"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, julho 13, 2011

Alteração dos estatutos

Foi ontem apresentada à comunicação social a prometida proposta de alteração dos estatutos do Sporting Clube de Portugal, a qual será votada pela massa associativa em Assembleia Geral no dia 23 de Julho. As linhas essenciais da revisão estatutária passam por 50 artigos alterados, proposta de cinco novos e eliminação de outros seis.

Rui Paulo Figueiredo, membro do Conselho Directivo, e os secretários da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Luís Natário, João Sampaio e Rui Morgado procederam à referida apresentação.

A comissão criada para realizar a dita proposta “foi constituída por membros de todos os órgãos recentemente eleitos, com representantes do Conselho Directivo, da Mesa da Assembleia Geral, do Conselho Fiscal, na pessoa de João Mota Lopes, e do Conselho Leonino, pelos conselheiros Rui Oliveira e Costa, Dias Ferreira, António Feu, Luís Coimbra, Luís Pires, Zeferino Boal e José Eduardo, ficando de fora apenas uma das listas eleitas para este órgão que optou por não participar. Todos os pontos foram amplamente discutidos até chegar a esta proposta que não é final, estando aberta à discussão dos sócios.”

Das principais alterações da proposta da revisão estatutária, salientaram-se:

- a descentralização do voto,

- a utilização do voto electrónico e por correspondência,

- a instalação de mesas de voto noutros locais onde a representatividade do clube o justifique,

- os sócios passam igualmente a ser todos efectivos, com direito de voto, havendo no entanto uma diferenciação no número de votos, própria do escalão assumido,

- o reforço de competências, assim como o aumento do número de elementos do Conselho Leonino, é outra das alterações propostas.

Para além da divulgação no jornal do clube estão ainda previstas duas sessões de esclarecimento, a ter lugar entre as 18 e 20 horas nos dias 14 e 20 de Julho, a realizar no auditório de Alvalade e que serão transmitidas em directo no site do clube, onde os sócios podem colocar questões presencialmente ou por via e-mail.
Também através de um endereço electrónico, poderão os sócios enviar todas as dúvidas ou sugestões que entenderem sobre a proposta de alteração de estatutos em apreço.

Só um Sporting mais moderno, com maior capacidade de resposta aos desafios que se colocam, e próximo dos sócios - que são o verdadeiro coração do clube - poderá atingir e consolidar o sucesso pelo qual todos ansiamos.

Nuno M Almeida
    Sangue LEONINO


5 comentários:

  • At 13/7/11 14:30, Anonymous Anónimo said…

    Fulcral para o desenvolvimento do clube.

    Honestidade é palavra desconhecida para pessoas como Fernando Guerra, Vitor Serpa, o Pais, Valdemar Duarte, Querido Manha, João Gobern, Delgado, que têm no ADN a hipocrisia e má fé como condutores da caneta que usam. http://conselholeonino.blogspot.com/2011/07/posicao-cocoras-naturalmente.html

     
  • At 13/7/11 18:56, Blogger Ricardo R. said…

    Acho inadmissível o jogo do Sporting não ser por nenhum canal, pelo menos o site do Sporting deveria transmitir o jogo via Internet pelo seu site... nos dias de hoje é incompreensível tal situação...

     
  • At 13/7/11 19:09, Anonymous Juvenal Carvalho said…

    A alteração dos estatutos é de vital importância rumo a um Sporting que se quer mais moderno e que traga aos sócios mais recentes uma maior motivação. O possível fim do sócio correspondente é na minha opinião uma das maiores justiças que serão feitas a quem ama o seu Clube, mas que por motivos geográficos não o vive tão de perto.

     
  • At 13/7/11 23:47, Blogger 10A said…

    Juvenal,

    Confesso que numa leitura um pouco apressada, porque o tempo tem sido um bem raro nos últimos meses, há pontos que ainda não consegui analisar plenamente.

    Concordo plenamente com o fim dessa forma de filiação, os sócios correspondentes eram vistos como "meios-sócios", o que era de facto uma injustiça. A ideia da "Família Sportinguista" e do respectivo Conselho pode ser interessante, mas parece-me que terá de ser melhor apurada.

    Um ponto importante da proposta tem precisamente a ver com a articulação do artigo 6.º com o artigo 45.º, mas em particular não gosto da expressão "A Assembleia Geral tem ainda as seguintes competências, que delega no Conselho Leonino", o tom imperativo parece indiciar que a AG nem sequer tem possibilidade de exercer ela mesma aqueles poderes, o que não faz sentido, pelo que acho que terá de ser modificado.

    No que se refere a um CL nos moldes em que é proposto, teoricamente permite auscultar as diversas sensibilidades do clube de uma forma próxima e menos "pesada" do que uma AG, além disso é um órgão com igual legitimidade democrática. Com o alargamento para 70 conselheiros, este poderá ser convocado por 14 conselheiros e só poderá deliberar se pelo menos 35 estiverem presentes, o que representa um avanço em relação ao que hoje existe (50/16/16). No fundo serão os nossos "grandes eleitores" em matérias fundamentais.
    Nada a opor se efectivamente estivermos perante uma câmara representativa das franjas activas e mais empenhadas do clube, o problema é se - tal como refere o LdA no "A Norte" - estivermos perante uma "maioria acéfala e transformado no eco das vontades de um Conselho Directivo", aí existe um verdadeiro perigo. Porém, com os actuais estatutos esse perigo também existe, até porque várias AG com discussões importantes são apenas votadas por alguns (poucos) sócios.

    SL

     
  • At 13/7/11 23:53, Anonymous Juvenal Carvalho said…

    10A,

    Primeiro que tudo um abraço para ti.
    Realmente e no que concerne às alterações estatutárias algumas nunaces com as quais me identifico mais do que com outras, o que até é salutar no tocante à pluralidade de opiniões.
    Tendo que louvar a predisposição deste conjunto de sensibilidades do nosso Clube que chegou a este "consenso", amanhã estarei no Auditório para ouvir as explicações que serão dadas aos sócios e para ficar mais familiarizado com o processo que me fará votar ewm consciência numa das assembleias mais importantes da história do nosso Sporting.

    Saudações Leoninas

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home