Por cada leão que cair outro se levantará
Reza a lenda que que quando António Oliveira entrou para o campo a 29 de Setembro de 1982 para defrontar o Dinamo Zagreb já sabia da morte do pai mas que mesmo assim quis jogar.
O Sporting vinha de uma desvantagem de 0-1 da primeira mão e Oliveira fez uma espantosa exibição individual fazendo um hattrick e levando o Sporting a uma confortável vitoria por 3-0.
Só no dia seguinte o povo leonino ficou a saber que o herói da noite anterior tinha jogado com a terrível noticia na cabeça não deixando mesmo assim de se entregar como um leão ao jogo e proporcionando uma noite memorável encaixando 3 golos a um ainda desconhecido Ivkovic.
Oliveira era do famoso trio leonino do principio da década de 80 do século passado o mais dotado tecnicamente. Senhor de uma genialidade impar era capaz de encantar a plateia com toques de classe nunca deixando de jogar para a equipa.
Fez 93 jogos de leão ao peito e fez balançar a rede por 37 vezes. Jogando a avançado ou médio ofensivo este virtuoso jogador fez a sua primeira aparição a 22 de Agosto de 1981 num jogo com o Belenenses que terminou 2-2.
Senhor de um drible fantástico , Oliveira foi também jogador de selecção jogando 24 vezes pela equipa das quinas sendo que 7 foram como jogador do Sporting. No principio da época de 1982-83 chegou mesmo a ser jogador-treinador com a saída de Big Mal.
Venceu um campeonato e uma taça como jogador e uma supertaça como jogador-treinador.
Manteve-se no Sporting até ao final da época de 1985 de onde se transferiu para o Maritimo onde viria a terminar a sua carreira futebolística.
É dele a frase “ por cada leão que tombar outro se levantará” na sequencia da noite magica diante dos jugoslavos Dinamo Zagreb e tão infeliz a nível pessoal. Sendo uma personagem que não é muito querida ao nível de treinador em Alvalade é sempre bom recordar o jogador , esse sim um verdadeiro fora de serie e um jogador que muito deu a plateia leonina.
SL
Miguel Damas
Sangue LEONINO
2 comentários:
At 19/10/10 18:05, Unknown said…
e fizeram uma placa com o comentario? mto bom mesmo
nesse tempo ainda se honravam os homens com coração e tambem nessa altura ainda os havia.
agora é só traidores...
At 7/12/12 18:08, Anónimo said…
Parece-me haver aqui um equívoco. Não foi por essa altura que Oliveira proferiu essa frase, se assim fosse a placa teria sido colocada (Maio) antes de ele a dizer (Setembro). Parece que disse isso quando estava lesionado e não podia jogar contra o benfica, em Março do dito ano.
SL!
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home