"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, agosto 31, 2012

Sorteio simpático

Ficou hoje a conhecer-se o sorteio da fase de grupos da Liga Europa, tendo calhado ao Sporting o grupo G, com a companhia do Basileia da Suíça, o Genk da Bélgica e o Videoton da Hungria.

Foi um sorteio onde nos calhou um Basileia que é uma equipa habituada a estar nos últimos anos na Liga dos Campeões, uma boa equipa belga do Genk, e um Videoton que actualmente é uma equipa emergente na Hungria. Curiosidade para o regresso a Alvalade por parte do Videoton, de Renato Neto que está emprestado pelo Sporting, e pelo ex-jogador nosso Caneira, bem como de Paulo Sousa agora como treinador do Videoton, depois de ter sido jogador do Sporting durante a sua carreira futebolística.

A apreciação que se faz do grupo, é que o Sporting é o principal favorito a ganhá-lo, tendo o Basileia e o Genk à partida que discutir a outra vaga de apuramento. Já o Videoton parece-me a equipa que vai ter mais dificuldade para discutir o apuramento.


Lion King

quinta-feira, agosto 30, 2012

De goleada para a fase de grupos


Goleada por 5-0 sobre o Horsens, levou o Sporting para a fase de grupos da Liga Europa. Os golos verde-e-brancos foram apontados por Van Wolfswinkel que bisou, Carrillo, Elias, e Kortegaard na própria baliza.

Foi uma primeira parte onde o Sporting ficou a dever a si próprio a marcação de mais 2 ou 3 golos em boas oportunidades que construíu. Chegamos ao intervalo a vencer por 2-0, o que foi uma vantagem confortável tendo em conta o apuramento desejado.

Na 2ª parte vieram mais 3 golos, com o golo da noite a ser apontado por Carrillo numa grande remate de fora da área. Elias também conseguiu um bom golo em remate também de fora da área, à imagem do que tinha feito frente ao Olympiacos.

Menção para Gelson Fernandes, o melhor em campo. Jogador com pulmão inesgotável, grande sentido táctico, sempre em alta rotação. Um jogador actualmente que se destaca dos demais, na equipa do Sporting!

Lion King

Desorientação estrutural

As notícias nos últimos dias sobre o Sporting, revelam uma desorientação do clube a todos os níveis. Destacaria no futebol, a rescisão com Sinama-Pongolle com quem torramos 6,5 milhões de euros, para saír agora a custo zero. É uma aberração total esta rescisão com um jogador que é internacional francês e que tinha valor de mercado para render ainda uns milhões de euros ao Sporting, mas a inabilidade de Carlos Freitas, fez com que os pelos vistos muito saudáveis cofres leoninos saiam sem ver um tusto de Sinama-Pongolle. E ainda dizem que o Sporting não tem dinheiro...

Outra notícia que revela a falta de estratégia desportiva, prende-se com o empréstimo de João Gonçalves ao Guimarães. Este jogador que actuava na equipa B do Sporting, foi emprestado no seu último ano de contrato, em lugar de se ver se ainda seria útil ao Sporting estando em casa, numa perspectiva de futuro, depois de ter sido emprestado ao Olhanense nos últimos anos.

Por último, reparei também que a equipa de andebol tem um jogo de preparação hoje frente ao Xico Andebol, na apresentação desta equipa minhota aos seus adeptos. Quando amanhã o Sporting começa a disputar a Supertaça frente ao Madeira SAD, nada melhor que no dia anterior ter um jogo para a equipa se desgastar!

Quo vadis, Sporting?


Lion King

segunda-feira, agosto 27, 2012

Derrota em Alvalade

Mau resultado o averbado pelo Sporting hoje em Alvalade, ao perder com o Rio Ave por 0-1. O golo dos vila-condenses foi marcado por Edimar.

Fizemos um jogo globalmente medíocre, com uma primeira parte onde apesar das ocasiões de Van Wolfswinkel e de Boulahrouz - este último com a baliza à sua mercê - foi o Rio Ave quem numa transição ofensiva viria a adiantar-se no marcador e a acabar por fazer o resultado final.
Na 2ª parte, tivemos muita posse de bola, atacamos, mas não criamos grandes oportunidades de golo. As excepções foram um remate de meia-distância de Carrillo para uma defesa do guardião adversário e já no final do jogo uma oportunidade do ponta-de-lança holandês que dentro da área rematou para outra defesa de Oblak.

Com este arranque de época bastante abaixo das expectativas, a margem de Sá Pinto vai-se reduzindo, tendo o treinador leonino que rever muito do que a equipa (não) tem feito!

Lion King

domingo, agosto 26, 2012

Rui Patrício (finalmente) renovou

Grande notícia para a massa humana sportinguista: Rui Patrício renovou contrato até 2018! A cláusula de rescisão passou a ser agora de 40 milhões de euros.

É um desfecho de à muito esperado, esta renovação de Rui Patrício. O titular da selecção A, fechou esta novela do renova/não renova, com chave-de-ouro ao estender o seu contrato com o Sporting por mais 5 épocas! Trata-se de um guarda-redes de grande categoria que foi formado no Sporting e é hoje talvez a grande referência da nossa equipa, estando actualmente integrado no lote de capitães de equipa.

Palavras de Rui Patrício sobre esta renovação:
"Sinto-me recompensado mas também responsabilizado pela confiança que depositam em mim. Poder continuar, pelo menos até 2018, no Clube que represento desde os 12 anos era o meu sonho que agora se cumpriu"

"Com esta continuidade, por um longo período, serão pelo menos mais seis temporadas, espero também ajudar os mais jovens, os que agora estão na nossa Academia, a perceberem que o Sporting não é um meio para chegar a outro lado. É antes o topo.Com o meu exemplo, que entendam que é possível chegar ao plantel principal, jogar na selecção e ser feliz no campeonato português"

"O que posso prometer é continuar a honrar a camisola do Sporting, clube que fez tudo pela minha formação enquanto futebolista, mas também enquanto homem. Aos sócios e adeptos digo que apoiem esta equipa. Acreditem na equipa técnica e nos jogadores, porque esta será a temporada do regresso aos títulos. De nós, podem esperar devoção e empenhamento total. Desafio os sócios e adeptos a virem a Alvalade, a nossa casa. Apoiem-nos, em frente Sporting"




Lion King

sábado, agosto 25, 2012

Derrota por 6 golos de diferença

Perdemos hoje por 31-25 com o Benfica, em jogo a contar para o Torneio Feira de S. Mateus, em Viseu.

Foi um jogo onde vimos um Sporting na primeira parte a mandar no jogo, a atacar mais e a empurrar o Benfica para a sua defesa, actuando o nosso adversário em contra-ataque. Apesar disso, foi uma primeira parte onde corremos sempre atrás do resultado, tendo chegado ao intervalo a perder por um golo de diferença. Nota para o reforço Rudovic, com uma primeira parte a desiludir: sem arriscar no remate de primeira linha apesar de alta estatura que possui.

No 2º tempo, entramos bem e passamos para a frente do marcador, mas a falta de agressividade defensiva (problema já recorrente de à várias épocas para cá), levou a que o nosso rival marcasse e partisse para uma diferença algo significativa no marcador final, de 6 golos. Gostei um pouco mais de Rudovic na 2ª parte, mostrando bons pormenores na ligação ao pivot, parecendo um especialista nas assistências. Para comprovar o jogo do montenegrino, nos próximos jogos.

Tendo em conta que foi apenas o nosso segundo jogo de preparação, contra o quarto jogo do Benfica, penso que globalmente mostramos poder ofensivo, tendo a nível defensivo que haver correcções a fazer.

Jogamos agora amanhã, o jogo dos 3/4 lugares frente aos espanhóis do Cangas, em Viseu.


Lion King

quinta-feira, agosto 23, 2012

Empate na Dinamarca

Empate na Dinamarca, frente ao Horsens por 1-1. Os golos foram marcados por Spelmann para o Horsens e Carrillo para o Sporting.

Foi um jogo onde o Sporting atacou na maior parte do tempo, construíu as melhores oportunidades de golo, mas só logrou marcar por uma vez. A desafinação na finalização a juntar à exibição de nível do guarda-redes adversário, foram as razões para o desacerto leonino na hora de chegar ao golo. O Horsens marcou numa jogada onde a desatenção colectiva do Sporting e a falta de andamento de Insúa foram determinantes. Esta desatenção colectiva quase que nos custava o 2-0 na segunda parte num estrondoso remate ao poste por parte do Horsens e depois numa grande defesa de Rui Patrício a redimir uma sua má saída.

Para concluír, não passará pela cabeça de nenhum sportinguista não estarmos presentes na fase de grupos da Liga Europa face à diferença de qualidade entre as duas equipas, mas isso tem que ser demonstrado dentro das quatro linhas em Alvalade, e não repetir o desacerto colectivo que foi a exibição de hoje na Dinamarca.

Lion King

domingo, agosto 19, 2012

Arranque em falso

Arranque em falso na Liga por parte do Sporting, esta noite em Guimarães, ao empatar 0-0.

Numa primeira parte, onde a nossa imaginação ofensiva escasseou, pertenceu-nos a melhor oportunidade do jogo por Carrillo, mas o guarda-redes adversário defendeu a bola do peruano. Na 2ª metade, entramos a mandar, criando boas chances de golo, mas a ineficácia ditaria leis. Penso que a troca de Adrien por André Martins ao intervalo, não foi bem conseguida. A equipa ressentiu-se disso e faltou mais criatividade no último terço ofensivo para criar mais oportunidades de golo e por consequência nos levar à desejada vitória e à liderança na Liga.

Lion King

Que seja o primeiro de muitos dias de Gloria!


Estamos sempre convosco, FORÇA SPORTING!
The Best One

quinta-feira, agosto 16, 2012

O Regresso das Modalidades

No próximo domingo, a partir das 16,30 horas com o jogo de andebol frente ao Belenenses, e logo de seguida, a partir das 18 horas, com o jogo de futsal ante o Sp. Braga, o Pavilhão Multiusos de Odivelas, que será a nova 'casa' das nossas modalidades a partir da época de 2012/2013, servirá de palco para uma grande jornada de convívio 'leonino'

Estes jogos,  não só servem de apresentação das nossas equipas de andebol e de futsal, que mais uma vez partem com legítimas esperanças, como ainda será a segunda edição da Taça Francisco Stromp.

É mais pela denominação que me leva a escrever este post, até porque somos um Clube que tem memória. Fazer o jogo de futebol em homenagem aos eternos "Cinco Violinos" e a abertura da época das modalidades com a denominação de "Francisco Stromp" é na realidade uma ideia muito bem conseguida e que tem de ser aplaudida.

Não tenho dúvidas que a História imensa do nosso SPORTING tem muito do cunho destas referências.

Ser grato e não esquecer quem tanto enriqueceu o ímpar historial do nosso Clube é uma prova de gratidão, e acima de tudo reconhecimento.

Que nós sejamos igualmente reconhecidos e que tiremos um pouco à tarde de domingo para nos deslocarmos todos a Odivelas. O andebol e o futsal merecem-no. Francisco Stromp, também!

Juvenal Carvalho

domingo, agosto 12, 2012

Troféu Cinco Violinos fica em Alvalade

O Sporting venceu o Troféu Cinco Violinos, ao derrotar hoje em Alvalade os gregos do Olympiacos por 1-0. O golo leonino foi marcado por Elias.


Foi uma primeira parte onde apesar de termos feito um jogo seguro, não fomos muito imaginativos ofensivamente e por isso não criamos grandes oportunidades de golo. Na 2ª parte entramos com outra alma e conseguimos chegar à vantagem num grande remate de Elias de fora da área, mostrando que é preciso tentar rematar à baliza, pois sem remates não se fazem golos. Vivemos nos primeiros trinta minutos da segunda parte o nosso melhor período no jogo, criando mais duas boas ocasiões para dilatarmos a vantagem, por intermédio de Capel e Cédric, mostrando nessa altura a nossa equipa um futebol envolvente. Depois vieram as substituições e o jogo voltou a entrar numa toada morna.

Para concluír, penso que Sá Pinto quererá agora que o Sporting dos primeiros trinta minutos da segunda parte, se apresente em Guimarães durante os 90 minutos pois para domingo já é a valer, e é para entrar a ganhar no Campeonato!


Lion King

sexta-feira, agosto 10, 2012

Parabéns, Presidente!

Parabéns ao Presidente Godinho Lopes pelo seu 60º aniversário.
As eleições foram em Março de 2011, e como sabem os meus amigos mais chegados, e outros a quem sempre expressei isso, não votei na sua lista. Hoje vejo aspectos positivos na sua liderança, com outros que acredito venham a ser melhorados. O mais importante contudo, é que tenha saúde e sorte na sua passagem pelo Sporting e na sua vida pessoal.

Parabéns, Presidente!

Juvenal Carvalho

quinta-feira, agosto 09, 2012

Calado não é um cirurgião... é um poeta!


Foi com espanto que ao ouvir o noticiário desportivo da Antena 1 à hora do almoço, percebi a verborreia verbal daquele que é "só" o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, cargo que é "apenas" o máximo da hierarquia do nosso Clube.

Em minha opinião, esse senhor, que será seguramente um emérito cirurgião, e não ponho sequer isso em causa, um sportinguista sofredor, não reúne os requisitos mínimos para desempenhar o cargo que ocupa.

Seja semanalmente num programa televisivo como paineleiro, seja quando com uma gula imensa fala aos órgãos de comunicação social, que, ávidos de notícias sensacionalistas, lhe metem os microfones para ele opinar sobre futebol e outras áreas da vida "leonina", a verdade é que este conceituado cirurgião não se coíbe de dar tiros nos pés, assim a modos que "cada tiro cada melro".

Será por isso daqui, deste espaço que este blogue me concede, que faço um pedido ao Dr. Eduardo Barroso. Peço que se cale de vez sobre questões que não deve opinar... ou como acho que isso é um pedido inviável, já que me parece que o ego dele não permite, que se demita. Como em tudo na vida existem áreas para as quais não estamos minimamente habilitados. Eduardo Barroso decididamente não tem estofo nem personalidade para o importante cargo que ocupa.

Sei que não quer o mal do Sporting  e que o vive  de forma exacerbada diariamente. Isso contudo,por si só  não chega. É preciso muito mais. O Clube está cheio de maus protagonistas. Existem alguns que calados são uns poetas. Eu incluo Eduardo Barroso nesse lote!

Juvenal Carvalho

quarta-feira, agosto 08, 2012

Emanuel Silva conquista a prata em Londres

Momento inolvidável para o Sporting e para Portugal: o leão Emanuel Silva, na companhia de Fernando Pimenta conquistaram a medalha de prata na canoagem!


Parabéns aos dois, em especial ao sportinguista Emanuel Silva por trazer mais uma medalha para Alvalade! É a prova de que a aposta do clube no ecletismo só o tende a engrandecer!!!


Lion King

domingo, agosto 05, 2012

Em 3º lugar no Colombino

O Sporting ficou em 3º lugar no Troféu Colombino, ao vencer esta noite o Athletic Tetouan por 3-1. Os golos leoninos foram marcados por Carriço, Van Wolfswinkel de penalty e um auto-golo.

Foi um jogo onde se viu um Sporting completamente diferente daquele que ontem nos decepcionou, mesmo tendo em conta as limitações adversárias, conseguimos um jogo onde já se criaram oportunidades de golo. A suposta equipa de segunha linha que entrou em campo, deu uma boa resposta e mostrou que Sá Pinto terá muitas dores de cabeça para formar a equipa titular, pois existem jogadores que hoje actuaram que me parecem em melhor nível do que alguns que o fizeram ontem. E ainda há que contar com Labyad e o nóvel reforço, Viola!

Lion King

sexta-feira, agosto 03, 2012

Derrota com Getafe por 1-0

O Sporting perdeu hoje com o Getafe por 1-0 em jogo disputado em Huelva para o Troféu Colombino.

Foi um jogo onde a performance do Sporting foi má demais para ser verdade. Numa primeira parte que começou com uma oferta de Schaars tendo valido São Patrício, só numa ocasião criamos perigo para a baliza espanhola num lance em que Rubio quase marcava. Pouco, muito pouco para uma equipa como o Sporting, numa verdadeira pobreza franciscana de primeira parte.

Na 2ª parte e com alguns jovens em campo que entraram em substituições, fomos uma equipa um pouco melhor mas mesmo assim muito ineficiente ofensivamente e defensivamente uma catástrofe naquela assistência de Pranjic para o golo do Getafe.

Resta-nos agora o jogo do terceiro e quarto lugar frente à equipa que perder no duelo entre Recreativo Huelva e Atletico Tetouan. Espero que o jogo de hoje sirva de lição para Sá Pinto e para a equipa, e que tenha sido só um dia mau do Sporting, pois a 15 dias do início do Campeonato seria muito mau que se desse um retrocesso no processo de preparação da equipa.


Lion King