"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, julho 28, 2013

Boas indicaçōes...

... e postura e atitude completamente diferentes comparativamente às deploráveis exibições da época passada.

Miúdos com sangue na guelra, talentosos, com vontade de ganhar e consolidarem o seu espaço no futebol português marcaram clara diferença - tal como já haviam feito há uma semana - em relação aos mercenários que foram contratados em contentores nas duas últimas épocas.

Se o clube optar definitivamente por uma política desportiva séria, credível, continuada no tempo, assente na excelência da nossa formação - salvaguardando com competência, ao contrário do que a anterior direcção fez, futuras novelas Bruma - mesclado com jogadores mais experientes mas com provas dadas, então a exibição e a vitória de ontem podem ser de facto o início de uma nova era.

Se voltarmos a caír na tentação de encher os bolsos a comissionistas sem atender a uma lógica desportiva honesta e às reais necessidades do plantel, andaremos sempre à mercê de uns quantos vigaristas que vão impunemente passando pelo clube!

Quero acreditar que desta vez estamos no caminho certo!


Sporting, 2 - Real Sociedad, 0

Ficha de jogo:

Estádio de Alvalade
Assistência: 28 994 espetadores

Árbitro: Hugo Miguel
Assistentes: Pedro Garcia e Hernâni Fernandes

SPORTING: Rui Patrício (Marcelo Boeck, 63m); Cedric, Eric Dier, Maurício (Fobobo, 68m) e Jefferson; William Carvalho e Adrien Silva (João Mário, 75m); Labyad (Esgaio, 46m; Rinaudo, 63m)), André Martins (Montero, 75m) e Capel (Carrilo, 63m); Cissé (Wilson Eduardo, 46m). 
Suplentes não utilizados: Não houve

REAL SOCIEDAD: Bravo; Estrada (Zaldua, 63m), Iñigo Martínez, Cadamuro (Etxabeguren, 63m) e José Angel (De la Bella, 63m); Chory Castro (Gaztañaga, 63m) , Elustondo (Ros, 46m) e Pardo (Fuchs, 63m); Carlos Vela (Sangalli, 63m), Seferovic (Agirretxe, 46m) e Zurutuza (Griezmann, 63m). 
Suplentes não utilizados: Zubikarai.

GOLOS: Maurício (22m) e Adrien Silva (54m).


http://www.futebol365.pt/videos/video.asp?id=18694

Nuno M Almeida


quarta-feira, julho 24, 2013

Será o filão guineense assim tão importante para o Sporting?



Depois do episódio Bruma, o qual diga-se parece não ter desfecho para breve à vista, agora ficamos a saber que Moreto Cassamá e Idrisa Sambu, dois jogadores sub-15 que Catió Baldé representa também, "estão em casa dos pais".

Por mim, podem por lá ficar, tal como o Bruma pode ser vendido de imediato, acreditando nas palavras do "empresário" que refere ter uma proposta de 12M de um clube que não revela o nome.

Esta gente ainda não percebeu que se Bruma é alguma coisa (pouca) no futebol o deve ao Sporting, às excelentes condições que o clube disponibiliza e à aposta constante nos talentos fabricados na Academia.

A novela vai longa e a direcção tem sido tolerante demais com esta gente que já demonstrou claramente os seus propósitos.
Feche-se o negócio e foquemo-nos naquilo que interessa, a nova época futebolística.


Sábado, há jogo de apresentação em Alvalade e no relvado só merecem estar aqueles que têm orgulho em vestir a camisola verde e branca do nosso Sporting.




SL
José

domingo, julho 21, 2013

O irrevogável ADN Leonino


Não escrevo por termos ganho ontem o Derby. Ao contrário de outros que chamaram treino a uma competição oficial, gostei do JOGO e de o vencer, seja com que adversário for embora frente ao rival tenha outro gosto.

Quanto olhei para os 11 de cada uma equipa confesso que fiquei apreensivo. Apesar de tudo uma derrota faz sempre mossa. Ainda para mais quando nos últimos dias se dizia que era só saber por quantos...


Adiante que não é por isso que escrevo. Julgo que há muito tempo que não sentíamos tanto carinho por aquilo que é nosso. Não cabe a mim dizer que BdC tem feito um bom trabalho ou não. Sei de antemão e não caindo no lugar comum de debater o passado recente embora não o esquecendo, que salta a vista que recuperamos a auto-estima. No momento seguinte a pior época de sempre e que não nos é possível "atacar" o mercado para num instante equilibrar e subir os degraus de desnível que temos para com fcp e slb, é importante saber e ver que temos um futuro desde que nele seja feita uma aposta gradual e sustentada.

Há muito que defendia que se gastava dinheiro em jogadores inúteis. Uma das melhores Academias do mundo não podia esbanjar produtos não os colocando na sua equipa principal. Para mim, um jogador contratado na idade de sénior tem que vir acrescentar algo mais do que os que já cá estão.

Olhamos para os nossos leõezinhos e vê-se matéria prima para trabalhar. Vê-se acima de tudo futebol nos pés daqueles miúdos que durante anos foram obrigados a sair para ganhar o seu espaço no futebol Português. O reaparecimento da equipa B, uma se não a única coisa boa do legado Godinho Lopes, veio potenciar o produto Leonino, expondo-o e fazendo quase obrigação de ser utilizado.

Houve alguma precipitação e necessidade no ano transacto. O processo não foi bem gerido (vide caso Bruma) mas tirando esse caso "interesseiro" os restantes foram bem resolvidos e são hoje apostas válidas para o futuro. Com o jogo de ontem foi notório que no aspecto de matéria prima o futuro é risonho embora saiba que será um caminho longo e uma subida paulatina.

Não me importa percorrer-lo. O meu amor ao Sporting aliado a dedicação que sempre lhe tive juntamente com a percepção que é (para mim) o único caminho possível leva-me a ter a paciência necessária para que aguarde pelos frutos a colher desta sementeira desde que não haja como no passado saídas precipitadas de rumo. Será bom que os adeptos percebam que não vai ser fácil e que é necessário ter exigência mas acima de tudo muito apoio, independentemente de se ter votado BdC ou não. O Sporting precisa de uma massa associativa e adepta que apoie e acarinhe toda esta "miudagem" que tem muito para crescer mas que potenciados nos pode levar de novo aos lugares de topo.

Estando em África e tendo visto o jogo entre Sportinguistas e benfiquistas, não deixou de ser gratificante a vitória, mais pelo futebol apresentado, consentâneo para um jogo oficial a que outros apelidaram de treino do que propriamente pela vitória sobre o velho rival, mesmo que isso nos tenha dado motivo de gozo para noite dentro.

Espero que o presidente tenha a coragem de não se desviar de um caminho que nos pode dar um elan e orgulhar-nos, pincelando as nossas equipas de Leõezinhos apenas com jogadores de valor acrescentado.

SL

Miguel Damas

sexta-feira, julho 12, 2013

Carta aberta a Bruma.




Texto retirado do Facebook.

«Olá Armindo«

Escrito por António Ramos

Confesso que já há algum tempo que estou farto de ouvir falar de ti!

Ele é capas de jornais, é noticiários, é rádio...enfim... Bruma tornou-se o caso sensação da pré-época. Pensei em dirigir-me a um dos teus 51564 representantes legais ou a um dos teus 684241 empresários, pois receei que não quisesses falar comigo, mas ainda assim...vou arriscar!

Eu cá não sou de julgar as pessoas!Ou sou? Sou, Sou. Por acaso sou. Mas sou o primeiro a achar que cada um sabe de si, cultivar a imbecilidade é um direito que assiste a todos.Sinceramente, não me mexe o ponteiro imaginar se és o novo Ronaldo, o novo Messi ou o novo Neymar, se bem que pelas tuas largas demonstrações de inteligência, arriscaria mais num novo Balotelli! Nem tão pouco acho que sejas o "sant graal" da Academia que te querem pintar!
O que a mim me incomoda Armindo... é o Sporting!

Mas a culpa não é tua! A culpa é do Sporting! Não consigo desculpar o meu clube por ir buscar um miúdo à Guiné-Bissau, ter-lhe dado alojamento, comida, condições, formação cívica (e aqui falharam claramente! again!) e (quererem) ter feito de ti, jogador de futebol. Acredito que quando vieste do União Bissau, um homem feito do alto dos teus 11 anos, já viverias bem e que não serias um puto cheio de ranho com algum potencial para jogar futebol. Acredito também que nunca tenhas passado por dificuldades e que sempre tenhas vivido à grande! Logo, acredito que seja complicado para ti, neste momento (e neste país da treta), viveres com os dois mil euros por mês que o Sporting te paga (ou pagava)!

"«Ontem à noite houve uma tentativa de rapto do Bruma por parte da Juve Leo no hotel onde ele reside. Está registada a queixa e disseram que foi a mando do Sporting», afirmou Catió Baldé, tutor e representante do jogador, também à rádio Antena 1."

chiça penico!! Então só recebes dois mil euros por mês e vives...num hotel?!
Realmente a vida em Portugal não é justa! Na Guiné Bissau, aposto que terias o teu próprio hotel com os mesmos dois mil euros!
A mando do Sporting?!
Armindo, conselho grátis! Se queres ser credível, dizes ao Catió que deve relatar as coisas assim:
Um individuo chegou à recepção e pediu para falar com o Armindo.
O recepcionista questionou quem deveria anunciar e o individuo disse: "Sou da Juve Leo, venho a mando do Sporting e venho raptar o Armindo Tué Na Bangna!".
O recepcionista questionou: - "Quem?"
-"O Bruma"
- "Ahhh"...pediu um momento e ligou-te para o quarto a perguntar se te importavas de ser raptado.
Isto é ser mais credível do que o Catió foi! E aposto, mas aposto mesmo, que o CM iria adorar uma históriazinha assim!

Mas vamos por pontos:

- Não sou hipócrita ao ponto de achar que fazes mal em quereres ganhar mais! Não acho! Acho que todos queremos ganhar mais, seja lá a fazer o que for, no entanto, tenho uma certa dificuldade em perceber o que é "ganhar mais" e o que é querer vender o próprio pai por qualquer preço! Ok, o Sporting não é teu pai, mas por um lado, ainda bem, porque imagino o desgosto de ter um filho como tu, mas ainda assim, no dicionário, existe uma palavra fácil fácil de encontrar: CONSIDERAÇÃO! (Respeito, estima, valimento, importância que se dá a alguém.) e isto, falta-te a potes! Quase tanto como em gosto para te vestires, mas isso são outros quinhentos!

- Depois, bem... depois, tens os teus dois pilares da vida, que são qualquer coisa de brilhantes! Bebiano Gomes e Cátio Baldé! Eu entendo, aceito e compreendo que com 18 anos não tenhamos a capacidade de discernimento, nem maturidade que se exige para determinadas situações ou decisões, mas a verdade...é que esta tua escolha, parece-me tão acertada como colocar o Bibi a gerir um infantário! Achas mesmo que alguém quer saber "dos teus interesses"?

"«O Bruma, neste momento, está com a cabeça totalmente fora do Sporting. Se ele entende que existe alguma possibilidade de retomar este processo, naturalmente que será apoiado por nós», afirmou o advogado do jogador à TVI."

Como é que o Bebiano fala por ti, mas depois diz que tu é que tens que entender se existe alguma possibilidade?! Pera...Já sei... o Bebiano é fundamental é quando tens que escolher entre um Callipo e um corneto de chocolate, é isso?
Aqui para nós (e não concorrendo eu a ser mais um representante teu), deixa-me dar-te mais um conselho grátis:
Dizem que é perigoso andar por aí com a cabeça de fora! Sempre me ensinaram que pode passar um carro e fazer-te dó-dói, por isso, mete a cabeça para dentro ou neste caso especifico, mete é o resto do corpo... para fora do Sporting!

- Quero muito acreditar, que daqui a uns anos, possam (continuar) a existir Splashs na televisão, para te ver a dar uns mortais e a fazeres umas bombas à maneira, mas como alento, deixa-me dizer-te que com toda a certeza, terás o Bebiano e o Catió, a segurarem-te no roupão antes do salto! Lembra-te que eles só querem o teu bem Armindo e não mediatismo ou dinheiro à tua conta...isso não mesmo! Até porque já todos os conhecíamos antes disso! Que estupidez!

- Momento Bebiano III
"«A partir deste momento, tendo em conta a competência de Bruma e que é um jogador livre, muitos clubes vão aparecer. Por uma questão de respeito, as equipas portuguesas não fizeram qualquer proposta. Entendo que estariam à espera do melhor momento para avançar», considerou."

Respeito... espera...res-pei-to!
Armindo, o teu amigo, diz esta palavra sem se conseguir rir?!
Vou-te contar uma coisa, que talvez não saibas:
Era uma vez um jogador, chamado Moutinho, que foi para um rival do Sporting, mas tudo por uma questão de respeito, assim como um outro, chamado Simão Sabrosa, que era um gajo respeitador que...óh... nem queiras saber! Já o Quaresma...puffff...mete respeito nisso! Por isso, sim, só não estás no porto ou no benfica, pelo respeito que eles têm ao Sporting...nada mais!
Mais uma vez o Bebiano fala direito!

Por último, deixa-me terminar com os votos de melhores felicidades para ti e para a tua carreira! Só espero que o MEU Sporting se consiga redimir dos erros passados que fez contigo e que consiga tomar a decisão certa de nunca mais te deixar meter sequer os pés em Alvalade (o que não deve ser difícil, já que tens a cabeça de fora)!
Olha que eu não gostava nada do Pereirinha, mas ao pé de ti, parece-me um gigante...e mais facilmente comprava uma camisola do Sporting com o nome dele...do que imaginar-te-ia com o manto sagrado (novamente) vestido!
Ah e se alguma vez, achares que isto é xenofobismo, deixa-me só dizer-te que a falta de inteligência...não escolhe, nem nunca escolheu...cores!

Um abraço

P.S.- Não fiques triste com a cena do Mundial... Ok, eu sei que terias feito melhor figura a jogar pela Guiné-Bissau no Campeonato do Mundo de sub20, mas pronto...espero que nos desculpes enquanto portugueses, por te termos "raptado" e obrigado a vestir essa camisola com tão pouco brio.

P.S.2- Não te esqueças de pedir ao Bebiano Gomes para ir buscar o certificado dele das Novas Oportunidades, que aquilo já lá está há muito tempo e as senhoras dizem que ninguém o vai buscar! Obrigado.

Escrito por António Ramos


The Best One

quinta-feira, julho 11, 2013

Entre as brumas da memória,

Há gente sem escrúpulos e meninos que querem sempre dar um passo maior que a perna. É certo que o problema não é de agora e poderá ter havido alguma inabilidade por parte do actual presidente do Sporting (devido ao seu feitio) em lidar com todo este problema. É surreal que se tenha lançado jogadores na primeira equipa sem nos termos acautelado. Não vale a pena agora chorar no molhado. Sabemos o passado e quem lá andou. Importa "combater" o presente e acautelar o futuro. 
Este empresário representa não apenas o Bruma mas dezenas de jogadores leoninos. Franquearam-lhe as portas da Academia em conivência com os interesses de terceiros. Andamos anos a ouvir isto e que se fez? Nada! 

Este é o momento que se impõe para acabar com isso. Perde-se Bruma (sim, é irrevogável) mas é agora que temos que bater com a mão na mesa e dizer chega!! Que se tenha coragem para acabar com a mama deste e de outros filhos de uma meretriz que há muito atacam e prejudicam o Sporting clube de Portugal. Que se acabe com as exclusividades. Há muito por onde ir para se comprar. E nem me falem do Jorge Mendes pois esse há muito que faz tudo pelo seu Fó Cúl Porto.

É uma perda relativamente importante pois poderia resultar num bom retorno financeiro mas momentos há em que um passo atrás é decisivo para três seguros em frente...

SL

Miguel Damas

quarta-feira, julho 10, 2013

Gamebox 2013/2014

http://www.sporting.pt/gamebox

A GAMEBOX SÓCIO INCLUI
Jogo de Apresentação
Troféu '5 Violinos'
Todos os jogos da Liga Nacional
Todos os jogos da II Liga (Sporting 'B') - limitado aos lugares disponíveis

EXISTE TAMBÉM A GAMEBOX TOP4 QUE INCLUI
Troféu '5 Violinos'
Arouca (1ª Jornada)
Benfica (3ª Jornada)
Rio Ave (5ª Jornada)

- Produto limitado a 332 lugares no Sector B26 (Lateral Nascente Sul) e ideal para Sócios 'Efectivo B' que residem afastados de Lisboa.

PRINCIPAIS VANTAGENS
Poupança média de 70 EUR face à compra jogo-a-jogo em bilheteira
Acesso aos melhores lugares do Estádio José Alvalade
Lugar marcado toda a época (excepto Gamebox low-cost)
Prioridade/condições especiais nos jogos não incluídos
Flexibilidade: pode trocar de lugar em qualquer jogo, pagando apenas o valor da diferença
Acesso a promoções exclusivas ao longo da época

FASES DE COMERCIALIZAÇÃO
Renovações: até 18 de Julho
Trocas: 20 de Julho - exclusivo para Sócios com Gamebox 2012/2013 e apenas na Loja Verde
Vendas: A partir de 21 de Julho (domingo)

 

Nuno M Almeida

sábado, julho 06, 2013

Afinal quem é que brinca com o fogo?

 

Não será difícil de acreditar na notícia que surge nos jornais hoje e que refere ser intenção de Bruma e dos seus representantes, passar de um vencimento anual de 30.000€ para 1.000.000€.

As boas exibições do jogador despertaram a curiosidade de muitos clubes com poder económico, oriundos de campeonatos onde este tipo de vencimento é normal, e, pior, onde os magnatas que os dirigem investem anualmente milhões em jogadores que nunca chegam a ser verdadeiras estrelas a não ser no momento de assinatura do contrato.

O discurso da Direcção do Sporting tem constantemente batido na tecla da redução de custos e consequentemente na redução salarial, logo incompatível com o satisfazer destes valores, sendo muito provável que o impasse só se ultrapasse com a cedência de quem representa o jogador.

Por trás disto não será também de por de lado a ideia que haja um certo clube do Norte com interesse em mais uma vez lançar a rede em Alvalade.

Bruma, que até meio da última época era pouco mais do que um dos bons valores da equipa B juntamente com muitos outros, quer agora um estatuto de jogador com provas dadas, num negócio que a anterior direcção já teria avalizado tal como aconteceu na última época com Adrien, jogador sobrevalorizado para a importância que revela na equipa...

Bruma, sendo um jogador que muito admiro e que muito gostaria que continuasse em Alvalade, muito dificilmente continuará por cá com este nível de exigências.

A sua carreira como sénior, muito recente e com pouca expressão, aconselha a que refreie as suas exigências...ou dos seus representantes.

Bruma
18 anos
Sporting B 2013/14 (25 jogos / 2158 minutos / 7 golos)
Sporting 2013/14 (13 jogos / 718 minutos / 1 golo)
Mundial sub-20 (4 jogos / 360 minutos / 5 golos)


E vocês sportinguistas, o que pensam desta situação?

SL
José

sexta-feira, julho 05, 2013

Calendário liga 2013/14


1ªJ/16ªJ: Sporting - Arouca

2ªJ/17ªJ: Académica - Sporting

3ªJ/18ªJ: Sporting - Benfica

4ªJ/19ªJ: Olhanense - Sporting

5ªJ/20ªJ: Sporting - Rio Ave

6ªJ/21ªJ: Braga - Sporting

7ªJ/22ªJ: Sporting - V. Setúbal

8ªJ/23ªJ: FC Porto - Sporting

9ªJ/24ªJ: Sporting - Marítimo

10ªJ/25ªJ: V. Guimarães - Sporting

11ªJ/26ªJ: Sporting - P. Ferreira

12ªJ/27ªJ: Gil Vicente - Sporting

13ªJ/28ªJ: Sporting - Belenenses

14ªJ/29ªJ: Sporting - Nacional

15ªJ/30ªJ: Estoril - Sporting


Nuno M Almeida

quinta-feira, julho 04, 2013

Apoia o Hóquei em Patins, adquire a HóqueiBox





Modalidade que já nos deu inúmeros alegrias num passado não muito longínquo, mas que detém agora um estatuto de modalidade autónoma, o que na prática representa não ter qualquer apoio financeiro do Sporting Clube de Portugal, o Hóquei em Patins precisa do apoio de todos os 'leões'.

Na época passada, após muito sangue suor e lágrimas conseguimos manter-nos na primeira divisão, escalão a que subimos depois de termos sido campeões nacionais da terceira e da segunda divisão. Também na formação esta secção tem feito um trabalho simplesmente fabuloso. Ainda no passado fim-de-semana o Sporting se sagrou campeão nacional de iniciados, e no próximo estará igualmente na final four de infantis.

Para que o crescimento sustentado do Hóquei em Patins seja uma realidade, e dado que o esforço dos dirigentes em dotar a equipa sénior de 2013/2014 com reforços que acrescentem qualidade, e para que a nossa formação continue o seu percurso rampante, muito disso passará por ti. Pelo teu apoio.

Para mais informações sobre as duas modalidades diferentes de HóqueiBox, a Premium, que inclui todos os jogos do campeonato nacional com o preço de 20€, e a Gold, que acrescenta a este pacote os jogos da Taça de Portugal, por 40€.
Para obter informações e adquirir a HóqueiBox, contacte: hoqueipatins@sporting.pt

Adquire a HóqueiBox. Faz com que o Hóquei em Patins seja cada vez maior!


Juvenal Carvalho

segunda-feira, julho 01, 2013

1 de Julho

1 de Julho: um dia depois de uma assembleia geral decisiva para o futuro do clube e com as propostas da direcção a serem plebiscitadas por uma esmagadora maioria, tivemos hoje o arranque da nova época.

Ainda com muitas indefinições em relação à composição do plantel, é no entanto com optimismo que encaro esta nova etapa. Não só porque é praticamente impossível fazer pior do que a horrível época passada, para sempre uma página negra na nossa história centenária, mas também e sobretudo porque a cada dia que passa esta direcção vai sendo cada vez mais merecedora da minha confiança.

Não só por estarem a fazer aquilo que qualquer pessoa sensata faria ao assumir o clube numa situação catastrófica, mas sobretudo pela coragem em viver com os parcos meios de que dispõem e em não embandeirarem em arco, querendo fazer vida de rico com ordenado de miséria!

Acredito que estamos no bom caminho, embora ainda muito longe do patamar que nos devolverá títulos e glória, mas pelo menos parece-me inflectido o percurso que inevitavelmente nos levaria ao abismo.

Desejo toda a sorte do mundo a Bruno Carvalho, Inácio, Virgílio, Leonardo Jardim e aos jogadores que envergarem com suor e abnegação o nosso símbolo.

Pouco a pouco o meu sportinguismo vai sendo revitalizado. Apenas espero que, tal como eu, a maioria dos adeptos tenha paciência e a noção de que há um longo e sólido caminho a construír, com muitas barreiras ainda por superar.

UM CLUBE QUE HOJE CELEBRA 107 ANOS DE VIDA RESISTE A TUDO!

Nuno M Almeida