Parabéns, Fernando Mamede... És um dos Nossos!
Faz hoje 60 anos que nasceu na cidade de Beja aquele que é uma incontornável figura do nosso Sporting Clube de Portugal, Fernando Eugénio Pacheco Mamede, um ENORME LEÃO e ATLETA, que digo-o por conhecimento de causa vive como poucos os feitos do nosso Clube e que respira sportinguismo por todos os poros.
Ao longo da sua carreira, que poderia ainda ser mais triunfante, não fora por vezes o aspecto psicológico o privar de maiores feitos, bateu recordes nacionais e internacionais de atletismo e foi um dos melhores meio-fundistas de sempre do nosso país.
É para todos nós ainda imemorial a forma como no ano de 1984 em Estocolmo bateu o recorde mundial dos 10.000 metros, numa prova ganha ao sprint ao também nosso campeoníssimo Carlos Lopes, recorde mundial este que perdurou em seu poder durante alguns anos.
Parabéns, Fernando Mamede... como dizes e bem:"cresci em Alvalade e será lá que quero morrer"!. Nós queremos que lá estejas muitos mais anos para dar às gerações vindouras os teus conhecimentos e a tua valia humana.
Juvenal Carvalho
Sangue LEONINO
23 comentários:
At 1/11/11 15:07, Anónimo said…
Este foi o tal que se borrou todo antes de uma corrida e desistiu antes de iniciar a mesma? rs rs para isso mais vale não ter atletas nessas modalidades só Futebol e Hóqueie limpa se tudo
At 1/11/11 15:15, Anónimo said…
Parabéns a Fernando Mamede, figura incontornável do maravilhoso Sporting Clube de Portugal!
Lion King
At 1/11/11 15:16, King Lion said…
O Fernando Mamede é umas das grandes referências do Sporting e é pena o Sporting não ter mais meia dúzia de Mamedes a sobressairem nas mais diversas modalidades.
Embora tivesse propostas mais tentadoras para ir representar outros clubes nunca trocou o Sporting.Este Mamede é na nossa sociedade uma espécie de homem em extinção pois como todos sabemos cada vez mais as pessoas pensam no cifrão e deixam os seus sentimentos de lado,isto é,se os tiverem o que eu dúvido.
Como mau exemplo basta falar no suinão mas hoje não é dia de falar de porcos.
At 1/11/11 15:17, Anónimo said…
Ho anónimo das 15:07:
Feitos desportivos
27 recordes nacionais
1 recorde mundial (10000 metros)
3 recordes europeus
20 títulos nacionais
Chega? ho anormal... O Fernando Mamede borrava-se para tipos como tu. Pisga-te...
fanático
At 1/11/11 15:19, Anónimo said…
O F Mamede é SPORTINGUISTA e foi um Atleta de elite.
fanático
At 1/11/11 15:20, King Lion said…
Anónimo
Tem cuidado que as metanfetaminas pois provocam estados de euforia...!
At 1/11/11 15:20, Anónimo said…
Acho que me estou a esquecer dos títulos europeus por equipas... Ajudem-me.
fanático
At 1/11/11 17:26, jotasub said…
PARABÉNS CAMPEÃO!!!
É pena não haver hoje em dia atletas da craveira dos nossos campeões FERNANDO MAMEDE, CARLOS LOPES, ANICETO SIMÕES, EZEQUEL CANÁRIO e GÉMEOS CASTRO.
Aquilo é que era correr a sério!!!!
LIMPAVAM TUDO!!!!
At 1/11/11 21:44, Sporting até morrer said…
Parabéns Fernando e obrigado pelas palavras sentidas de grande sportinguismo.
Aquele sprint para o record em 1984 ainda hoje faz parte das minhas melhores memórias sobre o atletismo e sobre este campeão.
Quanto ao tripeiro que mais uma vez aparece aqui a ladrar, apenas para lhe lembrar que quem se borrou mesmo todo foi o clube corrupto dele...contra um colosso europeu...de Chipre.
SL
José
At 1/11/11 21:53, bola-9 said…
isto dava para fazer,muitos livros,parabens fernando,e aus outros tambem,e´obra deu trabalho mas como sportinguista tenho muito orgulho.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atletismo_do_Sporting_Clube_de_Portugal#T.C3.ADtulos_Coletivos_Internacionais
At 1/11/11 22:35, RFM said…
Parabens para o Fernando Mamede..Uma referência do SPORTING para sempre.
At 2/11/11 00:09, Fanas said…
Já 60 anos?!?!!?!?!!? Como o tempo passa .
PARABÉNS GRANDE LEÃO E GRANDE CAMPEÃO.
At 2/11/11 14:32, bola-9 said…
sera´provocaçao,ou a montanha vai parir um um leao?
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2011/11/02/pedro_proen_a_no_braga_benfica.html
At 2/11/11 14:58, ana said…
Olha que eles não gostam deste... aliás, já lhe partiram os dentes, né? não devem estar nada satisfeitos.
At 2/11/11 15:20, bola-9 said…
ele tem as cotas pagas no colombo ate´final do ano.ja´ta´visto o arbitro para o benfas-sporting,o srºsousa ou larapio
.
At 2/11/11 15:23, bola-9 said…
o sousa nao que apitou o porto-benfas,e´o larapio.
At 2/11/11 22:27, bola-9 said…
so´espero que o nosso clube,nao queira jogar noutro dia,a nao ser dia 26 novembro.
At 2/11/11 22:53, leão irredutível said…
É com muito prazer que me associo a este post do Juvenal Carvalho e digo Parabéns ao grande Fernando Mamede, enorme campeão (bastava dizer que foi recordista mundial!)e exemplar Sportinguista, cuja contribuição para a grandeza do SCP nunca poderá ser esquecida.É um dos orgulhos do nosso emblema.
At 3/11/11 10:00, Anónimo said…
Mais um grande Sportinguista com responsabilidades.
Responsabilidades porque no meio dos muitos que me fizeram Sporting está também este Sr.
Já o disse e repito, a memória mais antiga de Sporting que tenho é o ciclismo que via com o meu avó, um ferrenho adepto do desporto e curiosamente do Porto até ao dia em que se fartou mas isso é outra história.
Foi ele que no meio de muitos apanhou e me deu o boné do Sporting que ainda guardo religiosamente e que comigo vai ficar até ao fim.
Por esta altura(finais dos 70, inicio dos 80) como muitos sabem a direcção do Sporting apostava forte na divulgação da marca Sporting e muitas eram as Casas do Povo que tinham Atletismo e que usavam como equipamento a Verde e Branca, era engraçado pois as vezes em provas as confusões eram por demais obvias.
Por causa de Sportinguistas como o Mamede e por causa da Lourdes pedi ao meu pai para entrar para o atletismo, assim podia vestir a camisola de alças Verde e Branca.
Falo na Lourdes pois a rapariga, mais velha uns anitos era uma visão de sonho com a camisola de alças Verde e Branca e ainda por cima corria bem, por estranho que possa parecer, e tinha olhos esverdeados.
Agora pensando bem a Lourdes também é responsavel por este Sportinguismo, bendita Lourdes.
Uns anos mais tarde ainda corria mesmo sem a Lourdes que tinha ido viver para outro lado, e foi quando Mamede e Lopes se tornaram os Reis do Atletismo de fundo Mundial, acho mesmo que nunca nenhum record esteve imbativel durante tantos anos como o de Mamede nos 10K em pista, mas talvez algum dos gurus do ecletismo que aqui passam possam confirmar.
Depois troquei o atletismo pelo futebol mas nunca deu em nada porque treinar era aborrecido e gostava demasiado de correr atrás das Lourdes desta vida.
E assim posso dizer que este Sr. é parte da minha e da nossa história, estas lendas vivas ou mesmo que já não estejam entre nós devem ser sempre recordadas e estimadas pois como responsáveis de muito do Sporting que ainda existe por todo o pais o merecem.
Hoje, Obrigado Mamede.
Como hoje há bola e como estou numa de nostalgia deixo aqui também música desse começo de década, nem todos ou quase nenhum poderá gostar mas eu gosto e a letra cai bem neste nosso momento.
http://www.youtube.com/watch?v=x13lIPL1ffI
Gnitrops
At 3/11/11 10:12, Anónimo said…
"Winning" faz parte de algo com o sugestivo nome de "From the Lions Mouth".
Pois claro.
Gnitrops
At 3/11/11 10:23, Pai da Leoa said…
Apenas quero expressar o meu lamento (nem é "bota-abaixismo"!!!), pela falta de atenção dos nossos jornalistas, que colocam o Jornal Sporting, com gralhas tremendas...
...topo da 1ª página, João Silva "Bicampeão Eutropeu"...
...repetindo tal título, nas páginas interiores...
...onde depois, se vê uma foto, de uma camisola ofertada pelo Clube, com o Nº 23 e a indicação Tricampeão...
...fogo, até há uma foto, para nem deixar enganar!!!
At 3/11/11 10:43, ana said…
dá-lhes, Pai da Leoa!
At 3/11/11 19:27, King Lion said…
Será grave a lesão do Rinaudo ?.Isso é o que me preocupa,o resultado é secundário.De resto muito croquette do "Antigo Regime".
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home