"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, setembro 29, 2014

O leão português vs Chelsea Lions


Que amanhã os nossos jogadores deixem tudo em campo e que nas bancadas o apoio seja o mesmo que vimos e ouvimos sábado passado e que tão bem está ilustrado no vídeo que o Nuno postou anteriormente.

Que continuemos a construir uma história de sucesso contra os súbditos de sua majestade, com as quais temos um registo de vitórias único no futebol português.

11/12 - Sporting CP vs Manchester City - 1-0 / 2-3
09/10 - Everton vs Sporting CP - 2-1 / 0-3
07/08 - Bolton vs Sporting CP - 1-1 / 0-1
07/08 - Sporting CP vs Manchester United - 0-1 / 1-2
04/05 - Newcastle vs Sporting CP - 1-0 / 1-4
04/05 - Middlesbrough vs Sporting CP - 2-3 / 0-1
04/05 - Newcastle vs Sporting CP - 1-1
73/74 - Sunderland vs Sporting CP - 2-1 / 0-2
69/70 - Sporting CP vs Arsenal - 0-0 / 0-3
68/69 - Sporting CP vs Newcastle - 1-1 / 0-1
63/64 - Manchester United vs Sporting CP - 4-1 / 0-5

Manchester City - 11/12

Newcastle United - 04/05
 
Manchester United - 63/64
 
SL
José

Até arrepia!



Nuno M Almeida

sábado, setembro 27, 2014

Somos únicos!

Ontem em Alvalade ficou uma vez mais provado que até podemos não ser os maiores, mas somos seguramente os melhores.

Ver antes e durante o jogo o ambiente espectacular nas bancadas, o fervor e entusiasmo com que os nossos adeptos apoiaram a equipa - independentemente de faixas etárias, sexo ou classes sociais - foi a prova definitiva que nenhum dos rivais é como nós.

 Talvez até gostassem de ser, mas o ADN leonino é único. 

Estivessem os adeptos benfiquistas ou portistas tantos anos sem ganharem títulos, a viverem momentos difíceis como nós, e tenho a certeza que muitos há bastante tempo teriam desmobilizado e virado costas ao seu emblema. 

Até porque sempre foi fácil e confortável ser 'dos que ganham'. 

Mas nós não viramos costas à nossa paixão. Nunca! Jamais! 

Porque somos o Sporting e o Sporting é e será sempre muito mais que apenas um clube!

Nuno M Almeida


sexta-feira, setembro 26, 2014

J6: Sporting - Porto

Jornada 6
Sporting-Porto
Sexta, 26/09/2014, 20h30
Estádio José de Alvalade

Últimas 10 épocas:
13/14 - V 1-0 (Slimani 51)
12/13 - E 0-0
11/12 - E 0-0
10/11 - E 1-1 (Valdés 37, Falcão 57)
09/10 - V 3-0 (Djaló 6, Izmaylov 45, Veloso 47)
08/09 - D 1-2 (Lisandro 18, Moutinho 28 gp, B. Alves 31)
07/08 - V 2-0 (Vukcevic 14, Izmaylov 15)
06/07 - E 1-1 (Djaló 43, Quaresma 47)
05/06 - D 0-1 (Jorginho 84)
04/05 - V 2-0 (Liedson 61 gp, Carlos Martins 90)

80 jogos para o campeonato
43 vitórias do Sporting
18 empates
19 vitórias do Porto

Apesar da supremacia portista em títulos nas últimas décadas e do nosso distanciamento em relação à luta pelo título em muitas das épocas mais recentes, não deixa de ser curioso que seja em Alvalade que este nosso rival experimente as maiores dificuldades e conheça o maior número de derrotas do seu palmarés.

Defrontar o Porto e vencer, mesmo quando o adversário é apontado como favorito, é algo a que os sportinguistas se habituaram e que faz jus à velha máxima que em derby não há vencedores antecipados e qualquer resultado pode acontecer.

Vencedor de 7 dos últimos 10 campeonatos, o Porto viajou até Alvalade nesse período para sofrer 4 derrotas, empatar 4 jogos e vencer apenas em 2 ocasiões, sofrendo 11 golos e marcando apenas 5.
Inclusivamente, o Porto há 3 épocas que não marca em Alvalade e uma única vez festejou golo nas últimas cinco partidas no nosso estádio.

Para quem passou os anos 80 e 90 a ver demasiadas vitórias azuis em Alvalade, estes resultados mais recentes, sem serem perfeitos, são sem dúvida uma franca melhoria e reforçam Alvalade como a deslocação mais difícil de todas para o nosso velho rival.

E é isso que todos esperamos amanhã, que o rival dos milhões acuse a pressão que se abate neste momento sobre ele após ter perdido a liderança do campeonato com dois empates consecutivos, um deles com o Boavista, algo que não estava nas contas do menos crente dos adeptos portistas.

Este jogo é decisivo para ambas as equipas, mas todos sentimos que para os tripeiros este jogo pode significar o início da hecatombe. Com os inúmeros milhões investidos este ano, é impensável ver os azuis e brancos afastar-se de forma tão decidida da luta pelo título à 6ª jornada.

Tem a palavra a equipa do Sporting para instaurar a crise entre os portistas.

O Sporting terá de saber aproveitar a aparente fragilidade psicológica ou nervosismo inicial do adversário, entrando a matar como tão bem o fez em Barcelos (salvaguardada a diferença de qualidade entre Gil e Porto).

De um lado, níveis anímicos a subir, do outro, níveis anímicos a fraquejar, é pois hora de dar uma machadada decisiva nas aspirações portistas.

No Sporting, espera-se um João Mário em crescendo, motivando William e Adrien para patamares ao nível da última época, bem como um Slimani cada vez mais perto do de 2013/14, com a pontaria cada vez mais afinada e pronto para marcar em mais um clássico (já leva 3 golos em 4 clássicos).

Duas dúvidas face à equipa que jogou em Barcelos, regressarão Jefferson e Carrillo ao onze, ou manterá Marco Silva a aposta em Jonathan e Capel?

Do lado contrário, espera-se mais uma mini-revolução no onze face ao último jogo com o Boavista, e esperamos nós também que com isso saia a perder mais uma vez o entrosamento entre os principais jogadores portistas.

A principal e evidente fragilidade de um lado e de outro está ao nível dos centrais.
Esperemos que Sarr e Maurício cumpram sem nervosismo e sem erros.

Tal como a época passada, Alvalade estará ao rubro para apoiar a sua equipa em jogo tão importante.
Esperemos que os sportinguistas responsam ao apelo, enchendo o nosso estádio e apoiando do 1º ao último minuto.

Força Sporting!

O árbitro:
Olegário Benquerença - AF Leiria
É rara a época em que este rapaz não esteja envolvido em polémica.
Na época que vai encerrar a sua carreira (menos um incompetente), espera-se que saiba merecer este prémio de apitar um clássico.
Para termos más memórias deste apitador, basta regressar à última época e relembrar os erros consecutivos no jogo para a Taça da Liga contra o FCP (0-0), mas a arbitragem mais desprezível de Olegário remonta à 1/2 final da Taça de 2005/06 no Dragão em que expulsou Caneira de forma incrível no prolongamento desse jogo, logo após Liedson ter dado vantagem aos leões.

Totobola: 1X2
É um clásscico pelo que o resultado final é e será sempre incerto.
Até porque muitas vezes os factores externos influem e neste jogo o factor externo chama-se Olegário Benquerença.

SL
José

quinta-feira, setembro 25, 2014

Afinal era tudo mentira...

Primeiro, tem que ouvir esta gravação:



E depois ler o texto abaixo para se perceber que o sistema continua por aí bem vivo, e o seu mais famoso elemento é um santo de nome Pinto da Costa...

"Pinto da Costa foi nesta terça-feira absolvido da acusação de corrupção, em relação ao encontro FC Porto-Estrela da Amadora, da época 2003-04, que ficou conhecido como o “caso da fruta” e um dos processos mais importantes do Apito Dourado.
Em comunicado, é informado que a secção profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu absolver o presidente portista “da prática da infracção disciplinar muito grave de corrupção (...) na forma de tentativa.”
Também Jacinto Paixão, à data árbitro de primeira categoria, assim como restantes juízes dessa partida (José Chilrito e Manuel Quadrado), foram absolvidos da prática de “infracção disciplinar muito grave de corrupção da equipa de arbitragem.”
O Apito Final viria a determinar a descida do Boavista e a perda de seis pontos por parte do FC Porto (o que não teve consequências desportivas, dado que a equipa azul e branca vencera o campeonato de 2003-04 por vantagem superior.
Na base desta decisão do Conselho de Disciplina da FPF esteve o facto de os tribunais civis terem considerado as escutas ilegais no processo. Assim sendo, o organismo jurisdicional federativo não pôde considerar as escutas como meio de prova.
No âmbito deste caso, Pinto da Costa foi suspenso por dois anos e pagou uma multa de 10 mil euros. Estará, por isso, caminho aberto a um eventual pedido de indemnização.


SL
José

segunda-feira, setembro 22, 2014

A isto chama-se colinho e vale a liderança isolada do campeonato

Ontem, no Porto-Boavista vimos um árbitro sem medo a expulsar Maicon após entrada a matar sobre o adversário do Boavista.
A expulsão foi um importante golpe nas aspirações dos portistas em ganhar o jogo, pois tiveram de jogar mais de 1 hora com menos um jogador, acabando por perder 2 pontos e consequentemente a liderança do campeonato.

Horas antes, na Luz, assistiu-se a mais uma vergonhosa arbitragem de um tal de Luís Ferreira que carregou literalmente  ao colo o Benfica até à vitória que durante muito tempo se apresentou como muito difícil.

Este Luís Ferreira é o mesmo que já ajudara o Benfica B em jogos com o Sporting e Académico de Viseu, de forma escandalosa, tendo agora a oportunidade de ajudar a equipa principal, e que ajuda meus senhores!

Atente-se a esta jogada no minuto 21, em que Enzo Peres faz uma entrada assassina sobre o adversário:

https://www.facebook.com/video.php?v=701078683296161&set=vb.196601087077259&type=2&theater

Com o resultado em 0-1, o Benfica ficaria reduzido a 10 para os restantes 70 minutos de jogo.
A reviravolta no marcador seria certamente mais complicada.

Mas Enzo Peres manteve-se em campo e quem acabaria por ser expulso, e bem expulso apesar de dever ter sido também vermelho directo, foi um jogador do Moreirense.

O Benfica deu a volta ao marcador, mas não sem que mais um lance polémico fechasse a contagem através de um penalty inventado pela dupla Lima/Luis Ferreira em lance aprovado sem qualquer espécie de dúvida pelos "isentos" jornalistas do canal lampião:

https://www.facebook.com/video.php?v=729502017103190&set=vb.189603781093019&type=2&theater

Sportinguistas, alguém duvida que isto é novamente o sistema vermelho a funcionar e a "carregar" os lampiões em direcção ao 1º lugar tal como já sucedeu o ano passado?

SL
José

domingo, setembro 21, 2014

J5: Gil Vicente - Sporting

Jornada 5
Gil Vicente-Sporting
Domingo, 21/09/2014, 18h00
Estádio Cidade de Barcelos

Histórico:
As deslocações ao Norte do país encerram níveis de dificuldade com os quais muitas vezes lidamos mal.
Barcelos não é excepção pois aqui já o Sporting foi derrotado em 4 ocasiões, última das quais em 2011/12 (0-2), empatando em 5 outras ocasiões. A vantagem continua no entanto a ser leonina com 8 triunfos, tendo vencido nas últimas duas deslocações efectuadas ao terreno deste adversário.
O regresso a Barcelos é também o regresso ao local onde Montero apontou o seu último golo oficial, em 08/12/2013, bisando nessa partida e oferecendo a liderança do campeonato aos leões.
Seria bonito ver Montero quebrar um jejum que já dura há mais de 9 meses, mesmo que pelo meio lhe tenham sido anulados alguns golos limpos.

Convocados:
Rui Patrício e Marcelo Boeck;
Esgaio, Maurício, Paulo Oliveira, Naby Sarr e Jonathan e Cédric;
William, Rosell, Adrien, João Mário, André Martins, Carrillo, Carlos Mané e Capel;
Nani, Montero, Tanaka e Slimani.

Face à última jornada, uma única alteração com a entrada de Jonathan para o lugar de Jefferson (castigado), sendo assim a oportunidade para o argentino se estrear.
Dúvidas igualmente sobre a utilização inicial de André Martins ou João Mário depois de em Maribor se terem visto evidentes diferenças entre um e outro, havendo opinião generalizada que é hora de André Martins ceder o seu lugar a JM. No entanto, a dúvida coloca-se sobre a forma como o Sporting disporá as suas peças em campo com a entrada de JM. Tem a palavra Marco Silva.
Apesar da nossa dupla de centrais não ter estado bem nos últimos 2 jogos e sobretudo no jogo da Champions, Marco Silva deverá manter a confiança em ambos.

O jogo:
Apesar de ninguém gostar, a verdade é que à quinta jornada já todos sentimos que não há mais espaço para escorregadelas, sobretudo com adversários que não são do nosso campeonato, mas que já nos custaram 4 pontos (Académica e Belenenses), 4 pontos esses que nos permitiriam estar hoje no grupo líder do campeonato.
O Sporting efectuará no mínimo uma alteração obrigatória (Jonathan) e outra provável (João Mário).
No caso do argentino existe muita curiosidade em ver o seu jogo depois de algumas exibições na B que deixaram boas impressões.
João Mário, que muitos defendem como o futuro do meio campo leonino, poderá ter aqui uma oportunidade de ouro para se impor, assim o permita Marco Silva.

O jogo de Barcelos traz-nos um adversário fragilizado no eixo da defesa (duas expulsões no último jogo) e com um único ponto somado no campeonato (também na última jornada), mas também mais moralizado com a nova liderança técnica, agora entregue a José Mota, treinador cujas equipas são conhecidas por dar pau em tudo o que mexe e jogarem muito pouco futebol.
José Mota a par de Fiúza são já personagens históricas nas derrotas frente ao Sporting, pois justificam-nas sempre com culpa dos árbitros...
Curiosidade ainda em ver do lado contrário Evaldo e Gladstone, esses mesmo!
Sabendo quem é o treinador (Mota), que os jogadores mais conhecidos do Gil estão já na casa dos 30 (Peixoto é outro exemplo) e que na frente devem andar Caetano e Diogo Valente, não será difícil perceber que o jogo adversário vai ser de pontapé para a frente.

O árbitro:
Carlos Xistra - AF Castelo Branco
Palavras para quê?
É o homem que não viu (o penalty cometido pelo jogador do Rio Ave em Alvalade na época passada), quando toda a gente no estádio viu...
Na época passada acumulou ainda polémica com o jogo Porto-Belenenses com ajudas mais que evidentes aos portistas e esteve na festa dos seus amigos da Luz frente ao Olhanense, dando a ajuda necessária para levar de vencida o Olhanense.
Xistra apita há demasiados anos num nível que nunca mereceu e com um nível miserável, hoje não deverá ser excepção.
A única novidade boa é que aos 40 anos está mais perto da despedida...

Totobola: 2
Jogo de mata-mata como será também já o da próxima sexta-feira frente aos tripeiros.
Mas também já era decisivo com o Belenenses e falhámos.
Cabe a  Marco Silva e à equipa do Sporting contrariar alguma desilusão que se vai instalando entre os adeptos leoninos.

SL
José

quinta-feira, setembro 18, 2014

Digo sim à independência do escocês

Tenho notado que a nossa equipa precisa de diferentes soluções ofensivas, se quer passar a ser mais desequilibradora no último terço do terreno, pois apenas conseguimos marcar um golo por jogo até agora.

Creio que uma das questões para essa falta de desequilíbrio nas defensivas adversárias deve-se ao facto de o nosso meio-campo ofensivo não ter jogadores que estejam habituados a assumir o risco controlado ofensivo, pois nem André Martins nem João Mário têm características de número 10.

Acho que está na hora de Marco Silva lançar Ryan Gauld na equipa principal. É um jogador capaz de alterar o paradigma ofensivo da nossa equipa no sentido de um maior desequilíbrio no adversário que o mesmo deve ter, para além de ser um jogador forte no último passe. Para Barcelos, a aposta neste joker - alterando a nossa forma de jogar - pode ser a chave para a reviravolta que o nosso futebol ofensivo precisa, pois um deslize diante do Gil Vicente pode ter uma consequência nefasta na corrida ao título.

Lion King

Com esta atitude não posso concordar

Segundo uma informação que li, Nani foi impedido de falar à imprensa eslovena após o jogo de ontem por uma funcionária do Sporting.

Para além de ser atentatório da liberdade de expressão do jogador, é uma medida muito pouco inteligente, pois Nani é actualmente a maior referência da nossa equipa, um jogador conhecido em todo o Mundo. Seria importante até para o prestígio do Sporting que o jogador prestasse declarações, pois seria mais um passo importante para a imagem do Sporting na Eslovénia, bem como para as crianças eslovenas que certamente deliram com Nani que é um ídolo e uma referência para esses jovens que ambicionam serem um dia jogadores de futebol.

Lion King

quarta-feira, setembro 17, 2014

Clément Turpin tirou a hipótese de vencermos

Mais um mau resultado, o que hoje sucedeu na Eslovénia. O que me deixa no entanto preocupado é voltarmos a ser prejudicados pelo elemento na imagem, que por exemplo, nos sonegou um minuto de compensação numa altura em que a nossa equipa tentava ganhar o jogo. O caseirismo deste elemento - e de porventura, outros pássaros no futuro em termos de Champions League - deverá levar Bruno de Carvalho a tomar certas atitudes em relação aos interesses da UEFA, ao qual não é alheia a nacionalidade do seu presidente...

Lion King


Toda a história do Sporting na Champions

O Sporting participa pela sexta vez na fase de grupos da Champions.

Às portas dessa mesma fase ficámos já em três ocasiões, caindo sempre às mãos de equipas italianas (Inter, Udinese e Fiorentina).

Uma única vez passámos a fase de grupos, que culminou no nosso maior desastre europeu,
consentindo as maiores goleadas de sempre em casa e fora frente aos alemães do Bayern.

Não sendo particularmente rica a nossa participação nesta competição, ficam ainda assim para a história, a vitória sobre o Inter com um golo estrondoso de Caneira, ou a grande joga de Hadji na vitória por 3-0 sobre o Monaco.
Podemos recordar o 2-2 em Alvalade frente ao poderoso Real ou o mesmo resultado frente aos sortudos da Roma, em que os nossos fizeram por merecer a vitória mas sem a ponta de sorte necessária.

Hoje, em Maribor inicia-se uma nova caminhada que se espera seja desfrutada por todos, jogadores e adeptos, conforme disse Rui Patrício.
Desfrutemos jogo a jogo esta competição e
saibamos mostrar à Europa que o leão está de volta, com raça e sedento de vitórias!

2009/10
Qualificação:
Sporting - Fiorentina 2-2 / 1-1
Sporting - FC Twente 0-0 / 1-1

2008/09
1/8 de final:
Sporting - Bayern Munique 0-5 / 1-7
Fase de grupos:
Shakhtar Donetsk - Sporting 0-1 / 0-1
Sporting - FC Basileia 2-0 / 1-0
FC Barcelona - Sporting 3-1 / 5-2

2007/08
Fase de grupos:
AS Roma - Sporting 2-1 / 2-2
Dinamo Kiev - Sporting 1-2 / 0-3
Sporting - Manchester United 0-1 / 1-2

2006/07
Fase de grupos:
Sporting - Bayern Munique 0-1 / 0-0
Spartak Moscovo - Sporting 1-1 / 3-1
Sporting - Inter Milão 1-0 / 0-1

2005/06
Qualificação:
Sporting - Udinese 0-1 / 2-3

2002/03
Qualificação:
Sporting - Inter Milão 0-0 / 0-2

2000/01
Fase de grupos:
Spartak Moscovo - Sporting 3-1 / 3-0
Bayer Leverkusen - Sporting 3-2 / 0-0
Sporting - Real Madrid 2-2 / 0-4

1997/98
Fase de grupos:
Sporting - Bayer Leverkusen 0-2 / 1-4
Lierse SK - Sporting 1-1 / 1-2
Sporting - AS Monaco 3-0 / 2-3
Qualificação:
Beitar Jerusalém - Sporting 0-0 / 0-3

Total: 42 jogos / 10 vitórias / 12 empates / 20 derrotas / 20-42
Casa: 7 vitórias / 6 empates / 8 derrotas / 24-28
Fora: 3 vitórias / 6 empates / 12 derrotas / 44-70

SL
José

segunda-feira, setembro 15, 2014

Disciplina precisa-se!

Para meu espanto vejo que Jefferson foi convocado para o jogo na Eslovénia. Depois de ter prejudicado gratuitamente a equipa no dérbi frente à equipa de Belém, Marco Silva dá um péssimo sinal com esta convocatória do lateral brasileiro. Que sinal dá aos restantes jogadores que têm um comportamento diferente em campo, que têm uma mentalidade de acordo com a dimensão do clube em termos de postura exibicional?

Lion King

domingo, setembro 14, 2014

Uma perda para o Sporting

Fiquei imensamente triste com a notícia que um leão tinha perecido durante o jogo de ontem, é um momento de luto para o Sporting Clube de Portugal.

O desaparecimento do sócio Ilídio Esteves é algo que nos deve fazer reflectir se vale a pena entrar em questiúnculas menores sobre o que se vai passando no Sporting, devendo ser todos os que defendem o símbolo do leão, um todo. Grave, é este desaparecimento de mais um leão, isto é que é irreparável.

Os meus sentimentos à família de Ilídio Esteves, espero que no final da época a equipa lhe possa dedicar o título.

Lion King

sábado, setembro 13, 2014

J4: Sporting-Belenenses

Jornada 4
Sporting-Belenenses
Sábado, 13/09/2014, 20h15
Estádio José de Alvalade

Histórico:
Sempre que falamos do Belenenses em Alvalade, falamos de resultados muito favoráveis ao Sporting.
Desde 1955 que o Belenenses não vence em Alvalade, tendo apenas conseguido obter 7 empates nas últimas 52 deslocações ao nosso terreno.
No total de confrontos temos 57 vitórias leoninas, 11 empates e 5 vitórias azuis.

Convocados:
Rui Patrício e Marcelo Boeck;
Esgaio, Maurício, Paulo Oliveira, Naby Sarr e Jefferson;
William, Rosell, Adrien, João Mário, André Martins, Carrillo, Carlos Mané e Capel;
Nani, Montero, Tanaka e Slimani.

O jogo:
Tal como com o Arouca, total favoritismo neste jogo para o Sporting, mas também aqui a nossa reconhecida superioridade poderá ser o principal obstáculo à conquista dos 3 pontos.

O Belenenses, apesar de ser uma equipa arrumadinha mostrou as conhecidas limitações do seu plantel na última jornada (0-3 em casa com o Guimarães), sem grandes alterações face à última época, logo ao alcance do melhor Sporting.

A curiosidade de ver pela primeira vez ao vivo em Alvalade o tridente ofensivo Nani-Slimani-Carrillo, certamente levará muitos milhares a Alvalade esta noite, por isso pede-se entrada forte e decisiva da equipa para que a união equipa-público saia reforçada em vésperas de regresso à Champions (quarta-feira no terreno do Maribor).

O árbitro:
Cosme Machado - AF Braga
Caso típico de incompetência = longevidade de carreira.
Na última época esteve em Arouca onde depois de expulsar um jogador adversário, compensou de imediato com a expulsão de Rojo.

Totobola: 1
Perante a história e perante o momento de cada equipa, mas também perante a proibição de perder pontos para os nossos adversários, este é o único resultado que se espera.

SL
José

sexta-feira, setembro 12, 2014

O seleccionador que se segue

 
Durou 3 meses a mais e 3 pontos a menos a permanência de Paulo Bento à frente do comando técnico da selecção portuguesa.

Espero que não haja nenhuma diarreia mental para os lados da FPF e se tenha o bom senso de escolher alguém com provas dadas no comando de uma selecção.
Para mim a escolha é obviamente Fernando Santos.

Caso este recuse, que se pense em alguém da nova geração, mas poupem-me a nomes como os de Jesualdo, Manuel José ou até mesmo Peseiro pois não convencem e dificilmente recolherão o consenso que Fernando Santos terá neste momento.

Quem vier que tenha também o bom senso de dar mais oportunidades a Adrien e Cedric, que faça regressar gente como Tiago e Danny, ou se lembre de escolher avançados que marquem golos, sejam eles jovens ou menos jovens.

SL
José

quarta-feira, setembro 10, 2014

Temas quentes

A próxima AG da SAD está agenda para dia 1 de Outubro próximo e promete ter temas quentes como a proposta de instaurar processos judiciais contra os principais membros da anterior Direcção (Godinho Lopes, Luís Duque, Nobre Guedes e Carlos Freitas), tendo por base a renovação do contrato de Izmailov e as contratações de Jéffren e Rodriguez.

Estarão em causa qualquer coisa como 24M€ de compromissos assumidos com estes 3 jogadores, sabendo-se o historial negro de lesões que os acompanhava e que nos casos de Jéffren e Rodriguez, terão mesmo sido desaconselhadas as suas contratações pelo departamento médico leonino.
Para cúmulo, no caso de Jéffren, nem terá sido submetido a exames médicos antes de ser contratado...


Um tema que me surpreendeu e que espero seja esclarecido rapidamente é o de uma proposta para emissão de empréstimo obrigacionista no valor de 30 milhões de euros.
Qual o seu propósito e de que forma pode o Sporting comprometer-se com mais um encargo tão elevado e num momento tão delicado para o clube?
Tem por objectivo a recuperação de percentagens de passes de jogadores como William?
Agradece-se esclarecimento rápido e antes da AG para evitar ruído.

Link para a ordem de trabalhos da AG:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/CONV52096.pdf



Mário Figueiredo, o ainda presidente da Liga de Clubes, concedeu à RTP uma entrevista, onde entre elogios à postura do Sporting e à sua demanda pela transparência no futebol português, denuncia a corrupção e sistema de interesses que domina o futebol português, cujo símbolo maior é o Porto e o seu presidente, mas em que o mau exemplo está ser seguido e copiado pelo Benfica.

Não deixa de ser curiosa a pouca publicidade dada a esta entrevista, que em alguns casos (jornal O Jogo), nem merece qualquer destaque.

Mário Figueiredo sabe que tem o lugar a prazo e resolveu finalmente dizer aquilo que lhe vai na alma.
Os sportinguistas agradecem e os benfiquistas, pelo menos aqueles que não se revêem na gestão de Vieira também deviam aproveitar para reflectir sobre a personagem que têm à frente do seu clube, seu passado e por que caminhos os vai guiar de futuro.

Link para resumo da entrevista - http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=765433&tm=3&layout=122&visual=61

SL
José

domingo, setembro 07, 2014

Paulo Bento forever...

Este filme já foi visto em Alvalade, naqueles penosos dias que se arrastaram após alguém se lembrar de pronunciar o célebre Paulo Bento Forever!

O jogo miserável que hoje a selecção apresentou em Aveiro em tudo me fez lembrar os jogos de Alvalade quando se davam quase sempre 45 minutos de avanço ao adversário, fazendo-o acreditar que era possível roubar pontos ao Sporting, retirando esperança e crença a jogadores e adeptos.

Sei que a quantidade de jogadores portugueses disponíveis não abunda (agradeçamos a Benfica e Porto), mas será difícil fazer uma renovação pacífica com gente jovem e com provas dadas nas selecções mais jovens.
E quando digo gente com provas dadas não incluo Vieirinha (nulidade), Cavaleiro (só força e zero inteligência), André Gomes (18 milhões????) ou Éder (12 internacionalizações e zero golos) pois esse serão sempre últimas opções para uma convocatória.
Nem vou falar da opção de tirar William de campo, de ver mais uma vez Adrien de castigo no banco, ou de ver que o único ala disponível além dos titulares, Bruma, ser preterido na convocatória para ter gente no banco como André Almeida ou Meireles...

PB já devia ter saído no final do Mundial do Brasil, tal como o deveria ter feito Queiroz em 2010, mas estes dirigentes da federação, tal como os outros, revelam ser de uma incompetência atroz e com uma total incapacidade para assumirem os seus erros.

Arrancamos com 3 pontos a menos frente à pior equipa do grupo. Mesmo regressando o indisponível Ronaldo para o próximo jogo, dentro de 1 mês na Dinamarca, aquilo que se avizinha no horizonte é uma nova derrota.

SL
José

sábado, setembro 06, 2014

É nossa!

Conquistamos hoje a 6ª Supertaça em futsal, igualando o registo do Benfica. Fizemos uma exibição sem mácula e conseguimos um muito bom resultado ao golear o Fundão por 7-0.

Parabéns à nossa equipa por trazerem mais um troféu para o Mundo Sporting, sendo a conquista de hoje um sinal claro de que se está a trabalhar muito bem nesta secção, esperando-se mais uma época de êxitos. Com o domínio que temos conseguido a nível nacional se calhar está na altura de pensarmos dar um passo em frente a nível europeu, onde a UEFA Futsal Cup que nos escapou à poucos anos atrás frente ao Montesilvano, poderá passar a ser uma conquista ambicionada com outra força!

Lion King

"Amo de verdade o Sporting"

Pois é, amigo Liedson...

Considero-te se sem sombra de dúvida um dos melhores goleadores da nossa História e um dos jogadores mais marcantes do futebol português das últimas décadas.

Escusavas, amigo, era de ter cedido à tentação de ainda teres jogado num dos nossos maiores rivais, mesmo que isso te tenha dado algo que infelizmente não vivenciaste no Sporting: ser campeão nacional!

Eras um profissional, tinhas todo o direito de o fazer, mas todos aqueles sportinguistas que, como eu, estiveram em Alvalade no teu último jogo de leão ao peito, com tanta emoção e carinho a despedirem-se de ti, merecíamos que não tivesses jogado de azul e branco.

Apesar de tudo, para mim serás sempre o enorme Levezinho que tantas alegrias nos deu!



Nuno M Almeida

segunda-feira, setembro 01, 2014

Até que enfim!

O Sporting emitiu um comunicado onde desmascara uma situação de violação do regulamento da Taça de Honra por parte do nosso grande rival de Lisboa. Para além de jogarmos sob protesto, a Direcção do Sporting Clube de Portugal ameaça a Associação de Futebol de Lisboa, caso não seja feita justiça, de não participar na Taça de Honra a partir da próxima época.

Não me espanta que quem domina mais o "sistema" tenha violado os regulamentos, pois está no ADN desta gente este tipo de comportamentos, nem me espantará que esse clube nosso rival consiga fruto de mais uma trafulhice permanecer em prova, pois o presidente da AFL é um conhecido lobo em pele de cordeiro.


Acho muito acertada esta posição do SCP, mostrando que veio para o futebol e para o desporto para que se acabe com a mentira desportiva em que se vai vivendo, fruto de uma mentalidade própria de quem não tem argumentos, onde mais importante que ter equipas fortes é ter os lugares influentes nos órgãos decisórios do futebol e do desporto em Portugal.

Lion King

Quem com ferro mata...



Será que um dos motivos foi o facto das vendas terem caído porque muitos sportinguistas deixaram de dar euros para este peditório?

Falando por mim, eu que costumava comprar o Record, desde que o senhor Manha assumiu a direcção do jornal - em cada coluna de opinião sempre com farpas contra o nosso clube - e desde que um dia 'adulteraram' vergonhosamente a classificação da primeira liga para colocar indevidamente o SLB em primeiro lugar... para mim acabou-se!

Nuno M Almeida