"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, dezembro 27, 2010

Assim começou o declínio do Belenenses...

Esperando que a nação leonina tenha tido um bom Natal, não queria despedir-me de 2010 com um post aludindo a um tema menos positivo, mas tenho que fazer referência a algo que vem publicado no JOGO.

É deveras preocupante que há anos se assista a uma crescente desmobilização de adeptos e cada vez menos gente nas bancadas de Alvalade.

O artigo procura identificar algumas causas mas para mim as principais residem no constante clima de divisão e de guerrilha, na ausência de títulos e na cultura que se instalou de pouca ambição e de conformismo, aliados a plantéis de qualidade duvidosa e a exibições descoloridas, muitas delas ocorridas durante a presença de Paulo Bento no nosso banco... o tal treinador pelo qual muitos ainda hoje suspiram.



Aqui ficam excertos do artigo da autoria de Rafael Toucedo.

Dois anos depois de o ex-presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, se ter queixado da crise de militância leonina e do decréscimo de adeptos em Alvalade, o assunto continua na ordem do dia e torna-se cada vez mais grave e urgente de resolver nas hostes dos verdes e brancos.

Com 2010 quase a acabar, o Sporting soma o quarto ano consecutivo a perder adeptos no novo Alvalade, situação com impacto menor nas contas de um clube de futebol, mas com peso importante no fulgor social que move paixões...

O ano com melhor média de assistências em Alvalade foi 2006, com 31 481 pessoas por jogo. Desde essa altura, já vão quatro anos seguidos com a média a descer, até chegar à mais fraca de sempre em 2010: 21 939 espectadores por jogo.

Os motivos para a desertificação de Alvalade são muitos, alguns com solução possível, outros nem tanto... O fraco espectáculo que a equipa vem oferecendo aos adeptos, aliado aos maus resultados desportivos dos últimos anos, são os dois principais motivos da fuga de espectadores.

As Gameboxes, ou seja, bilhetes de época, foram uma moda passageira em Alvalade. Criadas pelo dirigente leonino Pedro Afra na passagem para o novo estádio, o seu carácter inovador em Portugal suscitou muita curiosidade e a adesão inicial foi alta, mas com o tempo foi perdendo fulgor, também graças aos maus resultados desportivos e à crise financeira.

O jogo de inauguração do Estádio José Alvalade, com o Manchester United, continua a ser a maior enchente do recinto leonino, com 50 mil espectadores anunciados como assistência oficial. Muito longe desses números está a assistência mais fraca, registada em 2005 em jogo da Taça de Portugal com o Varzim (6112). E não foi a única vez que as bancadas de Alvalade estiveram despidas de público, às moscas, verificando-se ainda mais nove encontros com assistência abaixo dos dez mil espectadores - números incompatíveis com um grande.


Leonino
    Sangue LEONINO


62 comentários:

  • At 27/12/10 12:43, Blogger Relva said…

    Para acrescentar estão as noticias de saida do vuck e do marat, será possivel? Querem enterrar de vez o leão, e estão a conseguir.

     
  • At 27/12/10 13:06, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Não sei se alguma vez iremos ser o Belém, até porque nunca eles tiveram a nossa expressão nem desportiva nem popular.
    No entanto, no advento do Clube empresa e naquilo que os senhores que "assaltaram" o Sporting há quinze anos quiseram, estamos agora a pagar essa factura e com efeitos ainda por avaliar.
    No entanto, este fenómeno de deserção da paixão leonina deveria ser mesmo tema para um colóquio para o debater de peito aberto.
    Não podemos escamotear esta realidade e como disse e bem o Miguel Sousa Tavares perdemos uma geração de adeptos. É preocupante, sem dúvida.
    A grande valia de João Rocha, embora os tempos fossem outros, era dotar o nosso Clube de muitos praticantes e de muitas modalidades. Tivemos mais de 15 mil atletas, e muitos que não sendo sportinguistas, aprenderam a gostar e a frequentar Alvalade.
    A isto digo: Obrigado, Dr. Roquette!!!

     
  • At 27/12/10 13:21, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Leonino, Relva e Juvenal Carvalho

    Quando aqui há 2-3 anos encetei a minha "cruzada" contra o pior futebol de Paulo Bento (que fez um optimo trabalho até certo ponto) alertei para este facto indesmentivel. Cada vez menos gente ia ver os jogos a Alvalade. Tendo eu lugar de Leão para 20 anos e renovado todos os anos é me facil verificar as caras que de ano para ano vão desaparecendo ou que já não vão de jogo para jogo.

    Confesso que eu talvez nesse aspecto seja um bocado aparte, talvez por aquele ADN Leonino que o Juvenal escreveu no post anterior. Eu não concebo ver o SCP pela televisão em Alvalade. E se não vou mais vezes fora é porque estou completamente fora dos rituais de claque e ser cada vez mais caro os bilhetes fora de portas.

    Urge então perceber aquilo que estes dirigentes e muitos do que aqui escrevem tentam encobrir. Os sucessivos erros e tiros no pé acabam por levar a uma descrença e desconfiança em cada projecto apresentado.

    Veja-se o caso desta época. Quantos não ficaram por casa ao ser apresentado Paulo Sergio? E quanto a reforços? O que dizer?

    Volto a frisar. O adepto leonino gosta apesar de ser muito "cobrador" do jogador da casa. Andamos a comprar desenfreadamente e sem qq tipo de exigencia jogadores estrangeiros que pouco vêm acrescentar mas sobretudo pouco entusiasmam o publico.

    Teremos que inverter tudo isto com um trabalho sustentado de base. Desde a Academia até aos graudos. Ir ao mercado apenas e só quando não houver em casa quem faça a posição a preceito. E escolher com rigor mas sobretudo jogadores que venham "somar" e não apenas "vir".

    Quando entrarmos nessa espiral ascendente, o adepto paulatinamente regressará ao estádio.

    E nem falo aqui daqueles que têm feito por matar o futebol do SCP.

    -Roquette
    -Dias da Cunha
    -Soares Franco
    -Bettencourt

    Protegem-se e perpetuam aquilo que lhes mais interessa.

    PAGAR AO BES!!!

    E é nisso que vcs ainda não perceberam nem conseguem ver mais além. Enquanto for alguem desta TROIKA o Sporting será sempre em segundo lugar. DUVIDO MUITO DO SUPOSTO SPORTINGUISMO desta canalha....

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 27/12/10 14:55, Blogger Pró-Sporting said…

    Pois...

    Eu até tinha o nick de "anti-Paulo Bento"m, precisamente para mexer com as consciências leoninas.

    Sei que estamos a decair, mas tb sei que somos e continuaremos a ser uma grande clube.

    Damas, com um treinador "apetitoso", as assitências facilmente subiam para os 30.000/jogo.

    Então se começarem a jogar bem e a ganhar... lá vêm os jornais com o título habitual que nos aplicaram há muitos anos... "potência desportiva".


    relativamente ao JEB Só me iontriga o seguinte:

    Nas amadoras, o cottonete até está a fazer um trabalho à Sporting, mas no futebol...


    Será que o JEB vem romper com a dinastia?

    Será?

    Façam-me acreditar, por favor...

    SL

     
  • At 27/12/10 15:04, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Obviamente que não é o único motivo de desmobilização, mas o senhor Paulo Bento implementu um futebol miserável, em que os 2ºs lugares e épocas desastrosas dos lampiões iludiram a massa adepta. Não foi ele que disse que espectáculo era no teatro ou no cinema? Pois... agora estamos a pagar a factura. Porque raio hão-de os adeptos ir a Alvalade, apanhar frio e chuva, para ver jogos deploráveis, quando no conforto de casa podem ver futebol a sério da liga espanhola ou da inglesa?

    Leonino

     
  • At 27/12/10 15:05, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Não esquecendo algumas horas impróprias em que os jogos são marcados...

     
  • At 27/12/10 15:47, Blogger The Cure said…

    Caro Leonino

    O mais preocupante para mim é que depois da era Paulo Bento conseguimos ir buscar um pior que ele.

    É este tipo de questões que me fazem confusão.

    E o treinador que esteve a prazo era melhor que estes dois juntos.

    abraço

    The LC

     
  • At 27/12/10 15:52, Blogger ismas said…

    leonino os jogos em espanha comecam as 22 e por isso se ve menos publico?depende do espectaculo que vais ver isso sim.

     
  • At 27/12/10 15:53, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Concordo. Carvalhal percebe mais da poda que PB ou PS. Mas mantenho que precisamos de um treinador tipo Mirko Josic, para mim o homem que criou os alicerces para o título de 2000.
    Para mim PB é um bluff e este entusiasmo na selecção será - infelizmente - sol de pouca dura.

    Leonino

     
  • At 27/12/10 15:54, Blogger Nuno M. Almeida said…

    É verdade, ismas, mas se o futebol é mau, então com horários impróprios ainda pior.

    Leonino

     
  • At 27/12/10 15:58, Blogger ismas said…

    na seleccao sera mais facil para ele leonino ele nao inventara e isso na seleccao sera meio caminho para sucesso.
    tu so tens que por cada jogador no seu lugar e continuar a sua boa forma dos clubes.

     
  • At 27/12/10 16:01, Blogger The Cure said…

    sem dúvida!

    Mirko Josic foi das melhores coisas que nos aconteceu.

     
  • At 27/12/10 16:02, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Confesso que, como acabei de comentar no facebook, o PB não jogou no Sporting como joga na selecção, porque não quis. Porque mandou embora o Douala? Porque não quis ir buscar extremos? Dizia que não precisava, mas agora na selecção já quer jogar com extremos? Rejeitou Varela, pediu para se renovar com Pedro Silva, rejeitou Coentrão, aceitou Purovic...
    Não entendo este endeusamento que muitos sportinguistas ainda fazem de PB...

    Leonino

     
  • At 27/12/10 16:03, Blogger ismas said…

    sao 16.00 agora em inglaterra e ja esta escuro como em lisboa faz as 18 nesta altura um jogo que comece aqui as 20.00 em lisboa nao faria esta temperatura nem as 3 da manha mas os estadios estao cheios.quando se ve comentadores que se dizem sportinguisas a dizer na tv que preferem 2 lugares para irem a champions que ganharem claro que se perde publico cedo ou tarde.

     
  • At 27/12/10 16:05, Blogger Nuno M. Almeida said…

    ó Ismas, mas tu ainda ligas ao que o Rui Oliveira e Costa diz?

    Em relação a Inglaterra, se eu vivesse em Londres, hoje não hesitaria em estar presente no Emirates a ver o Arsenal-Chelsea.

    Para ver bom futebol ao vivo qualquer sacrifício vale a pena.

     
  • At 27/12/10 16:11, Blogger ismas said…

    ate gostaria de poder ir leonino o problema e que para veres o arsenal nao se encontra bilhetes por menos de 200 libras para um jogo destes.a gamebox deles tem lista de espera de 3 anos para conseguires comprar e custa cerca de 1500euros anual e o resto dos bilhetes sao 10%para os adversarios comprarem e restam os lugares vip ou se conheceres alguem que conhece alguem ...so nos jogos da taca da liga se fazem os bilhetes mais baratos para familias.mas dia 9 de fevereiro vou la estar para ver o PORTUGAL/ARGNTINA.

     
  • At 27/12/10 16:11, Anonymous Anónimo said…

    Ganhem, percam, mas façam-nos sonhar ! e os Sportinguistas estarão de volta !

    Paulo BEnto disse ao chegar ao Sporting ... " querem espetáculo vão ao cinema ! " e os Sportinguistas têm ido !

    mais que ganhar, o futebol é e deve ser um espetáculo que emocione que faça vibrar. Mais importante para o aumento da vibração dos adeptos que o destino campeão é o caminho. Joguem bem, haja emoção e espetáculo e os adeptos saberão reconhecer e estar presentes.

    Jamais esqueceremos a época de Peseiro, mas quase já ninguém se lembra das taças do paulo bento ... porque foi um orgulho ser Sporting nesse ano ! perdemos, sim, mas perdemos no topo ! Perdemos tudo ... mas apenas perdemos porque podiamos ter ganho tudo !

    Apenas uma achega acerca de uma mistificação que se tem tornado recorrente... o Estádio antigo não estava sempre cheio ... alias, estava muitas vezes às moscas ! é verdade que tinhamos algumas enchentes, ams tinhamos muitos jogos do campeonato com 5000 pessoas.... ( recordo que em 80'% dos jogos o Topo Norte nem abria ! ) com excepção dos melhores anos de Paulo Sousa, Figo, etc e depois quando fomos campeões.

     
  • At 27/12/10 16:14, Anonymous Anónimo said…

    mais um que se calhar vamos dizer como dissemos do Heinze ..." epá, mas este tipo no Sporting não jogava nada ! "

    http://www.calciomercato.com/mercato/manchester-united-occhi-su-torsiglieri-577298

     
  • At 27/12/10 16:15, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Com a ajuda preciosa do ZenMan aqui ficam as belas contratações, seguramente feitas com o aval de PB. Vejam quantos se aproveitam. Assim se trava a progressão de miúdos portugueses.

    2005/06
    ...Deivid (ex-Santos, Brasil)
    Romagnoli (emprestado)
    Abel (ex-Braga)
    Caneira (emprestado)
    Tonel (ex-Marítimo)
    Wender (ex-Braga)
    João Alves (ex-Braga)
    Edson (ex-União de Leiria)
    Luís Loureiro (ex-Dínamo Moscovo, Rússia)
    Silvestre Varela (regressou de empréstimo)
    André Marques (ex-júnior)
    Koke (emprestado)

    2006/07
    Rui Patrício (ex-júnior)
    Yannick (regressou de empréstimo)
    Pereirinha (regressou de empréstimo)
    Ronny (ex-júnior)
    Paredes (ex-Reggina, Itália)
    Farnerud (ex-Estrasburgo, França)
    Bueno (emprestado)
    Alecsandro (emprestado)

    2007/08 (13)
    Stojkovic (ex-Nantes, França)
    Gladstone (emprestado)
    Paulo Renato (regressou de empréstimo)
    Pedro Silva (ex-Internacional, Brasil)
    Adrien (ex-júnior)
    Purovic (ex-Estrela Vermelha, Sérvia)
    Derlei (ex-Dínamo Moscovo, Rússia)
    Marian Had (emprestado)
    Celsinho (ex-Lokomotiv, Rússia)
    Tiuí (ex-Fluminense, Brasil)
    Grimi (emprestado)

    2008/09
    Caneira (ex-Valência, Espanha)
    Rochemback (ex-Middlesbrough, Inglaterra)
    Postiga (ex-FC Porto)
    Ricardo Batista (ex-Fulham, Inglaterra)
    Carriço (regressou de empréstimo)

     
  • At 27/12/10 16:16, Anonymous Anónimo said…

    Miguel, deixa lá o BES ... 80% da nossa divida é ao Millennium, mas o pessoal está sempre é a cascar no BES ...

     
  • At 27/12/10 16:16, Blogger Nuno M. Almeida said…

    O Peseiro, com todos os seus defeitos e com aquela semana negra, foi o último treinador a oferecer-nos bom futebol.

    Leonino

     
  • At 27/12/10 16:18, Anonymous Anónimo said…

    Nuno, da lista, Deivid, Edson, Tonel, Wender, João Alves e Luis Loureiro foram contratados ainda com Peseiro ...

     
  • At 27/12/10 16:19, Blogger ismas said…

    Tonel (ex-Marítimo)
    Wender (ex-Braga)
    João Alves (ex-Braga)
    Edson (ex-União de Leiria)
    Luís Loureiro (ex-Dínamo Moscovo, Rússia,Deivid (ex-Santos, Brasil)ja la estavam quando o paulo bento chegou.

     
  • At 27/12/10 16:20, Blogger ismas said…

    e nem os deu um jogo e fez tudo para sairem em janeiro.

     
  • At 27/12/10 16:22, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Quando ele embirrava com um jogador...

    Agora na selecção engoliu os sapos Varela e C. Martins.

    Leonino

     
  • At 27/12/10 16:32, Blogger ismas said…

    pior que ele temos agora e nunca pensei ser possivel.bastou 2 jogos a serio e fiz o meu post sobre erro de casting caiu-me tudo em cima inclusive tu :P.epa a falta de qualidade e tanta que depois de nao sei quantos jogos vao a setubal depois de uma vitoria por 0-3 a resposta a melhor tactica a resposta foi"talvez esta" 6 meses depois de trabalho,talvez daki a mais 6 meses descubra.

     
  • At 27/12/10 16:34, Blogger Nuno M. Almeida said…

    ó Ismas eu não te caí em cima porque fui dos que aqui escreveu que o PS era uma desilusão e que eu queria o Manuel José. Deves estar a fazer confusão. Até ao JEB eu disse que o PS não era o que precisávamos.

     
  • At 27/12/10 16:39, Blogger ismas said…

    se disseste ao jeb deves ter dito muito baixinho da proxima vez grita que talvez oica lol

     
  • At 27/12/10 16:40, Blogger Nuno M. Almeida said…

    se calhar o JEB devia ouvir mais a própria consciência

     
  • At 27/12/10 16:44, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Nuno Almeida,

    Não faço endeusamentos a ninguém, mas Paulo Bento perante o vendaval que foi o aparecimento desses "exímios" gestores que nos "assaltaram" há 15 anos e que nos tiraram o associativismo, um pavilhão, e nos extrairam gradualmente o cariz popular em prol de uma pseudo-elite, é uma gota de água no oceano.
    Não atribuamos a Paulo Bento as culpas de uma gestão desportiva que só nos poderia levar para aqui mais tarde ou mais cedo.
    A debandada tem mais a ver com outros itens, em minha opinião.
    Por isso, e com tantas e tantas críticas a JEB louvo-lhe a forma como virou a página das modalidades, e infelizmente sem o sucesso que ele própria quereria dar uma outa vida ao associativismo.
    É que há erros irreversíveis demais para que um mero funcionário carrega com este fardo todo.

     
  • At 27/12/10 16:51, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Juvenal Carvalho,
    no post refiro várias causas que provocam o afastamento dos adeptos e não apenas numa. Parece é que o PB atingiu o estatuto de vaca sagrada, que não pode ser criticada e que está acima de qq crítica. Já há uns tempos te disse que não era mal agradecido e que lhe estava grato pelos troféus conquistados mas que não lhe perdoava o mau futebol. Gosto de ir a um estádio e ver bom futebo. É que para além de adepto do Sporting sou adepto de bom futebol.

    Leonino

     
  • At 27/12/10 16:55, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Correcto Leonino,

    Mas o problema que está na génese disto tudo é que é grave. Este artigo de O Jogo, aliás muito bem elaborado, não é mais do que aquilo que todos nós sabemos e os alvos são fáceis de identificar.
    Quanto ao bom futebol, tens carradas de razão. Mas os que melhor futebol praticaram foram Mirko Jozic - este mesmo o maior - e José Peseiro e vitória nenhumas infelizmente.
    Como Homem inteligente que és, sabes perfeitamente que a clubite é ganhar, ganhar, e ganhar... que se lixe o bom futebol para 90 por cento das pessoas que vão aos estádios.
    É que não somos saxónicos, somos latinos e esta merda do coração ao pé da boca sabes como é.

     
  • At 27/12/10 16:58, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Pois, mas se calhar no futebol, com a idade a avançar, sou cada vez mais saxónico e menos latino. Daí não gostar do Inter de Mourinho, e adorar o Barça do Guardiola e o Arsenal do Wenger.
    A vida está tão chata e complicada que quero futebol para desfrutar.

     
  • At 27/12/10 17:00, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Pensava eu que iria andar descansado das "discussões" leoninas pelo menos até ao fim de ano, enganei-me redondamente!

    Em parte fico feliz por isso, este é sem duvida um clube de dimensão sem igual, em que a tristeza pesa mas um dia se NÓS QUISERMOS se dissipará!

    Boas Festas porque já escrevi muito no face sobre o tema e resta-me apenas dizer que a "Noticia" tem que ser absorvida de modo a ser reparada!

    SL

     
  • At 27/12/10 17:02, Blogger Nuno M. Almeida said…

    "a "Noticia" tem que ser absorvida"

    Concordo, mas como leste no facebook, para alguns só o facto de apontar esse problema referido na notícia já é sinal de mau sportinguismo e de sermos velhos do restelo.

    Cada vez entendo menos este conformismo...

     
  • At 27/12/10 17:04, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    É verdade Nuno mas acho que pouco se poderá fazer contra isso..o que não faço é usar os mesmo termos.

     
  • At 27/12/10 17:09, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Leonino,

    Viva o Sporting dos inconformados!!!

     
  • At 27/12/10 17:10, Blogger Nuno M. Almeida said…

    E esse Sporting ainda existe?

     
  • At 27/12/10 17:12, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Se a sociedade portuguesa, ou pelo menos alguns sectores, não tivessem sido inconformados ainda hoje estávamos a aturar o fantasma do prof de santa Comba e os herdeiros da sua ideologia...

     
  • At 27/12/10 17:17, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Agora existe mais o Sporting dos jovens sapientes e conhecedores.
    Eu sou dos velhos e conformados, daqueles que já nada posso fazer.
    Uma coisa te garanto, fiz a minha "guerra" para que não chegássemos aqui... disso não o duvides.

     
  • At 27/12/10 17:20, Blogger JuvenalCarvalho said…

    "Se a sociedade portuguesa, ou pelo menos alguns sectores, não tivessem sido inconformados ainda hoje estávamos a aturar o fantasma do prof de santa Comba e os herdeiros da sua ideologia..."

    Amigo, isso são outras guerras. De Santa Comba a Boliqueime existem muitos e fiéis devotos. Está enraízada na nossa sociedade esse papel que "nos" fica tão bem.
    Também aí, e de forma activa, mantenho a minha "luta"

     
  • At 27/12/10 17:36, Blogger renato said…

    Os nossos jogos continuam a ser a horas impróprias para as familias..Os próximos jogos em alvalade são ás 21.30 e ainda por cima em canal aberto..Bilhetes caros..Estou farto de bater na mesma tecla..A mim o futebol estrangeiro nada me diz mas continuo a papar com ele aos fds de tarde..Eu que não desisto de ver o meu clube continuo a deslocar-me a lisboa para ver o meu clube as tantas da noite com muito frio e chuva só para satisfazer os chulos da sport tv pois engordaram os seus bolsos com o nosso futebol e agora atiram os nossos jogos para as noites frias de inverno..Metam o nosso futebol aos fds de tarde e vão ver o regresso das familias ao nosso estádio mesmo o nosso clube a jogar mal..Depois pergunto aqui????...Quem daqui deste blogue e dos outros que tenha filhos e que sejam sportinguistas???È assim que se perde uma geração de sportinguistas pois muitos de nós não conseguiram fomentar o sportinguismo nos seus filhos..Eu cumpri com o meu dever pois consegui transmitir a doença que o meu Pai me deu aos meus..Mas isto sou eu que SOU DOENTE pelo SPORTING..E tenho orgulho em SER...

     
  • At 27/12/10 18:29, Blogger Fanas said…

    Esta é uma matéria que deve merecer a nossa reflexão. Não vou acrescentar nenhum argumento novo pois é inevitável concordar com muito do que aqui foi escrito mas esta é uma discussão a que não devemos fugir.
    -Estou com o Juvenal no que ao Belenenses diz respeito.Tanto quanto a idade e as leituras me permitem perceber penso que o Belem nunca teve a nossa dimensão quer local quer nacional daí a comparação não fazer sentido.
    - MST põe o dedo na ferida quando afirmou que perdemos uma geração.Toda a gente gosta de ser de quem ganha, do campeão , e nós estamos agora a pagar a factura dos 18 anos sem titulos.Na minha infância não havia adeptos do porto em Lisboa.
    -MRO também afirmou e muito bem que no antigo Alvalade também tivemos assistências miseravéis quer em jogos do nacional ou internacionais , toda a gente dessa altura se lembra do topo norte fechado.E não esqueçamos que antes de integrar os estádios do Euro o Sporting tinha projectado um estádio para se não me engano 40 000 lugares.
    -Uma das causas do declinio a juntar aos 18 anos, foi a meu ver o benfica ter conseguido " agarrar " a bandeira da defesa do Sul contra o Norte na " guerra dos 30 anos " contra a hegemonia portista.
    -Existem factores adicionais , como o futebol sonolento e sem brilho do PB mas a meu ver os " 18 anos " e o perder a " bandeira do sul " foram as causas principais.
    -Aqui chegados não desesperemos.A nossa legião de adeptos ainda é enorme e com implantação nacional.Conheço muita gente nas casa dos 30 anos adepta do Sporting, que não vai ao estádio por achar e bem que o futebol é péssimo.É preciso também que essa gente faça filhos para termos mais leaozinhos novos.Não , não estou a brincar.Na minha secção somos 4 , só eu tenho filhos.Os outros 3 , todos já passaram dos 30 e nem um filho.Dois são do Sporting.
    Com outro futebol, com uma equipa baseada na formação e com 1 ou 2 craques mesmo bons (como o Miguel já aqui referiu)teremos muita gente de volta a Alvalade e fácilmente chegaremos a uma média próxima dos 35 000 que penso ser uma meta muito razoável.
    - Estou optimista , mas não podemos dormir na forma, urge alterar a situação. Tenho esperança que a contençao que tem sido feita em matéria financeira , enquanto os outros esbanjam grandes somas, (ver noticia dos juros a pagar este ano) acabará por dar resultados e brevemente voltaremos ao fulgor de outros tempos.

    VIVA O SPORTING !

     
  • At 27/12/10 18:49, Blogger Fanas said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 27/12/10 19:02, Blogger Unknown said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 27/12/10 19:32, Blogger Ed said…

    O Dortmund, At.Madrid e o Liverpool (entre outros) não ganham o campeonato há anos e têm quase sempre os estádios cheios.

    E nem sequer ganham títulos (naconais,europeus, mundias ou olimpicos) noutras modalidades como nós.

    Então e nós? Porque não vamos sempre? Só porque não concordamos com o presidente ou o treinador? Porque jogamos mal? Porque ...

    Está na altura de pensarmos em nós como adeptos, reaprender a amar verdadeiramente o clube.

    Belenização? Só se nós quisermos!

     
  • At 27/12/10 20:06, Blogger Algoncalves said…

    Pois, pois...

    a culpa é sempre dos adeptos...e já agora da oposição também...do horário...

    Dos que lá andam há 15 anos a fazer o clube a andar para trás é que não tem culpa nenhuma pelo que parece.

    lembra-me estas histórias dos jogadores conflituosos...o Stoi é porque não era flor que se cheire...o Moutinho uma maçã podre...o Vuk tem um feitio que não se recomenda...o Ismaylov é um sacana de um mal agradecido...o Veloso é despacha-lo para não ir para o aeroporto falar que não o defendem...o Carlos Martins não vai a guerra com outros...e quantos mais ...tem sido assim de há muito tempo para cá, mas a culpa nunca é de quem dirige o clube e sim dos jogadores.

    Enquanto não pararem para pensar e medir na balança tudo o que tem sido feito vai ser difícil algo mudar.

    Pensem é no que foi feito, no que poderia ter sido feito, mas mais importante de tudo, no que pode ser feito para mudar este estado que chegámos.

    Acham que vai ser com estes dirigentes? Acham que eles conseguem? Tomara que sim, mas sinceramente penso que não vão conseguir. É preciso uma lufada de ar fresco, outros nomes, outras pessoas, outras equipas, novas ideias, novas estrategias e novas ambições.

    SL

    André Gonçalves

     
  • At 27/12/10 20:50, Blogger RFM said…

    Assim começou o declínio do Belenenses...


    OH Leonino

    O título da tua msg e sua trancrição diz tudo ou uma grande parte do mal em que o SPORTING mergulha em cada dia que passa.

     
  • At 27/12/10 20:53, Blogger RFM said…

    renato diz

    Eu cumpri com o meu dever pois consegui transmitir a doença que o meu Pai me deu aos meus.

    Renato e eu digo e mesmo. Agora pensa num que até há bem pouco tempo foi Presidente do Sporting e tem os filhos no slb.
    Nem preciso de dizer mais nada.

     
  • At 27/12/10 22:09, Blogger renato said…

    RFM é verdade o que voc~e diz..nem sabe o que me custou engolir esse presidente que só dava meia hora ao clube e ainda por cima tinha filhos lampiões..Quem diria o presidente do meu clube que tanto amo ter filhos lampiões...È nisto que falhámos..se todos fossem como eu e o RFM de certeza absoluta que o SPORTING continuava enorme como no tempo da minha infãncia apesar de ganhar de 3 em 3 anos um campeonato..Mas quando um clube como o nosso que nem sequer tém um pavilhão para as modalidades e tém presidentes que estão mais preocupados com o bem estar dos vizinhos do que com o nosso....como o flop santana e o velho sampaio..Mais palavras para quê??? Não me esqueço da bancada indertita por causa da pala que só caiu com uma grua MARTELO OU QUE FOI APLAUDIDO MOR 65,000 GALINHAS NA ETAR DO COLOMBO..

     
  • At 27/12/10 22:24, Blogger RFM said…

    renato

    mas ainda existe muita gente que assobia pro-lado e quando se deparam com as grandes verdades mandam bolas para canto.
    Esse Melro..ROUBOU-NOS e ENGANOU (os espertalhões) com a venda do edificio sede a ele mesmo e pirou-se a mil/hora. No Brasil tasse bem com o investimento nos cemitérios e 10-mil-euros por unidade.
    Depois vota-se na continuidade...
    Ainda existem muita gente tolinha que acredita no Pai Natal.
    Daqui a dias anda tudo a perguntar por anda o JEB...hummm

    O fdp do Velho dos olhos rebelgados quer ter razão. Dizia (RTP) que em Portugal só há lugar para DOIS clubes Grandes.

     
  • At 27/12/10 23:57, Blogger Leão dA Linha said…

    O que seria de esperar?
    Com esta crise que vivemos aliada a espectáculos medíocres, preços por vezes exagerados, horários e dias de jogo absurdos (domingo e segunda á noite), estranho seria se assistíssemos a um acréscimo de espectadores na nosso estádio.
    É verdade que o amor que sinto pelo Sporting, me faz marcar presença em 80 por cento dos jogos em casa apesar dos factores enumerados acima.
    Mas confesso que este 2011 que se prevê ainda mais dificíl economicamente, o facto de ser estudante e ter que me levantar todos os dias da semana às sete e meia da manhã e, o facto de me deslocar para o estádio de transportes (autocarro, comboio e metro), representam para mim um desincentivo no que toca á minha militância e aos que me acompanham, ou pelo menos acompanhavam.
    Não tenho dúvidas que se a sport tv, que por sinal não tenho, continuar a decidir os horários e dias dos jogos, se se registe uma subida de preços nos bilhetes sempre que jogamos com o sétimo classificado para cima, e a retirada dos preços especiais para jovens sócios, deixarei infelizmente de frequentar o estádio como quereria.
    Eu falo por mim por aqueles da minha idade que me acompaham, e embora nem sempre da parte se confirme o todo penso que é o que deve suceder com a maioria dos jovens sportinguistas.

    E agora pergunto: É este o tipo de (des)incentivos de que precisamos?
    Será que esperam que as novas geraçcões caiam do céu? Não é preciso fazer nada para que o ciclo se renove? O esforço, dedicação, devoção e, quem sabe glória, se mantenha? A juventude sportinguista merece ou não mais atenção desses homens de fato e gravata que se sentam na tribuna?


    SAUDAÇÕES A TODOS OS SPORTINGUISTAS!

     
  • At 28/12/10 01:10, Blogger Verdao4958 said…

    E PARA AJUDAR... QUANTAS >>>> VMOC'S <<<< JÁ SUBSCREVERAM?? POIS, POIS... FALAR FALAM, MAS AJUDAR TÁ QUIETO...

     
  • At 28/12/10 01:28, Blogger Sporting até morrer said…

    Dêem-nos bom futebol e artistas que saibam jogar e público regressa a Alvalade.

    O melhor exemplo é a bela série que Carvalhal conseguiu na última época, vencendo Everton, Porto, Belenenses, Guimarães e empatando em Madrid.
    O estádio foi registando sempre mais público de jogo para jogo até se registar a enchente na recepção ao Atletico.

    Se houver futebol, o sportinguista corresponde e marca presença no estádio.

    Mas por favor não nos dêem com treinadores nabos e dirigentes merdosos como o são Costinha e Bettencourt.

    Nem nos dêem com jogos ao Domingo à noite ou à sexta ou à segunda-feira.

    E dêem entradas gratuitas mais vezes aos jovens e mulheres.

    Acorda Sporting!

    SL
    José

     
  • At 28/12/10 03:59, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Verdao4958 said…

    E PARA AJUDAR... QUANTAS >>>> VMOC'S <<<< JÁ SUBSCREVERAM?? POIS, POIS... FALAR FALAM, MAS AJUDAR TÁ QUIETO...

    Mais dinheiro a chulista que não servem o SCP mas servem-se dele?
    Quem és tu para vir com essa conversa? Quotas em dia e lugar renovado todos os anos não chega?!! E querias vmocs compradas a chulos? Haja pachorra para aturar gente desta....

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 28/12/10 04:46, Blogger MM said…

    Um dos defeitos ou características (melhor dito) do futebol em Portugal é este. As multidões só se mexem quando há vitórias. Da mesma forma que independentemente de onde se nasça 8 em cada 10 adeptos de futebol gostam de 1 dos 3 grandes: por serem "grandes", por historicamente constituírem-se como os crónicos candidatos a ganhar.
    É perigoso sim, o Sporting andar arredado das vitórias no futebol. Ou das vitórias ou da luta por vitórias.

    Dito isto, os adeptos do Sporting não vão ao estádio e isso é muito preocupante mas há um problema maior do que esse: a falta de capacidade para atrair novos adeptos. Não sei se existem estudos sobre esta evolução mas ela é mais determinante do que as assistências uma vez que as assistências variam consoante os momentos. Amanhã o Sporting muda de treinador e com um nome mais ou menos interessante elas sobem, evidentemente. Ou com melhores resultados. Ou com melhor futebol.
    Com as 3, de preferência.

    Mas tal como o Dortmund ou o Liverpool, o Sporting, em si, enquanto Clube, pelo historial de títulos e estatuto que tem nunca deixará de ser um Clube grande. Grandes clubes europeus arredados das vitórias há muitos anos continuam a ser grandes porque é esse o seu estatuto, e se-lo-iam sempre mesmo que não metessem ninguém no estádio. Agora para o Sporting a problemática do nº de adeptos coloca-se, por estar sediado em Portugal, e não vale de muito sermos um Clube grande se daqui a 20 anos tivermos metade dos adeptos que temos hoje.

    Dou 1 pista para tentar mostrar porque é que não devemos falar em "Belenização", já que para mim o uso deste termo anda a tornar-se - inexplicavelmente - vulgar demais. Imaginem que:
    - O Sporting tinha apenas umas centenas de milhar de adeptos, tal como o Belenenses.
    - O Sporting andava pelo meio da tabela, de vez em quando descia de divisão, ganhava pelo meio umas quantas Ligas de Honra, ia de 15 em 15 anos a uma final de Taça e etc ...
    Seriamos em tudo idênticos ao Belenenses mas ... o Belenenses tem 4 campeonatos nacionais e 2 ou 3 taças de Portugal. O Sporting tem 22 dos primeiros e 15 das segundas. Para além de 1 competição europeia.

    Deste modo como seria possível meter-se Sporting e Belenenses no mesmo saco?
    Impossível.
    Noite santa a todos.

     
  • At 28/12/10 05:12, Blogger MM said…

    Em modo de 1(guarda-redes), 4(defesas), 1(médio defensivo), 3(médios criativos onde dois dos quais jogariam pelas alas mas em regime interior, ou jogariam como interiores mas em regime de ala) e 2(avançados com liberdade para fazerem o que quisessem). Consoante as condições do terreno e frescura física 1 dos homens do tridente a jogar à frente do médio defensivo poderia avançar no terreno confundindo as linhas contrárias, combinando de forma sistemática com 1 dos avançados sendo que o outro avançado posicionar-se-ia nesse caso em cunha, junto à bandeirola de canto, para o caso de ser preciso marcar cantos ...

    Assimilados os princípios, a esquadra seria:

    Molina
    Stefan Reuter
    Mathias Sammer
    Jurgen Kholer
    Jorg Heinrich
    Vizcaíno
    Caminero
    Andreas Moller
    Pantic (tal homem que consoante o terreno etc coiso e tal ...)
    Chapuisat e Kiko, na frente.

    Esta seria a equipa-tipo caso o Borussia de Dortmund e o Atlético de Madrid se tivessem fundido em 1996.

     
  • At 28/12/10 05:22, Blogger MM said…

    Mesmo exercício mas para a fusão tripla de Dortmund, Newcastle e Blackbur Rovers, também em 1996:

    Shay Given

    Colin Hendry
    Sammer (líbero)
    Hholer

    Reuter e Heinrich nas alas.
    Em regime de 3 centrais com os laterais a jogar portanto em modo de vai-vém, mais vai do que vem porque 3 lá atrás seriam suficientes para anular as investidas contrárias.

    Paulo Sousa (médio defensivo, mais ou menos)

    Lars Ricken
    David Ginola
    Asprilla nas costas de,

    Alan Shearer.
    Com o colombiano a naturalmente derivar para fora da zona do centro.

    Esta equipa se alguma vez tivesse existido poderia ter sido tri-campeã europeia, talvez.

     
  • At 28/12/10 09:57, Blogger Fanas said…

    Lamento que um tema tão importante seja tratado desta maneira.
    Uns servem-se dele para o seu exercicio preferido : insultar tudo e todos. Outros dão uma volta pela europa.Outros ainda preferem pensar que o problema não existe.

    SL

     
  • At 28/12/10 10:51, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Verdao4958,

    "E PARA AJUDAR... QUANTAS >>>> VMOC'S <<<< JÁ SUBSCREVERAM?? POIS, POIS... FALAR FALAM, MAS AJUDAR TÁ QUIETO..."

    Nem posso acreditar que disseste uma coisa dessas...realmente a cegueira não terá limites, ainda por cima nem deves saber o que vem representar a venda das mesmas!

     
  • At 28/12/10 11:21, Blogger Verdao4958 said…

    Meus caros Mike e ZenMan,
    Quanto a lugares de leão e etc, tenho lugar cativo ou o que lhe queiram chamar hà mais de 20 anos. Pago anualmente 5 gamebox para as minhas filhas, genros e neto. Pago anualmente quotas de 4 adultos e 1 infantil. Quanto a isto esstou a ganhar.
    Quanto à minha ignorância sobre o assunto, e à minha cegueira sem limites limito-me a dizer o seguinte:
    Quanto a acções da Sad também tenho umas quantas e subscrevi 5.000 VMOCS. Porquê? Porque devemos manter o capital na mão de Sportinguistas, só por isto e por mais nada.
    Quanto a ser denominado 'gente desta' se é uma tentativa de insulto, vindo de quem vem, até parece um elogio.
    Realmente neste espaço, gosta-se muito de insultar os consócios...

     
  • At 28/12/10 11:32, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Verdão4958,

    Quem se intitula "quanto a isto tou a ganhar" não fui eu, ACHO, porque não uso o termo (como bem diz o Leonino) "Sportingometro", e se tens gameboxes e pagas muitas cotas, parabéns a ti que tens condições financeiras para o fazer, não o uses é como standart para medir quem é mais ou menos Sportinguista!

    Se estás com medo que as VMOCS passem a PUBLICAS também é um problema teu e dos senhores que tomaram esta decisão, sabendo que qualquer sócio terá que as obter para manter direitos que já lhes pertenciam.

    Já disse o que achava deste ruinoso negócio que ainda por cima foi vendido com mentiras para os sócios, visto que não vejo NENHUM investimento a ser feito com a injecção de capital, o quer acho é que será apenas mais uma para abaer passivo, sendo este o unico proposito das mesmas como já na altura achava, senão basta olhar para qual tem sido a orientação das politicas dos actuais orgãos directivos!

    VMOCS?? NÃO OBRIGADO, depois quando vierem os Bancos agarra-las quando não forem na sua maioria requisitadas pelos sócios e forem publicas, veremos a real merda em que estaremos!

    Jamais iria enfiar dinheiro em negócios destes, sabendo que apenas estaria a salvar o "coiro" de pessoas que em nada beneficiam o SPORTING..

    Esta é a minha opinião, agora se você quer compra-las tudo bem, não venha é fazer publicidade e dizer que não queremos ajudar, o que muitos fazem é ajudar como sempre, Bilhetes, Cotas, Gamebox, Merchandising e chega!!

    SL

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home