"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, janeiro 30, 2014

Crónica de um barrete anunciado + Jogo com Académica


“Devo dizer que o Izmailov não tenciona abandonar o FC Porto. Ele tem contrato com o clube e nenhuma das partes quer rescindi-lo”
     - Paulo "calimero" Fonseca em 18/11/2013


Tal como Liedson, tomou a opção de nunca mais querer ser bem-vindo a Alvalade.
Sem dúvida mais um grande passo na carreira do russo!




Para Domingo é este o início de jogo que nos é proposto.
Quem é que apoia?












E parabéns ao grande Paulo Gama, aka "Paulinho" pelos 45 anos!
















SL
José

quarta-feira, janeiro 29, 2014

Mário, tens medo deles?





Mário Figueiredo veio (finalmente) a público comentar os acontecimentos de Sábado:
"A Liga marcou os jogos para a mesma hora. Antes dos encontros houve uma reunião entre os delegados da Liga e os clubes, onde são afinados os pormenores. As equipas foram avisadas que tinham de estar no corredor a uma certa hora para o começo das partidas. Mas a Liga não tem maneira de forçar as equipas a comparecerem no túnel à hora combinada. Mas se houver incumprimento ou alguém que faça com que o jogo não comece à hora marcada, então haverá sanções", disse Figueiredo, admitindo que a partida do Dragão não começou a tempo e horas e sublinhando: "Às instâncias disciplinares e judiciais desportivas compete julgar essa matéria."

Esperamos para ver caro Mário.
Qualquer decisão que corresponda a um castigo para os tripeiros corruptos poderá ser comparado ao 25 de Abril do futebol português.

Será que os tens no sítio para conseguir tal feito?
Será que tens medo de fazer frente a quem já te chamou de coveiro da Liga?

Faz como o Sporting e enfrenta os corruptos do Norte sem medos!

SL
José


P.S. "O avançado paraguaio Mauro Caballero vai jogar no Penafiel até ao final da temporada, por empréstimo do FC Porto." - Há coincidências do caraças...

sábado, janeiro 25, 2014

Mais um escândalo na Taça da Liga a prejudicar o mesmo de sempre. Até quando?

Quero ver se amanhã na capa deste jornal, a bem da coerência = (manhosice), que tanto apregoa irá aparecer como título: Manuel Mota salva Fonseca.

É bom para quem acredita em coincidências, que o cambalacho que hoje se verificou na Taça da Liga tenha voltado a acontecer mostrando que como disse um árbitro da nossa praça que estará no próximo Mundial que o futebol português não merece os árbitros que temos. De facto, concordo inteiramente com Pedro Proença. Os árbitros são tão sujinhos, sujinhos, que de facto o futebol português limpo, que quer a verdade desportiva merece uma desratização total...

Lion King

Juniores fecham 1ª fase com chave de ouro


A futura fornada a sair da nossa Academia terminou hoje em grande a 1ª fase da prova derrotando o Benfica por 2-0 com golos de Lisandro Semedo e Daniel Podence (curiosamente o Daniel renovou ontem até 2019).

Com esta vitória, a 18ª em 22 jogos, a equipa termina com um avanço de 15 pontos sobre o seu principal rival nesta série e segue para fase final de juniores com esperanças legítimas na recuperação do título que lhe fugiu na última época.

Os últimos anos têm sido de grande aproveitamento da nossa formação e os resultados deste ano deixam-nos a certeza em como muita desta rapaziada estará em breve nos lugares que hoje são ocupados por Cédric, Wilson, William, Dier, Patrício, Mané, Martins e Adrien.

Os títulos alcançados neste escalão nos últimos anos revelam o bem que se tem trabalhado na Academia:

2012/13: Benfica
2011/12: Sporting
2010/11: Porto
2009/10: Sporting
2008/09: Sporting
2007/08: Sporting
2006/07: Porto
2005/06: Sporting
2004/05: Sporting

Esta semana ficámos também a saber que o Sporting apenas é ultrapassado por Ajax, Partizan e Barcelona entre os clubes com mais jogadores da sua formação a competir nos principais campeonatos europeus: Ajax (69), Partizan (66), Barcelona (61), Sporting (52).

Curiosamente, o clube que hoje joga no Restelo e que comete a loucura de, após vários anos, jogar com 6 jogadores da sua formação no onze inicial e que de acordo com o seu presidente, até 2020 vai ser uma aposta doida na formação, nem sequer aparece nesta lista...

SL
José

terça-feira, janeiro 21, 2014

Se a lei fosse cumprida...


É impressão minha ou o clube da fruta brindou-nos hoje com um comunicado sobre contas consolidadas e referindo "se a lei fosse cumprida"?

Até poderia tentar perceber  a razão do comunicado (não percebo), mas a partir do momento em que se conjugam as palavras Porto e cumprimento de leis, deixa de fazer sentido tentar perceber o que quer que seja...

Esta frase tem origem no clube que tem como presidente o maior corrupto que o futebol português já conheceu e é oriunda de um clube que construiu a sua fama e conquistas com base no domínio do sistema, da fruta e do chocolate, dos quinhentinhos, das viagens na Cosmos para o Brasil, etc.

A cada dia que passa mais cómicas se tornam as reacções dos nossos rivais ao facto do Sporting se apresentar cada vez mais coeso e disruptor face ao domínio bipolar do futebol português.

O nosso Manuel Fernandes relatou no último programa Play-off da SIC relatou um episódio de 1979/80 que demonstrava bem como o polvo já dominava o pobre futebol português...

https://www.facebook.com/photo.php?v=663291520407852&set=vb.133949990008677&type=2&theater

SL
José

sábado, janeiro 18, 2014

Super Slim dá vitória ao Sporting em Arouca

Creio que assistimos a um bom jogo, com o Sporting a fazer um jogo aceitável e com o Arouca a dar uma boa resposta.
Com um relvado onde era imperativo jogar com a bola mais pelo alto, impor o físico e ter um jogo prático, quem se adaptasse a este estilo de jogo mais rapidamente era quem saíria vencedor deste encontro. Um encontro onde tal como na primeira volta começamos a perder com golo do capitão arouquense, mas onde passado pouco tempo viríamos a chegar ao empate novamente por um central leonino, desta feita Rojo, sendo o mote para um resto de primeira parte onde fomos superiores. Na segunda parte o nosso domínio de jogo adensou-se e poderíamos em três excelentes ocasiões ter chegado mais cedo à vantagem. Viria a ser o argelino Slimani, num golo à "ponta-de-lança" a dar uma importante e merecida vitória ao Sporting, não sem antes terminarmos o jogo sofrendo um susto com um cabeceamento de um avançado do Arouca a passar perto da baliza de Rui Patrício.

Foi uma vitória muito importante para a nossa luta, uma luta que passa por entrarmos em todos os jogos para vencer, para jogar um futebol que dê prazer aos adeptos. E estes mesmos adeptos que quase encheram o estádio hoje e que têm dito presente em quase todos os jogos que disputamos esta temporada merecem ser felizes. Oxalá os jogadores façam por isso.

Lion King

quinta-feira, janeiro 16, 2014

Greve à vista na arbitragem / Diferenças de discurso sobre formação


Greve à vista...
Se temos três pontos de atraso em relação ao Benfica é devido a uma arbitragem escandalosa e vergonhosa", afirmou o presidente dos azuis e brancos, em entrevista ao Porto Canal..."Não quero, de maneira nenhuma, dizer que Artur Soares Dias foi desonesto, mas não tem condições para apitar. Sendo honesto, não sabe, não tem competência para apitar o FC Porto. Ele deve abandonar a arbitragem e, caso não o faça, não pode apitar mais o FC Porto", salientou Pinto da Costa, que criticou ainda a nomeação de Soares Dias para o desafio da Luz.

Não era o Sporting o único clube que criticava as arbitragens?
Aguardam-se reacções e um tal de José Gomes, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, bem como do visado pelas palavras de PdC, Soares Dias e de um tal de Vítor Pereira.
Já está agendada a greve dos árbitros aos jogos do Porto?


Diferenças significativas de discurso
Jesus: “Na formação para render o Matic? Só nascendo dez vezes...
Filipe Nascimento contrapôs. "Nasceremos mais 9 vezes se for preciso! Ninguém nos rouba o sonho de uma vida".
Bernardo Silva, da equipa B, concordou: "É isso meu puto! A minha mãe já me disse que se for preciso me mata e ressuscita mais umas quantas vezes".

"Quando fui contratado, uma das funções que sabia que teria passava por potencializar os nossos jovens, não só Mané como outros. O Mané foi o último que jogou de início e é uma porta que se abre em termos de futuro. Acreditamos, em termos de estrutura, que o futuro depende muito da formação. Temos jogadores na equipa B e nos juniores que vão ser lançados a breve prazo. Mané vai estar nos eleitos do jogo e, se não jogar de início, pode sempre entrar, porque no último jogo demonstrou poder lutar por um lugar", afirmou o técnico dos leões esta quinta-feira em conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Arouca.
E prosseguiu: "Dentro do projeto do clube, a aposta na formação é um dos objetivos. Mas claro que os treinadores são contratados para vencer e uma das estratégias da equipa passa por rentabilizar o futebol de formação. É importante valorizar os jovens e o Sporting já formou excelentes joga
dores. Não é por acaso que somos considerados a melhor ou uma das melhores academias do Mundo."

De um lado o discurso de um bronco que nada tem contribuído para a valorização da formação de jogadores em Portugal, limitando-se a esbanjar milhões em jogadores estrangeiros e agora também faltando ao respeito àqueles que todos os dias trabalham no seu clube, sejam treinadores ou jovens jogadores.

Do outro, o discurso racional e sincero de quem sabe que tem nas mãos uma verdadeira mina por explorar e que muitas alegrias e vitórias pode trazer aos sportinguistas.

Talvez assim alguns compreendam porque é que só na academia leonina se formam os melhores do mundo.

SL
José

quarta-feira, janeiro 15, 2014

De regresso à liderança no futsal

Após termos vencido em Cascais esta noite por 0-4, o Sporting está novamente na liderança do Campeonato de futsal. Nesta vitória em Cascais marcaram para a nossa equipa: Pedro Cary, Alex, Deo e Caio Japa.

Creio que é a demonstração da nossa força enquanto equipa, da grande qualidade dos nossos jogadores e de um fantástico trabalho que Nuno Dias tem feito enquanto treinador deste conjunto de jogadores, o facto de estarmos novamente na liderança do Campeonato. Tal como na época passada os adeptos do Sporting têm também sido fundamentais para guindar a equipa às vitórias e é neste caminho que temos que continuar para que possamos conquistar o bi-campeonato.

Acredito plenamente no trabalho competente, sério e de grande qualidade que se está a fazer no nosso futsal. Com a força dos adeptos, vamos mostrar que somos a melhor equipa a actuar em Portugal!

Lion King

terça-feira, janeiro 14, 2014

Boa vitória

Alcançamos hoje uma boa vitória com um 3-0 ao Marítimo, com os nossos golos a serem apontados por Carlos Mané, Vítor e Rojo.

Creio que assistimos a um bom jogo de futebol, com o Sporting a ser mais eficaz, mas tendo o Marítimo dado também uma excelente réplica, criando várias situações para visar a baliza leonina.

Na primeira parte assistimos ao "nascimento" da que poderá ser mais uma pérola formada em Alvalade, com Mané em destaque ao fazer um golo de belo efeito colocando em arco a bola ao ângulo superior esquerdo da baliza do guarda-redes do Marítimo. Excelente execução!

Destaque positivo também para Marcelo Boeck, que esteve muito bem ao evitar que o Marítimo marcasse, mais uma vez demonstrou que podemos contar com ele!

No geral toda a equipa esteve bem, foi uma boa vitória que dá confiança para Arouca e também para o que resta jogar na Taça da Liga. Em frente Sporting!!!


Lion King

Cristiano Ronaldo ganhou uma Bola de Ouro?




Cristiano Ronaldo ganhou uma Bola de Ouro, título que premeia o MELHOR JOGADOR DO MUNDO? 
 
Mas que raio é isso comparado com a hipótese do quase desconhecido Neto poder vir para o Benfica?
 
Com tanta 'manha', Record, um jornal cada vez mais em declínio... Vá lá que o papel ainda pode ter outras utilidades...
 
Nuno M Almeida

segunda-feira, janeiro 13, 2014

Ainda há dúvidas sobre quem é o melhor jogador português de sempre?


Parabéns sócio, tu mereces!

Jogador FIFA
2007 (3.º)
2008 (1.º)
2009 (2.º)
2011 (2.º)
2012 (2.º)
2013 (1.º)

Bota de Ouro
2007/08 (1.º)
2010/11 (1.º)

Bola de Ouro France Football
2007 (2.º)
2008 (1.º)
2009 (2.º)
 


SL
José

sábado, janeiro 11, 2014

Dois pontos retirados

Novo empate a zero, foi o que acabou por suceder esta noite na Amoreira.

Assistimos a uma boa primeira parte, embora com as ocasiões de golo a serem escassas, destacando-se no entanto uma boa defesa do guarda-redes do Estoril a remate de Wilson Eduardo e uma bola na trave num grande remate por parte do Estoril onde Rui Patrício tem intervenção decisiva a impedir o golo desviando a bola para a trave.
Já a segunda parte foi diferente. O Sporting assumiu as rédeas do jogo, empurrando o Estoril para o seu meio-campo, mas as oportunidades de golo não foram muitas. Por influência de um terceiro elemento, não foi possível conquistar a vitória, pois ficou a meu ver um penalty por marcar num empurrão de Gonçalo Santos sobre Montero. Foi uma arbitragem sempre a cortar o indíce ofensivo do Sporting, demonstrando que a exemplo do sucedido na última jornada frente ao Nacional, há muito por mudar para que exista verdade desportiva no futebol!

Lion King

Orgulho!


Enquanto uns prometem para 2020 a aposta na sua formação e outros mais a Norte nem sequer sabem o que isso é, o Sporting dá o exemplo e jogo após jogo lá vemos os nossos miúdos entrarem em campo com a mítica verde e branca vestida, jogando como gente grande, sem medo e espalhando o perfume do seu futebol.

Assim será esta noite na Amoreira mais uma vez e isso enche qualquer sportinguista de orgulho.

Neste campeonato em particular não há Mota, Xistra, Gomes, Ferreira ou Benquerença que nos tire a vitória.

SL
José 
Utilização de jogadores da formação nos 3 grandes - 2013/14
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sporting
Benfica
Porto
Formados no clube
Minutos
Golos
 
Formados no clube
Minutos
Golos
 
Formados no clube
Minutos
Golos
Jornada 1
6
482
1
 
 
 
 
 
1
90
1
Jornada 2
 
7
519
1
 
 
 
 
 
1
66
1
Jornada 3
 
7
540
 
 
 
 
 
 
1
55
 
Jornada 4
 
7
602
1
 
 
 
 
 
 
 
 
Jornada 5
 
7
597
1
 
 
 
 
 
 
 
 
Jornada 6
 
6
470
1
 
 
 
 
 
1
90
1
Jornada 7
 
7
500
1
 
 
 
 
 
1
90
 
Jornada 8
 
6
488
1
 
1
82
 
 
1
64
1
Jornada 9
 
7
503
1
 
1
64
 
 
 
 
 
Jornada 10
 
7
551
 
 
1
25
 
 
1
64
 
Jornada 11
 
6
428
2
 
1
1
 
 
1
75
 
Jornada 12
 
6
436
 
 
1
6
 
 
1
72
 
Jornada 13
 
6
463
3
 
1
45
 
 
 
 
 
Jornada 14
 
6
427
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Total
 
91
7006
13
 
6
223
0
9
666
4 

terça-feira, janeiro 07, 2014

?????????




Enfim... Actos tristes, mesquinhos e de gente muito, muito pequenina! 


Se foi uma decisão da direcção do SLB, sem qualquer justificação, é inqualificável; se se deveu ao facto dos 'meninos' NN Boys quererem queimar cachecóis do SCP, como parece ter sido noticiado, justifica-se a decisão mas lamenta-se a selvajaria da claque!


Nuno M Almeida

domingo, janeiro 05, 2014

Futsal impróprio para cardíacos!

Perante um Leões de Porto Salvo muito lutador, o Sporting conquistou uma vitória como nunca tinha visto no futsal pois perdia 4-5 a 9 segundos do final.

Do momento angustiante da derrota e de ver fugir a oportunidade de voltar a liderar o campeonato a par do SLB (empatou 2-2 com o Rio Ave) até ao fantástico sabor da vitória que todos gostavam de ter um dia no seu currículo, estiveram apenas esses 9 segundos de jogo.
E esta equipa bem merecia uma vitória assim depois das batalhas perdidas contra o cronómetro na UEFA Futsal Cup e com os lamps para o campeonato (onde assistimos a outra recuperação fantástica de 3-8 até 7-8).

Esta rapaziada continua a encher-nos de orgulho.
Felizmente, já não são os únicos.



Eusébio (25/01/1942-05/01/2014)

Sobre Eusébio, apesar de ter sido uma figura que muitas vezes mostrou menor respeito pelo Sporting Clube de Portugal, respeito eu os benfiquistas que conheço, muitos deles meus familiares e amigos, os quais nesta hora sentem a perda de um dos seus símbolos, o maior ainda vivo, tal como nós perdemos alguns muitos recentemente (João Rocha, Damas ou Morais só para lembrar alguns).

Morreu Eusébio, um dos símbolos do futebol português mas o seu "sucessor" há muito foi encontrado e brilha cada vez com maior intensidade, o nosso Cristiano Ronaldo.


Daniel Carriço

Uma palavra ainda para o Daniel Carriço que renderá aos cofres do Sporting 75.000€ pelos direitos de formação que o Sporting tem sobre o jogador.
O Sevilha acionou o direito de compra do passe do jogador ao Reading num negócio de 1.500.000€. Mais um exemplo da gestão suicida de Godinho Lopes que "despachou" um dos nosso capitães a troco de metade deste valor...

SL
José

sexta-feira, janeiro 03, 2014

Ser Sportinguista é ser diferente!

Chama-se Paulo adora correr tem 19 anos vive em Albufeira e é sócio do Sporting Clube de Portugal.

Propôs-se no Ano de 2014 correr 365 dias para divulgar a modalidade.

Completamente amador sem qualquer tipo de apoios organiza eventos gratuitos com fins solidários para ajudar os mais desfavorecidos.

Tem o sonho de atravessar a maior estrada do Pais (EN 125) a correr com a camisola do SCP podendo assim recolher fundos para ajudar uma instituição de solidariedade local.

Convida todos os interessados a participar na nova iniciativa (correr 365 dias).

Para tal apresenta a sua pagina de Internet, Instagram (@pauloaopiedade)e Facebook á qual agradece desde já os vossos "Gostos" e "Partilhas"

Por ser Sportinguista e por ser uma causa nobre resolvi partilhar convosco.

Um Bom 2014
The Best One


quinta-feira, janeiro 02, 2014

Um 'novo' Sporting!

Depois de um período em que estive algo retirado da blogosfera, não que sem com isso não gostasse de dar uma olhadela mais esporádica sobre o que pensam os sportinguistas, a verdade é que no primeiro dia do ano apeteceu-me partilhar convosco alguns pensamentos sobre o ano findo, bem como o que desejo para 2014.

No ano de 2013, e como sabem todos aqueles que comigo mais de perto privam, não foi sem uma certa alegria que vi cair o 'regime' instalado no nosso Sporting desde 1995. Aqueles que fizeram do Sporting um conjunto de empresas mal sucedidas; que privaram o Sporting de ter uma dimensão desportiva na sua plenitude, ao acabarem com diversas modalidades históricas, e que achavam os associados um incómodo, acabaram por sair e dar lugar a uma nova fase do Sporting Clube de Portugal. Numa visão mais simplista, poderei dizer que foram os 'tecnocratas' e ressurgiu o 'povo' sportinguista. Sei que o nosso Clube é das elites e é essa a sua essência que não é desprezar, mas uma coisa não tenho dúvidas: Sem as bases populares e sem que exista um élan positivo, acabaríamos por definhar perigosa, e até quiçá irreversivelmente.

Ao ganharmos pouco no futebol e ao não termos sequer modalidades nem um pavilhão onde nos pudéssemos rever e  ver as camisolas 'verde e brancas' com o símbolo do 'leão' num espaço nosso, vimos perder gerações de adeptos. Perdemos alguma juventude e com isso é inevitável... vimos perigar o futuro. Urgia uma mudança e ela aconteceu. Nestes últimos 18 anos nem todos foram maus e não pode ser colocado tudo no mesmo saco. A auditoria a iniciar este ano irá clarificar isso, e espero que não exista caça às bruxas (sempre negativa) mas sim julgar os culpados pelo estado de coisas e se possível responsabilizar os verdadeiros responsáveis.

Desde 23 de Março que Bruno de Carvalho, acompanhado por um conjunto de dirigentes que vieram de fora do paradigma do chamado 'roquettismo', foram eleitos pelos associados e uma coisa é certa: Respira-se outro Sporting e as bases 'leoninas', que tão afastadas andavam começam a ressurgir paulatinamente. O Sporting está, acredito que irreversivelmente, a reencontrar-se com o rumo que dele faz o Clube português mais ganhador no conjunto das suas vastas modalidades. Claro que irão ser cometidos erros e que ninguém é perfeito. Claro que demos passos atrás que não serão com um estalar de dedos que serão recuperados. Uma coisa é certa, e eu estou à vontade, até porque não fiz parte da vasta legião de associados que deu a vitória aos actuais órgãos sociais, que muito mudou e para melhor. O ambiente é muito mais respirável e depois de uma época de 2012/2013 que nos colocou num horripilante sétimo lugar, acabamos o ano civil de 2013 à frente do Campeonato Nacional de 2013/2014 e com um orçamento claramente inferior aos dois principais rivais. Revelador do trabalho e do quanto assertivas foram as escolhas, principalmente a do técnico Leonardo Jardim, aquele que aos 15 anos tinha o sonho de treinar o seu/nosso Sporting.

Também nas modalidades acabámos muito bem na generalidade delas e com legítimas ambições a festejar em 2014. O lema do fazer mais com menos e dos tostões contra os tais milhões está até ao momento a ser uma bonita realidade. Todos juntos faremos  com que isso seja para manter. A apoiar mais e mais. Sempre com o Sporting no coração!

Que o ano de 2014, seja mesmo o ano do 'leão'!


Juvenal Carvalho