"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, maio 31, 2005

VERGONHA!



Cada vez mais claro que este golo irregular "tirou" o campeonato ao SPORTING!

SONDAGEM

Acabei de visitar um blogue que está a fazer várias sondagens sobre a blogosfera desportiva cá do burgo.

O mesmo pode ser visitado em Blog-Sondagem.

Toca a votar nos blogues sportinguistas!

Já agora, agradeço ao(s) seu(s) autor(es) a nomeação do Sangue Leonino.

VERDE E BRANCO

Na próxima época teremos mais verde e branco na Superliga: Diário Navalista.

Gosto particularmente das cores deste blogue; parece ter-se inspirado em algum lado...

MOVIMENTAÇÕES

Douala parece estar a caminho de Espanha, embora reconheça que Inglaterra e França são destinos profissionais atractivos. No Sporting já é conhecida a proposta de um fundo de investimento disposto a dar cinco milhões pelo camaronês, para uma futura venda.

O Dínamo de Moscovo quer Enakarhire oferecendo seis de milhões de euros pela transferência, oferecendo ainda o médio-defensivo Luís Loureiro, contratado esta época ao Sporting de Braga.

O Villareal está na disposição de desembolsar cinco milhões de euros ao Sporting por Ricardo.

LATERAL ESQUERDO



Jorge Luiz, do Sp. Braga, está referenciado pela SAD do Sporting tendo em vista o reforço do lado esquerdo da defesa.

Caso falhe a hipótese Edson, este arsenalista, eleito esta época, pelos 18 treinadores do Campeonato, como o melhor lateral da SuperLiga, poderá ser uma sólida alternativa..

JOGADA PERIGOSA!



Cada vez se fala com maior insistência que Liedson pode estar a caminho da Luz, via Corinthians, com o patrocínio de um fundo de investimento em jogadores.

Ora se tal se concretizar, proponho duas coisas:

1. Confrontar Dias da Cunha com o Manifesto estabelecido com o presidente do outro clube da segunda Circular, nomeadamente se tem assim tanto prazer em ser enganado desta forma.

2. Preparar uma recepção ao senhor Liedson, quando ele vier jogar a Alvalade com a camisola encarnada, que faça corar de inveja aquela que Figo teve na Catalunha com a camisola do Real.

Confesso que sou pouco dado a radicalismos e a violência, mas caramba, a paciência tem limites!

Será que aquelas infantilidades do senhor Liedson, em vésperas de jogos com o Benfica, ainda vão ter uma explicação?

segunda-feira, maio 30, 2005

VALHA-NOS ISSO!

O SPORTING vai ser cabeça-de-série na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões e já conhece os potenciais adversários.

Os “leões” são a sexta equipa melhor cotada nessa fase da competição.

Bétis, Everton, Udinese, Basileia e Wisla Cracóvia são os clubes com lugar já assegurado e que nos podem calhar em sorte.

DE SAÍDA



Os responsáveis do Villareal já chegaram a acordo com Beto - que deverá rubricar um contrato válido até 2008 - e deslocam-se esta semana a Lisboa para acertar, com a SAD do Sporting, a transferência do central, por cerca de três milhões de euros.

Dada a sua idade, parece-me a altura certa para saír, celebrando o contrato da sua vida!

domingo, maio 29, 2005

VITÓRIA DA HUMILDADE!



Vitória de Setúbal, 2 - Benfica, 1

Desta vez nem o "penalty" inventado do costume os salvou.

Queriam a dobradinha que lhes caiu muito mal, tendo ficado com muita, mas mesmo muita azia...

Ficou inequivocamente provada a pouca qualidade deste novo campeão nacional perante a vitória da humildade!

E dizerem que perderam porque andaram a festejar o título ainda é uma desculpa mais patética!

Ninguém pára o benfica,
ninguém pára o benfica,
ninguém pára o benfica...rumo à derrota!

É sempre bonito ver o verde e branco a festejar!

sábado, maio 28, 2005

VIANA

Sobre a não permanência de Hugo Viana em Alvalade, o jornal digital "Maisfutebol" acrescentava ontem a este dado o facto de o FC Porto poder estar disposto a oferecer sete milhões de euros ou a incluir Benni McCarthy nas negociações, e de o clube da Luz poder utilizar Miguel como moeda de troca num processo idêntico.

Mas alguém acredita que Viana vale neste momento 7 milhões de euros? Eu não! Nem concordo que o SPORTING entre em loucuras para ficar com um jogador que pouco rendeu esta época.

LUÍS FIGO



Soube de fonte segura, ligada à direcção do SPORTING, que ainda se estuda a possibilidade de trazer Luís Figo para Alvalade. Não nos esqueçamos que o jogador sempre manifestou a vontade de regressar ao SPORTING antes de terminar a sua brilhante carreira, sendo que por outro lado estabeleceu uma boa relação de amizade com José Peseiro, quando trabalharam juntos na capital espanhola.

O assunto já foi abordado com o jogador do Real Madrid, aquando da sua vinda a Lisboa para assistir ao SPORTING-CSKA, estando a direcção leonina a estudar vários cenários de financiamento da operação, na qual poderia ser contemplada a ida de Beto para Madrid e um pré-acordo envolvendo João Moutinho.

Neste momento, aguarda-se a resolução da situação de Figo no Real por forma a desencadear o cenário adequado, sendo que o jogador não quer ficar longe de Madrid, pelo que não fechou a porta ao regresso a Alvalade.

Para já, não está assim posta de parte aquela que poderá ser a transferência-sensação do Verão. Dias da Cunha e restantes membros da direcção vêem este negócio como uma excelente forma de unir a massa associativa e calar as crescentes vozes críticas.

De resto, pouco mais sei...

2005/06

PONTO DE SITUAÇÃO:

Treinador - José Peseiro

Entradas confirmadas - Marcelo Labarthe (Int. Porto Alegre), Manoel (Moreirense)

Saídas confirmadas -

Entradas possíveis - Ávalos (Nacional), Marcos (Marítimo), Edson (União Leiria) e N'Doye (Penafiel)

Saídas possíveis - Liedson (Corinthians), Ricardo (Arsenal), Beto (Villareal), Anderson Polga (Alemanha/Corinthians), Pedro Barbosa, Mota e Rui Jorge

sexta-feira, maio 27, 2005

MAIS UMA...

...Taça para a sala de troféus de Alvalade!

O SPORTING conquistou a Taça da Amizade após derrotar o Hertha Berlim por 5-4 nas grandes penalidades (2-2 no tempo regulamentar).

O jogo realizou-se no Estádio Charlety, em Paris, e foi presenciado por cerca de sete mil espectadores, a sua grande maioria emigrantes.

A formação do Sporting alinhou com o seguinte onze inicial:

Ricardo; Mário Sérgio, Polga, Santamaria e Paíto; Custódio; Sá Pinto, Hugo Viana e João Moutinho; Niculae e Mota.

Jogaram ainda Nelson, Tiago, Douala, Edgar Marcelino, Lourenço, Hugo Machado.

Carlos Marques e Varela foram os únicos jogadores no banco de suplentes não utilizados.

MAIS UM?



O FC Porto está interessado em garantir a transferência do médio Hugo Viana.

O internacional português foi cedido por empréstimo pelo Newcastle ao SPORTING esta temporada, mas poderá rumar para o norte, segundo noticia hoje a imprensa inglesa.

Confesso que não aprecio particularmente as qualidades futebolísticas de Viana, pelo que não me importo muito de não o ver no SPORTING em 2005/06.

A única coisa que me incomoda é ver o nosso clube investir na formação de jogadores para reforçar os principais rivais: Ricardo Quaresma, Simão Sabrosa, Nuno Assis, Futre e agora Viana?

TAÇA DA AMIZADE

O Stade Charlety em Paris, recebe o jogo de homenagem à comunidade portuguesa na Europa:

Sporting Clube de Portugal vs Hertha de Berlim!

RTP1 - 21.30h

ÁVALOS



Possível interesse em Ávalos, defesa do Nacional? Poupem-nos...

Só se for para oferecer a Lisboa mais um animador nocturno!

quinta-feira, maio 26, 2005

EM QUE FICAMOS?

Parece que está resolvido o diferendo entre Polga e o SPORTING, depois do jogador ter manifestado a sua vontade de continuar no clube e cumprir até ao fim o contrato assinado há duas temporadas.

Ontem o jogador, em conversa com os responsáveis do clube, reconheceu que a sua atitude não foi a mais correcta quando pediu a José Peseiro para não defrontar os insulares, manifestando "falta de condições psicológicas".

Não é má-vontade da minha parte mas parece-me que das duas uma:

Ou Polga não arranjou uma alternativa que lhe agradasse noutro clube,
Ou quer saír a custo zero no final da próxima época.

quarta-feira, maio 25, 2005

165 DIAS DEPOIS...

A Comissão Disciplinar da Liga de Clubes impôs hoje o castigo de dois jogos de suspensão ao assistente Pedro Ferreira e de repreensão registada ao árbitro Paulo Batista na sequência da actuação no jogo Sporting-Sp.Braga, o qual terminou 0-0, tendo sido anulado um golo a Hugo Viana por fora-de-jogo, quando este estava uns bons 2 metros em posição legal.

A decisão, que confirma o facto do SPORTING ter sido lesado em DOIS pontos nesse jogo, foi tomada 165 dias depois da partida, realizada em 11 de Dezembro de 2004, e já depois de concluída a SuperLiga.

Daqui a quantos dias é que será decidido que houve falta de Luisão sobre Ricardo, no último jogo na Luz?

A CAMINHO?

Edson (Leiria), Zé Castro (Académica) e N' Doye (Penafiel) estão a caminho do SPORTING?

Confesso que gostei muito de ver Zé Castro, defesa-central, jogar em Alvalade no nulo com a Briosa e em Coimbra contra o FC Porto, para além de ser um jogador internacional sub-21. Quanto a N'Doye, todos os grandes se lembram dos golos marcados por este jogador esta época...

Devo dizer que esta política de contratações me agrada, porque está dentro da filosofia seguida também por José Mourinho no FC Porto: contratar jogadores baratos, a clubes modestos, mas com grande potencial e com muita motivação e vontade de jogarem num grande clube, para projectarem as suas carreiras. Creio que de vedetas estamos todos fartos...

PRIMEIRO REFORÇO!



Aí está o primeiro reforço para 2005/06:

Manoel, 27 anos, vai assinar por três épocas. Uma das principais figuras do Moreirense, clube que desceu de divisão este ano, o avançado brasileiro já representou, entre outros clubes, Gil Vicente, Vitória de Guimarães e PSV Eindhoven.

Confesso que sempre apreciei as qualidades futebolísticas deste jogador, pelo que vejo com bons olhos esta contratação; resta aguardar para ver se não se ressente na transição para o SPORTING, onde as exigências serão naturalmente diferentes.

DIGNIDADE!



Sendo praticamente garantido que Pedro Barbosa e Rui Jorge não verão os seus vínculos renovados, como adepto e sócio do SPORTING, exijo que se trate com dignidade e respeito, dois grandes profissionais que envergaram com brio e empenhamento a camisola do nosso clube.

Creio que chega de ingratidão ao deixar saír pela porta pequena todos aqueles que prestigiam o nosso clube!

PODERES REFORÇADOS?

José Peseiro vai continuar como treinador do SPORTING na próxima temporada, e ainda por cima com poderes reforçados! Foi este o prémio que a Direcção lhe deu pela "bela"(?) época realizada.

Na reunião que ontem teve lugar, para além de confirmado, o treinador recebeu "carta branca" para proceder a ajustes no plantel, dentro do orçamento estipulado para a época 2005/06 e que será dois milhões de euros INFERIOR ao da temporada anterior.

Desta forma, não sei como vai ser a época 2005/06 em termos de apoio da massa adepta e associativa do nosso clube, tal a divisão que neste momento se verifica, a nível do apoio a Peseiro.

Se a próxima temporada decorrer como esta, ou seja, sem a conquista de qualquer troféu, creio ser legítimo que se exija a demissão de Dias da Cunha.

DE SAÍDA

Liedson já não treinou esta manhã na Academia do SPORTING e não integra a comitiva que viaja amanhã até Paris, estando a caminho do Corinthians.
Polga deverá ir jogar para a Alemanha, apesar de também ter uma proposta do Corinthians.
Assim se vai reduzindo o contingente brasileiro em Alvalade...

terça-feira, maio 24, 2005

AMEAÇA?

Luís Filipe Vieira:

«As bases estão lançadas para o Benfica continuar a ganhar»

Esta frase soa a ameaça porque seguramente que as bases a que esse senhor se refere não são de carácter desportivo, pelo menos atendendo ao que se passou neste campeonato.

Parece-me que para o ano teremos a repetição da vergonha a que temos vindo a assistir...

É A RETOMA...

Leiam este belo texto da nossa leoa GIA que me permito publicar aqui:

Vistas bem as coisas, se calhar esta unfortunate series of events até pode contribuir para a retoma.
Tenho visto que camionistas, taxistas, padeiros, electricistas, almeidas e trabalhadores da construção civil andam mais contentes, assobiam durante a labuta, enxugando o suor no boné do Berdamerda.
Reflicto que a camada inferior da sociedade se alegrou com o resultado da Superliga; e ora não é esta camada aquela que faz andar as coisas, a que move o sector da restauração com a bejeca e a caracolada, a que move o sector da cosmética com os piropos às "gajas"?
Pois é, meus amigos, fomos injustos com eles. O intuito, afinal, foi dar um doce ao proletário.

Mental Note: Ganhámos tudo o que havia para ganhar ontem na gala da Superliga.

MUDANÇA RADICAL!

"Exijo disciplina e uma mudança radical na mentalidade do clube"

"Houve alguns casos de indisciplina numa temporada frustrante pelo que a escolha do novo treinador tem como objectivo alterar a situação no clube"

"A disciplina é fundamental e tem de haver uma mudança radical. Fomos muito prejudicados por alguns actos de indisciplina, apesar de alguns castigos aplicados terem sido muito severos. Uma minoria fora dos relvados também não teve um comportamento correcto e isso tem de mudar"

Digam lá se não gostavam que estas declarações tivessem saído da boca dos nossos dirigentes....

Infelizmente, as mesmas pertencem a Pinto da Costa e não a Dias da Cunha!

É pena!

POIS...

O vice-presidente do Sporting, Menezes Rodrigues, defendeu hoje que José Peseiro tem todas as condições para continuar à frente da equipa de futebol, apesar do final de época ter sido decepcionante:

«É evidente que um treinador, que até teve um prémio, tem todas as condições do ponto de vista técnico-táctico».

Pois, o problema em Peseiro é a incapacidade de reacção ao que acontece no jogo e à falta de pulso para impôr disciplina. Quanto ao prémio....no comments!

E VAI UM!

Carlos Freitas demitiu-se esta manhã!

DECISÕES

Tem hoje lugar uma reunião com a presença dos elementos que constituem a direcção da estrutura do futebol do clube.

Na mesma, estarão presentes José Peseiro, António Dias da Cunha, presidente do clube e da SAD, Filipe Soares Franco, presidente adjunto, Paulo Andrade, administrador executivo, e Carlos Freitas, director-geral, que vão fazer o balanço de 2004/05 e planear 2005/06.

Parece que os temas a abordar serão de matéria financeira e desportiva, já que se vai decidir se se investe ou se se insiste na política de contenção.

Segundo noticia alguma imprensa, não se exclue a hipótese de serem tomadas algumas medidas drásticas, que podem implicar mudanças no organograma da SAD. Aquisições, dispensas e política de cedências e empréstimos a realizar estarão também em análise durante o encontro de hoje.

Com estes senhores que estarão nesta reunião, pouco se perspectiva de bom, na minha opinião, para a próxima época.

É nestas alturas que tenho saudades de Miguel Ribeiro Telles e de José Eduardo Bettencourt, homens que aliam à condição de bons gestores, muito bom-senso e grande empatia com o "balneário", qualidades que não reconheço aos presentes na dita reunião.

Para não voltar a falar de Peseiro e de Dias da Cunha, só pergunto: onde andaram os senhores Carlos Freitas e Paulo Andrade, esta época? Por que motivo nunca deram a cara pelo grupo? Já quanto a Soares Franco, as suas patéticas atitudes e afirmações falam por si.

Estamos bem entregues, estamos!

BALNEÁRIO PERDIDO

Excertos de um artigo publicado hoje no jornal RECORD:

A manifestação de desagrado de Douala, após a substituição no jogo com o Nacional, e a indisponibilidade de Polga para defrontar o conjunto madeirense vieram comprovar que o frágil equilíbrio do balneário leonino se desmoronou às primeiras adversidades sérias. A "saudável" convivência entre os grupos dominantes, suportada, ao longo da temporada, pelos triunfos, não resistiu ao afastamento definitivo da luta pelo título e à derrota na final da Taça UEFA.
(...)
O técnico teve mesmo de "engolir alguns sapos", quando tentou desmentir um eventual pedido de desculpas a Tinga, após substituí-lo, à segunda jornada, em Setúbal; ou quando, simplesmente, relevou a ofensa de que foi alvo, no Estádio do Dragão, por parte de Rochemback, quando decidiu retirar de campo o médio brasileiro.
(...)
Na tentativa de gerar consensos em torno do objectivo comum, vencer, Peseiro contou sempre com um aliado de peso: Pedro Barbosa. O capitão, reserva moral da equipa, funcionou como um "bombeiro", acorrendo a todos os fogos, que frequentemente deflagravam no seio do grupo.
(...)
Depois de falhar todos os objectivos a que se propunha e de, aparentemente, perder o controlo do balneário, o treinador leonino encontra-se numa situação delicada. Pois, a continuar em Alvalade – garantia avançada há uma semana por Dias da Cunha –, Peseiro vai ter de conviver com os mesmos jogadores, com a mesma estrutura, com os mesmos frágeis equilíbrios que teve de gerir durante esta temporada.
(...)

Quatro casos

POLGA.
Convocado para o encontro da última jornada, o campeão do Mundo terá feito sentir a José Peseiro que – depois de preterido na final da Taça UEFA – não tinha condições psicológicas para defrontar o Nacional. O teor da conversa entre ambos ainda não é conhecido, mas a verdade é que o técnico dos leões fez a vontade a Polga e foi obrigado a encontrar um central de recurso (Miguel Garcia), com os resultados que são conhecidos.

DOUALA.
Última jornada da SuperLiga 2004/05. Estádio José Alvalade. O Sporting perde, por 0-3, com o Nacional. Aos 27 minutos, José Peseiro tenta inverter o rumo dos acontecimentos, retira o camaronês e lança no jogo Pedro Barbosa. Douala não entende a substituição e, ao regressar ao banco de suplentes, ignora o cumprimento do treinador, virando-lhe a cara e passando por ele sem lhe dirigir a palavra.

ROCHEMBACK.
Estádio do Dragão, 72 minutos, o treinador do Sporting decide substituir Rochemback por Carlos Martins. O médio brasileiro não se conteve e, de forma visível, mandou Peseiro "tomar no c...". O episódio fez correr muita tinta, Rochemback conversou com Peseiro e tudo se resolveu com a aplicação de uma multa ao internacional canarinho. No entanto, a imagem que passou foi de uma excessiva "liberdade de expressão" no seio do grupo.

TINGA.
Revelou à imprensa brasileira uma conversa mantida com José Peseiro, após o final do V. Setúbal-Sporting, da segunda jornada da SuperLiga, na qual o técnico leonino justificava, ao jeito de pedido de desculpas, a sua substituição. O técnico não gostou que a conversa entre ambos surgisse reproduzida nos jornais portugueses e, quando tentou desmentir o conteúdo da notícia, foi pouco convincente, ficando a ideia de que o diálogo realmente tivera aqueles contornos.


Este artigo de opinião reflecte bem a onda de indisciplina que grassa no balneário do nosso SPORTING, onde o técnico não tem pulso.

Mas ainda alguém acredita que José Peseiro tem condições para permanecer em Alvalade?
Eu não! Aliás, nem ele nem alguns jogadores referenciados neste artigo.

E já agora acrescento: Hugo Viana ao ver que ia ser substituído no Braga-Sporting, virou-se para o colega que estava mais perto, abanou a cabeça e disse "o gajo é mesmo parvo", referindo-se a José Peseiro. Isto foi perfeitamente perceptível através da televisão.

Perante tudo isto que decide a administração do nosso clube?

MESMO ASSIM...

Mesmo sem ganharmos nada eis os prémios que arrecadámos na SuperGala do campeonato nacional:

José Peseiro - Melhor Treinador
João Moutinho - Prémio Revelação, Melhor Médio-Ofensivo e Melhor Jogador
Liedson - Melhor Ponta-de-Lança e Melhor Marcador


Por aqui se vê quem foi, para a generalidade dos jornalistas e dos adeptos, a melhor equipa da Superliga.

segunda-feira, maio 23, 2005

ERRO!

Se eu fosse treinador do SPORTING (felizmente para o nosso clube que não sou!) teria jogado ao ataque na Luz, para procurar por todos os meios ganhar o jogo, o que seguramente conseguiríamos.

Os jogadores poderiam ficar cansados mas teriam um tónico tão grande com essa vitória na Luz (na pior das hipóteses, o empate) que fariam das tripas coração frente ao CSKA, para além de irem para a final da UEFA com uma grande auto-confiança e motivação-extra.

Ao perderem na Luz, houve alguma poupança de esforço mas também houve um rombo na confiança da equipa porque automaticamente ficou afastada do título.

Não seria bem melhor irem para o jogo com o CSKA sabendo que mesmo que perdessem (chegar à final já tinha sido fabuloso), no domingo sagrar-se-iam campeões?

É que jogando para o empate frente ao Benfica, não vi na final com os russos grande frescura física, sobretudo na segunda-parte...por isso, mais valia terem procurado a vitória na Luz.

Não sei o que é que ensinam no curso de Educação Física, no qual Peseiro se licenciou, mas parece-me que Psicologia não deve ser muito aprofundada, porque o nosso técnico não soube explorar essa vertente.

José Peseiro cometeu um erro crasso ao jogar para o empate na Luz, e esse facto marcou a nossa época.

Isso não lhe consigo perdoar!

PAUL LE GUEN



Peço desculpa pela insistência:

Paul Le Guen, 41 anos, treinador tetra-campeão de França pelo Olympique Lyonnais, já anunciou que no final da época ficará livre pois não pretende renovar pelo seu actual clube...havendo interesse por parte do Paris SG.

É um técnico novo, mas já com provas dadas, e tem a vantagem de ser pouco dado a hesitações, apostando num futebol de ataque de muita qualidade, para além de não ser benfiquista desde pequeno nem fazer parte de uma família, toda ela benfiquista!

INDISCIPLINA SEM CONTROLO



Num clube onde a disciplina não é levada a sério, podem-se ouvir afirmações destas, no caso Douala, comentando a atitude menos própria que teve ao ser substituído ontem:

«Há jogadores que já fizeram pior»

E pronto, dentro do porreirismo que impera no SPORTING fica assim! Não há quem tenha mão nestes meninos?

GRATIDÃO!



Que os benfiquistas saibam ser gratos a quem tanto os ajudou nesta conquista!

PRÓXIMA ÉPOCA!



Se eu fosse treinador do nosso SPORTING e sem atender a limitações orçamentais, geriria o plantel para a próxima época da seguinte forma:

Ricardo -> saíria (se houvesse boa proposta)
Nelson -> ficaria
Tiago -> ficaria
Miguel Garcia -> ficaria
Mário Sérgio -> seria emprestado
Polga -> saíria (se houvesse boa proposta)
Beto -> ficaria (mas se houvesse boa proposta saíria -> merece celebrar o contrato da vida dele)
Enakarhire -> ficaria
Hugo -> saíria
Rui Jorge -> ficaria
Paíto -> seria emprestado
Custódio -> ficaria
Rochemback -> ficaria
Barbosa -> arrumaria as botas
Miguel Veloso -> ficaria
João Moutinho -> ficaria
Hugo Viana -> saíria
Carlos Martins -> ficaria
Tello -> ficaria
Rogério -> ficaria
Pinilla -> ficaria
Liedson -> saíria (se houvesse boa proposta)
Niculae -> saíria
Douala -> saíria (se houvesse boa proposta)

Sá Pinto -> ficaria
Mota -> saíria

Lourenço -> não regressaria
Silva -> regressaria

Contratações:

1 guarda-redes
1 defesa-direito
2 centrais
1 defesa-esquerdo
1 organizador de jogo
1 extremo-direito
1 extremo-esquerdo
2 pontas-de-lança

Concorde-se, ou não, estas seriam as minhas escolhas...

INDISCIPLINA?



Alguém me pode esclarecer se é verdade que Polga se recusou a jogar na partida de ontem? E já agora, por quê?

A ser verdade, por mim não ficava no SPORTING nem mais um minuto!

MINORIA

No jornal RECORD:

Ambiente escaldante ontem, após o final do jogo em Alvalade. Um numeroso grupo de adeptos invadiu o parque de estacionamento do estádio e tentou agredir alguns jogadores do Sporting.
A situação mais grave aconteceu com Moutinho. Mais de 50 adeptos conseguiram introduzir-se na garagem e rodear o médio, forçando a pronta intervenção dos “stewards” e da polícia.
(...)
Os desacatos obrigaram à deslocação de efectivos de segurança para a zona e causaram momentos de pânico dentro e fora do estádio, com alguns adeptos a tentar arrombar o portão de acesso à zona de saída dos jogadores, numa altura em que entravam para o autocarro os atletas do Nacional.
(...)
Carlos Freitas e José Peseiro, que saiu do estádio às 22.15, também foram vítimas de insultos, nesta fase por parte de um reduzido grupo de adeptos.

Esta minoria de adeptos não são sportinguistas: quem verdadeiramente ama o nosso clube não tem comportamentos destes!

Lamentável!

ANEDÓTICO!

Luís Filipe Vieira:

"A conquista da SuperLiga é o triunfo da seriedade".

O rapaz tem jeito: podia dedicar-se a uma carreira de humorista!

IMBECIS

Apesar de me estar "nas tintas" para o triunfo do Benfica e, de achar que benfiquistas e portistas se merecem (recordo o episódio da conferência de imprensa após o último Benfica-Porto, pautada pelo "exemplar" comportamento de Veiga, Vieira e Pinto da Costa), não posso deixar de condenar o comportamento dos energúmenos que se acham no direito de decidir sobre quem pode festejar na Avenida dos Aliados, no Porto.

Verdadeiramente terceiro-mundista!

NO WAY!

Esclarecimento:

Só costumo dar os parabéns a quem merece e a quem ganha limpo! Não foi o caso...

domingo, maio 22, 2005

FIM DE CAMPEONATO!

Acabou o campeonato (ou a Superliga, se preferirem), com a vitória do trabalho...
...de bastidores!

A equipa que melhor jogou ficou em 3º lugar: se não fossemos roubados e com um treinador a sério teríamos sido campeões!

É pena!

NAFTALINA!

Uma onda de naftalina acaba de inundar o país. É que os cachecóis e as bandeiras estavam guardadinhos há 11 anos...

VERGONHOSO



SPORTING, 2 - Nacional, 4

Poucas vezes me arrependi de ter ido a Alvalade...esta foi uma delas!

ESPECTÁCULO VERDE!


foto:margemsul1976

INFELIZ!

José Peseiro:

“ser segundo classificado é melhor do que ser terceiro, por todas as razões que se sabem.”

Apesar de provavelmente aludir à entrada directa na Liga dos Campeões, parece-me que José Peseiro se podia poupar a este tipo de declarações, que podem não ser consentâneas com as do treinador de um grande clube!

sábado, maio 21, 2005

TODOS A ALVALADE!



Faço aqui um apelo:

Amanhã vamos todos a Alvalade apoiar a nossa equipa e dizer "obrigado" aos nossos jogadores, técnicos e dirigentes, pela época que nos proporcionaram.

Não ganhámos nada mas lutaram até ao fim e por isso creio que merecem o nosso sincero aplauso.

Eu estarei lá!

Mostremos que não somos sportinguistas só na hora da vitória!

FIM DE TEMPORADA

O SPORTING disputa na próxima sexta-feira, dia 27, em Paris, no Estádio Charlestye, o último jogo desta época frente aos alemães do Hertha de Berlim. A comitiva leonina parte na quinta-feira, ao final da tarde, para a capital francesa.

O encontro, referente à Taça Amizade, está agendado para o dia seguinte, às 20.15 horas, com o regresso a Portugal marcado para sábado, às 13.45 horas.

sexta-feira, maio 20, 2005

HELTON?



Também hoje apontado como possível reforço de Alvalade, caso se confirme a saída de Ricardo para o estrangeiro, é o guarda-redes brasileiro Helton, que tem representado a União de Leiria.

Face àquilo que já tive oportunidade de observar em vários jogos em relação à qualidade do brasileiro, a confirmar-se a sua contratação, será uma boa escolha, mas também peço aos responsáveis do meu clube que não se esqueçam do nosso Nelson!

EU FICO!



Ao invés, Roca que deu entrada hoje no Hospital da Cruz Vermelha para uma intervenção cirúrgica a uma hérnia inguinal, afirmou:

"A minha vontade é continuar aqui, no Sporting. Tenho contrato por mais um ano, a minha vontade é ficar."

Com menos uns quilinhos e sem as arreliadoras lesões, desde já afirmo que Roca poderá ser o primeiro grande reforço para 2005/06.

DE SAÍDA



Liedson admite pensar numa eventual proposta do Corinthians, mas em declarações ao diário brasileiro Lance, referiu, no entanto, que desconhece qualquer interesse da equipa de Roger e Carlos Alberto. «Não sei de nada sobre o assunto» , afirmou.

O jogador recordou que tem mais um ano de contrato com o SPORTING, mas não descartou um possível ingresso no Corinthians.

De acordo com a mesma fonte, o presidente do clube brasileiro, Alberto Dualib, já terá acertado a contratação por cerca de oito milhões de euros.

Quanto a mim, lá estarei no domingo a dispensar uma salva de palmas de despedida ao Liedson, agradecendo os golos que marcou nestas duas épocas, mas nada triste pela sua saída, até pelos motivos que já indiquei num post anterior.

Boa sorte e até sempre!

JÁ SOMOS DOIS!

Pinilla:

"Campeão? Prefiro o FC Porto"

quinta-feira, maio 19, 2005

DIAS DA CUNHA



Recomendo a leitura de uma entrevista exclusiva dada por Dias da Cunha ao site oficial do nosso clube.

ESTÁ TUDO DITO!

Esta frase escrita no jornal RECORD, aludindo à apreciação à equipa leonina no jogo de ontem diz tudo:

Peseiro inventou e pagou bem caro!

DESPACHE-SE!



Eu defendo que se o SPORTING receber alguma proposta interessante pelo senhor Liedson, não hesite e o "despache" no minuto seguinte!

Tem provado ser um bom jogador, é um facto, mas não coloca os interesses da equipa acima dos dele.

Férias de Natal prolongadas, cartões amarelos em vésperas de jogos com o Benfica, etc, etc, fazem-me preferir ter no nosso plantel quem se sacrifique pelos interesses do grupo, e não o contrário!

Não gosto muito de jogadores com posturas de prima-dona...e com laivos de egoísmo!

MAU INVESTIMENTO

Custa muito pensar que o nosso clube andou a gastar tempo e dinheiro na formação deste espécime...

FIGO



Declarações do nosso Luís Figo:

"O Sporting fez tudo, jogou melhor, fez 1.ª parte muito boa; deve orgulhar-se de uma época, apesar de tudo, fantástica. Numa semana, podia ter ganho tudo, perdeu tudo; mas isso só acontece com grandes equipas. "

"É uma frustração, mas ninguém pode acusar a equipa; fez uma época altamente positiva e joga o melhor futebol em Portugal. É sinal de que se está a trabalhar bem."

quarta-feira, maio 18, 2005

PARABÉNS!



Parabéns aos vencedores!

Desde que o mereçam, como foi manifestamente o caso, estarei sempre aqui a dar o merecido elogio, mesmo que derrotem o meu clube.

Acima de tudo, VERDADE DESPORTIVA!

ORGULHO!



Tenho cada vez mais orgulho no meu clube!

ABERRANTE



Uma nota final:

Em relação aos adeptos portugueses que festejaram esta vitória do CSKA, porque sei que alguns o fizeram, nomeadamente benfiquistas, quero desejar ao(s) seu(s) clube(s) o mesmo que desejaram ao nosso SPORTING, mas em dose dupla!

CONSIDERAÇÕES



Apesar de não estar satisfeito, custou-me menos perder esta final, o que aconteceu de forma limpa e honesta, com uma arbitragem EXEMPLAR, do que a corrida pela conquista da Superliga nas condições que todos sabemos.

Depois de uma primeira parte exemplar, onde dominámos claramente a partida, com passes perfeitos, desmarcações correctas, posicionamento excelente, espírito de luta e fibra, tudo se desmoronou, mesmo após a vantagem que nos foi dada pelo golo magistral de Rogério.

Aliás, pergunto:

Onde ficaram todos esses atributos e o futebol de alta qualidade patenteado nos primeiros 45 minutos? No balneário? Por quê? Qual o papel do treinador (ou a falta dele) nesse fenómeno?

É certo que defrontámos uma equipa fria, racional, ainda muito fresca (a temporada futebolística vai no início na Rússia), muito bem orientada, com dois brasileiros de grande calibre, mas o desnorte que se seguiu ao golo do empate é incompreensível.

Não percebo como oferecemos o meio-campo e como os nossos jogadores mais experientes (Barbosa, Sá Pinto, Beto e Rochemback) não tiveram mão na equipa e no desenrolar do jogo. Aliás, agora seria fácil entrar em considerações sobre as opções tácticas de Peseiro, nomeadamente as substituições feitas e não ter refrescado as pedras do meio-campo, mas não o vou fazer.

Tirando alguma responsabilidade no primeiro golo, não vou culpar minimamente Ricardo, nem a defesa. Para mim, o sector do meio-campo e o ataque (Liedson, viram-no?) foram os grandes responsáveis por não estancar a avalanche russa, que explorou superiormente a clareira que lhe foi oferecida. Deixem-se de críticas ao nosso guarda-redes, porque não fazem qualquer sentido...

Para a história fica a nossa presença numa final da UEFA no nosso magnífico estádio!

Só mais uma nota:

Temos que mudar mentalidades. O nosso público não deve apoiar e puxar pela equipa apenas quando ela está em vantagem, mas sobretudo quando as coisas estão a correr mal. Como sempre acontece, a equipa é que puxa pelo público, e isso não pode voltar a acontecer. Os nosso craques estavam desgastados, animicamente de rastos e o público, a partir de certo momento, não cumpriu o seu papel.

Quanto ao resto, tudo correu bem!

O MEU APLAUSO



Apesar da chuva de críticas que vai haver, eu quero dar os parabéns aos nossos jogadores, equipa técnica, dirigentes e massa adepta.

Temos que ser honestos e realistas: face às expectativas no início da época, fomos bem mais longe do que aquilo que esperávamos.

É certo que morremos na praia, nas 3 frentes onde estivemos envolvidos, mas em todas saímos derrotados de forma a podermos estar de cabeça erguida e com muita dignidade!

DEMASIADO CRUEL!



Só perde uma final quem nela joga!

SPORTING, 1 - CSKA MOSCOVO, 3

Ficha do jogo:

Estádio José de Alvalade, em Lisboa

Árbitro: Graham Poll (Inglaterra)

SPORTING
Ricardo; Miguel Garcia, Beto, Enakarhire, Rodrigo Tello; Rogério (Douala 80), Pedro Barbosa, Rochemback e João Moutinho (Hugo Viana, 86); Sá Pinto (Niculae 71) e Liedson Treinador: José Peseiro

CSKA DE MOSCOVO
Akinfeev; Berezoutski, Ignashevich e Semberas; Zhirkov, Rahmic, Aldonin (Gusev 85), Oddiah e Daniel Carvalho (Semberas 81); Olic (Krasic 66) e Wagner Love Treinador: Valery Gazzaev

Cartões Amarelos: Pedro Barbosa (13)

Golos: Rogério (28), Berezoutski (56), Zhirkov (65) Wagner Love (74)

SERÁ NOSSA?

GRANDE PERDA!



João Manuel, que interrompera a carreira devido a sofrer de esclerose múltipla, morreu esta quarta-feira no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães, disse à Agência Lusa uma fonte da unidade hospitalar.

João Manuel Loureiro dos Santos, que contava 37 anos e era natural de Moimenta da Beira, tinha sido internado no hospital vimaranense, onde faleceu às 11h15.

O jogador chegou a iniciar a época no Moreirense (duas partidas), tendo-lhe sido depois diagnosticada a doença.

Sentidas condolências à sua família e aos seus amigos que perdem um grande HOMEM!

ORGULHO!



Independentemente do resultado de logo à noite, vocês são o nosso orgulho!

Enquanto os outros estarão na bancada, vocês já são uns vencedores porque conseguiram um lugar na final...no nosso maravilhoso estádio!

A presença neste jogo já é uma grande vitória.

FORÇA, SPORTING!

MAIS UM ANO!



Concorde-se, ou não, José Peseiro será o nosso treinador na próxima época.

Dias da Cunha assegurou terça-feira, em declarações à Rádio Renascença, que o técnico vai continuar à frente da equipa de futebol por mais um ano, independentemente do resultado na final da Taça UEFA.

Está decidido, está decidido!

terça-feira, maio 17, 2005

SOLIDARIEDADE!



Um forte abraço de solidariedade dirigido ao nosso Maurício Pinilla, que anda verdadeiramente azarado já que se lesionou no treino de hoje, devendo falhar a final de amanhã.

Força, Pinigol, estamos contigo!

TORNEMOS O SONHO REALIDADE!

FORÇA, RAPAZES!





GRANDE!



Um forte abraço ao melhor guarda-redes português, Ricardo de seu nome, que tem sido alvo de injustas e rasteiras críticas, quer de lampiões quer de andrades.

Em relação a lampiões, ainda me hão-de explicar por que motivo agora o apelidam de "rei dos frangos", quando há duas épocas o queriam contratar e ele teve a lucidez de preferir um clube melhor...

Dos andrades, só entendo essas críticas porque o seu menino Baía não é chamado à selecção nacional, onde a baliza tem um dono de grande qualidade! Mas isso não os impediu, há uns anos, de sondar o Boavista porque estavam interessados nos seus serviços.

Dor de cotovelo é uma coisa terrível!

FORÇA, RICARDO! A NAÇÃO LEONINA ESTÁ CONTIGO!

CONVICÇÃO!


Rodrigo Tello:

«Sou o primeiro a reconhecer que estou em dívida com o Sporting. Tenho dois anos de contrato e gostaria de poder devolver nesse tempo tudo aquilo que me deram»



José Peseiro:

«Como é natural, o grupo tem uma grande vontade, motivação e esperança em conseguir conquistar o troféu, de maneira a ficar na história do clube»



João Moutinho:

"Não esperava chegar a uma final europeia tão novo. A equipa trabalhou muito e agora vamos continuar, para ganhar a final"

PERGUNTA DO DIA

Com quem é que o Benfica joga amanhã para a UEFA?

FALTA DE...CHÁ!

Dias da Cunha fez questão de convidar, na semana passada, todos os presidentes dos clubes da SuperLiga e da Liga de Honra para a final de amanhã, da Taça UEFA, que o Sporting disputará em Alvalade.

Entre os quatro clubes da SuperLiga que não responderam ao convite do Sporting está o FC Porto. Pinto da Costa foi convidado, como qualquer outro presidente da SuperLiga, mas não se manifestou.

Se calhar o senhor especializado em "rebuçados" e "fruta" pensava que agora o seu clube detinha o exclusivo de presenças nacionais em finais europeias...

Deve custar-lhe muito ver o nosso SPORTING numa final da UEFA!

segunda-feira, maio 16, 2005

SEM MAIS COMENTÁRIOS!



Uma imagem vale por mil palavras!