"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, agosto 30, 2022

O que nos espera em 2022/23

Como se não bastassem os problemas internos com que nos debatemos, nomeadamente a nível do equilíbrio e qualidade do plantel, hoje voltámos a ver o que nos espera nesta temporada 2022/23…


“Extremite” aguda…

Trincão, Edwards, Rochinha, Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Jovane… e Arthur Gomes?

Com a chegada de Alexandropoulos e com a previsível passagem de Pedro Gonçalves para o meio-campo, é evidente que esse sector fica fechado.

Continuamos portanto à espera de reforços para o sector mais carenciado do plantel, leia-se o ataque, onde apenas contamos com Paulinho e Rodrigo Ribeiro, ficando ainda por cima Pote mais longe do golo.

Mais um extremo??????

Será que o Sporting está apostado em entrar para o livro dos recordes, como sendo o clube com mais extremos no seu plantel?

E que tal um ponta-de-lança, um daqueles à antiga, dos que fazem golos?

Para quê tantos extremos, se depois não temos na área um matador para concretizar?

Ah, espera, haverá sempre a opção Coates…


segunda-feira, agosto 29, 2022

Bem-vindo, miúdo!



Sotiris Alexandropoulos

domingo, agosto 28, 2022

O que se passa na cabeça de Amorim?

Deixando por agora de lado a discussão sobre os erros de gestão desportiva cometidos pela direção leonina, com uma evidente incompetência na planificação desta temporada, bem como na gestão da construção do plantel, pergunto simplesmente isto a Rúben Amorim:

Qual a lógica ou sentido de não querer um ponta-de-lança, preferindo colocar Coates lá na frente, a fazer essa função? Porquê tanta insistência em Paulinho, não querendo nenhum avançado de qualidade que lhe possa fazer sombra? Não faz sentido, não faz mesmo qualquer sentido tanta teimosia!

Amorim, a quem estou muito agradecido, e a quem reconheço um futuro interessante como treinador, tem que ter a devida humildade para reconhecer que está errado e que deve forçosamente arrepiar caminho.

Como alguém aqui comentou, e bem, se jogamos em ataque móvel, tantos cruzamentos serão para quê e para quem?

Ninguém é dono da verdade, e Amorim muito menos, porque ainda tem muito para aprender e crescer enquanto treinador, portanto corrigir aquilo que de mal se faz, é um sinal de sabedoria, não de fraqueza.

Quanto a Varandas e Viana, neste momento, nem vale a pena debitar uma só palavra…


sábado, agosto 27, 2022

A estrelinha foi-se…



Sporting, 0 - Chaves, 2

Sem competência e organização, sem planeamento e profissionalismo não há mesmo milagres. Sobretudo quando a estrelinha do treinador também já se foi.

Duas derrotas, um empate e uma vitória ao fim de quatro jornadas, são o puro reflexo da forma como esta temporada foi (mal) planificada. E ninguém se pode eximir das suas responsabilidades, porque na realidade todos têm culpa.

A direção delapidou o plantel (Palhinha, Matheus Nunes e Tabata), continuamos com a teimosia do treinador em ter apenas um avançado - e com um grau de eficácia demasiado baixo - não havendo também um organizador de jogo, um pensador a meio-campo, pelo que assim não há mesmo milagres.

Parece-me também que aquilo que era um dos mais fortes argumentos do Sporting já se foi, nomeadamente o bom ambiente no grupo de trabalho e a sintonia entre treinador e direção. Sobretudo quando esta persiste em fazer maldades a Amorim e este persiste nas suas teimosias.

Mau demais…

sexta-feira, agosto 26, 2022

Será?



Como o portal de transferências “CaughtOffside” refere, Cristiano Ronaldo (37) está de mudança do Manchester United para o Sporting!

Assim, o negócio já está “99%” concluído.  Também é relatado que o Sporting quer começar a preparar a apresentação na sexta-feira.  O conselheiro de Ronaldo, Jorge Mendes, estará a trabalhar dia e noite para encontrar uma solução.

Jornal BILD

quinta-feira, agosto 25, 2022

Um grupo relativamente acessível…



Por um lado, gostaria de voltar a ter o privilégio de ver ao vivo, em Alvalade, grandes emblemas como o Real, o Barcelona, o Bayern ou o Liverpool. 

Por outro, embora sabendo que Tottenham, Eintracht e Marselha, são equipas fortes, acredito que temos um pouco mais de possibilidades de passarmos aos oitavos, sabendo que nunca haverá grupos fáceis na liga milionária.

quarta-feira, agosto 24, 2022

Tic tac, tic tac…

Os dias passam, o tempo escasseia e a necessidade imperiosa de receber reforços mantém-se.

Com a saída de Matheus Nunes é mais do que óbvia a prioridade em contratar um médio que transporte e distribua jogo, falando-se agora de um puto grego de 20 anos, um tal de Alexandropoulos, do Panathinaikos.

O que me surpreende é que, numa estrutura supostamente profissional, não tenhamos acautelado a saída de Matheus Nunes, o nosso jogador mais cobiçado, e não tenhamos imediatamente ativado a contratação de um substituto. Mas enfim, isso são paranóias minhas.

Por último, com Paulinho lesionado, e quando joga, geralmente com pouco rendimento a nível de golo, continuamos ansiosamente à espera de um atacante com faro de golo. A menos que queiramos fazer mais uma época com o ataque móvel do costume.

A verdade é que o tempo urge, o relógio não pára, o fecho do mercado aproxima-se e a necessidade de ir buscar pelo menos dois reforço é absoluta!

terça-feira, agosto 23, 2022

Não há um euro…

Cada vez se entende melhor o motivo pelo qual o treinador se queixa de não haver um euro e de se vender o melhor jogador na semana em que vamos ao Dragão…


Os sócios? Que se lixem!

É curioso como ultimamente a direção leonina anda tão atenta aos problemas das claques, mesmo que isso implique marimbar-se para os restantes sócios…


domingo, agosto 21, 2022

O eterno problema do sportinguismo

Os sportinguistas são mesmo bipolares. Acham que temos que ser acríticos e que qualquer reparo que se faça é porque estamos a entrar numa lógica de ”bota-abaixo”.

Sócio há quase 40 anos, sportinguista há 50, pai e filho de sportinguistas, presença regular no estádio com gameboxes compradas todos os anos, accionista da SAD, não admito a quem quer que seja lições de sportinguismo, até porque nunca ganhei um cêntimo à custa do clube, mas já gastei muito em nome deste meu incurável sportinguismo.

Por tudo isso, e porque não sou, nem brunista nem varandista, mas apenas SPORTINGUISTA (perceberam??!!), jamais admitirei que me coarctem o direito à crítica construtiva.

Quem não gostar daquilo que eu escrevo, tem bom remédio, até porque a porta da rua é a serventia da casa!

Ainda há muito para jogar!



Uns retoques no plantel até final deste mês, uma sequência de triunfos, e estaremos no bom caminho.

Não tendo saudades nenhumas do DJ, não sendo um fervoroso admirador de Varandas, mas pelo menos na competência e honestidade de Rúben Amorim confio, pelo que sei que a equipa estará em boas mãos.

É preciso é dar-lhe ovos para fazer omeletes, porque sendo um bom treinador, nenhuma dúvida sobre isso, no entanto não é nenhum milagreiro.

sábado, agosto 20, 2022

E agora, Varandas?



FC Porto, 3 - Sporting, 0

Perdemos Palhinha, Sarabia e Matheus Nunes, jogadores que eram fundamentais na época passada. Pelos vistos não há um euro para gastar em reforços, simplesmente milhões para estoirar em tipos como Rúben Vinagre.

Hoje, exceptuando o remate ao poste de Morita e mais umas duas oportunidades, exibição confrangedora no Dragão, uma das mais fracas que lá fizemos nestes últimos anos.

Adan inseguro na baliza, defesa titubeante, ninguém a ligar o jogo entre sectores e um completo deserto lá na frente.

Ao fim de três jornadas, temos agora cinco pontos perdidos e quatro conquistados, pelo que me limito a perguntar ao responsável máximo do clube: e agora Varandas?

sexta-feira, agosto 19, 2022

O caldo entornou!

Tinha dito que o Tabata saiu para segurar outros, teme ser acusado de incoerência? E o Jovane fica?


"Não sei se fica se vai, se ficar é porque assina um novo vínculo. Incoerência nunca, não sou eu que vendo os jogadores. 
Vou até ao fim pelas minhas ideias, essa pergunta não é para mim, não sou incoerente. 
Vendemos o Tabata porque o Matheus Nunes não quis sair, não podemos ficar com todos.
A incoerência não é do lado do treinador."


quinta-feira, agosto 18, 2022

Vamos ver até quando…

Vamos ver até quando vai Rúben Amorim aguentar e ter a paciência de ver os seus melhores jogadores saírem, por muito que saiba que essa é a sina dos clubes portugueses, e depois de ter dito não estar preparado para perder Matheus Nunes.

É óbvio que Amorim não é nenhum salvador da pátria nem o melhor treinador do mundo, mas por tudo aquilo que já fez, é digno de crédito e de agradecimento da nação leonina, pelo que não merece algumas “maldades” que lhe andam a fazer.

Veremos até quando aguenta…


“Não há um euro..”

Matheus Nunes rende 45 milhões, 38 milhões de euros com a opção de compra exercida pelo PSG por Nuno Mendes, 20 milhões com a saída de João Palhinha para o Fulham, além de Bruno Tabata (5 milhões), Valentin Rosier (4,8), Andraz Sporar (3,5) e Gonzalo Plata (3). 

Ou seja, são quase 120 milhões de euros.

Onde pára todo esse dinheiro?

quarta-feira, agosto 17, 2022

Vamos ver se a “azia” dá frutos

Nestas coisas já sabemos que a comunicação social gosta de criar casos e fazer filmes, sobretudo quando falamos do universo Cofina, mas pelos vistos tem-se falado com alguma insistência que Rúben Amorim foi ele próprio apanhado desprevenido em relação a esta venda de Matheus Nunes. 

Sobretudo depois de várias vezes ter elogiado o facto do luso-brasileiro ter recusado emblemas menos pujantes para prosseguir a sua carreira, coisa que afinal não fez, e segundo consta, porque Varandas decidiu sozinho com Mendes este negócio.

Ora, posto tudo isto, sinceramente agora só espero que a “azia” de Amorim dê frutos e que venha aí um substituto de peso para Matheus Nunes, sabendo nós que muito provavelmente será mais um jogador do qual só vamos adquirir metade do passe, prática habitual na presidência de Varandas.


terça-feira, agosto 16, 2022

Baixa de peso!

Não só vendemos o nosso melhor jogador, como ainda por cima não assegurámos que pudesse jogar no Dragão, na próxima jornada…


segunda-feira, agosto 15, 2022

Os negócios do Mendes



O pior do futebol actual: os empresários, com Jorge Mendes à cabeça.

Quando se vende Matheus Nunes ao Wolverhampton por 45 milhões, e depois nos lembramos de outros negócios, está tudo dito sobre o talento negocial que reina por Alvalade…

E é isto…


Os negócios do costume…

Sinceramente não sei como classificar este “negócio”, apadrinhado pelo Mendes do costume. 

Não só perdemos o nosso melhor jogador, como uma vez mais não conseguimos vender pela cláusula de rescisão.

Depois de Palhinha, jogador importante na equipa, assistimos a mais uma saída de um elemento crucial, e ambos para clubes da primeira liga inglesa, mas emblemas de segundo plano.

Espero agora para ver como se vai colmatar esta saída, a meio mês do fecho do mercado.


sábado, agosto 13, 2022

Missão cumprida!



Sporting, 3 - Rio Ave, 0

E ao segundo jogo - primeiro em casa - a primeira vitória no campeonato.

Missão cumprida antes da deslocação ao Dragão, com Pote a marcar dois e Matheus Nunes outro, este um golaço de levantar o estádio.

Sem pontas-de-lança conseguimos marcar três golos a um Rio Ave muito fechado na sua defesa, que só se tornou mais afoito depois do nosso primeiro golo.

Triunfo justíssimo com uma exibição agradável.

Desta vez foi ao lado, Rúben!


Sou um admirador confesso das qualidades de Rúben Amorim enquanto treinador, mas também do seu talento para comunicar.

Só que desta vez, tal como acontece a todos os comuns mortais, deu um tiro ao lado. Extravasou as suas competências e a coisa correu-lhe mal.

E porquê? Porque enquanto nos lembrarmos dos milhões gastos com Paulinho e Rúben Vinagre, será difícil ouvirmos que não há mais um euro…

sexta-feira, agosto 12, 2022

De que estão à espera?

Há quase um ano que o digo e reafirmo: de que estão à espera para contratar Fran Navarro?

Mais um excelente jogador que já conhece perfeitamente o futebol português e que tem dado sobejas provas do seu valor.

Ora, havendo evidente défice de qualidade no nosso sector atacante, Navarro teria tudo para dar certo.


quarta-feira, agosto 10, 2022

Descansa em paz, craque!

Porque há valores que sempre se hão-de sobrepor ao clubismo exacerbado, deixo aqui o meu lamento pelo falecimento de um dos mais geniais futebolistas que o futebol português conheceu.

Descansa em paz, pequeno grande Chalana!


segunda-feira, agosto 08, 2022

No final se verá…

Da mesma forma que, enquanto mero treinador de bancada que não percebe nada disto, critico a insistência de Amorim em Paulinho e os constantes erros de Esgaio, também espero que o tempo não me dê razão, me contrarie e que os dois ainda venham a ser úteis e decisivos em prol do Sporting.

Simultaneamente, também não posso deixar de censurar todos aqueles que se dizem sportinguistas mas que estão constantemente à espera de deslizes da nossa equipa, para automaticamente destilarem críticas sobre tudo e todos, colocando o projecto desportivo em causa, logo ao fim da primeira jornada.

No final da época veremos quem tinha razão…

domingo, agosto 07, 2022

Não pode ser!



Braga, 3 - Sporting, 3

 

Mesmo sabendo que o campeonato 2022/23 está entregue, quer pelo que se tem visto na comunicação social, que tem levado um emblema ao colo, quer pelos critérios do VAR nesta primeira jornada, era com expectativa que ia ver esta deslocação sempre difícil a Braga.

 

Mesmo não tendo o Sporting feito hoje uma grande exibição conseguiu três vezes estar em vantagem, por isso mesmo não consigo entender como raio deixamos que por três vezes o adversário chegue ao empate. Não pode ser!

 

Não gostei também da forma como o nosso sector defensivo se exibiu, tremendo a cada investida do Braga, e não gostei da exibição de alguns reforços, com excepção para Morita. Perdida incrível de Trincão que nos daria o 3-1 e o Paulinho do costume.

 

Os melhores foram mesmo Matheus Nunes, um gigante no meio-campo, e Pedro Gonçalves lá na frente. Se até final de Agosto o luso-brasileiro sair vai ser o bom e o bonito.

 

Seguem-se Rio Ave e FC Porto…

sexta-feira, agosto 05, 2022

Que comece o campeonato!

Todos os anos se renovam as nossas esperanças, na entrada oficial de mais uma época desportiva.

 

Invariavelmente, ambicionamos todos os títulos e troféus que o Sporting vai disputar, um clube centenário que tem sempre estado no patamar maior do futebol português.

 

Para a temporada 2022/23 vejo uma política de contratações cirúrgica e supostamente correcta, visando dotar o plantel nos seus vários sectores, do equilíbrio necessário para enfrentar com sucesso um ano longo, muito desafiante e exigente, numa liga altamente competitiva.

 

Que seja também mais uma época com grande apoio à equipa, em casa ou fora, numa perfeita simbiose entre clube e adeptos.

 

Espero sinceramente que Maio de 2023 marque o ansiado regresso do Sporting ao título de campeão nacional, se possível com mais uma Taça da Liga no museu, bem como a conquista de mais uma Taça de Portugal no mítico Jamor, e se possível, com uma bela carreira conseguida na milionária Champions.

 

Quanto a mim, e na companhia daqueles que me são mais próximos, lá estarei em Alvalade, no sector do costume, pronto a apoiar até à exaustão e a vibrar incondicionalmente com as vitórias do nosso Sporting Clube de Portugal!



quarta-feira, agosto 03, 2022

Patético

Será que este indivíduo não terá um único espelho em casa, para poder ver o patético que ele é e as figuras ridículas a que se presta?


terça-feira, agosto 02, 2022

De grande esperança…



Jovane Cabral é mais um mistério que não consigo compreender nem decifrar.

De grande esperança, jogador com enorme potencial, possante, com boa técnica, passou a jogador completamente descartado, e mesmo ainda com um ano de contrato, sabe-se que o Sporting não tem intenção de lhe renovar o vínculo.

Só quem lá anda nos meandros do grupo de trabalho sabe na realidade o que se passa, nomeadamente enquadramento de determinados jogadores e suas características no modelo táctico ou qual o seu comportamento e empenhamento nos treinos e na interação com o grupo.

Mas que para mim Jovane continua a ser um mistério, nenhuma dúvida sobre isso…