"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, maio 12, 2010

Conselho sem voz

Como alguns de Vós saberão, candidatei-me pela Lista A ao Conselho Leonino nas últimas eleições. Ao contrário de muitos, não creio ser este órgão social do clube, inútil ou sem sentido. Aliás se assim fosse, nunca teria aceite tal convite, algo que fiz com toda a honra e respeito que o Sporting merece.

Infelizmente já há alguns dias que tenho conhecimento do descontentamento dos actuais Conselheiros demissionários, extensível aliás a elementos sufragados pela própria lista C, grande vencedora do último acto eleitoral.

É com preocupação que verifico que não foi possível dar um novo alento, um novo moral a estes Conselheiros proporcionando-lhes uma simples reunião. Numa época difícil, cheia de problemas, não deveriam ser os Conselheiros escutados mais vezes? Não é esse o propósito principal de um orgão denominado de "Conselho Leonino"?... Dar conselhos que possam de alguma forma contribuir para a resolução de problemas?

A Direcção tem toda a legitimidade para implentar as medidas que ache mais convenientes para fortalecer o Sporting, isso não está nem pode estar em questão. Não implica porém, que se pratique uma politica autista onde a voz de um orgão que integra representantes tão válidos como Luis Aguiar de Matos, Pedro Faleiro Silva e Ernesto Ferreira da Silva, apenas para mencionar os cabeças de lista, não seja consultada numa base regular que vá para além do mero vinco estatutário.

Assim,

(i) Por compreeender as razões apresentadas pelos agora demissionários Conselheiros que, relembro, apenas se pretendiam fazer ouvir (ii) Por entender que foi para tal que foram mandatados por todos os que neles depositaram seu voto (iii) Por considerar serem pessoas cujo Sportinguismo é inquestionável e exemplar (iv) Por ver neste acto um alerta à nação leonina de que é possível fazer mais e melhor pelo orgão social Conselho Leonino (v) Por entender bem o que é estar quase um ano só para ser ouvido no Sporting (vi) Por ser uma posição pessoal e não obrigatoriamente extensível à organização Ser Sporting;

Manifesto hoje aqui no Sangue, a minha inteira solidariedade para com os sócios demissionários.
Segue a carta:

Exmo. Senhor Presidente,
É do conhecimento geral que o Sporting Clube de Portugal vem atravessando, desde alguns anos a esta parte, um dos períodos mais conturbados da sua história, necessitando, por isso e para o ultrapassar, do contributo e apoio incondicional dos seus sócios.
Por assim o entendermos, por paixão e devoção ao clube do nosso coração, aceitámos integrar, sem reservas, a lista para o Conselho Leonino encabeçada por um dos ora signatários, concretamente por Luís Aguiar de Matos.
Mas fizemo-lo, também, por entendermos ser o Conselho Leonino um órgão importante para o bom desenvolvimento do Clube, através do contributo de todos os seus membros.
Todavia, não decorrido um ano, somos forçados a concluir o contrário!
Com efeito, verifica-se que o Conselho Leonino já não reúne desde o mês de Novembro de 2009, isto é, há cerca de 6 (seis) meses, não obstante os muitos
momentos difíceis e sensíveis por que passou o nosso Clube durante a época que está agora a findar, o que para nós é manifestamente incompreensível e censurável.
Verifica-se, também, que o Conselho Leonino não reúne desde aquela data, não por vontade ou por falta de interesse de alguns dos Conselheiros eleitos, designadamente por parte dos Conselheiros ora signatários, mas sim por falta de interesse de V. Exa., enquanto Presidente da Mesa da Assembleia Geral, do Presidente do Conselho Directivo, do Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar e da larga maioria dos restantes membros que o compõem, bem patenteada pelo facto de nunca terem respondido afirmativamente aos pedidos formulados para esse efeito.
É forçoso, pois, concluir que o Conselho Leonino é, na actualidade, um órgão que não reúne, não produz e que não é chamado a participar na vida do Clube.
Estando ferido na sua essência o espírito que presidiu à nossa candidatura e eleição, por esgotada que está a possibilidade de podermos servir o Clube, enquanto Conselheiros Leoninos, de forma activa, livre e cooperante, vimos apresentar a nossa resignação aos cargos para que fomos eleitos, com efeitos imediatos, o que fazemos em nome do respeito que se nos impõe observar pelo Sporting Clube de Portugal e por todos os seus sócios.


Com os melhores cumprimentos,
Luis Aguiar de Matos
Margarida Caldeira da Silva
Luis Dória Cortesão
Carlos Paiva Raposo


Abraço de Leão,
Verdão.
    Sangue LEONINO


27 comentários:

  • At 12/5/10 09:12, Anonymous Anónimo said…

    Simplesmente nojento.Numa altura em que e exigida uniao para ultrapassar os momentos conturbados porque passamos veem as vaidades pessoais sobrepor-se aos interesses do Nosso Sporting.Simplesmente Nojento.Sporting sempre

     
  • At 12/5/10 09:33, Blogger Unknown said…

    Eu sinceramente sem por em causa o Sportinguismo dos seus menbros não sei se uma gestão moderna é compativel com este tipo de órgãos contudo se ele existe tem de funcionar e estar 6 meses sem reunir ou ser consultado é francamente demais.Se é assim tem toda a razão.
    Sporting Amo-te!

     
  • At 12/5/10 09:41, Blogger ana said…

    Que não oiça criticar o Sporting por ter abandonado a direcção da liga de futebol. Acho que aquilo também só reúne quando o rei faz anos, mas reúne. Agora, quando reunir o conselho leonino, não vão lá estar os membros da "oposição", que a partir de agora ficam sem autoridade moral para criticar qualquer decisão/parecer (ou o que quer que seja que fazem, que eu ainda não apanhei) que dali advenha. Consultaram quem votou em vós sobre o que achavam do assunto? Não achas que era de continuarem a insistir em vez de desistir?...

     
  • At 12/5/10 10:54, Anonymous YAZALDE76 said…

    Sportinguismo inquestionável aceito. Agora exemplar? O Aguiar de Matos? Estamos a falar daquele que antes de Florença dizia que iamos perder 2-0? Daquele que regozija com as derrotas, quanto maiores melhor? Para mim esse e outros "senhores" são apenas políticos em busca de poder e assim esse é o seu único objectivo. Só assim se compreendem afirmações repetidas do tipo: "pior período e presidente da história...mas tem de cumprir com o seu mandato...". Não será isto terra queimada? Eu votei JEB e acredito que saberá dar a volta. Essa é a minha opinião, apenas. Mas se tivesse opinião contrária quereria que fosse substituido...ontem!

    Saudações Leoninas

     
  • At 12/5/10 13:05, Anonymous Nelson Santos said…

    Na minha opinião a atitude tomada pelos agora ex-conselheiros é totalmente válida, e na minha opinião das duas uma.

    Ou se assume que existem reuniões periódicas, a AAS propõe de 2 em 2 meses e parece-me um prazo razoável, ou mais vale extinguir o órgão. Se na sua génese até podia ser uma ideia inovadora e inteligente, a de ouvir várias pessoas sobre a actualidade do clube etc, o facto de não se reunirem mesmo com pedidos de reuniões repetidos por parte de alguns dos seus membros só me parece poder dar em 2 decisões: extinção ou mudança de "estatutos" do mesmo para que este tipo de situações não aconteça.

    Pessoalmente acho que no Sporting há demasiadas correntes, demasiada gente a mandar bitaites e, mais que isso tudo, muita gente que parece só querer fazer parte deste tipo de grupos para aparecer nas revistas e jornais e para ter privilégios negados ao simples adepto, por isso não lamentaria por aí além a extinção do Conselho Leonino, mas também não veria com maus olhos um CL diferente, que não se prestasse a estas figuras.

     
  • At 12/5/10 13:16, Anonymous Felizberto said…

    "Pessoalmente acho que no Sporting há demasiadas correntes"

    ############

    Nelson,

    É natural que numa realidade com quase 100 mil pessoas (ou mesmo só metade daquele numero) existam diferentes formas de pensar o clube.

    É também por nem todos poderem dar o seu contributo e serem ouvidos que é importante existirem grupos como a AAS, que possa agregar todos aqueles que, revendo-se no que a associação defende, se vejam representados por ela.

    A situação poderia talvez ser outra se existisse de facto discussão aberta, honesta e sobretudo periódica para que tu, eu ou quem quisesse, pudesse, a titulo individual, contribuir para a vida associativa do clube.

    Sabemos que infelizmente não é assim!

     
  • At 12/5/10 13:22, Anonymous Nelson Santos said…

    Felizberto, em termos democráticos é óbvio que concordo contigo, já em termos de funcionamento real duvido muito que um clube, um partido, uma associação ou qualquer que seja um organismo colectivo funcione decentemente dessa forma. Mas repara isto não é tanto uma crítica às formas de pensar o Sporting (que cada um terá a sua), é uma crítica ao número de "mini-clubes" que existem dentro do clube, alguns deles (veja-se o CL, mas não só) com um poder/influência perto do zero absoluto.

     
  • At 12/5/10 14:53, Anonymous renato said…

    Numa altura que é preciso união pois já basta a imprensa vermelha nos enterrar vém sportinguistas que em vez de ganharem nas urnas enterrar mais o clube. temos ainda muita coisa a ganhar como é o caso do futsal andebol e nos escalões de formação.È preciso apoiar sempre e já basta eu ter que os aturar para ainda ter que ouvir sportinguistas a falar mal do clube..PORRA nunca mais endireitamos..

     
  • At 12/5/10 15:06, Anonymous Felizberto said…

    "é uma crítica ao número de "mini-clubes" que existem dentro do clube, alguns deles (veja-se o CL, mas não só) com um poder/influência perto do zero absoluto"

    #########

    Eu percebo-te, mas ainda assim, excepto pelo "umbiguismo" galopante, não me faz confusão a existência de muitos "mini-clubes" e menos ainda que não detenham poder nenhum.

    Influência já me custa mais, porque acho que todos são válidos para a construção do clube e porque seria importante que os dirigentes eleitos bebessem junto dos associados, sem nenhum tipo de restrição (leia-se agenda politica), todo e qualquer tipo de ideia e/ou conselho que pudessem.

    O que nós temos agora (e sempre, embora no passado com outros contornos) é um autismo absoluto, e sobretudo com JEB um radical afastamento de todo o pensar leonino, como se as pechas de alguns fossem razão para cortar definitivamente com o sentido associativo.

    FSF defendia um clube sem sócios, JEB defende o oposto, mas na prática e assumidamente, prefere rodear-se de profissionais (sejam ou não sportinguistas, sejam ou não competentes) do que procurar conselho e assistência na equipa de dirigentes que propôs (sim, eu sei, propuseram por ele) à consideração dos associados.

    E na verdade, se os que o rodeiam são uma miséria (eu tinha essa percepção, não sabia é que JEB também os via assim), ele que se rodeasse de outros, porque entre a massa associativa anónima há muita gente capaz e com visões interessantes.

     
  • At 12/5/10 15:09, Anonymous Anónimo said…

    assim ate´o carvalhal era campeao.
    http://www.youtube.com/watch?v=2eWcwPBcLtk

     
  • At 12/5/10 15:11, Anonymous Anónimo said…

    Gostava que me explicassem o porque da entrega da camisola alternativa preta ao papa,esta direção faz tudo para que os sócios e adeptos sejam humilhados. As unicas camisolas que podiam entregar ao papa era a verde e branca ou do stromp.

     
  • At 12/5/10 15:40, Anonymous Anónimo said…

    Eu quero é vitórias e chegar o mais depressa possível à hegemonia do futebol em Portugal. Há muita confusão neste clube!

     
  • At 12/5/10 16:35, Anonymous Anónimo said…

    O conselho leonino é e sempre foi um orgão nocivo aos interesses mais legitimos do SCP e dos seus sócios! É uma feira de vaidades que tem vindo a avalizar o caminho percorrido em direcção ao abismo .É com o apoio do CL que as últimas direcções incompetentes têm conduzido os destinos do SCP com os resultudos desastrosos conhecidos fruto da grande falta de ambição e resignação , encontrando desculpas atras de desculpas para a derrota.É pois uma boa noticia ouvir dizer que o CL não reúne e seria ainda melhor se o extinguissem!

     
  • At 12/5/10 17:00, Anonymous JONHY GREEN said…

    Depois de agarrar na equipa vimaranense, quando esta estava apenas dois pontos acima da linha de água, Paulo Sérgio conduziu-a à soma de um conjunto de resultados que permitiu reconstruir o sonho de qualificação europeia. O quinto lugar parecia estar-lhes reservado, mas… o objectivo ruiu mesmo em cima da linha de meta. Ansiedade a mais? Paulo Sérgio diz que não, queixando-se antes da “principal pecha” evidenciada no campeonato. “Fomos castigados pela falta de eficácia na finalização. A equipa sempre teve um grande balanço ofensivo, mas precisava de dez oportunidades por jogo para marcar um golo. Foi o que aconteceu neste último encontro com o Marítimo”, lastima, insistindo, porém, nos elogios ao Guimarães. “Tem uma grande estrutura, gente fantástica, que nos ajudou bastante no trabalho que fizemos. Estou muito grato, só posso dizer bem do clube.”

     
  • At 12/5/10 18:04, Anonymous renato said…

    Mas não há aqui ninguém ou nos outros blogues que diga ao JEB E COSTINHA que as nossas camisolas são verdes e brancas as riscas com calções todos pretos. Porra que se eu visse o JEB junto de mim que a primeira coisa que lhe dizia era para jogarmos sempre com as cores VERDES E BRANCAS..A maior parte dos jogos somos espoliados porque jogamos com aquela cor verde alface horrível..

     
  • At 12/5/10 19:30, Anonymous Anónimo said…

    foi so´tirar peças au mantorres agora vai pro lixo,la´vai o nao sei quantos milhoes,ou a mina dos diamantes secoumse fosse no nosso clube amanha os jornais era lindo.

     
  • At 12/5/10 22:44, Anonymous simpatizante said…

    O Sporting no seu "melhor".

    Até o Conselho Leonino, um Orgão do Clube Importante, já se está a abandalhar. É o reflexo do "Clube" que temos.

    VENHA UM PRESIDENTE A SÉRIO. POR FAVOR.

     
  • At 12/5/10 22:48, Anonymous simpatizante said…

    Ou então acabe-se com o Conselho Leonino e apareça um presidente que pense com a sua cabeça/cérebro, sózinho, sem precisar de conselhos, adjuntos, vices, e merdas afins...

     
  • At 12/5/10 22:52, Anonymous simpatizante said…

    O Sporting precisa de uma Revolução, tipo 12 de Maio de 2010...

    P.S. Eu despedia o "actual" treinador do Sporting. JÁ.

     
  • At 12/5/10 22:53, Anonymous simpatizante said…

    Vou fazer óó, estou só.....


    ZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzZZZZZZZZZZ

     
  • At 13/5/10 11:00, Blogger ana said…

    Isto é que anda para aqui um movimento... anda tudo atrás do Papa, é? Do "real one", quero eu dizer...

     
  • At 13/5/10 11:25, Blogger Unknown said…

    Calma Ana andamos todos a tratar das novas contratações. Deco, Quaresma, Valdez,Evaldo, etc, etc, etc, dão muito trabalho.
    Ai ai que nunca mais é 21 Junho.

    Sporting Amo-te!

     
  • At 13/5/10 12:54, Anonymous PauloLionheart said…

    Conselho sem voz.
    Clube sem presidente.
    Adeptos resignados.
    eis o Sporting.

     
  • At 13/5/10 13:44, Anonymous Anónimo said…

    O que vocês não conseguem esquecer é a cabazada que levaram 90%... e estão a tentar tudo para lixar o clube na tentativa de ganharem sem eleições.... Porque com eleições levam outra cabazada pela 'cabeça' abaixo

     
  • At 13/5/10 13:53, Blogger Unknown said…

    PauloLionheart

    Fala por ti eu não estou resignado sou do SPORTING.

    Sporting Amo-te.

     
  • At 14/5/10 07:09, Anonymous PauloLionheart said…

    Homo Sapiens
    tambem temos presidente...
    Sabes bem o que eu quis dizer.

     
  • At 14/5/10 20:27, Anonymous Jorge Alves said…

    Será que o Benfica e o Porto têm um orgão semelhante?
    Mais uma singularidade do nosso Sporting!!
    Saudações Leoninas

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home