"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, março 06, 2016

A bazófia...

Bazófia é um termo que não relaciono com o Sporting, clube que aprendi a amar nos anos 70 e 80, onde dirigentes e atletas nos representavam sempre com uma elevação ímpar, respeitando os adversários todos, sem excepção.

Muito menos entendo o uso de palavras bazofas no discurso de quem nos treina ou de quem nos dirige, sobretudo à luz do nosso reduzido sucesso desportivo nas últimas três décadas.

Infelizmente, o discurso da bazófia regressou este ano em força e até já entra em campo nas conferências do treinador num jogo em que sai com um empate (Guimarães) e noutro em que sai derrotado (ontem).

Também já entrou vezes demais, e de forma incompreensível, no discurso de quem nos dirige, sobretudo por BdC, mas também por Marta Soares.

A bazófia é algo muito comum do outro lado da 2ª circular, mas é algo que não se enquadra nem deve ser admissível no nosso clube, sobretudo por parte dos adeptos que aprenderam a admirar o lema leonino: "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória".

Em nenhuma parte do nosso lema se lê a palavra bazófia, ou alguma outra palavra que se possa relacionar com o discurso de superioridade, discurso esse que depois nos sai pela culatra como ontem ficou bem visível, e onde até o Rui Vitória parece dar a JJ um banho de humildade.

Perante a situação a que chegámos na classificação e estando ainda 27 pontos em disputa até final do campeonato, agradeço que quem nos representa aprenda a interpretar os desejos dos adeptos sportinguistas que são simplesmente estes:

Menos bazófia! Mais trabalho!
Menos conversa! Mais trabalho!
Menos arrogância! Mais trabalho!
Menos prosa! Mais trabalho!
Menos prepotência! Mais trabalho!
Menos fanfarronice! Mais trabalho!

SL
José
    Sangue LEONINO


14 comentários:

  • At 6/3/16 16:49, Anonymous Anónimo said…

    meu caro, essas que assinalas sao as mais graves por serem de servidores oficiais do clube.

    mas quem tem espaço mediatico regular como eduardo barroso nao pode escrever, ha 2 semanas "daqui a 2 semanas temos 6 pontos de avanço", nem o carlos xavier ao ver um microfone a frente pode dizer "preocupa-me mais o porto" quando vai jogar com o Benfica. isto é oferecer motivacao gratis ao adversario.

     
  • At 6/3/16 16:54, Anonymous Anónimo said…

    Obrigado, é isso mesmo
    PS: Sou um ex-sócio, tive de sair faz agora 3 anos, descontente com o nosso rumo, mas sofro pelo nosso Clube. Com este Presidente e com este treinador temo que essa identidade que falas e nos unia, despareça.
    Só queria lembrar a forma como estávamos na estrada a apoiar o Joaquim Agostinho, e como ele no fim da etapas vinha estar com os seus consócios do Sporting!

     
  • At 6/3/16 17:28, Anonymous Anónimo said…

    À pouco mais de 3 décadas que sigo este clube e vejo que há um factor determinante senão mesmo principal para ser campeão nacional que dirigentes e equipas técnicas ao longo de todo este tempo parecem não conseguir tratar de forma apropriada. Já se concluiu sem ser preciso nenhum estudo cientifico que o campeonato se ganha contra as equipas pequenas.

    Mas a verdade é que o Sporting falha sistematicamente na organização/construção da equipa, especialmente a nível de sistema de jogo de forma a ser eficaz nos jogos contra os clubes pequenos que são, vá lá, 90% dos jogos do nosso campeonato. E esta época apesar da classificação até é um exemplo flagrante deste erro estratégico e de planeamento, senão vejamos: Analizando só o sector atacante e não falando no defensivo, só praticamente com 2 terços de campeonato decorrido é que se tentou corrigir a lacuna de um segundo ponta-de-lança que tanta falta tem feito especialmente naqueles jogos em que se acaba a primeira parte empatado a zero a jogar contra uma equipa que só defende e mal sai do meio campo. Isto era algo que devia ter sido resolvido antes da época arrancar mas não foi. E não foi porque parece haver no Sporting uma tendência para se cometerem disparates que depois vem a custar caro e que quem os comete, se for realista percebe que não pode aspirar a ser campeão.

    Custa bastante lembrar que não se contratou um Mitroglu porque parece que era importantíssimo poupar 1 ou 2 milhões e para isso andou-se a enrolar a negociação. Entretanto chegou alguém e pagou o que o clube pedia e resolveu o assunto. De seguida, o Sporting que se tinha preocupado e esforçado imenso para poupar 1 ou 2 milhões no Mitroglu (um ponta-de-lança que fazia falta e era fácil de antever que valia uns quantos golos no nosso campeonato) vai e gasta 3.5M num Bruno Paulista. Isto tem pés e cabeça???

    Como é que um clube que comete erros em cadeia como fez esta época e outras, quer ser campeão? Será que custa muito ser paradigmático e fazer aquilo que é realmente necessário para ser campeão e que é a focagem em construir uma equipa com um sistema de jogo que seja eficaz nos jogos contra os pequenos?

     
  • At 6/3/16 18:17, Anonymous Anónimo said…

    Ó Sam o que é que te aconteceu para escreveres umm post em que não idolatras o BdC? Foi por o gajo ontem ter basado sem dizer nada a ninguém? Claro que se não tem perdido tinha ido fazer genuflexões à frente das claques, mas assim mostrou realmente o barro de que é feito...

     
  • At 6/3/16 18:22, Anonymous Anónimo said…

    e lá estamos novamente na censura.... Qual é o problema dos benfas virem para aqui manddar bocas?? só liga quem quer e você parece esquecer-se do que foi este blog até ao ataque dos brunecos. Todos podiam mandar bocas que ninguém se ofendia....

     
  • At 6/3/16 18:44, Blogger Angelo said…

    Estás a tirar estas afirmações do seu contexto. Os jornalistas é que todas as semanas insistiam que o Sporting é que estava a sofrer pressão, que o Sporting é que não podia falhar, sempre a questionar o estofo do Sporting, quando o Benfica é que tinha menos pontos, o Benfica não podia falhar mais que o Sporting.

    Essas afirmações foram apenas uma tomada de posição: estávamos em primeiro e sem medo. Quem vem atrás é que está mais pressionado em não falhar, em esperar deslizes do líder. Não era no sentido de bazófia a dizer que íamos ganhar. Aliás, JJ preocupou-se sempre em afirmar que ia ser uma luta a três, mesmo quando estávamos mais folgados na liderança.

    Bazófia não faz parte do ADN do Sporting nem parece ter sido isso o que aconteceu nesta época.

     
  • At 6/3/16 22:51, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Amigo Helder, mil desculpas. Ao tentar autorizar a tua publicação, inadvertidamente apaguei-a. Não é censura, longe disso até porque subscrevo tudo o que lá estava escrito. Lamento ter reactivado a moderaçaoede comentários mas após o jogo de ontem começaram os insultos lampiónicos.

     
  • At 6/3/16 23:20, Blogger Sporting até morrer said…

    Anónimo das 18h17,

    Como sempre, gostavas que houvesse um ataque da minha parte a Bruno de Carvalho, mas longe disso, haverá sempre e só crítica, construtiva, algo que tu não sabes o que é.

    Já por mais que uma vez o disse, BdC comete erros como todos cometem, mas em bem menor número que os seus antecessores.

    O trabalho que desenvolveu nestes 3 anos fala por si, mas deixa-me relembrar-to pois fazes questão de sempre o esquecer e reaparecer por aqui apenas nas derrotas:

    - Ao nível do futebol, recolocou a equipa a lutar pelo título, vencendo uma Taça e uma Supertaça;

    - Fez a maioria de nós (não te incluo), ter orgulho na sua equipa;

    - Equilibrou as finanças do clube;

    - Está a construir o mais que desejado Pavilhão João Rocha;

    - Fez regressar modalidades a nível profissional como o hóquei e o ciclismo;

    - Está na frente pela luta contra fundos e pela implementação de novas tecnologias no futebol.

    A isto chama-se trabalho feito, coisa que deixa os seus antecessores a anos luz de distância.

    Corrigiu os erros do passado, estabilizou o nosso presente e prepara o nosso futuro.

    Comete erros?
    Sim, comete.

    Fala demais por vezes?
    Sim, fala demais por vezes.

    Existe alternativa?
    Infelizmente existem fogachos apenas e ninguém se assume.
    E sim, seria muito bom que existisse alternativa, credível, construtiva, que contribua para o bem do nosso clube, mas isso é uma miragem pois a alternativa dentro do Sporting é como a oposição na política, apenas serve para falar mal e apresentar zero de ideias.

     
  • At 6/3/16 23:31, Blogger Sporting até morrer said…

    Anónimo das 17h28,

    Sobre Mitroglou, todos nos recordamos bem que esteve quase em Alvalade, acabando desviado para a Luz por força de um salário maior.

    A escolha na altura, Téo Gutierrez teve uma entrada na equipa que nos fez esquecer rapidamente o grego pois marcou golos e foi decisivo...até Dezembro.

    Depois, claramente, demonstrou que não tem os neurónios todos no lugar, sendo evidente que foi uma aposta demasiado arriscada, a qual se pode e deve considerar como aposta falhada.
    Sobretudo quando somada à venda de Montero (que nos deu alguns pontos decisivos quando Téo foi até à praia) e à contratação de um jogador que veio fazer a pré-época (Barcos), quando precisávamos com urgência de um jogador que fosse verdadeira alternativa a Slimani.

    Talvez tenha sido este o maior pecado desta época, os erros cometidos na gestão do nosso ataque, por oposição a uma excelente gestão ao nível defensivo, onde temos um dos melhores sectores das últimas décadas.

    SL

     
  • At 6/3/16 23:34, Blogger Sporting até morrer said…

    Ângelo,

    A imagem é apenas uma de muitas afirmações que foram proferidas e que apenas servem para picar o orgulho lampião.
    Podemos e devemos ser mais comedidos nas nossas palavras.
    SL

     
  • At 7/3/16 00:47, Blogger Maria said…

    Quando o barco afunda,os ratos saltam!
    Não queria que houvesse ratos nas hostes do Sporting.
    Há 3 jornadas ,que vimos jogando bem ,merecendo ganhar e ...não marcamos.
    A pressão externa e interna justifica-o!
    Ainda por cima, jogamos sempre contra 14 ,que deliberadamente nos cortam cirurgicamente o jogo.
    Faltas clamorosas impunes! Ontem mesmo, o renas dos 80 milhões podia ter mandado o Bryan para casa por mais de um ano. Cartão vermelho? Isso é para a indignação do Adrien.
    É verdade que estivemos fantásticos até ao desastre da Madeira e que depois perdemos com equipes pequenas os PONTOS amealhados ,que nos protegiam.
    Mas ,entretanto, os adversários foram amealhando pontos INDEVIDAMENTE !
    Sabemos que o campeão e o vice estão "destinados" e quisemos lutar contra.
    Não foi fácil e não será daqui em diante! Um vai ser ACOMODADO e o outro PUXADO!
    Oxalá me engane.
    Ontem, o que mais me custou, foi ver lágrimas nos olhos de muitos jovens.
    Eles são mais idealistas,acreditam mais no SONHO; eu já vi campeonatos roubados escandalosamente,desde um golo marcado com a mão em Paços de Ferreira à cornada do Luisão tirando a bola ao Ricardo!
    O BRUNO de Carvalho tem sido uma surpresa positiva: tem excessos ,mas justificados pelo seu amor ao clube e tem lutado MUITO pela nossa DIGNIDADE!
    A campanha dos media do mr. burns resultou! Para já!
    Que a UNIDADE entre Sportinguistas seja real e não apenas de fachada !
    HOJE e SEMPRE!
    SL

     
  • At 7/3/16 08:29, Blogger conana said…

    Estou genericamente de acordo, só discordo num ponto: a bazófia no SCP não é de agora mas sim de há uns bons anos atrás, e tem-se vindo a manifestar nos próprios adeptos (nomeadamente com olés durante jogos). A benfiquização do Sporting não é só de de agora!! a "bazófia" táctica deste ano pode sair pela culatra, de facto, mas veio para tentar construir auto-estima. Mal ou bem, temos q lidar com ela. Uns lidam a referenciá-la nas derrotas ... são os que ainda não sabem ganhar. Ainda não conseguem digerir com naturalidade as derrotas, só as vitórias...

     
  • At 7/3/16 14:34, Anonymous Anónimo said…

    Olhem bem para nós que não vamos sair do 1º lugar. Bazófia quem? E se fosse só bazófia. É tempo de continuarmos a deixar os outros falar. Não o internem que não é preciso.

     
  • At 7/3/16 14:38, Anonymous Anónimo said…

    Tão boa esta tristeza. Até a carneirada gosta.

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home