terça-feira, novembro 29, 2022
sábado, novembro 26, 2022
Morreu Fernando Gomes
Morreu Fernando Gomes, um dos melhores pontas-de-lança da história do futebol português.
Um homem que sempre aliou ao seu enorme talento uma postura irrepreensível, de exemplar boa educação.
Para além de se ter notabilizado no FC Porto, onde ganhou duas botas de ouro, Gomes passou também pelo nosso Sporting.
Que descanse em paz!
Um líder e um comunicador nato
Aconselho vivamente que leiam excertos de entrevistas de Rúben Amorim, hoje publicadas no jornal A BOLA.
Um líder e um comunicador nato, um homem que não se esconde a nenhum tema e que alia à forma o conteúdo.
terça-feira, novembro 22, 2022
Certas inevitabilidades que talvez não o sejam…
É curioso que no ranking de clubes mais valiosos do planeta em 2022, divulgado pela revista Forbes, no top 5 apareçam três clubes detidos pelos seus sócios e não por investidores multimilionários.
A excepção são mesmo Manchester United (3.º) e Liverpool (4.º), ambos propriedade de investidores norte-americanos.
Continuo assim plenamente convicto que não é uma inevitabilidade transformar clubes em empresas ou sociedades anónimas detidas maioritariamente por privados, como se essa fosse a única forma de lhes aportar profissionalismo e competitividade.
sábado, novembro 19, 2022
Morita, um senhor!
Sou há muito tempo um grande fã da cultura desportiva nipónica, da ética profissional dos seus futebolistas e da sua educação e urbanidade.
No país de craques como Kamada, Yoshida, Makoto Hasebe e Nakajima, o meu aplauso vai desta vez para o “nosso” Morita:
"É a maior das competições de seleções. Jogar um Mundial é um dos meus grandes sonhos desde muito pequeno, por isso, estou muito feliz.
Por respeito aos meus companheiros de balneário que estavam a lutar por uma vaga e que não foram convocados (Porro e Trincão) também não falei muito sobre o Mundial".
Temos tanto a aprender com os japoneses…
quinta-feira, novembro 17, 2022
Boa sorte, rapazes!
Votos de um bom Mundial aos nossos quatro dignos representantes na maior competição de seleções do planeta.
domingo, novembro 13, 2022
Subida ao quarto lugar
Famalicão, 1 - Sporting, 2
Com dois golos, um de Paulinho e outro de Pote, alcançámos há pouco o segundo triunfo consecutivo, subindo agora ao quarto lugar, ultrapassando na classificacão o Casa Pia e Vitória de Guimarães.
Vem agora a pausa na liga por causa de um Mundial onde não haverá nenhum jogador português do Sporting - sintomático! - e um bom momento para refletir sobre estes meses miseráveis em que estamos a doze pontos do líder do campeonato, fora da Champions e ainda fora da Taça de Portugal.
segunda-feira, novembro 07, 2022
Seguem-se os dinamarqueses!
O FC Midtjylland, da Dinamarca, será o nosso próximo adversário na Liga Europa, equipa que já defrontámos nesta competição, na época 2001/02. Jogos a disputar em Fevereiro de 2023.
sábado, novembro 05, 2022
Não há fome que não dê em fartura
Sporting, 3 - Vitória SC, 0
Com golos de Porro, Morita e Edwards acabámos por golear o Vitória, ultrapassando o adversário na classificação e dando uma boa resposta depois da derrota com o Eintracht.
Exibição agradável frente a um Vitória que pouco ou nada criou, ficando a nota de um excelente desempenho de Edwards e de um golaço de Paulinho, infelizmente em fora-de-jogo.
Três pontos!
sexta-feira, novembro 04, 2022
quinta-feira, novembro 03, 2022
Tudo menos milagreiro
Há semanas que vejo muitos sportinguistas de facas afiadas contra o nosso treinador Rúben Amorim. Para além de achar tudo isso um perfeito disparate, é também uma profunda injustiça.
Amorim tem sido, reitero, o grande seguro de vida do actual presidente. E querer fazer do técnico um alvo a abater para fragilizar Frederico Varandas, é uma estratégia absolutamente inqualificável e suicidária.
É um facto que Amorim tem muito a retificar, até porque a planificação da actual temporada não correu bem, tem revelado alguma teimosia contraproducente, quer em insistir na aposta em jogadores mal amados pela massa associativa (Esgaio, Paulinho…), o que acaba por ainda os fragilizar mais, quer em prescindir de pontas-de-lança no plantel, colocando todas as fichas num ataque móvel.
Mas também quem seria o treinador que faria boas omeletes sem ovos, e que ficou privado de jogadores como Nuno Mendes, Feddal, João Mário, Sarabia, Matheus Nunes, Tabata ou Palhinha, sem se ter acautelado a chegada de substitutos à altura?
É certo que no futebol não há milagreiros, nem Amorim será um Alex Ferguson em Alvalade, até porque não é cultura desportiva nos países latinos manter os treinadores durante décadas, mas a todos os críticos do trabalho do actual treinador, apenas pergunto: querem voltar aos tempos de Silas, Peseiro ou Keizer?
Querem pedir responsabilidades? Peçam-nas a Varandas ou Viana. Não a Amorim!
quarta-feira, novembro 02, 2022
A Liga dos Campeões do costume…
Quando até um órgão de comunicação social afecto ao Benfica escreve isto…
Nada disto iliba de responsabilidades quem dirige o clube, até porque temos um presidente que delapidou o plantel (Palhinha, Matheus Nunes, Tabata…) e um treinador que, embora com um futuro brilhante, persiste na sua teimosia táctica, abdicando também de pontas-de-lança, mas a verdade é que ontem a lei do mais forte - e não me refiro apenas a questões de futebol jogado - voltou a imperar.
Varandas, enquanto responsável máximo da SAD, será também o principal responsável pela política desportiva, para o bem e para o mal, e o péssimo planeamento desportivo e construção do plantel, deverão, antes de mais, ser assacados ao líder máximo.
Mas também Rúben Amorim, seguro de vida do presidente, e a quem agradeço o fim do jejum de títulos, tem que rever muita coisa. Ao contrário de Sérgio Conceição, que todos os anos se reinventa e faz omeletes novas cada vez que lhe vendem os melhores jogadores, mostrando uma grande flexibilidade táctica e estratégica, Amorim tem-se mostrado demasiado fiel ao seu sistema, numa rigidez que não faz sentido, sobretudo quando lhe tiram os melhores elementos do plantel.
Espero sinceramente que se arrepie caminho, que se aproveite a pausa do mundial para inflectir uma série de coisas que têm levado a demasiados equívocos, e que, com uma época quase perdida em Novembro (!), se comece já a preparar convenientemente 2023/24.