"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, dezembro 19, 2016

É tempo de fazer um balanço



Dezembro de 2016, mês 'horribilis' para o nosso Sporting:
- eliminados das provas europeias;
- derrotados no processo Doyen;
- derrotados na Luz, quando tínhamos o primeiro lugar à nossa mercê;
- derrotados em casa com o Braga, caíndo para o quarto lugar, a par de Guimarães.

É um facto que nem tudo o que se tem feito em Alvalade nestes últimos anos e neste mandato do actual presidente é mau.
Reorganizou internamente a estrutura, cortou gorduras, reaproximou o clube dos sócios, deu andamento à construção do pavilhão, contratou bons treinadores (Jardim, Silva e Jesus), obteve um excelente patrocínio (NOS) e conseguiu que estivéssemos de volta à Champions.

Mas, e há sempre um 'mas', adoptou uma postura interna de quero, posso e mando. Externamente, optou por dar tiros em todas as direcções, não acautelando alianças ou apoios tácticos.

Contratou Jesus, técnico campeão nacional,  dando carta branca à habitual filosofia deste em optar por estrangeiros, muitas vezes de qualidade duvidosa, do que nos jovens promissores da nossa famosa academia.

O treinador contratou 'apenas' 25 jogadores desde que chegou a Alvalade. Meli? Petrovic? André? Castaignos? Alan Ruiz? Markovic (empréstimo)? Spalvis? Ciani? Barcos? Naldo? Aquilani? Bruno Paulista? Elias?
Ao invés, por onde andam Palhinha, Iuri Medeiros, Podence, Tobias Figueiredo ou Matheus Pereira?
Por outro lado, pergunto se foi Jesus que descobriu e potenciou João Mário, e até Slimani, ou antes, os 'diabolizados' técnicos que o antecederam?

A verdade é que tudo isto tem sido sinónimo de um brutal aumento da folha salarial, inclusivé com Bruno Carvalho a transformar Jesus num dos treinadores mais bem pagos da Europa, sendo que no caso de vários jogadores com retorno desportivo e/ou económico igual a zero!

Por último, porque quer nas vitórias, quer nas derrotas, o principal timoneiro deverá ser sempre o primeiro a assumir, espero agora que Bruno Carvalho - de quem não sou admirador embora também não aprecie viscondismos e croquetes - tenha a coragem e a humildade de assumir, não apenas os sucessos, mas também os fracassos. E que abuse menos do discurso de que tem vergonha de pertencer ao mundo do futebol ou do 'agarrem-me, caso contrário, vou-me embora!".
É que quando não estamos bem - mesmo que muito bem remunerados -  temos bom remédio...

Nuno M Almeida
    Sangue LEONINO


14 comentários:

  • At 19/12/16 17:04, Anonymous Anónimo said…

    O BURRO DE CARVALHO QUE BAZE E DÊ LUGAR A ALGUÉM DECENTE!

     
  • At 19/12/16 17:22, Anonymous Anónimo said…

    Gosto em particular da parte que refere "...cortou gorduras"!!!

    SL
    Pedro M Almeida

     
  • At 19/12/16 17:24, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Pedro M Almeida, claro que sim. Pelo menos uns 15, 20 quilinhos :-)

     
  • At 19/12/16 18:08, Blogger Maria said…

    Boa Tarde!
    Questões de saúde afastaram-me dos computadores, mas não de Alvalade.
    Perder com o Real e o Borussia foi natural. Perder com o Leggia não se admite.
    Perder com os carnides foi fabricado pelo fora-das-quatro-linhas...
    Perder, como ontem com o BRAGA, foi escandaloso.
    SEIS pontos numa semana é obra, mas há muito para reflectir.
    O JJ sem o colinho dos porcos guerra e dos silvas e do r.bosta não teria ganho os campeonatos limpinhos,limpinhos, que ganhou.
    Pôs a equipe a jogar um bom futebol, mas e os outros?
    O MARCO SILVA, sem nada, fez mais. Quem fez o João Mário e os outros da casa , que afinal são titulares, sem descanso, até caírem de podres (como o Adrien,ontem) não foi o JJ.
    As toneladas ,24 ou 25, de jogadores que ele já cá meteu ( à boa maneira de carnide) onde andam? Para além do Bost, do Campbel, do Filipe e do Douglas...nem lhes conhecemos as caras.
    Falamos, porque as coisas correm mal? Lógico. Tanta bazófia do CÉREBRO e no fim perdeu o campeonato passado com Tondelas, Aroucas e c.ia e este vai pelo mesmo caminho.
    O ESTADO de GRAÇA acabou ontem.
    Ou o Bruno tira um coelho da cartola e safa esta "porcaria" , ou cai com o JJ.
    Não acredito que o JJ se demita à P.Bento, sem querer um euro mais...
    Também reconheço a BANDALHEIRA do anti-jogo, ontem...e o árbitro noutros campos não toleraria tal espectáculo vergonhoso.
    NEVOEIRO!
    S.L.

     
  • At 19/12/16 19:33, Blogger Sporting até morrer said…

    Nuno,

    "Diabolizado" acho que foi só um, Marco Silva.
    Leonardo Jardim foi pelo seu pé e após negociação entre Sporting e Monaco.

    Para haver alternativas é preciso que haja candidatos e parece que ontem apareceu um, mas hoje já desistiu...

    Quanto a JJ, veremos quinta-feira se será mais meio caminho andado para ir treinar para as árabias...

    SL

     
  • At 19/12/16 19:42, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Eu sei, José (SAM). Mas para além de diabolizado Marco Silva foi muito maltratado e vítima de um processo demasiado sujo!

     
  • At 19/12/16 20:14, Anonymous Anónimo said…

    "Por outro lado, pergunto se foi Jesus que descobriu e potenciou João Mário, e até Slimani, ou antes, os 'diabolizados' técnicos que o antecederam?"

    foi o Jesus.
    com o marco silva, o william era uma fraude, o adrien era dispensável, e o joão mário "tinha potencial". nenhum deles se comparava ao que foi com JJ, nem slimani, nem carrillo (no pouco que jogou) e é especulável que gelson também não tinham metade do rendimento que obtiveram com JJ.

    JJ é o melhor que podemos ter. temos é que saber colocar-lhe rédeas. Pode ter uma palavra a dizer sobre os jogadores (ou o tipo de jogadores) que quer, mas a última palavra, devido ao seu historial de contratações, não pode ser dele.

    Resumindo:
    temos que manter JJ como treinador. Convém é despedi-lo do cargo de director desportivo

     
  • At 19/12/16 22:04, Blogger fanático said…

    Ainda temos a Taça de Portugal, a Taça da liga e a luta para uma competição europeia.

    O Presidente e o Treinador deviam ser proibidos de falar durante uma época, só para experimentar.

    fanatico

     
  • At 19/12/16 22:08, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Concordo, fanatico. Calados são uns poetas, como diria o outro!

     
  • At 19/12/16 23:53, Blogger RFM said…

    Aqui ajuda-se o Movimento anti-BC-JJ-SCP

    Continuem...assim o SPORTING fica mais forte

    Façam o jogo dos Corruptos do Norte e Corruptos do Sul.

    Eles anadam loucos..foi o Sporting que os desmacarou com Apito dourado e agora os Vouchers.

    Façam o jogo deles...acomodem-se..sejam mansinhos e obedientes

     
  • At 19/12/16 23:57, Blogger Nuno M. Almeida said…

    O Bruno é o Bruno, o Sporting é o Sporting! Um é presidente há pouco mais de três anos. o outro tem 110 anos! Depois do Bruno o dilúvio. Esse discurso já antes os croquetes usaram...

     
  • At 20/12/16 00:09, Blogger RFM said…

    Bastam 8 dias para as versões serem diferentes

     
  • At 20/12/16 08:59, Anonymous Anónimo said…

    Os capangas do Burro de Carvalho ja ameaçam potenciais candidatos. É a esta gente que estamos entregues!

     
  • At 20/12/16 21:13, Anonymous Anónimo said…

    Para ser honesto, compreendo toda a frustração de todos os sportinguistas, eu próprio sinto o mesmo. Mas, fazendo um balanço, o plantel que foi elaborado teve alguns erros de casting, mas não deixou de ser entusiasmante para todos nós, que apontámos logo como um plantel de elite, sem sequer perceber como estes jogadores se iriam encaixar. Bom futebol todos têm, até porque podemos ver o Sporting com boas exibições, mas sem perceber bem a razão, perdemos muita profundidade pela falta de adaptação/ritmo de jogo de alguns reforços, mas estes mesmos jogadores podem vir a acrescentar qualidade no futuro. Já vi muitos a lamentarem as vendas de Slimani e João Mário, mas cá para mim essas representaram um forte encaixe financeiro para o Sporting e foram uma óptima decisão! Eu quero o Sporting campeão, mas temos que aprender com os erros do passado, e acreditem que quanto mais nos revoltamos com o nosso plantel/equipa técnica, maiores serão as mazelas e, consequentemente, pior serão os resultados. Temos que estar com a equipa, temos que apoiar todos e, sinceramente, acusar o BdC e o Jorge Jesus de todos os desaires é relativizar o problema. Este plantel precisa de tempo, os reforços precisam de tempo para mostrar o que valem. Se acredito que vamos ser campeões? Acredito, claro. Estamos à 14ª jornada e já vimos no final do ano passado (quando a equipa está dentro dos processo) que este treinador é bem capaz de construir uma equipa imbatível. Quanto ao mercado de Janeiro, é cedo para pedir reforços, quanto mais jogadores novos entrarem, mais dificuldades de adaptação todos os outros terão (e mais insegurança! que é tudo o que não precisamos agora). Acredito neste ano, tal como acredito que no próximo ano, com o JJ no comando, teremos um plantel de elite, com mais jogadores da formação e com jogadores que vamos considerar de elite, mas que este ano os criticámos. Vamos com calma, e no final do campeonato, aí sim, podemos tirar as nossas conclusões. Agora, qualquer desunião não nos fará bem, muito menos falar das eleições. E não digo isto por achar que "é o que o Benfica quer" e que a comunicação "quer é atacar este plantel e esta direcção", porque na verdade, estimo bem que eles se lixem. Digo isto, porque a nossa preocupação é o Sporting, e é por esse clube que nós lutamos e vamos continuar a lutar. O resto serve para encher chouriços ou, neste caso, capas de jornais! SL

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home