"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, maio 31, 2013

VAMOS ACREDITAR

Partilho aqui convosco a minha crónica de hoje no JORNAL SPORTING... Fiz um rescaldo e acima de tudo faço uma manifestação de esperança

Contrariando um pouco a lógica para a qual fui então convidado para escrever no nosso jornal, já que desde sempre assumi neste espaço uma linha mais ligada às modalidades, não posso, na minha qualidade de sportinguista, deixar de expressar a minha opinião sobre o 'annus horribilis' que acabámos de viver no futebol sénior.
A tarja da Torcida Verde colocada em Aveiro onde se lia 'Infames! 2012/2013' simboliza o estado de espírito de todos nós, dos mais emotivos aos que conseguem ter uma visão mais distante. Decididamente, como na vida, também no futebol os erros se pagam caro. A verdade é que desde o início era expectável que um ano de todo mal preparado e com a contratação de jogadores menos capazes, uns por manifesta inadaptação, outros mesmo por não possuírem categoria para vestir tão sagrado manto, se revelasse a pior época da História do Sporting, com um sétimo lugar que marca a pior prestação de sempre no campeonato nacional, aliada a saídas precoces da Taça de Portugal e da Taça da Liga, e ainda a uma medíocre passagem pela Liga Europa.
Terminou assim uma época desportiva que será para recordar e acima de tudo para que aprendamos com os erros. Temos que ter a capacidade de fazer uma introspecção e partirmos para um novo rumo. Dar mesmo um passo atrás, para que depois, e como diz o velho ditado, possamos dar dois em frente.
É inevitável que a próxima época será complicada, mas como a esperança tem a tonalidade verde, será com ela que partiremos revigorados rumo a um 2013/2014 inevitavelmente complicado, com uma redução orçamental derivada de erros de palmatória de um passado recente, mas nem por isso obrigatoriamente má. Definitivamente, um clube como o nosso, que forma os melhores jogadores do Mundo e que tem na formação a sua grande 'bandeira' só pode ter esperança que o mau ciclo seja invertido. Com Augusto Inácio na liderança do futebol, e com a escolha de Leonardo Jardim para treinador, cabe-nos muito acreditar em ambos. O primeiro terá sempre em nós a 'marca' de nos ter devolvido a alegria de nos sagrarmos campeões nacionais após 17 anos de seca. Momentos inesquecíveis os que vivemos, com o país em festa de Norte a Sul. Já a escolha de Leonardo Jardim é na minha opinião acertada. É um jovem com capacidade e com trabalho feito por onde passou. Alia a esta capacidade o 'pormaior'  de ser sportinguista e de estar a cumprir um sonho de criança. Para mim, se calhar conservador ao pensar que nada melhor que os sportinguistas no seu clube, desde que aliem capacidade, acredito muito no virar de página.
Acredito ainda que se possa fazer mais com menos, partindo para uma aposta na formação complementada com jogadores que acrescentem qualidade. Uma coisa temos que fazer.  Acreditar e não regatear esforços num incessante apoio aos nossos. Esquecer quezílias e pensar que os nossos inimigos estão no exterior. Assim será mais fácil para todos nós, e acima de tudo temos que conseguir passar aos jogadores uma mensagem de esperança. Vamos acreditar!



PS - Deixo um alerta para os propalados cortes de 50 por cento nas modalidades. Não é definitiva esta situação, ao que sei. Mas a forma intensa com que se começa a ouvir aqui e ali, pode pôr em causa a continuidade do desígnio a que nos habituámos. Estou atento e prometo não baixar a guarda!


Juvenal Carvalho
    Sangue LEONINO


13 comentários:

  • At 31/5/13 01:35, Anonymous Anónimo said…

    A festa dos lampiões aqui..ahahhahahahhahah

    https://www.facebook.com/photo.php?v=10151394179916447&set=vb.279128864827&type=2&theater
    SL

     
  • At 31/5/13 08:32, Blogger Sporting até morrer said…

    Bom dia Juvenal,

    Bem-vindo de volta.

    Gostava de perceber melhor o teu PS, ou seja, se não há dinheiro e todas as modalidades vão sofrer um corte, inclusivamente o futebol, o que é que achas que se poderá fazer para evitar que as modalidades sofram os tais 50% de corte?

    Por outro lado, o tão badalado projecto de Godinho Lopes para Odivelas julgo continuar parado, pelo que juntar a equipa B, a formação e eventualmente rugby, aos que já lá jogam (andebol e futsal), parece ser uma realidade adiada.
    Nesta matéria tens alguma informação sobre o desenvolvimento das obras?
    Julgo ser um passo essencial para que as assistências dos jogos das modalidades cresçam e, consequência disso as receitas também.
    Seria sempre interessante para o ecletismo, poder dar a possibilidade aos sportinguistas de num único dia verem mais que uma modalidade do seu clube no mesmo espaço.

    Espero ver na próxima AG muitas destas questões igualmente respondidas.

    SL
    José

     
  • At 31/5/13 12:30, Anonymous Juvenal Carvalho said…

    José, o que acho é que foi dito em campanha que as modalidades iriam manter-se e até ser reforçadas com a inclusão do ciclismo (modalidade muito cara) e do voleibol. Quanto ao processo das modalidades, estarmos a falar de cortes desta ordem, quando no futebol estamos a definhar, pode ser o 'tiro no coração' definitivo do nosso Clube. Sei que não há dinheiro, mas também não existirá alguma falta de sensibilidade? Temo que sim!

     
  • At 31/5/13 12:43, Anonymous Anónimo said…

    Consta que uma quantidade muito substancial de jogadores do futsal já está comprometida com o carnide para a próxima época. Não há paixão que resista a cortes salariais de 50%.

     
  • At 31/5/13 14:26, Anonymous Anónimo said…

    Finalmente alguém que escreve alguma coisa de jeito. Só não concordo com as referências ao Inácio, que sendo profissional trabalha onde lhe pagam mais,
    não acho que seja de modo algum sportinguista. Quanto às modalidades, tenho pena, mas tendo à frente do clube alguém que só vê futebol o que é que se esperava... promessas eleitorais leva-as o vento. Projecto de Odivelas, juntar o maior número de modalidades num único local, bem podemos esperar...! oxalá não nos doam os dentes...

     
  • At 31/5/13 14:32, Anonymous Anónimo said…

    isso do futsal é mentira
    totalmente mentira

     
  • At 31/5/13 14:53, Anonymous Juve Boy said…

    Isto dá-me uma graça do caraças. Para começar, porque caralho deixou Inácio de ser Sportinguista? Quando nos tirou a barriguinha da miséria, era o maior do mundo, mas como tudo na vida, o tempo passa, e as pessoas esquecem-se! O homem entretanto que raio fez? Declarou-se ao Benfica? Treinou o Porto? É que não sei!

    Corte nas modalidades. "Temos alguém á frente do clube que só vê futebol". Há um senhor que ocupa um cargo chamado " responsável pelas modalidades", não vou dissecar o nome do cargo, penso que chegam lá quanto
    á finalidade. Intervenção muito pouco feliz. Já agora, ao anónimo que citei, Bruno de Carvalho foi á Rússia ver e apoiar o futsal, sem companhia, você também deduzo?

    O Sporting atravessa uma já conhecida crise financeira, corta-se no futebol, staff, logística, etc etc etc. E cortes nas modalidades não, porquê? Não faz parte do Sporting? Porque raio terão de continuar a ser modalidades tratadas á "novos ricos"? O Hóquei é um exemplo. Não havia dinheiro, mas surgiram leões com um projeto independente para formar equipa de hóquei novamente. Andebol somos novamente campeões de juniores. Futsal continuam a sair jovens diretamente para a equipa principal. Digam-me lá, se no futebol temos de apostar na formação, porque raio nas modalidades tem de ser diferente?

     
  • At 31/5/13 23:30, Anonymous Anónimo said…

    juve boy, o problema é que nao podes apostar na formaçao assim de um dia para o outro. até concordo com eventuais cortes nas modalidades mas nunca na ordem de grandeza que se fala , 50% ou mais. isso é acabar com a competitividade das mesmas, que se reuza gradualmente

     
  • At 1/6/13 00:41, Blogger Sporting até morrer said…

    Juvenal,

    Espero que não sejam só os regressos do volei e ciclismo, como também do basquetebol masculino.
    Espero que tenham mais apoios do que tiveram por exemplo o hóquei desde que regressou.

    Mas se o futebol vai sofrer um corte significativo, também as restantes modalidades vão ter de fazer cortes certamente.
    Se o futebol se vai aopoiar mais na formação, também as restantes modalidades o devem e podem fazer.

    A nova direcção tem 3 anos para fazer regressar as modalidades que prometeu em campanha, mas tenho a certeza que não será neste primeiro ano que tal acontecerá.
    O regresso do ciclismo até julgo que deverá ser bem ponderado pelos custos que essa modalidade tem.

    Prefiro aguardar pela AG para ouvir, de quem tem responsabilidades, falar sobre temas como:
    - Actual situação do projecto para Odivelas
    - Futuro pavilhão em Alvalade
    - Confirmação de cortes de 50% nos orçamentos das modalidades

    SL
    José

     
  • At 1/6/13 00:58, Blogger Sporting até morrer said…

    Talvez assim dê para entender a razão de reduzirmos orçamentos no ano que vem, pois parece que já muita gente se esqueceu da dura realidade que resultou dos últimos anos de gestão INCOMPETENTE:


    O Sporting anunciou esta sexta-feira um prejuízo de 29,7 milhões de euros, relativo ao terceiro trimestre do exercício de 2012/13 e um crescimento do passivo para 249,2 milhões.

    Quanto aos proveitos operacionais, a Sporting SAD apresenta 25,7 milhões de euros, menos 4,8 que no período homólogo do ano passado.

    «Esta quebra explica-se por decréscimo de bilheteira (consequência da fraca performance desportiva), por ausência de receitas na pré-época, e pela mudança na contabilização das quotas em relação aos primeiros 9 meses do ano anterior e ainda pelo ligeiro decréscimo em receitas de publicidade e patrocínio», explica o relatório enviado à CMVM.

    A SAD dos leões refere ainda que o valor do ativo (143,8 ME) manteve-se ao nível de 30 de junho de 2012.

     
  • At 1/6/13 09:40, Blogger fanático said…

    E na próxima época não há receitas dad competições europeias...

     
  • At 1/6/13 09:41, Blogger fanático said…

    E na próxima época não há receitas dad competições europeias...

     
  • At 1/6/13 19:26, Anonymous Juve Boy said…

    As deste ano também não me pareceram ajudar muito, não é por ai que não vamos conseguir reerguer-nos.

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home