"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, setembro 30, 2012

Os verdadeiros culpados


16 anos depois continuamos a alimentar um cancro que nos consome e que nos mata lentamente a paixão. Uma paixão que não tem qualquer equilíbrio em retorno. Ontem contra um "colosso" chamado Estoril tivemos 35 mil almas Leoninas que mais uma vez saíram defraudadas por mais uma péssima exibição e resultado. As culpas hoje recaem todas num homem que como jogador foi de uma entrega fantástica mas como treinador não é de perto nem de longe do mesmo valor. Ricardo Sá Pinto não é culpado. Quem está acima dele também não pois incorporou várias direcções como director de futebol e toda a gente já sabia aquilo com que contávamos. Muito mais acima numa árvore cheia de galhos e poleiros com gente que olha mais para o seu umbigo que para o Sporting está também um homem simpático e afável mas que pouca capacidade têm para elevar de novo o Sporting. A sua volta estão os de sempre , os famosos tácticos das engenharias financeiras que delapidaram o Sporting, Não, nem esses são os culpados.
Falhar uma vez ou duas é aceitável. Ao fim de 16 anos ainda acreditar no projecto Roquette ou de quem nele incorporou é masoquista e caso de estudo.

Os verdadeiros culpados do estado do Sporting somos nós os sócios. Porque uma vez após outra elegemos gente incompetente e mais interessada em golpes palacianos ou senados romanos. 16 anos de logro ainda não são suficientes para os Sportinguistas afastarem-se de uma linha que comeu o Sporting em toda a linha.

Será escusado associarem-me a Bruno Carvalho. Sou independente de listas e teria-me sido até mais fácil associar-me a Pedro Baltazar por convite de um familiar meu. Há anos que sou aqui acusado de medíocre Sportinguista ou até de ADN degenerado. Mas caros amigos eu nunca votei nesta gente em 16 anos mas sinto-me tão culpado quanto aqueles que votaram. E sabem porquê? Porque foi sempre o Sporting que perdeu.

SL

Miguel Damas

sábado, setembro 29, 2012

Mais um empate

Mais um empate para a Liga, desta feita frente ao Estoril por 2-2. Para o Sporting marcaram Anderson Luís na própria baliza e Van Wolfswinkel, tendo para a equipa estorilista marcado Steven Vitória e Luís Leal.

Numa primeira metade onde nada se viu do Sporting, foi o Estoril que marcou perto do intervalo, castigando assim a inoperância leonina, que mais uma vez voltou a desiludir os sportinguistas! Na 2ª parte o jogo ia pelo mesmo caminho com o Estoril a fazer o segundo golo, mas depois com a expulsão de Gonçalo Santos tudo se modificou, o Sporting acreditou tal como tinha feito contra o Gil Vicente e chegou ao 2-2, tendo com um bocadinho de sorte podido chegar à vitória.

Uma palavra para o árbitro: aceitou impunemente ser insultado por Steven Vitória sem o expulsar e nada fez com uma agressão de Jefferson a Viola no final da primeira parte. Já não bastava a nossa péssima abordagem enquanto equipa, ainda temos que levar com estes "artistas"!

É mais um mau resultado somado por Sá Pinto, que tem a equipa totalmente à deriva. Só a alma levou a que o Sporting conseguisse pontuar nestes dois últimos jogos contra equipas mais fracas. Mas, a alma não vai aparecer sempre em todos os jogos por isso para o Dragão, se não formos um Sporting totalmente diferente arriscamo-nos a ser humilhados! Até quando os sportinguistas serão castigados por esta "cópia barata" de Sporting?

Lion King

segunda-feira, setembro 24, 2012

Ganhamos!

Saímos hoje vencedores do encontro frente ao Gil Vicente por 2-1, com os nossos golos a serem marcados por Capel e Van Wolfswinkel, enquanto o golo gilista foi da autoria de Luís Carlos.

Numa equipa que entrou com um esquema táctico diferente, a jogar em 4-4-2, fomos quem criou de início as melhores oportunidades para golo, mas um erro de Cédric deu aos gilistas a vantagem no marcador.
O Sporting continuou a atacar, nem sempre da forma mais esclarecida, e teve boas oportunidades para marcar sendo de destacar um remate à barra de Viola no final da primeira parte.

Na 2ª parte e com uma anarquia táctica de Sá Pinto que acabou por resultar, chegamos à vitória, não sem antes desperdiçarmos algumas oportunidades para golo e com um susto do adversário no qual valeu Rui Patrício a evitar o 0-2 novamente por Luís Carlos que explorou toda a nossa debilidade colectiva mental. A partir daí o Sporting acreditou e os golos apareceram, a vitória apareceu e isso foi o mais importante nesta noite em Alvalade!

Lion King

Quer se possa quer não possa a vitória (tem que ser) será nossa!!!


Uma vitória precisa-se. É a lei de La Palisse. Mas é necessário mais do que aquilo que tem que sido apresentado. Não vou entrar em dissertações sobre o nosso estilo de jogo. Mas custa-me imenso ver o Sporting atacar apenas com 1 ou 2 jogadores e no máximo lá aparecem 3 jogadores na área para finalizar. Manifestamente pouco para um clube que joga sempre para ganhar.

Li as declarações de Sá Pinto e tive um dejá vu. Revi Paulo Bento na defesa do clube e revi Otávio Machado a ver fantasmas por todo o lado.

Caro Sá Pinto. Dificuldades todos temos. Todos as passamos. Nem todos podem viver o sonho de ser treinador do Sporting. Há dificuldades acrescidas? Claro que sim. No Sporting tudo é mais difícil. Os treinadores e jogadores pagam sempre por tabela pelas péssimas direcções que há vários anos ocupam os lugares de decisão em Alvalade.

Julgo que é tempo de olhar para dentro. Para o teu trabalho e ver o que está mal. Mas acima de tudo apresentar resultados e futebol. Porque aquilo que as pessoas mais criticam nem é tanto pelos resultados. É sim pelas péssimas prestações e o jogo demasiado rígido e de tracção a trás que nos é apresentado.

Vamos lá vencer e ser mais audazes. Logo à noite que sejamos um todo para que Alvalade sorria no fim do jogo.

SL

Miguel Damas

PS

ADENDA

Já se percebeu que esta direcção está pouco disposta a defender Sá Pinto preferindo defender-se a si própria. Sá Pinto infelizmente é treinador e poderá deixar de o ser por ser um joguete desta direcção. Apresentou-o para calar as criticas sobre o trabalho de Domingos e pelo seu despedimento e deixará o cair (mesmo se calhar acreditando no seu trabalho) apenas para não cair.

Se Sá Pinto é o homem certo para o lugar apenas tinham que dizer que independentemente dos resultados o treinador não estava a prazo nem dependente do resultado de hoje. Espero uma vitória mas há quem deseje o contrário apenas e só para atacar a direcção e fazer disso uma fraqueza. E está mais que visto qual será o peão a cair. Na história recente do clube apenas um presidente caiu com um treinador e mesmo esse foi enganado como um tolo pelo 2 pior presidente do SCP e curiosamente antecessor do pior. No SCP todos têm a solução...mas ninguem a apresenta levando ao desespero a massa adepta. Falta uma liderança forte!!!

domingo, setembro 23, 2012

Decisivo porquê?





Leio em todos os jornais desportivos que o jogo de amanhã é decisivo para Sá Pinto. como ruído de fundo temos as frases chavões do costume " que os jogadores estão com o treinador".
Duque que ainda não se percebeu bem aquilo que veio fazer neste seu regresso ao clube lá deu a cara e apareceu no treino. Como sempre o Sporting é um edifício devoluto (em organização e liderança) e em risco de cair.....

Para além das habituais fugas de informação temos agora uma bola de neve que vai culminar com a queda de Sá Pinto. Já se percebeu que neste momento todo o seu percurso em Alvalade está equinado e só mesmo uma super série de vitórias ( com dragão no percurso) o fariam ser visto de novo como o homem certo para o lugar certo.

Vamos por partes. Eu poderei ser crítico daquilo que nos apresentam. Posso ter uma ideia horrível do nosso futebol por aquilo que nos apresentam nos 90 minutos.  A ideia que transparece ou pelo menos aquela com que fico é que mal se treina. Obviamente não será uma ideia tida por todos. As opiniões é claro dividem-se.

A minha/nossa opinião numa estrutura forte pouco deveria contar (se bem que é sempre bom auscultar o povo) se acreditassem no trabalho de Sá Pinto. Eles observam o dia a dia da equipa e sabem aquilo que está a ser produzido. O trabalho de Sá Pinto se acreditam nele e depositam fé que os resultados iram aparecer deveria ser defendido de outra forma.

Sá Pinto não merecia nem merece ser enxovalhado. O seu passado no Sporting é inatacável e manda o bom senso não desbaratar todo esse prestígio. Podia e devia ser mais protegido. O trabalho de um treinador está sempre sujeito ao tribunal da bancada e a falta de resultados leva a posições extremadas.

Respeitemos o nosso passado e sejamos acima de tudo Sportinguistas.

SL

Miguel Damas

quinta-feira, setembro 20, 2012

Tudo a zeros

Empate a zero esta noite em Alvalade, no Sporting - Basileia.

Numa primeira parte cinzenta por parte da equipa do Sporting, foram escassas as ocasiões de perigo criadas para a baliza suíça. Lembro-me de um remate de Van Wolfswinkel para uma boa defesa do guardião adversário, sendo que defensivamente uma abébia de Carrillo num livre poderia ter causado um dissabor para a nossa equipa.

Na 2ª parte, a expulsão de Xandão poderia ter deitado tudo a perder, mas valeu a partir desse momento o esforço dos jogadores, que ao contrário do que se viu na primeira parte tiveram uma atitude pressionante com o Basileia, tentando ainda chegar à vitória, apesar da equipa suíça ter tido uma bola na trave e algumas bolas de perigo para Rui Patrício.

Não foi o começo que desejáva-mos, a vitória não apareceu! Mas, agora temos um jogo na Hungria frente ao Videoton e há que ir aí buscar os pontos que nos fugiram hoje! Isto depois dos húngaros terem levado 3-0 do Genk na Bélgica. Vamos a eles!!!

Lion King

quarta-feira, setembro 19, 2012

Sporting vs Basileia

    Foto-Site Sporting.pt

Que Sporting esperam amanhã? Que onze arriscam? Sá Pinto manterá o mesmo esquema e o mesmo 11?
Acima de tudo e mais importante....vão ficar em casa?
Por curiosidade Rui Patrício, jogando iguala o mítico Vítor Damas com 52 jogos europeus.
Da minha parte gostava que o treinador deixa-se de lado a teimosia de colocar Adrien a médio ofensivo e que fosse Izmailov a jogar atrás dos 3 avançados para encurtar a distancia entre o nosso meio campo e esse sector e claro acrescentar a classe e criatividade que só o russo tem no nosso plantel.
Acima de tudo esperamos uma exibição convincente que nos projecte para outro patamar e que nos anime para os dois próximos jogos em casa (Gil e Estoril) antes da ida ao dragão.

SL

Miguel Damas

terça-feira, setembro 18, 2012

Excelente resposta

                                            Esclarecimento do Sporting Clube de Portugal


Na sequência do jogo Arouca-Sporting B, da II Liga, realizado no dia 16 de Setembro, cujos incidentes finais falam por si, foram proferidas algumas declarações que procuraram colocar em causa o carácter e bom nome, do agora dirigente, Manuel Fernandes. Isso sucedeu, designadamente, da parte de alguns dirigentes (a palavra «responsáveis» seria manifestamente desadequada…) do clube da casa.
Na qualidade de delegado ao jogo, o dirigente Manuel Fernandes defendeu correcta e adequadamente, mas de forma intransigente, como sempre o fez, a instituição Sporting Clube de Portugal. Fê-lo no desempenho cabal das suas funções de delegado da equipa do Sporting B.
A carreira e trajetória de Manuel Fernandes falam por si, são motivo de orgulho de todos os sportinguistas, e não permitem que certos indivíduos, cujo contributo mais assinalável para o futebol português são agora as tristes imagens proporcionadas no domingo, possam sequer pôr em causa a sua figura humana e desportiva.
O Sporting Clube de Portugal aguarda serenamente a avaliação que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e a Federação Portuguesa de Futebol irão fazer aos graves acontecimentos que tiveram lugar em Arouca no passado domingo, que em nada prestigiam o futebol e o desporto português, na certeza que não passarão sem as devidas sanções.


SL

Miguel Damas

O costume

Bastou 3 miseras jornadas, 2 jogos na Liga Europa e uma péssima pré-época para a lenga lenga que caracteriza o Sporting sair à rua...

De um lado os adeptos. Uns defendem medidas drásticas outros que é azar e outros insurgem-se apenas contra as criticas pois aparentemente é ser anti-sportinguista.

Do outro lado , quem gere e devia ser exigente começa cedo a canção da desculpabilização e apontando como é apanágio naqueles que são incapazes e medíocres para a arbitragem como mal maior de estarmos onde estamos.

Pela 2 época consecutiva na 3 jornada estamos já a correr atrás do prejuízo. Isso sim devia ser analisado e perguntar-se o porquê de um plantel recheado de bons valores não funcionar como equipa. Questionar-se o porquê do treinador ser incapaz de colocar as melhores peças em campo e ter um sistema de jogo consentâneo com uma equipa que pretende ser campeã.

O meu post de ontem não pretendia a cabeça do treinador mas sim a responsabilização do mesmo. No fundo a culpa não é dele. A culpa é de quem esta desfazádo uma década da realidade e vive abastadamente do prestigio de um titulo conquistado há 10 anos. A exigência tem que ser muito mais que apontar o dedo ao arbitro por uma suposta falta mal marcada (que existiu) ou um golo não sancionado que a própria televisão não consegue tirar as dúvidas. Tenho de há muito que uma casa não pode ser construída sem bons alicerces. Ano após ano descuramos o item treinador achando que um bom plantel basta para atacar o titulo.

Todo e qualquer investimento sem ter alguém com saber e competência passa invariavelmente pelo logro.
E passa pelo logro porque acima do treinador não há uma estrutura forte que proteja o treinador e o grupo. Que faça passar a mensagem que o treinador é soberano mas que há gente acima a fiscalizar e a exigir mais e melhor. Ora há muito que essa estrutura não existe. Seria impossivel que um Vitor Pereira qualquer fosse campeão no Sporting!!!

Boloni foi o ultimo treinador campeão. Desde aí vários têm tentado mas todos falharam sendo que Paulo Bento foi o que por duas vezes esteve mais perto. Mesmo assim erros vários de um treinador em formação (tal como agora) e depois um declinio do sistema do jogo apresentado levaram a que ele proprio saí-se.

Peseiro-Paulo Bento, Bento-Carvalhal , Paulo Sergio-Couceiro , Domingos-Sá Pinto

Os treinadores têm sido sempre o menor problema quando deveria ser o principal!! Agora com 3 jornadas passadas e com a inabilidade demonstrada (até agora) para gerir o futebol leonino, quem dará um murro na mesa para exigir?

Entretanto os adeptos dividem, discutem , ofendem-se....tudo num processo que se acentua de ano para ano devido esta incapacidade para se apresentar um projecto credível. Pode-se não ser campeão. Há sempre factores e variantes que podem condicionar mas defendo que é necessário apresentar trabalho e resultados. O momento e futuro leonino muito dependem disso pois foi o caminho que Godinho Lopes escolheu seguir. Há largos anos que andamos a querer viver como grande e ir atrás dos nossos rivais quando devíamos repensar as nossas estratégias pois esta tem falhado continuamente!!!

Sem CL é impossivel manter uma equipa paga a peso de ouro. Sem dinheiro vende-se percentagens dos passes para sobreviver e quando vamos vender praticamente recebemos uns míseros trocos e recomeçamos este ciclo vicioso em que nos metemos. Haverá quem diga que os outros também o fazem. Desconheço e com o problemas dos outros posso eu bem. Eu pergunto, se ficarmos de novo num 4 lugar como será a próxima época?

Godinho Lopes procura desesperadamente investidores. Mas não seria mais honesto e inteligente limpar-mos nós a casa abdicando de utopias como o titulo e preparar-nos para o futuro próximo?

Eu tenho os pés bem assentes no chão. Cada ano que passa , cada investimento na equipa principal (ainda por cima com fracos timoneiros) afasta-nos dos 2 outros rivais e deixa-nos cada vez mais com um passivo monstruoso do qual vejo cada vez menos hipóteses de sair.

Mas importante é apontar o dedo aos árbitros para disfarçar as nossas insuficiências e não jogarmos muito mais e melhor. Entre nós adeptos a guerra será sempre a mesma, infelizmente. Basta ver a caixa de comentários....

Por ultimo não posso deixar de criticar que um presidente da assembleia geral tenha uma frase deste tipo " este resultado não foi bom nem foi mau..." para o Sporting tudo o que não seja vitória tem que ser mau resultado. Pelo menos é a minha maneira de ver as coisas. Vivemos demasiado do politicamente correcto. Talvez seja por isso que o clube não passe da cepa torta. Falta sentido critico à massa directiva.

Desculpem o desabafo.

SL

Miguel Damas

domingo, setembro 16, 2012

Quem aperta contigo?


Mais uma jornada , mais um jogo miseravel e mais uma vez sem vitória. O treinador conseguiu arranjar maneira (já depois de ter montado mais uma vez mal a equipa) de oferecer o empate ao adversário ao meter o inarravel Carriço em jogo perdendo por completo um meio campo já de si fragil por ter tanta gente igual.

Gostava de saber como vai a direcção lidar com uma personagem que foi apenas lá colocada para calar criticas e que em vez de melhorar definha cada vez mais o nosso futebol. A equipa tem mais soluções que o ano passado menos no ataque mas não explica a incapacidade de darem 3-4 passes seguidos sem a perderem ou os chutões para a frente .

3 jornadas, 2 miseros pontos e um score de 1-2. Vamos tapar o sol com uma peneira?

SL

Miguel Damas

sexta-feira, setembro 14, 2012

Desabafos

Fez por estes dias 9 anos que partiu a minha maior referencia Leonina e a razão do meu Sportinguismo. Um homem que me ensinou a ver para além dos nomes e amar um emblema e uma camisola.

Sou muito critico para com variadas situações no clube. Por vezes exagero nos meus comentários por viver tão intensamente o clube. Não concordo com a politica seguida há largos anos e confunde-me imenso que ano após ano não se aprenda com os erros. Olhando para o estado da nação Portuguesa e no fundo do nosso Sporting não faltou quem avisasse para os sucessivos logros e maus negocios.

Não adianta chorar, adianta sim arranjar soluções para podermos sair deste ciclo vicioso em que nos metemos. As ultimas semanas e dias temos sido bombardeados com noticias nada animadoras para o clube. Tirando o regresso do Basquetebol e o ressurgimento do Hoquei na 1 divisão temos tido muito pouco para sorrir no que concerne ao nosso futebol profissional.

Percentagens diminutas dos passes dos jogadores, ordens de congelamento de prémios da UEFA, mais um ano com um relatório de contas com um gigantesco prejuizo. Eu sei que houve um enorme investimento da equipa principal. Mas como poderemos reaver esse investimento com maus resultados, más classificações mas acima de tudo pouca percentagem para fazer mais valias? Dirigentes suspeitos de actos ilicitos...tudo situações que mancham o bom nome do clube!

Resta-me como adepto continuar apenas a apoiar? Comer e calar? Será que mesmo aqueles que aqui surgem a defender o quase impossivel conseguem dislumbrar uma saida para isto tudo?

Resta-me esperar que me façam ver que era eu o errado. Que todo este caminho é necessário que realmente no 3 ano de mandato deste presidente haja finalmente resultados positivos. Tenho as minhas reservas mas como verde é a cor da esperança....

Que alguem aperte com o treinador e que não seja só ele a apertar com os jogadores e possamos ter uma época que corte com o passado recente. Que seja possivel festejar um titulo e que nos devolvam as alegria das vitórias.

SL

Miguel Damas

terça-feira, setembro 11, 2012

Ferido no orgulho "leonino"

Decidi escrever estes poucos caracteres por uma razão que quero essencialmente deixar claro, o estar ferido no meu orgulho enquanto Sportinguista!

Ontem a questão Luis Duque e Rui Meireles no "caso João Pinto"... Hoje o incumprimento das regras do "fair play" financeiro da UEFA que nos retém as receitas  se até ao próximo dia 30 não apresentarmos provas de pagamento.

Quanto ao primeiro caso todos os que comigo privam sabem a minha opinião. Não quero no Sporting nem pintado gente como tão "amado" por tantos, Luis Duque. Representa para mim tudo aquilo que o Sporting não deve ter como dirigente. E fico-me por aqui, sem mais delongas.

Quanto ao segundo caso, e ainda no rescaldo de ontem, apenas um desabafo. Aguardo pelas explicações oficiais. Estou triste, no entanto!

O "meu" Sporting não é isto... NUNCA

Juvenal Carvalho

terça-feira, setembro 04, 2012

O Basket começa a rugir no seio do "Leão"!

As 21 horas do dia 3 de Setembro, com o Multiusos de Odivelas como palco, apadrinharam o regresso do Basquetebol ao Sporting Clube de Portugal. Será assim um momento histórico e que todos queremos feliz. O início coube à equipa sénior feminina, que competirá na sua totalidade por verdadeiro amor à camisola e à modalidade. Serão seguramente "leoas" de vontade indómita.
Treinadas por Jaime Brito da Torre, estiveram presentes as seguintes jogadoras, na sua grande maioria ainda muito jovem com idade de junior: Joana Claro (Ex- Montijo), Catarina Cipriano (Ex- Odisseia), Patrícia Duarte (Ex- Ac. Coimbra), Cláudia Vieira (Ex- Odisseia), Liliana Marques (Ex- Lisnave), Soraia Guerreiro ( Ex- Moscavide), Helena Casqueiro (Ex- Carnide), Ana Cunha (Ex - Montijo), Beatriz Antunes (Ex - ACERT), Marta Azevedo (Ex- Montijo), Yamili Cruz (Ex- Torres Novas), Carolina Claro (Ex - Moscavide), Andreia Gomes (Ex- Torres Novas) e Djennifer Monteiro (Ex- AACC Calvão). Ausentes, mas que integrarão a equipa estiveram Joana Cardoso (Ex - Algés) e Marta Castel-Branco, (jogava em Espanha).

Nos próximos dias será a vez dos escalões de Sub-8 a Sub-12 em masculinos e femininos, que ocuparão a Escola Secundária do Lumiar às terças e quintas das 19 às 20,30 horas. e na segunda quinzena de Setembro da equipa de Sub-14 masculinos, que se instalará no Pavilhão da Ajuda.

 
Também estão previstas a criação de "Academias" a celebrar com Núcleos do Sporting espalhados pelo país.
O BASKET está de Volta!!!
 
Juvenal Carvalho