O novo Pavilhão será mesmo uma realidade!
Depois de uma enorme "guerra" e que mais uma vez nos penalizou e muito em relação aos nossos rivais, finalmente o dia de hoje foi de luz verde, com a Câmara Municipal de Lisboa a aprovar o Plano de Pormenor Alvalade XXI, que permite ao Sporting avançar para a construção do pavilhão polidesportivo nos terrenos do antigo estádio de Alvalade.A proposta, que foi aprovada com as abstenções do CDS-PP e do PCP e sem o voto do vereador do PSD Pedro Santana Lopes, por ter sido já presidente do clube, permitirá acolher as competições das modalidades amadoras num mesmo espaço, estando o arranque da construção do pavilhão previsto para o primeiro semestre de 2012.
Perante isto, e entrevistado após a decisão o nosso Presidente afirmou: «Até aqui não era possível pensar no pavilhão. Já estamos a trabalhar nisto há muito tempo, já existem ideias globais para o projecto, mas só agora com a aprovação do plano é que podemos avançar».
A construção e elaboração do Plano de Pormenor Alvalade XXI pelo município fazem parte de um acordo entre a autarquia e o Sporting que previa também o pagamento ao clube de 18 milhões de euros em edifícios a reabilitar, entretanto alterado para um pagamento em dinheiro.
Desta forma, e depois de tudo isto confio plenamente que muito em breve iremos ter a boa nova do início desta obra com que todos sonhamos.
O SPORTING PRECISA DO PAVILHÃO!!!
Juvenal Carvalho
Sangue LEONINO
21 comentários:
At 26/10/11 20:51, Anónimo said…
O SPORTING PRECISA DO PAVILHÃO E PRECISA TAMBÉM DE QUE AS SEGUINTES MODALIDADES DE MAIOR PROJECÇÃO VOLTEM AO SEIO DO CLUBE, TAIS COMO O HÓQUEI EM PATINS (NA 1ª DIVISÃO E NO NOVO PAVILHÃO), O BASQUETEBOL E O VOLEIBOL. PENSO QUE O RUGBY E O CICLISMO NÃO ESTANDO AFECTADAS AO PAVILHÃO, DEVERIAM TAMBÉM REGRESSAR E DAR UMA MAIOR EXPRESSÃO À VERDADEIRA GRANDEZA DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
Lion King
At 26/10/11 20:57, Juvenal Carvalho said…
Lion King,
Assino por baixo essa intenção. A nossa grandiosidade a isso obriga!
At 26/10/11 21:14, JPDB said…
Esperemos é que esta oportunidade sirva para se construir um Pavilhão sólido, moderno, funcional, sem megalomanias, sem despesismos, sem laivos de luxúria, e que os erros de palmatória do estádio não transitem para o pavilhão.
Que se preveja de início a possibilidade de albergar o Hóquei em Patins, colocando um sistema semelhante ao do Barcelona e do FCP. Que se preveja também a possibilidade de albergar o Voleibol e o Basquetebol, construindo um Pavilhão com a altura necessária para as imposições dos regulamentos desses desportos.
Que se pense num pavilhão "amigo" e funcional para a realização de transmissões de TV.
Que se pense numa solução para albergar as claques adevrsárias em condições de segurança para todos.
E o mais importante, que se pense numa solução que permita o treino de várias equipas/modalidades em simultâneo, por exemplo, com bancadas amovíveis, aproveitamento de espaços mortos, construção de vários balneários, etc...
Isto tudo é mais importante do que discutir o número de lugares do pavilhão. Todos sabemos que uma casa que possa albergar 2500 pessoas dará para 99% dos jogos em casa não estarem com a lotação esgotada...
At 26/10/11 21:39, Anónimo said…
Estamos em crise e eufóricos...calma uma coisa de cada vez sem megalomanias !Vamos lá ser sérios...prioridade ao futebol! Saudações leoninas!
At 26/10/11 21:48, JPDB said…
Anónimo das 21:39,
A venda do naming do estádio, dava para pagar uma grande fatia do custo do pavilhão.
Se se exige que as modalidades sejam auto-suficientes, porque se permite tudo ao futebol?
O futebol é o motor do clube, mas as modalidades têm um papel importantíssimo na propagação e manutenção do Sportinguismo. Um valor não quantificável (citando o Benedito)...
At 26/10/11 21:55, Juvenal Carvalho said…
JPDB,
Estamos em perfeita sintonia...
Quem não percebe o significado das modalidades e de todo um passado imemorial e de um futuro que ser grandioso, só pode ser por deconhecimento, ou nalguns casos - 16 anos de Roquettismo, demá vontade.
O que disse o ENORME João Benedito sintetiza na perfeição a nossa linha de pensamento.
At 26/10/11 22:20, (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…
Um Post a tua medida Juvenal, quero ver-te sempre bem disposto eheh
Todos desejávamos o pavilhão, as modalidades são parte integrante da inigualável historia deste grande clube.
Fico tremendamente satisfeito por ver que este assunto poderá deixar de der teórico e finalmente ser aplicado em prática.
FORÇA SPORTING
SL
At 26/10/11 22:25, Sporting até morrer said…
Ver para crer meu caro Juvenal.
Como o JPDB diz, apenas espero que seja um pavilhão sem luxos e funcional.
E já agora que o projecto não seja entregue a mais um Taveira...ainda por cima um lampião.
SL
José
At 26/10/11 22:29, Leão Azedo said…
Somos como os mortos-vivos, estamos a sair das campas e aterrorizar toda a gente!!!
At 26/10/11 22:41, Juvenal Carvalho said…
José, tenho a perfeita convicção que existe uma manifestação de vontade na construção do pavilhão e que existem movimentações fortes nesse sentido.
Quanto ao projecto espero que seja feito por um sportinguista e competente... ou não o sendo que o novo Pavilhão nos orgulhe!
Abraço para ti
Zen,
Eu sou um gajo bem disposto por natureza... excepto quando não estou ;)
Abraço
At 26/10/11 23:01, Pai da Leoa said…
Ponho-me a falar ao Tlf com um garanhão sessentão leão (moderado) e quando aqui venho..... PLIM!!!!!
Eh pa, as SMS´s anónimas ainda merecem alguma credibilidade...
Vamooooooooosssssssssssssss!!!!!!!!!
At 26/10/11 23:10, Juvenal Carvalho said…
Garanhão, sessentão, sms anónimas....
Que queres dizer com isso Henrique? Vê lá é se existir voluntariado para a construção do pavilhão se vens cá abaixo e se ajudas e deixa-te de tretas :-)
At 26/10/11 23:13, RFM said…
At 26/10/11 21:48, JPDB said…
Perfeito.
Obrigado caro Juvenal por mais esta Boa Nova.
Vamos lá ver se vai ser desta que vamos ter o nosso Pavilhão.
Mas cuidado com os Arquitetos e Empreiteiros deste País.Os Arquitetos trabalham em função de custos (%) enquanto os outros seguem por arrasto..Não venha aí mais uma Dívida enorm para o Clube. (ou tais 18-Milhões ainda estarão eles disponiveis?!..).
Quero acrescentar uma outra coisa.O Ciclismo. Se vimos todos os anos na Volta a Portugal ter Marcas, Vilas e Cidades de Portugal a sustentarem equipas de Ciclismos.Porque não o SPORTING..?!
Quem não se lembra dos velhos tempos em que o Ciclismo do Sporting levava a Nação à beira das Estradas de Portugal e se Gritava SPORTING...Os Maiores.
Isto criava muitos Sportinguistas e um ENORME respeito pelo SPORTING.Sei do que falo...
At 26/10/11 23:15, RFM said…
O Pavilhão É uma obra necessária e URGENTE.
At 26/10/11 23:15, Pai da Leoa said…
As SMS´s anónimas... isso é muito complicado para ti... agora com tanta austeridade, tb entregaste os neurónios à poupança e portanto, nem entendes a explicação!!!! (eheheheheh)
Quanto ao garanhão, é um amigo da família da patroa e estava a palhetar com ele... sobre selos/Filatelia... porque será?!?!?!?
Quanto ao voluntariado... ok, vou à nossa terra e posso ser o capataz de um grupo de lamps que por lá andem a bulir nas obras do Majestoso!!! Eu cuido deles... "eheheheheh)
At 26/10/11 23:24, Leão dA Linha said…
Que excelente notícia.
Um desejo de todos nós, ter o futebol e as modalidades lado a lado. Maravilhoso.
Saudações Leoninas
At 27/10/11 13:23, Pedro Rosado Silva said…
Costuma passar por aqui mas comentar pouco ou nada
Mas neste caso arrisco:
At 26/10/11 23:13, RFM said…
At 26/10/11 21:48, JPDB said…
Mas cuidado com os Arquitetos e Empreiteiros deste País.Os Arquitetos trabalham em função de custos (%) enquanto os outros seguem por arrasto..Não venha aí mais uma Dívida enorm para o Clube. (ou tais 18-Milhões ainda estarão eles disponiveis?!..).
Os arquitectos estabelecem honorários em % de estimativas feitas antes de haver um projecto, aceites pelo dono de obra, muitas vezes com descontos de 70% e 80% em relação às antigas tabelas de honorários (que não estando em vigor ainda são seguidas), sendo que raras vezes são feitos acertos de honorários com o custo real da obra (na esmagadora maioria mais altos que a 1ª estimativa).
O valor cobrado, é ainda assim a dividir por todos os projectistas de especialidades.
Sobre a noticia, sendo mais um passo, ainda faltam alguns.
Contrariamente ao noticiado, o plano não está aprovado. O que se aprovou foi o envio do mesmo para aprovação à assembleia municipal, que agora tratará de agendar a sua votação numa próxima sessão (ainda que não sejam expectáveis grandes revezes). Após isso será necessário esperar a publicação da deliberação de aprovação do Plano de Pormenor em DR II série (no prazo máximo de 2 meses) com divulgação do conteúdo documental no site.
A seguir a estes procedimentos o plano entra em vigor e dependerá exclusivamente do clube o avançar para o projecto de licenciamento (que não o de execução que acontecerá à posteriori e segundo os cálculos dos responsáveis do clube deverá ter um prazo de 5-6 meses)
Assim, admitindo que a publicação do plano se dê no virar do ano, seguindo os prazos anunciados, estaria pronto em MAI2014 (3 meses licenciamento, 6 meses projecto execução, 1 mês orçamentação, 18 meses empreitada).
Infelizmente não acredito. Aliás a leitura que faço do que GL diz:
"isso ficou aprovado e agora pode partir-se para a fase do projecto, que tem de ser feito à medida e irá depois ser submetido à aprovação da Câmara."
É que, relembrando que foi sendo dito que a fase de licenciamento (o que vai para aprovação) seria breve (estaria praticamente feita) e que tramitaria rapidamente, partindo-se imediatamente para o projecto de execução, neste momento esta fase eventualmente irá demorar mais por forma a "comprar" tempo. Até porque após aprovação do licenciamento os prazos começam a contar.
O que tendo em conta as dificuldades em encontrar parceiros sólidos para o financiamento da obra, não me agradando, não me parece descabido.
At 27/10/11 15:21, Juvenal Carvalho said…
Pedro, obrigado pelos teus esclarecedores conhecimentos. SL
At 27/10/11 15:30, Pedro Rosado Silva said…
Sempre às ordens Juvenal.
SL
At 27/10/11 18:10, Anónimo said…
Infelizmente, não vi aqui ninguém falar do financiamento do pavilhão. A CGD apoiou o Benfica e Porto no cento de estágio e pavilhão (respectivamente), como tal agora têm que ajudar também o Sporting!É uma exigência que TODOS os sportinguistas devem fazer à CGD! E ainda mais os sportinguistas que são seus clientes. É um banco do sector público como tal tem que haver justiça e equidade!(estamos em crise à uma década.Lembram-se do discurso da tanga.E não foi por isso que não ajudaram os nossos rivais). Outra coisa é o dever de todos os leões de ajudar no que for necessário.Uma coisa não tem nada a ver com outra. Como vamos ter, apenas, um pavilhão ele tem que ter várias valências com aproveitamento de todos os espaços e sem erros, como tal é possível que fique um pouco mais caro, e aí sim os sportinguistas têm obrigação de ajudar. Saudações Leoninas.
At 28/10/11 07:31, Joey said…
São boas notícias. Mas só acredito quando começar a ser construído. E não apenas para o andebol, futsal, ginástica e ténis de mesa, mas deve ter em conta também o hóquei em patins e prever o regresso do basquetebol e voleibol.
Mas com esta corja da CML nunca se sabe...
Saudações Leoninas
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home