"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, setembro 30, 2022

Regresso tranquilo aos triunfos



Sporting, 3 - Gil Vicente, 1

Regresso tranquilo aos triunfos depois da amarga derrota no Bessa.

Marcar cedo deu a devida tranquilidade para que a equipa pudesse explanar com mais serenidade o seu jogo, sem grandes inquietudes provocadas pelo adversário.

Transições rápidas, passes a rasgar a defesa adversária e as formiguinhas Pote, Edwards, Nuno Santos e Morita a desestabilizarem os mecanismos defensivos gilistas.

Tenho que destacar Morita, que a cada jogo vai dando razão à minha convicção de que foi o melhor reforço para esta época: jogador inteligente, com enorme pulmão e pormenores técnicos muito interessantes.

Uma palavra final para a boa entrada em jogo do grego Soritis, cada vez mais integrado na equipa e também a revelar bons pormenores.

terça-feira, setembro 27, 2022

Incompetente!



O rosto da incompetência, um indivíduo que anda há anos a viver dos juros de um Euro 2016 ganho, fruto de uma conjugação astral única.

O selecionador que está quase criminosamente a desperdiçar uma das melhores gerações de sempre do futebol português.

Um tipo que jogou para empatar com a Espanha e que obviamente acabou por perder.

domingo, setembro 25, 2022

Mais uma para o nosso museu!

Ampliem o espaço dedicado ao futsal no nosso museu. Mais um troféu, mais uma supertaça!


sexta-feira, setembro 23, 2022

Sorteio da Taça da Liga


terça-feira, setembro 20, 2022

Tenham vergonha!



Ainda resta alguma dúvida que a seleção nacional é do Jorge Mendes e que aquele senhor engenheiro é um mero fantoche?

Então o Rafa renuncia à seleção e o artista convoca o Gonçalo Ramos, jogadores de posições diferentes?

Sinceramente, eu no lugar do nosso Pedro Gonçalves renunciaria a qualquer convocatória da seleção nacional enquanto esta gente por lá se mantivesse.

sábado, setembro 17, 2022

Preocupante

Preocupante é a palavra que mais me ocorre para descrever a situação do Sporting ao fim de sete jornadas.

Registar três derrotas, um empate e apenas três vitórias, e estar na perspectiva de ficar a onze (!) pontos do primeiro lugar, tendo mais pontos perdidos que ganhos, é absolutamente assustador e inesperado.

Sobre a derrota de hoje, nada a dizer. Falta de frescura física, pouco discernimento e futebol ineficaz, ditaram uma derrota que não merece contestação. E que surpreende após se ter ganho ao Tottenham.

Aproveitem a pausa para as seleções para refletirem e corrigirem o quanto antes. Isto está mau. Muito mau.


sexta-feira, setembro 16, 2022

Tudo dito!

Rúben Amorim: 

“Sinto-me lisonjeado por ter conquistado títulos com jogadores que ainda não têm nível para a Seleção Nacional."

quarta-feira, setembro 14, 2022

De dimensão europeia

Excerto da crónica de André Pipa, hoje n’A BOLA:


terça-feira, setembro 13, 2022

Vitória do querer e do acreditar!



Sporting, 2 - Tottenham, 0

Frente a uma das melhores equipas da liga mais competitiva do planeta, recheada de estrelas como Kane e Son, triunfo histórico da classe, do querer e do acreditar.

Nunca, em momento algum do jogo, o nosso adversário dominou, tendo o Sporting conseguido contrariar o favoritismo inglês e voltado a conseguir mais um feito, depois de também ter ganho pela primeira vez na Alemanha.

Na retina, uma grande jogada de Marcus Edwards, mesmo a acabar a primeira parte, que merecia golo.

Uma grande vitória num estádio a vibrar e apoiar, com assinatura do “patinho feio” Paulinho e um golaço do estreante Arthur Gomes, este de levantar o estádio.

Mais uma belíssima estratégia de Rúben Amorim, que surtiu efeito, competentemente implementada pelos jogadores, tendo sido fulcrais as substituições feitas no segundo tempo.

Líderes do grupo!

segunda-feira, setembro 12, 2022

Grande elogio a Rúben Amorim!

António Conte é um dos grandes treinadores do futebol mundial e um técnico que particularmente aprecio, não só pela sua competência, mas também pela vivacidade que deixa ao longo de todos os jogos.

É, por isso, com particular prazer que vejo o italiano deixar tão grande elogio ao nosso Rúben Amorim, merecido e justo:

«Tenho muito respeito por Amorim, está a mostrar ser um grande treinador. 

É jovem, mas mostra boas ideias. Sporting ganhou a Liga ao fim de muitos anos. 

É sempre difícil jogar contra as equipas portuguesas, não só para o Tottenham, mas para todas as equipas. Sabemos que será difícil, mas é a Champions, a competição mais difícil do mundo»


O furioso

Como em qualquer clube há sempre várias tipologias de adeptos, tal como, quando vamos ao jardim zoológico, temos lá várias espécies representadas.

Pois o Sporting não é excepção. Logo não poderia deixar de haver aquele grupo de adeptos “furiosos” e constantemente zangados, aqueles que até quando se vêem ao espelho, se insultam a eles próprios e estão sempre de mal com a vida. Não suportam os outros porque, antes de tudo, não se suportam a eles próprios.

São aqueles adeptos que ainda o jogo não começou já lá estão invariavelmente na bancada a dizer mal de tudo e de todos, ou que mesmo que o Sporting ganhe jogos ou campeonatos, arranjam forma de identificar algo que lhes permita debitar a tradicional crítica, em vez de celebrarem os feitos e as conquistas leoninas.

Sinceramente, seja nas bancadas de Alvalade, nas redes sociais ou nos blogues, cada vez tenho menos pachorra para aturar essa gentinha frustrada, ressabiada, complexada e recalcada, para quem tudo é mau e todos são uns imbecis e uns cretinos, ao contrário deles, iluminados que vêem aquilo que mais ninguém vê e que conseguem ler nas entrelinhas aquilo que é inacessível ao comum mortal.

Poderia dizer que essa tipologia de adeptos me dá asco, mas não, na realidade tenho pena deles. Muita mesmo…

(Não haverá publicação de comentários a este post)



domingo, setembro 11, 2022

É craque!

Este miúdo é mesmo craque, nenhuma dúvida sobre isso, sendo evidente a cada jogo que passa.

Num clube onde reina a impaciência e o pouco tempo dado a quem acaba de chegar, felizmente que Francisco Trincão, de cujas qualidades futebolísticas sou há bastante tempo confesso fã, começa a mostrar ser um belíssimo reforço e um futebolista de inegável qualidade.

Só que, tal como qualquer jogador da sua idade, necessita de tempo para se adaptar, ambientar, entrosar com os colegas e ganhar confiança. E está finalmente a consegui-lo.

Felizmente para ele e felizmente para o clube!



sábado, setembro 10, 2022

Francisco Trincão foi a chave



Sporting, 4 - Portimonense, 0

Terceiro jogo consecutivo a ganhar numa partida onde um nome brilhou: Francisco Trincão. O puto formado no Braga, com passagem por Barcelona, fez mais um jogo a marcar - desta vez, dois! - e claramente começa a mostrar a qualidade que sempre lhe reconheci, calando os críticos.

Boas dinâmicas, rapidez de processos e mecanismos cada vez mais assimilados, foram a gazua para contrariar um adversário que vinha a Alvalade em bom momento e que se apresentou com uma linha defensiva de seis, rapidamente desmontada com o primeiro golo de Trincão.

Bom ensaio para o jogo com o Tottenham e a confirmação de que são os triunfos que trazem confiança e motivação, quer individualmente aos jogadores, quer à equipa.

quinta-feira, setembro 08, 2022

Regras

A partir de agora, e sempre que os comentários que aqui deixarem se desviarem do tema do respectivo artigo, pura e simplesmente não serão publicados.

Sinceramente tenho mesmo muita pena que a cada publicação, a cada artigo, independentemente do tema e do conteúdo dos mesmos, alguns persistam em desviar a discussão para varandismos, brunismos e afins. É uma conversa que já tresanda e que não leva a lado nenhum, até pelo baixo nível das discussões geradas.

São estas as regras aqui instituídas, portanto, quem não as respeitar, tenho pena, mas é mesmo assim. Seguramente terão outros espaços e outros fóruns onde se possam continuar a insultar e a trocarem acusações, ora evocando Bruno Carvalho, ora evocando Frederico Varandas.

Este é um espaço afecto ao Sporting Clube de Portugal, não à personalidade A, B ou C!

Que bonitas!

Que bonitas que estão hoje as bancas de jornais deste país. E imagino o que deve ter custado à comunicação social servil a outros emblemas, ter que reconhecer e enaltecer este enorme feito leonino.


quarta-feira, setembro 07, 2022

Amorim ganhou este jogo!



Eintracht Frankfurt, 0 - Sporting, 3

 

Grande ambiente em Frankfurt, com os adeptos locais a apoiarem incessantemente durante todo o jogo.

 

Amorim mostrou hoje, uma vez mais, porque motivo é um treinador inteligente que faz a diferença. Sabendo bem que ovos tem para fazer as omeletes que lhe pedem, apostou tudo em adormecer o ritmo frenético do adversário, habituado a uma dinâmica competitiva bem mais forte na liga alemã.

 

Inclusivamente, na primeira parte, exceptuando alguma dificuldade leonina para sair da sua área e construir jogo, até creio que a reversão do VAR foi errada, tendo-nos sido espoliada uma grande penalidade.

 

No segundo tempo, com a inteligência de Morita - que jogador! - a ambição leonina foi maior, com o tridente ofensivo, Edwards, Pote e Trincão, a partir a loiça toda.

 

Nota de destaque para a primeira vitória em solo germânico, para o regresso de Paulinho e ainda para o primeiro golo de Trincão com a nossa camisola, em jogos oficiais.

 

Vitória da eficácia, da organização e da estratégia delineada para este jogo, pela inteligência de Rúben Amorim.

 

Agora é marcar presença em Alvalade, com Portimonense e Tottenham, e apoiar no limite das nossas forças!

Parece-me lógico!

Reduzir a exposição bancária a BCP e Novo Banco, extinguindo ou reduzindo dívida, parece-me uma estratégia acertada e lógica. Sobretudo atendendo ao contexto económico que se vive, e que se prevê aí vir…


sexta-feira, setembro 02, 2022

Três pontos!



Estoril, 0 - Sporting, 2

Entraram com vontade e com querer num terreno complicado e perante um adversário com valor.

Ainda há muito para melhorar e corrigir, mas hoje no António Coimbra da Mota ficaram indícios de melhoria, sublinhando-se também a estreia de Sotiris.

Depois da bandalheira ocorrida na Luz, que nos dá uma ideia clara daquilo que vai ser este campeonato - mais um da vergonha - cumprimos aquilo que nos era pedido: a obtenção de três pontos!

Alguma dúvida?

Só ainda estamos em Setembro, mas ainda alguém tem dúvidas sobre para quem é que isto está preparado? Mais uma vergonha neste circo em que se transformou o futebol português!!!!!


Agora toca a apoiar!

O mercado de transferências correu como eu, adepto e sócio, esperava? Não, de todo!

Vendo de fora, estou satisfeito com a planificação da temporada e com a estruturação do plantel? Não!

Estou otimista ao fim de quatro jornadas, somando duas derrotas e estando a oito pontos da liderança? Claro que não!

Entendo a teimosia de Amorim em não contar com mais pontas-de-lança? Não!

Confio que Varandas está a gerir bem o clube, num plano de política desportiva? Também não!

Mas a verdade é que agora não há nada a fazer, excepto manter um sentido crítico construtivo na defesa dos supremos interesses do meu clube e apoiar a cada jogo, a cada jornada, até porque acima de tudo e todos está o Sporting Clube de Portugal.

Por tudo isso, hoje lá estarei no Estádio António Coimbra da Mota, tal como na época passada, a apoiar e a ambicionar os três pontos.


Última hora

E a grande contratação de última hora, mesmo em cima do fecho do mercado, é… Eduardo Henrique… repescado ao “departamento de transferíveis”, tal como havia acontecido com Jovane.

Continuamos assim sem ponta-de-lança de qualidade no plantel e sem uma correcta remodelação na “casa das máquinas”, leia-se sector intermédio, de onde saíram Palhinha, Sarabia, Matheus Nunes e Tabata.

Deus queira que esteja muito enganado, eu que também não acreditava que seríamos campeões em 2022/21, mas sinceramente estou muito receoso que venhamos a ter uma época demasiado longa…