"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, maio 14, 2024

Vamos a eles!



Hoje criticam Varandas por ter dito que na final da Taça “vamos rebentar com eles”.

Claro que vamos, desportivamente falando.

Ou queriam que dissesse: “na final da Taça vamos beber cházinho e comer uns belos scones com eles”?

Se calhar era mais bonito ouvir dizer que se queria ver “a capital a arder” ou que se queria “rebentar com a mouraria”.

segunda-feira, maio 13, 2024

O fim de uma aberração!


domingo, maio 12, 2024

Campeões europeus!


sábado, maio 11, 2024

Mais um triunfo!



Estoril, 0 - Sporting, 1

Triunfo do novo campeão nacional no António Coimbra da Mota, garantindo Rúben Amorim e os seus jogadores o recorde de pontos e vitórias no historial do Sporting. E ainda falta um jogo.

quarta-feira, maio 08, 2024

Vamos a isso!


terça-feira, maio 07, 2024

Varandas e Viana



O seu a seu dono.

 

Da mesma forma que antes critiquei Frederico Varandas e Hugo Viana, nomeadamente as suas opções estratégicas a nível de política desportiva, tenho que dar novamente os parabéns aos dois, os quais tiveram a coragem e a ousadia de apostarem num jovem técnico, sem o nível IV e com um currículo ainda muito curto, desembolsando 10 milhões de euros para o resgatarem ao Braga.

 

Um casamento perfeito entre o antigo jogador do velho rival e o Sporting, trazendo uma nova filosofia, uma ambição renovada, uma identificação muito grande com a nossa cultura de clube e um discurso absolutamente eficaz e empático.

 

Se dúvidas havia sobre o talento e o potencial de Rúben Amorim, dois campeonatos em quatro temporadas falam por si e ajudam cabalmente a dissipar todos os pontos de interrogação.

 

Por tudo isto, a minha vénia a Varandas e Viana.

segunda-feira, maio 06, 2024

Somos únicos, somos Sporting!



Todos os adeptos de todos os clubes legitimamente reclamarão o título de melhores adeptos do mundo. Até porque a paixão por um emblema desportivo não é propriamente ditada por princípios de racionalidade ou objectividade.

Mas ser do Sporting é ser diferente. Muito diferente. Porque somos singulares e temos um ADN de adepto verdadeiramente incomparável. Único no mundo.

Nascemos do Sporting, morremos do Sporting. 

E, por mais atribulações e desilusões que soframos, a nossa convicção, militância e paixão permanecem inalteradas, sagradas e intocáveis.

Ser do Sporting é ter uma capacidade singular de sofrimento e de resistência a momentos terríveis, a insuportáveis jejuns de títulos desportivos, mas continuar sempre a dizer “presente”, jamais deitando a toalha ao chão. E nunca virando as costas ao Sporting, em inabalável militância desportiva.
 
Ser do Sporting é ser diferente, passando-se essa inexplicável paixão de geração em geração.
 
Leão desde que nasci, sócio há quatro décadas, pai de três sócios à nascença, mantenho que o maior legado leonino que vou deixar - e do qual profundamente me orgulho - foi um dia ter “evangelizado” três filhos, em todos testemunhando um intenso fervor leonino.

Sei que desfrutarão uma vez mais, em transbordante sportinguismo, deste enorme feito, porque nunca tendo vacilado no seu hereditário sportinguismo, poderão agora voltar a gritar:

SOMOS CAMPEÕES NACIONAIS!!!!!!!!!!

Lisboa é verde!



domingo, maio 05, 2024

Campeões, nós somos campeões!


sábado, maio 04, 2024

Está cada vez mais perto



Sporting, 3 - Portimonense, 0

Está cada vez mais perto o objetivo do título. Uma equipa que respira saúde e que contagia e se deixa contagiar pelas bancadas.

Se não for amanhã, tenho a certeza que no Estoril vamos festejar o título de campeões nacionais.

Seremos um justo vencedor desta liga porque temos demonstrado a cada jogo que somos a melhor equipa!

sexta-feira, maio 03, 2024

Eterno número 9



Porque as homenagens devem ser feitas sobretudo em vida, amanhã lá estarei em Alvalade, ao minuto 9, a aplaudir de pé o nosso eterno capitão, o grande Manuel Fernandes.

Um homem que comecei a idolatrar no final dos anos 70, que a todos nos encantava, tamanho era o seu talento para fazer golos, tanto no velhinho José Alvalade como em qualquer outro estádio onde o Sporting ou a seleção nacional jogassem. E que dupla demolidora ele fazia com o felino Rui Jordão.

Um ídolo do universo leonino que está agora a passar por um momento muito complicado, debatendo-se com um grave problema de saúde, e que também por isso, mais que qualquer outro leão, merece que o Sporting seja campeão e o título lhe seja dedicado.

Força, grande Manel!

Força, grande Manuel Fernandes!


terça-feira, abril 30, 2024

As virgens ofendidas da VCI

As virgens ofendidas da VCI estão indignadas com Frederico Varandas?

O homem é insultado, vilipendiado e ofendido, responde simplesmente com beijos e acenos de adeus ao “grande líder” do norte, e não gostam?

De facto, Varandas tem é muita educação e bom-feitio, porque muitos responder-lhes-iam de outro modo. Como, aliás, mereceriam!


segunda-feira, abril 29, 2024

Um monstro!



Não vou chegar ao ponto de dizer que sem Gyökeres a equipa é pouco mais que banal. Mas caramba, este sueco joga muito.

Debilitado ou não, o homem entra em campo e transforma completamente a dinâmica e o ritmo da equipa. Ele joga e faz jogar.

Todos têm mérito na época que estamos a realizar, mas este avançado que veio do frio merece um destaque muito especial.

Um tipo que chega a um país novo, a um clube novo e a uma liga nova, e que na primeira temporada faz o que ele já fez - leva 40 golos marcados! - só pode ser um predestinado e um talento singular.

Gyökeres ontem deixou evidente a sua importância na equipa, quando em pleno Dragão, no espaço de um minuto marcou dois golos, com uma eficácia absolutamente extraordinária, corrigindo no marcador aquilo que foram os equívocos tácticos e estratégicos de Amorim para essa partida.

Desfrutemos portanto da qualidade deste homem enquanto tal nos for permitido, porque ele é mesmo muito bom e claramente merece uma liga ao seu nível!

domingo, abril 28, 2024

Amorim ofereceu a primeira parte



FC Porto, 2 - Sporting, 2

 

Que péssima entrada do Sporting no Dragão, com Amorim a inovar, com Gonçalo Inácio no corredor esquerdo, Paulinho a titular e Gyökeres no banco.

 

Provavelmente, a par do primeiro jogo com a Atalanta, a pior primeira-parte da temporada.

 

Equipa nervosa, sem capacidade para sacudir a pressão constante do adversário, passes errados e inoperância para criar perigo e fazer a bola chegar lá à frente.

 

No segundo tempo, já com Morita, Nuno Santos e Gyökeres, num Sporting mais próximo do habitual, melhorámos significativamente a qualidade de jogo, equilibrando as coisas.

 

O golo do nosso matador foi o corolário do domínio que passámos a ter. O segundo a consequência da melhor eficácia leonina.

 

O vermelho a Edwards foi claramente exagerado, ato teatral de Galeno, mas o inglês tem que corresponder ao talento nos pés maior qualidade na cabeça.

 

A três jornadas do final, agora com cinco pontos de vantagem, continuo a achar que festejaremos o título no Estoril, mas é preciso pés bem assentes no chão e muita concentração, porque os três próximos adversários lutam pela manutenção.

domingo, abril 21, 2024

Cheira a “título”



Sporting, 3 - Vitória SC, 0

Na noite em que Gyökeres quebrou o jejum de golos, e de que maneira, começa definitivamente a cheirar a título.

Todos acreditam, jogadores, técnicos e público, numa atmosfera fantástica na nossa casa.

Está perto, cada vez mais perto!

quarta-feira, abril 17, 2024

Etapa a etapa


terça-feira, abril 16, 2024

Está cada vez mais perto…



Famalicão, 0 - Sporting, 1

Este jogo era, na minha opinião, absolutamente decisivo para sermos campeões.

Ficamos agora a três vitórias - nas últimas cinco jornadas - de nos sagrarmos os vencedores deste campeonato.

Mais uma exibição com muito pulmão e coração, com um apoio fantástico nas bancadas! 

sexta-feira, abril 12, 2024

Faltam seis finais!



Gil Vicente, 0 - Sporting, 4

 

A sete jogos do final do campeonato, entrada pujante e pletórica do Sporting em Barcelos, mesmo fazendo descansar alguns habituais titulares, mostrando que rapidamente queria resolver esta partida.

 

A saúde mental da equipa é notória, aliada a uma ambição e uma disponibilidade para o jogo verdadeiramente notáveis, muito patente na primeira parte, com os leões a irem para o descanso a ganhar por 4-0. A destacar alguém, diria que Trincão merece um relevo especial, pela exibição e sobretudo pelos dois golos marcados.

 

No segundo tempo, o Gil Vicente procurou ser mais perigoso, atrevendo-se mais no ataque, numa toada consentida e gerida pelo Sporting, que mesmo assim nunca perdeu o foco no ataque e em desferir golpes contra a baliza gilista, pese embora sem a eficácia dos primeiros 45 minutos.

 

Ficam agora a faltar seis finais!

E depois de Amorim?

Confirmando-se a saída de Ruben Amorim no final da presente temporada, esperando todos nós com o museu mais recheado de troféus, e depois?

Quem será o sucessor à altura, um homem que, tal como Amorim, para além de excelente condutor de homens e de agregador, será também um factor-chave na comunicação e um pacificador na relação entre a massa adepta e a direção de Varandas?

Esperando não ver a reedição de Silas ou Keizer, onde está esse técnico, que estará à altura da pesada herança de suceder a um dos técnicos mais marcantes na história recente do nosso clube?


domingo, abril 07, 2024

Isto é o Sporting!



Não nasceu leão, mas Nuno Santos encarnou na perfeição, desde que chegou a Alvalade, a mística e a alma leonina.

Ontem, após o golo fantástico de Geny Catamo, que nos deu a vitória, em vez de celebrar com os colegas, o futebolista celebrou com os apanha-bolas.

Isto é o Sporting!

sábado, abril 06, 2024

Catamo, 2 - Benfica, 1


 
Que dizer duma noite destas? Felicidade absoluta derrotar o velho rival e escancarar a porta do título.

É por jogos como este, temperados com muito sofrimento mas a culminarem em felicidade absoluta, com um estádio em perfeita comunhão, que vale a pena ser do Sporting e viver este clube!

EU QUERO O SPORTING CAMPEÃO!

quarta-feira, abril 03, 2024

The nordic connection



Sem desprimor pelos demais colegas, que bem jogam estes dois escandinavos que esta época se juntaram ao nosso clube.

Espírito de luta, atitude combativa, eles jogam e fazem jogar, dando golos a marcar e assinando tentos, muitas vezes decisivos. 

Profissionalismo, rigor tático, rápida adaptação à cultura do clube e às características do futebol português, tudo isso abona em favor destes dois craques que vieram do frio.

Que tiro em cheio!

terça-feira, abril 02, 2024

Jamor, aí vamos nós!



Benfica, 2 - Sporting, 2

Exibição de muito sacrifício, espírito de equipa e muita luta, com os jogadores a darem tudo até à última gota de suor.

A segunda parte foi determinante para conseguirmos chegar aos golos, sofrermos, gerir e garantirmos a presença em mais uma final no Jamor.

Agora venha algo que para mim ainda é mais importante: ganhar no sábado a este adversário e embalarmos para o título!

sexta-feira, março 29, 2024

Missão cumprida!



Estrela da Amadora, 1 - Sporting, 2

Deslocação a um estádio complicado, frente a um adversário de qualidade, treinado com competência pelo Sérgio Vieira.

Jogo completamente dominado pelo Sporting, do princípio ao fim, com exceção para o golo amadorense, uma borla de Franco Israel. Boa gestão dos tempos, dos momentos do jogo, da vantagem no marcador e dos níveis de cansaço.

Nota para o puto Trincão, tão massacrado e tão criticado, hoje o homem do jogo, influente nos nossos dois golos.

Missão cumprida, venha agora o Benfica em dose dupla!

domingo, março 24, 2024

É nossa!!!!!!


domingo, março 17, 2024

Talento, pulmão e coração!



Sporting, 6 - Boavista, 1

Quando talento, pulmão e coração se conciliam, muito personificados nesta equipa, mas em particular em Gyökeres, é quase impossível travar o Sporting.

Mesmo em desvantagem a equipa não esmorece, havendo uma confiança inquebrantável de que se vai chegar à vitória.

Gyökeres joga e faz jogar, marca e dá a marcar, contagiando positivamente todos os colegas, Paulinho incluído, que hoje até fez dois golos. Que dinheiro tão bem gasto com este jogador!

Venha agora a pausa das seleções para se recuperar a equipa em termos de cansaço e de lesões.

Que haja um milagre!

Que haja um milagre e que o António Pacheco recupere, porque ainda é um jovem com tanto para viver.

Estando em morte cerebral é quase impossível um retrocesso, mas que haja um milagre que traga este rapaz de volta à vida.

Ainda me recordo do Pacheco a defender as nossas cores no velhinho Alvalade, com o seu inegável talento e a sua estonteante velocidade.


quinta-feira, março 14, 2024

Foco no campeonato!



Atalanta, 2 - Sporting, 1

Terminada a nossa participação europeia na corrente época, espero que a equipa tenha agora total foco no objetivo principal desta temporada - o campeonato - e na Taça.

Fico chateado quando o Sporting perde? Claro que sim. Fiquei desapontado por sairmos da Liga Europa? Sinceramente não. Quero é estar no Marquês em Maio!

domingo, março 10, 2024

Triunfo importantíssimo!



Arouca, 0 - Sporting, 3

Vitória clara, exibição agradável e mais três pontos importantes na corrida ao título, num terreno difícil, com um relvado em péssimo estado.

Votem bem!


quarta-feira, março 06, 2024

Foi o resultado possivel



Sporting, 1 - Atalanta, 1

Compreendo a rotação na equipa, o descanso dado a alguns titulares, até porque o campeonato é claramente a prioridade.

O que não entendo é a política de preços dos bilhetes, já que entradas seguramente mais baratas teriam atraído mais adeptos, logo mais apoio.

Mas enfim, sobre o jogo, boa resposta de alguns não habituais titulares, com Paulinho a levar-nos à vantagem, numa primeira parte mais bem conseguida que aquela de 5 de outubro passado, com este mesmo adversário, quando fomos claramente dominados.

A partir dos trinta minutos a Atalanta foi mais perigosa, tendo chegado ao empate ainda antes do intervalo.

No segundo tempo pouco procurámos chegar à vantagem, ao contrário dos italianos, e já mesmo com Gyökeres, fomos pouco perigosos. Na nossa defesa muita tremideira e festival de bolas no nosso poste.

Vamos lá ver o que dá o jogo da segunda-mão, numa fase crucial da temporada, e quando a equipa parece bastante cansada.

domingo, março 03, 2024

Missão cumprida



Sporting, 3 - Farense, 2

Com vários titulares de quinta-feira hoje no banco, numa lógica de gestão de cansaço, o Sporting entrou muito bem no jogo, chegando com justiça ao 2-0.

Após um momento de menor fulgor o Farense conseguiu aproveitar e reduzir com um grande golo.

No segundo tempo, nova boa entrada leonina em campo, mas sem matar o jogo. Em mais um abaixamento de rendimento o adversário voltou a aproveitar, chegando ao empate.

Creio que o jogo ficou indelevelmente resolvido quando chegámos ao terceiro quase de seguida. Não demos assim grande espaço temporal ao Farense para estacionar o autocarro, nem a nossa equipa esmoreu.

Missão cumprida, liderança isolada, e que o Porto faça agora aquilo que tem que fazer!

Que descanse em paz



Alexandre Baptista

sexta-feira, março 01, 2024

Imagens que valem por mil palavras!

Acima de qualquer rivalidade.
Acima de qualquer emblema.
Acima de qualquer resultado!


quinta-feira, fevereiro 29, 2024

Podíamos ter goleado



Sporting, 2 - Benfica, 1

Uma noite em que goleámos nas bancadas, podíamos ter goleado no relvado, mas acabámos com o coração nas mãos.

Dominámos grande parte do jogo, podíamos e devíamos ter feito uns três ou quatro, mas a determinada altura adormecemos e deixámos o adversário chegar com mais perigo à nossa baliza e concretizar.

Apesar de tudo, uma grande exibição leonina na maior parte do tempo, destacando Morita - encheu o campo! - Coates e Pote.

Colectivamente mostrámos ser superiores a um adversário que apenas vive dos rasgos das suas individualidades.

Agora é ganhar ao Farense e esperar pela perda de pontos do Benfica no dragão.

domingo, fevereiro 25, 2024

Noite de desinspiração



Rio Ave, 3 - Sporting, 3

E, de repente, o Sporting avassalador, autêntico rolo compressor, empata os dois últimos jogos oficiais.

Não sei se será cansaço, se hoje terá sido uma mera noite de desinspiração, efeito do vento e da chuva, mas a verdade é que perdemos dois pontos, não aproveitámos o deslize do Porto e deixámos o Benfica isolar-se na liderança.

Num jogo onde ninguém se destacou pela positiva, houve bastantes jogadores leoninos abaixo daquilo que têm produzido, pelo que, mesmo com erros de arbitragem - parece-me ter havido grande penalidade sobre Trincão - temos que fazer bastante mais.

Resta agora recuperar os índices de confiança e os resultados positivos já na quinta, no dérbi, e domingo, para a liga, na recepção caseira ao Farense, sabendo que também haverá clássico entre os nossos directos rivais.

sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Outra vez a Atalanta!

Ora aí vem outra vez a Atalanta, desta vez nos oitavos.


quinta-feira, fevereiro 22, 2024

Noite de desperdício



Sporting, 1 - Young Boys, 1

Com várias mexidas no onze, numa noite de imensas oportunidades desperdiçadas que poderiam ter proporcionado uma goleada, acabámos paradoxalmente por empatar.

Apesar de tudo o objetivo primordial foi cumprido, estando nós agora nos oitavos da Liga Europa.

Venha agora o Liverpool, digo eu, que gosto de ver grandes equipas em Alvalade.

segunda-feira, fevereiro 19, 2024

Soma e segue!



Moreirense, 0 - Sporting, 2

Deslocação a Moreira de Cónegos, antes de Vila do Conde, com um triunfo indiscutível frente a um adversário de valor.

O Sporting claramente chegou, viu e venceu, mostrando uma grande vontade de ganhar, resolvendo o jogo bem cedo, com golos de Morita e Pote.

A partir do 2-0 viu-se uma gestão absolutamente competente e sem sobressaltos, perante um enorme apoio dos adeptos leoninos.

Somamos e seguimos!