Keep calm... e sejamos optimistas!
Eu sei que a nação leonina, um pouco à imagem do país, tem o hábito de ir com uma velocidade meteórica da depressão à euforia, e vice-versa. E muito desse fenómeno deve-se a anos e anos de esperanças e ambições goradas, umas por erros próprios, outras por 'erros' alheios, geralmente da autoria de uma certa gentinha com apito na boca.
Perdemos dois pontos em Coimbra, e perdêmo-los bem. Há que ser honesto e reconhecer que fomos infelizes mas também incompetentes, não só porque não soubemos matar o jogo quando estávamos com claro domínio das incidências, mas também porque embora a jogar com dez não soubemos gerir e manter a vantagem.
Confesso que não gostei de três coisas:
1. Da displicência com que vejo William Carvalho há algum tempo a abordar os jogos, sendo que a cereja no topo do bolo foi esta estúpida - sim, estúpida - acumulação de cartões amarelos na partida de Coimbra. Absolutamente desnecessária e tremendamente injusta para os seus colegas, tornando a tarefa destes bem mais complicada, sobretudo numa fase em que a Briosa estava em crescendo. Talvez seja tempo de arrumar as ideias e deixar de dar demasiada importância aos milhões que se vão lendo nos jornais. Caro William, o papel aguenta tudo, até mesmo alguns delírios jornalísticos ou especulações infundadas. Por isso há que dar desconto ao que se vai lendo...
2. Das afirmações infelizes - embora com a atenuante de serem a quente - de Adrien, a insinuar que havíamos sido prejudicados por erros de arbitragem. Caro Adrien, se queremos ser levados a sério, se queremos rectificar erros temos antes de mais de assumi-los, não atirar constantemente para os outros a origem das nossas falhas. Não podemos banalizar argumentos, sobretudo quando estes não são legítimos. Se houve erro de arbitragem foi paradoxalmente a beneficiar-nos já que na minha opinião Jefferson fez penalty. Por isso, cuidado com Pedros e com Lobos...
3. Da atitude da equipa. Se houve algo que no ano passado caracterizou a nossa equipa foi a sua forte personalidade, a sua garra, consistência e sólido espírito de equipa. Pode ser má-vontade minha mas pouco disso vi no sábado em Coimbra.
Há males que vêm por bem, e se calhar esta perda prematura de dois pontos pode ter o condão de, no timing certo, arrefecer euforias - sem caír forçosamente em depressões - de diagnosticar ainda perfeitamente a tempo - no início de uma longa maratona de 34 jornadas - tudo aquilo que precisa de ser corrigido e, last but not the least, de arrumar a casa até porque o fecho do período de transferências está perto. E estando perto, em breve se verá o epílogo de novelas indesejáveis como as de Rojo e Slimani. William Carvalho, sendo um rapaz inteligente, seguramente que também assentará a poeira na sua cabeça, desligará o radar de outras paragens e quem ainda tiver de chegar, chegará, quem tiver de saír, sairá. Perguntar-me-ão se até agora me parece lógica a política de contratações? Direi que não. Tal como já alguém escreveu preferiria menos reforços, mas de maior qualidade ou pelo menos com credenciais mais sólidas. Slavchev? Geraldes? Sarr? Gauld? Torço o nariz a estes nomes mas ao mesmo tempo tenho de ser honesto e questionar: há 1 ano alguém conhecia uns tais de Montero, Slimani e William Carvalho?
Marco Silva merece toda a minha confiança, fez um grande trabalho no Estoril, há que dar tempo a quem deixou de dirigir uma avioneta para estar agora a comandar o cockpit de um Boeing. Vejamos com atenção a carreira de Leonardo Jardim no Mónaco até ao momento (dois jogos na liga francesa, duas derrotas) e talvez assim nos deixemos de comparações... Nem este passou de bestial a besta, nem Marco Silva deixou o seu enorme potencial na Linha quando se mudou para Alvalade.
Vamos continuar a acreditar neste grupo de trabalho, dar tempo a que as etapas sejam devidamente cumpridas e sempre que possível apoiar entusiasticamente com a nossa presença nos jogos! Tudo o resto é a habitual conversa de café e a argumentação típica da silly season.
Nuno M Almeida
Sangue LEONINO
15 comentários:
At 18/8/14 16:13, Anónimo said…
NANI EM ALVALADE, JÁ!
At 18/8/14 16:16, Octavio said…
Não perdemos 1 ponto em Coimbra, perdemos 2.
At 18/8/14 16:19, Nuno M. Almeida said…
Sim, enganei-me, até porque a seguir menciono os dois pontos perdidos:
Há males que vêm por bem, e se calhar esta perda prematura de dois pontos pode ter o condão de, no timing certo, arrefecer euforias - sem caír forçosamente em depressões - de diagnosticar ainda perfeitamente a tempo - no início de uma longa maratona de 34 jornadas
At 18/8/14 16:26, L. Silva said…
Eu continuo a acreditar neste treinador e no nosso presidente, um tipo com cojones!
At 18/8/14 16:32, fartinho deles!!! said…
O MS foi imaturo quando não tira um avançado e tira o AM quando ficámos a jogar com 10. A mão do Jeferson se fosse a direita até perceberia que fosse assinalado penalti, mas não foi (se puderem analisar melhor este lance devem chegar à conclusão que não era). A lesão do CS, a expulsão do WC (que tem malapata aos que vestem de negro, já o ano passado foi com os mesmos e não jogou um jogo importante) e já agora o não levar mais nenhum defesa direito. Há que melhorar muito reconheço, mas temos equipa. Força Sporting.
At 18/8/14 16:40, Anónimo said…
Temos equipa, sim senhor! E vamos ombrear com o albergue espanhol do norte e com os galacticos falidos de Carnide!
Nuno M Almeida
At 18/8/14 16:45, Anónimo said…
E a não inclusão do TANAKA? Ninguém fala no melhor marcador da pré época? Se o Montero está embruxado porque não meter o japonês? Se com o Jardim muitas vezes o Montero só entrava depois, porque não agora o mesmo? Nunca percebi porque é que, na pré época, não deixaram o Montero marcar as penalidades a ver se o tipo voltava a carrilar? Ninguém chama a atenção do treinador para situações destas? São demasiadas interrogações para que um plantel seja candidato ao título.
JC
At 18/8/14 17:38, Anónimo said…
Acho que é mesmo isso, até porque não parece que haja razão para entrar em estados de pré-histeria e colocar tudo em causa. Temos que ver que:
1) Nem tudo foi mau. A equipa até deu alguns bons sinais e o que mostrou durante a primeira parte chegava e sobrava para ter ganho o jogo, o que significa que não há razão para não haver optimismo;
2) Na segunda parte parece-me que se notou alguma ansiedade dos jogadores, visível em passes falhados e perdas de bola e que também se pode dever ao facto de a equipa ainda não se encontrar na forma mais desejável;
3) Depois da estabilidade do Sporting ter sido durante a semana alvo dos ataques que foi e só não viu quem não quis, estava mais que montado o clima para não entrar a ganhar. Portanto, houve quem tenha visto o objectivo conseguido;
4) Para ajudar, também se notam por ai umas tentativas de intoxicação de gente que estava mais preocupada com a manutenção de uma certa pandilha e que desejam que tudo desabe para que assim se possa (na esperança deles) voltar ao antigamente que durou 17 anos. Mas essa gente vai ter que se contentar com o desejo, ainda para mais agora que os problemas e os escândalos atingiram o núcleo duro da vara.
At 18/8/14 19:37, Sporting até morrer said…
Rumores perto de se tronarem confirmações.
Nani muito perto de voltar a Alvalade!
Sê bem-vindo de volta à tua casa rapaz!
At 18/8/14 20:50, Anónimo said…
Parece que o Nani recusou liminarmente a hipótese de regressar ao Sporting. Fala-se agora de Anderson. Pelo menos de acordo com a A Bola.
At 18/8/14 22:52, Anónimo said…
Anderson, el gordo? Fonix, era o que faltava.
At 18/8/14 23:10, Anónimo said…
Tem faltado a estrelinha ao MS que LJ tinha. E falta outra coisa, apesar de se ver qualidade na forma como a equipa joga, falta Garra, Raça, Cojones que foi o que sobrou a época passada! Só com a atitude da época passada poderemos ser candidatos ao título.SL
At 19/8/14 09:19, fartinho deles!!! said…
Segundo o "Mirror Sport" a oferta do M. United são £16M + Nani.
At 19/8/14 09:19, fartinho deles!!! said…
Para quem quiser ver:
http://noticias.sapo.pt/banca/desporto/7155
At 19/8/14 12:52, Anónimo said…
Duvido que o Nani venha para uma liga menos competitiva.
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home