todos os que têm opiniões contrárias (e vice versa) mas não se insurjam contra este tipo de declarações.

Tenho para mim que há criticas que são justas e opiniões com o qual comungo há já largos anos. Andamos alegremente a caminhar para o abismo. Ainda há uns dias troquei vários comentários no Blog com alguem que estava bastante bem informado com a realidade do clube. Continuo a achar que devemos parar para (re)pensar o clube pois corremos o risco de nos afundarmos irremediavelmente.

No entanto Barbosa (que detestei ao chamar burros aos sócios) vem agora fazer o papel de acusador a alguem a quem devia fidelidade. O problema de há anos é todos estes golpes palacianos que fariam inveja a um qualquer senado romano. A inveja e sobretudo a vaidade dos umbigos têm sido nefasta apenas para o clube e emblema. Presidentes e dirigentes fazem o que querem, delapidam o SCP e logo desaparecem da vida do clube, estando ou ficando completamente alheios aquilo que depois se passa.

Este Barbosa é mais um que deixará de acompanhar a vida do clube e seguirá a sua vida. Enquanto os adeptos ferrenos e socios fieis iram continuar a apoiar e suportar os erros clamorosos dos sucessivos "pavões" que por cá passam.

Ainda ontem falava com alguém que me é querido e que tem uma visão global do Sporting clube de Portugal.

Dizia-me ele que o SCP para sobreviver tem que repensar a muito médio prazo a "gerencia".

-Reduzir os sálarios para metade da maioria dos directores.
-Descentralizar a Academia ou mesmo acabar com ela para reduzir drasticamente os altos custos de transportes inerentes a centenas de míudos que lá treinam.
-Fazer o pavilhão dentro do estádio abolindo parte do parque de estacionamento.
-Acabar com gameboxes e regressar ao tempo do dia de clube, obrigando os sportinguistas a serem sócios.
-Fazer uma mescla de jogadores experientes, baratos e capazes de dar algo ao clube com jogadores da nossa formação.

Não sei até que ponto seram viaveis estas ideias adiantadas pelo meu amigo, mas que mais cedo ou mais tarde teremos que repensar o nosso presente é inequivoco e incontornavel.

SL

Miguel Damas

sexta-feira, julho 06, 2012

Efeméride



Esta é daquelas coisas impossíveis de rasurar datas ou (re)inventar historias. Honra aos Stromp!!!!!

SL

Miguel Damas

PS-A foto foi tirada a uma pagina do jornal A Bola....as minhas maiores desculpas aos paladinos da fé....

Celeuma na India!!!!!


Personalize funny videos at Bombay TV by Agent-Graphique - creation logo


Um pouco de humor nunca fez mal a ninguem. Um amigo fez esta pérola que partilho convosco.

SL

Miguel Damas

quinta-feira, julho 05, 2012

Não vai ser fácil....

Na 6 jornada vamos ao Dragão. Isto depois de iniciarmos o campeonato em Guimarães e na 3 jornada irmos ao Funchal. É um inicio de dificuldade maxima no que concerne jogos fora. Vamos ver como vai correr.....

SL

Miguel Damas

Paulinho.

Um exemplo, um orgulho  UM GRANDE SPORTINGUISTA!
Estou feliz, muito feliz por ele!

Video











The Best One

segunda-feira, julho 02, 2012

Aí está a Gamebox 12/13

O Sporting lançou o produto Gamebox para a nova época 2012/2013. Pode consultar todas as informações sobre a Gamebox aqui .

Porque é muito importante para a equipa o apoio de todos os sportinguistas, devemos renovar / comprar a Gamebox, pois com o Estádio José Alvalade cheio temos mais probabilidades de alcançar o sucesso que todos almejamos para a nova época, que passa pelo Sporting vencer todas as competições em que irá entrar !

Tenho o sonho de ver o Estádio José Alvalade cheio em todos os jogos. Estou seguro de que se o conseguirmos, iremos criar um apoio massivo da mole humana sportinguista nos campos onde o Sporting irá actuar fora de casa também. E de uma coisa tenho a certeza, se unidos estivermos com o Sporting, no final da época iremos ter motivos para festejar, pois seremos indomáveis e intratáveis nas competições em que o Sporting irá entrar!

Vamos a isso!


Lion King

domingo, julho 01, 2012

Parabéns, Sporting Clube de Portugal!



Fundado em Lisboa em 1 de julho de 1906: 106 anos de relevo na vida desportiva portuguesa e internacional.

"QUEREMOS QUE O SPORTING SEJA UM
GRANDE CLUBE, TÃO GRANDE COMO
OS MAIORES DA EUROPA"

Enquanto adepto desde que me conheço - e sócio há 28 anos - confesso que estas palavras do fundador me parecem cada vez mais uma quimera ou uma longínqua utopia, sobretudo enquanto adeptos, sócios e dirigentes não se consciencializarem que só unidos voltaremos à grandeza de outrora. Somos grandes, é verdade, mas poderíamos ser bem maiores se todos remássemos para o mesmo lado! Todos! Sem excepção!

Tenho pena que egos neste clube sejam tão inchados que levem a que alguns - que poderiam ser decisivos e fundamentais na vida do clube - continuem apenas a olhar para o seu umbigo e a desprezarem os reais e supremos interesses do clube, enredados em guerras de capelinhas e conspirações de corredor!

Temos gente com muito valor na massa adepta e associativa, mas o estigma e o cunho da nobreza que estiveram na génese deste clube continuam (infelizmente) bem vivos. É pena, porque aquilo que esta instituição neste momento mais precisa é de humildade, sobriedade, discrição e muita vontade de trabalhar. Enquanto isso os punhos de renda persistem na sua senda pessoal de aniquilação de uma instituição centenária, talvez porque como um dia um iluminado da nação leonina afirmou: só há espaço para dois grandes clubes em Portugal!

Não levem a mal o desabafo em dia de comemorações só que custa muito assistir a este rumo suicidário há muito traçado e tão escruposamente cumprido por alguns. Mas também como um 'estimado anónimo'  recentemente escreveu, este é um blogue de atrasados mentais, pelo que ninguém valoriza ou tem em conta o que por aqui meros sócios apaixonados vão escrevendo, em meros exercícios de catarse individual.

Numa coisa continuamos a ser um clube pródigo: em ter gente que não sabe respeitar os outros e as suas opiniões, e que é mestre no insulto e no achincalhamento, quase sempre a coberto do anonimato fácil e cobarde. E ainda temos os habituais maniqueístas de serviço, aqueles que só conseguem ver a realidade a preto e branco, já que para eles apenas se pode ser ou apoiante das sucessivas direcções ou acérrimo acólito da oposição. Pois bem, para esses tenho uma novidade: também há aqueles que, tal como eu, não pertencem nem nunca pertenceram a qualquer facção e apenas desejam o melhor para o clube...

Godinho Lopes (João Relvas/Lusa)

Nuno M Almeida