"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, novembro 29, 2015

Parece que..

Parece que o benfica passou a apostar na formação esta época.

Parece também que é obrigatório que os pasquins façam eco disso todas as semanas desviando as atenções de outros temas mais importantes.

Mas a verdade está nos números, e essa é indesmentível, o Sporting continua a ser a equipa que mais aposta na formação e no jogador português.

E agora, finalmente, alia essa aposta com a liderança no campeonato e a conquista de troféus.

É esta realidade que os pasquins teimam em não reconhecer e dar valor, preferindo ter orgasmos com as pérolas made in cubo do Seixal.

Pelo contrário, o que interessa mesmo aos pasquins é levantar teorias ridículas sobre Jesus...não apostar na formação.

SL
José

quinta-feira, novembro 26, 2015

Taça e Liga Europa

Ainda andamos a trocar bolas com os vermelhos sobre o resultado de Sábado passado e já temos a certeza que a próxima eliminatória tem tudo para ser ainda mais difícil que a agora ultrapassada.

Em sorte para os 1/8 de final da Taça calhou-nos o Braga, no terreno destes, e numa data já bem próxima no horizonte, 16 de Dezembro.

Olhando para o calendário aqui ao lado, temos a equipa a jogar duas vezes por semana até dia 20/12, a que se segue a pausa de Natal, que abrangerá sobretudo os titulares pois pelo meio ainda há Taça da Liga para os que têm menos minutos.

No regresso dessa época festiva teremos, possivelmente, a série mais decisiva de jogos deste campeonato:
- FCP (c)
- Setúbal (f)
- Braga (c)

Olhando para este difícil calendário, estão mais que justificadas as escolhas de Jesus para o jogo de hoje em Moscovo, onde faz descansar peças como Jefferson, Teo ou William, a que se soma a ausência forçada de Patrício.
Face aos resultados das jornadas anteriores, as expectativas são baixas com vista a um possível apuramento para os 1/16 de final da Liga Europa e, por muito que custe à maioria dos sportinguistas, a gestão do plantel está a ser feita de forma realista e ajustada ao nosso principal objectivo desta época, ser campeão nacional.

A única coisa que peço aos nossos jogadores, e que não aconteceu na Albânia, é que honrem a camisola que vestem.

SL
José

quarta-feira, novembro 25, 2015

Cebolada à moda de Carnide



Que continue o choradinho, que façam aquilo que durante anos e anos nos acusaram - sermos 'Calimeros' - porque não há castigo igual ao de se provar do próprio veneno.

Sou defensor de um futebol limpo, em que a melhor equipa ganhe, mas sinceramente, e aqui em público, desejo mesmo que esta época o SL Benfica perca vários jogos fruto de erros de arbitragem, premeditados ou não. O karma é tramado!

Detesto falsas virgens, virgens ofendidas e afins: durante várias épocas andaram ao colo dos senhores do apito e de quem os comanda, mas agora que o tapete lhes está a fugir debaixo dos pés já começam a criticar as arbitragens e a falar de cebolada.

Vem agora Rui Costa pôr a cabeça de fora (lá tem que justificar o chorudo ordenado, aceita-se, é humano e legítimo), Mr. Burns volta a dar um ar da sua (des)graça e claro, o comentador mais patético da história da televisão portuguesa continua a inundar os estúdios com anedóticos 'frames' e argumentos tão aberrantes que só falta acusar Slimani de ser membro do sinistro Estado Islâmico. Estão de cabeça perdida. Acalmem-se! Nas farmácias ainda se vendem calmantes e ansiolíticos!

Aceitem a realidade: não quiseram renovar contrato com JORGE J3SUS, um dos treinadores mais vitoriosos na vossa história, o homem seguiu legitimamente a sua vida e foi treinar para o clube da família e do seu coração, e em três meses já vos ganhámos três vezes. E nesses três jogos (em terreno neutro, na Luz e em Alvalade) de forma inequívoca porque fomos sempre os melhores em campo!

A realidade é dura mas é mesmo a realidade. Ponto final!

Nuno M. Almeida

terça-feira, novembro 24, 2015

E agora o derby com uma pitada de humor

O nosso amigo habitualmente "comido de cebolada" é que tem razão.


Já agora, não sei de que tanto reclama esta gente benfiquista.
A compilação abaixo, do Sporting Notícias no facebook, mostra tudo, e de diversos ângulos, sobre quem deve ter realmente queixas sobre a arbitragem.

https://www.facebook.com/SportingNoticias/videos/933375200050898/

SL
José

domingo, novembro 22, 2015

Noite de festa em Alvalade

Comecemos por aquilo que mais me impressionou ontem em Alvalade e que é a união fantástica existente entre equipa e adeptos.
Ontem foi factor essencial para alcançarmos a vitória!

Ao contrário do jogo na Luz, foi o benfica quem teve a sorte de fazer o 0-1 na primeira vez que chegou à nossa baliza, mas também ao contrário desse mesmo jogo, foi a equipa da casa que gradualmente pegou no jogo e empurrou o adversário para a sua defesa, vulgarizando uma vez mais o bicampeão até ao nível de um qualquer Salgueiros durante boa parte dos 120 minutos de jogo.

E não poderia faltar mais uma vez a batuta de Jorge Jesus, também ele a comer novamente de "cebolada" o magnífico treinador escolhido pela já famosa estrutura.

Para essa supremacia muito contribuiu o apoio da bancada, sentido logo após o 0-1, onde a eventual apatia e desânimo é substituída pelo apoio crescente que agiganta a equipa e a empurra em busca do empate, mais que merecido, mesmo em cima do intervalo.
Primeira explosão de alegria em Alvalade!

A equipa é levada para o balneário com um apoio como nunca vi num intervalo de uma partida.
Do lado da bancada vermelha, apenas gente sentada, cabisbaixa, como que adivinhando aquilo que aí vem.
O Sporting regressa com motivação extra para uma segunda parte esmagadora, onde o rival, mais uma vez, mostra poucos argumentos para contrariar o melhor futebol leonino.
E se nos 90 minutos a decisão não acontece por manifesta infelicidade, todos os leões na bancada percebem que essa decisão pode acontecer a qualquer momento no prolongamento, é necessário continuar a apoiar!
E a decisão chega, pelos pés do incansável Slimani que sozinho fez a cabeça em água à dupla Luisão/Jardel.
Segunda explosão de alegria em Alvalade e o sentimento que a vitória já não escapa!

Os benfiquistas andam de cabeça perdida em campo, Samaris expulso, Eliseu e Jonas também o podiam e deviam ter seguido. Luisão fica pelo caminho e sabe-se agora que alguém (quem?) resolveu brincar com a saúde de Gaitán e deixá-lo em campo num sinal de completa irresponsabilidade e loucura.
Os 10 minutos passam rapidamente e a festa abate-se sobre Alvalade ao som de vozes cantando em coro:
Bailandooooo!
Bailandooooo!

E vão três vitórias consecutivas, vão também 5 jogos sem perder com os eternos rivais.
Saibamos saborear o momento, merecido e ansiado há largos anos.
Mas saibamos também perceber que, além da Supertaça, ainda nada ganhámos.

SL
José


sexta-feira, novembro 20, 2015

Amanhã há derby!

Amanhã há derby!

Se esta frase fosse proferida em pleno consulado de Bettencourt ou Godinho Lopes seria razão mais que suficiente para colocar qualquer sportinguista apreensivo sobre o resultado final do jogo.

Se excluirmos as duas últimas épocas, quem olhe para o histórico dos derbies desde a última vez em que o Sporting foi campeão (época 2001/02), poucas razões encontra para sorrir tal o desnível a que nos tivemos de habituar:

- 8 vitórias apenas do Sporting
- 17 vitórias do adversário
- 7 empates

Confesso que olhar para os últimos 4 resultados dos derbies, em que não conhecemos o sabor da derrota, é algo a que já não estava habituado, mas que não me importo nada de continuar a sofrer as suas consequências positivas sobre o meu estado de humor.

O que o Sporting pode alcançar amanhã, uma terceira vitória consecutiva sobre o eterno rival, é algo que não se consegue desde 4 de Outubro de 1995.

E para ver o Sporting estar 5 jogos consecutivos sem perder temos de nos transportar até ao longínquo dia 2 de Janeiro de 1983.

Na nossa história de confrontos com o velho rival não há mesmo melhor que uma série de 5 jogos sem perder...logo, amanhã podemos estará a assistir a algo histórico.

 
Com a entrada de Bruno de Carvalho e seus pares em Março de 2013, e apesar das dificuldades com que se tiveram de deparar, é inegável que o Sporting equilibrou as contas e agora até já leva 4 jogos sem conhecer o sabor da derrota frente ao velho rival.

Guardo bem na memória o derby de Agosto de 2013, onde o Sporting, sob a liderança de Leonardo Jardim se mostrou de cara lavada e com um brio como há muito não se via.

O empate foi o resultado final, é verdade, mas todos sentimos que o nosso velho Sporting estava de volta.

O mesmo brio que pouco depois (Novembro), tivemos oportunidade de ver na Luz, onde um falso 3-4 nos atirou para fora da Taça de Portugal.

No final o que ficou foi um enorme aplauso a toda equipa, treinador e dirigentes pelo trabalho posto em prática tão pouco tempo depois do desastre que fora Godinho Lopes.

Bruno de Carvalho trouxe com ele a mudança de mentalidade, transmitindo, para dentro e para fora que o Sporting está de volta, que contem connosco, que nos respeitem como há muito não o faziam, sejam eles adversários, árbitros ou dirigentes do futebol, em particular os dirigentes dos nossos adversários.

E é por isso que acredito que amanhã teremos mais um importante passo a dar no regresso do grande Sporting.

Nenhum sportinguista se pode sentir já satisfeito com o que foi alcançado até aqui, pois é pouco, muito pouco para tantos anos a ver o leão andar cabisbaixo.

Todos temos de sentir o desejo por mais, muito mais, mais vitórias, em especial sobre os nossos velhos rivais, aqueles que do alto da sua bazófia pensavam que estávamos condenados a definhar.

Eu amanhã quero a vitória, mais uma!

E lá estarei a apoiar pois agora mais que nunca a equipa sabe e sente que o 12º jogador os transporta para níveis onde há muito não estávamos e onde há muito queremos estar.
 
Força Sporting!

SL
José
 

terça-feira, novembro 17, 2015

A sério sportinguistas?

Estão à espera de quê?
Que os lampiões comprem os bilhetes por vocês e ocupem o vosso lugar na bancada?

SL
José

domingo, novembro 15, 2015

Por falar em derbies

De um ano para o outro as diferenças são significativas no futebol leonino e só nos podem levar a confiar que o trabalho feito até agora no futebol está a dar frutos.

Em resumo, só em iniciados os nossos velhos rivais nos levam vantagem esta época.
Com excepção desse escalão, assiste-se a uma curiosa inversão total do quadro de resultados e classificações que se registavam na época passada.

Mas isto sabe ainda a muito pouco e o próximo objectivo é já dia 21, por isso, em frente Sporting!

Seniores:
Supertaça - Sporting-Benfica V 1-0
Campeonato - Benfica-Sporting V 0-3
À 10ª jornada, o Sporting conquistou o único troféu disputado e lidera o campeonato com 8 pontos de avanço sobre o rival, 4º classificado, que tem menos 1 jogo.
Na época passada encontrávamo-nos em 8º lugar a 8 pontos do Benfica.

Juniores:
Campeonato - Zona Sul - Sporting-Benfica V 2-0
À 10ª jornada, o Sporting lidera a Zona Sul com 3 pontos de avanço sobre o Belenenses e 8 pontos sobre o Benfica.
Na época passada encontrávamo-nos em 2º lugar a 8 pontos do Benfica.

Juvenis:
Campeonato - Série D - Sporting-Benfica E 4-4
À 10ª jornada, o Sporting lidera a Série D com 2 pontos de avanço sobre o Benfica, 2º classificado.
Na época passada encontrávamo-nos em 4º lugar a 3 pontos do líder Real.

Iniciados:
Campeonato - Série F - Sporting-Benfica D 0-4
À 12ª jornada, o Sporting é 2º a 5 pontos do líder Benfica.
Na época passada encontrávamo-nos em 2º lugar a 6 pontos do mesmo Benfica.

SL
José

quarta-feira, novembro 11, 2015

A justiça à maneira do Herculano

Depois da palhaçada de decisão na Taça da Liga há 2 épocas atrás, em que os corruptos do Norte foram multados com 383€ por atrasarem de propósito o reinicio do seu jogo, eis que ontem ficámos saber qual o castigo aplicado a Lito Vidigal por entrar em campo, agredir Naldo e simular uma agressão do jogador sportinguista, são apenas 40€.

Sempre que haja alguma situação polémica a envolver o Sporting, sabemos antecipadamente que o tripeiro juiz Herculano será benevolente para com os nossos adversárioa e só não entalará o Sporting se não puder.
Ora neste caso aplica-se uma multa irrisória e repreensão a Lito Vidigal, enquanto Naldo é automaticamente suspenso, podendo o seu castigo variar entre 2 meses e 2 anos!!!!!

Naldo tem sido pedra basilar na defesa leonina, e é já certo que falhará os jogos com os lampiões e Belenenses à conta de mais uma decisão de gente que não sabe e não pode estar no futebol.

Vamos aguardar pelo desenlace célere deste caso (muitas dúvidas) e esperar que haja um mínimo de respeito pelo jogador e clube que representa.

Uma coisa é certa, o Sporting tem de reagir e tomar medidas imediatas contra este Conselho de Disciplina da FPF, sem receios das suas consequências.
Já chega desta pouca vergonha!

domingo, novembro 08, 2015

Obrigado Lito Vidigal!

Estávamos nós já a fazer contas à vida e a tentar perceber como é possível fazer 2 jogos consecutivos tão maus contra duas equipas também elas tão más, quando surge este "piscinero" a tentar ganhar um penalty na linha lateral.
Felizmente o árbitro estava bem colocado e não assinalou o penalty tão reclamado por Lito Vidigal.
No regresso da bola ao relvado, bola na área do Arouca onde ainda andava tudo a tentar perceber o que se tinha passado e pimba, toma lá mais um do Slimani, esse grande tosco que já leva 8 golos marcados no campeonato e que até gosta de resolver jogos naquele estádio.
 
Obrigado Lito, se não fosses tu, certamente teriam ficado 2 pontos em Arouca.
 
Grande abraço!
 
SL
José
video
 
 

sábado, novembro 07, 2015

Que Sporting?

Skenderbeu é passado, Arouca é presente e é futuro.

É assim que espero que se encare o jogo de amanhã e que os 3 importantes pontos em disputa sejam trazidos para Alvalade, cimentando uma liderança que, diz Jesus, é inesperada face ao pouco tempo que leva à frente do clube de Alvalade.

Mas vale a pena olharmos um pouco para os números de Jesus, e perceber que se a liderança pode ser surpreendente para alguns (menos surpreendente para outros), mas o que realmente surpreende mais é o facto de este ser o melhor arranque do Sporting na Liga nas últimas 21 épocas.

Sim, é necessário recuar à época de 94/95 para ver o Sporting, sob o comando de Carlos Queiroz, liderar à 9ª jornada com apenas 1 empate concedido.
Curiosamente, foi à 10ª jornada, a mesma que se vai agora disputar em Arouca, que o Sporting de Queiroz cedeu o segundo empate na competição, o mesmo número que o Sporting vai acumulando esta época.

Antes disto só o Sporting de Marinho Peres tem melhor registo com as emblemáticas 11 vitórias nas 11 primeiras jornadas de 90/91.

Também é necessário recuar a 98/99 para ver o Sporting liderar à 9ª jornada sob a batuta de Mirko Jozic.
E é também a esta época que temos de recuar para encontrar um Sporting sem derrotas nesta mesma 9ª jornada.

E o que têm em comum Queiroz, Marinho Peres e Mirko Jozic?

Nenhum deles venceu o campeonato nas épocas referidas.
Queiroz foi 2º, Marinho Peres terminou em 3º e Jozic terminou em 4º.

Estes dados históricos apenas servem para mostrar que nada conquistámos ainda neste campeonato, mas também é verdade que damos mostras de o querer e de o poder fazer.
Para isso acontecer é necessário que a onda verde varra Arouca, na bancada e em campo.

É sobretudo importante que o Sporting mantenha a performance que revela esta época, inédita face ao que temos visto nos últimos anos, extraordinária se a analisarmos num contexto de forte restrição económica no clube, onde os recursos e investimento são substancialmente inferiores aos dos nossos mais directos rivais.

Mas para que isso seja possível temos de ser nós os primeiros a dizer presente!
Vamos a eles Sporting!

SL
José

sexta-feira, novembro 06, 2015

O borrego está vivo e a humilhação também

Ontem quem esteve em campo em terras albanesas, humilhou, e fortemente, o símbolo que vestiu.
Não merecíamos esta exibição e os que menos merecem ainda são os bravos que estiveram no estádio lá na distante Albânia

Num jogo ao nível da história escrita em 2012/13, naquela também vergonhosa deslocação à Hungria (os mesmos 0-3), não se esperava por tanta falta de atitude, raça e crer da parte dos jogadores menos utilizados, até porque por serem menos utilizados se espera sempre uma resposta com vontade redobrada.
Simplesmente houve gente que se recusou jogar e limitou-se a passear em campo.

Nesta coisas das responsabilidades por tão vergonhoso resultado, há que atribui-las também a Jesus ao secundarizar esta competição num discurso de todo evitável.
Não o critico por usar as segundas linhas, situação com a qual já anteriormente afirmei concordar, pois isso evitará a fadiga e lesões aos jogadores habitualmente titulares, mas critico sobretudo o discurso que menospreza esta competição.
E se é para desprezar alguma competição, apenas vejo a Taça da Liga.

Não sendo uma Champions, esta Liga Europa tem equipas de nível que vão dar o máximo em todos os jogos (ao contrário de nós pelo que se vê), e a atitude relaxada com que entrámos neste jogo, a mesma com que encaráramos o jogo com o Lokomotiv, valem-nos neste momento uma merecida e contundente crítica.

Por incrível que pareça, depois de tanta displicência, continuamos a depender apenas de nós próprios para avançarmos para a próxima fase, mas se lá queremos chegar só mesmo investindo nos habituais titulares, pois a maioria dos que jogou ontem disse AUSENTE em vez de PRESENTE...

Uma última palavra para os que já clamam por Marco Silva.
Por esta altura, na época passada íamos em 6º lugar a 6 pontos da liderança.
É na conquista do campeonato que se apostaram as fichas todas e é já no Domingo que quero ver uma resposta que nos faça esquecer rapidamente o desastre de ontem.

SL
José

quinta-feira, novembro 05, 2015

Vamos matar o borrego!


Ora aqui está um borrego que urge hoje mesmo matar pois ameaça neste momento igualar o pior registo leonino na Europa desde sempre.

O pior registo reporta-se ao período entre Setembro de 1992 e Setembro de 2001, no qual ficámos 17 jogos sem vencer fora de portas.

São mais de 4 anos sem ganhar fora de portas nas competições europeias, precisamente desde 11 de Setembro de 2011, em Zurique (vitória por 2-0).

É claro que para os jornalistas não é de relevar que o Sporting numa das épocas nem tenha estado nas competições europeias (2013/14), e numa outra tenha atingido o máximo da incompetência que nos levou à pior época da nossa história (2012/13), com derrotas até com húngaros da terceira divisão europeia...

Na época passada (Maribor), bem como esta época (Moscovo e Istambul), já podíamos e devíamos ter matado o borrego, pelo que esta noite há mais argumento a somar à natural necessidade de somarmos 3 pontos.

Vamos a eles!

SL
José

Sporting-Estoril: Não foi bem a mesma coisa....

Ainda sobre o jogo do  Sporting contra o Estoril muito se disse e  escreveu, nomeadamente sobre os lances de arbitragem polémicos. E muito erradamente, diga-se.
Assim, pode-se considerar que houve 3 erros de arbitragem:
a) Na primeira parte um fora de jogo mal assinalado a Teo quando este estava em posição frontal à baliza em boa posição para marcar. Jogada dita "prometedora", aliás.
b) Na segunda parte um penalti a favor do Sporting ficou por marcar por mão na bola, dentro da área, dum jogador do Estoril.
c) Também na segunda parte o árbitro deixou passar um fora de jogo na posição lateral dentro da área, ao Teo, onde este só podia já caminhar para a linha de fundo com poucas hipóteses de marcar golo. Nota: neste lance veio o Teo a sofrer falta, daí, penalti bem assinalado. E depois deu golo.
 
Alguma imprensa e muitos adversários do Sporting quiseram comparar as situações das alíneas b) e c).
Ora são casos totalmente diferentes. No caso a) o árbitro deixa de marcar um penalti a favor do Sporting. E penalti é quase golo. Todos sabem, inclusive o árbitro.
 
No caso c) o árbitro deixou passar um fora de jogo a favor do Sporting. Errou assim ao não marcar o fora de jogo, mas era uma jogada quase inofensiva. A jogada veio a tornar-se perigosa, apenas porque o Teo teve uma ótima finta de corpo, sobre o defesa, para dentro (para trás), e logo a seguir o defesa do Estoril foi ineficaz( quase desastrado) e cometeu falta na área(penalti).
 
Num caso o árbitro deixou de assinalar uma penalidade máxima evidente a favor do Sporting - falha muito grave e penalizadora para uma equipa. E beneficiou assim flagrantemente o Estoril.
 
No outro caso o árbitro beneficiou o Sporting (e prejudicou o Estoril), mas apenas ao não marcar um fora de jogo num lance de pouco perigo, onde estava longe de se adivinhar ou supor que dali viesse mais tarde a resultar penalti. Aliás não era uma jogada "prometedora".
 
Logo estes 2 erros não são equivalentes. Nem um erro compensa o outro do ponto de vista da análise das regras do jogo.
 
E isto ao contrário do que os adversários do Sporting maliciosamente gritaram para quem teve paciência de os ouvir.
 
Não foi bem a mesma coisa....
SL
Gabriel Almeida

quarta-feira, novembro 04, 2015

Perseguição...

Palavra que gostava de perceber o que motiva o record a fazer esta autêntica perseguição a Mané.

Parece que existe alguém a encomendar notícias a este pasquim, como é exemplo aquela que apareceu no final do jogo com o Vilafranquense a 18 de Outubro passado.

O jovem jogador, mesmo sem ter uma utilização regular na equipa, tem tido um comportamento exemplar, correspondendo à imagem que todos temos dele.

12 jogos e 517 minutos de utilização é pouco para um jogador de 21 anos que precisa de ganhar estatuto e reconhecimento, mas não é razão para, como o record o faz, colocá-lo já na porta de saída.

Amanhã mesmo, Mané terá oportunidade de dar novamente o seu contributo na Liga Europa, tal como já o fez nos anteriores 3 jogos desta competição.

Cabe a Mané contrariar o pasquim e mostrar as suas qualidades que a maioria de nós tanto aprecia, entre ao quais me incluo.

SL
José