"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, maio 31, 2020

Qual o critério?

Se após o “desconfinamento” já é possível ter espectadores nos cinemas e nos teatros - leia-se espaços fechados - pessoas nas esplanadas e nas praias, porque motivo não podemos ter adeptos nos estádios, que ainda por cima são espaços abertos, desde que acautelado o distanciamento social e as regras básicas de segurança?

Got it?



quinta-feira, maio 28, 2020

Reintegração? Obviamente!

Posto tudo aquilo que hoje se soube, e porque só os burros não mudam de opinião perante novos factos, é óbvio que Bruno Carvalho e restantes ex-dirigentes que foram expulsos de sócios, podem e devem lutar pela reintegração com plenos direitos.

Reitero que a principal motivação da maioria dos sócios que votaram por essas expulsões residiu na suspeita de envolvimento no ataque a Alcochete.

Como não se pode fazer tábua rasa daquilo que a Justiça decidiu - dura lex sed lex - independentemente de qualquer convicção pessoal, temos que nos reger por factos. E o grande facto é que o homem foi ilibado. Logo, não teve nada a ver com o ignóbil ataque.

Que se convoque então uma assembleia geral e que a maioria decida. Quem não deve não teme. E se os actuais dirigentes e o senhor Alves não têm rabos de palha, pois que dêem a palavra aos sócios, soberanos nas grandes decisões que regem a vida do nosso clube.

Detesto ver ex-presidentes a serem escorraçados do Sporting, e sobretudo abomino que isso esteja a transformar-se numa regra. Por isso mesmo não fui às assembleias gerais destitutivas de Godinho Lopes e de Bruno Carvalho.

Bruno Carvalho absolvido!



Está confirmada a absolvição de Bruno Carvalho no processo e no julgamento de Alcochete.

Volto a perguntar: e agora?

Não sendo um personagem que me suscitava simpatia ou voto, a verdade é que aquilo que mais pesou na cabeça dos sócios que votaram a sua destituição de presidente  e a sua expulsão de sócio, foi precisamente a suspeita do seu envolvimento no ataque à academia.

É óbvio que mostrou um comportamento desequilibrado na fase final da sua presidência, que fez uma série de coisas passíveis de censura e que ele próprio contribuiu para a degradação da sua imagem junto dos sócios e da opinião pública.

Podemos até ter a convicção de que foi o autor moral do ataque e que a justiça não conseguiu reunir provas e justificar e legitimar acusação. 

Mas a verdade dos factos é que foi ilibado. Ponto final. E agora?

Nota: congratulo-me com esta decisão do colectivo de juízes porque não gosto de ver ex-presidentes do meu clube a serem destituídos - sejam eles quem forem - e muito menos a contas com a justiça - como habitualmente acontece com os de outros clubes.

quarta-feira, maio 27, 2020

Que descanse em paz!



Mauricio Hanuch

sábado, maio 23, 2020

Aprendam com quem faz bem!



É por estas e por outras que desde miúdo sou fã do futebol alemão.

No jogo desta tarde, em casa, o Borussia  Monchengladbach tem nas bancadas 13 mil adeptos... de cartão. 

Dado que os clubes são obrigados a jogar à porta fechada, cada sócio pagou 19 euros para ter a sua imagem reproduzida em papel, e assim se poder atenuar a frieza de bancadas despidas.

Mais um grande exemplo dado pelos adeptos e pelos clubes alemães.

Por aqui continuam a discutir lideranças da liga, estádios autorizados, credibilidade e fiabilidade dos testes ao coronavírus, impugnações de competições. Em suma, as tretas do costume.

quarta-feira, maio 20, 2020

A balbúrdia do costume

O futebol português continua a balbúrdia do costume, haja pandemia, ou não haja pandemia. Seja nas indecisões sobre a retoma do campeonato, seja em lutas intestinas e em constantes pedidos de demissão.

Entre os jurássicos e datados Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira, o figurante Frederico Varandas, o sonso Fernando Gomes, mestre em passar pelo intervalo da chuva, e o egocêntrico Pedro Proença, constantemente entretido no seu habitual narcisismo e na prossecução da sua agenda própria, continuamos a não sair da cepa torta e a andar enredados em fogueiras de vaidades.

Ponham os olhos na mentalidade alemã e na forma brilhante como clubes, liga e federação se articularam para retomar o campeonato, remando todos para o mesmo lado. Por terras germânicas até se viram os clubes da Champions a doarem receitas pelos emblemas que se deparam agora com situações mais complicadas, como consequência da pandemia.

Aqui é aquilo que se tem visto...


terça-feira, maio 19, 2020

Entra Bernardo, saem três...

Desde que André Bernardo passou a ser a nova “estrelinha” de Varandas, já caíram três membros da direção leonina - Miguel Cal, Filipe Castro e Rahim Ahmad.

O argumento apresentado para estas saídas tem oficialmente a ver com motivos pessoais e profissionais, alegadamente devido à pandemia, mas alguma comunicação social avança que a ascensão do amigo de Varandas está a roubar protagonismo e poder aos seus pares da direção.

Como há muito se sabe que Alvalade é uma autêntica fogueira de vaidades, está bom de ver que quando os egos chocam e as “comadres se zangam”, por vezes as direções caem...



ACTUALIZAÇÃO:

Agora foi Bernardo Simões, membro do Conselho Fiscal e Disciplinar, a apresentar a demissão. Era um dos sete efetivos do Conselho Fiscal e Disciplinar.

segunda-feira, maio 18, 2020

Veremos...

“Só o Matheus Nunes vai pagar o Rúben Amorim!”

Frederico Varandas, no canal 11.

sexta-feira, maio 15, 2020

15 de Maio de 1964



quinta-feira, maio 14, 2020

Plano estratégico até 2022

Elenca hoje o Record uma série de prioridades, englobadas num suposto Plano Estratégico com o horizonte de 2022. Algumas delas são:

- captação, retenção e desenvolvimento dos melhores talentos, a nível desportivo e operacional.

- melhoria das infraestruturas de instalações e tecnologia.

- aposta num clube mais eco-friendly.

- implementação de uma arquitectura de software aberta, dotando a organização das melhores ferramentas que permitam processos mais automáticos, eficazes e simplificados.

- melhoria da interação com o sócio, desenvolvendo também uma nova loja online, uma nova app e um novo site.

- substituição das actuais cadeiras por novas cadeiras, todas verdes, no estádio.

- instalação de wifi no estádio, no pavilhão, na academia e no polo universitário.

- reestruturação e ampliação da academia, e maior aposta na formação.

Há 20 anos...



Há exatamente 20 anos celebrava-se o fim de um terrível jejum de 18 anos.

Toda a nação leonina explodia de alegria, celebrando com extremo regozijo um título que nos escapava há quase duas décadas.

Foi a noitada mais saborosa da minha vida, esperar na noite de domingo, até às 3 da manhã - num estádio cheio - pela chegada dos novos campeões nacionais, os quais vinham do Porto, onde haviam batido o Salgueiros por uns memoráveis 4-0.

Um jogo visto em família - por três gerações de leões - a vibrarmos pela televisão, com todos a celebrarmos, vestidos dos pés à cabeça de verde e branco.

Está na altura de voltarmos a ter igual alegria!

sábado, maio 09, 2020

A internacionalização da porta 18....





sexta-feira, maio 08, 2020

Bruno Carvalho ilibado!

Notícia Expresso:

Nas alegações finais, o MP diz que não se prova que o ex-presidente do Sporting seja o autor moral do ataque à Academia. 

Quanto à expressão ‘quem está comigo?’, proferida numa reunião com a claque Juve Leo, o MP assegura que não pode ser feita ligação com as agressões aos jogadores. 

Ainda sobre a hora do treino mudada para o dia 15 de maio, o MP diz que não se prova que tenha sido feita por Bruno de Carvalho. Mustafá, o líder da Juve Leo, também foi ilibado. 

Por outro lado, os 37 arguidos que entraram em Alcochete devem ser acusados de crime de introdução em lugar vedado ao público: 17 deles por ofensa de integridade física; 25 por crimes de ameaça agravada. 

Ficam de fora os crimes de sequestro e também de terrorismo.



Posto isto, e após tanto foguetório, tanta polémica e tanta conjectura, pergunto - e agora?

Poderá pairar para sempre a dúvida sobre se Bruno Carvalho não terá mesmo sido o mandante do ataque, mas a verdade é que a Justiça não se deve reger por convicções, e sim por factos.

E, segundo o Ministério Público, os factos não indiciam que o ex-presidente tenha sido sequer autor moral do ataque a Alcochete.

Outra questão que fica é esta: tendo a suspeita sobre a ação de Bruno Carvalho em relação à invasão da academia sido a principal motivação para a sua destituição, pelo menos na cabeça de muitos sócios, volto a perguntar - e agora?

Nunca votei em Carvalho, não sou grande apreciador do seu estilo, mas não me parece que haja agora grandes dúvidas sobre o assassinato de carácter que foi montado em relação a si.

Resta saber como vai o tempo julgar os abutres que se aproveitaram de toda esta situação e tomaram de assalto Alvalade.

Uma coisa é certa: esta decisão em nada vai contribuir para a pacificação no seio do Sporting. Só que dura lex sed lex. E a Justiça decidiu!


segunda-feira, maio 04, 2020

Comunicado oficial

No âmbito do actual e inédito contexto que vivemos devido à pandemia de COVID-19 e de acordo com a decisão oficial das entidades competentes, nomeadamente a Federação Portuguesa de Futebol, a Liga Profissional de Clubes e os diferentes Organismos Públicos, informamos que o regresso da equipa de futebol profissional do Sporting Clube de Portugal à competição está agendado para o dia 1 de Junho, com a realização dos restantes jogos da I Liga de Futebol à porta fechada.

Esta decisão, que tem como propósito salvaguardar a saúde pública, obrigará atletas e Sócios a uma vivência diferente do futebol durante este período e trará várias consequências, directas e indirectas, para o Sporting Clube de Portugal.

O mundo sabe que o que nos une é, sempre foi e sempre será o amor ao Sporting Clube de Portugal.

Acreditamos que encontraremos novas formas de apoio para ultrapassar este momento de adversidade e com esperança de que num futuro próximo regressaremos à “nossa casa”.

O Sporting Clube de Portugal informa ainda que, no final da época, irá disponibilizar aos Sócios mecanismos de compensação pelos jogos que não foram usufruídos.

Contamos com o esforço, dedicação e devoção de todos para que juntos possamos alcançar a glória que tem marcado a história do Sporting Clube de Portugal.