"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, setembro 30, 2013

Alba é o adversário na 3ª eliminatória da Taça

Realizou-se hoje o sorteio da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, sendo que ao Sporting tocou em sorte receber a equipa do Alba. O Alba é uma equipa que milita nos Distritais da AF Aveiro.

Trata-se de um jogo que será certamente uma festa para a equipa do Alba e para os seus adeptos, mas para a nossa equipa a atitude tem que ser de seriedade para que possamos avançar para a próxima eliminatória de uma competição que é um objectivo que acredito que possamos conquistar!

Lion King

domingo, setembro 29, 2013

Braga: núcleo leonino vandalizado!

Do dia de ontem chegou a notícia de que o núcleo sportinguista em Braga foi vandalizado uma vez mais, sendo que envio daqui ao presidente do núcleo um abraço de solidariedade!

É lamentável que uma cambada de vândalos que têm agora a mania que são "grandes", volte pela terceira vez em 6 meses a atacar um núcleo sportinguista. Grandes???
É evidente que isto é um caso de polícia, por isso, espero que as autoridades façam o seu trabalho de forma competente para erradicar de vez este fenómeno de violência gratuita, punindo uns "grandes"... criminosos!!!
Grandes? Só se for em soberba...

Lion King

sábado, setembro 28, 2013

Limpinho, limpinho...

Braga, 1 - Sporting, 2

Jornada onde Pedro Proença continua a ser o avançado mais produtivo dos azuis e brancos e onde houve uma tremenda engasgadela com pastéis de Belém na Luz.

Em Braga jogo muito equilibrado, com Salomão no onze titular e vantagem leonina logo nos primeiros minutos pelo inevitável Monterogol. 

Alguma tremideira na nossa defesa e também o incontornável Alain a empatar.

No segundo tempo manteve-se a toada de equilíbrio, jogando nós contra dez, faltando na minha opinião alguma ousadia de Jardim que aproveitasse a superioridade numérica. Em largos momentos do segundo tempo nem sequer se notou que o Braga jogava com menos um.

E ao minuto 85 pontapé de meia-distância de Cédric a dar a vantagem. Merecida, mas que podia e devia ter sido alcançada mais cedo.

Três valiosíssimos pontinhos!

Nuno M Almeida




quinta-feira, setembro 26, 2013

Sporting vence o grande dérbi de Lisboa!



O Sporting venceu por 29-28 o seu eterno rival e ocupa actualmente o 3º lugar da tabela classificativa. Neste dérbi, destaque para uma exibição conseguida de toda a equipa, tendo o cubano Frankis Carol sido o melhor marcador por parte do Sporting, com 10 golos!
Destaque também para a comunhão entre equipa e adeptos leoninos, que temos forçosamente que manter já no próximo sábado em Águas Santas. Trata-se de uma deslocação ao recinto do líder da classificação que soma 4 vitórias em 4 jogos e segue por certo moralizado, mas creio, que se o Sporting tiver um apoio forte em Águas Santas, esse mesmo apoio poderá catapultar a nossa equipa para a vitória!!!


Lion King

quarta-feira, setembro 25, 2013

Grosseiro, sujo, rasteiro, ignóbil...

Que um Sporting a dar sinal de vida assusta muita gente já se sabia, que Xistrices como a de sábado vão passar a ser habituais, idem, idem, aspas, aspas, agora ver pasquins teimarem em participar em manobras ordinárias de desestabilização já começa a ser demais.

Notícia do CM: Bruno de Carvalho repreendeu Leonardo Jardim, após o empate (1-1) do Sporting diante do Rio Ave, em Alvalade, na última jornada da Liga. Segundo apurou o CM, o presidente leonino, além de não ter gostado da exibição da equipa , ficou surpreendido com o facto de o treinador ter abordado a questão dos árbitros no final da partida frente aos vila-condenses. Nessa altura, afirmou que era uma "hipocrisia" Sporting, Benfica e FC Porto falarem de arbitragens, porque, vincou, "os três grandes são os mais beneficiados". Em causa estavam declarações de Jorge Jesus, que, antes da vitória (1-0) em Guimarães, disse que os "adversários diretos" do Benfica tinham sido beneficiados nas primeiras jornadas da Liga. Já em relação à mão de Marcelo (Rio Ave) na área, após remate de Adrien, que o árbitro Carlos Xistra disse que não viu e que, por isso, não assinalou grande penalidade, Jardim afirmou: "Os árbitros podem errar contra ou a favor do Sporting. Não tenho essa forma de estar, de quando sou beneficiado não falar dos árbitros e quando sou prejudicado falar." Segundo as fontes contactadas, Bruno de Carvalho não gostou que o técnico tivesse falado das arbitragens e disse-lhe isso mesmo após o jogo com o Rio Ave. Tal como afirmou na 2ª feira à noite, na cerimónia do 103º aniversário da AF Lisboa, o dirigente fez ver ao treinador que a obrigação dele é treinar e não falar de arbitragens.

Curiosamente, este é o jornal que na mesma edição põe o líder da colectividade do bairro de Benfica nos píncaros, e cujo canal de TV ontem lhe prestou uma enorme vassalagem através de uma entrevista à medida. Apenas peço aos sportinguistas que estejam atentos e que saibam discernir entre quem faz o seu trabalho de forma ética, imparcial e competente, e quem na realidade apenas serve interesses alheios...

Nuno M Almeida

domingo, setembro 22, 2013

Ices...

Xistrice rima com vigarice...

Se no estádio, bem mais longe do lance que o artista do apito, já me pareceu claríssimo que era penalty, após ver na televisão só me ocorrem as palavras vigarice, aldrabice... e o regresso à lógica de sempre.

Nuno M Almeida

sábado, setembro 21, 2013

Exibição frouxa deixa fugir dois pontos

Sporting, 1 - Rio Ave, 1

Grande ambiente nas bancadas, casa composta e um entusiasmo leonino como há várias épocas não se via. Estava dado o mote para um bom jogo.

O Sporting dominou a primeira parte, mesmo não realizando uma grande exibição. Longe disso. Alguns passes falhados, inoperância a meio-campo e uma estratégia defensiva bem montada pelo Rio Ave. Mesmo assim o golo de Wilson Eduardo dava clara justiça ao marcador.

Segundo tempo com Carrillo na esquerda a dar mais irreverência e dinâmica mas o Sporting incorria num futebol pouco esclarecido, sem criação de verdadeiros lances de perigo, nem capacidade de penetração na área vilacondense.

Foi até Rio Ave que, por volta dos 15 minutos, perdeu uma oportunidade soberana para empatar. E aos 71 minutos veio mesmo o amargo golo da igualdade.

A juntar a uma exibição menos conseguida o artista do costume ajudava  à festa não assinalando uma grande penalidade contra o Rio Ave. 

Nem já com Slimani em campo o Sporting criou grandes lances para poder fazer o segundo golo, pelo que dois pontos acabam por 'voar' nesta jornada.

E aproxima-se um calendário terrível fora de Alvalade (Braga, Guimarães e Porto).

Nuno M Almeida

quarta-feira, setembro 18, 2013

Onde andas agora tu, evangelista?

A manhã de hoje foi "abalada" pela noticia que dois jovens Leoninos assinaram pelo porto.
Já há muito que estes dois miúdos andavam "escondidos" da Academia por ordem do seu "mentor", balde.
Ora o balde parece que nem foi tido nem achado para o negocio e viu esfumar-se mais uns euros com a fuga dos petizes para a cidade "inbicta". Já estamos habituados ao modus operandi dos do norte. É cíclico e tique de gente pequena encetar roubos a toda a hora. Com o crescente discurso do presidente BdC era crível que os azuis ripostassem...ou o começassem a fazer.

Tendo o facto estado como consumado, fico agora a espera, mais ainda que a reacção do SCP, da reacção do presidente do sindicato, vulgo evangelista ao acontecido. Se foi tão célere e caustico para com a decisão da CAP sendo ele provavelmente da ACAPO, tudo isto vai passar ao lado, não vá o diabo tecer-las e levar umas palmadas por meter o bedelho com os negócios de fruta.

Quanto ao Sporting, mesmo achando que o presidente BdC ainda não tem estrutura nem arcaboiço para lutas deste calibre, o que não nos mata torna-nos mais fortes. Aquilo que se passou, já aconteceu no passado e arrisco até que voltará a acontecer no futuro e o Sporting continua a andar por cá.

Vamos ver é que com tanto sul-americano lá para cima, há espaço para guineenses.....

SL

Miguel Damas

ps-Todos os nomes dos visados excepto o do SCP e do seu presidente (abreviatura) estão em letras pequenas pois é a relativa importância que têm.....

ps2- Sabe-se agora qual era o destino do bruma...

domingo, setembro 15, 2013

Triunfo indiscutível

Olhanense, 0 - Sporting, 2

Perante uma boa moldura humana, num dos desperdícios de betão resultantes do Euro 2004, apresentámos um onze inicial com as novidades Dier e Capel. Bom ambiente nas bancadas, muito entusiasmo, grande mobilização e ruidosos adeptos verdes e brancos em clara maioria.

Boa entrada em jogo, predomínio do nosso meio-campo com alguma réplica do Olhanense através de remates de longe. 

O nulo ao intervalo - com Montero e Capel a desperdiçarem óptimas oportunidades - não reflectia a superioridade leonina, pese embora elementos como Adrien e Wilson Eduardo me parecerem uns furos abaixo daquilo que haviam produzido nas primeiras jornadas. Efeitos da interrupção  no campeonato?

No segundo tempo um Sporting mais determinado chegou à vantagem por volta dos 50 minutos, com o inevitável Monterogol a cabecear para o fundo das redes de Ricardo. Quatro jornadas consecutivas a facturar!

O segundo golo chegou menos de 10 minutos depois, com André Martins a corresponder a um cruzamento de Wilson Eduardo, assinando uma confortável vantagem.

Nota de destaque ainda para a estreia de Vitor, recém chegado a Alvalade.

Talvez uma exibição com alguns tons de cinzento mas um bom registo: três triunfos em quatro jornadas, segundo lugar a dois pontos do líder. Dez pontos em doze possíveis. Melhor ataque da prova.

A seguir: Rio Ave, em Alvalade.

Nuno M Almeida

quarta-feira, setembro 11, 2013

"Foi... fartar vilanagem"



Pode agora vir A com comunicados, B insinuar perseguições e caças a bruxas na comunicação social, C dizer que desconhecia, mas a verdade é que em relação a tudo o que se tem sabido – e que acredito ser uma pequena parte das enormidades que foram levadas a cabo – apenas me ocorre uma expressão: “fartar vilanagem”.

A quem tiver dúvidas basta fazer uma simples pesquisa na internet e constatar que a mesma tem origem, e cito, na frase É fartar, vilanagem!”. É uma forma de incentivar alguém a aproveitar tudo o que tem à sua disposição. Vilanagem significa “multidão de vilões”.

Esta é uma expressão bastante utilizada em política quando se quer dizer que alguém se aproveita dos seus recursos e poderes de forma pouco correcta ou de forma abusiva.

É uma expressão semelhante a “gastar à tripa-forra” que no fundo significa gastar em abundância o dinheiro que não lhe pertence.

Digam lá se isto não resume bem o que tem sido a vida de uma instituição que todos nós conhecemos...

Nuno M Almeida

terça-feira, setembro 10, 2013

O clube dos viscondes... e dos duques

Sporting Clube de Portugal, vulgarmente conhecido como o clube dos viscondes. Ou dos duques... dos fidalgos... dos oportunistas... dos abutres... dos amigos... dos vigaristas... de todos aqueles que ao longo dos anos, a coberto de um propagandeado sportinguismo, do qual sinceramente já duvido, sacaram, delapidaram, alarvemente engordaram os seus próprios benefícios, deixando implacavelmente e sem pingo de escrúpulos o clube a definhar.

Como sportinguista incurável há quatro décadas, sócio com as quotas em dia, accionista da SAD, aponto-lhes com toda a legitimidade o dedo, esperando que sejam responsabilizados por todo o mal que esses quantos fizeram a um clube amado por milhões.

Penitencio-me porque em alguns momentos também eu embarquei na canção do bandido, acabando por votar em gente que incompetentemente geriu o clube, mas mesmo assim permito-me reclamar uma vez mais a legitimidade de exigir que essa gente pague por todo o mal que fez. É que ao contrário dessa gentalha, eu e tantos outros milhares de sportinguistas, nunca ganhei um cêntimo com o clube, nunca tive nem me fiz a tachos, nem utilizei cartão de visita de dirigente ou assalariado do clube para ter proveitos e estatuto na minha vida pessoal ou profissional.

Venha assim a auditoria de gestão, venha aquilo que os sócios entenderem, mas sobretudo venha o fim de uma vergonhosa impunidade e JUSTIÇA que castigue severamente quem tanto prejudicou uma instituição centenária chamada SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

Nuno M Almeida

terça-feira, setembro 03, 2013

Vitor, de Paços para Alvalade

Notícia MaisFutebol:

Agora sim, Vítor muda-se do Paços Ferreira para um clube grande. No caso, o Sporting, confirmou já o Maisfutebol junto de fonte ligada ao processo. 

Vítor esteve perto de sair para Inglaterra, acabou por permanecer e foi mesmo utilizado por Costinha nas derradeiras partidas oficiais dos «castores». 

Durante esta segunda-feira, o Sporting despertou o interesse sobre o talentoso centrocampista e nas últimas horas do dia tudo ficou acertado entre as duas direções. 

Vítor é mais um reforço às ordens de Leonardo Jardim e uma opção de inegável capacidade para o meio-campo leonino.

___________________________________

Também Piris, lateral direito de 24 anos da selecção do Paraguai, chega a Alvalade, após um ano de empréstimo na Roma.


Nuno M Almeida

segunda-feira, setembro 02, 2013

Sobre o Derby...

No final do jogo de sabado contra o rival, passado umas horas, li por ai e por aqui, comentários cheios de azia em relação ao Sporting. Vários deles, carregados de ódio, aludiam ao facto de no final da jornada já estarmos no 5 lugar pois era ai o nosso lugar. Meus caros. Este Sporting de hoje nada tem a ver com o dos últimos anos. Podia enumerar vários factos mas há um acima de tudo que irá levar de novo o clube aos trilhos da vitória.

A paixão. Desde do presidente ao mais comum adepto, vive-se uma paixão pelo clube como há muito que não se via. Paixão essa que alimenta o orgulho em pertencer a um clube que não tendo ganho nada em futebol nos últimos anos, continua a arrastar consigo milhares de adeptos aos estádios e a fazer palpitar milhões de corações. Temos os pés no chão e sabemos aquilo que iremos percorrer até chegar lá.

A soberba e arrogância que por aqui li apenas posso responder. Não gastamos milhões e milhões de euros para ser campeões. Ao que parece e demonstrando toda a vossa raça, nem o final da época que passou vos ensinou algo. Faltam 31 jornadas e muitas batalhas para enfrentar. No entanto a Alma Leonina está viva e podem contar connosco para fazer uma época condigna e encurtar os degraus que vários pseudo-Sportinguistas nos fizeram descer. A classificação neste momento nada conta e até podemos ser ultrapassados pelo Estoril no fim do dia. Mas ao contrário do que costuma ser dito, a preocupação na nossa classificação mora noutros lados, noutras paragens. Talvez para ignorarem o facto de já estarem a 5 pontos do actual campeão.

Aos vossos milhões responderam os nossos tostões e miúdos com uma exibição de raça, que em nada foi esforçada e demonstrando aqui e ali classe. Falem das arbitragens, das oportunidades mas depois olhem para as estatísticas e metam a mão na consciência (aqueles poucos que a detêm) e vejam lá se para equipa que iria ser cilindrada não estivemos melhor.

Será o meu ultimo comentário sobre o derby. Não fiquei contente com o resultado e queria vencer. Pela primeira vez em muitos anos, vi depois um jogo do rival do norte com fé na perda de pontos. Talvez o paradigma mude e a massa associativa em vez de desejar a vitória de outros, festeje as próprias conquistas. Orgulho e exigência naquilo que construímos.

SL


Miguel Damas

domingo, setembro 01, 2013

Raide turco em Alvalade

Bruma e Capel a caminho do Galatasaray. Pena de ver saír o segundo. Em relação ao primeiro que faça uma boa viagem e que leve os seus amigos Baldé e Bebiano! E que venham esses milhões... que muito jeito darão.

Nuno M Almeida

Futsal: mais um caneco para casa!

A nossa equipa de futsal - provavelmente uma das melhores na história nacional desta modalidade - conquistou há pouco em Coimbra a Supertaça frente ao Sp. Braga (4-1). 

Triunfo incontestado daquela que foi sempre a melhor equipa na quadra e com forte apoio nas bancadas, seguramente de muitos leões da região centro.

Depois do campeonato e da taça, agora foi a vez da supertaça, a quinta no palmarés leonino. Um verdadeiro triplete!

Parabéns a todos os elementos da secção!

Nuno M Almeida