"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, janeiro 17, 2019

Será coincidência?

Tenho ouvido desde há muito, e com plena razão, que o organismo que regula o futebol europeu deve travar o crescente fosso que se verifica nas competições de clubes, nomeadamente entre os mais ricos e os remediados ou mais pobres.

Mas também pergunto se será coincidência que no futebol interno vejamos os quatro primeiros da nossa liga serem também os quatro semi-finalistas das taças da liga e Portugal?

Com honrosas excepções, como foi na última época o Aves, não estaremos também nós a cavar um fosso cada vez maior entre os quatros emblemas mais poderosos e todos os demais?

Evidentemente que um passo para erradicar esta disparidade passaria por uma mais equitativa distribuição das receitas televisivas e dos patrocínios. 

Claro que haverá sempre o argumento por parte dos Grandes de que são eles que sustentam o mercado e que detêm mais de 95% de adeptos. É indesmentível mas é também uma visão demasiado de curto-prazo.

Um clube de pequena ou média dimensão recebe anualmente de receitas televisivas cerca de 3 milhões de euros na primeira liga e 600 mil euros na segunda. Quanto recebe cada Grande?

A minha pergunta é esta: não teremos irremediavelmente caído num incurável círculo vicioso em que os grandes eucaliptos secam tudo à volta e se arriscam a um dia jogarem apenas entre eles? Até quando?

Nuno M Almeida


    Sangue LEONINO


13 comentários:

  • At 17/1/19 10:03, Anonymous Anónimo said…

    um exemplo: na NBA as equipas mais fracas têm direito de preferência para escolherem os melhores rookies dos campeonatos universitários, e as equipas mais fortes ficam com as últimas escolhas. isto ajuda a equilibrar o fosso. agora comprar jogadores para emprestar as clubes pequenos na mesma divisão é desvirtuar a competição.

     
  • At 17/1/19 10:10, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Desvirtua, sem dúvida. E não podemos criticar os clubes mais modestos por recorrerem a esses empréstimos. É uma forma de se reforçarem num quadro orçamental muito apertado.
    O que se deve criticar é de facto essa estratégia oportunista por parte dos grandes, que usam e abusam das situações difíceis desses emblemas, como nos últimos anos sobretudo o slb tem feito...

     
  • At 17/1/19 11:08, Blogger Revoltado said…

    Utilizem os regulamentos Britanicos..simples

     
  • At 17/1/19 13:18, Blogger Revoltado said…

    Coincidências !!!!????

    Não consigo dizer se o dr simulou ou não a indisposição... lamento que por aí se diga isso
    Se tivesse sido uma dor nas costas podia acreditar que era “fita”

    E mais não digo

     
  • At 17/1/19 13:19, Blogger Revoltado said…

    Sentiu-se mal?

    Acho que algum macho no camarote o apalpou e ele sentiu o toque

     
  • At 17/1/19 14:12, Anonymous Anónimo said…

    13.19 És duma baixeza que até mete dó, será que estás habituado que te apalpem, é pessoas deste nível que não fazem falta nenhuma ao SCP, isto se realmente és sportinguista porque dos lampiões infiltrados tudo se espera.Então é crime e vai fazer-se justiça com a prisão do
    individuo que publicou os emeils, então o conteúdo não é crime? ao que este país chegou.

     
  • At 17/1/19 14:27, Anonymous Anónimo said…

    Mais uma branca do grande gestor, agora é o pai de um jogador que vai para tribunal processar o SCP por uma divida , em vez de andarem com o chavão do fivelas devem passar a dizer sapador bombeiro, pois não faz outra coisa que apagar os fogos que o grande ex-presidente deixou, ainda existe neste clube que defenda o artista, aja pachorra..

     
  • At 17/1/19 14:51, Anonymous Anónimo said…

    Os grandes acham que tem 95%dos adeptos e por isso ,sustentam o mercado???!!!e eu que pensava que 30& de adeptos de cada um desses clubes,afinal são daquele clube que ganha sempre e joga sempre bem...ta a ver,a Alemanha(não,esses já perderam),o Brasil(não,esses levaram 7 da Alemanha),o Real Madrid(não,esses agora perdem sempre),a Juventus(não esses perdiam sempre com o RM)...mas que diabo,não existe um clube dos adeptos que ganha sempre(e até sorte tem,nunca é criticado).

     
  • At 17/1/19 20:59, Blogger Revoltado said…

    At 17/1/19 14:12, Anonymous Anónimo said…

    que disses-te tu quando BdC se sentiu mal das costas?..lembras-te ?
    ah ok
    Sabes este País corrupto vive de gente muito CHIC..é só Gays e Lesbianas .Parece ser moda e dá milhões.

     
  • At 17/1/19 22:12, Blogger Revoltado said…

    https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/benfica-admite-perdao-parcial-se-hacker-disser-quem-lhe-pagou?fbclid=IwAR28QAqS7LCDRpaBJZ1qgVY-nI5tzjKvdC_Ahj0r5EXV1OlvkgOIPSCIB1c

    Aguardo a todo momento o que pode dizer o Presd. do SPORTING Rogério
    Alves

     
  • At 17/1/19 22:23, Blogger Revoltado said…


    Varandas sofre paragem de digestão durante jogo do Sporting com Feirense

    Sabes que croquetes te fazem mal, porque os comes?
    Até nisto és fraco. Nem um jogo de futebol aguentas que quebras

     
  • At 17/1/19 23:31, Blogger Revoltado said…

    Quando foi os Panamá Papers ninguém se revoltou e até acharam um bom serviço publico
    Já tocando para o lado do Toupeiral a postura se alterou tanto até a PJ se colocou em campo.

     
  • At 18/1/19 10:34, Anonymous Anónimo said…

    Por acaso acho que a qualidade das equipas pequenas tem subido muito de dimensão e o campeonato está cada vez mais competitivo e isto demonstra-se pela dificuldade com que as equipas grandes têm para ganhar os seus jogos contra as equipas de menores dimensões, acho que enquanto se trabalhar muito bem a nível dos treinadores na Primeira Liga não se vai notar esse fosso, porque essas equipas estarão em condições de discutir os jogos com os grandes e isto à pouco tempo não acontecia. Parece-me rambém que cada vez existe um melhor scouting das equipas pequenas para mercados que podem sustentar e este factor traz mais equilíbrio ao campeonato, ainda há pouco se via o Rio Ave a entrometer-se nos primeiros lugares, por exemplo.

    Rugido

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home