"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, maio 04, 2010

Falar de Futebol

Esta época horrível está a terminar. Mais que discutir o que aconteceu esta época, embora creio que deva ser uma referência futura do que não se deve fazer nunca mais, temos de começar a pensar a próxima. Da última vez que ficámos em 4º, fomos campeões na época seguinte ! É isso que quero acreditar. Que os esforços para reagir a esta situação serão de monta e que nos conseguirão catapultar para uma época de sucesso.

E nesta altura, creio que todos fazemos contas de cabeça ao nosso plantel e ao que deverá ser alterado para que possamos no próximo ano lutar pelo título de forma efectiva até ao último dia !

Cada um terá as suas opiniões, as suas soluções. A maioria despacharia quase todos, outros menos.

Neste exercício, logo um problema se nos depara a quem queira realizar um exercício teórico de composição do plantel, isto é, que táctica pensará Paulo Sérgio implementar no nosso clube ? Eu pessoalmente, acho que uma equipa deve estar preparada para todas as eventualidades e como tal prefiro ter um ou dois jogadores a mais no plantel, que depois faltarem. A alternativa a esta perspectiva era ter uma equipa B, como o PLF e bem, na minha opinião defende no seu Blog Bancada Nova. Esta equipa B permitia ter em backstage um conjunto de jogadores que permitiria à equipa principal estar resguardada e assim poder inclusive investir em menos, mas muito melhores jogadores.

JEB falou em ajustes de 3 ou 4 nomes, porque tem uma base muito boa. Apenas entendo esta frase num contexto de valorização de mercado, para não dar a ideia que estamos em saldo e que qualquer jogador sairá por tostões e naturalmente este número seria supondo que nenhum jogador sairia. Repito, apenas nesta contextualização entenderia esta ideia.

Acredito que a reformulação de plantel necessária é maior. Por diversas razões. Primeiro, porque precisamos de realizar mais valias, depois porque necessitamos de criar um grupo novo e finalmente porque alguns miúdos precisam de jogar sob pena de estagnar de vez.

A criação de um grupo novo é a meu ver essencial. Não apenas pelo facto de realmente existirem ali jogadores que não servem o interesse do Sporting, mas também porque um grupo junto demasiado tempo cria vícios e manhas difíceis de combater. Exigirá isto uma revolução total do plantel com uma mudança de plantel de 50% ou mais ? Não, até por não ser viável.

O meu objectivo neste post é dar a minha opinião do que mudaria na equipa, usando uma base de 26 jogadores, que sem uma equipa B para mim são necessários para ter equipa para lutar em todas as competições.

O plantel deveria ter : 3 GR, 2 Def Dtos, 2 Def Esqs, 4 centrais, 2 trincos, 2 Box2Box, 1(2) Médio polivalente, 2 Dez, 2 Alas/Extremos Dtos, 2 Alas/Extremos Esqs, 4(3) Pontas

A dúvida entre ter mais um médio polivalente e menos um ponta ou vice versa tem ver com a utilização de 1 ou 2 pontas de lança na estratégia de Paulo Sérgio.

E quanto a jogadores ... esta era minha selecção. Os que não estão escritos poderiam sair, uns por empréstimo, outros vendidos outros dados ... As sugestões são jogadores que gostaria de ver no Sporting, ou alguém com as mesmas características :

1 - Rui Patricio
2 - Stojkovic
3 - Vitor Golas

4 - João Pereira
5 - Abel

6 - Grimi ( ? )
7 - ??? ( Drenthe / Tello / Evaldo )

8 - Carriço
9 - Polga
10 - Tonel
11 - ???? ( Fernando Meira / entral alto, experiente e que tenha controlo de bola como é o caso )

12 - ??? ( Manuel Fernandes ? )
13 - Adrien (?)
Acho que o Sporting não tem nenhum trinco decente ! Pedro Mendes não o é e apenas a sua grande qualidade lhe permite desempenhar de forma bastante aceitável esta posição. Mas precisamos de alguém forte e que saiba jogar e suficientemente rápido. Vem-me à cabeça Manuel Fernandes, mas o melhor exemplo do que necessitamos é o Javi Garcia ... é mesmo aquilo ! E precisávamos de 2, mas n se pode mudar uma equipa toda ...

14 - Pedro Mendes
15 - André Santos ( Moutinho ? )
Aqui precisamos de outro Pedro Mendes. André Santos demonstrou uma capacidade muito interessante e pode ser a surpresa do próximo campeonato. nesta posição há que considerar a situação de João moutinho... ele é um típico 8 e quase nunca o foi no Sporting. Mas terá chegado o momento de sair ...

16 - Nuno Assis
Era aqui que encaixava o Nuno Assis ... um excelente suplente ! e ainda capaz de fazer uma equipa mexer. Mais que um 10, Nuno Assis é daqueles jogadores que no meio campo é muito capaz de fazer tudo, menos ser trinco. mesmo aos 32 anos era uma contratação muito interessante.

17 - Izmailov
18 - ???

19 - Vukcevic ( ou Duda ? )
20 - ??? ( Quaresma )

21 - ??? ( um grande 10 ou o Hugo Viana )
22 - Matias Fernandez
Era aqui que investiria um bom dinheiro. Luis Aguiar, por exemplo, é bom jogador mas acredito que necessitamos de algo mais profundo. Aqui Matias tb pode ser usado mais solto, seja a 10 seja a 2º avançado. O Hugo Viana é um excelente compromisso ! é um pivot atacante muito bom, que mesmo sem correr faz rodar a equipa à sua volta pela qualidade de passe e tem um excelente remate aplicado em jogo corrido e em livres. É um dos grandes responsáveis pela época do Braga.

23 - Sinama Pongolle
24 - Carlos Saleiro ? / postiga (?)
25 - Liedson ? / postiga (?)
26 - ???? ( Vagner Love | Obafemi martins)

Aqui vem a grande indecisão ... manter Liedson e ter de jogar com 2 avançados, ou finalmente apostar em jogar com um ponta de lança mais fixo. E Postiga ? Jogador de qualidade no toque de bola, mas com uma relação complicada com a baliza ! E deixar sair Liedson ? mas precisamos de um avançado a sério ... e caro consequentemente ...

Contratações

1 - Def Esq - ( Drenthe / Tello / Evaldo / Pocognoli )
2 - Central - ( Fernando Meira / Central alto, experiente e que tenha controlo de bola como é o caso )
3 - Trinco ( Manuel Fernandes / Axel Witsel )
4 - André Santos
5 - Nuno Assis
6 - Médio Ala /Extremo Dto ( ??? )
7 - Médio Ala /Extremo Esquerdo ( Quaresma + Duda)
8 - 10 ( ???/Hugo Viana )
9 - Ponta ( Vagner Love / Obafemi martins )


Ou seja ... ia buscar, sem contar com os GR’s que já são nossos e dando de barato que sairão Moutinho e Veloso, 9 jogadores ...

Por isso, caro JEB, 3/4 jogadores, parece claramente curto. E mesmo que em vez de 26 jogadores sejam demais e se opte por ter 24 jogadores, qualquer coisa abaixo dos 6 novos jogadores parece-me insuficiente.

Espero, que apesar de estar algo confuso o post, permita uma discussão interessante, acerca do plantel e contratações

Mário Rui Oliveira