"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, maio 14, 2010

Dez anos sobre uma data memorável



Vidal Pinheiro, 14 de Maio de 2000

Salgueiros, 0 - Sporting, 4

Um dia absolutamente inesquecível.

O fim de um longo, insuportável e penoso jejum de 18 anos, o reencontro com a alegria de nos sagrarmos campeões nacionais e a magia de sermos e nos sentirmos LEÕES!

Por curiosidade, os autores dos golos foram André Cruz (2), Ayew e Aldo Duscher. O treinador era um homem da casa, um sportinguista de coração: Augusto Inácio.

Recordo-me de viver com extrema ansiedade a semana que antecedeu o jogo, assistir com muita emoção aos 90 minutos da partida de Vidal Pinheiro, enquanto ia dando umas espreitadelas ao que se passava em Barcelos, onde o FC Porto defrontava o Gil Vicente (e onde perderia 2-1).

No final, uma euforia imensa, o orgulho de andar pelas ruas de Lisboa partilhando a alegria com a imensa e extasiada nação leonina, buzinando, gritando a plenos pulmões 'campeões, campeões, nós somos campeões', acabando a noite nas bancadas do velhinho José de Alvalade, onde às 3 da manhã ninguém arredava pé, esperando pelos bravos campeões.

São estes momentos únicos que nos fazem sentir privilegiados por sermos sportinguistas, recordações especiais e singulares, embora misturadas com alguma sensação de mágoa por termos caído em novo jejum que leva já oito anos.

Leonino

    Sangue LEONINO


12 comentários:

  • At 14/5/10 17:42, Anonymous Nelson Santos said…

    Lembro-me como se fosse ontem e já lá vai uma década. Os nervos depois da derrota caseira com os vermelhos, a semana de espera, o ir para casa de amigos, o telefonema para o meu primo com ambos a chorar de emoção a gritar "somos campeões c*****o", a ida para Lisboa, para o estádio, os túneis engarrafados de sportinguistas, os abraços a estranhos, a chegada ao Marquês... a alegria de um país verde e branco. A vitória de um título que por erros próprios e muita, muita artimanha externa nos tinham impedido de festejar antes. Não era a melhor das equipas em termos individuais, mas era uma "equipa", deixavam tudo dentro de campo e foram recompensados com o champanhe dos vencedores que partilharam connosco. Em suma, foi o título mais saboroso que já festejei e hei-de recordá-lo até ao último suspiro de vida.

    PS: e faz hoje 5 anos que nos impediram de festejar um outro...

     
  • At 14/5/10 17:46, Anonymous Leonino said…

    "era uma equipa, deixavam tudo dentro de campo"

    Isso fez toda a diferença, Nelson. E é isso que infelizmente não temos visto nestes últimos anos.

    Lembro-me de toda a família, sem excepção, a vibrar, reunida em volta da TV a ver o jogo e no final uma alegria embriagante. Inesquecível.

     
  • At 14/5/10 17:47, Anonymous Leonino said…

    Retenho duas festas do título que são e serão sempre memoráveis para mim: a de 1980 vivida no estádio, frente ao U. Leiria, porque foi a primeira que assisti inloco, e esta, depois de 18 anos de sofrimento e de sermos gozados pelos rivais.

     
  • At 14/5/10 17:50, Blogger LMGM said…

    Lá vêm os 18 anos... O Sporting não foi campeão entre 1983 e 1999. O intervalo entre estes dois campeonatos (1982 e 2000) são 17 anos ou 17 épocas como quiserem. É um pormenor mas.. é real, estivemos 17 anos sem ganhar, ao décimo oitavo ganhamos.

     
  • At 14/5/10 18:48, Anonymous Leonino said…

    who cares? 17 ou 18 foi muito tempo!
    Falo meramente a nível temporal: festejámos um título em maio de 1982, voltámos a festejar em maio de 2000
    2000-1982=18

     
  • At 14/5/10 19:18, Anonymous King Lion said…

    Lá fui eu ver a Vidal Pinheiro o Sporting e apesar de poder trocar o meu bilhete por dinheirinho não quis saber.O que eu queria era ver o Sporting campeão.

    Estava um lindo dia de sol e mais tarde tudo se conjugou para uma grande festa nacional.

    Nunca esquecerei este jogo como nunca esquecerei o golo do Miguel Garcia contra o Az e o jogo em Guimarães em que o Sporting venceu por 1-0 com o auto-golo do Manaca.

    Aqueles que nunca estiveram neste jogo posso-vos dizer que aquilo é que era o grande Sporting.Ainda no outro dia falei com um amigo meu benfiquista que também foi ver o jogo e ele também se recorda daquela imensa multidão leonina tanto dentro como fora do estádio.Não cabia uma agulha no estádio e eu baixote como era fiz das tripas coração para ver Jordão,Manuel Fernandes,Manoel e outros grandes jogadores.

    Era uma alegria ir ver o futebol a Guimarães.Se os velhotes soubessem por vezes como iamos era tareia certa em casa...

     
  • At 14/5/10 20:11, Anonymous simpatizante said…

    Que saudades...

     
  • At 14/5/10 20:31, Anonymous hasoliveira said…

    Muitas saudades...
    Nasci em 81, por isso apenas tenho recordações deste e do seguinte com Boloni.
    Tudo era diferente, reparem só nos jogadores que aparecem: André Cruz, Edmilson, Acosta, Cesar Prates, Schmeichel, Pedro Barbosa, na altura TODOS jogadores experientes e com grande qualidade. Comparem com o que tivemos este ano...
    Nos 17 ou 18 anos de jejum ao menos ainda lançavamos jogadores de inigualavel qualidade, do melhor que se "fazia" no mundo, agora trocamos as nossas pérolas da formação por Helderes Postigas e pior anda, pagamos por isso...
    Amigos Sportinguistas, moro no Porto, sabem o que me doi mais? Sentir claramente que o nosso clube aqui já não é visto como um grande...
    Sabem em que pequenas coisas vejo isso? Vou à Sport zone de Matosinhos e existem dois grandes destaques, um para as camisolas do porto, outro para as do benfica, as do sporting estão ao lado, junto as do leixoes... Na pascoa, só há ovos de chocolate dos vermelhos e dos azuis...
    Ou somos campeoes este ano / dois anos ou não aguentamos muito mais tempo...

    Tenho saudades do meu clube!!!!!

     
  • At 14/5/10 20:37, Anonymous Anónimo said…

    Para sermos campeões é preciso termos os arbitros avermelhados a expulsar jogadores adversários e a imprensa vermelha a informar que foram bem expulsos.Jogar contra nove ou dez é diferente que jogar contra onze.Nem que seja só metade dos jogos da liga.È importante jogar sempre contra nove de preferência nos primeiros minutos pois dá vitórias e cresce a onda neste caso a verde..Tudo o resto é areia que nos atiram que ganharam com mérito ..

     
  • At 14/5/10 20:37, Anonymous Nuno Rodrigues (19802) said…

    hasoliveira, sabes quando ouvia isso? precisamente antes das imagens que o leonino disponibilizou para a gente. vivia em matosinhos na altura e sei bem o qto me gozavam, que não eramos grandes que eramos com o belenenses etc. tal como hoje. é óbvio que é preferível ganharmos títulos sem ser de 10 em 10 anos ou pior que isso, mas não duvides nunca do enorme mar de leões que se levantará quando isso acontecer.

     
  • At 14/5/10 20:44, Anonymous Leonino said…

    Compreendo perfeitamente o que o hasoliveira sente. Os adeptos pequenos querem ser de quem ganha. Vejam lá quantos netos de adeptos do Belenenses, da geração que ainda viu o clube ganhar algo, são azuis? Talvez os miúos até sejam azuis, mas do Porto.

     
  • At 15/5/10 01:14, Anonymous ATÉ MORRER SPORTING said…

    Nasci em 1983 por isso a 1ªvez que vi O NOSSO SPORTING campeão foi nesse dia...eu 1ªchorei agarrado a tv tive ai uns 10 15 minutos não estou a mentir até o meu pai puxar por mim também ele em lágrimas...é esta a imagem que vou guardar para sempre...eu e o meu pai agarrados um ao outro a chorar mas de uma extrema alegria!!!
    está será para sempre a minha equipa favorita do Sporting!!!
    foi festejar até as tantas!!!
    só para verem o carinho que ainda hoje sinto pelos jogadores que faziam parte deste plantel...no jogo de homenagem a Iordanov não resisti a chamar o acosta ao intervalo,sim porque foi eu que o chamei e foi o primeiro a ter o autografo dele e só depois é que se juntou o pessoal, para ele me autografar a camisola que tenho dele dessa época...e não é que quando ele me autografava a camisola e o cumprimentava com um abraço parecia um puto,tal era o meu nervosismo,o mesmo puto que ficou 15 minutos a chorar agarrado a tv após o apito do arbitro em vidal pinheiro!!!
    parabéns campeões!!!

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home