"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, dezembro 29, 2016

Começa o nervosismo...

Eu sei que nos próximos meses vai andar muita gentinha - e até gentalha - por aí muito nervosa porque estamos à porta de 2017 e em Março haverá eleições.

E como o tacho é bom e apetecível, até porque dada a projecção e o impacto do futebol na nossa sociedade, alavanca a notoriedade do mais discreto zé ninguém, abrindo portas que de outra forma jamais se abririam, escusam de vir até este blogue à procura de sangue porque sobre o próximo exercício eleitoral ou sobre candidatos nem uma palavra aqui se publicará.

Portanto, evitem os disparates, os insultos e as tretas do costume porque o filtro estará bem activo. Se querem lavar roupa suja podem ir para os sites oficiais das várias candidaturas.

É que no que a mim diz respeito, sócio há mais de três décadas, a palavra sobre as eleições será dada através do voto depositado na urna. Nada mais! Para outros peditórios já não dou!

Nuno M Almeida

quarta-feira, dezembro 28, 2016

Começou a pré-campanha

Não conheço Pedro Madeira Rodrigues, não sei quais as suas ideias ou projecto para o Sporting, reconheço aquilo que de bom foi feito no mandato do actual presidente, mas irrita-me a postura do "agarrem-me senão não me recandidato".

Que apareçam mais candidatos, que se discuta com elevação as várias ideias e propostas, mas acima de tudo que haja civismo, urbanidade e elevação. É que somos o Sporting, não uma qualquer colectividade de bairro!

Nuno M Almeida

sexta-feira, dezembro 23, 2016

Boas Festas!



Clubismos e capelinhas, facções ou grupinhos à parte, quero desejar nesta época da boa vontade um Natal muito Feliz a todos os visitantes, frequentadores e amigos do Sangue LEONINO!

Nuno M Almeida

quinta-feira, dezembro 22, 2016

São Bas Dost...

Valha-nos na quadra natalícia um tal de São Bas Dost, porque de resto, em terras de Belém, foi uma exibição bem fraquinha.

Nuno M Almeida

terça-feira, dezembro 20, 2016

Prefiro rissóis!



Para esclarecer certas mentes aparentemente inquietas, e para que saibam com o que aqui contam, até porque não tenho por hábito esconder as minhas opiniões, não votei em Bruno de Carvalho, jamais votarei em Bruno de Carvalho - a menos que haja uma reviravolta espantosa ou um cataclismo - pelo que espero sinceramente que apareça uma terceira via, uma via que se distinga do viscondismo croquetista que faliu o clube e que nos levou ao desnorte nas últimas décadas, e que marque também a diferença em relação a este populismo bacoco e serôdio de Bruno de Carvalho, que dispara em todas as direcções e que roça o despotismo, na lógica do 'quero, posso e mando' ou do 'quem não é por nós é contra nós'! 

Se querem sócios subservientes, acéfalos, resignados e rendidos a uma lógica de não crítica e que deixam que sejam os outros a pensar por eles, não contem comigo! É que não gosto de croquetes (prefiro rissóis de camarão!), mas muito menos de carneiradas, de homens providenciais ou de D. Sebastiões que se julgam donos dos clubes a que presidem!

 Nuno M Almeida

Taça de Portugal



Quartos de final: 

Sp. Covilhã - Vitória de Guimarães
Benfica - Leixões
Desportivo de Chaves - Sporting 
Estoril - Académica

 Meias finais: 

Vencedor do Covilhã - V. Guimarães vs vencedor do Chaves - Sporting 
Vencedor do Benfica - Leixões vs vencedor do Estoril - Académica


Nuno M Almeida

Capanguice: ficção ou realidade?

Espero sinceramente, enquanto sócio e adepto do Sporting, e cidadão livre deste país, que certas notícias hoje publicadas na imprensa desportiva sejam falsas.

É que nada me repugna mais do que pensar que no meu clube se entrou numa era de capanguice, em que poderes instalados ameaçam através dos seus gorilas quem ouse equacionar a candidatura à presidência do Spprting.

Eu sei que o tacho é bom e muito apetecível mas ainda quero crer na decência de quem lidera o clube e dos seus acólitos.


Nuno M Almeida

segunda-feira, dezembro 19, 2016

É tempo de fazer um balanço



Dezembro de 2016, mês 'horribilis' para o nosso Sporting:
- eliminados das provas europeias;
- derrotados no processo Doyen;
- derrotados na Luz, quando tínhamos o primeiro lugar à nossa mercê;
- derrotados em casa com o Braga, caíndo para o quarto lugar, a par de Guimarães.

É um facto que nem tudo o que se tem feito em Alvalade nestes últimos anos e neste mandato do actual presidente é mau.
Reorganizou internamente a estrutura, cortou gorduras, reaproximou o clube dos sócios, deu andamento à construção do pavilhão, contratou bons treinadores (Jardim, Silva e Jesus), obteve um excelente patrocínio (NOS) e conseguiu que estivéssemos de volta à Champions.

Mas, e há sempre um 'mas', adoptou uma postura interna de quero, posso e mando. Externamente, optou por dar tiros em todas as direcções, não acautelando alianças ou apoios tácticos.

Contratou Jesus, técnico campeão nacional,  dando carta branca à habitual filosofia deste em optar por estrangeiros, muitas vezes de qualidade duvidosa, do que nos jovens promissores da nossa famosa academia.

O treinador contratou 'apenas' 25 jogadores desde que chegou a Alvalade. Meli? Petrovic? André? Castaignos? Alan Ruiz? Markovic (empréstimo)? Spalvis? Ciani? Barcos? Naldo? Aquilani? Bruno Paulista? Elias?
Ao invés, por onde andam Palhinha, Iuri Medeiros, Podence, Tobias Figueiredo ou Matheus Pereira?
Por outro lado, pergunto se foi Jesus que descobriu e potenciou João Mário, e até Slimani, ou antes, os 'diabolizados' técnicos que o antecederam?

A verdade é que tudo isto tem sido sinónimo de um brutal aumento da folha salarial, inclusivé com Bruno Carvalho a transformar Jesus num dos treinadores mais bem pagos da Europa, sendo que no caso de vários jogadores com retorno desportivo e/ou económico igual a zero!

Por último, porque quer nas vitórias, quer nas derrotas, o principal timoneiro deverá ser sempre o primeiro a assumir, espero agora que Bruno Carvalho - de quem não sou admirador embora também não aprecie viscondismos e croquetes - tenha a coragem e a humildade de assumir, não apenas os sucessos, mas também os fracassos. E que abuse menos do discurso de que tem vergonha de pertencer ao mundo do futebol ou do 'agarrem-me, caso contrário, vou-me embora!".
É que quando não estamos bem - mesmo que muito bem remunerados -  temos bom remédio...

Nuno M Almeida

domingo, dezembro 18, 2016

Tenham vergonha!

Com exibições e resultados deste quilate, mesmo descontando habilidades de arbitragem, apenas seremos os campeões... dos comunicados!

Nuno M Almeida

sexta-feira, dezembro 16, 2016

Um Natal verde

quinta-feira, dezembro 15, 2016

Estilos...

Disparar contra tudo e contra todos, não ser cirúrgico na defesa do clube e na luta contra interesses instalados, pode ter consequências sérias e custos elevados.

Manda a razão e o bom senso que se saiba escolher os alvos e afrontar o polvo instalado, mas em paralelo há que saber angariar aliados. Esta é uma regra básica que Sun Tzu defendia.

Persistir em cair em cima de tudo o que mexe, vociferar contra o mundo não é nem nunca foi a melhor forma de nos protegermos e defendermos de quem nos quer mal. E outra regra básica é saber respeitar contratos assinados!

Não podemos dizer que a justiça apenas funciona quando atende aos nossos argumentos. Mas enfim... são estilos.

Eu continuo a achar que devemos levantar a voz e falar grosso quando nos sentimos injustiçados, mas de forma criteriosa e cuidada. Banalizar o discurso da revolta e da gritaria anula os nossos argumentos e descredibiliza-nos!

Nuno M Almeida

quarta-feira, dezembro 14, 2016

Missão cumprida!

V. Setúbal, 0 - Sporting, 1

Exibição q.b. a roçar o cinzentismo, mesmo onze inicial da Luz, com uma única excepção - Campbell no lugar de Ruiz - e Bas Dost a ser decisivo, a marcar de cabeça, a passe do compatriota Zeegelaar.

Venham agora os quartos-de-final, mais uma etapa rumo ao Jamor.

Nuno M Almeida

terça-feira, dezembro 13, 2016

És enorme, Rui!



 Rui Patrício conseguiu seis pontos e o 12.º lugar na votação para a Bola de Ouro 2016. Segundo guarda-redes mais bem cotado no ranking deste ano, apenas superado pelo mítico Buffon e à frente de craques como Ibrahimovic, Pogba e Lewandowski!

Uma palavra de enorme reconhecimento pelo trabalho e fibra psicológica de um miúdo lançado às feras com apenas 18 anos e que enfrentou sempre com grande tenacidade e foco as críticas mais destrutivas, sendo agora mundialmente reconhecido como um dos melhores na sua posição.

Não sendo o maior fã de Paulo Bento enquanto treinador, não posso - enquanto adepto e sócio leonino - deixar também de agradecer ao nosso ex-treinador a aposta no miúdo de Marrazes e o facto de nunca ter cedido perante as críticas. É que estamos na presença daquele que poderá muito provavelmente vir a ser o melhor guarda-redes de sempre do futebol português!

Nuno M Almeida

domingo, dezembro 11, 2016

Habilidades...



 Este dérbi resume-se a um nome: Jorge Sousa.

Nuno M Almeida

Benfica-Sporting, o derby eterno

´

Porque é a maior e mais antiga rivalidade nacional,
Porque a existência de um clube sem o outro não faz sentido,
Porque no seio das famílias, dos amigos e dos colegas se discute esta rivalidade com intensa paixão,
... e porque hoje há um Benfica-SPORTING, apenas faço votos para que seja um jogo sem casos, que não haja terceiros a influenciar o resultado final, que jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos saibam estar à altura de um derby de nível mundial, e que no fim ganhe o melhor
... e que o melhor seja obviamente o meu SPORTING!

quinta-feira, dezembro 08, 2016

Fora da Europa sem brilho nem brio



Naquela cabeça as provas europeias são "peaners". Não há mesmo nada a fazer...

Nuno M Almeida

sábado, dezembro 03, 2016

A dois pontos da liderança

É agora evidente que as notícias sobre a nossa morte neste campeonato eram manifestamente exageradas.

Vamos agora focar-nos num bom resultado na Polónia, em Varsóvia, e a seguir: ataque ao primeiro lugar, na Luz!

Nuno M Almeida