"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sábado, julho 14, 2012

Pranjic e a política desportiva

O Sporting deve ter um modelo de contratações que privilegie aquisições de jovens com potencial, deixá-los crescer na B e apostar gradualmente na sua inserção na equipa principal. Jogadores mais experientes, só grandes nomes que façam a diferença e vendam camisolas. Este será sempre o cenário ideal.

O problema é que não temos o mesmo poder económico ou mercado por cá, para fazer o mesmo que um Barcelona, a nossa realidade é outra. A escolha não é inocente, em matéria de formação de jovens, os catalães estão para Espanha como o Sporting está para Portugal.

Confesso que quando aquisições como a de Pranjic são efectuadas não fico satisfeito mas compreendo que, esporadicamente, existam. Não pela experiência e pelo enganador custo zero porque isso é coisa que não existe tendo em conta prémios, salários e comissões mas porque possam ser úteis ao clube no preenchimento de pontuais lacunas.

Assim, o que me preocupa mais nestas aquisições é que sejam realmente úteis e não achas desnecessárias num terreno seco de sucesso desportivo, prontas a pegar fogo à mais pequena brisa. E é aqui que reside o problema, que necessidade identificada irá Pranjic preencher? Central? Defesa-esquerdo? Ponta-de-lança?  Nada disso, Pranjic é médio e o próprio fez questão de o afirmar.

Desconheço as ideias de Sá Pinto no aproveitamento deste jogador mas para médios que actuem sobre a esquerda já temos várias opções. Schaars, Capel, Jeffren, Carrillo e o próprio Insua apoiado nas costas, fazem bem a posição. Izmailov também já ali jogou e nada mal na minha opinião e até a versatilidade de Wilson Eduardo pode ser uma arma quando se pretende actuar numa toada mais ofensiva.

Então onde se encaixa a contratação de Pranjic?

Ouço que vem para defesa esquerdo mas se assim for faz pouco sentido. Já temos um médio com essas características, recordo que Schaars tem sido chamado a actuar nessa posição pela sua Selecção. Para quê apostar num tipo de solução que já existe no plantel? Não entendo. Não é prudente encher o plantel de jogadores e tornar as oportunidades escassas que possam fomentar a desmotivação no seio do grupo.

Vivemos um cenário de aposta numa equipa B, a mensagem tem que ser de esperança no aproveitar de oportunidades que surjam na A. Esta aquisição torna-se um péssimo recado por contrariar esse princípio que tem obrigatoriamente de ir para além do papel. Ninguém quer ver erros de gestão repetidos que possam perigar a sobrevivência deste projecto, espero que estejam atentos a isso mas a confiança não é muita.

Ao Pranjic desejo-lhe todo o sucesso na defesa das nossas cores. Este texto não é uma critica às suas capacidades futebolísticas mas apenas e só um alerta ao enquadramento da contratação que, a meu ver, pouco ou nada se coaduna com aquilo que deve ser hoje a política desportiva do clube.

Abraço de Leão,
Verdão.
    Sangue LEONINO


12 comentários:

  • At 14/7/12 06:49, Anonymous Anónimo said…

    No Bayern Munich jogava a defesa-esquerdo

     
  • At 14/7/12 07:36, Anonymous Anónimo said…

    Caro anónimo, foi ele que disse que era médio não eu. A única coisa que posso deduzir é que se sente mais à vontade nesse sector e isso é meio caminho andado para render mais. Infelizmente, o contrário também é verdade.

    Abraço de Leão,
    Verdão

     
  • At 14/7/12 08:30, Anonymous Anónimo said…

    Excelente post Verdao!
    Nao esta em causa o valor do jogador, os criterios de contratar é que nao se compreendem.

     
  • At 14/7/12 08:42, Anonymous Anónimo said…

    Claro que ele foi contratado para ocupar o lugar de Evaldo.No Bayern jogava a defesa-esquerdo.

    Acho estranho que haja gente nos blogues a questionare a contratação, quando a pessoa mais competente para saber com as "linhas com que se cose"
    é o treinador. É ele que sabe os sistemas em que quer jogar durante a época.Mas enfim! Aparecem sempre uns chicos espertos a pensar que sabem mais de futebol que aqueles que o vivem por dentro como profissionais há mais de 25 anos. A velha mania de passarem atestados de incompetencia aos outros, considerando-se eles mais competentes.Dão a impressão de viverem o dia-a-dia a procurar onde estará um problema para meterem a faca.

     
  • At 14/7/12 08:54, Anonymous Anónimo said…

    No Bayern e na Croacia com o anterior selecionador jogava a Defesa esquerdo.

    No Hereveen é que nunca foi defesa esquerdo e jogou sempre mais a frente, mas achar que um defesa esquerdo do Bayern não serve para o sporting é colocar a fasquia muito alta.

    O jogador tem qualidade ou não tem? É melhor que Evaldo ou não é? A equipa B tinha soluções para nos tranquilizar ou não tinha? Sá Pinto quis ou não quis este jogador?

    Leao Revisor

     
  • At 14/7/12 09:36, Blogger Fanas said…

    Excelente contratação. Muita experiencia garra e polivalência que nos vão dar muito jeito.
    Parece que de uma assentada despachamos Evaldo e Rodriguez o que também é uma boa noticia.

    SPORTING SEMPRE !

     
  • At 14/7/12 10:04, Blogger Verdão said…

    Caro Leão Revisor,

    Foi o próprio que afirmou que era médio, calculo que deverá ser aí que se sente bem pelo que é natural que renda mais nessa posição. Por muito que faça a posição, fará sempre melhor onde se sentir mais à vontade mas essa nem é a questão central deste texto.

    O que discordo é do contra-senso que implica esta aquisição na política desportiva do clube. Que adquiramos jogadores experientes para preencher lacunas que não possam ser supridas pelas soluções existentes no clube, concordo desde que sejam negócios pontuais.

    Que apostemos em contratações de jogadores experientes para depois os adaptarmos como segundas escolhas no preenchimento de posições que poderiam configurar oportunidades para os atletas da equipa B, não concordo pelo simples facto de negar a própria existência de ter uma alternativa profissional com custos e ambições pessoais.

    Quanto às perguntas:

    1) Tendo em conta o trajecto profissional tudo indica que sim.
    2) Pior que o Evaldo só me lembro de Grimi pelo que espero bem que sim.
    3) Não, se tivesse não estariam na B. Penso que a verdadeira questão seria se a principal tinha soluções para nos tranquilizar ou não e aí julgo que sim. Insua a titular e Schaars ou mesmo Adrien como recursos e não se sabe se Rojo vem ou não. A deslocação desses jogadores poderiam sim abrir vagas concedendo oportunidades a outros atletas como João Mário por exemplo.
    4) Se foi adquirido, é óbvio que sim. Se foi consentimento ou desejo é que não sei, agora importa é que é um dos nossos.

    Abraço de Leão,
    Verdão.

     
  • At 14/7/12 10:21, Anonymous Anónimo said…

    Verdão

    O Adrien tambem afirmou que preferia jogar a 10 e vamos verificar que durante a época não fará um jogo na posição que prefere.

    Se tivesse a ideia que este jogador viria "tapar" o lugar ao João Mário (por exemplo), estaria contra, mesmo tendo em conta todo o valor que me parece inegavel. Agora não me parece que ele venha para fazer qualquer das posições centrais do terreno e é por isso que acho esta contratação importante.

    Abraço

    Leão Revisor

     
  • At 14/7/12 11:57, Anonymous Anónimo said…

    Adrien a defesa esquerdo???? LOL wtf... Quanto ao Schaars a defesa esquerdo comparado com o Pranjic, basta ver a experiência que cada um deles tem nessa posição!! É a mesma coisa que comparar o Coentrão (começou como extremo) e o Miguel Veloso (trinco) a fazerem a posição de lateral esquerdo... Um já provou que pode perfeitamente jogar lá, o outro tapa buracos.

    Quanto à contratação, estou perfeitamente de acordo. Como já aqui disseram é um jogador versátil, polivalente, canhoto e com experiência.
    Desde o fim da época passada que o Godinho diz que o plantel está formado e as contratações a acontecer serão cirúrgicas e para preencher lacunas, por isso vir dizer que esta não se enquadra na política do clube não faz sentido... Não se enquadra é na vossa política, coisa diferente.

    Enfim, bom texto apenas não concordo com a opinião que este expõe ;)
    No hard feelings


    SL
    Diogo_1906

     
  • At 14/7/12 14:03, Anonymous Anónimo said…

    Ele nunca afirmou que era médio.

    Afirmou que fazia todas as posições do lado esquerdo e a que gostava mais era médio.

    Ed1963

     
  • At 14/7/12 14:55, Blogger Juca said…

    GRANDÍSSIMA CONTRATAÇÃO!

     
  • At 14/7/12 15:00, Anonymous Anónimo said…

    Numa equipa jovem, serão sempre precisos jogadores experientes e que tragam qualidade à equipa. Na época finda, vi em diversos jogos entrar Evaldo para o lugar de Diego Capel. Contratamos um excelente jogador, podendo fazer o lado esquerdo, são destas opções que precisamos.
    Depois da saida de Evaldo, quem tinhamos alem de Emiliano Insua? Turan ainda não serve, pois nem no Beira Mar jogava. Por outro lado, ficamos com mais opções para o lado esquerdo, pois nem sempre podemos contar com Jefren e Ismailov, jogodores com fragil condição física.
    Quanto à idade de Daniel Pranjic, o Beto Acosta, André Cruz ou mesmo Peter Schemeichel quando vieram deviam ser mais novos.
    Antes de criticar, analisem bem...

    Ricardo Lopes

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home