"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, outubro 29, 2012

Bruno Esteves, o lampião de serviço...

Começo pelo fim: erro grave do lampião Bruno Esteves ao não sancionar um atraso de um defesa da Académica para o seu guarda-redes que daria ao Sporting uma excelente oportunidade para ganhar o jogo. Tal como em Moreira de Cónegos foi-nos sonegada a hipótese de ganhar o jogo!

No resto do jogo, tivemos uma primeira parte pobre, indigna de um jogo de Primeira Liga. No segundo tempo, a qualidade de jogo melhorou um pouco, tanto a Académica como o Sporting tiveram uma grande ocasião de golo mas os guarda-redes brilharam aí.
No entanto, haveria de aparecer Bruno lampião Esteves a fazer com que o Sporting esteja a 10 pontos da liderança, fazendo por certo um favorzinho a quem lhe passa a mão pelo pêlo...


Lion King

quinta-feira, outubro 25, 2012

O pesadelo continua

Mais uma derrota. Hoje em Genk, por 2-1. O golo do Sporting foi marcado por Schaars.

Até entramos bem no jogo, com o golo do holandês Schaars após canto de Adrien para a entrada da área, para o remate de primeira de Schaars. O Genk deu-nos trabalho e chegaria ao empate após uma falha gritante (mais uma!) da defensiva leonina, que deixou o homem do Genk sozinho para cabecear para o fundo da baliza de Rui Patrício. E assim chegamos ao intervalo com empate 1-1.
Na maioria da segunda parte o Sporting foi melhor, dominou, criou os lances de maior perigo que poderiam ter redundado em golos para a nossa equipa, mas não fomos eficazes. O jogo mudou após a expulsão desnecessária de Boulahrouz, levando o Genk a acreditar que poderia ganhar o jogo. E ganhou-o mesmo, já na parte final na sequência de um canto, para mal dos nossos pecados.

Lion King

quarta-feira, outubro 24, 2012

Francky Vercauteren é o treinador escolhido

Francky Vercauteren é o treinador escolhido por Godinho Lopes para o comando técnico do Sporting. Trata-se de um treinador belga, de 55 anos, e que já se sagrou por três vezes campeão da Bélgica. Ganhou dois campeonatos no Anderlecht e um no Genk, clube no qual ganhou também a Supertaça da Bélgica. De referir também que Vercauteren já foi seleccionador da Bélgica, tendo na última época treinado o Al-Jazira.

Francky Vercauteren assinou até ao final da época, com opção de renovação do contrato. Aqui lhe desejo boa sorte, Mister Vercauteren!


Surgiu também a informação da recomposição do conselho de administração da SAD, por causa da saída de Luís Duque. O lugar de Duque passa agora a ser ocupado por Silva e Costa.


Lion King

terça-feira, outubro 23, 2012

Paulo Farinha Alves é o novo director para o futebol

Em comunicado divulgado no site do Sporting, informa-se que Paulo Farinha Alves é o novo director para o futebol na dependência de Godinho Lopes que assume directamente a pasta do futebol do Sporting. Eis o comunicado:

No âmbito de um processo de reestruturação devidamente ponderado e já iniciado com o projecto de fusão da SPM com a Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD, a Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD, nomeou Paulo Farinha Alves para o cargo de Director do Futebol Profissional, na dependência directa do Presidente, que assumirá directamente o futebol. Na mesma estrutura, Pedro Cunha Ferreira acumulará a função de Secretário-Geral da SAD com o de Director do Futebol de Formação.


Este processo de reestruturação contemplará uma maior transversalidade entre o Conselho de Administração da Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD e o Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal.

Nos próximos dias serão prestadas mais informações sobre o processo de reestruturação em curso.


Lisboa, 23 Outubro de 2012

O Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal

O Conselho de Administração da Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD



Lion King

Duque e Freitas de saída



Foram anunciadas as saídas de Luís Duque e de Carlos Freitas do Sporting. Luís Duque renunciou ao cargo de administrador da SAD e Carlos Freitas chegou a acordo para a sua saída. Trata-se de duas baixas que não me surpreendem pois a época desastrosa que estamos a fazer têm nestes dois rostos, responsáveis, do muito mau que a equipa de futebol tem feito. De Luís Duque, devo dizer, que deu tiros nos pés que o levaram a este desfecho, sendo que de Carlos Freitas apesar de a contratar jogadores ser um director desportivo de créditos firmados, como vendedor de activos, foi uma lástima pois vendeu jogadores a preço de saldo e ofereceu a custo zero quem não teve capacidade para colocar no mercado!

Lion King

domingo, outubro 21, 2012

Quem se responsabiliza?

1º objectivo da época hipotecado! Lá se foi a Taça de Portugal aos pés do modesto Moreirense!

Quem se responsabiliza por este falhanço???


Como é possível estarmos à duas semanas para contratar um treinador !!!???


A fotografia deste post, resume aquele que é o rosto da incompetência no Sporting, para mim. Os sportinguistas não merecem estar a passar por isto, a ser enxovalhados jogo sim, jogo sim!


RUA COM A PARASITAGEM QUE CORROE O ENORME SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!


Lion King

quarta-feira, outubro 17, 2012

Sporting TV arranca em 2013

Boa notícia, no meio de um rol de notícias negativas que têm marcado os últimos dias no Sporting, aí estará no ar, no próximo ano, a Sporting TV!

Creio que a criação de um canal televisivo do SCP, é um passo importante na divulgação da cultura sportinguista, e será o rumo certo para um clube com a grande dimensão do Sporting. A exemplo de muitos outros grandes clubes, teremos o nosso canal de televisão próprio e creio que a grandeza do Sporting aumentará pois dará a possibilidade de aos milhões de adeptos que o Sporting possui, estarem mais próximos do clube e da sua vivência diária, a todos os níveis da dinâmica do SCP.

É com projectos destes - que espero seja um projecto sustentado do ponto de vista financeiro - que o Sporting evolui e cresce, pois a comunicação hoje em dia, é a base de divulgação, do ideal sportinguista.

Aqui terão um assinante desde a primeira hora!!!

Lion King

quinta-feira, outubro 11, 2012

O homem certo, no lugar certo

Aqui deixo aquela que seria a minha escolha para a liderança técnica da equipa do Sporting, sendo que a vou fundamentar devidamente: Co Adriaanse!
Acho que o Sporting precisa de um treinador que seja ganhador, que ponha a equipa a jogar um futebol de ataque, por isso, atractivo para quem assiste e que leve adeptos ao Estádio! E sinceramente vejo em Adriaanse, um técnico com capacidade para devolver o Sporting aos títulos, e ter um futebol condizente com a sua grandeza! Acho que é isso que nos faz falta para acordar muita massa adepta sportinguista adormecida!!!

É um treinador que tem a experiência de orientar grandes equipas - já treinou o Ajax e o Porto - tendo sido campeão em Portugal no ano que cá esteve, onde conseguiu a dobradinha. Conquistou posteriormente o campeonato da Áustria com o Red Bull Salzburgo, sendo outra conquista de relevar. É um treinador independente, com uma mentalidade forte, capaz de se fazer impor pelas suas ideias, e inimigo das opiniões dos papagaios que no Sporting tanto gostam de aparecer em tudo o que é comunicação social! Lembro que ao corrupto-mor presidente do Porto, mandou-o dar uma volta depois de tudo o que lhe fizeram, como uma tentativa de agressão dos adeptos do Porto, quando treinou em Portugal!


Acho que para um clube em permanente ebulição como o Sporting, nada melhor que um treinador disciplinador, com capacidade para blindar o balneário, para fazer com que os jogadores que têm o privilégio de vestir a nossa camisola se comprometam com o clube e suem pelo nosso sucesso.

Por mim, vinha Adriaanse!


Lion King

terça-feira, outubro 09, 2012

Quem escolheria para treinador do Sporting?

O Sporting está actualmente à procura de treinador para a sua equipa de futebol, depois da saída de Sá Pinto, sendo que nesta altura certamente serão equacionadas muitas hipóteses. Aquilo que peço aos dirigentes é que contratem um treinador ganhador e que seja capaz de devolver o Sporting aos títulos, que torne o Sporting, campeão!

Apesar de estarmos a oito pontos da liderança da Liga, ainda só vamos na 6ª jornada, por isso, temos ainda muito campeonato para recuperar!

Quem escolheria para assumir o comando técnico do Sporting, nesta fase?


Lion King

segunda-feira, outubro 08, 2012

Eterno


Faria hoje 65 anos a nossa eterna lenda Vitor Damas. Um homem a quem fui beber o meu Sportinguismo, idolo e modelo para milhares de adeptos Leoninos e mesmo para rivais.

Num momento conturbado (mais um) do nosso clube nada como recordar palavras dele sobre aquilo que era o Sporting que preconizava.

SIMBOLISMO BACOCO


Sempre senti algum desconforto quando era apontado como simbolo do S.C.P.
Basicamente porque, na minha ligação ao clube com cerca de quarenta anos, começei aos cinco a fazer ginástica, aos onze a jogar futebol e aos 40 como técnico (mesmo nos oito anos que estive fora não deixei de estar em contacto com ele) . Bem cedo memorizei o inicio da mais célebre marcha do clube “ o Sporting nasceu um dia com o simbolo do leão”, leão esse que me habituei a ver à entrada da sede na rua do Passadiço, quando fazia ginástica e mais tarde na porta 10-A quando começei a frequentar a escola de futebol do saudoso Mário Inbelony.
Este meu contacto com o clube aproximou-me precocemente dos grandes atletas da época e por inerência a adoptá-los como referências. Eram só… Carlos Gomes, Travassos, Juca, Fernando Mendes, Hilário, Manuel de Oliveira, Manuel Faria, José Rocha, Alberto Matos, Pedro de Almeida, João Roque, Joaquim Agostinho, Bessone Basto, Marques, Brito, Carlos Rua, Vitor Ferreira, Rendeiro e tantos outros…
Grandes campeões dos quais guardo uma imagem de grande dedicação ao clube, muita humildade e também o reconhecimento de que foi graças ao S.C.P., aos seus técnicos e às boas condições de trabalho que se tornaram referências para os jovens da época. Jovens esses que necessitavam de naturalmente ser motivados para as diferentes modalidades quer como atletas quer como adeptos.
É esta a grande recompensa dos atletas com êxito, que se dedicam anos a fio a qualquer modalidade.

Quem serve um clube arrisca-se a ser prestigiado, seja ele atleta, técnico ou dirigente.


No caso do Sporting, passamos todos à História como referências através de um único simbolo – o leão.É absolutamente bacoco desejar mais do que isso….


Vitor Damas
(1947/2003)

SL

Miguel Damas

Sargentão a caminho?



E pronto: parece estar escolhido o próximo inquilino do nosso banco de suplentes - Luiz Felipe Scolari!

Afigura-se agora como provável que venhamos a ter um 'Sargentão' a disciplinar aqueles meninos mimados preguiçosos e muito bem pagos... mesmo que tacticamente o homem nunca me tenha impressionado por aí além.

Mas pelo menos muda-se de perfil de treinador... finalmente! Resta saber que ordenadão vem ele receber, o homem que um dia foi o treinador mais bem pago no Mundo!

Não dou saltos de contente - bem pelo contrário - mas sendo ele o escolhido desejar-lhe-ei a melhor sorte do mundo.

Nuno M Almeida


domingo, outubro 07, 2012

Assim não vale sequer a pena!


Quando estamos de rastos - muito por culpa própria - todos nos pontapeiam!

Nuno M Almeida

sexta-feira, outubro 05, 2012

Carta aberta a Ricardo Sá Pinto

Caro Ricardo,

Quebro o silêncio a que há três meses neste espaço de comunhão leonina me remeti - blogue que tive o prazer de fundar há já nove anos - para te dirigir pela segunda vez directamente algumas palavras.

Infelizmente, e uma vez mais, por motivos menos agradáveis.

Quero desde já frisar que lamento toda esta infeliz situação agora ocorrida e que enquanto sportinguista tudo isto me entristece profundamente.

No chafurdanço habitual destas polémicas muito se diz, contradiz e pouco se acerta. E como é óbvio, os detractores do nosso clube - muitos deles pretensos sportinguistas - nem sequer fazem já um esforço para disfarçar o seu voraz apetite de sangue, aproveitando, sem qualquer noção dos limites da decência, para denegrirem a instituição que tanto amamos. E sobretudo, denegrirem os seus símbolos e atletas que tanto tão e deram pelo clube, e que exemplarmente o honraram e serviram.

 Neste tipo de situações a razão nunca está apenas de um dos lados, nem a culpa pode ser imputada a um único protagonista. Mas...

É sabido que dificilmente algum dia se revelará com exactidão e imparcialidade o que nos últimos meses se passou nos meandros da equipa profissional de futebol, mas estou certo que o sentimento que neste momento te invade é de profunda mágoa e alguma injustiça. Porque sei que és leão de coração e porque sentes este clube como qualquer adepto mais ferrenho.

Não quero tomar partido por nenhuma das partes (direcção, jogadores..). mas também não vou incorrer na tentação fácil de te sacrificar na praça pública, com um julgamento sumário pouco avisado e cobarde. Como alguns sportinguistas de pacotilha prontamente o fizeram.

Mereces e merecerás sempre todo o meu respeito!

Prefiro antes enaltecer o facto de um homem nascido dragão ter tido a lucidez de se tornar genuina e apaixonadamente leão de coração, tendo sempre representado com denodo e garra o nosso símbolo e camisola.

Prestaste um grande serviço ao clube nestes últimos meses, disseste 'presente' quando tal te foi pedido, já que sei que não foste tu quem se ofereceu para o lugar de técnico principal da equipa profissional de futebol, e muito menos te puseste em bicos-de-pés.

O que lamento é que os ratos agora se escondam e que não assumam as suas responsabilidades perante adeptos e sócios. Uma vez mais o sacrificado na praça pública é o treinador!

Para mim, pedidos de desculpa aos sócios perante as câmaras pouco ou nada me dizem. São palavras vãs e de ocasião. Quiçá, fruto da recomendação de iluminados conselheiros que gravitam à volta do poder de Alvalade. Cada vez tenho menos paciência para o grupinho do croquete e da bancada VIP ou da tribuna de honra. O verdadeiro Sporting está nas bancadas, no adepto e no sócio anónimo...

A verdade, nua e crua, é que o mal do Sporting é estrutural, que é evidente a falta de liderança a todos os níveis e que muitos - numa lógica de amiguismo que há muito impera no clube - estão confortavelmente instalados nas suas funções, recebendo no final de cada mês dezenas de milhares de euros. E nisto incluo alguns (vários) jogadores do nosso plantel, porque ontem foi por demais evidente e escandaloso que te estavam a fazer a 'cama'. O problema foi que disfarçaram muito mal...

A ser verdade o que há pouco me disseram, é ainda de uma profunda e inqualificável falta de respeito por ti, por tudo o que deste pelo clube, que sejas exonerado do cargo de treinador da equipa principal e que ainda tenham o desplante de te convidar a orientar a equipa B! Teimamos em desrespeitar e humilhar quem tanto dá pelo clube!

Mas não sou ingrato, e como para mim serás sempre um exemplo de entrega ao clube, de paixão, de garra, de suor e de coragem, faço questão de te enviar daqui um abraço solidário, agradecendo sinceramente a forma entusiástica e contagiante como sempre representaste as nossas cores.

Para mim és e continuarás sempre a ser RICARDO, coração de LEÃO!

 Com todo o orgulho continuarei a ter a camisola do centenário do nosso Sporting, por ti generosamente autografada.

Um forte abraço solidário e leonino,

Nuno M Almeida
sócio 12.908



(sempre fiz questão de sublinhar que há anos não concordo com o perfil de treinador pelo qual o clube tem optado. Pode ser desta que se decida contratar um técnico estrangeiro de créditos firmados, com um currículo que imponha respeito aos meninos mimados e acomodados do plantel, e que os ponha a jogar aquilo para o qual são altamente remunerados: futebol!)

quinta-feira, outubro 04, 2012

Três secos na Hungria!

Resultado humilhante para o Sporting, esta derrota por 3-0 aos pés do modesto Videoton! Demonstramos uma fragilidade enquanto equipa, atroz, e assim o Videoton fez 3 golos, o último numa oferta clamorosa de Boulahrouz. O Sporting durante o jogo dispôs de poucas oportunidades de golo, mas ao não marcar, não conseguiu entrar na discussão do resultado.

Sá Pinto, revelou estar completamente perdido! Equipa mal escalada, convocatória mal feita, enfim um rol de erros interminável e que culmina com mais uma humilhação! Para domingo, prevê-se mais um escândalo e se calhar só aí é que os dirigentes vão abrir os olhos para esta pouca vergonha que vamos assistindo jogo após jogo! Ou se calhar, não!!!
Triste fado, este a que vamos assistindo...

Lion King

terça-feira, outubro 02, 2012

El Capitan


Uma das poucas coisas boas do jogo com o Estoril foi ver que finalmente o Sporting têm um capitão de equipa na verdadeira acepção da palavra. Para uns a reprimenda de Cédric foi um exagero, para outros e para mim, viu-se ali um verdadeiro campeão e um líder. Para mim uma equipa ganha-se com jogadores destes. Uma individualidade que converge para uma comunhão colectiva. Pena a saída de Oguchi que era para mim outro jogador respeitado e que fazia balneário (são contas de outro rosário) e ainda sobra Schaars que é outro capitão sem braçadeira. Espero que Ricardo Sá Pinto reveja bem as suas opções porque é mostrando algo mesmo perdendo que se pode acreditar no seu trabalho. Os últimos 2-3 jogos têm sido uma estagnação total.

Mas falando de outras coisas boas. Gostei da exibição de Viola e da estreia de Betinho. Pena que este ultimo tenha tido a sua primeira aparição num jogo assim tão de aflitos. Quanto ao Argentino , mostrou bons pormenores e deixando agua na boca para quando for melhor servido e aproveitado pela equipa.

SL

Miguel Damas

A equipa portuguesa mais bem cotada

Para a IFFHS, o Sporting é a equipa portuguesa mais bem cotada no seu ranking, de acordo com o que foi hoje noticiado:


Ranking actual (entre parêntesis a posição no mês anterior):




1 (1) Barcelona(Espanha), 343,0

2 (2) Universidad de Chile (Chile), 300,0

3 (4) Boca Juniors (Argentina), 286,0

4 (3) Real Madrid (Espanha), 281,0

5 (6) Atlético de Madrid (Espanha), 264,0

6 (5) Chelsea (Inglaterra), 256,0

7 (8) Bayern (Alemanha), 248,0

(10) Corinthians (São Paulo), 248,0

9 (7) Athletic Bilbao (Espanha), 240,0

10 (11)Vélez Sarsfield(Argentina), 227,0

(...)

27 (17) Sporting (Portugal)

73 (62) Benfica (Portugal)

90 (71) Sp. Braga (Portugal)

105 (99) FC Porto (Portugal)

166 (163) Marítimo (Portugal)

409 (405) Académica (Portugal)    

É certo que os resultados esta época não têm sido famosos, mas não deixa de ser prestigiante ver o Sporting cotado como a melhor equipa portuguesa! Há que recomeçar a ganhar nos próximos jogos para melhorarmos a classificação neste ranking e manter o estatuto, por isso só me resta desejar:
FORÇA SPORTING!    


Lion King