"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, março 30, 2020

Merece despedir-se em campo!



quinta-feira, março 26, 2020

Baixa na SAD

Sai Miguel Cal, administrador da SAD responsável pelo marketing e operações da administração, em relação ao qual confesso não ter visto nada de extraordinário no seu trabalho.

Antes de ter sido convidado por Varandas, Cal tinha sido elogiado por um relatório em que propunha iniciativas que visavam modernizar e adequar o Sporting a novas realidades, abordando política de contratações, formação e integração nos seniores, aproximação aos sócios, relacionamento com claques, mas depois, na realidade pouco se viu. 

Mais uma vez a montanha pariu um rato.





terça-feira, março 24, 2020

Mais uma “estória” mal contada...



segunda-feira, março 23, 2020

Dão cada tiro no pé!



Tudo ou nada!

“Verba investida no treinador será retirada à contratação de jogadores”.

Ora, sabendo-se que temos um plantel deficitário e que ao mesmo tempo Rúben Amorim ainda pouco provou enquanto treinador, reitero a minha ideia sobre o risco que esta estratégia encerra.

Varandas colocou todas as fichas na contratação deste jovem técnico. Se a coisa correr bem, o actual presidente está “safo”. Se a coisa correr mal, Varandas terá que tirar as devidas ilações e assumir a sua responsabilidade por esta jogada de altíssimo risco.

É que o Sporting chegou a uma fase onde não há mais margem de manobra para erros!




sábado, março 21, 2020

Aposta num extremo

Com as finanças cronicamente debilitadas, e agora possivelmente agravadas pela pandemia do coronavírus, avança hoje A BOLA que a grande aposta em termos de esforço financeiro para 2020/21 será num extremo.

Outros pontos de interrogação serão Ilori, Coates, Ristovski, Rosier e Mathieu.




sexta-feira, março 20, 2020

Todos juntos!





Aplaudo!

Acho muito bem esta decisão de Varandas, até porque pelo que consta, é bem melhor médico do que presidente.

Portanto, bem que o país necessita nesta altura muito mais de médicos competentes do que o Sporting de presidentes incompetentes.

Boa sorte e que a sua contribuição ajude a erradicar os nefastos efeitos deste maldito bicharoco!




quinta-feira, março 19, 2020

Rafael Leão condenado a pagar



quarta-feira, março 18, 2020

Há 56 anos...


Aplaudo!



terça-feira, março 17, 2020

Coitadinho do senhor Proença

O senhor Proença está hoje muito ofendido porque o primeiro-ministro afirmou ontem não ser o futebol profissional uma prioridade neste momento.

Mas numa altura de emergência nacional alguém esperava que Costa dissesse o contrário?

Os clubes que aprendam a gastar melhor o seu dinheiro e a torrar menos milhões, sobretudo em comissionistas e afins, porque nesta altura, para além da saúde pública, o que mais preocupa é que haja um rombo na nossa economia e que o desemprego infelizmente volte a níveis preocupantes, a rondar os 15% no final do ano.

Há males que vêm por bem, pelo que pode ser que esta pandemia e o seus efeitos tragam mais bom senso, mais racional gestão por parte de quem dirige o futebol e menos ordenados indecorosamente pornográficos!

segunda-feira, março 16, 2020

Campeão à vista

Dada toda a incerteza que actualmente se vive a nível planetário, e sendo previsível que o pico de contaminados por coronavírus seja atingido em final de abril em Portugal, a UEFA prepara soluções.

Uma das propostas de que se fala, emanada a partir da Suíça pelo organismo que regula o futebol europeu, é de que os actuais líderes nos vários campeonatos europeus sejam declarados campeões nacionais.

Num ano atípico e que ficará na história universal como excepcional, tudo aponta assim para que o FC Porto seja declarado campeão nacional 2019/20. E nós, uma vez mais no 4.º lugar.

Nesta fase ninguém sabe se haverá condições para se retomarem os campeonatos nos próximos meses, pelo que as ligas também não se poderão prolongar até tarde - mesmo com o adiamento do Europeu para 2021 - sob pena de se hipotecarem as pré-épocas 2020/21.

domingo, março 15, 2020

Para descontrair...



sexta-feira, março 13, 2020

Cuidem-se!



quarta-feira, março 11, 2020

E agora?



terça-feira, março 10, 2020

À porta fechada?

Jogos à porta fechada por causa do coronavírus? Acho bem. Para além de me parecer uma medida sensata e inevitável, diria que várias equipas nem sequer vão estranhar, dadas as miseráveis assistências da nossa liga...

domingo, março 08, 2020

Serviços mínimos



Sporting, 2 - Aves, 0


Primeiro jogo em Alvalade sob a batuta de Ruben Amorim, antecedido de uma concorrida manifestação anti-Varandas. Mais uma.


Jogo fraquinho na primeira parte, sem grandes motivos de interesse, apenas temperado por duas expulsões no Aves. Muito pouco Sporting frente ao último classificado, e ainda por cima a jogar grande parte dos primeiros 45 minutos apenas com nove elementos. Um bocejo.


No segundo tempo a equipa mostrou alguns fogachos, com Sporar a inaugurar o marcador, cabeceando de forma competente, e Vietto a seguir a marcar superiormente uma grande penalidade.


No primeiro jogo da pré-temporada 2020/21, pelo menos atendendo ao que o senhor doutor Varandas esta semana referiu, um triunfo que era aquilo minimamente exigível atendendo ao adversário que enfrentávamos.

Toda a legitimidade se...



Perante a manifestação que está a decorrer em Alvalade, diria que a massa associativa tem toda a legitimidade para exigir a demissão do actual presidente. Eu próprio desejo que Varandas seja homenzinho e se afaste. O mais rapidamente possível.

O que me parece contraproducente é que seja uma claque a fazê-lo, sobretudo quando foram elementos da mesma a perpetrar um dos actos mais rasteiros que alguma vez se viram no Sporting e que tantos danos provocaram ao clube.

Ser a Juventude Leonina a promover iniciativas contra Varandas só faz com que muitos adeptos e sócios não queiram aderir às mesmas. Preferiria ver movimentos de contestação espontâneos. Seriam bem mais impactantes e eficazes.

Se há dez milhões...

Se há dez milhões para dar por um treinador nível II, também seguramente haverá muitos milhões para Amorim poder pescar no Braga. 

E num dos casos, recuperando um jogador formado em Alvalade, mas que teve que sair para poder evoluir e ver o seu valor ser reconhecido. O habitual.

Quanto a Paulinho, já várias vezes o Sporting o tentou contratar, mas sempre sem sucesso. Salvador exigiu sempre dez milhões - número fetiche em Braga - e nunca mostrámos interesse em gastar tanto.

Sequeira, um excelente defesa, robusto e com bom sentido posicional. Tal como é Bruno Viana, também ele do sector defensivo bracarense.




sexta-feira, março 06, 2020

Batemos mais um recorde

Pensando bem, e de modo formal, o Sporting limitou-se a trocar de adjuntos, pagando o mais alto valor de sempre por um treinador-assistente. Varandas entra assim para o Guinness Book of Records.

Um líder fraco

O líder débil é aquele que procura disfarçar as suas deficiências, combinando arrogância com incompetência.

 

O mau líder é aquele que se arvora dominar o conhecimento, mas que comete erro atrás de erro.

 

O líder fraco raramente é implacável na sua busca por um foco. Aquele que não possui o foco e a atenção nos detalhes necessários para aplicar a alavancagem e mobilizar os recursos de uma forma agressiva e comprometida, acabará por desaparecer. 

 

O líder incompetente culpa os outros, jamais assume a culpa pelos erros que acontecem durante a sua liderança.

 

Quem referencia estes pontos, entre outros, para identificar ou detectar um mau líder é Mike Myatt, consultor de gestão dos líderes da Fortune 500 CEOs.

 

Ocorre-vos alguém que se enquadre no perfil acima mencionado?

 

 



quinta-feira, março 05, 2020

Rir é o melhor remédio



A partir de agora...

A partir de agora tolerância zero em relação a Frederico Varandas e aos seus pares de direção.

Após um ano e meio de mandato, e estando nós na presença do sexto treinador, inexplicavelmente pago a peso de ouro, Varandas acabou de fazer a sua derradeira aposta. 

Sendo o novo técnico a última ficha do actual presidente, o sucesso de Amorim será o sucesso de Varandas, o inêxito de Amorim será a inevitável porta de saída para Varandas.

Margem zero para mais erros por parte de Varandas. E por parte de eventuais Anteros Henriques que eventualmente estejam a caminho de Alvalade...




Varandices...

Fiquei esta tarde a saber que o Rúben Amorim “dentro de alguns meses será demasiado grande para o futebol português”.

Fiquei também a saber que com ele teremos o plantel valorizado em 30 a 40 milhões de euros.

Fiquei a saber que o Sporting não consegue convencer treinadores de renome, nacionais e internacionais, a virem para Alvalade.

Fiquei a saber que os milhões estoirados na sua contratação não afectarão num cêntimo adicional o orçamento há meses definido para a época 2020/21, havendo apenas “realocação” de verbas.

Obrigado, Varandas, estou muito mais esclarecido. Ou não.




Bem-vindo, Rúben Amorim

Em guerra com as claques.
- Adeptos divididos.
- Situação financeira instável.
- Estrutura de futebol amadora.
- Projecto desportivo inexistente.
- Plantel com pouca qualidade.

Bem-vindo sejas a ‘este’ Sporting, Rúben Amorim. 

Espero que saibas mostrar aqui o trabalho que realizaste em pouco mais de uma dezena de jogos no Braga, clube com um presidente experiente e competente, com uma estrutura forte e profissional, e com um plantel equilibrado e de qualidade.

Custando dez milhões de euros e auferindo um salário líquido anual de um milhão e meio, seguramente que estaremos na presença do novo Guardiola.




?

A propósito do barulho em torno do futebol e dos seus bastidores, fiquei agora com imensa curiosidade em saber que é o agente de Rúben Amorim e quem foram os demais intermediários nesta ‘galáctica’ contratação de 10 milhões, que também acarreta o pagamento de um salário líquido anual de 1 milhão e meio...




47 arguidos!

Nada como o futebol para ‘lavar’ mais branco que o OMO.

Deve ser por isso que lá andam todos por amor à camisola...

Por isso reitero aquilo que há muito digo: o melhor do futebol ainda são os adeptos!






quarta-feira, março 04, 2020

Faz sentido para alguém?

Ordenados brutos anuais:

Sérgio Conceição - 4 milhões
Rúben Amorim - 3 milhões 
Bruno Lage - 2 milhões 

Convém também relembrar que Sérgio Conceição já tem no seu currículo o título de campeão nacional pelo Porto, o mesmo acontecendo com Lage no Benfica.

Quanto a Amorim, tem treze jogos enquanto treinador principal na primeira liga. 

Que belo ordenado vai este rapaz receber num clube que se depara com dificuldades financeiras e que ainda há pouco tempo nem dinheiro tinha para contratar avançados, tendo apenas o ‘fenomenal’ Luiz Phellype no plantel.

Este rapazinho vai assim custar aos cofres de Alvalade uns ‘meros’ 19 milhões, 10 pagos ao Braga e 9 embolsados por Amorim, num contrato a três anos.

Repito: se isto não é um acto de gestão danosa então não sei o que será...

Basquetebol: estamos na final four!

Oliveirense, 71 - Sporting, 72

Com um belíssimo triunfo, no prolongamento, em Oliveira de Azeméis, estamos na final four da Taça de Portugal. A mesma vai jogar-se a 21 e 22 de Março, em Odivelas.




Um absurdo!



Enquanto não acabar esta palhaçada...

Enquanto não acabar esta fantochada de ter na presidência do Sporting um incompetente ladeado por uma cambada de putos a fazerem asneiras atrás de asneiras, não vai nem mais um cêntimo de gameboxes para Alvalade.

Não deixarei obviamente de pagar as quotas da minha antiguidade de 36 anos de sócio, nem as da família, até porque o Sporting é muito maior do que essa gentalha, mas pela primeira vez deixarei de comprar gameboxes cá para casa. E são três. Nada baratas.

Basta de ser cúmplice desta palhaçada e deste (des)governo que assola Alvalade!

As qualidades negociais de Varandas

Alguma comunicação social tenta passar a imagem de que a contratação de Amorim foi uma negociação difícil e morosa, e que começou há algum tempo.

Sinceramente não vejo em que é que Varandas ou Viana - os dois génios que gerem o nosso futebol - tenham feito algo de registo. Limitaram-se a ter que pagar a cláusula de dez milhões exigida por Salvador e ponto final. Nem mais um pio.

Se alguém mostrou uma vez mais ser hábil negociador e intransigente defensor dos interesses do seu clube foi o presidente do Braga. Mais ninguém!





terça-feira, março 03, 2020

Até quando?



Se isto não é gestão danosa...



A concretizar-se a contratação de Rúben Amorim por dez milhões, se isso não é um acto de gestão danosa, então já não sei o que é.

Despedir o pobre do Jorge Silas, que não tem os requisitos formais mínimos para ser treinador principal, e ir contratar um treinador igualmente sem requisitos formais mínimos, com apenas treze jogos enquanto treinador na primeira liga, seria para rir se não fosse uma tragicomédia.

Até quando vão estes inenarráveis Varandas e Viana - com Rogério Alves sempre na sombra - continuar a cometer borrada atrás de borrada, sem um projecto, sem um rumo, numa gestão ao sabor do vento, e agora pelos vistos apostada em estoirar os milhões arrecadados com a venda de Bruno Fernandes.

Se se confirmar a verba avançada, então já não sei mesmo o que dizer, excepto que será mais um excelente negócio para Salvador, à custa dos papalvos de Alvalade.

Esta palhaçada não pode continuar. Não nos podemos dar ao luxo de manter na presidência um tipo ainda mais incompetente que Bettencourt ou Godinho. Alguém tem que colocar um travão em tanto disparate.

Por último, uma palavra de simpatia para Silas, mais uma vítima da trituradora de incompetência do actual presidente!




Mas estamos a brincar????



Assim se começa a torrar o dinheiro encaixado com o negócio de Bruno Fernandes...

domingo, março 01, 2020

Até na corrupção somos saloios



Pobre país e triste futebol português em que alegadamente a malta se deixa corromper por refeições de 600 euros...

Até na corrupção - fenómeno infelizmente enraizado na sociedade portuguesa - somos pequeninos, saloios e tacanhos.

Ressuscitar o passado



O principal motivo pelo qual ainda há sportinguistas a suspirar e a apoiar o senhor da fotografia, e pelo qual este ainda tem veleidades de voltar à presidência do Sporting, é apenas um: a incompetência de Frederico Varandas enquanto presidente!

Podem vir com o argumentário e com a conversa que quiserem, mas se a actual direção fosse competente e capaz, e se tivesse um projecto desportivo credível, consistente, sólido e ganhador, já ninguém sequer se lembraria do primeiro presidente destituído na história do Sporting.

No que a mim diz respeito não dou para peditórios, nem do actual nem do antigo presidente. Ambos, por motivos diferentes, já deram provas suficientes de não terem estatura nem estrutura para liderarem uma instituição centenária como a nossa!

Sá Pinto?

Com todo o respeito e admiração que Ricardo Sá Pinto me merece, a possibilidade de vir a ser treinador do Sporting parece-me apenas mais uma... varandice.

Pelos vistos, em vez de se estar a pensar num treinador experiente e com provas dadas, daqueles que incutem pelo seu currículo um enorme respeito nos treinadores, andamos para aqui a falar de Sá Pinto, Pedro Martins, Abel Ferreira e Ruben Amorim.

Quando não há um projecto desportivo ou uma estratégia consistente cai-se no erro de andar ao sabor do vento, cometendo disparate atrás de disparate.