"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, agosto 28, 2023

Dupla demolidora no ataque

Finalmente foi possível a Rúben Amorim, na sua incompreensível teimosia, perceber que a melhor opção seria ter uma dupla atacante eficaz e produtiva, colocando um jogador de qualidade e intenso, ao lado de Paulinho. Os resultados estão à vista…


domingo, agosto 27, 2023

Paulinho resolve!



Sporting, 1 - Famalicão, 0

Terceiro jogo, terceira vitória, terceira partida consecutiva com Paulinho a marcar, claramente beneficiando da presença do reforço sueco na linha ofensiva.

Frente a um Famalicão que criou pouquíssimas oportunidades, equipa que venceu na primeira jornada em Braga, o Sporting dominou durante os noventa minutos, ganhando pela margem mínima mas merecendo uma diferença mais dilatada no marcador.

Com a dupla Paulinho e Gyökeres a criarem dificuldades à defesa famalicense, o perdulário do dia foi mesmo Pedro Gonçalves, a desperdiçar algumas boas oportunidades.

Registo para a titularidade de Hjulmand, para uma má arbitragem e para a série plena de triunfos leoninos, dando-nos a liderança a par do Vitória, isto antes da sempre difícil deslocação a Braga.

quinta-feira, agosto 24, 2023

Mais um de nós!


sábado, agosto 19, 2023

Dois pesos, duas medidas

Os senhores do Conselho de Arbitragem, tão céleres a identificar erros de arbitragem no nosso jogo de ontem, são também tão negligentes na avaliação dos benefícios aos nossos rivais.

E não, não gosto de ganhar com erros de arbitragem. Deixo esse “vício” para outros emblemas, que nunca se importaram de vencer com batota, até porque é isso que nos torna diferentes e nos credita legitimidade para podermos criticar.

E sim, considero Filipe Martins um “senhor” e uma lufada de ar fresco no futebol português, um homem que sempre pautou a sua carreira de treinador por uma exemplar elevação e admirável fair play. Um técnico que deu um pontapé na morte, depois de ter estado internado mais de um mês devido a graves problemas respiratórios, por causa do malfadado covid, e que na época passada, perdendo o pai às seis da manhã, à tarde já estava a orientar com imaculado profissionalismo e sacrifício o seu clube frente ao Rio Ave.

A minha vénia a Filipe Martins e ao Casa Pia por ter sabido escolher tão bem o treinador que tem!

Mas por último, fomos assim tão beneficiados perante tantos erros de arbitragem no jogo de ontem?


sexta-feira, agosto 18, 2023

E se o Paulinho mostra os dentes…



Casa Pia, 1 - Sporting, 2

Numa deslocação ao terreno de um adversário complicado, uma das boas equipas deste campeonato, acabou por ser um dos nossos “patinhos feios” a resolver.

Jogando lá na frente, ao lado de Gyökeres, Paulinho foi novamente decisivo, marcando não apenas o primeiro golo mas também o segundo, que nos garante o segundo triunfo consecutivo e os consequentes três pontos.

Na estreia de Hjulmand confesso ter ficado uma vez mais com a desconfortável sensação que facilitámos novamente quando tínhamos o jogo controlado, voltando também a mostrar algumas debilidades defensivas. Importa retificar estas rotinas e olear os mecanismos defensivos.

Segue-se agora o Famalicão em Alvalade.


domingo, agosto 13, 2023

Um novo alvo?

Parece que no nosso clube temos tendência para gerar alvos e ódios de estimação com a mesma facilidade com que idolatramos jogadores.

Depois de Esgaio e Paulinho, parece que a fava calhou agora a Pedro Gonçalves.

Mesmo tendo o clube projectado o jogador, será que também já nos esquecemos de tudo aquilo que ele até agora nos deu?

Será que já nos esquecemos que foi o nosso melhor marcador na época em que nos sagrámos campeões nacionais?

Será que já nos esquecemos que é um futebolista injustiçado, que o selecionador nacional teima em não convocar porque não pertence a um certo clube ou a um certo agente?

Deixemo-nos de tretas!


sábado, agosto 12, 2023

Sofrimento absolutamente desnecessário



Sporting, 3 - Vizela, 2

Estreia no campeonato com entrada de rompante, um Sporting dominador, esclarecido e pujante.

Com o novo matador Gyökeres a bisar e a deixar novamente excelentes detalhes, em momento algum se viu o Vizela a ameaçar nos primeiros 45 minutos. Nada que deixasse antever o que depois se veio a passar.

Na segunda parte tudo mudou, não se compreendendo a quebra leonina, uma estranha apatia, muito desconcerto defensivo, deixando espaço para o adversário marcar de forma surpreendente dois golos de rajada.

Mas como ser Sportinguista significa sofrer, estava reservado um final de jogo emocionante, com Paulinho a garantir-nos três pontos no último minuto dos descontos.

Nova época, ambições renovadas!



Começa hoje a aventura leonina na época 2023/2024 da liga nacional de futebol, frente ao Vizela.

 

Renovam-se as esperanças, volta o fervor dos adeptos, as discussões de café após cada jornada, toda uma rotina que ano após ano alimenta a vivência sportinguista.

 

Após uma temporada aquém das nossas ambições, com a demonstração de alguma incompetência na gestão da política desportiva, creio haver sinais de inflexão.

 

Para 2023/2024 vejo algum rumo, processos feitos com lógica e com os pés assentes no chão, fundados na perfeita consciência da nossa realidade, mas nem por isso deixando de montar e estruturar uma equipa capaz de lutar por títulos e fazer bem melhor do que na época passada.

 

Os sinais da pré-época parecem-me positivos, o reforço mais caro de sempre já começou a mostrar o seu valor, pelo que podemos e devemos encarar com algum optimismo o próximo campeonato.

 

Como vivo neste planeta, e não na lua, não peço o título, mas não posso deixar de exigir que com profissionalismo e competência o nosso símbolo e camisolas sejam respeitados e honrados a cada jogo. Mas se vier, tanto melhor, cá estaremos para o celebrar como só nós Sportinguistas sabemos fazer.

 

A nós, adeptos e sócios, cumpre-nos apoiar, nunca alienando o indispensável sentido de exigência em relação aos profissionais que têm o privilégio de representar esta maravilhosa instituição centenária chamada Sporting Clube de Portugal.

 

Que a bola comece a rolar!

 

Nuno M Almeida

quarta-feira, agosto 09, 2023

Eterno Jordão!

Rui Manuel Trindade Jordão, meu maior ídolo do universo leonino, faria hoje 71 anos se ainda estivesse entre nós.

Um homem que nos deixou um enorme legado, nomeadamente ter provado que era possível aliar a um talento absolutamente felino, um comportamento elevado e exemplar, dentro e fora dos relvados.

Uma personalidade e um carácter verdadeiramente singulares, que ficarão indelevelmente perpetuados na memória colectiva leonina.

Eterno!


segunda-feira, agosto 07, 2023

Receitas e despesas

Receitas: 136,6 milhões 

 

Ugarte - 48

Rafael Leão - 19,6

Porro - 40

Chermiti - 15

Plata - 3

Tiago Tomás - 8

Arthur Gomes - 3

 

Despesas: 38 milhões 

 

Gyokeres - 20

Hjulmand - 18


Em relação à temporada passada nota-se uma clara diferença na estratégia de contratações: contratar menos, mas melhor.


Em 2020/23 gastámos 41,8 milhões na contratação de 9 jogadores (St. Juste, Trincão, Diomande, Sotiris, Morita, Arthur, Rochinha, Bellerin e Franco Israel).


Para 2023/24 já gastámos 38 milhões, mas apenas com dois jogadores.


Em teoria também defendo esta política de contratar menos mas melhor, complementando assim a aposta nos jovens da nossa formação (Essugo, Bragança, Moreira, Ribeiro, Inácio…), mas só saberemos verdadeiramente se esse é o caminho mais correcto, quando a bola começar a rolar…

domingo, agosto 06, 2023

Não entendo…

É um facto que Cristiano Ronaldo é o melhor futebolista português de sempre e que foi formado no nosso clube.

Independentemente de tudo isso porque raio insistimos nesta estranha subserviência a um indivíduo que há muito deixou de ter grandes vínculos sentimentais e emocionais pelo Sporting?

Não haveria outras figuras da nossa história bem mais credoras e merecedoras deste tributo?

Por mais que venham com a “estória” do marketing, da colagem à projeção planetária de Ronaldo, acho tudo isto um atestado de menoridade que passamos a nós próprios!


Mais um reforço