"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, dezembro 30, 2012

18 Meses Aterradores


Quero começar esta crónica pedindo desculpa pelo facto de não ter resistido ao período de silêncio sobre o Sporting. Existem situações que não consigo calar. Apesar de entrado nos "quarentas", contnuo a viver o nosso Clube com uma paixão que considero por  vezes infantil e  que me leva a pensar que existe ainda em mim um enfant terrible que me faz viver demasiado coisas que já não me deveriam surpreeender.

 Sendo assim, interrompo o silêncio para vir falar daqueles que para mim são "só" os 18 meses mais trágicos dos 106 anos de História do Sporting Clube de Portugal.

Não quero resumir apenas isto ao nosso futebol. Começo no entanto por aí. Nestes 18 meses contratou-se um treinador a quem deram 19 jogadores novos para trabalhar, depois do tal cheque e vassoura prometido por esse proeminente "homem do futebol" chamado Luis Duque. O mesmo que passados poucos dias ameaçou bater com a porta e veio a apoiar, em contraciclo com os dirigentes, um outro candidato à FPF. Coisa pouca, para figura tão circense. Passados poucos meses, e na semana em que Domingos Paciência nos garantia o apuramento para a final da Taça de Portugal, onde derrotámos o Nacional, acabámos por despedir Domingos, um dia depois de Godinho Lopes ter assumido que isso nunca iria acontecer.

Passadas menos de 24 horas de Godinho, mas sobretudo Duque, ter empurrado com a  barriga Domingos, foi contratado o tão agradável Sá Pinto, para muitas franjas de adeptos leoninos.O estado de graça deste, que como eu previa seria breve, foi interrompido no dia da final da Taça de Portugal, onde perdemos, mas que como estranho "prémio" lhe valeu a renovação por mais um ano a acrescer ao período que já tinha. Também este sem honra nem glória deu lugar momentâneo a Oceano.

Entretanto, e com Oceano a continuar o estado de coisas, eis que Godinho Lopes decide demitir Luis Duque e Carlos Freitas e chamar a si um "regime presidencialista". Chamou para o cargo de director do futebol um tal de Paulo Farinha Alves, que juro não sabia quem era. Após isso foi contratado o belg Franky Vercauteren, mais um ilustre desconhecido entregue aos bichos. Está lá há relativamente pouco tempo mas o bilhete de ida foi-lhe dado com a contratação de Jesualdo Ferreira para o pomposo nome de "manager", que afinal parece que não é bem assim... Enfim, siga o rol de nomes. A verdade é só uma. Das quatro competições em que entrámos, estamos, ainda antes do final do ano civil afastado de todas, sendo que no Campeonato estamos a 2 pntos da linha água. Pior era impensável. Nem com um discurso parecido com o do ministro da Informação do Iraque, Luis Godinho Lopes conforta alguém, nem mesmo os "carneirinhos" mais optimistas e seguidistas.

Não. Não votei em Godinho Lopes nem no seu saco de gatos de luxo. Estavam lá siameses, bosques da noruega, persas, rafeiros,etc... Desse saco já saltaram PPC - colocou o nome do Clube na pior das lamas e vamos a ver com que repercussões futuras - Luis Duque, Carlos Freitas e Carlos Barbosa, a sua entourage que lhe valeu a vitória, ou segundo a figura verdadeiramente patética de Eduardo Barroso, "apenas" o presidente da Mesa da Assembleia Geral, talvez não. Falou mesmo à boca cheia aquilo que se falava em surdina."Existiram graves irregularidades na noite eleitoral".

Enfim, é neste momento de tristeza e em que se discute a sobrevivência no escalão maior do nosso futebol - eu nem quero ouvir falar disso como hipótese académica - e mesmo financeira, mais uma vez com a crise chega o "papão" da banca, que eu faço um humilde pedido ao Presidente Godinho Lopes: Saia agora, não deixe que esta agonia se prolongue. Não queira que em Janeiro se realize uma AG que tem tudo para poder ser tumultuosa. Acredito que queira o melhor para o Sporting. Abandone, porque não sendo o único culpado, longe disso, acaba por ficar no retrato mais negro dos 17 anos do "roquettismo".

O Sporting precisa de mudar o paradigma. Deixei de ter medo de aventureiros. Tenho medo é do actual estado de coisas. Acredito que no universo numeroso de sportinguistas apareça gente idónea e com capacidade. Disto não quero... Estou angustiado!

Juvenal Carvalho

Já não há mais tempo para brincadeiras...

Agora já de pouco adianta falar do chamado Projeto "Roquette", nem dos seus desvarios, incompetência, má gestão, desmandos, etc., eu sei lá. Nem da aceleração do "projeto" no sentido negativo, no tempo de FSF. Nem do inenarrável JEB.
E do atual LGL, ainda se pode falar porque está em funções. Mas o que dizer?-Pouco se aproveita, mesmo se  se tiver a bondade de reconhecer algumas "boas intenções". Correu tudo mal.
Amigos, é impossível fazer pior ao Sporting!
O nosso Clube se tivesse sido Clube gerido por empedernidos, parciais e mal-intencionados rivais dificilmente estaria pior do que está. Chega de fazer mal ao Sporting!
Mas agora "chega de brincadeiras". Há que tomar medidas extremas. Não se pode perder mais tempo, nem dar mais tempo.

É urgente criar uma "Comissão Administrativa". Não temos outra hipótese; pelo menos não vejo outra solução. Seria composta por 5 ou 7 membros sendo um o "coordenador". O Coordenador seria uma pessoa de larga experiência de Sporting e Sportinguismo, "cinquentenário"; não necessitava de ter fortuna pessoal. Tem de ter ascendente sobre os outros membros. Os outros 6 membros seriam Sportinguistas reconhecidos no Clube e na Sociedade dispostas a salvar o Sporting e a abdicar dos seus egos em prol do Sporting. Este aspetos é crucial e indispensável.
A Comissão Administrativa teria algumas missões:
a) Unir o Clube
b) Assegurar os pagamentos imediatos
c) Parar com contratações "loucas" e dispendiosas que atiram o Clube para a frente na direção do abismo.
d) Emagrecer o plantel e a "chusma" de Empresas. Em resumo, adequar as despesas às receitas. Voltar ao Sporting, tradicional, sportinguista e eterno.
e) Estancar a perda de Património. Nem mais um centímetro quadrado alienado, nem mais uma participação desbaratada.
f) Acabar com "engenharias financeiras" (?) tresloucadas que irão acabar com o Sporting. Mas simultaneamente negociar com o Bancos de forma a facilitar o pagamento das dividas; caso contrário, nem o Sporting consegue pagar, nem os bancos acabam por receber...
g) Alterar os Estatutos de modo a blindar o Sporting dos aventureiros tipo Roquette e sucessores.
h) A pouco ir amortizando as dívidas da forma mais lógica e comprovada: conseguir sempre um pouco mais de receitas do que de despesas.
i) A longo prazo retomar (re-comprar) as ações da SAD para retorno ao Clube. Nesta altura já não haveria Empresas sanguessugas na órbita do Sporting.

Meus Amigos, não vejo outra solução.
Quem souber fazer melhor que diga ou faça.
Gabriel Almeida

sábado, dezembro 29, 2012

Foi-se tudo.....só faltas tu....

Nem campeonato, nem europa, nem taça, nem taça da liga. Antes do fim do ano, o Sporting clube de Portugal está arredado de todas as competições. Os que ainda acreditam no pai natal e por consequencia no nosso toureiro-mor acham com toda a certeza que melhores faenas virão. Aqueles que preferem pensar no tacho que no próprio clube tentam agora agendar um congresso Leonino para evitar uma AG e a destituição deste visionário que nos levará a Liga Orangina.
Outros adeptos ou sócios como eu esperam apenas que este pesadelo chamado Godinho Lopes chegue ao fim e que se afastem para sempre com ele os Ricciardis, os Guedes e os Figueiredos desta vida.
BASTA de incompetencia. DEMITA-SE!!!!

ADENDA

"Forte contestação a jogadores e treinador à saída do estádio dos Arcos
Por Pedro Barros

Os adeptos do Sporting esperaram que jogadores e Franky Vercauteren saíssem do estádio dos Arcos em Vila do Conde, para mostrarem o seu descontentamento em relaçã
o ao momento da equipa após a derrota por 3-0 com o Rio Ave, para a Taça a Liga.

Quase todos os jogadores foram muito assobiados. As exceções foram Rui Patrício, Rinaudo (atual capitão) e Capel. Vercauteren também não escapou à contestação dos adeptos.

As palavras de ordem mais ouvidas foram «palhaços joguem à bola» «vocês são uma vergonha» ou «o Sporting somos nós».

 
Nada disto foi ouvido por Godinho Lopes, que se esquivou ao contacto com os adeptos, saindo pela porta por onde saíram os jogadores do Rio Ave."


O Toureiro fugiu a Faena???!!!!! Valente.......


SL

Miguel Damas

domingo, dezembro 23, 2012

Feliz Natal!

Aproveito este espaço, para desejar a todos um Feliz Natal!

Para a família sportinguista gostaria de deixar a seguinte mensagem: esta é uma quadra de paz, por isso, gostaria que todos os sportinguistas pensassem um bocadinho no Sporting nesta quadra natalícia. Acima de tudo, gostava que todos os sportinguistas se unissem em torno do nosso ideal, em torno do nosso clube, e que pensásse-mos que só com a união de todos os sportinguistas é que poderemos ter sucesso no futuro. Nunca vi uma organização que dividida, fragmentada, afastada, divorciada, tivesse sucesso, assim o acontece com o Sporting.
Está nas nossas mãos, nas mãos de todos os sportinguistas, cumprirmos a vontade de quem fundou o SCP, fazer com que o Sporting seja um grande clube, um clube ganhador no futuro!
Vamos a isso, vivó Sporting!!!

Lion King

terça-feira, dezembro 18, 2012

Novo empate na Madeira

Empate a 2 golos nos Barreiros entre Marítimo e Sporting, a contar para a Taça da Liga. Os golos leoninos foram apontados por Van Wolfswinkel e Xandão.

Assistimos a um jogo, onde o Sporting entrou muito bem com Viola num bonito remate a enviar a bola ao poste. O Marítimo viria também a ter um bom remate ao poste na segunda parte e neste capítulo, também tivemos igualados.
Na primeira parte o Marítimo reagiu, e criou os lances mais perigosos para golo, mas viria a ser Van Wolfswinkel a abrir o marcador num bom golpe de cabeça após um também bom cruzamento de Cédric. O Marítimo chegaria à igualdade e também à vantagem em dois lances de bola parada onde a falta de agressividade do Sporting - em erros que vêm sendo recorrentes, sem se mostrarem ser corrigidos - ditou um amargo de boca para as nossas cores.
A partir do momento em que tivemos em desvantagem, o Marítimo recuou, satisfeito com o resultado. O Sporting atacou e criou problemas à defensiva maritimista, tendo chegado ao golo num cabeceamento de Xandão, já perto do final. Para concluír parece-me que o 2-2 é um resultado justo, e que penaliza o Sporting, que continua a cometer erros básicos defensivos e que nos custou os 2 golos sofridos.

Continua a haver muito para Vercauteren corrigir, se queremos ganhar jogos! Esperemos que agora com Jesualdo Ferreira a equipa possa também ser ajudada e melhorar, pois avizinham-se jogos importantes para a Taça da Liga e para a Liga onde muito do nosso futuro se jogará!

Lion King

segunda-feira, dezembro 17, 2012

Jesualdo Ferreira, o novo manager do Sporting

Foi anunciado esta noite por Godinho Lopes, que Jesualdo Ferreira é o novo manager do Sporting. Trata-se de uma contratação para assumir um cargo de manager à portuguesa, figura diferente do tradicional manager à inglesa, ou seja, mantendo-se Franky Vercauteren como treinador da equipa principal do Sporting.

Devo desde já dizer que me custa ver ingressar no Sporting, um elemento que quando era treinador do Porto, perdeu várias vezes em que nos defrontamos, tendo demonstrado sempre um grande azedume pelo Sporting e um terrível mau perder, tendo um comportamento que visou sempre atingir-nos!
Como treinador não tinha a minha preferência para vir para o Sporting. Como manager, não lhe reconheço perfil para ocupar o cargo, acho que Jesualdo Ferreira continuará a ser um treinador, aos meus olhos, embora desempenhando uma função diferente, onde será importante um conhecimento grande do mercado futebolístico, algo que não vislumbro nas competências de Jesualdo Ferreira.

No entanto, acho bem que Godinho Lopes tenha procurado entregar o futebol do Sporting a quem perceba alguma coisa da matéria, visto que reconhecidamente não seria Godinho Lopes que teria competência para tal.
Espero estar enganado, mas acho que Jesualdo Ferreira será mais um nome a ser "queimado" na alta fogueira que é o futebol do Sporting hoje em dia! Quando não há competência, liderança e um rumo, creio que não se pode esperar sucesso!!!


Lion King

sábado, dezembro 15, 2012

Grande golo de Cédric e nada mais

Lion King

terça-feira, dezembro 11, 2012

Falta de liderança!



Liderança = s. f. Comando, direcção, hegemonia.

Quase 24 horas depois daquilo a que assisti em Alvalade, e ligeiramente mais a frio, não deixo de pensar que é uma brutal vergonha o estado a que chegámos: lutar pela manutenção! Ter quatro vitórias em vinte jogos! Estar a 18 pontos da liderança em Dezembro! Impensável, imperdoável, inaceitável! Não me lembro de uma época assim tão terrível nos meus 42 anos de vida!

Sem querer entrar por ora em grandes considerações isto nada mais é do que o resultado evidente daquilo que acontece quando não há liderança no clube, nem um projecto sério, credível e bem alicerçado. Pelo contrário, assiste-se ao desnorte e a decisões tomadas sem uma ponderação séria e lógica.

Definhamos cruelmente aos olhos de uma massa adepta que não o merece!  Ou se calhar até merecemos, nomeadamente aqueles que ao longo de anos temos caído no conto do vigário, embarcando em 'estórias' de projectos para o clube, que no fundo, e inexoravelmente, se têm resumido a uma crescente degradação do estado do Sporting.

Enquanto estiver ao leme alguém - na minha opinião - sem carisma e características para ser líder, enquanto se falar a várias vozes, enquanto se decidir de modo colegial, enquanto se der ouvidos a conselheiros que mais não ambicionam do que usar o clube como trampolim para as suas carreiras profissionais ou políticas -  ou para encher os seus bolsos - continuaremos neste rumo desenfreado direitinhos ao abismo.

E se já assustado e frustrado andava, a cada dia que passa ainda mais apreensivo fico quando o homem que lidera actualmente o clube cada vez mais soa - como uma amiga judiciosamente lembrou - ao caricato ministro da informação de Saddam Hussein. Godinho Lopes, após a humilhação caseira de ontem: "Demissão? É evidente que não. Estamos a fazer um trabalho de grande dimensão no Sporting. A sustentabilidade do clube é uma matéria fundamental. A minha preocupação, para além dos resultados desportivos, é criar uma sustentabilidade para o futuro do Sporting. É para isso que trabalho todos os dias."   Estamos conversados!

Nuno  M Almeida

segunda-feira, dezembro 10, 2012

A sorte do jogo pendeu para o Benfica

Derby bem jogado em Alvalade por parte do Sporting na primeira parte, com uma boa primeira meia-hora que culminou com um golo de Van Wolfswinkel num gesto técnico bem executado. A partir do 1-0, o Benfica reagiu e criou situações de apuro para a nossa baliza, mas chegaríamos ao intervalo a ganhar - e bem - com mérito e justiça.
Na segunda parte a história do jogo poderia ter sido positiva para o Sporting, que teve nos pés de Elias uma grande oportunidade para matar o jogo, mas o brasileiro não conseguiu concretizar. Acho que foi aqui que residiu a chave do jogo.
O resto da história foi a sorte que o Benfica teve no empate, com Rojo a ser infeliz e acabar por introduzir a bola na própria baliza. O Benfica acabou por chegar à vantagem, num penalty de Boulahrouz e fez o 1-3 com que se chegaria ao final do jogo, de novo com a sorte da bola que me pareceu ir para fora, bater num defesa do Sporting e entrar.
Creio que a sorte do jogo não esteve do lado do Sporting. A exibição leonina chegou a ser melhor que em alguns jogos anteriores onde averbamos maus resultados, creio, que pode ser uma base, para que os jogadores adquiram mais confiança e as vitórias comecem a aparecer. Mostramos que temos valor para fazer mais e melhor no que resta da temporada. Há que acreditar e começar a ganhar jogos!


Lion King

domingo, dezembro 09, 2012

Que equipa para o derby?

Este post apela à sua capacidade de treinador de bancada para que seleccione a melhor equipa do Sporting para vencer o derby contra o Benfica, amanhã à noite em Alvalade.

Eis a lista de convocados de Franky Vercauteren:

Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck
Defesas: Xandão, Boulahrouz, Rojo, Cédric, Dier e Insúa
Médios: Izmailov, Rinaudo, Pranjic, Gelson Fernandes, Esgaio e Elias
Avançados: Van Wolfswinkel, Capel, Viola, Carrillo e Labyad


AMANHÃ ÀS 20:15 TODOS A ALVALADE! VAMOS ENCHER O NOSSO ESTÁDIO E DERROTAR O NOSSO ETERNO RIVAL! SÓ A VITÓRIA VERDE-E-BRANCA INTERESSA!


FORÇA SPORTING, VENCE POR NÓS!!!


Lion King

sexta-feira, dezembro 07, 2012

Vitória na despedida da Europa

Vitória por 2-1 esta noite do Sporting sobre o Videoton, com os golos leoninos a serem marcados por Labyad e Viola.

Assistimos a um jogo entretido de parte a parte. Na primeira metade existiu equilíbrio e oportunidades para golo de ambos os lados, sendo de destacar o lance mais perigoso para os húngaros por intermédio de Renato Neto - jogador emprestado por nós - a atirar a bola à trave. Tivemos sorte aí nesse lance.
Na segunda parte, acabou por só dar Sporting. Tivemos oportunidades para fazer 3 ou 4 golos, mas só logramos marcar 2. Acabamos por sofrer um pouco, pela oferta de Rinaudo ao cometer um penalty desnecessário. Em suma, uma vitória justa para o Sporting, em Dezembro, a 4ª da época!

Lion King

quarta-feira, dezembro 05, 2012

À procura do triunfo

O Sporting fará amanhã o último jogo da fase de grupos da Liga Europa, marcando a despedida da competição nesta temporada. É um jogo onde apesar de desportivamente não termos nenhum objectivo em disputa, não deixa de ser importante por outros motivos:

- Procura da primeira vitória na fase de grupos da Liga Europa nesta época
- Prémio financeiro da UEFA, sempre útil aos cofres do clube
- Prestígio e orgulho da equipa do Sporting

Antevejo um jogo difícil, não só pelo momento que vimos atravessando como também pela possibilidade de apuramento que o Videoton ainda tem. Contudo, espera-se um Sporting à procura de uma vitória que possa minorar o sofrimento dos sportinguistas e também pela confiança que esse triunfo aliado a uma boa exibição pode gerar para o grande derby da próxima segunda-feira, jogo de grande importância para o nosso futuro na Liga.

FORÇA SPORTING, VENCE POR NÓS!


Lion King